Em Imperatriz, Marcus Brandão destaca crescimento de Orleans e diz que vice será anunciado em 10 dias

“Temos o maior grupo e o melhor candidato, o mais preparado, que conhece os municípios”

POLITICA: Durante passagem por Imperatriz, o ex-presidente do MDB, Marcus Brandão, voltou a reafirmar a força e a união do grupo brandonista. Em entrevista à jornalista Angra Nascimento e com base na evolução registrada nas pesquisas, ele disse acreditar na vitória do pré-candidato Orleans Brandão (MDB) no primeiro turno das eleições para governador.

Marcus Brandão destacou que Orleans tem crescido muito e, no período de um ano, saiu de 9% para 46% nas intenções de voto. “Está muito perto de chegar aos 51%. Para você ter uma ideia, nesse período, Carlos Brandão tinha 22%, ressaltou, fazendo comparativo com a eleição de 2022.

Também garantiu que o pré-candidato ao Senado, André Fufuca, saiu do grupo, mas que 95% dos prefeitos que estavam com o ex-ministro reafirmaram apoio ao governo e a Orleans Brandão. “A candidatura de Fufuca vai entrar sub judice porque existem dois candidatos dentro de uma Federação”, declarou.

Marcus Brandão afirmou que o nome do vice na chapa de Orleans deverá ser anunciado em, no máximo, 10 dias. E também estão analisando o melhor nome para o Senado, que comporá com o senador e pré-candidato à reeleição, Weverton Rocha.

Orleans reforça parceria com segmento evangélico em Paço do Lumiar e São Luís

POLITICA: O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, cumpriu sábado (20)uma agenda voltada ao segmento evangélico, participando da 4ª Conferência da União de Mulheres da Assembleia de Deus do Ciclo de Oração de Paço do Lumiar (UMCOADEPLU) e do Encontro do Dia do Capelão, realizado em São Luís.

Ao longo do dia, ele esteve acompanhado do governador Carlos Brandão, da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, da deputada estadual Mical Damasceno, do secretário de Representação Social, Wellington Amorim, do prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos, além de lideranças religiosas e políticas.

Durante a 4ª Conferência da UMCOADEPLU em Paço do Lumiar, que reuniu mulheres de diversas congregações da Assembleia de Deus, Orleans destacou ações desenvolvidas no município quando ocupava o cargo de secretário de Assuntos Municipalistas, citando obras e programas executados na região. Na ocasião, Orleans lembrou da importância de uma das intervenções realizadas no município, ao mencionar o impacto do centro de hemodiálise.

“O centro de hemodiálise considero uma das obras mais importantes que já entregamos aqui em Paço do Lumiar. A cura só vem com o transplante, mas o conforto de ter uma máquina próxima da sua casa possibilitando esse tratamento é muito importante”, lembrou.

Ainda durante a conferência, Orleans destacou a parceria construída com o segmento evangélico durante sua atuação como secretário, que resultou em ações como a regularização de mais de mil igrejas no último ano, além da distribuição de kits musicais e programas de apoio às entidades religiosas.

A deputada estadual Mical Damasceno também manifestou apoio ao pré-candidato e ressaltou a relação com o segmento evangélico.
“Como secretário Orleans sempre esteve à disposição das nossas demandas. Ele é o nosso pré-candidato ao Governo do Estado porque tem um olhar atencioso e valoriza os evangélicos”, afirmou.

Governo do Maranhão reinaugura escola na Cidade Operária e inicia a revitalização de espaços públicos na região do Coroadinho

Agenda teve início pelo bairro do Coroadinho onde uma comitiva da gestão estadual e membros do legislativo municipal visitaram os espaços públicos que estão sendo reformados

Fonte: Secom
Fotos: Fernando dos Anjos e Gilson Teixeira
Texto: Agenor Barbosa

O Governo do Maranhão segue desenvolvendo uma gestão municipalista com ações em todas as regiões do estado. Na manhã do último sábado (20), foram realizadas ações que impactam no bem-estar e qualidade de vida da população da capital maranhense. A gestão estadual entregou a reforma completa do Centro de Ensino Santa Tereza, na Cidade Operária, e assinou as ordens de serviço para a reforma das Praças Mestre Felipe e Burro Brabo, no bairro Coroadinho.

