POLITICA: Uma pesquisa da Quaest apontou que 71% dos maranhenses aprovam o governo de Carlos Brandão (sem partido), um aumento de nove pontos percentuais em relação ao último levantamento realizado pelo instituto no estado, em abril. A gestão do governador foi desaprovada por 23% — contra 31% de seis meses atrás. Outros 6% não souberam ou não responderam.
O levantamento foi contratado pela TV Mirante, afiliada da Globo no Maranhão, e será divulgado pela emissora logo mais. A Quaest reuniu 1.404 pessoas, de 15 a 20 de outubro, em 66 municípios do estado.
Ex-vice-governador de Flávio Dino, Brandão rompeu com o grupo político do ministro do STF e é aliado de Lula. Ele deixou o PSB no mês passado, depois que o comando do partido no estado foi cedido à senadora Ana Paula Lobato, ex-suplente de Dino.
O governo foi aprovado por 79% dos entrevistados que se identificaram como lulistas. E teve 63% de aprovação entre os autodeclarados bolsonaristas.
– Inauguração do trecho de 90km da MA-006 ligando Tasso Fragoso a Alto Parnaíba (Fotos: Rodrigo Ribeiro, Fernando dos Anjos e Maurício Albino)
Uma nova realidade, com mais conforto e segurança, passa a fazer parte da vida dos moradores de Tasso Fragoso: a MA-006 foi requalificada ligando o município a Alto Parnaíba. A obra foi inaugurada oficialmente nesta segunda-feira (27) e comemorada pela população. O serviço foi desenvolvido pelo Governo do Maranhão e contemplou a conservação, restauração e pavimentação asfáltica de 90 km da rodovia.
A obra foi realizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) e, além da parte de pavimentação, também abrangeu serviços de drenagem superficial com a construção e desobstrução de sarjetas, bueiros e meio-fio, assegurando o adequado escoamento das águas pluviais. Com a melhoria do trecho, a gestão estadual reafirma seu compromisso com a mobilidade e o fortalecimento da infraestrutura rodoviária maranhense.
“São 90 quilômetros de asfalto novo, tudo requalificado, pintado, com meio-fio, sarjeta e drenagem. Isso facilitará a mobilidade da população e o transporte de grãos da região de Tasso Fragoso, Alto Parnaíba e do Matopiba, com grãos que vêm do Tocantins e Piauí. Também ajudará a salvar vidas, pois com essa estrada as ambulâncias chegarão mais rápido”, afirmou o governador Carlos Brandão, durante a entrega da obra.
O prefeito de Tasso Fragoso, Kelson Richard, acompanhou o momento solene, que colocou fim a uma espera de vários anos. Na ocasião, ele lembrou que a parceria com a gestão estadual tem contribuído para garantir o bem-estar dos maranhenses em todas as regiões do estado.
“Sempre que vamos a São Luís temos portas abertas e uma comunicação muito fácil com o governador e os seus secretários. É um governo realmente municipalista. Então, graças a essa comunicação, é que hoje estamos recebendo esse sonho transformado em realidade que é a pavimentação da MA-006”, observou Kelson Richard.
Para o prefeito de Alto Parnaíba, Rubens Japonês, a obra estadual garante dignidade para a população e possibilita o desenvolvimento das atividades econômicas na região, seja de pequenos e micro empresários, como os comerciantes locais, aos grandes produtores.
“Essa obra é fundamental tanto para a população quanto para empresários da região, pois todos sabem da dificuldade que se passa quando não há estrada. A primeira coisa que se quer é o asfalto para dar dignidade na saúde, dignidade no bem-estar e na vida de cada um. É preciso ter meios de interligação e no nosso caso faltava de Tasso [Fragoso] com Alto Parnaíba”, relatou.
Com os investimentos da gestão estadual, o acesso ao município vizinho ficou muito mais rápido e seguro, como explica a estudante Maria Eduarda Sousa, que mora em Alto Parnaíba. “Nós usamos muito essa estrada. Antes demorávamos umas duas horas e meia a três horas para chegar a Tasso Fragoso por conta da estrada ser muito ruim. Mas agora, depois da obra, demoramos apenas duas horas”, contou.
Também de Alto Parnaíba, o pedreiro Irineu Júnior aprovou a união de forças do governo estadual e municipal. Ele afirmou que antes era muito difícil fazer a travessia para Tasso Fragoso ou mesmo para Balsas, mas que tudo mudou.
“Hoje a estrada está um tapete graças a Deus, mas antes era só buraco. Então está ótima essa estrada e todo dia eu ando por aqui. Quando tinha que sair daqui para ir a Balsas gastava quatro horas e agora é metade disso”, disse.
