Orleans Brandão prestigia Reunião Geral de Obreiros da Assembleia de Deus em Barreirinhas e reforça diálogo com comunidades cristãs

POLITICA: O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, prestigiou a Reunião Geral de Obreiros do Campo da Assembleia de Deus de Barreirinhas, no último sábado (20), atendendo ao convite da congregação. O encontro representou mais um importante momento de diálogo entre Orleans e diferentes segmentos da sociedade, fortalecendo a aproximação com as comunidades cristãs e lideranças religiosas de diversas regiões do estado.

Também participaram da programação o prefeito de Barreirinhas, Vinicius Vale; a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale; a deputada estadual Mical Damasceno; o ex-deputado federal Costa Ferreira; além de pastores, missionários e outras referências do segmento evangélico maranhense.

Na ocasião, Orleans Brandão agradeceu o acolhimento e as parcerias construídas ao longo dos últimos anos com diversas comunidades evangélicas do Maranhão. Ele destacou a importância do apoio espiritual que tem recebido durante sua caminhada.

“Meu coração é só gratidão por ter oportunidades como esta de conversar com as pessoas, ouvir suas experiências, receber suas orações e reafirmar os compromissos que temos com a população maranhense. A cada encontro como esse me sinto ainda mais firme no propósito de continuar trabalhando por um Maranhão cada vez melhor.
São momentos que renovam nossa fé, nossa esperança e nossa disposição para servir a população”, afirmou.

Orleans também ressaltou a importância da Secretaria de Representação Social, criada pelo governador Carlos Brandão. Ele considera a iniciativa fundamental para ampliar o diálogo permanente com as comunidades cristãs e demais segmentos organizados da sociedade.

Segundo ele, a estrutura permite que as demandas dessas comunidades sejam ouvidas de forma mais próxima e efetiva, contribuindo para a construção de políticas públicas alinhadas às necessidades da população e fortalecendo a participação social nas decisões governamentais.

No encontro, Orleans Brandão destacou ainda os avanços alcançados pelo Maranhão nos últimos anos, ressaltando a melhoria dos indicadores sociais e econômicos em diversas áreas. Entre os resultados mencionados, destacou a saída de mais de um milhão de maranhenses da condição de extrema pobreza, conforme dados do IBGE, além dos investimentos em infraestrutura, educação, saúde e programas sociais.

Compromisso

Sob a coordenação do pastor presidente da área de Barreirinhas, Eliazar Canavieira, a Reunião Geral de Obreiros da Assembleia de Deus tem como objetivo promover o alinhamento espiritual, o aperfeiçoamento ministerial e a organização administrativa da igreja. O encontro reúne pastores, evangelistas e auxiliares com o propósito de capacitar os obreiros para servir cada vez melhor às comunidades onde atuam.

O pastor Eliazar Canavieira agradeceu a presença de Orleans Brandão e ressaltou a importância do diálogo entre as lideranças públicas e a comunidade cristã.

“Vamos orar pedindo a Deus que fortaleça sua caminhada e lhe conceda sabedoria para continuar servindo ao povo maranhense. Também é importante que as pessoas reconheçam e apoiem aqueles que têm demonstrado trabalho, compromisso e dedicação com o desenvolvimento de nossa cidade e de nosso estado”, declarou o pastor.

A missionária Diolinda Mendes também ressaltou a relevância da aproximação entre representantes da sociedade e as comunidades religiosas. “Considero muito importante essa proximidade porque nos permite conhecer melhor seus objetivos para a sociedade, compreender seus propósitos e avaliar se eles caminham em sintonia com os valores da nossa igreja e com os interesses da população”, afirmou.

Maranhão tem segunda maior queda do Brasil em analfabetismo entre quem tem mais de 15 anos

Em 10 anos houve um recuo de 4,8 pontos percentuais na taxa de analfabetismo da população residente no Maranhão nessa faixa etária.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, na sexta-feira (20), os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua sobre a Educação (PNAD Contínua Educação). Em relação ao Maranhão, um dos dados de destaque é a redução do analfabetismo entre as pessoas de 15 anos ou mais de idade. Embora a taxa de analfabetismo ainda seja grande nessa faixa etária comparativamente com outros estados, o Maranhão teve a segunda maior queda nesse aspecto, o que demonstra um avanço na eficiência das políticas públicas direcionadas a essa área.

