Secretário de Assuntos Municipalistas participa da celebração do aniversário de Imperatriz

A força da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Imperatriz foi destaque nas comemorações pelos 173 anos da cidade, iniciadas nesta terça-feira (15). A celebração contou com a presença do governador Carlos Brandão, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, lideranças do Legislativo federal e estadual, prefeitos e vereadores da região.

Orleans Brandão participou da entrega da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Iolanda Eulina de Souza Cortez; do Centro de Ensino de Jovens e Adultos (CEJA); da ponte da Rua Dom Pedro; da nova sede da Unidade Regional de Educação (URE) e da drenagem e pavimentação asfáltica da avenida Nicolau Dino. A programação festiva continua nesta quarta-feira (16), dia em que Imperatriz completa 173 anos.

“Estamos mais uma vez em Imperatriz para ouvir a população e fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para trazer investimentos em todas as áreas. Graças à parceria entre os governos estadual e federal, a Assembleia Legislativa e o município, somos um time focado em trabalhar por Imperatriz, trazendo obras que transformam o dia a dia das pessoas”, destacou Orleans Brandão.

O prefeito Rildo Amaral afirmou que Imperatriz vive um novo momento, de resgate do orgulho de ser imperatrizense. “Estamos muito felizes em receber quem está contribuindo para o renascimento da nossa cidade, em especial o governador Carlos Brandão e o secretário Orleans Brandão, que tem sido nosso elo com o governo, sempre atento às nossas solicitações. São mais de 30 obras sendo executadas nessa parceria tão fundamental para tirar do papel projetos que estavam travados há anos”, afirmou ele.

Imperatriz comemora 173 anos recebendo obras estaduais

 

Ao completar 173 anos, Imperatriz foi presenteada com a entrega de obras e assinatura de ordens de serviços que vão totalizar mais de 30 obras do Governo do Estado no município. Ao lado do prefeito Rildo Amaral e outras autoridades estaduais e federais, o secretário de Assuntos Municipalistas ressaltou a importância do trabalho em parceria para que a cidade tenha desenvolvimento e melhor qualidade de vida para a população.

“Estamos trabalhando por todo o Maranhão, e Imperatriz tem merecido especial atenção do governador Carlos Brandão e de toda a sua equipe. Temos vindo aqui todo mês, para conversar com as pessoas e ouvir o prefeito Rildo, por isso tanta coisa boa está acontecendo nesta cidade. Imperatriz está mais bonita, mais asfaltada, mais iluminada e com as políticas públicas chegando a quem mais precisa”, enfatizou Orleans Brandão, no segundo dia da comemoração pelo aniversário do município.

Ao agradecer a parceria dos deputados estaduais, do deputado federal JP, da senadora Eliziane Gama, do ministro André Fufuca, presentes nas festividades de Imperatriz, o secretário de Assuntos Municipalistas citou as inúmeras obras já entregues, as que estão em andamento ou serão iniciadas agora, em áreas importantes como saúde, educação, segurança e infraestrutura.

“Já temos aqui um Restaurante Popular, mas vamos instalar outros dois nos bairros Bacuri e Parque Alvorada. Reinauguramos escolas totalmente reformadas e o Hospital de Alta Complexidade está em fase final. Com o apoio dos nossos parlamentares, várias ruas e avenidas estão recebendo asfalto e autorizamos mais obras de pavimentação asfáltica e drenagem. Autorizamos ainda a construção de praça, creche com 12 salas, UBS, e um novo posto policial. Estamos focados em trazer cada vez mais investimentos para ajudar o prefeito Rildo Amaral a transformar Imperatriz na cidade que a população espera”, concluiu.

Rildo Amaral agradeceu por todo o apoio que tem recebido do governo Carlos Brandão, destacando o papel de interlocutor dos prefeitos desempenhado pelo secretário de Assuntos Municipalistas: “Orleans é aquele que liga para saber das necessidades da nossa população, que está sempre presente em Imperatriz, mostrando que política se faz com diálogo e respeito às pessoas”.