A agenda teve início pelo bairro do Coroadinho onde o governador Carlos Brandão e uma comitiva da gestão estadual e membros do legislativo municipal visitaram os espaços públicos que estão sendo reformados. Ainda no Coroadinho, a comitiva também fez uma vistoria às obras da Praça da Alegria, realizadas pela gestão estadual.

“É preciso entender que as pessoas moram nos bairros e temos que cuidar da população. O nosso governo dialoga, conversa com as pessoas e escuta as representações políticas para ouvir as necessidades. Antes de começarmos uma reforma, sempre mandamos nossa equipe para conversar com as pessoas do bairro porque dentro do gabinete não é possível termos noção de como as pessoas querem aquele espaço. Então, nesses quatro anos temos andado pelos bairros e cada bairro tem a sua demanda”, destacou o governador Carlos Brandão.

O momento foi celebrado pela população, que há muitos anos aguardava a reforma dos espaços públicos. Para o assistente administrativo Alisson Nascimento, que mora próximo da Praça do Burro Brabo, a requalificação do espaço público representa mais integração para a comunidade e opção de lazer com segurança, especialmente para as crianças. Depois de reformada, a praça contará com um campo de futebol com grama sintética, facilitando a manutenção do espaço para práticas de atividades esportivas.

“Antes, a situação da praça estava bem precária, pois com o passar do tempo as coisas vão se deteriorando, então, é bom ver essas melhorias. É um espaço onde poderemos colocar as nossas crianças para brincar, um espaço tranquilo e adequado para praticarem um esporte, além de poder receber várias ações da comunidade. A reforma dessas praças também é uma boa oportunidade para melhorar a convivência de todos os moradores do bairro, isso proporciona harmonia, bem-estar”, comentou.

Situação semelhante foi relatada pelos moradores que utilizam a Praça Mestre Felipe, na região da Vila Conceição. William Gomes, que mora no bairro do Coroadinho, afirma que não lembra a última vez que o espaço passou por uma ampla reforma, mas que os brinquedos já estavam quebrados e o local necessitava de uma limpeza mais efetiva.

“A Praça Mestre Felipe estava precisando dessa reforma, pois os brinquedos estavam quebrados, o local estava sujo, então precisava dessa manutenção para as crianças poderem voltar a brincar e se divertirem. Então é muito bom que seja feita essa reforma, teremos uma praça limpa e bonita para a população usufruir desse local”, contou.

O vereador Nato Júnior, que acompanhou a visita aos locais das obras, afirmou que o ato representa mais qualidade de vida para a população do Coroadinho e das regiões vizinhas.

“Hoje é um dia de festa porque a nossa comunidade esperou por muito tempo que um representante enxergasse essa necessidade que temos na Vila Conceição que é a Praça Mestre Felipe e no Residencial Tadeu Palácio que é a Praça do Burro Brabo. O governo está enxergando esses espaços comunitários dentro da nossa cidade com um olhar sensível e humilde. Essas duas obras são importantes e darão dignidade a todos que praticam suas atividades físicas aqui. Eu tenho certeza que depois que essas obras forem entregues a qualidade de vida dessas pessoas vai melhorar ainda mais”, frisou.

Após a agenda no Coroadinho, a comitiva da gestão estadual seguiu para a Cidade Operária onde foi entregue o Centro de Ensino Santa Tereza. O espaço foi completamente requalificado e agora apresenta melhores condições de ensino para os estudantes e de trabalho para os professores e demais servidores que trabalham na escola.

“Nosso auditório está todo reformado, as quadras, tivemos a construção de uma arena de vôlei de praia, além da reforma das salas de aula. A escola foi toda revitalizada e agora toda a comunidade do Santa Tereza tem a escola que merece. Agradecemos ao Governo do Estado por essa sensibilidade com a educação”, relatou a gestora-geral do Centro de Ensino Santa Tereza, Ana Regina Lima.

