Parceria com governo estadual garante mais benefícios a Bequimão

Mais 388 famílias serão assistidas pelo Programa Maranhão Livre da Fome, no município de Bequimão. Os cartões do maior programa de transferência de renda no estado foram entregues nesta quinta-feira (18) pelo secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, e pelo prefeito Zé Martins, que anunciaram à população novos investimentos estaduais.

“O Governo do Estado já realizou grandes obras neste município, como a ponte Central-Bequimão, Viva Procon e Restaurante Popular, e estamos construindo a barragem de Maria Rita, que vai melhorar a economia da região, e a pavimentação asfáltica da Vila do Meio. Ações concretas graças ao trabalho em parceria, e o apoio da gestão municipal também foi fundamental para a inclusão dessas famílias no programa Maranhão Livre da Fome”, declarou Orleans Brandão.

“Nossa parceria com o Governo do Estado só traz avanços para Bequimao, porque trabalhamos com responsabilidade e amor pela população”, afirmou o prefeito Zé Martins, destacando a importância da atuação do secretário de Assuntos municipalistas na articulação dessa atuação conjunta.

No ato de entrega dos cartões do Maranhão Livre da Fome, foram autorizadas novas obras estaduais: a construção do portal da cidade, a implantação do Colégio Militar e a requalificação do Ginásio de Bequimão. Também foram entregues oito carrinhos do Mais Renda.

Governo leva combate à fome e obras a Alcântara

O município de Alcântara recebeu nesta quinta-feira (18) um pacote de obras e serviços do Governo do Estado. Ao lado do prefeito Nivaldo Araújo, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, fez a entrega de cartões do programa Maranhão Livre da Fome a 788 beneficiários, além de autorizar novos investimentos nas áreas de infraestrutura e capacitação profissional.

“O Governo do Estado está de portas abertas para conversar com os gestores, ouvir as pessoas nos municípios e buscar soluções para os problemas. Em Alcântara, muita coisa boa está acontecendo e vai continuar chegando para melhorar a vida das pessoas. A parceria entre Estado e Município tem ações concretas e vamos continuar trabalhando juntos para desenvolver o Maranhão”, garantiu Orleans Brandão.

Ao iniciar a entrega dos cartões do Maranhão Livre da Fome, Orleans Brandão destacou que o programa garante transferência mensal para compra de alimentos – injetando cerca de R$ 200 mil por mês na economia do município -, assistência à saúde e capacitação para o trabalho. “Nosso governo está focado de tirar cerca de 430 mil pessoas que ainda estão na extrema pobreza no Maranhão, e estamos confiantes que em breve não teremos mais ninguém passando fome no nosso estado”, acrescentou ele.

O secretário de Assuntos Municipalistas também autorizou em Alcântara a construção de ponte de concreto no povoado Raimundo Sul, a pavimentação asfáltica de 4 quilômetros de vias urbanas, a implantação da Estação Tech, e fez a entrega de oito carrinhos do programa Mais Renda.

“O Governo do Estado não tem medido esforços, tem trabalhado por aqueles que nunca eram vistos. Como secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans tem percorrido o Maranhão para resolver os problemas, levando benefícios para a população. Essa é uma parceria que tem levado dignidade à nossa população”, finalizou o prefeito Nivaldo Araújo.

Famílias maranhenses poderão receber até R$ 300 com novas ações do programa ‘Maranhão Livre da Fome’

 

Agência Assembleia

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, nesta quarta-feira (17), o Projeto de Lei 410/2025, que amplia os benefícios do programa ‘Maranhão Livre da Fome’, iniciativa do governo estadual voltada ao combate à pobreza e à insegurança alimentar.

Com a nova proposta, os beneficiários do programa poderão receber até R$ 300 extras, em parcela única, obedecendo alguns critérios como conclusão de cursos de capacitação profissional e acompanhamento da saúde.

As famílias que tiverem um integrante que concluir um curso de capacitação ofertado dentro do programa terão direito a receber R$ 200, em parcela única. Já as famílias que realizarem check-up completo de saúde receberão R$ 100 adicionais.

Compõe o check-up acompanhamento médico e nutricional de cada criança pela Atenção Primária; atualização da caderneta de vacinação, conforme o Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde; atendimento pré-natal das gestantes; e acompanhamento de saúde dos demais membros da família, com atenção especial a idosos, pessoas com deficiência, doenças crônicas e grupos prioritários.