Em 10 anos houve um recuo de 4,8 pontos percentuais na taxa de analfabetismo da população residente no Maranhão de 15 anos ou mais de idade. Em 2016, esse indicador era de 15,7%, enquanto em 2025 recuou para 10,9%. É a segunda maior queda em pontos percentuais dentre os outros estados. O Maranhão possuía o terceiro maior índice de analfabetismo nessa faixa etária em 2016 considerando os demais estados. A partir de 2022 melhorou duas posições nesse ranking, o que aponta para uma melhora.

Essa indicação de mudança no cenário da educação maranhense é reforçada pelos dados mais recentes trazidos pela pesquisa como o comparativo dos últimos anos. Em 2024, a população analfabeta com 15 anos ou mais de idade correspondia a 595 mil pessoas, o que representou um recuo de 15 mil pessoas em relação a 2025. Com isso, o Maranhão apresentou melhor índice quando comparado ao Ceará, Paraíba, Piauí e Alagoas.

A secretária de Estado da Educação, Jandira Dias, ressaltou que várias são desenvolvidas pela gestão estadual para a melhoria das condições de ensino e aprendizagem em todo o estado. Desde a reforma das escolas com aparelhamento como laboratórios, bibliotecas e outros espaços até investimentos para a garantia da permanência dos estudantes em sala de aula, como o apoio ao transporte escolar com um dos eixos do Macroprograma Educação de Verdade, além de várias outras ações.

Na parte da alfabetização, a gestora destacou a importância do Programa Maranhão Alfabetizado, iniciativa do Governo do Estado em parceria com o Programa Brasil Alfabetizado do Governo Federal e que foca na redução do analfabetismo. O projeto é direcionado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos que não tiveram a oportunidade de estudar na idade escolar adequada.

“Os dados mostram que o Maranhão está avançando na redução do analfabetismo, resultado de um trabalho contínuo de ampliação do acesso à educação. Esse levantamento é fundamental para orientar nossas ações e fortalecer políticas como o Maranhão Alfabetizado, que leva oportunidades de alfabetização a jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à escolarização na idade adequada, além das estratégias de busca ativa e do fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos. Ainda temos desafios, mas seguimos trabalhando e investindo fortemente para garantir mais oportunidades educacionais à população maranhense”, enfatizou a secretária Jandira Dias.

Entre os outros dados de destaque trazidos pela PNAD Contínua Educação sobre o Maranhão está a proporção de pessoas com 25 anos ou mais de idade que concluíram a educação básica obrigatória, ou seja, que completaram, no mínimo, o Ensino Médio. Assim como em anos anteriores, o estado teve uma trajetória de crescimento e alcançou, em 2025, o índice de 47,4%. A pesquisa revelou que entre as mulheres, esse percentual era mais elevado, 51,6%, do que entre os homens, 42,6%.

A pesquisa também mostrou crescimento do percentual de pessoas com ensino superior completo no Maranhão, com aumento de mais de 100% no quantitativo de pessoas, precisamente 113,3%, passando de 263 mil pessoas, em 2016, para 561 mil pessoas, em 2025. Esse percentual fica acima da média nacional cujo crescimento foi de 56,1%.

Sobre a PNAD Contínua Educação

Essa pesquisa foi iniciada pelo IGBE em 2012 com levantamento trimestral, por meio de questionário básico, das informações sobre as características educacionais da população. A partir de 2016, o módulo anual de Educação foi introduzido na pesquisa, ampliando a investigação do tema para todas as pessoas da amostra durante o segundo trimestre de cada ano. O objetivo do levantamento é retratar o panorama educacional da população brasileira a partir dos resultados do questionário anual de Educação. Desde o início da série histórica, em 2016, o Maranhão vem apresentando melhora nos índices desse ranking.

Liderança de São Luís anuncia apoio a Orleans após deixar Braide

POLITICA: Mais uma liderança da capital chega para reforçar o time do pré-candidato Orleans Brandão (MDB), nesta sexta-feira (19), após deixar o pré-candidato Eduardo Braide. João Pedro, que foi candidato a vereador por São Luís e tem forte trabalho na região do Sacavém, declarou seu apoio em vídeo ao lado do ex-prefeito de Barão de Grajaú, Gleydson Resende, que disputa vaga de deputado estadual.

“É com muita honra e alegria que a gente chega para somar ao time do nosso próximo governador, Orleans Brandão”, reforça João Pedro.

“Fico feliz com sua chegada, não só eu, como também o nosso próximo deputado federal, Júnior Lourenço”, agradece Gleydson Resende.