Para os estudantes, o momento é de celebração. A estudante Sofia Fernandes, que cursa o 3º ano do Ensino Médio e é presidente do Grêmio Estudantil, afirmou que é uma alegria receber a escola completamente nova. “Essa obra vai trazer muitos benefícios para os estudantes do Santa Tereza. Será um espaço muito melhor tanto para estudarmos quanto para a nossa convivência com os nossos momentos sociais”, disse.

Também estudante do 3º ano, Nicola Moraes lembrou que o cuidado com estrutura física do prédio garante segurança e motiva os estudantes. “Essa reforma foi muito importante para os estudantes em geral e vai melhorar a nossa aprendizagem porque é um incentivo para estudar mais. Com a nossa escola bem estruturada, melhora muito a nossa relação para vir e estudar, então só temos a agradecer”, comentou.

Já Hagata Sophie afirmou que a reforma foi necessária e que agora os estudantes poderão aproveitar ainda mais todos os ambientes. “Os alunos do Santa Tereza sempre foram muito participativos e criativos. Então, sempre gostamos desse ambiente escolar e com a reforma só potencializou, principalmente para os alunos que entraram neste ano. A reforma da biblioteca ficou muito boa, é um espaço que usamos muito e todos os alunos gostam porque temos uma grande quantidade de leitores na escola. Só temos a agradecer”, pontuou.

Orleans Brandão prestigia Reunião Geral de Obreiros da Assembleia de Deus em Barreirinhas e reforça diálogo com comunidades cristãs

POLITICA: O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, prestigiou a Reunião Geral de Obreiros do Campo da Assembleia de Deus de Barreirinhas, no último sábado (20), atendendo ao convite da congregação. O encontro representou mais um importante momento de diálogo entre Orleans e diferentes segmentos da sociedade, fortalecendo a aproximação com as comunidades cristãs e lideranças religiosas de diversas regiões do estado.

Também participaram da programação o prefeito de Barreirinhas, Vinicius Vale; a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale; a deputada estadual Mical Damasceno; o ex-deputado federal Costa Ferreira; além de pastores, missionários e outras referências do segmento evangélico maranhense.

Na ocasião, Orleans Brandão agradeceu o acolhimento e as parcerias construídas ao longo dos últimos anos com diversas comunidades evangélicas do Maranhão. Ele destacou a importância do apoio espiritual que tem recebido durante sua caminhada.

“Meu coração é só gratidão por ter oportunidades como esta de conversar com as pessoas, ouvir suas experiências, receber suas orações e reafirmar os compromissos que temos com a população maranhense. A cada encontro como esse me sinto ainda mais firme no propósito de continuar trabalhando por um Maranhão cada vez melhor.
São momentos que renovam nossa fé, nossa esperança e nossa disposição para servir a população”, afirmou.

Orleans também ressaltou a importância da Secretaria de Representação Social, criada pelo governador Carlos Brandão. Ele considera a iniciativa fundamental para ampliar o diálogo permanente com as comunidades cristãs e demais segmentos organizados da sociedade.

Segundo ele, a estrutura permite que as demandas dessas comunidades sejam ouvidas de forma mais próxima e efetiva, contribuindo para a construção de políticas públicas alinhadas às necessidades da população e fortalecendo a participação social nas decisões governamentais.

No encontro, Orleans Brandão destacou ainda os avanços alcançados pelo Maranhão nos últimos anos, ressaltando a melhoria dos indicadores sociais e econômicos em diversas áreas. Entre os resultados mencionados, destacou a saída de mais de um milhão de maranhenses da condição de extrema pobreza, conforme dados do IBGE, além dos investimentos em infraestrutura, educação, saúde e programas sociais.

Compromisso

Sob a coordenação do pastor presidente da área de Barreirinhas, Eliazar Canavieira, a Reunião Geral de Obreiros da Assembleia de Deus tem como objetivo promover o alinhamento espiritual, o aperfeiçoamento ministerial e a organização administrativa da igreja. O encontro reúne pastores, evangelistas e auxiliares com o propósito de capacitar os obreiros para servir cada vez melhor às comunidades onde atuam.

