Deputados fortalecem luta em prol dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias

Parlamentares participaram do Encontro das categorias e anunciaram a formação de uma Frente que atuará para prover melhorias a esses profissionais

Deputados estaduais marcam presença no 1º Encontro Estadual dos ACS e ACE do Maranhão, realizado no Auditório Fernando Falcão

Agência Assembleia

Deputados da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) fortaleceram a luta em prol dos diretos dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) de todo o Estado. Durante encontro da categoria, realizado na manhã desta sexta-feira (16), no auditório Fernando Falcão, os parlamentares anunciaram a formação de uma Frente que terá o intuito de trabalhar para garantir melhores condições salariais e trabalhistas para esses profissionais.

O parlamento estadual foi a sede do 1.º Encontro Estadual dos ACS e ACE do Maranhão, evento promovido pela Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (Conacs) e pela Federação Maranhense dos Agentes Comunitários de Saúde (Femacs) e que reuniu caravanas de profissionais de diversos municípios maranhenses. A presidente da Alema, deputada Iracema Vale (PSB), participou ativamente das discussões ao lado dos deputados Antônio Pereira (PSB), Davi Brandão (PSB), Ana do Gás (PCdoB) e do suplente de deputado Vinícius Louro (PL).

Durante o encontro, os representantes dos profissionais expuseram as principais dificuldades pelas quais passam os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, propondo ainda melhorias que visem valorizar a categoria para que eles prestem o melhor serviço para a sociedade, uma vez que os ACS’s e ACE’s trabalham diretamente para a promoção da saúde pública.

“Os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias são a principal ponte que liga a população, principalmente os mais vulneráveis, ao sistema de saúde do estado e do país. São os grandes responsáveis pela atenção básica à saúde. É uma categoria importante, organizada, que vem galgando espaços de direito e estamos aqui para ajudá-los nessa caminhada”, destacou a presidente Iracema Vale.

A mesma opinião foi compartilhada pelo deputado Antônio Pereira, que falou sobre o trabalho humanizado desenvolvido por esses profissionais “Sempre queremos avançar e esse é um direito. Este trabalho nos humaniza. Se vocês estão aqui nessa luta é porque já foram humanizados. Estamos sim comprometidos com essa causa”, frisou o parlamentar.

Cuidado

O deputado Davi Brandão, por sua vez, destacou a importância dos profissionais para a sociedade.  “A cada dia que passa, temos uma luta firmada. São vocês que fazem a engrenagem da saúde rodar todos os dias. Através do cuidado, do olhar, da fala e através do amor de vocês é que a saúde pública tem chegado na casa de quem precisa, principalmente através da luta que vocês travam no dia a dia, sol a sol buscando melhorias para o nosso povo”, declarou.

Presente no evento, o secretário de estado extraordinário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, trouxe para os presentes a mensagem de apoio do governador Carlos Brandão (PSB) e afirmou que o Executivo Estadual está sensível às demandas da categoria e buscará a melhor forma de solucionar essas situações.

“Estamos aqui para reforçar a parceria que a Assembleia Legislativa e o Governo do Estado têm com os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. Já estamos conversando, por meio da Secretária de Saúde, e viemos aqui dizer a todos os agentes que o governador Carlos Brandão é um parceiro e que vamos continuar sempre ampliando o nosso diálogo para melhorarmos tudo o que a categoria precisa”, pontuou.

A presidente da Conacs, Ilda Angélica Correia, disse que o Encontro dos trabalhadores do Maranhão representa muito. “É um estado que é modelo em sua organização sindical e que tem alguns avanços em relação aos demais estados da nossa federação. Aqui, já há uma contrapartida estadual efetivada através de uma lei que é um modelo que já levamos para outros estados”, completou

Atuação

O Agente Comunitário de Saúde atua como um elo entre a comunidade e os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente dentro da Estratégia Saúde da Família (ESF). Sua principal função é realizar visitas domiciliares periódicas, conhecendo de perto a realidade das famílias e orientando sobre temas como vacinação, cuidados com doenças crônicas, higiene, alimentação saudável e saúde da mulher. Além disso, o ACS identifica situações de risco social ou sanitário, acompanha tratamentos médicos e estimula a participação da população em campanhas e ações de saúde pública.

Já o Agente de Combate às Endemias tem foco na prevenção e controle de doenças causadas por vetores, como dengue, zika e chikungunya. Seu trabalho inclui visitas a imóveis urbanos e rurais, aplicação de larvicidas, eliminação de criadouros de mosquitos, coleta de amostras para análise e orientação da população sobre práticas que evitam a proliferação de insetos e roedores. Em períodos de surto, o ACE também atua em ações emergenciais de bloqueio de transmissão e participa de campanhas de vacinação animal e controle de zoonoses.