Governo do Maranhão participa da solenidade de entrega do registro do território quilombola de Alcântara

A regularização fundiária da área é fruto do Acordo de Alcântara que foi assinado em 2024 reconhecendo direitos das comunidades quilombolas.

O governador Carlos Brandão acompanhou a entrega do registro imobiliário do título de domínio do Território Quilombola de Alcântara, nesta sexta-feira (19). A documentação foi entregue durante o encerramento do Encontro Nacional das Comissões de Soluções Fundiárias, que foi realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no Maranhão.

A solenidade ocorreu no auditório do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), em Alcântara, e contou com a presença de diversas autoridades. Em março deste ano, os títulos do território foram entregues pelo presidente Lula, durante a 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CNDRSS). O ato do CNJ consolida o registro definitivo do imóvel.

Durante a solenidade, o governador Carlos Brandão destacou a importância da medida, que garante direitos aos povos tradicionais e contribui para solucionar uma demanda histórica. “Tivemos uma ampla discussão e construímos uma grande parceria com o Governo Federal e o Poder Judiciário para assegurar que essas pessoas, que vivem aqui há mais de 40 anos, finalmente recebessem seus títulos. Estivemos com o presidente Lula aqui em 2024 e seguimos avançando nessa agenda. Somente em nosso governo já entregamos 44 títulos comunitários, beneficiando cerca de 3.600 famílias e regularizando mais de 36 mil hectares destinados às comunidades quilombolas”, afirmou Brandão.

O governador também ressaltou a importância de preservar as raízes, os costumes e a identidade das comunidades tradicionais. Alcântara concentra a maior população quilombola do Brasil, reunindo mais de 17 mil moradores distribuídos em cerca de 200 territórios remanescentes de quilombos.

“O Maranhão é um dos estados que mais tem quilombos no nosso país. Precisamos preservar essa história, precisamos preservar essas tradições para que essas pessoas possam viver nas suas comunidades em paz, com tranquilidade”, frisou.

O registro imobiliário do título de domínio foi entregue para a presidente da Associação do Território Quilombola de Alcântara (Atequila), Valdirene Ferreira Mendonça. O momento foi acompanhado pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Carlos Augusto Pires Brandão; pelo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Ricardo Tadeu Duailibe; e pelo juiz Fabio Francisco Esteves, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Durante a solenidade, houve ainda a entrega da matrícula da Casa do Divino, da certidão de matrícula imobiliária da Igreja Nossa Senhora do Carmo e da matrícula da Área Norte do Território Quilombola de Alcântara. Também foi assinado um Protocolo de Intenções para Ampliação e Qualificação do Sistema Transporte Aquaviário entre São Luís e Alcântara, trabalho que será desenvolvido pela Secretaria de Estado das Cidades (Secid).

Orleans Brandão reúne lideranças e apoiadores em ato político em Davinópolis

POLITICA: Orleans Brandão reúne lideranças e apoiadores em ato político em DavinópolisO pré-candidato ao Governo do Estado, Orleans Brandão, iniciou a agenda desta sexta-feira (19) em Davinópolis, em encontro promovido pelo prefeito Zé Pequeno. Com eles estiveram lideranças, vereadores e muitos apoiadores, em uma recepção marcada pelo entusiasmo e pela presença de representantes da Região Tocantina.

Durante o encontro, Orleans defendeu a importância da relação próxima com os gestores municipais e afirmou que esse diálogo permanente tem sido fundamental para garantir respostas rápidas às demandas da população.

“Eu não esperei o ano eleitoral para vir a Davinópolis entregar obras que mudam a vida das pessoas. Trouxemos a Estação Tech, o Viva Procon, a escola militar e pavimentação. Temos convicção de que este é o caminho certo, pois acredito na política do diálogo, da presença física e da parceria direta com os prefeitos para resolver os problemas reais do nosso povo”, declarou.

Ao receber o pré-candidato, o prefeito Zé Pequeno lembrou o histórico de ações realizadas em parceria com o Governo do Estado e os investimentos que chegaram ao município nos últimos anos. Para ele, a atuação de Orleans tem sido decisiva para aproximar as demandas das prefeituras das ações desenvolvidas pelo Estado.

“O homem é bom e tem sido acessível. Ele esteve todo o tempo ao lado do governador Brandão, conhece os problemas de todos os municípios e é um homem que está aqui para fazer história. Davinópolis está pronta para este projeto, porque sabe quem realmente trabalha e entrega resultados para a nossa população”, afirmou.