O aposentado Levi Borges é morador de Tasso Fragoso e afirmou que esperou pela obra por muitos anos e que agora é uma satisfação ver a estrada concluída. “Essa obra melhorou muito porque antes estava uma tristeza. Essa estrada só quebrava carro e agora ficou boa, está em primeiro lugar de boa”, afirmou.
Para o empresário Paulo Companheiro, a via trará mais desenvolvimento para toda a região. “Eu sou pecuarista de Tasso Fragoso e sei a importância do que é uma estrada. A gente vê que esse é um governo que busca os municípios, trazendo desenvolvimento. Hoje a pecuária faz parte do sul do Maranhão e ter estradas é fundamental”, observou.
A solenidade de inauguração também contou com a presença do ministro André Fufuca; dos deputados federais Aluísio Mendes e Márcio Honaiser; das deputadas estaduais Andreia Rezende e Vivianne Martins; além dos prefeitos Alan da Marissol (Balsas), Acciolly Cardoso (São Raimundo das Mangabeiras), Jayme Fonseca (Carolina), Paula Coelho (Riachão), Germano Coelho (Loreto), Fátima Dantas (Sambaíba), Dra. Mariana Ribeiro (Nova Colinas), Hélder Nunes (São Félix de Balsas); entre outras autoridades.
POLITICA: Ao chamar a atenção para as perseguições políticas e jurídicas que o governador Carlos Brandão enfrenta todos os dias, o deputado Davi Brandão (PSB) apontou que, se o chefe do Executivo estadual estivesse exercendo seu mandato com tranquilidade, teria entregue muito mais obras e serviços aos maranhenses.
“Como seria ainda maior o governador Carlos Brandão e o seu governo se ele pudesse ter tido a tranquilidade para administrar e a paz e o sossego para poder realizar ainda mais obras”.
O parlamentar também rechaçou as tentativas, sem sucesso, da oposição de diminuir os impactos das ações do governo. “Nós vemos a dificuldade que o governador tem todo santo dia”, disse.
Davi Brandão reforçou que, mesmo com todas as dificuldades, o governador duplicou o número de Restaurantes Populares, ampliou o número de cadeiras de hemodiálise no Maranhão, criou programas como o Maranhão Livre da Fome e o Tô Conectado, além de já ter tirado do papel várias obras consideradas impossíveis e que, hoje, são realidade.
“Precisou vir um sertanejo corajoso, com força de vontade e com um coração muito grande, para poder cuidar do povo do Maranhão da forma que tem cuidado”, declarou.
POLITICA: O deputado estadual Fred Maia (PDT), na sessão plenária desta quarta-feira (22), recomendou que a oposição reflita antes de fazer qualquer tipo de ataque ao governo estadual e destacou, também, obras que foram realizadas ou estão em andamento na gestão do governador Carlos Brandão.
O parlamentar destacou ações do governo nas cidades maranhenses, a exemplo do programa ‘Juros Zero’, do Programa do Leite (que abasteceu 343 famílias com 5 litros de leite em Pedreiras) e do asfaltamento e recuperação de estradas, entre outros benefícios.
Fred Maia contou que, na terça-feira (21), participou do lançamento do programa ‘Juros Zero’, na Fiema. O programa está investindo R$ 50 milhões para pagar juros a microempreendedores como vendedores de galeto assado, cosméticos e técnicos de ar-condicionado.
Maia disse que o governador tem feito várias obras importantes. “Prometeram fazer a estrada de São Luís Gonzaga e quem está fazendo agora é o governador Carlos Brandão. São 10 quilômetros no total e será entregue este ano. A estrada será importante para as cidades de Bacabal, São Luís Gonzaga, Bernardo do Mearim, Trizidela do Vale e Pedreiras”, afirmou.
“Tenho 21 anos de vida política e isso se reflete no meu aprendizado como ex-gestor municipal. O importante, agora, no meu papel de parlamentar, é trabalhar para mudar a vida das pessoas, levando ações do Governo do Estado aos municípios”, contou.
Por fim, o deputado David Brandão fez aparte ao colega de plenário e se solidarizou com o governador Carlos Brandão citando ações do Executivo, como o programa ‘Juros Zero’.
O Governo do Estado ampliou o combate à fome na Baixada Maranhense, incluindo mais 725 famílias no programa Maranhão Livre da Fome em Pedro do Rosário. Nesta segunda-feira (20), o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, esteve no município para entregar os cartões do programa e anunciar mais investimentos estaduais.
