POLITICA: Vinte e cinco dos 31 vereadores de São Luís participaram de almoço, nesta sexta-feira (11), em apoio à pré-candidatura de Orleans Brandão (MDB) ao Governo do Maranhão. O ato fortalece o nome do secretário de Assuntos Municipalistas, que vem recebendo manifestações de lideranças políticas em diversas regiões do Maranhão.
Os vereadores justificaram a manifestação de apoio à pré-candidatura de Orleans ao definir o secretário de Assuntos Municipalistas como um jovem preparado, disposto a trabalhar pelo Maranhão, que tem demonstrado que tem compromisso e saberá dar continuidade à gestão do governador Carlos Brandão (PSB). O consenso entre eles é que o Maranhão está no rumo certo e que o desenvolvimento do estado terá continuidade com Orleans.
O grupo também reconhece que o governador Carlos Brandão abriu as portas do Palácio dos Leões para os representantes da população de São Luís, e que Orleans tem sido o canal de interlocução da Câmara Municipal com o Governo do Estado. “Queremos continuar tendo voz e sendo ouvidos para que as necessidades do povo da nossa cidade sejam atendidas”, afirmaram.
“Recebo com muita alegria essa importante manifestação de apoio dos vereadores de São Luís, pois vejo como reconhecimento das milhares de pessoas que eles representam. Temos trabalhando incansavelmente, ao lado do governador Carlos Brandão, para que a população da nossa capital tenha melhor qualidade de vida, realizando obras estruturantes com a avenida Metropolitana e a expansão da Litorânea, ampliando serviços como o Viva Procon e os restaurantes populares, investindo na segurança pública e na geração de emprego e renda”, declarou Orleans Brandão.
Estiveram presentes no almoço os vereadores:
Marquinhos
Édson Gaguinho
Paulo Victor
Concita Pinto
Astro de Ogum
Andrey
Beto Castro
Octávio Soeiro
Wendel Martins
Nato Jr
Antônio Garcês
Daniel Oliveira
André Campos
Marlon Botão
Thyago Freitas
Marcelo Poeta
Raimundo Júnior
Thay Evangelista
Marcos Castro
Cleber Verde Filho
Fábio Macedo Filho
Rommeo Amin
Professora Magnólia
Júnior Nazaré
Raimundo Penha
POLITICA: O senador Weverton Rocha (PDT) confirmou que ele e seu grupo estarão ao lado do governador Carlos Brandão (PSB) nas eleições de 2026, seguindo orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Quem vai coordenar esse processo é o governador Carlos Brandão”, assegurou o parlamentar em entrevista ao quadro Bastidores, do Bom Dia Mirante, nesta sexta-feira (11).
“O presidente Lula nos orientou no sentido de estarmos todos juntos no mesmo palanque aqui no Maranhão, no palanque que ele participou. E quem é o comandante desse palanque, o líder desse processo? É o governador do Estado, que, inclusive, está muito bem avaliado”, ressaltou.
Weverton Rocha descartou outro caminho e atestou que é preciso manter o foco no projeto para continuar priorizando o desenvolvimento do Maranhão. “Não dá para, por conta de um projeto A, B ou C, você perder o foco principal. O representante, o líder desse processo aqui no Maranhão, junto ao palanque majoritário, é o governador Carlos Brandão”, reafirmou.
Também afirmou que torce pela recomposição do grupo, mas sempre sob a liderança de Carlos Brandão. “Há quem torça para que não tenha essa união. Eu torço que sim. Mas, ele (Brandão) vai liderar esse processo”, disse.
E assinalou motivos que fazem do governador o líder natural de sua sucessão. “Ele tem sido correto com o presidente Lula, tem trabalhado aqui no estado”, observou.
O parlamentar falou, ainda, em má vontade dos oposicionistas. “Nós sabemos que quando você quer ajudar, você soma forças. Quando você não quer também, já tem má vontade, vai sempre criar motivos para tentar achar outra solução”, argumentou.