Obras no Aeroporto de Barreirinhas entram na reta final

A Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA), juntamente com a Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc), Secretaria da Infraestrutura (Sinfra) e da concessionária Esaero, fará uma visita técnica ao Aeroporto de Barreirinhas, com o objetivo de apresentar os avanços na fase final das obras de reestruturação do terminal. A ação, nesta quarta-feira (16), integra os esforços do Governo do Maranhão para ampliar a conectividade aérea dos Lençóis Maranhenses, um dos destinos mais procurados pelos públicos nacional e internacional.

O aeroporto passa por obras de ampliação e modernização que buscam elevar o padrão de conforto, segurança e operacionalidade. Entre os principais serviços em andamento estão: a conclusão do balizamento noturno, ampliação do pátio de aeronaves e melhoria do sistema de drenagem, medidas fundamentais para garantir voos mais frequentes e seguros, especialmente no período de chuvas.  A entrega final está prevista para ocorrer entre os meses de agosto e setembro deste ano.

A visita propõe um momento de diálogo, avaliação técnica e planejamento conjunto, com vistas à entrada em operação plena do aeroporto. Além das intervenções físicas, o terminal está sendo equipado com esteiras de bagagem, pórticos de inspeção com raio-X, novo sistema de videomonitoramento (CFTV) e ar-condicionado, elevando o padrão de atendimento ao turista.

Também estão em andamento os processos regulatórios junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e ao Comando da Aeronáutica, incluindo homologações do novo pátio, do balizamento e do sistema PAPI (Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão).

“O Aeroporto de Barreirinhas será uma ponte direta para o mundo conhecer ainda mais as belezas do nosso estado. A visita técnica é uma oportunidade de apresentar com transparência e compromisso a obra do Governo do Estado que vai trazer mais desenvolvimento para o Maranhão”, destacou Socorro Araújo, secretária de Estado do Turismo.

Além de facilitar a chegada de visitantes ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, a estrutura aeroportuária renovada deve impulsionar cadeias produtivas locais, promover empregos e atrair novos investimentos para o setor turístico. A visita também será um momento de diálogo entre os setores públicos e privados envolvidos na promoção do destino, com foco em planejamento integrado e estratégias para a futura operação do terminal.

 

Serviço

O quê: Visita técnica ao Aeroporto de Barreirinhas.

Quando: Nesta quarta-feira,16 de julho, às 9h30

Onde: Município de Barreirinhas (MA).

Iracema Vale reafirma compromisso com o fortalecimento dos pequenos negócios durante abertura do ‘Transformar Juntos’

Iracema Vale reiterou o compromisso da Assembleia Legislativa com iniciativas que valorizam o empreendedorismo nos municípios

Agência Assembleia

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, nesta terça-feira (8), da abertura do ‘Transformar Juntos’, evento promovido pelo Governo do Estado em parceria com o Sebrae, com foco no fortalecimento dos pequenos negócios e no desenvolvimento do ambiente empreendedor maranhense. O evento foi comandado pelo governador Carlos Brandão e contou também com a participação do presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MA, Celso Gonçalo, e do presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Roberto Costa, entre outras autoridades.

Na ocasião, a chefe do Legislativo maranhense ressaltou que sua participação reforça o compromisso da Assembleia Legislativa com o desenvolvimento econômico do Maranhão, especialmente com iniciativas que valorizam o empreendedorismo nos municípios.

“Estou aqui hoje não apenas como presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, mas também como alguém que conhece, na pele, a realidade dos parlamentos municipais. Fui vereadora por dois mandatos e prefeita por mais dois, na cidade de Urbano Santos. Sei o quanto é desafiador e, ao mesmo tempo, transformador, fazer política pública a partir da ponta, do chão do município, onde a vida de fato acontece”, destacou Iracema Vale.