Ao falar sobre sua trajetória, Orleans ressaltou que a experiência à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas lhe permitiu conhecer de perto a realidade dos 217 municípios maranhenses. Ao colocar seu nome à disposição para disputar o Governo do Estado, afirmou que pretende manter o ritmo de investimentos, ampliar oportunidades e fortalecer a parceria com as prefeituras.

“Eu sou empresário, pai de família e alguém que recebeu a missão de andar o Maranhão e ouvir as pessoas. Não parei um dia sequer, buscando trazer recursos e obras que melhoram a vida dos maranhenses. Agora, coloco meu nome à disposição para continuarmos esse trabalho, gerando emprego, renda e oportunidades, sempre com a convicção de que o povo do Maranhão quer seguir avançando com segurança e seriedade”, pontuou.

Também participaram do encontro a deputada estadual Janaína Lima, o deputado estadual Antônio Pereira, o pré-candidato a deputado estadual e ex-secretário da Casa Civil, Sebastião Madeira, a pré-candidata a deputada federal Raymara Lima, o prefeito de Ribeirãozinho do Maranhão, Flávio Soares, o pré-candidato a deputado federal pastor Célio Henrique, o presidente da Câmara Municipal, Jolimar da Silva, além de vereadores, ex-prefeitos e lideranças religiosas.

Arraial da Assembleia reúne grande público e celebra cultura, inclusão e tradição na noite de abertura

Brincantes do Boi Tamarineiro mostram toda a sua alegria e amor pela cultura popular maranhense na primeira noite do Arraial da Assembleia

Parlamentares, autoridades, artistas e centenas de famílias prestigiaram as apresentações culturais e a estrutura preparada para receber as brincadeiras e visitantes durante a temporada junina do espaço, cuja programação segue até domingo (21)

Agência Assembleia/MA

A primeira noite do Arraial da Assembleia Legislativa do Maranhão, nesta quinta-feira (18), foi marcada por grande participação popular, muita animação e uma programação que exaltou a riqueza da cultura maranhense.

O evento, aberto oficialmente pela presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (MDB), reuniu parlamentares, autoridades, artistas e centenas de famílias que prestigiaram as apresentações culturais e a estrutura preparada para receber o público.

Prestigiaram a abertura, os deputados Davi Brandão (MDB), Ariston (MDB), Glalbert Cutrim (MDB), Antônio Pereira (MDB), Ana do Gás (PCdoB), Júnior Cascaria (Republicanos), Dr. Yglésio (PRTB),  Wellington do Curso (PSD) e Kekê Teixeira. Eles destacaram a importância do arraial como espaço de integração entre o Parlamento e a população.

Também compareceram ao espaço junino, o secretário de Estado de Cultura, Abimael Berredo; a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo; a vice-prefeita de Imperatriz, Carol Duailibe, além dos artistas humoristas Dijé e Clarisse, da Companhia Pão com Ovo.

Iracema Vale com os deputados Ana do Gás, Welligton do Curso, Davi Brandão, Glalbert Cutrim e Antônio Pereira e ainda, a vice-prefeita de Imperatriz, Carol Duailibe; Nan Souza e brincante de bumba meu boi

Ao dar as boas-vindas aos visitantes, a presidente Iracema Vale destacou que o arraial foi planejado para ser um espaço seguro, acessível e acolhedor para todas as famílias. A parlamentar também ressaltou o compromisso da Assembleia Legislativa e do governador Carlos Brandão com a valorização da cultura popular maranhense. Aniversariante do dia, a principal anfitriã da festa foi homenageada com um bolo, ‘parabéns a você’ cantado em ritmo de toada pelo Boi de Axixá e pelo carinho do público.

 “O governador Carlos Brandão é um grande incentivador da cultura maranhense, assim como nós. Aqui, na Assembleia, temos uma bancada forte de deputados que amam e valorizam a cultura. Com muito amor e carinho, estamos incentivando essa linda festa, como um presente a todas as famílias”, pontuou.

Aniversariante do dia, a presidente da Assembleia, Iracema Vale, recebeu todo o carinho e um ‘parabéns a você’ entoado pelo Boi de Axixá

A programação de abertura levou ao palco grupos tradicionais do São João maranhense, proporcionando um verdadeiro espetáculo de cores, ritmos e tradições, como o Forró Pé de Serra – Raimundinho, Quadrilha Juventude do Sertão, Boi Valente da Ilha, Boi D’Itapari, Dança Portuguesa Vira Luzitanos, Companhia Vem BB, Boi de Upaon-Açu, Boi de Axixá, Boi da Pindoba, Boi de Morros e o Boi Tamarineiro.