O deputado federal Hildo Rocha (MDB) foi recebido em audiência pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para discutir demandas de diversos municípios maranhenses entre as quais a construção de um novo hospital na cidade de Estreito e a aquisição de um prédio para funcionar o Socorrão, na cidade de Imperatriz.
A reunião é mais uma ação que denota o compromisso do deputado Hildo Rocha e de autoridades estaduais e municipais em buscar melhorias na saúde do Maranhão, com o apoio do Ministério da Saúde.
Novo hospital para Estreito
Hildo Rocha agradeceu ao Padilha pela receptividade e pelo interesse em atender as demandas do povo maranhense, em especial as duas demandas mais relevantes discutidas durante o encontro.
“Agradeço ao ministro Alexandre Padilha por nos receber hoje aqui no Ministério da Saúde, para conversarmos sobre as demandas importantes do Estado do Maranhão, entre elas a necessidade de um novo hospital para a cidade de Estreito. O hospital antigo está muito deteriorado. Então, o prefeito Lés Cunha, que está conosco também, precisa do apoio do governo federal para construir, o mais rápido possível, um novo hospital para oferecer serviços de qualidade para a população de Estreito”, destacou Hildo Rocha.
Novo Socorrão para Imperatriz
O deputado destacou ainda a situação de Imperatriz, que também necessita de uma nova unidade de atendimentos de urgência e emergência.
“Temos também um pedido de Imperatriz, para a aquisição de um novo prédio para o Socorrão. Para agilizar a concretização dessa demanda, discutimos sobre a possibilidade de aproveitar um prédio que foi construído para receber um hospital particular. O presidente Lula esteve recentemente na cidade e conversou com o prefeito Rildo Amaral que se mostrou bastante favorável à aquisição desse prédio, mas tudo depende de recursos e de outros fatores. Viemos aqui junto com a vice-prefeita Carol e o secretário de Saúde, Flamarion Amaral, para discutirmos essa demanda com o ministro Padilha”, explicou Hildo Rocha.
Compromisso com o povo maranhense
O ministro Alexandre Padilha reforçou seu compromisso com as demandas do Maranhão e destacou a importância dos pleitos apresentadas pelo deputado Hildo Rocha e demais integrantes da comitiva maranhense.
“Todas as demandas que foram discutidas durante a nossa reunião são muito importantes. Imperatriz é uma cidade polo da região que lida diariamente com um grande fluxo de atendimentos no setor da saúde. A cidade de Estreito também está crescendo rapidamente e o antigo hospital já não oferece mais condições para acolher os pacientes adequadamente. Iremos avaliar todas as propostas para que possamos avançar na ideia de adquirir o prédio já existente para o Socorrão de Imperatriz e sobre a necessidade de construirmos um novo hospital na cidade de Estreito”, afiançou o ministro.
Esforço notável
Ainda de acordo com o ministro Padilha, o prefeito Léo Cunha tem demonstrado bastante interesse em melhorar os serviços de saúde ofertados pelo município.
“O prefeito Léo já esteve aqui em outras oportunidades, sempre acompanhado do deputado Hildo Rocha, em busca de soluções para as dificuldades do município, no setor da Saúde Pública e, na medida do possível, temos atendido os pleitos do prefeito e continuaremos nos esforçando em busca de melhorias, tanto para Estreito quanto para outros municípios maranhenses”, declarou Padilha.
“Mais uma vez estou vindo aqui pedir ao ministro, em nome do povo do Estreito, uma nova estrutura de atendimento de Saúde para a nossa população. O hospital da nossa cidade é antigo, tem mais de 60 anos. Precisamos, portanto, do apoio do governo federal para que possamos construir, urgentemente, um novo hospital”, argumentou o prefeito Léo Cunha.
O Maranhão passa a contar com mais um importante equipamento para o enfrentamento à violência contra as mulheres com a inauguração da quarta Casa da Mulher Maranhense, inaugurada segunda-feira (07) em Barra do Corda pelo governo estadual, representado pela secretária da Mulher, Abigail Cunha, e pelo secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão.