O pastor Eliazar Canavieira agradeceu a presença de Orleans Brandão e ressaltou a importância do diálogo entre as lideranças públicas e a comunidade cristã.

“Vamos orar pedindo a Deus que fortaleça sua caminhada e lhe conceda sabedoria para continuar servindo ao povo maranhense. Também é importante que as pessoas reconheçam e apoiem aqueles que têm demonstrado trabalho, compromisso e dedicação com o desenvolvimento de nossa cidade e de nosso estado”, declarou o pastor.

A missionária Diolinda Mendes também ressaltou a relevância da aproximação entre representantes da sociedade e as comunidades religiosas. “Considero muito importante essa proximidade porque nos permite conhecer melhor seus objetivos para a sociedade, compreender seus propósitos e avaliar se eles caminham em sintonia com os valores da nossa igreja e com os interesses da população”, afirmou.

Maranhão tem segunda maior queda do Brasil em analfabetismo entre quem tem mais de 15 anos

Em 10 anos houve um recuo de 4,8 pontos percentuais na taxa de analfabetismo da população residente no Maranhão nessa faixa etária.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, na sexta-feira (20), os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua sobre a Educação (PNAD Contínua Educação). Em relação ao Maranhão, um dos dados de destaque é a redução do analfabetismo entre as pessoas de 15 anos ou mais de idade. Embora a taxa de analfabetismo ainda seja grande nessa faixa etária comparativamente com outros estados, o Maranhão teve a segunda maior queda nesse aspecto, o que demonstra um avanço na eficiência das políticas públicas direcionadas a essa área.

Em 10 anos houve um recuo de 4,8 pontos percentuais na taxa de analfabetismo da população residente no Maranhão de 15 anos ou mais de idade. Em 2016, esse indicador era de 15,7%, enquanto em 2025 recuou para 10,9%. É a segunda maior queda em pontos percentuais dentre os outros estados. O Maranhão possuía o terceiro maior índice de analfabetismo nessa faixa etária em 2016 considerando os demais estados. A partir de 2022 melhorou duas posições nesse ranking, o que aponta para uma melhora.

Essa indicação de mudança no cenário da educação maranhense é reforçada pelos dados mais recentes trazidos pela pesquisa como o comparativo dos últimos anos. Em 2024, a população analfabeta com 15 anos ou mais de idade correspondia a 595 mil pessoas, o que representou um recuo de 15 mil pessoas em relação a 2025. Com isso, o Maranhão apresentou melhor índice quando comparado ao Ceará, Paraíba, Piauí e Alagoas.

A secretária de Estado da Educação, Jandira Dias, ressaltou que várias são desenvolvidas pela gestão estadual para a melhoria das condições de ensino e aprendizagem em todo o estado. Desde a reforma das escolas com aparelhamento como laboratórios, bibliotecas e outros espaços até investimentos para a garantia da permanência dos estudantes em sala de aula, como o apoio ao transporte escolar com um dos eixos do Macroprograma Educação de Verdade, além de várias outras ações.

Na parte da alfabetização, a gestora destacou a importância do Programa Maranhão Alfabetizado, iniciativa do Governo do Estado em parceria com o Programa Brasil Alfabetizado do Governo Federal e que foca na redução do analfabetismo. O projeto é direcionado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos que não tiveram a oportunidade de estudar na idade escolar adequada.

“Os dados mostram que o Maranhão está avançando na redução do analfabetismo, resultado de um trabalho contínuo de ampliação do acesso à educação. Esse levantamento é fundamental para orientar nossas ações e fortalecer políticas como o Maranhão Alfabetizado, que leva oportunidades de alfabetização a jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à escolarização na idade adequada, além das estratégias de busca ativa e do fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos. Ainda temos desafios, mas seguimos trabalhando e investindo fortemente para garantir mais oportunidades educacionais à população maranhense”, enfatizou a secretária Jandira Dias.