Vale lembrar que os valores pagos não serão computados para fins de cálculo da renda per capita mensal (atualmente fixada em R$ 218,00), o que garante que os beneficiários continuem dentro dos critérios do programa, mesmo após o recebimento do bônus.

Criado pela Lei 12.502/2025, o programa Maranhão Livre da Fome objetiva reduzir a pobreza, combater a insegurança alimentar e quebrar o ciclo de reprodução da pobreza entre gerações.

A proposta do governo é oferecer mais do que assistência emergencial. O programa visa promover a autonomia das famílias por meio de incentivos à educação, qualificação profissional e cuidados com a saúde.

Segundo o governador Carlos Brandão, as mudanças estão alinhadas com os princípios da eficiência administrativa e refletem o compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população maranhense, otimizando o uso dos recursos públicos e ampliando o alcance social do programa.

SAF realiza repasse financeiro e visitas à implantações dos PGIS escolares e pilotos do PAGES em quatro municípios maranhenses

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), por meio do Projeto Amazônico de Gestão Sustentável (PAGES), realizam, entre os dias 18 e 20 de setembro, repasse financeiro e visitas técnicas aos Projetos de Gestão Integrada Sustentável (PGIS) Escolares e Pilotos nos municípios de Presidente Médici, Zé Doca, Bela Vista do Maranhão e Pio XII.

No dia 18, às 15h, em Presidente Médici, será feita a entrega simbólica de cheque no valor de R$ 410.287,54 à Casa Familiar Rural de Presidente Médici para execução do PGIS Escolar. O projeto visa implementar o fortalecimento institucional da unidade por meio do fomento produtivo, da melhoria da infraestrutura e da implantação de tecnologias sociais adaptadas à agricultura familiar. O objetivo é promover um ambiente educacional sustentável e de alta qualidade, beneficiando diretamente 87 alunos e contribuindo para a melhoria da educação rural.

No dia 19, às 8h, a agenda segue em Zé Doca, onde será entregue investimento de R$ 259.408,76 à Casa Familiar Rural local, também voltado ao PGIS Escolar. A iniciativa tem como foco o fortalecimento institucional, a ampliação do fomento produtivo, a melhoria da infraestrutura e a implantação de tecnologias sociais adaptadas à agricultura familiar, impactando 45 alunos com melhores condições de ensino e aprendizagem.

No dia 20, às 8h, será visitado o PGIS Piloto da Associação das Mulheres Trabalhadoras Rurais do Centro do Lulu, no município de Bela Vista do Maranhão. O projeto envolve 27 readequações de unidades produtivas familiares de horticultura irrigada, com investimento total de R$ 121.905,00, consolidando ações voltadas à produção agroecológica e ao fortalecimento das mulheres agricultoras. Ainda no dia 20, às 15h, em Pio XII, será entregue investimento de R$ 240.500,31 à Escola Família Agrícola João Evangelista de Brito para execução do PGIS Escolar, beneficiando 50 alunos com melhorias estruturais, produtivas e tecnológicas voltadas à agricultura familiar.

Os repasses financeiros dos PGIS serão feitos em duas parcelas. A segunda parcela é liberada após a aplicação da primeira e a apresentação da prestação de contas pelas associações beneficiárias. Os PGIS Escolares são voltados às Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) e Casas Familiares Rurais (CFRs), com o objetivo de estruturar a produção, fortalecer a infraestrutura e implantar tecnologias sociais. Além dos municípios desta agenda, o PAGES está presente em Açailândia, Bom Jesus das Selvas, Santa Luzia, Alto Alegre do Pindaré e Grajaú.

O secretário da SAF, Bira do Pindaré, ressaltou a importância da entrega de recursos que vão auxiliar na implantação dos projetos apoiados pelo PAGES. “Por determinação do governador Carlos Brandão estamos fortalecendo as ações do PAGES e, desta vez, estamos destinando recursos que vão ajudar ao pleno funcionamento dos projetos nas Casas Familiares e nas Associações de Agricultores contribuindo no fortalecimento da agricultura familiar e no desenvolvimento sustentável do campo. Estamos no caminho certo em prol da autonomia produtiva, incentivo à geração de renda e qualidade de vida dos beneficiários contemplados pelo PAGES,” destacou secretário Bira.