Da solenidade também participaram o prefeito Rigo Teles, o secretário estadual de Planejamento, Vinícius Ferro, prefeitos e lideranças políticas da região.
“A secretária Abigail tem sido guerreira na determinação de expandir para todas as regiões do Maranhão esse equipamento público de acolhimento, de proteção e orientação às mulheres em situação de vulnerabilidade e vítimas de diversas formas de violência. Só havia a Casa da Mulher Brasileira em São Luís, hoje já são quatro, e vamos chegar às 18 regionais do estado, graças também à parceria com o Ministério Público e o Tribunal de Justiça. E temos também as carretas da Mulher, levando assistência à saúde aos municípios”, avalia Orleans Brandão.
Abigail Cunha destacou que a inauguração do equipamento reforça o compromisso do Governo do Estado de interiorizar as políticas públicas e afirmar, com clareza, que o Maranhão não tolera a violência contra a mulher. “A Casa da Mulher Maranhense de Barra do Corda mostra o compromisso do Governo do Maranhão com a vida e a dignidade das mulheres. Este espaço foi pensado para acolher, proteger e transformar realidades. Aqui, as mulheres terão não apenas atendimento especializado e ágil, mas também respeito, escuta qualificada e apoio para reconstruírem suas vidas”, enfatizou.
Ao citar os resultados positivos da parceria do Governo do Estado com os municípios, Orleans Brandão fez questão de parabenizar também os prefeitos Rigo Teles, de Barra do Corda, e Gilson Guerreiro, de Grajaú, pelas gestões que estão realizando, e reafirmar a determinação de levar as políticas públicas a quem mais precisa, em todas as 217 cidades maranhenses. “Barra do Corda já recebeu pavimentação de ruas e perfuração de poços, centro esportivo, hospital e escolas reformadas. Hoje, inauguramos a Casa da Mulher e estamos concluindo a instalação de um grande Centro de Hemodiálise, e assinamos ordem de serviço para reforma da 15ª delegacia da Polícia Civil, dentro do plano de restruturação que já reformou mais de 150 delegacias, além de dar melhores condições de trabalho para os policiais, que também foram valorizados com aumento salarial”, ressaltou o secretário de Assuntos Municipalistas.
Orleans Brandão anunciou, ainda, que o governo levará mais de mil quilômetros de asfalto para todos os municípios, a partir de agosto. “Além dos 40 quilômetros de asfaltamento já realizado, Barra do Corda receberá mais 10 quilômetros de pavimentação asfáltica. Os barra-cordenses também terão a reforma completa da UPA. Há muita coisa boa acontecendo, e vamos continuar trabalhando muito por todos os maranhenses”, concluiu ele.
Casa da Mulher Maranhense
Fruto de uma articulação interinstitucional do Governo do Maranhão, a Casa da Mulher Maranhense foi idealizada para garantir às mulheres da Regional de Barra do Corda acesso direto e centralizado a serviços especializados, proporcionando agilidade nos processos judiciais, apoio psicológico e proteção integral.
Coordenada pela Semu, em parceria com a Segov, a Casa reúne no mesmo espaço órgãos essenciais da rede de proteção à mulher e foi estruturada para oferecer um atendimento eficiente e humanizado, promovendo acolhimento digno às mulheres em situação de violência.
Instalada em um ponto estratégico e de fácil acesso, a Casa da Mulher Maranhense de Barra do Corda abrigará a Vara de Violência Doméstica, com sala de audiência e gabinete para o(a) juiz(a); o Ministério Público, com gabinete da Promotoria Especializada contra Violência Doméstica e Familiar; a Defensoria Pública do Estado; a Delegacia Especializada da Mulher, com sala de investigação e atendimento; o gabinete da Patrulha Maria da Penha; além de um alojamento de passagem e serviços de atendimento psicossocial, compondo uma rede completa de amparo e resposta rápida às vítimas.
