Orleans Brandão recebe apoio de lideranças do PRD

POLITICA: O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, iniciou a agenda desta terça-feira (23) em São Luís reunindo lideranças políticas do PRD. No encontro com dirigentes, pré-candidatos a deputado estadual e federal e outras lideranças do partido, Orleans reafirmou o compromisso de trabalhar pelo desenvolvimento de todas regiões do Maranhão.

“Eu conheço esse estado. Dediquei minha vida a andar, conhecer os municípios e entender os problemas de cada região. Eu sei do que já fiz como secretário e quero fazer muito mais”, afirmou Orleans Brandão.

Ele reforçou a importância da gestão pública ser focada nos municípios. “A política do municipalismo é construída ouvindo as pessoas e entendendo a realidade de cada cidade. Foi assim que muito avançamos e tenho certeza que o Maranhão avançará muito mais”, disse.

O presidente estadual do PRD e deputado federal Marreca Filho defendeu a pré-candidatura de Orleans.
“Nós temos de um lado um candidato que conversa, que escuta, que tem humildade e sabe reconhecer o trabalho de cada pessoa que está na ponta. Temos um time preparado, unido e que acredita nesse projeto”, declarou.

A vereadora e pré-candidata a deputada federal Rayssa Campos declarou apoio ao pré-candidato durante o encontro.
“Quero dizer em público que faço parte do time Orleans Brandão, porque acredito no projeto liderado por ele”, afirmou ela.

Governo do Maranhão abre votação on-line do Orçamento Participativo 2026

A votação é aberta a toda a população maranhense e representa mais uma oportunidade para que os cidadãos participem diretamente da definição das prioridades para os investimentos públicos estaduais.

O Governo do Maranhão iniciou a etapa de votação on-line do Orçamento Participativo (OP) 2026. Após a realização de 32 audiências públicas em todas as macrorregiões de desenvolvimento do estado, chegou o momento de a população escolher as propostas prioritárias que poderão integrar o Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2027.

A votação é aberta a toda a população maranhense e representa mais uma oportunidade para que os cidadãos participem diretamente da definição das prioridades para os investimentos públicos estaduais.

Nesta fase, cada pessoa poderá votar na proposta que considera mais importante para a sua região, fortalecendo a democracia participativa e contribuindo para um orçamento cada vez mais alinhado às necessidades dos territórios.

Coordenado pelas Secretarias de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e do Planejamento e Orçamento (Seplan), o Orçamento Participativo é uma das principais ferramentas de participação social do Governo do Maranhão, permitindo que a população acompanhe e influencie a construção das políticas públicas.

Para o secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular em exercício, Genilson Alves, a votação on-line amplia a participação da sociedade na construção do orçamento público. “O Orçamento Participativo reafirma que a população tem papel fundamental na construção das políticas públicas. Depois de um grande processo de escuta realizado em todas as regiões do Maranhão, iniciamos uma nova etapa em que cada cidadão pode ajudar a definir as prioridades para sua região. É um instrumento que fortalece a democracia, amplia a participação popular e aproxima cada vez mais o Governo da população na definição da aplicação dos recursos públicos.”, afirmou.

A votação poderá ser realizada até o dia 03 de julho. Mobilize sua região e participe!

Como votar

Participar é simples e leva apenas alguns minutos. 
1. Acesse a plataforma de votação do Orçamento Participativo pelo endereço https://votacao.participa.ma.gov.br/login;
2. Faça login na plataforma;
3. Escolha a sua região de planejamento;
4. Selecione a proposta que considera prioritária;
5. Confirme seu voto.

Sobre o OP 2026

Ao longo das audiências presenciais, 5.700 pessoas participaram dos debates realizados nas 32 macrorregiões de desenvolvimento do estado. Durante os encontros, foram apresentadas e discutidas propostas voltadas para áreas como saúde, educação, infraestrutura, segurança, assistência social, geração de renda e desenvolvimento regional.

Agora, essas propostas seguem para a votação popular, etapa que definirá aquelas que serão encaminhadas para compor o orçamento estadual de 2027. Além de contribuir para a elaboração da Lei Orçamentária Anual, o Orçamento Participativo fortalece uma cultura de diálogo permanente entre Estado e sociedade, garantindo que as decisões sobre investimentos públicos considerem as demandas apresentadas pela população.