Gastronomia típica

Além das atrações culturais, a gastronomia foi um dos grandes destaques da noite. Barracas e carrinhos instalados no espaço ofereceram pratos típicos da culinária maranhense, como arroz de cuxá, peixe frito, tortas de camarão e caranguejo, mingau de milho e outras iguarias.

A iniciativa também fortaleceu a economia local, com a participação de empreendedores dos programas Mais Renda e Minha Renda, gerando oportunidades de trabalho e renda para dezenas de famílias. O público elogiou a organização, a limpeza e a variedade de opções oferecidas no arraial.

Iracema Vale prestigia mulheres parceiras do arraial em uma das barracas que comercializa comidas típicas

Estrutura

Outro diferencial destacado pelos visitantes foi a estrutura de acessibilidade e inclusão, com espaços reservados para idosos e pessoas com deficiência, rampas de acesso, intérpretes de Libras e áreas adaptadas para garantir conforto e participação de todos.

As famílias também aprovaram o Espaço Kids, que disponibiliza gratuitamente brinquedos como cama elástica, piscina de bolinhas e escorregadores infláveis, garantindo diversão para as crianças em um ambiente seguro.

Público conta com toda infraestrutura e assiste as apresentações bem de pertinho do palco, com segurança e tranquilidade

Segurança

A segurança foi reforçada com a atuação integrada do Gabinete Militar da Assembleia, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e equipes de saúde. Cerca de 100 agentes participam da operação, que conta ainda com ambulância de prontidão, equipe médica multidisciplinar e sistema de transporte gratuito entre o estacionamento do Multicenter Sebrae e o local do evento.

Corpo de Bombeiros presente ao arraial para garantir atendimento aos brincantes e aos visitantes do espaço junino

Aprovação

Com uma combinação de cultura, lazer, inclusão social, segurança e geração de renda, o primeiro dia do Arraial da Assembleia confirmou o sucesso da festa e reforçou sua posição como uma das mais aguardadas programações do calendário junino maranhense.A programação segue até domingo (21), com mais de 40 atrações e entrada gratuita para toda a população.

Grupo de bumba meu boi encanta o público que lotou o Arraial da Assembleia na noite de abertura

Confira a programação do Arraial da Assembleia para esta sexta-feira (19):

17h30 — Cofo de Sotaques

18h — Companhia Mirim Princesinha do Jordoa

18h30 — Boi Mirantes da Ilha

19h10 — Companhia Encantar

20h — Quadrilha Alegria Caipira

20h30 — Boi Estrela da Cohab

21h15 — Boi de Nina Rodrigues

22h — Cacuriá do Jhon

23h — Boi da Lua

0h — Boizinho Barrica

1h — Boi Pirilampo

1h45 — Boi de Maracanã

Orleans Brandão discute plano para o agronegócio no SINRURAL de Imperatriz

POLITICA: Em reunião realizada nesta sexta-feira (19), na sede do Sindicato Rural (SINRURAL) de Imperatriz, o pré-candidato a governador Orleans Brandão dialogou com produtores rurais e lideranças políticas sobre as necessidades e as oportunidades de desenvolvimento do agronegócio maranhense.

O encontro, que reuniu o presidente do sindicato, Glen Maia, o deputado estadual Antônio Pereira e o pré-candidato a deputado estadual Sebastião Madeira, serviu como um espaço de escuta para as demandas de quem produz e movimenta a economia da região.

O debate priorizou a busca por mais competitividade na pecuária e na cadeia leiteira, setores que enfrentam desafios estruturais severos. Os produtores apresentaram ao pré-candidato preocupações críticas, como a instabilidade no fornecimento de energia elétrica rural, a precariedade das estradas vicinais e a necessidade urgente de uma fiscalização mais rigorosa sobre a entrada de produtos lácteos importados, que atualmente desestabilizam o mercado local pela falta de controle sanitário.

Ao ouvir essas reivindicações, Orleans Brandão ressaltou que o papel do Estado deve ser o de facilitador do crescimento, integrando uma gestão fiscal equilibrada com suporte efetivo ao setor produtivo.