Mesmo com o ápice do São João do Maranhão 2025 já ter passado, a programação cultural continua a todo vapor no mês de julho, com diversas atrações que vão desde o tradicional Bumba meu boi, Tambor de Crioula, Cacuriá, quadrilha, Dança Portuguesa, até shows, forró pé de serra e apresentações locais.
Neste momento, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SECMA), reforça sua preocupação em continuar levando os festejos e as tradições para os bairros, por isso, até este domingo (13), acontecem os Arraiais da Vila Palmeira e Liberdade, com muita música, culinária, brincadeira e atrações que só o Maranhão tem.
No Parque da Vila Palmeira, as atrações se adiantam e começam na quarta-feira (09/07), com Quadrilha Mocinha do Sertão, Cacuriá da Vila Goreth, Banda Rick Farrada, e Atração Nacional. No dia seguinte, haverá Dança Portuguesa Majestade de Coimbra, Cacuriá do Candinho, Quadrilha Brilho do Tamancão e a banda Mastruz com Leite.
A partir da quinta-feira (10), na praça do Viva, o Arraial da Liberdade conta com o Tambor de Crioula Fruto da Raça, Dança Portuguesa Encanto de Portugal, Grupo Piaçaba, Cacuriá 100 Vergonha, BMB da Madre Deus e Nossa Vibe. Na sexta-feira (11), a programação começa com Tambor de Crioula Divino Salve Liberdade, Cacuriá Mirim de Ildene, Quadrilha Flor de Vinagreira, e tem prosseguimento com BMB de Axixá, BMB União da Baixada, Boi de Pindaré, e Vamu de Samba.
Veja a programação completa dos Arraiais:
ARRAIAL DA VILA PALMEIRA 09/07 – QUARTA-FEIRA
20h – Quadrilha Mocinha do Sertão
21h – Cacuriá da Vila Goreth
22h – Banda Rick Farrada
23h – Atração Nacional
10/07 – QUINTA-FEIRA
20h – DP Majestade de Coimbra
21h – Cacuriá do Candinho
22h – Quadrilha Brilho do Tamancão
23h – Atração Nacional
11/07 – SEXTA-FEIRA
20h – TC Oriente
21h – Quadrilha Juventude da Esperança
22h – Cacuriá Seguidores de Cristo
23h – BMB de Morros
00h – BMB de Ribamar
01h – BMB da Fortaleza
12/07 – SÁBADO
20h – BMB de Cacabeira de Humberto de Campos
21h – BMB de São Simão
22h – Companhia Chegança
23h – BMB de Santa Fé
00h – BMB da Maioba
01h – BMB de Barbosa
13/07 – DOMINGO
18h – Dança do Boiadeiro Brilho do Sertão
19h – Cacuriá Menina Sapeca
20h – Fernando de Carvalho
21h – Cacuriá Balaio de Rosa
22h – BMB Novilho Branco
23h – BMB da Floresta
00h – Atração Nacional
ARRAIAL DA LIBERDADE 10/07 – QUINTA-FEIRA
19h – TC Fruto da Raça
20h – DP Encanto de Portugal
21h – Grupo Piaçaba
22h – Cacuriá 100 Vergonha
23h – BMB da Madre Deus
00h – Nossa Vibe
11/07 – SEXTA-FEIRA
19h – TC Divino Salve Liberdade
20h – Cacuriá Mirim de Ildene
21h – Quadrilha Flor de Vinagreira
22h – BMB de Axixá
23h – BMB União da Baixada
00h – Boi de Pindaré
01h – Vamu de Samba
12/07 – SÁBADO
19h – TC Mestre Felipe
20h – Cacuriá da Marise
21h – Quadrilha Flor do Sertão
22h – BMB de Nina Rodrigues
23h – BMB Oriente
00h – BMB de Jaguarema
01h – Eraldo Ébano
13/07 – DOMINGO19h – TC de Santa Bárbara
20h – Cacuriá da Basson
21h – Boizinho Barrica
22h – Banda Filhos de Jah
23h – Banda Raiz Tribal
00h – Dressah
POLITICA: Na sessão desta quarta-feira (9), os deputados Arnaldo Melo (PP), Solange Almeida (PL), Cláudia Coutinho (PDT), Antônio Pereira (PSB), Neto Evangelista (União), Ricardo Arruda (MDB), Catulé Júnior (PP) e Eric Costa (PSD), todos da base governista, rebateram informações infundadas ditas pela oposição. Também destacaram avanços do Maranhão na gestão do governador Carlos Brandão (PSB) em diversas regiões.
