Nota de solidariedade à deputada Mical Damasceno e de repúdio ao tratamento dispensado pela SMTT de São Luís

Presidência da Assembleia Legislativa manifestou solidariedade à deputada estadual Mical Damasceno, em episódio com a SMTT

Agência Assembleia

A Presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão manifesta solidariedade à deputada estadual Mical Damasceno e repudia o tratamento dispensado à parlamentar durante episódio ocorrido nas dependências da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de São Luís (SMTT).

As informações e registros divulgados indicam situação de constrangimento e ambiente incompatível com o tratamento institucional que deve ser assegurado a qualquer representante legitimamente eleito pelo povo, especialmente quando no exercício de suas atribuições parlamentares.

Independentemente de divergências políticas ou administrativas, o respeito entre instituições constitui princípio essencial do Estado Democrático de Direito. Quando se cria qualquer embaraço ao exercício do mandato parlamentar, não se atinge apenas a autoridade individual da deputada, mas também a representação popular que ela exerce perante a sociedade maranhense.

A Assembleia Legislativa do Maranhão reafirma que não aceitará restrições indevidas, intimidações ou obstáculos ao livre exercício da atividade parlamentar. A fiscalização dos atos do poder público integra as competências constitucionais do Poder Legislativo e representa instrumento legítimo de controle e defesa do interesse público.

Todos os órgãos públicos — inclusive administrações municipais e suas estruturas administrativas — devem atuar com transparência, urbanidade e respeito institucional nas relações com os representantes eleitos.

Esta Presidência reafirma que diferenças políticas ou posicionamentos distintos jamais podem justificar tratamento incompatível com a dignidade institucional do mandato parlamentar.

A deputada Mical Damasceno conta com a solidariedade e o apoio institucional da Presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão. O respeito ao mandato parlamentar representa, em última instância, respeito à soberania popular.

Deputada Iracema Vale
Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão.

Em Riachão, Orleans Brandão recebe apoio da prefeita Paula Coelho e defende continuidade do municipalismo

POLITICA: Ao lado da prefeita de Riachão Paula Coelho e cercado de vereadores, lideranças políticas da região Sul do estado, o pré-candidato ao Governo do Estado, Orleans Brandão, recebeu apoio ao seu projeto de continuidade da gestão municipalista no Maranhão.

No evento estiveram presentes também o vice-prefeito Uelton Canuto, o deputado federal Márcio Honaiser, o presidente da Câmara, Wanderson Moreira, vereadores e ex-prefeitos do município.

A prefeita Paula Coelho destacou a parceria construída com Orleans Brandão durante o período em que ele esteve à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas. “Nosso sentimento é de gratidão. Você sempre recebeu os prefeitos e acolheu os municípios. Contribuiu muito para o desenvolvimento e olhou com carinho para Riachão. Você nunca nos abandonou”, afirmou.

A prefeita também destacou investimentos realizados no município por meio da parceria com o Governo do Estado, como obras de pavimentação, melhorias urbanas e ações de infraestrutura.

“Riachão ganhou recapeamento, estradas e importantes investimentos graças à presença constante de Orleans”, finalizou.

Ao agradecer a recepção, Orleans Brandão lembrou as ações já realizadas no município e reforçou seu compromisso de continuar o trabalho desenvolvido quando ainda estava na Secretaria de Assunto Municipalistas.

“Antes mesmo da atual gestão, eu já vinha a Riachão como secretário. Inauguramos o hospital municipal, entregamos o Viva Procon, a Estação Tech, a iluminação da cidade e já chegaram mais de oito quilômetros de asfalto. Eu venho aqui reforçar o compromisso com o municipalismo”, afirmou.

O pré-candidato também destacou que a região Sul tem grande potencial econômico. “A chegada de novas agroindústrias vai gerar oportunidades para a população e fortalecer a economia regional”, ressaltou.

Ao encerrar o encontro, Orleans afirmou que sua experiência percorrendo os municípios maranhenses o preparou para os desafios do estado.

“Eu estou pronto, preparado e com muita vontade de trabalhar por nosso estado. Uso a minha juventude para andar o Maranhão, conhecer os problemas das pessoas e buscar soluções para cada região”, concluiu.

Ao final da agenda em Riachão, Orleans Brandão acompanhou a prefeita Paula Coelho durante as festividades do município e participou do show gospel realizado na cidade, encerrando a programação ao lado de lideranças locais, vereadores e da população.