“Esse é o maior programa de transferência de renda da história do Maranhão. Além do complemento para comprar comida, vocês também recebem assistência à saúde e terão a oportunidade de se capacitarem para ingressar no mercado de trabalho. Temos feito muitos investimentos em todos os municípios, mas nossa maior obra é cuidar das pessoas. E esse programa está dando dignidade e melhorando a vida das pessoas”, destacou Orleans Brandão.
Em Pedro do Rosário, além de entregar os cartões do Maranhão Livre da Fome a 725 famílias e seis carrinhos dos programas Minha Renda e Mais Renda a trabalhadores autônomos, Orleans Brandão anunciou as obras de pavimentação asfáltica em quatro quilômetros de vias urbanas, a implantação do portal da cidade e dos serviços estaduais do Viva Procon, da Estação Tech e do Colégio Militar Tiradentes no Centro de Ensino Pedro Cunha Mendes.
Ao lado dos prefeitos de Viana, Carrinho Cidreira, e de Pedro do Rosário, Toca Serra, o secretário anunciou, ainda, que o Governo do Estado também fará a estrada que liga os dois municípios. “Já iniciamos a licitação e asseguramos os recursos, e até o final deste ano essa obra vai sair do papel”, afirmou ele.
“O Governo do Estado já tem trabalhado muito por Pedro do Rosário, mas essa estrada será um marco na história do nosso município, de Viana e desta região. O Colégio Militar vai transformar vidas, e agradecemos também por todas as demais obras já anunciadas. Estamos unidos para fazer muito mais por nossa cidade”, concluiu o prefeito Toca Serra.
– Nos dois municípios, o governador Carlos Brandão também fez entregas e autorizou novas obras para melhorar a qualidade de vida da população (Foto: Gilson Teixeira)
Alegria para 1.812 famílias maranhenses, que a partir de agora têm a certeza de comida na mesa para alimentar seus filhos. O Governo do Estado entregou cartões do Programa Maranhão Livre da Fome para beneficiários de Viana e São João Batista. Além disso, o governador Carlos Brandão também fez a entrega de carrinhos dos programas Mais Renda e Minha Renda e autorizou novas obras de infraestrutura, educação, entre outras áreas, para as duas cidades.
O governador Carlos Brandão ressaltou que a entrega dos cartões garante mais dignidade às famílias, reforça as políticas de segurança alimentar do Governo do Estado e, somada aos novos investimentos anunciados nas duas cidades, melhora a qualidade de vida da população.
“Dando continuidade à nossa agenda municipalista, visitamos Viana e São João Batista, onde fizemos várias autorizações de ordens de serviço, como pavimentação asfáltica e a reforma de mais uma escola estadual, entre outras. E fizemos o lançamento do Programa Maranhão Livre da Fome, beneficiando mais de 1.800 famílias nas duas cidades. Então, é mais um grande pacote de obras e serviços que chega para beneficiar a população maranhense, dando melhores condições de vida para as famílias e fortalecendo o desenvolvimento social dos municípios”, assinalou Brandão.
Em Viana, 940 famílias foram beneficiadas com o Programa Maranhão Livre da Fome. A entrega e o desbloqueio dos cartões aconteceram no Instituto Estadual do Maranhão Dom Hamleto de Angelis (IEMA Pleno), localizado na Rua 9, bairro Frei Serafim.
O prefeito de Viana, Carrinho Cidreira, agradeceu em nome da população do município: “O Governo do Maranhão está trazendo obras e serviços não apenas para o povo de Viana, mas para toda a Baixada. Um exemplo é a MA-014, uma obra como nunca antes feita, e este programa, que tem tirado as famílias da fome. Com essa parceria, o Maranhão avança e nós vamos seguir trabalhando em conjunto para avançarmos muito mais.”
Também foram realizados atendimentos de atenção primária em saúde, como medição de pressão arterial, glicemia e exames para verificação de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), entre outros. Foram ofertadas, ainda, consultas oftalmológicas para triagem de cirurgias de catarata e pterígio. Na ocasião, foram entregues óculos de grau aos beneficiários.
A lavradora Nilda Reis é uma das beneficiárias do programa. “É muito importante este programa, pois é uma ajuda para eu comprar meu alimento e para a minha família. Eu agradeço muito ao governador Carlos Brandão. Eu vou direto ao mercado fazer minhas compras. Agora vai ter mais alimento na mesa”, disse.
A pescadora Filha Costa também recebeu o cartão do programa: “Eu já vou direto fazer minhas compras. Não vou esperar por amanhã; vou fazer logo é hoje. É uma ajuda e tanto para nós, que estamos precisando muito no momento.”