A deputada Solange Almeida agradeceu a construção do Centro de Hemodiálise de Santa Inês, que será entregue em breve à população. “Antes de tudo, agradecer, porque é um centro muito esperado, que vai atender a 12 cidades daquela região”, disse, reforçando que o governador está seguindo todos os trâmites para garantir o pleno funcionamento da unidade.
Cláudia Coutinho fez um pedido direcionado ao grupo de oposição: “Vamos deixar nosso governador trabalhar. Vamos fazer uma oposição com responsabilidade”, afirmou. Também ressaltou que, por meio de indicação sua, uma escola construída em 1955 está passando por obra de reconstrução. “Política se faz com união, e política se faz com liderança”, disse, informando que, antes, a unidade foi reformada nos governos de José Reinaldo Tavares e Roseana Sarney.
Antônio Pereira também cobrou sensatez do grupo de opositores ao governo. “Acho que devemos tratar essas questões com muita seriedade. Nós não podemos fazer oposição por oposição”. E também defendeu que Brandão é o líder natural da sucessão estadual. “Um governador, que está já no último ano do seu mandato, não pode pensar numa reeleição? Não pode pensar num projeto de sucessão? Pode sim. Todos pensaram”, argumentou.
*Rotina*
Arnaldo Melo destacou ser rotineira a participação do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, em atos do governo. “Nenhuma novidade. O secretário Orleans, que trata de Assuntos Municipalistas, inaugurar uma obra e também autorizar, em nome do governador Carlos Brandão, a construção ou a reforma ou a ampliação de, inclusive, obras como asfaltamento de ruas, melhoramento de estradas vicinais”, disse.
E observou: “O governo está presente nos 217 municípios e não é justo que se faça uma crítica a um trabalho rotineiro de um governo que está aí atuante”.
O deputado Neto Evangelista reafirmou que já foi desmascarada a artimanha da oposição de fazer uma cobrança fake na tribuna sobre uma obra prestes a ser inaugurada para, quando o governo entregar o serviço, os opositores alegarem que só foi feita por causa da cobrança. “Essa retórica, essa narrativa, já é conhecida e não vai colar, portanto”, assegurou.
*Caminho certo*
Ricardo Arruda, por sua vez, assinalou que as falas da oposição, pedindo a conclusão de obras que já estão sendo finalizadas pelo governo, mostram como o governo está no caminho certo. “Ruim seria se a oposição estivesse aqui apontando a necessidade de se ampliar a quantidade de Centros de Hemodiálise. Mas a Oposição vem dizer o quê? Precisa concluir. De fato, precisa concluir”, observou.
Catulé Júnior exaltou o caráter democrático e municipalista do governador Brandão ao citar a nova sede administrativa em Imperatriz, que recebeu críticas da oposição. “Ao colocar uma segunda sede administrativa do governo em Imperatriz, isso demonstra com clareza, sem nenhuma dúvida, que o governador tem este carinho e esta atenção especial em relação à Imperatriz”, disse.
Na mesma linha, o deputado Eric Costa reforçou os benefícios de uma sede do governo na Região Tocantina. “É a presença do governo, que o governo vai continuar investindo em Imperatriz, que o governo não vai deixar cidade sem uma atenção especial, com investimento em segurança, com investimento em infraestrutura. E não só em Imperatriz, mas em toda a região”, defendeu.