Governo do Maranhão entrega Areninha, sede da Caema e sistema de água em Esperantinópolis

Agenda municipalista do governador Carlos Brandão fez parte das comemorações dos 72 anos de emancipação política do município

O Governo do Maranhão segue fazendo investimentos nos municípios do interior do estado e, no sábado (27), em Esperantinópolis, inaugurou uma Areninha Esportiva e a nova sede administrativa da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema). As entregas foram feitas pelo governador Carlos Brandão, que também assinou ordem de serviço para a construção de um Sistema de Abastecimento de Água na cidade.

A agenda de entregas e anúncios de novos investimentos feitos pelo Governo do Maranhão também integrou as celebrações pelos 72 anos de emancipação da cidade de Esperantinópolis. O governador Carlos Brandão destacou a data e as ações da gestão estadual.

“Primeiro, quero dizer da alegria de estar aqui comemorando os 72 anos de emancipação da cidade de Esperantinópolis, onde viemos inaugurar obras de pavimentação de vias urbanas, uma Areninha Esportiva e a nova sede da Caema. Também autorizamos a implantação do sistema de abastecimento de água, que era uma demanda antiga da população. Inauguramos também um centro comercial, que é uma espécie de mercado para atender bem à população. E ainda temos outras obras em andamento, que serão inauguradas em breve, como a Estação Tech e o Colégio Militar. Portanto, é um grande dia para Esperantinópolis”, assinalou Brandão.

Simone Carneiro, prefeita de Esperantinópolis, agradeceu a parceria do Governo do Estado com o município. “Fomos recebidos pelo nosso governador Carlos Brandão no Palácio dos Leões. Chegamos lá com muitos pedidos e nós já estamos sendo atendidos. Então, a população agradece muito essa parceria. Temos muitas obras em andamento ainda para serem inauguradas. Então, eu quero deixar esse agradecimento ao nosso governador”, declarou.

Areninha Esportiva

A agenda começou pela inauguração da Areninha Esportiva. Localizado no bairro Pedro Jovita, o espaço conta com um campo de futebol com grama sintética; telas e grades de proteção; academia ao ar livre; playground completo; e pergolado decorativo em madeira.

Também foram realizados serviços de urbanização e paisagismo no local, com calçadas, guias e sarjetas novas; pintura renovada de pisos e paredes; plantio de palmeiras e gramado natural; além de piso e base de concreto de alta resistência. O espaço ganhou nova iluminação pública, com luminárias em LED; instalação de refletores de alta potência; e implantação de postes de iluminação em toda a área.

O empresário Messias Refnet afirmou que a Areninha Esportiva é uma obra de grande relevância para o bairro Pedro Jovita. “É muito gratificante receber uma obra como essa. Em primeiro lugar, a gente tem que agradecer a Deus e também ao governador Brandão. Com essa areninha, os moradores só têm a ganhar. Essa é uma obra que chegou em boa hora, pois vai melhorar a qualidade de vida da população”, disse.

Nova sede da Caema e sistema de abastecimento de água

O governador Carlos Brandão também inaugurou a nova sede administrativa da Caema no município. Além de garantir melhores condições de trabalho para os funcionários, o governo também oferece um espaço mais confortável para o atendimento à população.

O presidente da Caema, Marcos Aurélio Freitas, informou que a entrega da nova sede é uma ação permanente de melhoria da prestação de serviços à população. “Esta nova sede vai permitir que nossos clientes sejam atendidos com qualidade, com uma prestação de serviço digna. E este também é um espaço digno para os nossos trabalhadores”, pontuou.

Além da inauguração do espaço, o governador Carlos Brandão assinou ordem de serviço para a implantação de um sistema de abastecimento de água que vai garantir água encanada e de qualidade nas casas da população.

Brandão entregou ainda obras de pavimentação de cinco quilômetros de vias urbanas, melhorando a mobilidade, a segurança viária e o dia a dia dos moradores. “Antes deste asfalto, aqui era só poeira, e isso incomodava muito toda a população. Graças ao trabalho conjunto da nossa prefeita com o governador, a rua foi asfaltada, sinalizada, e isso traz qualidade de vida para nossa população”, comentou o professor Damião Medeiros.