Já os PGIS Pilotos priorizam a produção e estão em andamento em Nova Olinda do Maranhão (mandiocultura agroflorestal), Bela Vista do Maranhão (horticultura), Amapá do Maranhão (manejo de açaizais e avicultura) e Açailândia (galinhas caipiras e hortas irrigadas). Cada plano leva em conta a realidade local, beneficiando diretamente centenas de famílias agricultoras. O secretário de Estado da Agricultura Familiar, Bira do Pindaré, participará da agenda e estará disponível para atendimento à imprensa.

 

Serviço

O quê: Repasse financeiro e visitas técnicas aos PGIS Escolares e Pilotos da SAF/FIDA/PAGES

Quando e onde:

– Presidente Médici (18/09 – 15h, Casa Familiar Rural)

– Zé Doca (19/09 – 08h, Casa Familiar Rural).

– Bela Vista do Maranhão (20/09 – 08h, Associação das Mulheres Trabalhadoras Rurais do Centro do Lulu)

– Pio XII (20/09 – 15h, Escola Família Agrícola João Evangelista de Brito).

Alema aprova projetos que fortalecem o ensino em tempo integral e combatem a evasão escolar no Maranhão

Sessão plenária na qual foram aprovados os projetos voltados à melhoria da educação no Maranhão

Agência Assembleia

A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) aprovou, na sessão plenária desta terça-feira (16), projetos importantes que objetivam fortalecer o ensino em tempo integral e combater a evasão escolar no Maranhão. As proposições contribuem diretamente para a melhoria dos índices educacionais do estado.

Um dos textos aprovados foi o Projeto de Lei de Conversão nº 005/2025, oriundo da Medida Provisória n.º 494/2025, que institui a “Política de Educação Integral em Tempo Integral” no sistema estadual de ensino do Maranhão. O objetivo é assegurar e fomentar matrículas em todas as etapas e modalidades da educação básica.

Faz parte dessa política, por exemplo, a oferta de educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas da rede estadual de ensino, de forma a atender pelo menos 60% das matrículas ao longo de 10 anos.

O intuito é assegurar a expansão de matrículas na educação em tempo integral com qualidade social e equidade em todos os municípios, promovendo, assim, o desenvolvimento pleno dos estudantes e contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Combate à evasão escolar

Também foi aprovada durante a sessão plenária a Medida Provisória nº 502/2025, que institui o programa ‘Educação de Verdade’ na rede pública estadual. O propósito é fortalecer a educação básica na rede de ensino do estado, por meio de ações que garantam o acesso, a permanência e a qualidade do ensino, combatendo a evasão escolar e promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes.

O programa será gerido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em colaboração com outras Secretarias, com foco nos eixos estratégicos de transporte, refeição, tecnologia e inovação, saúde visual, bem como material didático nas escolas da rede pública estadual.

“Com referidas medidas será atendida demanda específica visando assegurar que o serviço público de educação atenda com às necessidades individuais dos alunos, no que tange à necessidade de inclusão tecnológica, acesso a material didático de qualidade, incluindo distribuição de óculos e fornecimento de transporte e refeição, garantindo melhoria nos índices de educação no Maranhão”, destacou o governador Carlos Brandão (PSB) na justificativa da MP.

Deputado Yglésio destaca avanço do Maranhão no Ranking de Solidez Fiscal do Brasil

Deputado Dr. Yglésio ressaltou as políticas para promover melhorias à gestão fiscal do estado e afirmou que a administração só consegue fazer algo se estiver saneada

Assecom / Dep. Dr. Yglésio

O deputado Dr. Yglésio Moysés (PRTB) destacou, na sessão plenária desta terça-feira (16), o avanço do Maranhão no Ranking de Solidez Fiscal do Brasil. “O nosso Estado está numa posição notável, pois agora é o segundo no ranking de gestão fiscal. As pessoas acham ruim, mas é justamente o fiscal ajustado que permite que se façam obras, políticas públicas e desenvolvimento sustentável em cima de tudo isso”, declarou o parlamentar.

Ele frisou que, em apenas três anos, o Maranhão subiu 21 posições no Ranking de Solidez Fiscal do Brasil, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com o Tesouro Nacional, alcançando em 2025 a 2ª colocação nacional.

“Quer ver uma coisa boa que vai acontecer? Vai ter aumento no ‘Maranhão Livre da Fome’, em breve. As mais de 98 mil famílias que vão ser alcançadas pelo programa vão ter um aumento real de renda. Isso é desenvolvimento social”, assinalou Yglésio.