O Maranhão registrou, no primeiro semestre de 2025, o maior número de empresas abertas da sua história: Foram 33.751 novos negócios formalizados entre janeiro e junho, um aumento de 20,4% em relação ao mesmo período de 2024.
O resultado, divulgado pela Junta Comercial do Estado do Maranhão (Jucema), é o melhor já registrado para os primeiros seis meses do ano e reforça o momento positivo do estado no que diz respeito ao ambiente de negócios e ao empreendedorismo.
As micro e pequenas empresas (MPEs) foram protagonistas nesse avanço, respondendo por mais de 91% das aberturas. O setor de serviços liderou o número de registros, com 16.014 novos empreendimentos e um crescimento de 24% no semestre. Em seguida, vieram os setores de construção civil, indústria, agropecuária e comércio — este último, apesar de manter o segundo maior volume de aberturas, perdeu a liderança na taxa de crescimento para áreas com maior dinamismo e expansão nos últimos anos.
Os municípios com maior volume de formalizações foram São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar, Timon e Balsas, que concentraram boa parte das novas empresas abertas no período.
Para o presidente da Jucema, Sérgio Sombra, os resultados refletem um esforço coordenado de modernização da gestão pública e fortalecimento do ambiente empreendedor.
“Alcançar mais esse recorde é um reflexo direto de um ambiente de negócios mais moderno, simplificado e digital. E converge com a posição de destaque que o Maranhão passou a ocupar no cenário nacional. De acordo com divulgação recente do Centro de Liderança Pública (CLP), o estado lidera o Nordeste e alcançou a 4ª colocação entre as unidades da federação com maior taxa de crescimento econômico. Isso demonstra que o Maranhão Digital e o aumento na abertura de empresas estão diretamente ligados a um cenário econômico mais sólido, impulsionado por políticas públicas consistentes de incentivo ao empreendedorismo”, destacou.
O governador Carlos Brandão também comemorou o resultado e reforçou a importância do ambiente favorável aos negócios. “Estamos construindo um Maranhão mais moderno, competitivo e inclusivo. O recorde de empresas abertas neste semestre mostra que nossas políticas públicas estão gerando resultados concretos para a economia do estado. Desde o início da nossa gestão, já somamos 100 mil novas empresas ativas. Um ambiente de negócios forte, com mais oportunidade, emprego e renda para os maranhenses”, afirmou o governador, em suas redes sociais.
Com a tendência de crescimento mantida, a expectativa é que o Maranhão encerre 2025 com um novo recorde anual de abertura de empresas, fortalecendo ainda mais o papel das MPEs na geração de emprego e renda do estado.
O deputado federal Hildo Rocha (MDB) debateu com o presidente do Banco Central do Brasil, Gabriel Galípolo, ontem, durante audiência pública realizada na Câmara dos Deputados sobre a atual taxa Selic. O parlamentar maranhense criticou duramente a Selic em 15%.
“A taxa Selic em 15% apenas favorece o rentismo e especulações, em detrimento da geração de empregos e de uma economia mais rentável para o país”, assegurou o deputado.
Hildo Rocha argumentou ainda que os recursos dos fundos de pensões deveriam estar sendo utilizados para gerar riqueza e emprego, mas estão sendo direcionados para a compra de títulos da dívida por ser mais atrativos, mas que não ajuda o desenvolvimento do Brasil.
“Caso tivéssemos uma Taxa Selic mais controlada, sem dúvida nenhuma, esses recursos bilionários dos fundos de pensões não iriam para o sistema financeiro, para a ciranda financeira, que é prejudicial ao Brasil. Deixamos de ter dinheiro farto e barato para ser utilizado em investimento nas empresas gerando consequentemente emprego e sustentabilidade da nossa economia”, destacou o deputado.