O encontro reuniu ainda gestores públicos e representantes de diversas instituições para debater políticas públicas e iniciativas que impulsionem a economia local e fomentem oportunidades para os pequenos empreendedores. O ato contou também com a participação da vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda.

Governador Carlos Brandão, Iracema Vale e representantes de diversas instituições para debater políticas públicas que fomentem oportunidades para pequenos empreendedores.

Empreendedorismo

O ‘Transformar Juntos 2025’ tem como objetivo promover a transformação dos territórios maranhenses por meio da integração entre gestão pública, empreendedorismo e inovação, com foco no desenvolvimento sustentável, inclusivo e competitivo em todas as regiões do estado.

Durante o evento, o governador Carlos Brandão destacou a relevância das parcerias institucionais para garantir que as ações de desenvolvimento cheguem de forma mais ágil e eficiente aos municípios maranhenses. “Hoje, estamos vivendo um momento de modernização e o Maranhão não pode ficar para trás. Por isso, estamos firmando essa parceria com a Federação dos Municípios, com a Assembleia Legislativa e com o Sebrae, para que possamos chegar mais rápido e com mais eficiência na ponta”, frisou.

Iracema Vale disse que conhece, na pele, a realidade dos parlamentos municipais e o quão transformador é fazer política pública a partir da ponta

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Maranhão, Celso Gonçalo, afirmou que o ‘Transformar Juntos’ marca o início de um novo ciclo para o empreendedorismo no estado, ao incentivar iniciativas que geram oportunidades, promovem a inovação e colocam os municípios como protagonistas do desenvolvimento.

Segundo ele, o evento reforça a importância da inovação, do empreendedorismo e do compromisso social como instrumentos para transformar realidades e melhorar a vida das pessoas.

Aprovado projeto do deputado Hildo Rocha que cuida do transtorno do sono

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3715/21, do deputado Hildo Rocha (MDB-MA), que institui a Política Nacional de Atenção aos Distúrbios do Sono no Sistema Único de Saúde (SUS).

A proposta, de acordo com Hildo Rocha, tem como finalidade fazer a prevenção, diagnóstico, além de promover a conscientização e o tratamento de distúrbios do sono, anomalia que afeta mais de 70% da população brasileira, especialmente idosos.

Preços elevados dificultam acesso de pessoas carentes

O deputado Hildo Rocha ressaltou que em razão de valores cobrados pelas clínicas particulares os pacientes de baixa renda não têm condições financeiras para fazer o exame.

“Boa parte da população brasileira que é usuária do SUS não consegue fazer o exame de polissonografia e nem de outros exames que possibilitam um bom diagnóstico sobre os distúrbios do sono”, destacou o parlamentar.

Entre as diretrizes da política, previstas no PL do parlamentar maranhense estão:

  • garantir acesso universal e equânime aos serviços, cuidados e equipamentos de saúde;
  • promover a criação de centros de referência para o diagnóstico e tratamento das doenças do sono;
  • estimular a educação continuada dos profissionais de saúde;
  • desenvolver e estimular estudos sobre os diversos aspectos de distúrbios do sono; e
  • estabelecer instrumentos para avaliação e monitoramento da política.

A iniciativa também busca estruturar uma rede nacional de cuidados, promovendo maior equidade e eficiência no enfrentamento dos distúrbios do sono, considerados essenciais para a saúde, longevidade e qualidade de vida dos brasileiros. O apoio ao projeto é unânime entre os parlamentares e especialistas, que defendem a necessidade de políticas públicas mais robustas para esse tema.

Próximos passos

A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada agora pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa ser aprovada pela Câmara, pelo Senado Federal e sancionado pelo presidente da República.

Apoio ao empreendedorismo: Governo do Maranhão participa da abertura do Transformar Juntos – Maranhão 2025

A vida da população é transformada a partir do nível de desenvolvimento social e econômico das cidades. Por isso, para pensar o futuro a partir dos municípios, está acontecendo em São Luís a segunda edição do Transformar Juntos – Maranhão. O governador Carlos Brandão participou da abertura do evento que busca debater a melhoria do ambiente de negócios no estado.

Organizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e correalizado pelo Governo do Maranhão, o Transformar Juntos – Maranhão foi aberto nesta terça-feira (15) e segue até a quarta-feira (16), no Multicenter Negócios & Eventos, no bairro Cohafuma, em São Luís. O evento reúne gestores públicos e lideranças locais para debater políticas públicas e desenvolvimento territorial, com vistas à melhoria do ambiente de negócios nos 217 municípios maranhenses.

O superintendente do Sebrae, Albertino Leal, enfatizou os desafios para o futuro. “Agora, precisamos avançar ainda mais, consolidar as boas práticas aqui compartilhadas, ampliar o alcance das soluções, integrar os eixos de atuação de forma sistêmica, com apoio técnico, marcos legais adequados e foco em resultados. Transformar exige escolhas e juntos temos todas as condições de fazer com que essa escolha se torne política pública eficaz nas nossas cidades”, disse ele.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Celso Gonçalo de Sousa, e o diretor superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal de Barros Filho, também participaram da solenidade de abertura da 2ª edição do Transformar Juntos – Maranhão.

Durante a cerimônia, o governador Carlos Brandão ressaltou a importância da parceria com o Sebrae para que as ações de apoio às micro e pequenas empresas desenvolvidas pelo Governo do Maranhão cheguem com mais agilidade e eficiência aos municípios. “O Transformar Juntos – Maranhão vai reunir os articuladores do Governo do Maranhão, dos municípios e do Sebrae para que a gente possa estreitar ainda mais essa parceria, modernizando a gestão pública e levando os resultados para os municípios. Já temos a Sala do Empreendedor em todos os 217 municípios, e isto tem fortalecido a capacitação dos empreendedores, conforme a aptidão econômica de cada município, afinal, 94% dos empreendimentos maranhenses são micro e pequenas empresas”, assinalou Brandão.

O governador Carlos Brandão  destacou, ainda, iniciativas do Governo do Maranhão para incentivar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas. No início deste mês foi assinado termo de cooperação entre o Governo do Estado, Banco do Nordeste (BNB), Sebrae e a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) para garantir a ampliação de microcrédito para micro e pequenos empreendedores que atuam em solo maranhense.“Fruto desta parceria, o Banco do Nordeste vai financiar cerca de R$ 1,4 bilhão por meio do seu programa de microcrédito, e o Governo do Estado vai pagar os juros das operações no valor de R$ 21 mil, ampliando os negócios e facilitando a vida desses empreendedores. Só com essa parceria vamos atingir R$ 3 bilhões em investimentos nas micro e pequenas empresas. A parceria inclui a instalação de Salas do Empreendedor em todas as unidades do Viva/Procon e em outras 50 do próprio Sebrae, aumentando a capilaridade do acesso ao crédito no nosso estado”, explicou o governador Brandão.

O secretário-geral da Governadoria, Luís Fernando Silva, afirmou que, além do foco no fortalecimento do empreendedorismo, o Transformar Juntos – Maranhão é fundamental para a modernização da gestão pública.“O Transformar Juntos – Maranhão parte da ideia do municipalismo, uma convicção adotada pelo governador Carlos Brandão desde o início da sua gestão. Não existe estado forte sem município forte e sem a participação popular. Vou ministrar uma palestra no painel Cidades Inteligentes, trazendo minha experiência como ex-prefeito de São José de Ribamar, quando a cidade foi 1º lugar estadual e nacional no Prêmio Cidade Empreendedora”, disse Luís Fernando.

 

Maranhão Digital Empresas

Por meio da Junta Comercial do Maranhão (Jucema), o Governo do Maranhão assinou termo de cooperação técnica com o Sebrae para dar continuidade à expansão do programa Maranhão Digital Empresas, permitindo a automatização dos serviços da Jucema em 60 municípios maranhenses. A iniciativa representa um passo decisivo rumo à digitalização completa dos serviços de registro empresarial no estado.