Nesta edição, o processo também foi marcado pela primeira eleição do Conselho Estadual do Orçamento Participativo (CEOP), criado pela Lei nº 12.619/2025. O colegiado é composto por representantes da sociedade civil eleitos em cada macrorregião do estado e terá como missão acompanhar e fiscalizar a execução das demandas escolhidas pela população, consolidando o OP como uma política permanente de Estado.

Serviço 

Votação do Orçamento Participativo 2026 

Quem pode votar? Toda a população maranhense.

Como participar? Acesse a plataforma do Orçamento Participativo, faça login e escolha a proposta prioritária da sua região.

Link para votação: https://votacao.participa.ma.gov.br/login

Objetivo da votação: Eleger as propostas prioritárias de cada macrorregião para composição do Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2027.

Debate entre Tiago e Joel evidenciou superioridade técnica da equipe de Brandão sobre a gestão Braide


Ex-secretários de Saúde, do Estado e do município de São Luis, Tiago Fernandes e Joel Nunes, pré-candidatos a cargos eletivos, debateram modelos de gestão durante podcast. Quem foi melhor, Estado ou Município?

POLITICA: O debate realizado entre os ex-secretários de Saúde Tiago Fernandes, que atuou na gestão estadual, e Joel Nunes, ex-titular da pasta em São Luís, no UQ Podcast, evidenciou diferenças importantes na abordagem dos problemas da saúde pública maranhense. Ao longo da discussão, Tiago apresentou dados, contextualizou pactuações do Sistema Único de Saúde (SUS) e detalhou o funcionamento da rede de atendimento, demonstrando domínio dos temas debatidos.

Um dos principais pontos levantados por Tiago foi a baixa cobertura da atenção primária em São Luís. Segundo ele, a falta de acompanhamento preventivo faz com que milhares de pacientes procurem diretamente as unidades de urgência e emergência, contribuindo para a sobrecarga dos hospitais. O ex-secretário também ressaltou que a capital possui responsabilidades pactuadas no atendimento regionalizado e recebe recursos federais para atender pacientes de diversos municípios do Maranhão, razão pela qual o fluxo de usuários do interior para São Luís é uma consequência natural da organização da rede pública de saúde.

Outro tema abordado foi o impacto de decisões administrativas da gestão municipal sobre a rede estadual. Tiago citou mudanças no atendimento do Hospital da Criança e alterações em parcerias entre Município e Estado, como no caso da Policlínica do Cohatrac. Na avaliação dele, medidas desse tipo acabaram transferindo demandas para estruturas estaduais e aumentaram a pressão sobre serviços já bastante procurados pela população.

Ao final, o debate acabou servindo como uma demonstração da qualificação técnica dos quadros que passaram pela gestão do governador Carlos Brandão. Enquanto Tiago apresentou números, diagnósticos e soluções para os desafios da saúde pública, suas argumentações encontraram pouca contestação ao longo da discussão. Para observadores da cena política, o desempenho reforçou a imagem de um grupo que reúne profissionais com experiência prática e conhecimento aprofundado da realidade da saúde maranhense.

Orleans Brandão reúne prefeitos em São Luís e fortalece articulação política para as próximas etapas da pré-campanha

POLITICA: O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), reuniu-se com cerca de 60 prefeitos de todas as regiões do estado, na noite desta segunda-feira (22), em São Luís, em mais um importante momento de união de forças e alinhamento de estratégias para impulsionar ainda mais o projeto político que vem liderando em todo o Maranhão.

O encontro contou ainda com a presença do governador Carlos Brandão, do senador Weverton Rocha e da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale.

Durante a reunião, foram discutidas ações e estratégias para uma ampla mobilização em torno das próximas etapas da pré-campanha do emedebista em todas as regiões do estado, para consolidar o projeto político que vem conquistando adesões e ampliando sua presença junto à população.

Entusiasmado com o cenário construído ao longo da pré-campanha, Orleans afirmou que o crescimento do projeto é resultado direto do compromisso e da dedicação das lideranças que têm levado a mensagem do grupo a todas as regiões do Maranhão.