Hildo Rocha também questionou a relação entre a inflação e a Taxa Selic, sugerindo que existem outras ferramentas para controlar a inflação.
“Nós temos outras ferramentas para fazer a política monetária necessária para o equilíbrio da nossa moeda e do mercado. Hoje o Banco Central do Brasil só utiliza, infelizmente a variação da Selic tirando dinheiro dos investimentos, tirando dinheiro do crescimento econômico brasileiro, aumentando consequentemente cada vez mais o endividamento público”, afirmou.
A crítica do deputado Hildo Rocha reflete as preocupações do parlamentar maranhense sobre o impacto da política monetária na economia e na geração de empregos.
De acordo com a Lei Complementar 179/21, o Banco Central tem por objetivo fundamental assegurar a estabilidade de preços, e também zelar pela estabilidade e pela eficiência do sistema financeiro, suavizar as flutuações do nível de atividade econômica e fomentar o pleno emprego.
POLITICA: Em aprofundado discurso, o deputado Antônio Pereira (PSB) ressaltou que o governador Carlos Brandão (PSB) tem mostrado trabalho e feito uma grande gestão, mesmo com a oposição tentando tumultuar o andamento das ações. Na fala, durante o Grande Expediente da sessão desta quarta-feira (9), o parlamentar pontuou ações de impacto do governo e destacou a capacidade administrativa do chefe do Executivo.
“Quem observa as atitudes do governador Carlos Brandão sabe que ele pensa muito em gestão e em fazer uma grande gestão, como está fazendo pelo povo do Maranhão. Agora, a oposição tem obstaculado essa gestão dele”, resumiu.
Ao criticar o discurso vazio de oposicionistas, Antônio Pereira cobrou sensatez do grupo de opositores ao governo. “Acho que devemos tratar essas questões com muita seriedade. Nós não podemos fazer oposição por oposição”.
O parlamentar defendeu que Carlos Brandão é o líder natural da sucessão estadual, assim como fizeram seus antecessores. “Um governador que está já no último ano do seu mandato, porque nós estamos praticamente a um ano das eleições, não pode pensar numa reeleição? Não pode pensar num projeto de sucessão? Pode sim. Todos pensaram”, argumentou.
Também elogiou os investimentos feitos em Imperatriz, que hoje reconhece e aprova o trabalho feito por Brandão na cidade. “O governador Carlos Brandão foi para dentro de Imperatriz e conquistou a cidade. E é por isso que ele tem os altos índices de aprovação, sem desmerecer, pelo contrário, nenhum governador anterior”, enfatizou.
Ao contrapor informação infundadas da oposição, o deputado Antônio Pereira ressaltou, ainda, a continuação do trabalho de expansão dos Centros de Hemodiálise, que ganharão em breve novas unidades em Santa Inês, Colinas e Paço do Lumiar. “É o compromisso e a responsabilidade do governador Brandão no sentido da saúde pública, da expansão das clínicas de hemodiálise no Maranhão”, assinalou.
– Durante a cerimônia, governador destacou o compromisso de sua gestão com o fortalecimento do Sistema de Segurança Pública do Maranhão (Foto: Gilson Teixeira)
A Polícia Militar do Maranhão (PMMA) comemorou, nesta terça-feira (8), 189 anos de existência durante solenidade realizada na sede da corporação, em São Luís. O evento foi marcado por homenagens e condecorações a policiais militares e autoridades de diversas esferas. Entre os homenageados esteve o governador Carlos Brandão, que recebeu a Medalha do Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais das Polícias Militares (CNCG).
Durante a cerimônia, realizada no Quartel do Comando-Geral da PMMA, no bairro Calhau, o governador destacou o compromisso de sua gestão com o fortalecimento do Sistema de Segurança Pública do Maranhão.