Sérgio Sombra, presidente da Jucema, falou da importância desse programa. “O primeiro local que um empreendedor busca quando vai abrir seu negócio é o município, para saber da legalidade daquele empreendimento. Com o Maranhão Digital Empresa nós tornamos mais rápido e menos burocrático, simplificando todo o processo de abertura e legalização dos novos negócios na rede municipal, incentivando a geração de emprego e renda”, explicou.

 

Transformar Juntos – Maranhão

O Transformar Juntos 2025 tem como objetivo impulsionar a transformação dos territórios a partir da integração entre gestão pública, empreendedorismo e inovação, promovendo um desenvolvimento sustentável, inclusivo e competitivo para o Maranhão. Dentro dessa agenda estratégica, a Jucema participa com três ações de destaque.

O Governo do Maranhão participa do evento com um stand institucional reunindo a Jucema, e as secretarias de Estado de Indústria e Comércio (Seinc), do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) e do Trabalho e Economia Solidária (Setres). Nesse espaço, técnicos estarão à disposição do público para prestar informações e apresentar os programas e ações do Governo do Estado voltados para o ambiente de negócios no Maranhão.

Governador Carlos Brandão entrega pacote de obras e ações no aniversário de 173 anos de Imperatriz

Para reforçar as ações municipalistas da gestão estadual, o governador Carlos Brandão participa das comemorações pelo aniversário do município de Imperatriz, que completa 173 anos nesta quarta-feira (16). O governador estará presente já na terça-feira (15), às 14h, ocasião em que inicia a entrega de obras estaduais no município, começando pelo Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA).

Ao longo da tarde, serão entregues outras obras estaduais, incluindo a reforma da Unidade Regional de Educação (URE), a pavimentação da Avenida Nicolau Dino e a reforma do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA). Também serão celebrados vários atos pela gestão municipal, como a inauguração da ponte da Rua Dom Pedro I. Durante a noite, às 19h, haverá missa solene na Igreja Santa Tereza D’Ávila e, em seguida, show na Avenida Beira-Rio.

Na quarta-feira (16), o governador participa das atividades comemorativas desde o início da manhã, incluindo a Corrida 16 de Julho organizada pela prefeitura. Em seguida, visita os mutirões de saúde que estão sendo realizados na cidade e depois o local onde será implantada a fazenda escola do Centro de Ciências Agrárias da Uemasul, que ficará na Rua Ceará no bairro Nova Imperatriz.

Outros atos de gestão estadual e municipal

Ainda na quarta-feira, ocorrerão mais ações estaduais com destaque para a assinatura de ordens de serviço que totalizam mais de R$ 30 milhões em investimento na cidade, incluindo serviços de drenagem e pavimentação de vias, posto policial, creche e vários espaços da Uemasul, como policlínica veterinária, prédio do curso de Medicina, reforma do Centro de Ciências da Saúde, entre outros.

Também será entregue uma ambulância; Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAAs) para os bairros Cacauzinho, Esperantina e Vila Davi II; e haverá a nomeação dos professores aprovados no concurso para docência na Uemasul.

SERVIÇO

O quê: Governador Carlos Brandão entrega pacote de obras no aniversário de 173 anos de Imperatriz.

Quando: Nesta terça (15), às 14h.

Onde: No CEJA, Rua Leôncio Pires Dourado, s/n, Bacuri – Imperatriz.

PCdoB é desautorizado por Federação a atuar como amicus curiae em ação sobre vaga do TCE-MA

POLITICA: O PCdoB foi desautorizado pela Federação Brasil da Esperança (FE BRASIL), integrada pela legenda comunista, Partido dos Trabalhadores (PT) e Partido Verde (PV), a ingressar para atuar como amicus curiae na ADI n° 7780, que questiona procedimentos na indicação para vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MA). A informação consta de manifestação encaminhada nesta terça-feira (15) ao Supremo Tribunal Federal (STF).