Embora desempenhem funções diferentes, o ACS e o ACE trabalham de forma complementar na promoção da saúde pública. Juntos, esses profissionais são essenciais para fortalecer a prevenção, melhorar a qualidade de vida nas comunidades e garantir a efetividade das políticas públicas de saúde.

Iracema Vale reafirma compromisso com os agentes de saúde e fortalece ponte com o Governo

Presidente da Assembleia afirmou com o Parlamento Estadual está aberto ao diálogo e pronto para apoiar iniciativas que fortaleçam a atuação dos ACS e ACE

Iracema Vale relembrou sua trajetória na área da saúde e ressaltou a importância dos ACS e ACE na estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS)

Agência Assembleia

Durante o 1º Encontro Estadual dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), realizado na manhã desta sexta-feira (16), no auditório Fernando Falcão, a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), reforçou o compromisso da Casa com a valorização desses profissionais e destacou o reconhecimento da categoria por parte do Governo do Estado.

A chefe do Legislativo Maranhense relembrou sua trajetória na área da saúde e ressaltou a importância dos ACS e ACE na estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Antes de ser deputada, antes de ser prefeita, sou enfermeira. E foi implantando o sistema de agentes comunitários de saúde em Urbano Santos que iniciei minha caminhada política. Foi no contato direto com as famílias que entendi o verdadeiro sentido da política: estar perto, ouvir e cuidar”, afirmou Iracema Vale.

A parlamentar também destacou o papel fundamental do governador Carlos Brandão na valorização da categoria e anunciou que o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, atuará como elo entre os profissionais e o Governo do Estado.

“O governador Carlos Brandão reconhece a importância dos agentes comunitários e de combate às endemias para a saúde pública. E o secretário Orleans Brandão será essa ponte entre a categoria e o Executivo, contribuindo na construção de políticas públicas voltadas à valorização desses profissionais”, pontuou.

Iracema Vale durante o 1º Encontro Estadual dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, realizado no auditório Fernando Falcão

Diálogo

Iracema Vale finalizou sua participação reafirmando que a Assembleia Legislativa do Maranhão está aberta ao diálogo e pronta para apoiar iniciativas que fortaleçam a atuação dos ACS e ACE em todo o estado.

“Vocês são a linha de frente da saúde pública. São quem conhece o nome, o rosto e a realidade de cada cidadão atendido. Esta Casa estará sempre de portas abertas para ouvir, reconhecer e defender o trabalho de vocês”, concluiu.

Em Sessão Solene, Alema homenageia mulheres de destaque com honrarias do Legislativo Maranhense

Propostas pelos parlamentares Iracema Vale, Neto Evangelista, Ricardo Arruda e Wellington do Curso, figuras públicas femininas foram reconhecidas por sua trajetória e protagonismo

Sessão Solene realizada na Assembleia Legislativa do Maranhão para homenagear mulheres com relevantes serviços prestados à sociedade maranhense

Agência Assembleia

Mulheres inspiradoras, com trajetórias marcantes e trabalhos que ressoam na sociedade nas mais diversas áreas foram homenageadas, em uma emocionante Sessão Solene realizada nesta sexta-feira (16), no Plenário Nagib Haickel da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Por meio de proposições da presidente da Alema, Iracema Vale (PSB), e dos deputados Neto Evangelista (União Brasil), Ricardo Arruda (MDB) e Wellington do Curso (Novo), foram homenageadas com a Medalha Manuel Beckman a servidora pública Luzia Waquim, a desembargadora Oriana Gomes e a presidente da Fetaema, Ângela Silva; com a Medalha Maria Firmina dos Reis, recebem a presidente do Instituto Somos Todos Marianas, Carolina Costa; com a Medalha Maria Aragão, a vereadora Concisa Pinto; com a Medalha Jacson Lago, a médica Maria dos Remédios Freitas; e com o Título de Cidadã Maranhense, a educadora Leuzinete Silva.

Em um plenário lotado, a cerimônia reuniu familiares, amigos e admiradores destas mulheres que são exemplos de protagonismo feminino. Também participaram da sessão os deputados Catulé Júnior (PP) , Antônio Pereira (PSB), Adelmo Soares (PSB), Ana do Gás (PCdoB), Davi Brandão (PSB) e Florêncio Neto (PSB).

Desembargadora Oriana Gomes é homenageada com a Medalha Manuel Beckman, maior honraria concedida pelo Poder Legislativo maranhense

“Estas mulheres homenageadas são exemplos de competência, que constroem com sensibilidade e que fazem da sua trajetória um serviço comprometido com quem mais precisa, são mulheres que não esperaram por lugar, elas ocuparam, transformaram e deixam suas marcas. E é com muito orgulho, como presidente dessa Casa, que tive a honra de propor homenagens a algumas dessas mulheres aqui hoje”, destacou a deputada Iracema Vale, referindo-se a Luiza Waquin, Ângela Silva e Maria dos Remédios Freitas. A parlamentar também propôs a Medalha Manuel Beckman à primeira-dama do Estado, Larissa Brandão, que não pôde comparecer ao ato.