Mais investimentos em Viana
Ainda em Viana, foram entregues 10 carrinhos dos programas Mais Renda e Minha Renda, promovendo a inclusão socioprodutiva e a geração de emprego e renda para famílias em situação de vulnerabilidade.
Também foram assinadas ordens de serviço para a execução de 10 quilômetros de pavimentação asfáltica, a fim de melhorar a mobilidade urbana nos bairros do município, por meio do Programa Mais Asfalto. A intervenção compreende serviços de implantação e requalificação viária, incluindo recapeamento asfáltico, execução de tapa-buracos, drenagem superficial, imprimação, pintura de ligação e pavimentação em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ).
Foi assinado, ainda, termo de autorização para a reforma do Centro de Ensino Nossa Senhora da Conceição. A iniciativa integra o Programa de Manutenção da Rede Estadual do Maranhão — Mãos à Obra, iniciativa do Governo do Maranhão para a manutenção de prédios públicos, coordenada pela Secretaria de Estado de Governo (Segov). O programa visa melhorar a infraestrutura do estado, agilizar os serviços e fortalecer a economia local.
Ainda em Viana, Brandão falou sobre as obras da Estrada do Santana, que interliga diversos povoados e encurta a distância com Pedro do Rosário, facilitando também o acesso rodoviário ao Pará, e sobre a recuperação da MA-014, que corta diversas cidades da região. O governador também visitou as obras de construção do Centro de Hemodiálise de Viana, no prédio anexo ao Hospital Regional Dr. Antônio Andrade. Os serviços estão avançados e serão concluídos em breve.
São João Batista
Já em São João Batista, 872 famílias receberam o cartão do Programa Maranhão Livre da Fome. A entrega ocorreu na Creche Iracema Ferreira de Araújo, na Praça da Matriz. No local, também foram ofertadas consultas oftalmológicas e atendimentos de atenção primária em saúde.
Para os beneficiários do programa, o cartão representa uma grande ajuda. “Este programa vai me ajudar muito, porque agora vou poder comprar o meu pão de cada dia para mim e minha família. Que Deus abençoe o governador Carlos Brandão, pois essa é uma ação maravilhosa”, comentou a dona de casa Maria Lourdes.
Maria Helena, mais uma das beneficiárias do programa em São João Batista, agradeceu ao Governo do Maranhão: “Quero agradecer primeiramente a Deus por este dia de hoje e ao governador Carlos Brandão, porque este cartão vai nos ajudar bastante a complementar a nossa renda familiar.”
Novas obras em São João Batista
Na cidade, também foi assinada ordem de serviço para a execução de 4 quilômetros de pavimentação asfáltica. Ainda como forma de melhorar a infraestrutura viária do município, foi assinado termo de autorização para adesão ao Programa Mutirão Rua Nova.
Para ampliar o abastecimento de água na cidade, foi assinado termo de autorização para implantação de dois poços, como parte do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SSAA). Foram assinados, ainda, termos de autorização para a implantação de uma Estação Tech, equipamento que dissemina tecnologia e promove inclusão digital entre jovens, de maneira gratuita, sendo um espaço de inovação e capacitação profissional.
O prefeito de São João Batista, Mecinho, ressaltou que o Governo do Maranhão tem sido um grande parceiro do município: “Graças a essa parceria, temos melhorado bastante a vida da população do nosso município. É um governo que tem investido muito em toda a Baixada, garantindo desenvolvimento em todos os municípios da região.”
Ainda em São João Batista, serão construídos dois portais para a cidade — um de entrada e outro de saída —, que representam, além da identificação do lugar, um cartão de visita e contribuem para o embelezamento urbano. A cidade será beneficiada, também, com uma Areninha para a prática de esportes e uma Praça da Família, ampliando os espaços de lazer e convivência comunitária. Também foram entregues 10 carrinhos dos programas Mais Renda e Minha Renda.
Em São João Batista, o governador Carlos Brandão destacou as obras da Travessia da Baixada, que vai interligar a cidade ao município de Anajatuba, reduzindo em cerca de três horas o acesso à Região da Baixada Maranhense.
Maranhão Livre da Fome
O Maranhão Livre da Fome é um programa do Governo do Estado para combater a insegurança alimentar, que oferece um complemento financeiro de R$ 200 mensais para famílias que, mesmo já recebendo o Bolsa Família, ainda vivem com renda per capita abaixo de R$ 218, e um adicional de R$ 50 por filho de até 6 anos.
Além do benefício financeiro, o programa oferece capacitação profissional e serviços de saúde para promover a inclusão socioprodutiva e a autonomia financeira das famílias.