Ainda em Esperantinópolis, o governador inaugurou o Centro Comercial Severino Corrêa. As obras foram executadas por meio de um convênio firmado entre a prefeitura e o Governo do Maranhão.

Orleans Brandão assume compromisso em fazer estrada entre Fortaleza dos Nogueiras e Formosa da Serra Negra

POLITICA: Em mais um dia de intensa agenda no sul do Maranhão, na sexta-feira (26), o pré-candidato ao Governo do Estado, Orleans Brandão, esteve em Fortaleza dos Nogueiras, onde participou de um grande ato ao lado da prefeita Dra. Fernanda Lima, vereadores, diversas lideranças regionais e da população.

Durante o encontro, foram debatidas as principais demandas de Fortaleza dos Nogueiras e novos projetos voltados ao desenvolvimento do município e da região.

“Já conseguimos viabilizar muitas ações para Fortaleza dos Nogueiras, quando estivemos na Secretaria de Assuntos Municipalistas, mas viemos reafirmar nosso compromisso com novos investimentos. Um dos projetos que defendemos é a implantação da estrada ligando Fortaleza dos Nogueiras a Formosa da Serra Negra, uma obra importante para fortalecer a integração regional e promover mais desenvolvimento e qualidade de vida”, afirmou Orleans Brandão.

Participaram do encontro os prefeitos Rômulo Costa (São Pedro dos Crentes), Dra. Mariana (Nova Colinas), Fátima Dantas (Sambaíba), o ex-prefeito de Formosa da Serra Negra, Cirineu, os deputados federais Márcio Honaiser e Aluízio Mendes, além de outras lideranças políticas da região.

A prefeita Dra. Fernanda destacou e agradeceu as 19 obras realizadas em Fortaleza dos Nogueiras com o apoio da articulação direta de Orleans Brandão. Entre os investimentos, ela citou a Estrada do Cachimbo, a Escola Militar, o Matadouro Municipal, a Estação Tech, a entrega de uma ambulância, a unidade do Viva/Procon, o prédio do CRAS, o programa Maranhão Livre da Fome, entre outras ações.

“Todas essas conquistas são fruto da vontade de fazer com que o nosso município avance cada vez mais. Orleans sempre esteve ao nosso lado, ajudando a viabilizar essas importantes obras e investimentos. Não tenho a menor dúvida do grande trabalho que ele fará por Fortaleza dos Nogueiras e por todo o Maranhão”, afirmou a prefeita.

As ações já refletem diretamente na vida da população. A dona de casa Jovane Diniz, que participou do ato, destacou a importância dos serviços oferecidos no Viva/Procon, por exemplo, para facilitar o acesso à documentação. “Esta semana mesmo vou ao Viva/Procon tirar minha carteira de trabalho e fazer outros documentos que estou precisando”, afirmou.

Governo do Maranhão entrega obra de pavimentação de 27 quilômetros da estrada que liga Eugênio Barros a Governador Luiz Rocha

Ainda em Governador Luiz Rocha foram inauguradas uma unidade do Viva Procon, Colégio Militar 2 de Julho, Estação Tech e uma quadra poliesportiva entre outras ações.

O sábado (27) foi de comemoração para os moradores dos municípios de Governador Eugênio Barros e Governador Luiz Rocha. O Governo do Maranhão entregou as obras de pavimentação dos 27 quilômetros da estrada que liga as duas cidades, dando fim a uma demanda de 50 anos. Ainda em Governador Luiz Rocha, o governador Carlos Brandão inaugurou uma unidade do Viva Procon, o Colégio Militar 2 de Julho, a Estação Tech e uma quadra poliesportiva.

Também em Governador Luiz Rocha, Brandão entregou tablets e kits de fardamentos para agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Endemias (ACE).  A ação reforça a valorização dos profissionais, fortalecendo a identidade das equipes e o reconhecimento do trabalho desenvolvido diariamente junto à população. Já os tablets representam um avanço tecnológico para as equipes, ampliando a integração de dados, o monitoramento das ações e o planejamento das estratégias de saúde em todo o estado.

Com investimentos de quase R$ 60 milhões, a obra de pavimentação da MA-383, no trecho do entroncamento da BR-226, em Governador Eugênio Barros, ao entroncamento da MA-331, em Governador Luiz Rocha, era uma demanda antiga da população dos dois municípios. As obras executadas pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), vão garantir mais segurança viária, mobilidade urbana e reduzir o tempo de deslocamento entre os municípios.