“Estamos muito felizes com o crescimento que temos alcançado e com o engajamento de todos, que têm dado eco aos nossos propósitos em cada município maranhense. Isso demonstra a força do nosso grupo, a união das nossas lideranças e a confiança que a população deposita nesse projeto. Temos construído uma pré-campanha vitoriosa, com muito diálogo, trabalho e resultados bastante positivos. E vamos seguir trabalhando ainda mais firmes, fortalecendo essa caminhada e ampliando nossa presença em todas as regiões do estado”, afirmou Orleans Brandão.

Unidade

O encontro reforçou ainda o ambiente de unidade do grupo, que conta com o apoio maciço dos gestores municipais e de outras importantes lideranças políticas do estado, reafirmando o compromisso em torno das próximas etapas da pré-campanha.

O governador Carlos Brandão lembrou sua trajetória política, vivida principalmente em momentos de pré-campanha. Ele demonstrou confiança na vitoria do projeto político do grupo.

“Todo o trabalho que fizemos até aqui tem sido muito positivo, mas vamos mobilizar e avançar ainda mais, levando a nossa mensagem e anunciando que Orleans está preparado para assumir o governo e continuar o projeto municipalista que nós concretizamos”, ressaltou Brandão.

Presente ao encontro, o prefeito de Cururupu, Aldo Lopes, considerou a reunião muito produtiva. “Alinhamos novos passos para tornarmos vitorioso esse grande projeto municipalista liderado por Orleans Brandão”, disse.

No mesmo sentido falou a prefeita de Riachão, Paula Coelho. “Vamos levar o nome de Orleans aos quatro cantos desse estado porque já conhecemos como ele trabalha e acreditamos em seus propósitos”, afirmou.

Governo reforça ações de saúde, infraestrutura e esporte no município de São Bento

População aprovou a revitalização dos espaços públicos como a Areninha Esportiva, o Parque São Lourenço, além das ações da Carreta da Mulher.

Com o trabalho da gestão estadual pautado no municipalismo, a população de São Bento recebeu, nesse domingo (21), um grande pacote de ações direcionado à saúde, infraestrutura e esporte. O Governo do Estado inaugurou a Praça São Lourenço, realizou ações de saúde preventiva com a Carreta da Mulher Maranhense e entregou a reforma da Areninha Esportiva, além de fardamento e tablets para aprimorar o trabalho dos agentes comunitários de saúde.

A requalificação de espaços urbanos como a Praça São Lourenço é uma política pública que promove mais qualidade de vida para a população nos municípios, uma vez que este espaço representa a possibilidade de atividades físicas e de lazer, além de ações de convivência reforçando os laços comunitários. A solenidade de entrega do espaço para a população foi conduzida pelo governador Carlos Brandão.

“Estamos realizando diversas entregas e já estivemos aqui em outras oportunidades. Hoje entregamos uma Praça da Família, um espaço destinado à prática de atividades físicas, caminhadas e ao lazer, valorizando, acima de tudo, os moradores do bairro. Também inauguramos uma Areninha Esportiva para incentivar a prática esportiva e entregamos tablets aos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, garantindo mais agilidade e eficiência no trabalho realizado por esses profissionais. Além disso, estamos com a Carreta da Mulher oferecendo exames e consultas para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde”, destacou o governador durante a agenda no município.

Para o prefeito de São Bento, Dino Penha, as obras da gestão municipal são motivo de comemoração, uma vez que contribuem para melhorar cada vez mais a vida da população. “Todas essas entregas são muito importantes. É só festa na nossa cidade porque essa é uma grande parceria com o Governo do Estado. São coisas boas que estamos trazendo para São Bento e todas as vezes que os representantes do governo veem ao município trazem notícias boas”, comentou.

A população aprovou a revitalização dos espaços públicos. Segundo a recepcionista Audinéia Barros, a Praça São Lourenço é importante para a população em geral, especialmente como opção de lazer para as crianças.

“Nós estamos muito felizes com a entrega dessas obras. Essa parceria da Prefeitura com o Governo do Estado é muito boa. Pela primeira vez alguém olhou para o nosso bairro aqui em São Bento, que era esquecido e trouxe lazer para as crianças, para nós que trabalhamos o dia todo e que temos que tirar uma horinha para dar uma caminhada, passear. Só temos a agradecer”, frisou.