Entre os outros dados de destaque trazidos pela PNAD Contínua Educação sobre o Maranhão está a proporção de pessoas com 25 anos ou mais de idade que concluíram a educação básica obrigatória, ou seja, que completaram, no mínimo, o Ensino Médio. Assim como em anos anteriores, o estado teve uma trajetória de crescimento e alcançou, em 2025, o índice de 47,4%. A pesquisa revelou que entre as mulheres, esse percentual era mais elevado, 51,6%, do que entre os homens, 42,6%.

A pesquisa também mostrou crescimento do percentual de pessoas com ensino superior completo no Maranhão, com aumento de mais de 100% no quantitativo de pessoas, precisamente 113,3%, passando de 263 mil pessoas, em 2016, para 561 mil pessoas, em 2025. Esse percentual fica acima da média nacional cujo crescimento foi de 56,1%.

Sobre a PNAD Contínua Educação

Essa pesquisa foi iniciada pelo IGBE em 2012 com levantamento trimestral, por meio de questionário básico, das informações sobre as características educacionais da população. A partir de 2016, o módulo anual de Educação foi introduzido na pesquisa, ampliando a investigação do tema para todas as pessoas da amostra durante o segundo trimestre de cada ano. O objetivo do levantamento é retratar o panorama educacional da população brasileira a partir dos resultados do questionário anual de Educação. Desde o início da série histórica, em 2016, o Maranhão vem apresentando melhora nos índices desse ranking.

Liderança de São Luís anuncia apoio a Orleans após deixar Braide

POLITICA: Mais uma liderança da capital chega para reforçar o time do pré-candidato Orleans Brandão (MDB), nesta sexta-feira (19), após deixar o pré-candidato Eduardo Braide. João Pedro, que foi candidato a vereador por São Luís e tem forte trabalho na região do Sacavém, declarou seu apoio em vídeo ao lado do ex-prefeito de Barão de Grajaú, Gleydson Resende, que disputa vaga de deputado estadual.

“É com muita honra e alegria que a gente chega para somar ao time do nosso próximo governador, Orleans Brandão”, reforça João Pedro.

“Fico feliz com sua chegada, não só eu, como também o nosso próximo deputado federal, Júnior Lourenço”, agradece Gleydson Resende.

Governo do Maranhão participa da solenidade de entrega do registro do território quilombola de Alcântara

A regularização fundiária da área é fruto do Acordo de Alcântara que foi assinado em 2024 reconhecendo direitos das comunidades quilombolas.

O governador Carlos Brandão acompanhou a entrega do registro imobiliário do título de domínio do Território Quilombola de Alcântara, nesta sexta-feira (19). A documentação foi entregue durante o encerramento do Encontro Nacional das Comissões de Soluções Fundiárias, que foi realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no Maranhão.

A solenidade ocorreu no auditório do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), em Alcântara, e contou com a presença de diversas autoridades. Em março deste ano, os títulos do território foram entregues pelo presidente Lula, durante a 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CNDRSS). O ato do CNJ consolida o registro definitivo do imóvel.

Durante a solenidade, o governador Carlos Brandão destacou a importância da medida, que garante direitos aos povos tradicionais e contribui para solucionar uma demanda histórica. “Tivemos uma ampla discussão e construímos uma grande parceria com o Governo Federal e o Poder Judiciário para assegurar que essas pessoas, que vivem aqui há mais de 40 anos, finalmente recebessem seus títulos. Estivemos com o presidente Lula aqui em 2024 e seguimos avançando nessa agenda. Somente em nosso governo já entregamos 44 títulos comunitários, beneficiando cerca de 3.600 famílias e regularizando mais de 36 mil hectares destinados às comunidades quilombolas”, afirmou Brandão.

O governador também ressaltou a importância de preservar as raízes, os costumes e a identidade das comunidades tradicionais. Alcântara concentra a maior população quilombola do Brasil, reunindo mais de 17 mil moradores distribuídos em cerca de 200 territórios remanescentes de quilombos.

“O Maranhão é um dos estados que mais tem quilombos no nosso país. Precisamos preservar essa história, precisamos preservar essas tradições para que essas pessoas possam viver nas suas comunidades em paz, com tranquilidade”, frisou.