Além da pavimentação da estrada que liga os dois municípios, o Governo do Estado também pavimentou um trecho de sete quilômetros do ramal que liga a sede do município de Governador Eugênio Barros ao povoado Cacimbão. As obras também incluíram a pavimentação do contorno da cidade de Governador Luiz Rocha. Com o contorno, as carretas que transportam soja e milho não precisarão mais passar por dentro da cidade, evitando o desgaste das vias urbanas.

O governador Carlos Brandão falou das diversas inaugurações realizadas em Governador Luiz Rocha, como o Colégio Militar, a Estação Tech e o Viva Procon, mas destacou a estrada como a principal inauguração do dia.

“Aqui não foi uma simples recuperação, foi uma obra totalmente nova. São 27 quilômetros que vão desde Governador Eugênio Barros até o município de Governador Luiz Rocha. Além disso, o prefeito Chiquinho pediu que fizéssemos um ramal de sete quilômetros até o povoado Cacimbão. Não estava no planejamento inicial, mas atendi ao pedido, pois sabemos da importância desta obra para a cidade e a população. O prefeito Zezão também me pediu o contorno da cidade. Também não estava nos planos, mas, como era a vontade do povo, autorizei a obra. Esta região já está se consolidando como uma forte produtora agrícola, e esta estrada vai potencializar o seu desenvolvimento”, pontuou Brandão.

O prefeito de Governador Eugênio Barros, Chiquinho do Banco, parabenizou o governador Carlos Brandão por sua atuação em benefício da região. “Das várias entregas já feitas pelo nosso governador em Eugênio Barros, eu gostaria de destacar a pavimentação da estrada vicinal que atende ao povoado Cacimbão. Foi uma obra de altíssima qualidade. Nunca presenciei, em todo o Maranhão, uma obra viária executada com tanto zelo e eficiência. O governador Carlos Brandão demonstra que tem disposição para ouvir e atender às demandas da população”, afirmou.

O prefeito de Governador Luiz Rocha, Zezão, também agradeceu pela obra. “Eu vou fazer 60 anos de idade e aquela estrada vicinal já existia, e nunca um governador teve coragem de implantar uma estrada de verdade. Quando eu levei esta demanda para o governador Carlos Brandão, eu tinha a confiança de que esta obra iria sair do papel. Hoje é um dia de muita felicidade, pois o sonho de toda uma população está sendo realizado. Então, muito obrigado, governador, por atender às demandas do nosso povo”, comentou.

A população das duas cidades recebeu a obra com felicidade. “A estrada ficou muito boa. Nós estamos muito agradecidos porque agora a gente vai poder chegar mais rápido aos nossos compromissos”, disse o lavrador Gildásio de Abreu, morador da Vila Socorro, em Governador Eugênio Barros.

A lavradora Antônia Maria, moradora do povoado Caracol, em Governador Luiz Rocha, também ficou satisfeita com a obra. “Esta estrada é uma coisa que não tem explicação. Ela é maravilhosa. Era o que a gente precisava. A gente sofria demais. Era poeira. Era menino dando gripe, era menino com febre, direto. O que o governo fez para a gente é de se agradecer a Deus”, comemorou.

Mais entregas em Governador Luiz Rocha

Além da inauguração da estrada, o Governo do Maranhão fez a entrega de diversas obras em Governador Luiz Rocha. No município, foi inaugurada uma unidade do Viva Procon. Entre os serviços que serão disponibilizados para a população estão: Balcão do Cidadão; Carteira de Identidade Nacional (RG/CIN); CTPS Digital (Carteira de Trabalho Digital); CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista); CPF (Cadastro de Pessoa Física); Detran-MA; e atendimento de defesa do consumidor.

Também foi inaugurado o Colégio Militar 2 de Julho. A unidade passou por melhorias que modernizaram os ambientes, recuperaram elementos comprometidos pelo desgaste natural, promoveram adequações técnicas e reforçaram as condições de segurança da edificação. As obras asseguram maior durabilidade, eficiência operacional e qualidade da infraestrutura escolar, atendendo às necessidades da instituição de ensino e aos padrões exigidos para seu pleno funcionamento.

A agenda contou ainda com a inauguração da Estação Tech, espaço voltado para atender desde jovens que buscam a primeira formação profissional até adultos que precisam de atualização para empreender ou se recolocar no mercado de trabalho.