O Governo do Estado também fortaleceu as ações de saúde com o Programa Cuidar de Todos por meio do eixo Atenção Primária que possibilitou a entrega de kits de trabalho contendo fardamento e tablets para os agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate a endemias (ACE).

Foram beneficiados mais de 120 servidores municipais, que agora poderão registrar visitas domiciliares em tempo real, atualizar os cadastros das famílias acompanhadas e monitorar as condições de saúde da população atendida. A medida contribui para a integração das informações, amplia a eficiência dos serviços e garante mais agilidade na tomada de decisões pelas equipes da rede pública de saúde.

“Eu quero agradecer ao Governo do Estado e à Prefeitura Municipal de São Bento pela iniciativa de trazer esses tablets que serão de grande importância para nós e para a população. Porque assim o agente comunitário de saúde terá mais agilidade e eficiência no seu trabalho para com a comunidade”, relatou Euzilene Costa, que é agente comunitária de saúde e faz parte do sindicato da categoria.

Outra ação de grande importância para a saúde da população foi a atuação da Carreta da Mulher Maranhense. A iniciativa consiste em uma unidade móvel do Governo do Estado que percorre os municípios maranhenses oferecendo serviços gratuitos de saúde, prevenção e cidadania, com foco no atendimento às mulheres.

Durante a ação em São Bento, foram realizados exames de ultrassonografia, mamografia, preventivo (PCCU), testes rápidos, aferição de pressão arterial e glicemia. A população também teve acesso a consultas em especialidades médicas como ginecologista, dermatologista e clínico geral.

A lavradora Basília Maria aproveitou para colocar os exames e consultas em dia. “Eu já fiz hoje a mamografia, o preventivo e vou fazer a transvaginal mais logo. Agradeço muito por essa oportunidade dessa carreta ter vindo e os médicos nos atenderem, estávamos precisando muito. Com a vinda dessa carreta, podemos fazer de graça todos os exames que precisamos, isso já é bom demais”, contou.

A agenda institucional no município contou ainda com a reinauguração da Areninha Esportiva, espaço público de lazer e esporte que foi transformado em um minicomplexo com infraestrutura moderna para a prática de atividades físicas, inclusão social e convivência comunitária. O objetivo é tirar os jovens da ociosidade, promover a saúde e garantir direitos sociais aos moradores do município.

“Orleans é o mais preparado para governar o Maranhão porque fez muito e conhece as necessidades de cada região”, afirma Brandão

POLITICA: Em vídeo divulgado nesta segunda-feira (22), o governador Carlos Brandão reafirmou que o ex-secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, está preparado para dar continuidade à gestão que tem conquistado avanços em todas as áreas. E defendeu a sua pré-candidatura ao Governo do Estado: “O Maranhão precisa de você”, afirmou o governador, acrescentando: “Orleans é o mais preparado para governar o Maranhão porque fez muito como secretário de Estado e conhece as necessidades de cada região”.

Ao justificar a escolha do seu grupo político pela candidatura de Orleans Brandão, o governador disse que a decisão teve o respaldo do sentimento demonstrado pela população, que mostrou confiança no então secretário de Assuntos Municipalistas para dar continuar ao trabalho exitoso realizado pela atual gestão estadual.

O governador destacou que Orleans o ajudou a governar, conhecendo de perto as necessidades dos municípios e buscando as soluções junto ao Governo do Estado. “Você ajudou a construir tudo que fizemos e, portanto, sabe tudo do estado: de educação, da saúde, do saneamento básico, da infraestrutura, do social. Nada melhor que uma pessoa como você, que está preparado, que está dedicando a sua juventude, a sua energia, para dar continuidade a esse trabalho”, ressaltou. E completou: “O Maranhão não pode ter aventuras, o Maranhão não pode arriscar. O Maranhão que está dando certo tem que continuar dando certo”, enfatizou Carlos Brandão.

Orleans reforçou que o trabalho liderado pelo governador Carlos Brandão, focado em uma gestão municipalista, conquistou muitos avanços para o Maranhão em áreas importantes, fortalecendo a infraestrutura das cidades, gerando desenvolvimento econômico e ampliando os programas sociais para combater a fome e reduzir a pobreza extrema.