Agraciada com a Medalha Manuel Beckman, a presidente da Fetaema, Angela Silva ressaltou o significado da honraria. “É uma grande emoção, não só para mim, mas também para as agricultoras familiares, mulheres que vem do campo. Para nós é uma visibilidade muito grande e a gente se sente honrada por estar em um espaço que a gente acredita ser o mais importante para ecoar as nossas vozes”, disse Angela Silva.

A educadora Leuzinete Silva recebeu o Título de Cidadã Maranhense, proposto pelo deputado Neto Evangelista

Título de Cidadã e medalhas

A solenidade também marcou um momento de união e harmonia entre os Poderes constituídos. O deputado Neto Evangelista, que homenageou a vereadora Concita Pinto e a educadora Leuzinete Silva, frisou a importância da iniciativa.

“É muito bom ver a Assembleia Legislativa, que já mostra na prática o reconhecimento, a importância das mulheres na nossa sociedade, haja vista que nós temos uma mulher presidente da Casa. Fico feliz em poder fazer parte desse momento da história da Assembleia Legislativa, reconhecendo a história de importantes mulheres na nossa sociedade”, destacou o parlamentar.

Ao receber o Título de Cidadã Maranhense, a piauiense Leuzinete Silva, que atualmente é presidente da Fundação Escola de Governo, órgão do Poder Executivo Estadual, disse que a cidadania vai além de uma certidão de nascimento.

A servidora pública Luzia Waquim, uma das homenageadas com a Medalha Manuel Beckman, recebe o abraço da presidente Iracema Vale

“Toda a minha trajetória pessoal e profissional foi no Maranhão. E hoje eu recebo esse reconhecimento pelo trabalho ao lado de outras mulheres valorosas que são homenageadas nesse momento. Isso diz muito sobre a Assembleia Legislativa. Somente órgãos e instituições com elevado espírito público conseguem enaltecer e reconhecer o talento de tantos cidadãos e cidadãs do Estado”, disse.

A Medalha Maria Firmina dos Reis foi concedida pelo deputado Ricardo Arruda à Carolina Costa por sua atuação em defesa do direito das mulheres.

A presidente da Fetaema, Ângela Silva, recebe das mãos da deputada Iracema Vale a Medalha Manuel Beckman

“Fico muito feliz e honrado, enquanto deputado estadual, em poder também participar e prestar essa homenagem a uma mulher tão admirável quanto Carol Costa, por sua história de vida que inspira a todos e pelo trabalho que ela tem desenvolvido, tanto social quanto de conscientização da sociedade com relação ao enfrentamento da violência feminina, é algo que deve ser reconhecido e celebrado pelo Parlamento”, ressaltou o deputado.

A médica Maria dos Remédios Freitas recebeu a Medalha Jackson Lago por seus relevantes serviços prestados à medicina e à saúde maranhense

Trajetória

O deputado Wellington do Curso homenageou a desembargadora Oriana Gomes e destacou sua trajetória e o papel que a educação desempenhou em sua vida.

“É uma justa homenagem a uma mulher que acreditou na educação, que transformou a sua vida pela educação e pela educação transformou a vida de outras pessoas como professora da Universidade Federal do Maranhão, por sua atuação como magistrada e com seu exemplo”, definiu o deputado.

Vereadora Concita Pinto, ao lado dos deputados Neto Evangelista e Iracema Vale, após receber a Medalha Maria Aragão

Segundo a presidente Iracema Vale, esta Sessão Solene desta sexta-feira (16) foi a primeira de outras que ocorrerão neste mês de maio e que homenagearão mulheres.

Carolina Costa, presidente do ‘Instituto Somos Todos Marianas’, recebeu a Medalha Maria Firmina dos Reis, proposta pelo deutado Ricardo Arruda

NOTA DE SOLIDARIEDADE

Presidente da Alema, Iracema Vale, disse que se trata de conteúdo que merece veemente repúdio por representar agressão, misoginia e aviltamento à dignidade de uma parlamentar e mulher

Solidarizo-me com a deputada Mical Damasceno diante das gravíssimas publicações que vêm ganhando repercussão na mídia maranhense.

É imprescindível que os fatos sejam apurados com o devido rigor. No entanto, independentemente da verificação quanto à eventual disseminação de informações falsas, o teor do material divulgado é, por si só, inaceitável. Trata-se de conteúdo que merece veemente repúdio por representar agressão, misoginia, ignomínia e aviltamento à dignidade de uma parlamentar e mulher.