População de Nova Colinas demonstra confiança em Orleans Brandão

POLITICA: Em um grande encontro político liderado pela prefeita Mariana Ribeiro, o pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, recebeu manifestações de apoio de lideranças em Nova Colinas, nesta sexta-feira (26). No evento, foram destacadas as ações do Governo do Estado no município e defendida a continuidade desse trabalho com Orleans Brandão.

“Nova Colinas tem recebido muito do Governo do Estado e tudo que veio para o município teve a parceria desse jovem quando secretário de Assuntos Municipalistas, e ele será o próximo governador do Maranhão. Com ele Nova Colinas vai crescer e avançar ainda mais”, afirmou o vereador Hamilton da Vargem.

A prefeita de Feira Nova do Maranhão, Luiza Coutinho, também reforçou apoio ao pré-candidato e destacou a continuidade das ações que a região tem recebido do governo estadual. “Esse jovem assumiu uma grande responsabilidade e está preparado. O trabalho que vem sendo feito no Maranhão não pode ser interrompido. Deus já consagrou essa vitória em nossas vidas”, declarou.

Também participaram do evento o vice-prefeito Gilberto Rocha, o pré-candidato a deputado estadual Paulo Casé, além dos vereadores Jesus Leite, Orlando, João Cota, Neto Átila, Edvaldo. O encontro reuniu ainda ex-vereadores e lideranças de Feira Nova, Riachão e povoados da região, Zé Negume, Chico Altina, Reginaldo Coelho e Elton Coelho, fortalecendo a aliança política em torno da pré-candidatura de Orleans.

Um dos momentos mais marcantes do encontro foi o pronunciamento da prefeita Mariana Ribeiro, que destacou a parceria construída graças ao diálogo permanente mantido com o então secretário. “Sou Orleans pela gratidão que tenho a ele. Em muitos momentos nos escutou, recebeu nossas demandas e encaminhou as soluções. Sou grata pelo Restaurante Popular, o mais bonito do Maranhão, que tanto beneficia as famílias de Nova Colinas. Sou grata pela Escola Militar, pela areninha, pelo poço que vai melhorar o abastecimento de água, pela praça que será nosso cartão-postal, pelo mercado público e pelo asfalto. Muitas dessas obras já foram promessas no passado. Nós temos o que falar e o que mostrar”, enfatizou.

Durante seu discurso, Orleans Brandão destacou a experiência adquirida ao percorrer os 217 municípios maranhenses e afirmou que o municipalismo continuará sendo uma das principais marcas de seu projeto político. “Recebi a missão de conversar com prefeitos, vereadores e lideranças, não parei um dia sequer. Estou andando o estado, vendo sonhos sendo realizados e obras sendo entregues, para melhorar a vida das pessoas”, afirmou. Ele ainda anunciou novos investimentos para Nova Colinas, entre eles a implantação de uma ciclovia e novos trechos de pavimentação asfáltica.

Entre os participantes do encontro, a aposentada Raimunda Bandeira da Silva afirmou confiar no projeto político apresentado pelo pré-candidato. “Eu achei muito bom o evento. Nunca tinha visto ele pessoalmente, mas já conhecia as propostas dele. Ele ajuda muito a nossa cidade e eu confio nele para ser nosso próximo governador”, declarou.

O morador Francisco Maia também destacou o trabalho desenvolvido por Orleans durante o período em que atuou no Governo do Estado. “Conheço Orleans há cerca de um ano. Ele vem desenvolvendo um trabalho muito bom e o Maranhão está de parabéns em confiar em um homem como ele”, afirmou.

Ampla programação folclórica nos arraiais da Ilha e tradicionais encontros de bumba meu boi na Capela de São Pedro e no João Paulo marcam encerramento do mês de junho

Neste feriadão, maranhenses e turistas poderão curtir as apresentações de grupos folclóricos em 15 arraiais realizados na Grande Ilha e grandes shows nacionais

O feriadão de São Pedro e São Marçal marca o encerramento do mês de junho com a festança nos arraiais que integram a programação do Maior São João do Mundo, realizada pelo Governo do Maranhão. Neste domingo (28), maranhenses e turistas poderão aproveitar as apresentações de grupos folclóricos em 15 arraiais espalhados pela Grande Ilha. Na segunda-feira (29), acontece o tradicional encontro de grupos de bumba meu boi na Capela de São Pedro. Já na terça-feira (30), uma multidão se reúne no bairro João Paulo para celebrar São Marçal e se despedir dos santos juninos.