“Quero ajudar a gerar emprego e renda. Se eu acredito no setor, temos que buscar alternativas para quem quer se instalar e crescer no Maranhão. O que for necessário para facilitar a vida do produtor e trazer desenvolvimento econômico, nós vamos tratar com prioridade”, enfatizou.

A conversa também avançou sobre a qualificação profissional e os gargalos de infraestrutura, com Orleans defendendo a integração entre as escolas de governo e o Sistema S para ampliar a oferta de cursos técnicos. O pré-candidato se comprometeu a atuar na interlocução com prefeituras e concessionárias de energia para solucionar os impasses que travam o escoamento da produção.

“Eu me coloco à disposição para conversar com os secretários, tanto de Fazenda quanto de Indústria e Comércio, para a gente buscar soluções. Pode ter certeza que a gente vai continuar mostrando esse potencial que tem Imperatriz e toda a região, sempre aberto ao diálogo para encontrar as respostas técnicas que vocês precisam”, concluiu.

O diálogo no SINRURAL marcou a posição de Orleans Brandão em favor de um plano de governo pautado na eficiência da gestão pública a serviço do fortalecimento do agronegócio no Maranhão.

Com participação do Governo do Maranhão, Ministério da Saúde autoriza construção de Maternidade Porte II, em Bacabal

Ainda no município, o governador Brandão fez a entrega de tablets e fardamentos para agentes comunitários de saúde e endemias, e veículos para motociclistas e motofrentista

Fonte: Secom
Fotos: Gilson Teixeira
19/06/2026

O município de Bacabal passará a contar com uma Unidade de Atenção Especializada em Saúde (Maternidade Porte II) que vai ampliar o atendimento para gestantes e recém-nascidos do município e região. A assinatura da ordem de serviços para o início das obras foi realizada nesta sexta-feira (20) por Jerzey Timóteo Ribeiro Santos, representando o Ministério da Saúde. O governador Carlos Brandão participou da solenidade, destacou as parcerias do Governo do Maranhão com o Governo Federal e realizou entregas no município.

A nova Unidade de Atenção Especializada em Saúde (Maternidade Porte II), que será construída em Bacabal, integra os investimentos do Novo Plano de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) – eixo Saúde, que destinou R$ 153 milhões para a implantação da unidade de saúde. Deste total, R$ 60 milhões serão investidos nas obras de construção das instalações e R$ 93 milhões serão para a aquisição dos equipamentos necessários para o atendimento médico-hospitalar.

Durante a solenidade de assinatura da ordem de serviço, o governador Carlos Brandão destacou as parcerias entre os governos estadual e federal que têm ampliado a oferta de serviços de saúde no estado.

“O Governo Federal é um grande parceiro do nosso governo. Em fevereiro, foi assinada a ordem de serviço para duas policlínicas, uma em Chapadinha e outra em Balsas, um investimento total de R$ 60 milhões para obras e equipamentos. E hoje estamos em Bacabal onde vai ser construída esta Unidade de Atenção Especializada, que vai beneficiar 80 municípios da região, atendendo um total de 2 milhões de pessoas, sobretudo as mulheres que vão poder ter seus filhos com atendimento de primeira qualidade”, assinalou Brandão.

O governador do Estado citou, ainda, a inauguração, em dezembro de 2025, do Hospital de Referência Estadual de Alta Complexidade da Região Tocantina (HRT), em Imperatriz. Com 153 leitos, sendo 33 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a unidade de saúde foi projetada para atender demandas de média e alta complexidade, ampliando a capacidade assistencial da região e reforçando a rede estadual, especialmente nas áreas cardiológica e cirúrgica, para pacientes adultos e pediátricos.

A unidade é fruto de mais uma parceria entre o Governo do Maranhão, que investiu R$ 191 milhões na construção do hospital, e o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, que investirá R$ 40 milhões mensais no custeio da unidade.

Jerzey Timóteo Ribeiro Santos, secretário adjunto de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, representando o Ministério da Saúde, afirmou que a maternidade vai representar uma virada de chave da saúde e do cuidado obstétrico e neonatal do município.

“Eu não tenho dúvidas que daqui um ano e meio nós estaremos inaugurando esta maternidade aqui em Bacabal. Esta unidade vai oferecer serviços de tomografia, UTI para a mãe, neonatal e infantil, parto humanizado com um centro obstétrico de ponta. São 150 leitos para atender não só Bacabal, mas 82 municípios aqui da região, transformando a realidade, evitando os agravos e mortes maternas e neo-natais”, pontuou Jerzey Timóteo Ribeiro Santos.