“A Federação constitui uma entidade única, com atuação parlamentar e processual unificada, nos termos da legislação vigente, o que torna ilegítima e inadmissível a atuação isolada do PCdoB”, justifica trecho do documento.

A Federação, ao solicitar que o Supremo desconsidere a manifestação protocolada pelo PCdoB, também ressalta que o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) encontra-se desfalcado desde fevereiro de 2024, contando atualmente com apenas 5 (cinco) dos 7 (sete) conselheiros. “Essa deficiência compromete o regular exercício do controle externo da Administração Pública, prejudicando a fiscalização contábil, financeira e orçamentária”, afirma.

O documento detalha, ainda, que a Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, em suas manifestações dentro da ADI, demonstrou que o processo de indicação do novo Conselheiro está sendo conduzido com transparência e observância dos requisitos constitucionais e regimentais, conforme previsto no art. 264 do Regimento Interno da Casa, que garante publicidade à sabatina e sigilo apenas ao voto do parlamentar.

Por fim, a Federação reforça que o próprio autor da ação, o Partido Solidariedade, já se manifestou pela superação das inconstitucionalidades debatidas nas ADIs 7603 e 7605, requerendo a continuidade do processo de escolha e a nomeação do novo conselheiro.

Agora, é aguardar para ver se o imbróglio em torno da vaga do TCE-MA será resolvido de uma vez por todas.

Arraial do Ipem entra pra história com mais de meio milhão de visitantes

– Com uma grande estrutura, um dos principais espaços do São João do Maranhão atraiu uma multidão de apaixonados pela festa junina (Foto: Fernando dos Anjos)

O Arraial do Ipem encerrou sua programação com chave de ouro. Entre os dias 14 de junho e 13 de julho, o espaço recebeu mais de 642 mil visitantes, um verdadeiro recorde de público que entra para a história do São João do Maranhão, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma). O arraial contou com uma megaestrutura de som e palco, com três espaços dedicados às apresentações: o palco principal, o palco alternativo (focado na dança) e o tradicional Barracão do Forró.

Para o secretário de Cultura, Yuri Arruda, os investimentos realizados para transformar a festa junina em referência dentro e fora do Maranhão valorizam a cultura e as potencialidades do estado. Ele destacou que o sucesso de público confirma que as ações adotadas pela gestão estadual estão no caminho certo, consolidando o Arraial do Ipem como um marco nas festividades juninas maranhenses.

“Foram trinta dias intensos de celebração, pertencimento e emoção. O Arraial do Ipem 2025 entrou para a história com mais de 642 mil visitantes e se consolidou como símbolo da força da nossa cultura. Como secretário de Cultura, me emociono ao ver tanta entrega, trabalho e amor por parte de cada colaborador, artista, empreendedor e visitante. Nada disso seria possível sem o apoio do nosso governador Carlos Brandão, que acredita na cultura como instrumento de transformação. O Maranhão pulsa forte, e o Ipem fez história mais uma vez”, declarou Yuri Arruda.

Perfil do público e infraestrutura

Entre os visitantes do Ipem, 49,1% eram adultos do sexo masculino, 45,3% do sexo feminino, e 5,6% eram crianças. Os dias com maior fluxo de público foram o sábado e o domingo, com registros de 126,38 mil e 132,77 mil visitantes, respectivamente. O pico de público por hora chegou a 7.490 pessoas, resultado da ampliação da área para as atrações principais, com palco maior e espaço mais amplo para o público.

A estrutura do Arraial contou com área acessível, espaços instagramáveis, fraldário para garantir conforto aos pais com crianças e o Parque Mundo Encantado, que ofereceu uma diversidade de atrações para o público infantil. A economia também foi movimentada com a presença de grandes marcas, comerciantes e o Espaço do Empreendedor, que reuniu mais de 100 micro e pequenos empreendedores locais, em regime de revezamento, expondo produtos típicos do Maranhão.