No Maranhão, a temporada junina de 2026 terá, ao todo, 70 dias de festa, somando mais de 700 atrações nos circuitos oficiais, incluindo 18 atrações nacionais, além de apoio às manifestações populares em todo o estado. A programação do Maior São João do Mundo é realizada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma).

No domingo (28), o Arraial do Ipem, principal vitrine do São João do Maranhão, abre suas portas a partir das 17h30. No palco principal, apresentam-se o Tambor de Crioula Arte Nossa, a Quadrilha Flor da Amizade, o Bumba Meu Boi Pérola dos Lençóis, o show Ellas do Forró e o grupo de Bumba Meu Boi Pérola do Turi. Já no Barracão do Forró, se apresentam Forró das Sereias, Kambada do Forró e Forró Encaixotado.

Além da programação diversificada, o Arraial do Ipem conta com espaços instagramáveis, área de acessibilidade, pontos de ativação de parceiros, parque infantil, entre outros espaços para diversão e entretenimento do público, que também pode se deliciar com uma variedade de comidas e bebidas encontradas nas barracas, food trucks, food bikes, restaurantes, quiosques, carrinhos do programa Mais Renda, sorveteria, Vila dos Drinks e Vila do Chopp.

Além do Ipem, o fim de semana conta com os arraiais da Cidade Operária, Liberdade, Bairro de Fátima, Cohatrac, João Paulo, João de Deus, Parque da Juçara e Maiobão. No Centro Histórico de São Luís, acontecem o Arraial de Santo Antônio, em frente à igreja que leva o nome do santo, e os Caminhos da Cultura, na Rua do Giz, Praça Nauro Machado e Praça da Faustina. No bairro Vila Palmeira, há o tradicional Arraial do Parque Folclórico. Há, ainda, o arraial no largo da Capela de São Pedro, que prepara o público para o grande encontro de grupos de bumba meu boi.

Capela de São Pedro

Um dos pontos altos da temporada junina é o tradicional encontro de grupos de bumba meu boi na Capela de São Pedro, que ocorre na noite de 28 para 29 de junho (madrugada de domingo para segunda-feira), no bairro Madre Deus, em São Luís. O cortejo reúne milhares de pessoas e dezenas de grupos de diferentes sotaques para saudar o santo padroeiro dos pescadores. A celebração, que já ocorre há oito décadas, integra a programação do Maior São João do Mundo e conta com o apoio do Governo do Maranhão.

A programação religiosa inclui, no dia 28 de junho, a procissão luminosa, que sairá da Igreja São Pantaleão às 18h, em direção à Capela de São Pedro, onde será celebrada missa às 19h. Após a celebração, a igreja passa pelos preparativos para receber os brincantes durante toda a madrugada.

Ainda no domingo (28), a programação folclórica começa às 20h, no arraial realizado no largo da capela, onde se apresentam o Tambor de Crioula dos Onças, o Bumba Meu Boi de Sonhos, a Companhia Batuk e o Bumba Meu Boi de Axixá.

Já no dia 29, a programação continua com a tradicional procissão marítima. Às 15h, a imagem de São Pedro segue para a Rampa Campos Melo e, às 16h30, acontece a saída do cortejo pelas águas da Baía de São Marcos.

Após o retorno, os fiéis participam da procissão terrestre até a capela, onde será realizada uma missa campal. Nesse dia, após a celebração religiosa, apresenta-se a dupla Ramon e Rafael, às 20h30.

Relatos indicam que o festejo de São Pedro começou em 1939, no bairro do Desterro, e, posteriormente, passou a acontecer no bairro Madre Deus, no local onde atualmente fica a capela dedicada ao santo.

Festejo de São Marçal

Já na terça-feira (30), a tradicional Festa de São Marçal 2026 promete, mais uma vez, transformar o bairro João Paulo, em São Luís, em um dos maiores palcos da cultura popular maranhense. A celebração marca o encerramento simbólico do ciclo junino na capital e reúne milhares de brincantes, devotos e admiradores do bumba meu boi do sotaque de matraca.

São esperados cerca de 30 grupos de bumba meu boi. Segundo a coordenação da festa, a passagem dos grupos pela Avenida São Marçal seguirá a ordem de chegada e começará às 5h, com encerramento previsto para as 23h.