Testemunho ao povo do Maranhão que a Deputada Mical é uma mulher honrada, cuja trajetória na vida pública é marcada pela firmeza na defesa de suas convicções e por uma atuação corajosa e respeitável no Parlamento.

Deputada Iracema Vale
Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão

Iracema Vale é reeleita presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão para o biênio 2025/2027

A eleição da nova Mesa Diretora do Parlamento Estadual para o segundo biênio da 20ª Legislatura foi realizada em sessão extraordinária, nesta quarta-feira (13)

Após a proclamação do resultado, Iracema Vale foi à tribuna agradecer o apoio dos deputados e ressaltou a continuidade dos trabalhos que vem executando na Casa

Agência Assembleia

Em votação secreta e nominal, realizada nesta quarta-feira (13), a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale (PSB), foi reeleita para presidir a Casa no biênio 2025-2027, da 20ª Legislatura, que se iniciará em 1º de fevereiro de 2025.

A parlamentar foi reconduzida após escrutínio em dois turnos, devido a empate na eleição disputada com o deputado Othelino Neto (Solidariedade). O desempate ocorreu pelo critério de idade.

A eleição da Mesa Diretora do Parlamento Estadual para o segundo biênio da 20ª Legislatura, realizada em sessão extraordinária no Plenário Nagib Haickel, aconteceu em consonância com a Resolução Legislativa 1.300/2024, datada de 5 de novembro de 2024. A sessão foi presidida pelo deputado Arnaldo Melo (PP), com o auxílio dos deputados Roberto Costa (MDB), Neto Evangelista (União Brasil), Rodrigo Lago (PCdoB), Ana do Gás (PCdoB) e Mical Damasceno (PSD).

A Mesa Diretora eleita em votação por escrutínio secreto tomará posse no dia 1º de fevereiro de 2025, com mandato que se estenderá até o dia 31 de janeiro de 2027.

Deputados integrantes da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão para o exercício no biênio 2025/2027

Composição

A nova Mesa Diretora, inscrita em chapa intitulada “União e Continuidade”, exercerá no biênio 2025/2027 com a seguinte composição: Presidente – Iracema Vale (PSB); 1º vice-presidente, Antônio Pereira (PSB), 2º vice-presidente, Fabiana Vilar (PL), 3º vice-presidente, Hemetério Weba (PP); 4º vice-presidente, Andreia Martins Rezende (PSB); 1º secretário, Davi Brandão (PSB), 2º secretário, Glalbert Cutrim (PDT), 3º secretário, Osmar Filho (PDT); e 4º secretário, Guilherme Paz (PRD).

O deputado Júlio Mendonça (PcdoB) disputou o cargo de 1º vice-presidente com o deputado Antônio Pereira (PSB), que venceu por 24 votos contra 18. O deputado Fernando Braide (Podemos), que concorreria ao cargo de 1º secretário da Mesa Diretora, retirou sua candidatura antes da votação.

Presidente Iracema Vale com demais deputados estaduais, após proclamada sua reeleição à Presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão

Compromisso

Após a proclamação do resultado, a deputada Iracema Vale foi à tribuna para agradecer aos deputados que a apoiaram e ressaltou a continuidade dos trabalhos que vem executando na atual legislatura. A parlamentar também reafirmou o compromisso de manter a autonomia e a independência do Poder Legislativo.

“Esta é a vitória de uma pessoa que não tem parentes políticos na conjuntura do estado. É a vitória de quem venceu com o suor do próprio rosto e com o esforço das lideranças que acreditam e confiam no nosso trabalho. É uma vitória dos amigos leais que temos na Assembleia Legislativa do Maranhão, assim como também é um reflexo da aprovação do trabalho que realizamos à frente da Presidência desta Casa”, disse Iracema Vale.

Na oportunidade, a parlamentar destacou também a sua trajetória política e sua atuação à frente do Parlamento Estadual, que considera ter sido construída sempre pautada na ética, no trabalho responsável e na transparência.

Campanha

Ainda em sua fala, a deputada ressaltou que sua campanha para a reeleição foi feita com muito diálogo e que esta foi a terceira vez que se candidatou ao cargo de presidente da Alema, saindo-se vencedora em todas, embora uma delas tenha sido anulada por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Iracema concluiu seu pronunciamento enaltecendo a parceria com o governador Carlos Brandão, que, segundo ela “é o maior líder político da história do Maranhão dos últimos tempos. “E sob a liderança dele estão os 21 deputados que votaram em mim. Eu quero agradecer ao governador pela confiança depositada em nosso trabalho”, finalizou.