Com esses números e estrutura, o Arraial do Ipem entra para a história do São João do Maranhão, reafirmando o slogan deste ano:“O maior do mundo é aqui no Maranhão.”

Municipalismo forte: Brandão recebe mais 11 prefeitos e atinge a marca de 123 gestores municipais do MA já atendidos

– Governador e sua equipe de trabalho ouviram demandas específicas de cada município e autorizaram obras (Foto: Brunno Carvalho)

Mais 11 prefeitos de cidades maranhenses foram recepcionados individualmente pelo governador Carlos Brandão, nesta segunda-feira (14), durante audiências realizadas na sala de reuniões do Palácio dos Leões, em São Luís (MA). Ao todo, o chefe do Poder Executivo estadual já recebeu a visita institucional de 123 gestores e gestoras municipais desde o início do ano. A meta do governo é atender pleitos de todos os 217 municípios do estado.

Durante os encontros, o governador e sua equipe de trabalho, composta por parte do seu secretariado, ouviram demandas específicas de cada município e autorizaram obras, serviços e novos investimentos para cada cidade. “A parceria com os municípios é essencial para levarmos mais obras, serviços e qualidade de vida à população. Seguimos firmes no compromisso com o municipalismo”, informou Brandão nas redes sociais.

Foram recepcionados nesta segunda-feira os prefeitos de: Esperantinópolis, Joselândia, Turilândia, Fortuna, Bom Lugar, Conceição do Lago Açu, Alto Alegre do Pindaré, Vitória do Mearim, Paraibano, Igarapé do Meio e Matões. A prefeita de Esperantinópolis, Simone Carneiro, participou da reunião e acredita que o contato direto com o governador do Estado garante novas possibilidades de desenvolvimento para todos os municípios do Maranhão.

“Todas as cidades precisam dessa parceria entre Estado e município para que possamos alcançar um desenvolvimento maior, uma evolução significativa para toda a nossa população. Agradeço imensamente pelo convite e pela calorosa recepção do nosso governador”, disse a prefeita.

Mais investimentos e novos pleitos

As reuniões com os prefeitos reforçam a agenda municipalista defendida pela atual gestão estadual e garantem a autorização de obras e o repasse de novos equipamentos públicos para as cidades. Esse foi o caso da Prefeitura de Fortuna, que participou da audiência com o governador representada pelo prefeito e por vereadores da cidade. Como resultado imediato da reunião, o município recebeu uma nova ambulância, e uma viatura policial para reforçar a segurança pública.

“Uma reunião muito produtiva, na qual várias obras serão anunciadas pelo governador para o município de Fortuna. Vamos receber uma ambulância, uma viatura da Polícia Militar e estou aqui muito satisfeito, junto com a comitiva de vereadores de Fortuna. Só tenho a agradecer pela recepção do governador”, declarou o prefeito de Fortuna, Sebastião Costa.

Para Paulo Curió, prefeito de Turilândia, município localizado na Baixada Maranhense, o encontro com o governador foi essencial para retomar projetos e iniciar novas ações que envolvam a parceria entre Estado e prefeitura municipal.

“A palavra hoje é gratidão ao nosso governador Carlos Brandão. Trouxemos as pautas do nosso município — algumas antigas e outros novos pleitos — e o nosso governador prontamente nos atendeu. Tenho certeza de que a nossa Turilândia, que vem se destacando com obras em parceria com o Governo do Estado, vai se desenvolver ainda mais nesse novo momento”, avaliou Paulo Curió.

Carlos Brandão participou das reuniões acompanhado dos secretários de Estado Aparício Bandeira (Infraestrutura), Tiago Fernandes (Saúde), Sebastião Madeira (Casa Civil), Alberto Bastos (Monitoramento de Ações Governamentais), Márcio Machado (Governo), Orleans Brandão (Assuntos Municipalistas), entre outros gestores de pastas governamentais.