– Seminário Estratégicas de Segurança Alimentar (Foto: Gilson Teixeira)
Encerrando as celebrações pelo Dia Mundial da Alimentação, comemorado no dia 16 de outubro em 150 países, o Governo do Maranhão realizou, na última sexta-feira (17), no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís, o Seminário Estadual “Estratégias de Segurança Alimentar e Nutricional para Erradicação da Fome no Estado do Maranhão”.
O evento marcou a programação de encerramento da Semana Estadual de Alimentação, realizada desde o dia 13 de outubro na capital maranhense com o tema: “De Mãos Dadas para uma Alimentação Melhor e um Futuro Melhor”.
O encontro reuniu gestores públicos, pesquisadores, conselheiros, agricultores familiares, representantes de Organizações Não Governamentais (ONG’s), comunidade escolar e sociedade civil para debater os resultados obtidos por políticas públicas estaduais voltadas para a garantia da segurança alimentar no estado.
O ato no Palácio Henrique de La Rocque contou com a presença do governador do Maranhão, Carlos Brandão. Foram apresentados ao público os resultados da Pesquisa de Avaliação dos Impactos dos Restaurantes Populares do Maranhão. Desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Fundação Sousândrade (Fsadu), o levantamento analisa os efeitos sociais, nutricionais e econômicos dos restaurantes entre a população.
O governador Carlos Brandão resgatou dados aferidos pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE), baseados nos dados da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (PNAD Contínua), que apontaram, no final de 2024, a saída de aproximadamente um milhão de maranhenses fora da condição de pobreza em dois anos.
“Esta foi uma semana de discussões bem proveitosas sobre a segurança alimentar no Maranhão. Aqui, apresentamos cases de sucesso para o Brasil, programas sociais que implantamos, nos quais conseguimos retirar quase 1 milhão de pessoas da extrema pobreza, mas ainda restam cerca de 400 mil pessoas, e, para isso, lançamos o Programa Maranhão Livre da Fome, com o qual distribuímos cartões para a compra exclusiva de alimentos”, destacou o governador.
O seminário contou, ainda, com a entrega de prêmios aos estudantes de escolas públicas estaduais vencedores dos concursos de redação e vídeo que tiveram como tema “Direitos Humanos”.
Durante os debates, programas como o Maranhão Livre da Fome, a rede de Restaurantes Populares, o Banco de Alimentos, e a política “Refeição de Verdade, Para Mentes Brilhantes”, foram algumas das ações de sucesso citadas pelos debatedores.
“Se a gente olhar desde 2022, foram muitos avanços conquistados, como a alimentação escolar digna, a ampliação dos Restaurantes Populares, com a meta de chegar a todos os 217 municípios já em dezembro deste ano; ampliação do Banco de Alimentos; o Maranhão Livre da Fome, que tem atingindo 431 mil maranhenses”, pontuou Paulo Casé, secretário de Estado de Desenvolvimento (Sedes), pasta que coordena estas ações.
Restaurantes Populares e Maranhão Livre da Fome
Objeto de pesquisa realizada por meio da parceria entre a gestão estadual, Ufma e Fsadu, a rede de Restaurantes Populares do Maranhão está presente em 178 municípios maranhenses, e já atingiu a marca de 201 unidades inauguradas, ganhando o status de maior rede de segurança alimentar da América Latina.
Em todo o Maranhão, os restaurantes populares ofertam alimentação nutricionalmente balanceada, pelo valor simbólico de R$ 1,00 para a compra do almoço ou jantar, e apenas R$ 0,50 para aquisição do café da manhã.
Durante o seminário, também foram abordados os impactos socioeconômicos de outras políticas estaduais voltadas para o combate à fome, a exemplo do Programa Maranhão Livre da Fome.
Lançado em maio de 2025, o Programa Maranhão Livre da Fome é a principal política de transferência de renda com foco no combate à insegurança alimentar, em execução no estado. Idealizado para beneficiar mais de 400 mil pessoas, o Maranhão Livre da Fome garante um complemento financeiro de R$ 200,00 para aquisição de alimentos.
O programa é voltado às famílias beneficiárias do Bolsa Família que, mesmo recebendo a ajuda federal, ainda vivem com renda mensal inferior a R$ 218,00 per capita (por pessoa), ou seja, permanecem abaixo da linha da extrema pobreza.
Além desse valor, famílias incluídas no programa que têm crianças de 0 a 6 anos de idade recebem um adicional de R$ 50,00 por criança. E se, mesmo com a ajuda financeira do programa, a família ainda ficar abaixo da linha da extrema pobreza, a gestão estadual complementa o valor até que essa família ultrapasse os R$ 218,00 mensais per capita.