“Basta as pessoas pesquisarem e olharem os dados do Maranhão nos últimos anos. O Maranhão que está tendo um PIB alto, um Maranhão que está gerando emprego e renda, e principalmente um Maranhão que está cuidando das pessoas que estão em vulnerabilidade social. Mas a gente ainda tem muito para fazer, e eu tenho certeza que vamos continuar avançando”, concluiu o pré-candidato a governador.

Governo participa de celebração do Dia do Capelão no Maranhão em solenidade festiva no Turu

Solenidade reuniu centenas de capelães, com representações de mais de 50 municípios maranhenses.

Fonte: Secom
Texto: Agenor Barbosa
Fotos: Dennis

O Governo do Maranhão realizou uma ampla programação civil e religiosa na noite de sábado (20) em homenagem ao Dia do Capelão no Maranhão, que é celebrado em 21 de junho. A solenidade ocorreu no Rei de França Buffet, no Turu, e reuniu centenas de capelães, além de diversas autoridades, incluindo o governador Carlos Brandão, que durante a cerimônia agradeceu pela contribuição desses homens e mulheres na assistência espiritual e apoio emocional em determinados espaços institucionais.

“O governo está demonstrando claramente que entende a importância da capelania no nosso estado. Os capelães levam a paz espiritual para as pessoas que estão no momento mais difícil da sua vida, precisando de consolo, e isso não tem preço. Muitas vezes fazemos uma obra muito importante para a coletividade, grande, mas ela não traz esse conforto, essa paz espiritual para uma pessoa que está no leito, uma pessoa que está presa, uma pessoa que está em recuperação. Então esse é um papel muito importante”, afirmou o governador Carlos Brandão.

Durante a cerimônia, o governador recebeu o Troféu Amigo da Igreja e Capelania. A entrega foi um reconhecimento ao acolhimento da função pela gestão estadual, que ao longo dos últimos anos tem destacado a importância das ações de capelania, especialmente para os profissionais da segurança pública. Na ocasião, também foram entregues certificados para os capelães presentes pelas ações desenvolvidas. O evento reuniu representantes de mais de 50 municípios do Maranhão.

A criação do Dia do Capelão Evangélico Civil e Militar é resultado da Lei Estadual 11.103, de autoria da deputada estadual Mical Damasceno. A medida foi sancionada pelo governador Carlos Brandão no dia 18 de setembro de 2019 e estabelece o dia 21 de junho como data de reconhecimento ao trabalho dos capelães no estado do Maranhão.

O capelão é uma pessoa autorizada a prestar assistência religiosa e, também, realizar cultos em colégios, universidades, hospitais, presídios, corporações militares e outras organizações ou corporações. Sua atuação é destacada tanto em tempos de paz quanto em missões externas ou conflitos, possibilitando suporte especialmente para os profissionais da segurança pública.

Para o presidente do Instituto União de Capelães e Juízes de Paz Eclesiásticos Internacional (Unicaje), pastor Alex Martins, o momento de celebração representa o reconhecimento público da função de capelão e fortalece as ações desenvolvidas. Ele citou como de fundamental importância o apoio do Executivo e Legislativo Estadual.

“Nunca tivemos no Maranhão um governo que se preocupasse tanto com a capelania, com as igrejas e com as instituições. É algo inédito. Foi criada a Secretaria de Estado de Representação Social que está muito bem direcionada. Também temos que lembrar da deputada Mical Damasceno que é a autora da Lei 11.103 que estabelece o Dia do Capelão no Maranhão”, frisou.

Em Imperatriz, Marcus Brandão destaca crescimento de Orleans e diz que vice será anunciado em 10 dias

“Temos o maior grupo e o melhor candidato, o mais preparado, que conhece os municípios”

POLITICA: Durante passagem por Imperatriz, o ex-presidente do MDB, Marcus Brandão, voltou a reafirmar a força e a união do grupo brandonista. Em entrevista à jornalista Angra Nascimento e com base na evolução registrada nas pesquisas, ele disse acreditar na vitória do pré-candidato Orleans Brandão (MDB) no primeiro turno das eleições para governador.

Marcus Brandão destacou que Orleans tem crescido muito e, no período de um ano, saiu de 9% para 46% nas intenções de voto. “Está muito perto de chegar aos 51%. Para você ter uma ideia, nesse período, Carlos Brandão tinha 22%, ressaltou, fazendo comparativo com a eleição de 2022.