Já o prefeito de Bacabal, Roberto Costa, ressaltou os benefícios que a nova unidade de saúde levará para o município. “Esta maternidade é um sonho, pois a falta de uma unidade de saúde como essa faz com que, principalmente as mulheres fiquem preocupadas em um dos momentos mais importantes da vida delas. Mas em breve a realidade será diferente, pois teremos um equipamento público de primeira linha para atender não apenas as mães da nossa cidade, mas de toda a região. Por isso, em nome da cidade de Bacabal, eu agradeço ao presidente Lula e ao governador Carlos Brandão por serem grandes parceiros do nosso município, pois esta maternidade representa o fim de uma luta de muitos anos”, afirmou.

Estratégia em saúde

A construção de maternidades pelo país é uma das estratégias do Ministério da Saúde para ampliar o acesso da população a serviços especializados. A unidade de Bacabal vai ampliar a capacidade de atendimento à mulher, à gestante, à puérpera e ao recém-nascido, fortalecendo a rede de atenção materno-infantil no município e região.

Com a construção da Maternidade de Bacabal, a oferta de serviços especializados em saúde da mulher e materno-infantil, disponibilizados por meio deste equipamento de saúde, alcançará usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), abrangendo, especialmente, a região de Saúde de Bacabal, Barra do Corda, Codó, Pedreiras, Presidente Dutra, Santa Inês e Zé Doca, contemplando 82 municípios e uma população estimada de 2.011.386 habitantes beneficiados.

A ampliação das maternidades através do Novo PAC contribui para fortalecer a capacidade de atendimento obstétrico e neonatal, melhorar a qualidade do cuidado desde o pré-natal até o pós-natal e para aumentar o acesso regionalizado à assistência, permitindo a detecção e manejo de complicações que hoje resultam em muitas mortes evitáveis.

Novo PAC Saúde no Maranhão

O Ministério da Saúde está investindo R$ 34,8 bilhões por meio do Novo PAC em obras, equipamentos e veículos para promover um salto de qualidade e expansão no SUS. Trata-se do maior programa de investimentos em infraestrutura da história do SUS.

No Maranhão foram selecionados 1.772 mil novos empreendimentos no Novo PAC, totalizando R$ 1.107.899.520,88 bilhão em investimentos. Somente em Bacabal, os investimentos somam R$ 171.636.590,57 milhões para renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), construção de unidades básicas de saúde (UBS), maternidade, entrega de kits de equipamentos para teleconsulta, combo de equipamentos para UBS entre outros.

Entrega de tablets

Ainda como parte das ações de saúde no município, o governador Carlos Brandão entregou 261 tablets e fardamentos para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e 45 para Agentes Comunitários de Endemias (ACE). Os equipamentos representam um avanço tecnológico para a Atenção Primária em Saúde (APS), ampliando a integração de dados, o monitoramento das ações e o planejamento das estratégias de saúde em todo o estado.

Já a entrega dos fardamentos também reforça a valorização dos agentes, fortalecendo a identidade das equipes e o reconhecimento do trabalho desenvolvido diariamente junto à população. Os novos uniformes representam melhores condições de atuação, reafirmando o respeito e o compromisso da gestão estadual com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) nos municípios.

Programa Avança Maranhão

A agenda do governador Carlos Brandão em Bacabal foi encerrada com a entrega de 2 motocicletas para mototaxistas e 1 motocicleta para motofrentista.

A ação integra o Programa Avança Maranhão, lançado pelo Governo do Estado com o objetivo de qualificar motociclistas, mototaxistas e motofretistas. As ações incluem o sorteio de motocicletas zero quilômetro a mototaxistas e motofretistas, além da entrega de capacetes de segurança, coletes de identificação profissional e mochilas de trabalho específicas para motofretistas, garantindo mais segurança, qualificação e melhores condições de trabalho para quem vive sobre duas rodas.

O programa também garante vagas gratuitas em cursos de qualificação e formação, além da entrega de equipamentos de segurança e kits profissionais.

Marcus Brandão revela que havia consenso sobre Fufuca ao Senado e que ex-ministro falou em “pedido” para sair do grupo

POLITICA: O ex-presidente do MDB, Marcus Brandão, reforçou a união do grupo brandonista e revelou que já havia um consenso em torno do nome do ex-ministro André Fufuca (PP) para a disputa ao Senado. Também afirmou que Fufuca tinha conhecimento dessa decisão do grupo, mas que contou ter recebido um “pedido” de alguém para que deixasse a base do governo Carlos Brandão.