O registro imobiliário do título de domínio foi entregue para a presidente da Associação do Território Quilombola de Alcântara (Atequila), Valdirene Ferreira Mendonça. O momento foi acompanhado pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Carlos Augusto Pires Brandão; pelo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Ricardo Tadeu Duailibe; e pelo juiz Fabio Francisco Esteves, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Durante a solenidade, houve ainda a entrega da matrícula da Casa do Divino, da certidão de matrícula imobiliária da Igreja Nossa Senhora do Carmo e da matrícula da Área Norte do Território Quilombola de Alcântara. Também foi assinado um Protocolo de Intenções para Ampliação e Qualificação do Sistema Transporte Aquaviário entre São Luís e Alcântara, trabalho que será desenvolvido pela Secretaria de Estado das Cidades (Secid).

Orleans Brandão reúne lideranças e apoiadores em ato político em Davinópolis

POLITICA: Orleans Brandão reúne lideranças e apoiadores em ato político em DavinópolisO pré-candidato ao Governo do Estado, Orleans Brandão, iniciou a agenda desta sexta-feira (19) em Davinópolis, em encontro promovido pelo prefeito Zé Pequeno. Com eles estiveram lideranças, vereadores e muitos apoiadores, em uma recepção marcada pelo entusiasmo e pela presença de representantes da Região Tocantina.

Durante o encontro, Orleans defendeu a importância da relação próxima com os gestores municipais e afirmou que esse diálogo permanente tem sido fundamental para garantir respostas rápidas às demandas da população.

“Eu não esperei o ano eleitoral para vir a Davinópolis entregar obras que mudam a vida das pessoas. Trouxemos a Estação Tech, o Viva Procon, a escola militar e pavimentação. Temos convicção de que este é o caminho certo, pois acredito na política do diálogo, da presença física e da parceria direta com os prefeitos para resolver os problemas reais do nosso povo”, declarou.

Ao receber o pré-candidato, o prefeito Zé Pequeno lembrou o histórico de ações realizadas em parceria com o Governo do Estado e os investimentos que chegaram ao município nos últimos anos. Para ele, a atuação de Orleans tem sido decisiva para aproximar as demandas das prefeituras das ações desenvolvidas pelo Estado.

“O homem é bom e tem sido acessível. Ele esteve todo o tempo ao lado do governador Brandão, conhece os problemas de todos os municípios e é um homem que está aqui para fazer história. Davinópolis está pronta para este projeto, porque sabe quem realmente trabalha e entrega resultados para a nossa população”, afirmou.

Ao falar sobre sua trajetória, Orleans ressaltou que a experiência à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas lhe permitiu conhecer de perto a realidade dos 217 municípios maranhenses. Ao colocar seu nome à disposição para disputar o Governo do Estado, afirmou que pretende manter o ritmo de investimentos, ampliar oportunidades e fortalecer a parceria com as prefeituras.

“Eu sou empresário, pai de família e alguém que recebeu a missão de andar o Maranhão e ouvir as pessoas. Não parei um dia sequer, buscando trazer recursos e obras que melhoram a vida dos maranhenses. Agora, coloco meu nome à disposição para continuarmos esse trabalho, gerando emprego, renda e oportunidades, sempre com a convicção de que o povo do Maranhão quer seguir avançando com segurança e seriedade”, pontuou.

Também participaram do encontro a deputada estadual Janaína Lima, o deputado estadual Antônio Pereira, o pré-candidato a deputado estadual e ex-secretário da Casa Civil, Sebastião Madeira, a pré-candidata a deputada federal Raymara Lima, o prefeito de Ribeirãozinho do Maranhão, Flávio Soares, o pré-candidato a deputado federal pastor Célio Henrique, o presidente da Câmara Municipal, Jolimar da Silva, além de vereadores, ex-prefeitos e lideranças religiosas.

Arraial da Assembleia reúne grande público e celebra cultura, inclusão e tradição na noite de abertura

Brincantes do Boi Tamarineiro mostram toda a sua alegria e amor pela cultura popular maranhense na primeira noite do Arraial da Assembleia

Parlamentares, autoridades, artistas e centenas de famílias prestigiaram as apresentações culturais e a estrutura preparada para receber as brincadeiras e visitantes durante a temporada junina do espaço, cuja programação segue até domingo (21)

Agência Assembleia/MA

A primeira noite do Arraial da Assembleia Legislativa do Maranhão, nesta quinta-feira (18), foi marcada por grande participação popular, muita animação e uma programação que exaltou a riqueza da cultura maranhense.