Também garantiu que o pré-candidato ao Senado, André Fufuca, saiu do grupo, mas que 95% dos prefeitos que estavam com o ex-ministro reafirmaram apoio ao governo e a Orleans Brandão. “A candidatura de Fufuca vai entrar sub judice porque existem dois candidatos dentro de uma Federação”, declarou.

Marcus Brandão afirmou que o nome do vice na chapa de Orleans deverá ser anunciado em, no máximo, 10 dias. E também estão analisando o melhor nome para o Senado, que comporá com o senador e pré-candidato à reeleição, Weverton Rocha.

Orleans reforça parceria com segmento evangélico em Paço do Lumiar e São Luís

POLITICA: O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, cumpriu sábado (20)uma agenda voltada ao segmento evangélico, participando da 4ª Conferência da União de Mulheres da Assembleia de Deus do Ciclo de Oração de Paço do Lumiar (UMCOADEPLU) e do Encontro do Dia do Capelão, realizado em São Luís.

Ao longo do dia, ele esteve acompanhado do governador Carlos Brandão, da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, da deputada estadual Mical Damasceno, do secretário de Representação Social, Wellington Amorim, do prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos, além de lideranças religiosas e políticas.

Durante a 4ª Conferência da UMCOADEPLU em Paço do Lumiar, que reuniu mulheres de diversas congregações da Assembleia de Deus, Orleans destacou ações desenvolvidas no município quando ocupava o cargo de secretário de Assuntos Municipalistas, citando obras e programas executados na região. Na ocasião, Orleans lembrou da importância de uma das intervenções realizadas no município, ao mencionar o impacto do centro de hemodiálise.

“O centro de hemodiálise considero uma das obras mais importantes que já entregamos aqui em Paço do Lumiar. A cura só vem com o transplante, mas o conforto de ter uma máquina próxima da sua casa possibilitando esse tratamento é muito importante”, lembrou.

Ainda durante a conferência, Orleans destacou a parceria construída com o segmento evangélico durante sua atuação como secretário, que resultou em ações como a regularização de mais de mil igrejas no último ano, além da distribuição de kits musicais e programas de apoio às entidades religiosas.

A deputada estadual Mical Damasceno também manifestou apoio ao pré-candidato e ressaltou a relação com o segmento evangélico.
“Como secretário Orleans sempre esteve à disposição das nossas demandas. Ele é o nosso pré-candidato ao Governo do Estado porque tem um olhar atencioso e valoriza os evangélicos”, afirmou.

Governo do Maranhão reinaugura escola na Cidade Operária e inicia a revitalização de espaços públicos na região do Coroadinho

Agenda teve início pelo bairro do Coroadinho onde uma comitiva da gestão estadual e membros do legislativo municipal visitaram os espaços públicos que estão sendo reformados

Fonte: Secom
Fotos: Fernando dos Anjos e Gilson Teixeira
Texto: Agenor Barbosa

O Governo do Maranhão segue desenvolvendo uma gestão municipalista com ações em todas as regiões do estado. Na manhã do último sábado (20), foram realizadas ações que impactam no bem-estar e qualidade de vida da população da capital maranhense. A gestão estadual entregou a reforma completa do Centro de Ensino Santa Tereza, na Cidade Operária, e assinou as ordens de serviço para a reforma das Praças Mestre Felipe e Burro Brabo, no bairro Coroadinho.

A agenda teve início pelo bairro do Coroadinho onde o governador Carlos Brandão e uma comitiva da gestão estadual e membros do legislativo municipal visitaram os espaços públicos que estão sendo reformados. Ainda no Coroadinho, a comitiva também fez uma vistoria às obras da Praça da Alegria, realizadas pela gestão estadual.

“É preciso entender que as pessoas moram nos bairros e temos que cuidar da população. O nosso governo dialoga, conversa com as pessoas e escuta as representações políticas para ouvir as necessidades. Antes de começarmos uma reforma, sempre mandamos nossa equipe para conversar com as pessoas do bairro porque dentro do gabinete não é possível termos noção de como as pessoas querem aquele espaço. Então, nesses quatro anos temos andado pelos bairros e cada bairro tem a sua demanda”, destacou o governador Carlos Brandão.