A celebração, que em 2026 chega à sua 99ª edição, integra a programação do Maior São João do Mundo e conta com o apoio do Governo do Maranhão.

Bumba Meu São João

Além da diversidade cultural que faz do estado um dos maiores destinos juninos do Brasil, o São João do Maranhão também é palco de grandes shows nacionais. Desde o dia 6 de junho, o Bumba Meu São João, realizado na área externa do Estádio Castelão, em São Luís, conta com uma programação que reúne alguns dos artistas mais populares do país, em noites de apresentações que têm atraído milhares de pessoas.

Na segunda-feira (29), sobem ao palco Mateus & Kauan, Ávine Vinny e Thiago Freitas.

Com patrocínio da iniciativa privada e apoio do Governo do Maranhão, o Bumba Meu São João 2026 oferece uma estrutura 90% gratuita para o público, impulsionando a economia local e fortalecendo a identidade cultural maranhense.

A programação completa do Maior São João do Mundo pode ser conferida nos canais oficiais do Governo do Maranhão e da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) nas redes sociais. Também é possível consultar os dias e horários das apresentações por meio do aplicativo São João do Maranhão, disponível para celulares Android e iOS, e pelo site https://saojoao.ma.gov.br/.

Orleans Brandão afirma que gerar emprego e renda será marca de seu governo

POLITICA: O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, participou de um encontro na residência do pré-candidato a deputado federal Márcio Coelho, em São Raimundo das Mangabeiras, reunindo lideranças políticas, apoiadores e representantes da região Sul do estado. A reunião teve como foco o diálogo sobre o desenvolvimento regional e a construção de propostas voltadas à geração de emprego e renda.

Durante o encontro, Orleans destacou o potencial produtivo do Sul do Maranhão e defendeu a ampliação de investimentos para fortalecer a economia regional, especialmente com a atração de agroindústrias e novos empreendimentos. “Com a biorrefinaria, abrimos novas oportunidades, atraindo agroindústrias e fortalecendo toda a cadeia produtiva. Tudo isso gera empregos diretos e indiretos, e precisa ser mais fomentado. É uma região rica, que produz muito e pode gerar ainda mais renda”, afirmou.

O pré-candidato também defendeu um plano de desenvolvimento econômico para o Sul do estado, com foco em infraestrutura, logística e atração de investimentos. “Precisamos trazer aeroportos, atrair negócios, buscar recursos e garantir que cada pessoa da região Sul tenha um bom emprego e uma boa renda. Esse é o meu principal compromisso com a região”, disse.

Márcio Coelho reafirmou apoio ao projeto político de Orleans Brandão e destacou a importância da representatividade da região Sul no cenário estadual. “Estou acompanhando e acredito no seu projeto. Você, sendo jovem, está se dedicando a servir ao povo do Maranhão. Não só Mangabeiras, mas toda a região reconhece a sua liderança para conquistar mais avanços para o Maranhão”, destacou Márcio Coelho.

Ao tratar das questões sociais do estado, Orleans Brandão destacou a prioridade dada pela atual gestão estadual aos maranhenses mais vulneráveis e afirmou que a geração de emprego e renda precisa ser prioridade na administração pública. “Ampliamos a rede de Restaurantes Populares e criamos o programa Maranhão Livre da Fome, tiramos mais de um milhão de pessoas da pobreza extrema. Vi de perto essa realidade e queremos acabar com a fome em nosso estado. Vou retribuir à confiança de vocês com muito trabalho, com muita vontade de melhorar a vida das pessoas”, concluiu ele.

Mapa viabiliza entrega de nova matrícula da Casa do Divino, em Alcântara

Com a nova matrícula, há a garantia da segurança jurídica da Casa do Divino, reconhecida como patrimônio material e imaterial

A Maranhão Parcerias (Mapa) entregou a nova matrícula da Casa do Divino, localizada na cidade de Alcântara, durante o Encontro Nacional das Comissões de Soluções Fundiárias, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no Maranhão.

Ao constatar que o imóvel estava matriculado em nome da Empresa Maranhense de Turismo S.A. (Maratur), atualmente incorporada à Maranhão Parcerias, o Núcleo de Governança Fundiária do Tribunal de Justiça do Maranhão (NGF/TJMA) solicitou informações e verificou que o registro imobiliário encontrava-se desatualizado.