Fora o benefício financeiro, o programa oferta serviços de saúde, como consultas oftalmológicas e odontológicas. A iniciativa também atua no pilar da inclusão socioprodutiva, levando capacitação profissional às pessoas maiores de 16 anos que são beneficiárias do programa estadual.
O Seminário Estadual “Estratégias de Segurança Alimentar e Nutricional para Erradicação da Fome no Estado do Maranhão” contou ainda com a presença da coordenadora-geral de Articulação Federativa do Sisan, órgão vinculado à Secretaria Extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), Thatiana Fávaro.
Fávaro analisou de forma positiva os números apresentados no Mapa de Combate à Fome no Maranhão e frisou que outros levantamentos, como projeções elaboradas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), também revelam queda no índice de insegurança alimentar no estado.
“Dados coletados no quarto trimestre de 2024 trazem o Maranhão com uma boa queda da insegurança alimentar grave em número de pessoas. A insegurança alimentar grave estava em 8% das pessoas que moram em domicílios, e agora está em 5,1%. Foi uma queda bem expressiva da insegurança alimentar grave aqui no Estado”, sublinhou Thatiana Fávaro.
Sobre o Dia Mundial da Alimentação
O dia 16 de outubro é celebrado em 150 países de todo o planeta como o Dia Mundial da Alimentação. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) em 1981 para buscar soluções para o problema da fome no mundo e garantir alimentos de qualidade e em quantidade suficiente para todos os cidadãos.
A cada ano, a FAO escolhe um tema diferente para a celebração, e todos estão alinhados com o objetivo de conscientizar sobre a importância de que todos, em todos os lugares, tenham acesso a alimentos suficientes, seguros, diversificados e nutritivos, sem deixar ninguém para trás.
Participaram da Semana Estadual da Alimentação 2025, representantes da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Maranhão (Caisan-MA), Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Fórum Maranhense de Segurança Alimentar e Nutricional (FMSAN), Instituto Pacto Contra a Fome e do Conselho Regional de Nutrição da 11ª região (CRN-11).
O Governo do Estado continua ampliando os investimentos em infraestrutura urbana e educacional, geração de renda, combate à fome e ampliação do acesso a serviços de saúde em todos os municípios do Maranhão. Na sexta-feira (17), o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, esteve em Lago Verde, Pio XII e Santa Inês para entregar obras e serviços que promovem desenvolvimento social e econômico e a melhoria das condições de vida da população.
“As obras têm que sair do papel para melhorar a vida das pessoas. É nessa firme parceria com os municípios que estamos entregando investimentos que promovem dignidade, educação, saúde e oportunidades para toda a população do Maranhão. Essa é a nossa missão e o nosso compromisso com os maranhenses”, afirmou Orleans Brandão.
Nos três municípios, foram entregues 18 carrinhos dos programas Minha Renda e Mais Renda, para melhorar as condições de trabalho de microempreendedores, e mais 2.037 famílias foram incluídas no maior programa de combate à fome da história do Maranhão. Além de R$ 200,00 mensais e R$ 50,00 por cada filho menor de seis anos de idade, elas recebem assistência à saúde e terão cursos de capacitação para que possam ter acesso ao mercado de trabalho.
Em Lago Verde, Orleans Brandão também fez a entrega de 36 cartões do programa Transporte Universitário a jovens estudantes do município. E anunciou que o governo estadual fará a pavimentação asfáltica de três quilômetros de vias urbanas. “É orla, é Areninha esportiva, Estação Tech, Viva Procon e agora, o programa Maranhão Livre da Fome, que vai melhorar a vida de mais de 700 famílias da nossa cidade. Tudo isso acontece porque temos a parceria do Governo do Estado”, enfatizou o prefeito Alex
Além dos benefícios sociais e de geração de emprego e renda, Pio XII também receberá um pacote de obras estaduais: 05 quilômetros de pavimentação asfáltica, Areninha Esportiva, Colégio Militar, portal da cidade, Estação Tech, e Viva Procon. “Agradecemos ao Governo do Estado. São ações muito importantes para que nosso município possa continuar avançando”, declarou o prefeito Aurélio da Farmácia.