O momento foi celebrado pela população, que há muitos anos aguardava a reforma dos espaços públicos. Para o assistente administrativo Alisson Nascimento, que mora próximo da Praça do Burro Brabo, a requalificação do espaço público representa mais integração para a comunidade e opção de lazer com segurança, especialmente para as crianças. Depois de reformada, a praça contará com um campo de futebol com grama sintética, facilitando a manutenção do espaço para práticas de atividades esportivas.

“Antes, a situação da praça estava bem precária, pois com o passar do tempo as coisas vão se deteriorando, então, é bom ver essas melhorias. É um espaço onde poderemos colocar as nossas crianças para brincar, um espaço tranquilo e adequado para praticarem um esporte, além de poder receber várias ações da comunidade. A reforma dessas praças também é uma boa oportunidade para melhorar a convivência de todos os moradores do bairro, isso proporciona harmonia, bem-estar”, comentou.

Situação semelhante foi relatada pelos moradores que utilizam a Praça Mestre Felipe, na região da Vila Conceição. William Gomes, que mora no bairro do Coroadinho, afirma que não lembra a última vez que o espaço passou por uma ampla reforma, mas que os brinquedos já estavam quebrados e o local necessitava de uma limpeza mais efetiva.

“A Praça Mestre Felipe estava precisando dessa reforma, pois os brinquedos estavam quebrados, o local estava sujo, então precisava dessa manutenção para as crianças poderem voltar a brincar e se divertirem. Então é muito bom que seja feita essa reforma, teremos uma praça limpa e bonita para a população usufruir desse local”, contou.

O vereador Nato Júnior, que acompanhou a visita aos locais das obras, afirmou que o ato representa mais qualidade de vida para a população do Coroadinho e das regiões vizinhas.

“Hoje é um dia de festa porque a nossa comunidade esperou por muito tempo que um representante enxergasse essa necessidade que temos na Vila Conceição que é a Praça Mestre Felipe e no Residencial Tadeu Palácio que é a Praça do Burro Brabo. O governo está enxergando esses espaços comunitários dentro da nossa cidade com um olhar sensível e humilde. Essas duas obras são importantes e darão dignidade a todos que praticam suas atividades físicas aqui. Eu tenho certeza que depois que essas obras forem entregues a qualidade de vida dessas pessoas vai melhorar ainda mais”, frisou.

Após a agenda no Coroadinho, a comitiva da gestão estadual seguiu para a Cidade Operária onde foi entregue o Centro de Ensino Santa Tereza. O espaço foi completamente requalificado e agora apresenta melhores condições de ensino para os estudantes e de trabalho para os professores e demais servidores que trabalham na escola.

“Nosso auditório está todo reformado, as quadras, tivemos a construção de uma arena de vôlei de praia, além da reforma das salas de aula. A escola foi toda revitalizada e agora toda a comunidade do Santa Tereza tem a escola que merece. Agradecemos ao Governo do Estado por essa sensibilidade com a educação”, relatou a gestora-geral do Centro de Ensino Santa Tereza, Ana Regina Lima.

Para os estudantes, o momento é de celebração. A estudante Sofia Fernandes, que cursa o 3º ano do Ensino Médio e é presidente do Grêmio Estudantil, afirmou que é uma alegria receber a escola completamente nova. “Essa obra vai trazer muitos benefícios para os estudantes do Santa Tereza. Será um espaço muito melhor tanto para estudarmos quanto para a nossa convivência com os nossos momentos sociais”, disse.

Também estudante do 3º ano, Nicola Moraes lembrou que o cuidado com estrutura física do prédio garante segurança e motiva os estudantes. “Essa reforma foi muito importante para os estudantes em geral e vai melhorar a nossa aprendizagem porque é um incentivo para estudar mais. Com a nossa escola bem estruturada, melhora muito a nossa relação para vir e estudar, então só temos a agradecer”, comentou.

Já Hagata Sophie afirmou que a reforma foi necessária e que agora os estudantes poderão aproveitar ainda mais todos os ambientes. “Os alunos do Santa Tereza sempre foram muito participativos e criativos. Então, sempre gostamos desse ambiente escolar e com a reforma só potencializou, principalmente para os alunos que entraram neste ano. A reforma da biblioteca ficou muito boa, é um espaço que usamos muito e todos os alunos gostam porque temos uma grande quantidade de leitores na escola. Só temos a agradecer”, pontuou.