Em entrevista ao blog Tribuna 98, Marcus Brandão afirmou que, pelo fortalecimento do grupo brandonista, os demais pretendentes ao Senado já tinham aberto mão da disputa para o ex-ministro, incluindo os deputados federais Pedro Lucas e Roseana Sarney, que aparecem bem colocados nas pesquisas.

Marcus Brandão disse que informou Fufuca da decisão e alertou sobre os riscos de deixar a base governista e perder aliados. Nesse momento, o ex-ministro teria relatado o “pedido” de alguém, cujo nome não foi revelado, e que por isso não poderia mais ficar do lado do governo.

“De 100 prefeitos, acho que 95 já me mandaram vídeos dizendo que jamais ficarão com ele [Fufuca], até pela maneira como ele falou”, disse.

O ex-presidente do MDB agradeceu as mensagens de prefeitos de todo o Maranhão reafirmando apoio ao governo e à pré-candidatura de Orleans Brandão (MDB). “Eu já contava com isso, porque o modo de Brandão trabalhar é ser amigo, é ser companheiro, é ser solidário”, ressaltou.

Munido de dados de pesquisas recentes, o ex-presidente do MDB, também avaliou que o ex-ministro teria “dado o maior tiro no pé da vida” ao deixar o grupo governista. “Ele, hoje, está tendo queda, comprovadamente nas pesquisas”, afirmou.

Também deu indícios de que a saída de Fufuca é vista como uma traição ao grupo brandonista, do qual participou por quatro anos. “Foi uma das maiores punhaladas, pelas costas que nós recebemos”, afirmou Marcus Brandão.

Orleans Brandão cumpre agenda em Açailândia e discute projetos para o município

POLITICA: O pré-candidato ao Governo do Estado, Orleans Brandão, cumpriu intensa agenda de compromissos em Açailândia nesta quinta-feira (18), marcada por encontros com a população, lideranças políticas e representantes da imprensa.

A programação incluiu entrevistas a rádios e tv, encontros com o prefeito Dr. Benjamim, vereadores e lideranças locais e visita à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), inaugurada em fevereiro deste ano e já referência no atendimento de urgência e emergência na região.

Durante os encontros, Orleans destacou os avanços do município a partir da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Açailândia, ressaltando investimentos que ampliaram a infraestrutura e fortaleceram os serviços públicos.

“Açailândia é uma cidade polo, fundamental para o desenvolvimento do Maranhão. O governador Carlos Brandão já trouxe a UPA, o Hospital Regional e mais de 40 quilômetros de pavimentação. Eu quero dar continuidade a esse trabalho, olhando para as demandas reais da população”, afirmou Orleans.

O prefeito Dr. Benjamim destacou a importância da integração entre Estado e município na viabilização de obras estruturantes e no avanço de projetos locais.

“É uma parceria extremamente produtiva para nós. Temos um histórico recente de frutos colhidos e, agora, firmamos compromissos futuros. Não há outro caminho para a sequência desse progresso a não ser o apoio ao Orleans Brandão”, declarou.

Projetos futuros

Além de ouvir as demandas locais, Orleans apresentou iniciativas consideradas prioritárias para o futuro de Açailândia. Entre elas está a implantação de um Hospital Oncológico, proposta que busca descentralizar o tratamento contra o câncer e ampliar o acesso à assistência especializada.

“O Hospital Oncológico já faz parte do meu plano de governo. As tratativas com o governador Carlos Brandão e a iniciativa privada estão em andamento. A proposta é garantir atendimento mais próximo das famílias e gerar mais de mil empregos na região”, garantiu.

A mobilidade urbana também esteve em pauta, com a apresentação de estudos para a construção de dois túneis subterrâneos na BR-222, voltados à melhoria do fluxo de veículos e à redução de acidentes no trecho urbano da rodovia.

Encerrando a agenda, Orleans destacou o diálogo com lideranças e o alinhamento em torno de novas propostas para a região: “Hoje tivemos a oportunidade de dialogar sobre o presente e o futuro da cidade, além de prestar contas de ações importantes realizadas quando estive à frente da Secretaria. Açailândia é uma cidade polo, estratégica para o Maranhão, e precisa continuar avançando com planejamento, diálogo e parceria”, finalizou.