A agenda de trabalho foi concluída em Santa Inês, onde 552 famílias foram incluídas no programa de combate à fome. Em parceria com a gestão municipal, o Governo do Estado também fará a implantação de dois grandes serviços: a Estação Tech, para capacitação tecnológica dos jovens, e o VIVA PROCON foi reinaugurado, para facilitar o acesso a diversos atendimentos de cidadania, como a emissão de documentos. “Para conquistar avanços, precisamos de parceiros como o Governo do Estado, que aqui tem grandes obras, como o Centro de Hemodiálise e quatro colégios militares. E assim vamos continuar avançando”, concluiu o prefeito Felipe dos Pneus.
Mais 385 famílias do município de Fernando Falcão foram incluídas no programa Maranhão Livre da Fome, e receberam os cartões que lhes darão acesso a renda para aquisição de alimentos, assistência à saúde e capacitação para o mercado de trabalho. Representando o Governo do Estado, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, foi recebido pela população em um grande ato liderado pela prefeita Raimunda do Josemar, e reafirmou a parceria que tem levado desenvolvimento a todas as regiões do estado.
“Tenho a missão de ir a todos os municípios para ouvir as pessoas, levar obras e ações estaduais, melhorar a vida da população e mudar a vida de quem mais precisa. Foi com essa intenção que nasceu o Maranhão Livre da Fome, o maior programa de transferência de renda da história do nosso estado. Porque todas as políticas públicas implantadas nos últimos já tiraram mais de 1 milhão de pessoas da pobreza extrema, mas ainda havia cerca de 430 mil famílias sem comida na mesa”, declarou o secretário de Assuntos Municipalistas.
Ao explicar os benefícios do programa aos beneficiários de Fernando Falcão, Orleans destacou que tão importante quanto a renda mensal para compra de alimentos é a assistência à saúde e o encaminhamento para os cursos de capacitação, para que as famílias tenham condição de garantir seu próprio sustento. Ele fez questão de agradecer pela parceria do município, indispensável para o sucesso do Maranhão Livre da Fome.
“Todos os avanços que recebemos é resultado do trabalho de um governo que se preocupa com os mais necessitados. Ficamos muito felizes em ver Fernando Falcão incluído nos programas sociais estaduais, conduzidos por pessoas responsáveis, competentes, comprometidas com o bem-estar da população”, declarou a prefeita Raimunda do Josemar.
Orleans Brandão também fez a entrega de seis carrinhos dos programas Minha Renda e Mais Renda, anunciou a doação de duas ambulâncias novas e a construção da ponte que liga os municípios de Fernando Falcão e Mirador, um antigo sonho da população. “Este é um Governo presente em todo o Maranhão e este é só o começo de uma grande parceria pelo desenvolvimento deste município”, finalizou ele.
Em mais uma ação para fomentar o desenvolvimento econômico do Estado, o Governo do Maranhão lançou, nesta quarta-feira (8), o Programa Juros Zero em Imperatriz. Com R$ 50 milhões em investimentos, a medida visa a descentralização das políticas de desenvolvimento e a valorização da Região Tocantina como polo de crescimento e inovação. A solenidade ocorreu no Centro de Convenções do município e contou com a presença do governador Carlos Brandão.
Nesta edição do programa, o limite de crédito que pode ser adquirido por microempreendedores passa para R$ 22 mil. Para facilitar o acesso, além das agências do Banco do Nordeste, os interessados podem procurar os guichês do Juros Zero nos VIVA/Procon e as Salas do Empreendedor nos municípios. Nesses locais, os servidores foram capacitados pelo banco para receber propostas. A análise e a liberação serão feitas pela instituição financeira.
Coordenado pela Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc), o programa foi idealizado para incentivar o empreendedorismo, beneficiando empresas de Imperatriz e dos demais municípios da Região Tocantina com faturamento igual ou inferior a R$ 50 mil. Por meio do programa, o Governo do Maranhão assume o pagamento dos juros das operações de crédito firmadas entre as empresas e as instituições financeiras.
De acordo com o governador Carlos Brandão, o programa reforça a integração entre Estado, setor produtivo e instituições financeiras, consolidando um ambiente favorável ao investimento e à prosperidade regional.
“As micro e pequenas empresas são 92% dos empreendimentos do Maranhão, que financiam R$ 1,4 bilhão por ano com inadimplência de apenas 4%, o que demonstra o esforço dessas pessoas para pagar as contas em dia, mantendo o negócio em funcionamento. Por isso, o Governo do Maranhão vai assumir os juros das operações. Nossa expectativa é que os financiamentos cheguem a R$ 3 bilhões, fortalecendo os negócios, já que os juros que os empreendedores não vão pagar viram mais investimento. Este programa representa um impulso muito importante na nossa economia”, assinalou Brandão.
O superintendente do Banco do Nordeste, Isaque Costa, destacou que o apoio aos microempreendedores garante o aumento da formalidade.