O evento, aberto oficialmente pela presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (MDB), reuniu parlamentares, autoridades, artistas e centenas de famílias que prestigiaram as apresentações culturais e a estrutura preparada para receber o público.

Prestigiaram a abertura, os deputados Davi Brandão (MDB), Ariston (MDB), Glalbert Cutrim (MDB), Antônio Pereira (MDB), Ana do Gás (PCdoB), Júnior Cascaria (Republicanos), Dr. Yglésio (PRTB),  Wellington do Curso (PSD) e Kekê Teixeira. Eles destacaram a importância do arraial como espaço de integração entre o Parlamento e a população.

Também compareceram ao espaço junino, o secretário de Estado de Cultura, Abimael Berredo; a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo; a vice-prefeita de Imperatriz, Carol Duailibe, além dos artistas humoristas Dijé e Clarisse, da Companhia Pão com Ovo.

Iracema Vale com os deputados Ana do Gás, Welligton do Curso, Davi Brandão, Glalbert Cutrim e Antônio Pereira e ainda, a vice-prefeita de Imperatriz, Carol Duailibe; Nan Souza e brincante de bumba meu boi

Ao dar as boas-vindas aos visitantes, a presidente Iracema Vale destacou que o arraial foi planejado para ser um espaço seguro, acessível e acolhedor para todas as famílias. A parlamentar também ressaltou o compromisso da Assembleia Legislativa e do governador Carlos Brandão com a valorização da cultura popular maranhense. Aniversariante do dia, a principal anfitriã da festa foi homenageada com um bolo, ‘parabéns a você’ cantado em ritmo de toada pelo Boi de Axixá e pelo carinho do público.

 “O governador Carlos Brandão é um grande incentivador da cultura maranhense, assim como nós. Aqui, na Assembleia, temos uma bancada forte de deputados que amam e valorizam a cultura. Com muito amor e carinho, estamos incentivando essa linda festa, como um presente a todas as famílias”, pontuou.

Aniversariante do dia, a presidente da Assembleia, Iracema Vale, recebeu todo o carinho e um ‘parabéns a você’ entoado pelo Boi de Axixá

A programação de abertura levou ao palco grupos tradicionais do São João maranhense, proporcionando um verdadeiro espetáculo de cores, ritmos e tradições, como o Forró Pé de Serra – Raimundinho, Quadrilha Juventude do Sertão, Boi Valente da Ilha, Boi D’Itapari, Dança Portuguesa Vira Luzitanos, Companhia Vem BB, Boi de Upaon-Açu, Boi de Axixá, Boi da Pindoba, Boi de Morros e o Boi Tamarineiro.

Gastronomia típica

Além das atrações culturais, a gastronomia foi um dos grandes destaques da noite. Barracas e carrinhos instalados no espaço ofereceram pratos típicos da culinária maranhense, como arroz de cuxá, peixe frito, tortas de camarão e caranguejo, mingau de milho e outras iguarias.

A iniciativa também fortaleceu a economia local, com a participação de empreendedores dos programas Mais Renda e Minha Renda, gerando oportunidades de trabalho e renda para dezenas de famílias. O público elogiou a organização, a limpeza e a variedade de opções oferecidas no arraial.

Iracema Vale prestigia mulheres parceiras do arraial em uma das barracas que comercializa comidas típicas

Estrutura

Outro diferencial destacado pelos visitantes foi a estrutura de acessibilidade e inclusão, com espaços reservados para idosos e pessoas com deficiência, rampas de acesso, intérpretes de Libras e áreas adaptadas para garantir conforto e participação de todos.

As famílias também aprovaram o Espaço Kids, que disponibiliza gratuitamente brinquedos como cama elástica, piscina de bolinhas e escorregadores infláveis, garantindo diversão para as crianças em um ambiente seguro.