Casa do Divino

A Casa do Divino é um local destinado historicamente à realização do tradicional festejo do Divino Espírito Santo, sendo um relevante patrimônio cultural e religioso da comunidade do município, abrigando também o Museu do Divino.

Fora do período festivo, a Casa do Divino oferece visitas guiadas, permitindo ao público conhecer um rico acervo com registros de edições anteriores da festa, além da história do casarão e da cidade. O espaço preserva e apresenta, ao longo de todo o ano, a fé, a cultura e as tradições que marcam o município de Alcântara.

Papel da Mapa

Devido à sua importância, o NGF, ao constatar a desatualização da matrícula anterior e reconhecer a relevância da manutenção do registro imobiliário do imóvel, buscou a Mapa para promover sua regularização. Com a anuência do Governo do Estado, por meio da Maranhão Parcerias, foi possível emitir uma nova matrícula para a Casa do Divino.

Para o presidente da Mapa, Rafael Borges, a medida representa um importante avanço na preservação do patrimônio histórico e cultural.

“Com a nova matrícula, há a garantia da segurança jurídica da Casa do Divino, reconhecida como patrimônio material e imaterial, o fortalecimento da proteção à sua história religiosa e cultural, além da preservação da finalidade pública consolidada do bem, evitando eventuais distorções registrais. A ausência da documentação adequada pode, inclusive, comprometer o acesso a recursos federais capazes de impulsionar ainda mais o potencial da Casa do Divino e da comunidade. A entrega desta matrícula vai além de uma regularização documental; representa a reafirmação do compromisso do Governo do Maranhão com a preservação da história e a manutenção da fé do povo de Alcântara”, afirmou.

Outras ações

Durante a solenidade, foi entregue à presidente da Associação do Território Quilombola de Alcântara (Atequila) o registro imobiliário do título de domínio. Também foram entregues a certidão de matrícula imobiliária da Igreja Nossa Senhora do Carmo e a matrícula da Área Norte do Território Quilombola de Alcântara. Na ocasião, ainda foi assinado um Protocolo de Intenções para a Ampliação e Qualificação do Sistema de Transporte Aquaviário entre São Luís e Alcântara.

Edivaldo Jr. amplia força política de Orleans Brandão com presença consolidada na Grande São Luís

POLITICA: A possível composição da chapa liderada por Orleans Brandão com o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, como candidato a vice-governador ganha relevância pelo peso eleitoral e pelo reforço político ao projeto governista no Maranhão.

Se confirmada oficialmente, a aliança combina a estratégia de expansão e fortalecimento regional de Orleans com a trajetória consolidada de Edivaldo na capital e sua capacidade de articulação institucional.

Entre os aspectos mais associados ao ex-prefeito está sua capacidade de construir pontes políticas. Durante seus dois mandatos à frente da Prefeitura de São Luís, Edivaldo manteve diálogo com diferentes setores da classe política, incluindo lideranças de campos diversos, característica que contribuiu para formar uma imagem de gestor com perfil conciliador.

Na relação com a imprensa, aliados destacam outro ponto considerado diferencial: mesmo em períodos de desgaste administrativo e enfrentando críticas públicas sobre temas da gestão, Edivaldo adotou uma postura de convivência institucional com os veículos de comunicação e profissionais do setor, preservando canais de diálogo e respeitando democraticamente a importância da imprensa.

Esse estilo é frequentemente colocado em contraste com o perfil do ex-prefeito Eduardo Braide, marcado por relação mais tensa com o ambiente de comunicação política e distanciamento da imprensa. Nesse contexto, Edivaldo acrescenta à chapa de Orleans Brandão um perfil de mediação, construção de consensos e ampliação de interlocução.

Do ponto de vista eleitoral, sua presença também pode representar ganho estratégico para Orleans na Grande São Luís – maior colégio eleitoral do Maranhão e tradicionalmente uma das regiões mais disputadas em eleições estaduais.

Além da experiência administrativa acumulada em oito anos de gestão municipal, Edivaldo traz trajetória no Legislativo municipal e federal, ampliando o repertório institucional da chapa.

Para aliados do grupo governista, a eventual composição busca justamente combinar renovação política com experiência administrativa e capacidade de diálogo, fortalecendo a presença eleitoral de Orleans na capital sem abrir mão da estratégia de interiorização construída nos últimos anos.