“Este público é muito importante para nós. Muitos representam a economia informal, e o Banco do Nordeste trabalha com eles na perspectiva de trazê-los para a formalidade. Hoje, quem é do Cadastro Único (CadÚnico) também conta com o apoio do banco. O objetivo é socializar o crédito para quem precisa, contribuindo para que o Estado melhore sua qualidade de vida”, declarou.
O prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral, afirmou que o Programa Juros Zero fortalece a cadeia produtiva. “Nossa cadeia produtiva começa com os micro e pequenos empreendedores, que são os que mais enfrentam dificuldade de acesso ao crédito. Agora, com esse incentivo do Governo do Maranhão, em parceria com o Banco do Nordeste e o Sebrae, o setor fica mais forte e com melhores condições de ampliar seus negócios”, frisou.
A iniciativa, aliada às ações de infraestrutura e segurança pública realizadas desde o início da semana no município, reafirma a estratégia de desenvolvimento equilibrado e sustentável adotada pela gestão estadual na Região Tocantina.
*Fortalecimento dos pequenos negócios*
Para o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Imperatriz (ACII), Carlos Lucena, o Programa Juros Zero vai garantir que empreendedores utilizem o crédito para ampliar negócios, adquirir equipamentos, formar capital de giro ou equilibrar o fluxo de caixa. “Este programa é muito importante para a nossa cidade e vai oxigenar a economia. Dar ao empreendedor a oportunidade de fechar uma operação de crédito sabendo que os juros serão pagos pelo governo é uma política que só traz benefícios: injeta dinheiro na economia, melhora os negócios e aumenta o consumo”, pontua.
O secretário de Indústria e Comércio do Maranhão, Júnior Marreca, afirma que o programa deve potencializar empresas e fortalecer o empreendedor neste fim de ano na Região Tocantina. “O programa beneficia tanto o microempreendedor formal quanto o informal, com a oportunidade de acesso ao crédito a juros zero, propiciando o crescimento dos negócios — seja o dono de um salão de beleza, de um pequeno mercado, os beneficiários dos programas Mais Renda e Minha Renda, entre outros. Basta dirigir-se a uma agência credenciada e solicitar o Programa Juros Zero”, explica.
*Expectativa de aumento no faturamento*
Para quem será beneficiado, a expectativa é de aumento no faturamento. Há mais de 20 anos vendendo cosméticos, a empreendedora Francidalva Vieira Costa avalia que o programa dará novo fôlego aos negócios, reduzindo custos e ampliando a oferta de produtos. “Sem o pagamento dos juros, vamos poder diminuir o preço ao consumidor e aumentar os prazos de pagamento. Com isso, deve aumentar o número de clientes e o faturamento no fim do mês”, disse.
Maria Neide, que há 20 anos atua no setor de vestuário, afirmou que os juros são um dos maiores obstáculos para a expansão dos pequenos negócios. “Esse programa chegou em boa hora porque vai permitir que eu compre mais material para investir no meu comércio — tecidos, aviamentos, máquinas de costura. Já estou na expectativa para que dê tudo certo”, contou.
*Sobre o Programa Juros Zero*
O Programa Juros Zero Maranhão foi instituído originalmente pela Lei nº 10.603/2017, reeditado pela Lei nº 12.418/2024 e teve o teto da operação ampliado para R$ 22.000,00 pela Medida Provisória nº 503, de 1º de setembro de 2025. O objetivo é estimular o empreendedorismo e apoiar micro e pequenos negócios por meio de linhas de crédito subsidiadas, nas quais o Governo do Estado arca com os juros, permitindo que o beneficiário quite apenas o valor principal financiado.
O programa zera os juros sobre operações de microcrédito de até R$ 22.000,00, contratadas junto às instituições financeiras participantes; o Governo do Estado paga os juros e o empreendedor paga apenas o principal. O crédito é destinado à ampliação do empreendimento, compra de equipamentos, formação de capital de giro ou equilíbrio do fluxo de caixa.
O programa é voltado para microempreendedores individuais (MEI), microempresas, empreendimentos chefiados por mulheres, beneficiários de programas de transferência de renda e trabalhadores informais.
Os interessados devem contatar ou dirigir-se a qualquer instituição bancária inscrita no Programa Juros Zero (Banco do Nordeste, Ceape Brasil e Sicoob) e solicitar o crédito. Em caso de aprovação, o Governo do Estado arcará com os juros das parcelas do microcrédito. O empreendedor deve manter em dia a quitação das parcelas para que o custeio dos juros pelo Governo do Maranhão seja efetivado.