Público conta com toda infraestrutura e assiste as apresentações bem de pertinho do palco, com segurança e tranquilidade

Segurança

A segurança foi reforçada com a atuação integrada do Gabinete Militar da Assembleia, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e equipes de saúde. Cerca de 100 agentes participam da operação, que conta ainda com ambulância de prontidão, equipe médica multidisciplinar e sistema de transporte gratuito entre o estacionamento do Multicenter Sebrae e o local do evento.

Corpo de Bombeiros presente ao arraial para garantir atendimento aos brincantes e aos visitantes do espaço junino

Aprovação

Com uma combinação de cultura, lazer, inclusão social, segurança e geração de renda, o primeiro dia do Arraial da Assembleia confirmou o sucesso da festa e reforçou sua posição como uma das mais aguardadas programações do calendário junino maranhense.A programação segue até domingo (21), com mais de 40 atrações e entrada gratuita para toda a população.

Grupo de bumba meu boi encanta o público que lotou o Arraial da Assembleia na noite de abertura

Confira a programação do Arraial da Assembleia para esta sexta-feira (19):

17h30 — Cofo de Sotaques

18h — Companhia Mirim Princesinha do Jordoa

18h30 — Boi Mirantes da Ilha

19h10 — Companhia Encantar

20h — Quadrilha Alegria Caipira

20h30 — Boi Estrela da Cohab

21h15 — Boi de Nina Rodrigues

22h — Cacuriá do Jhon

23h — Boi da Lua

0h — Boizinho Barrica

1h — Boi Pirilampo

1h45 — Boi de Maracanã

Orleans Brandão discute plano para o agronegócio no SINRURAL de Imperatriz

POLITICA: Em reunião realizada nesta sexta-feira (19), na sede do Sindicato Rural (SINRURAL) de Imperatriz, o pré-candidato a governador Orleans Brandão dialogou com produtores rurais e lideranças políticas sobre as necessidades e as oportunidades de desenvolvimento do agronegócio maranhense.

O encontro, que reuniu o presidente do sindicato, Glen Maia, o deputado estadual Antônio Pereira e o pré-candidato a deputado estadual Sebastião Madeira, serviu como um espaço de escuta para as demandas de quem produz e movimenta a economia da região.

O debate priorizou a busca por mais competitividade na pecuária e na cadeia leiteira, setores que enfrentam desafios estruturais severos. Os produtores apresentaram ao pré-candidato preocupações críticas, como a instabilidade no fornecimento de energia elétrica rural, a precariedade das estradas vicinais e a necessidade urgente de uma fiscalização mais rigorosa sobre a entrada de produtos lácteos importados, que atualmente desestabilizam o mercado local pela falta de controle sanitário.

Ao ouvir essas reivindicações, Orleans Brandão ressaltou que o papel do Estado deve ser o de facilitador do crescimento, integrando uma gestão fiscal equilibrada com suporte efetivo ao setor produtivo.

“Quero ajudar a gerar emprego e renda. Se eu acredito no setor, temos que buscar alternativas para quem quer se instalar e crescer no Maranhão. O que for necessário para facilitar a vida do produtor e trazer desenvolvimento econômico, nós vamos tratar com prioridade”, enfatizou.

A conversa também avançou sobre a qualificação profissional e os gargalos de infraestrutura, com Orleans defendendo a integração entre as escolas de governo e o Sistema S para ampliar a oferta de cursos técnicos. O pré-candidato se comprometeu a atuar na interlocução com prefeituras e concessionárias de energia para solucionar os impasses que travam o escoamento da produção.

“Eu me coloco à disposição para conversar com os secretários, tanto de Fazenda quanto de Indústria e Comércio, para a gente buscar soluções. Pode ter certeza que a gente vai continuar mostrando esse potencial que tem Imperatriz e toda a região, sempre aberto ao diálogo para encontrar as respostas técnicas que vocês precisam”, concluiu.

O diálogo no SINRURAL marcou a posição de Orleans Brandão em favor de um plano de governo pautado na eficiência da gestão pública a serviço do fortalecimento do agronegócio no Maranhão.