“Desde que assumimos o Governo do Maranhão, colocamos o Sistema de Segurança Pública, formado pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, como prioridade porque entendemos que segurança é um dever do estado e direito da população. Por isso, fizemos diversos investimentos que fizeram com que o Maranhão saísse em 2023 do 14º para o 7º melhor em segurança do Brasil e 2º da região Nordeste”, pontuou Brandão.
Entre as ações promovidas pelo Governo do Estado, estão: a convocação de mais de 1.500 novos policiais militares, a aquisição de mais de 740 viaturas, compra de armamentos e munições, realização de treinamentos e mais de 2.800 promoções dentro da corporação. A criação do Comando de Motopatrulhamento em São Luís, Imperatriz e Timon, além da nova base do Centro Tático Aéreo (CTA) em Balsas, também contribuíram para os avanços.
Brandão anunciou, ainda, mais ações que serão realizadas para garantir a segurança da população. “Vamos entregar, em breve, mais 100 viaturas para reforçar o policiamento nas ruas dos municípios, entre outras ações que nos permitirão avançar para um lugar ainda mais alto no ranking da segurança pública”, declarou.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Maurício Martins, reforçou que a segurança pública no Maranhão está em constante aprimoramento. “Essa é a orientação do governador Carlos Brandão. Além da aquisição de equipamentos, armas, munições e da reestruturação de delegacias e batalhões, investimos continuamente na capacitação das tropas, garantindo avanços tanto na capital quanto no interior”, pontuou.
O comandante-geral da PMMA, coronel Pitágoras Nunes, também destacou os avanços da corporação. “Este é um momento de agradecer a Deus e ao Governo do Maranhão pelas melhorias nas instalações físicas, pela aquisição de novos equipamentos e, principalmente, pela valorização da nossa tropa, fortalecendo a corporação e contribuindo para a melhoria dos índices de segurança pública no estado”, comentou.
Homenagens
Cerca de 500 policiais militares foram agraciados com Medalhas de Tempo de Serviço Policial Militar, em reconhecimento por 10, 20 e 30 anos de atuação. Também foi entregue a mais alta comenda da corporação, a Medalha Brigadeiro Falcão.
A comenda foi concedida a integrantes da PMMA, representantes da sociedade civil e personalidades que se destacaram por relevantes serviços prestados à corporação, à segurança pública e à sociedade maranhense.
Desde junho e até o fim de julho, a PMMA promove uma programação especial voltada ao público em geral, com competições esportivas, apresentações da Banda de Música da corporação, ações sociais e exposições sobre a história da Polícia Militar em shoppings da capital.
Aumento salarial
Em junho, o governador Carlos Brandão anunciou reajuste salarial para todos os níveis da Polícia Militar. Com a medida, o Maranhão passou da 17ª para a 11ª posição no ranking nacional de remuneração e alcançou a 3ª posição entre os estados do Nordeste. O ganho foi significativo, sobretudo para o quadro de praças (do soldado ao subtenente), que passou a ocupar, em média, a 6ª posição nacional e a 2ª no Nordeste.
O subsídio dos soldados passou a ser o terceiro maior do Brasil e o primeiro do Nordeste. Já o subsídio dos oficiais (do aspirante ao coronel) passou a ocupar, em média, a 13ª posição no país e a 3ª na região.
Considerando os valores de 2022 como base, o reajuste acumulado corresponde a 26,07%, sendo que 5,1% já foram aplicados em 2024, em duas parcelas: uma em janeiro e outra em julho daquele ano.
Histórico
Ao longo dos seus 189 anos, a PMMA, como cumpridora de suas missões constitucionais, tem se consolidado como um dos sustentáculos do Estado Democrático de Direito, inspirada no mais absoluto respeito à vida, a integridade física e a dignidade da pessoa humana.
No âmbito de suas missões, desenvolve além do policiamento ordinário ostensivo, projetos sociais que alcançam importantes resultados na área da educação, saúde e promoção da cidadania.
A corporação busca integração com a sociedade, visando à preservação da ordem pública, promovendo a proteção e o auxílio ao cidadão, à comunidade e ao patrimônio.