O deputado afirmou ainda que a administração pública só consegue fazer algo se estiver saneada. “O caminho óbvio é sempre o ajuste das contas. Ajuste. Faça o dever de casa e avance, diferentemente do que era feito antes”, ressaltou o parlamentar.

“Estamos desenvolvendo o Maranhão com obras em todos os municípios”, afirma Orleans.

Lagoa Grande

A forte presença do Governo do Estado nos municípios – com obras em andamento ou sendo entregues à população – foi destacada pelo secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, nas cidades de São Roberto, São Raimundo do Doca Bezerra, Lagoa Grande e Barra do Corda neste domingo (14). Ele acompanhou o governador Carlos Brandão na agenda domingueira, e reafirmou o compromisso de continuar trabalhando em parceria com os gestores municipais para desenvolver o Maranhão e melhorar a vida dos maranhenses.

“Governamos com diálogo e sem perseguição. Conversando com as pessoas, entendemos as necessidades de cada município e buscamos as soluções. É assim que o governo Carlos Brandão tem tirado o municipalismo do papel, desenvolvendo o Maranhão com obras e serviços por todo o estado, e melhorando de verdade a vida das pessoas”, enfatizou Orleans Brandão, ao parabenizar o governador pelos grandes avanços conquistados por sua gestão.

São Roberto

Nos quatro municípios, foram assinadas ordens de serviço para a pavimentação asfáltica de ruas, autorização para implantação de sistemas de abastecimento d’água, instalação da Estação Tech, do Viva Procon e do Colégio Militar. Em Barra do Corda, ao lado do prefeito Rigo Teles, o governador autorizou, ainda, a tão esperada obra de revitalização do aeroporto local.

Também foram entregues nas quatro cidades cartões do programa Maranhão Livre da Fome a 596 famílias – que terão renda mensal para compra de alimentos, assistência à saúde e capacitação para o mercado de trabalho – e 32 carrinhos dos programas Minha Renda e Mais Renda, para fomentar o empreendedorismo e a geração de renda.

Orleans fez questão de destacar que o governo atual é de fato municipalista, pois está atendendo às reais necessidades da população, apresentadas pelos prefeitos. “Temos a felicidade de ter obras e serviços em todos os 217 municípios do Maranhão, e vamos continuar trabalhando nessa parceria que tem melhorado os indicadores sociais e econômicos do nosso estado”, acrescentou ele.

Barra do Corda

Os resultados positivos do trabalho em parceria são reconhecidos pelos gestores municipais: “Nosso sentimento é de gratidão por tudo que estamos recebemos: parceria, trabalho e desenvolvimento para o nosso município. Este é um governo que trabalha de mãos dadas com os prefeitos, por isso o Maranhão tem se desenvolvido cada vez mais. É transformação de vidas para as famílias que mais precisam”, declarou a prefeita Danielly Trabulsi, de São Roberto.

“Temos um governo municipalista, amigo e humilde. Barra do Corda e o Maranhão abraçaram o secretário Orleans, por estar preocupado com todos os municípios, recebendo prefeitos, vereadores e lideranças regionais para discutir problemas e buscar soluções. O governo se aproximou do povo ao criar a Secretaria de Assuntos Municipalistas”, afirmou o prefeito de Barra do Corda Rigo Teles.

Iracema Vale participa de ações do Governo em Barreirinhas

Agência Assembleia

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), esteve neste sábado (13), em Barreirinhas, ao lado do governador Carlos Brandão, participando de uma ampla agenda do Governo do Estado voltada ao fortalecimento do municipalismo e à melhoria da qualidade de vida da população.

“É uma alegria enorme ver essas famílias sendo contempladas com o Maranhão Livre da Fome, que garante dignidade e alimento na mesa de quem mais precisa. Também celebramos o início de obras que vão melhorar a mobilidade urbana e a realização de cirurgias que devolvem saúde e esperança para o nosso povo”, afirmou Iracema Vale.

Deputada Iracema Vale discursou durante o evento, ao lado do governador Carlos Brandão

O Programa Maranhão Livre da Fome, assegura R$ 200 mensais a famílias beneficiárias do Bolsa Família em situação de extrema pobreza e um adicional de R$ 50 por criança de 0 a 6 anos. Além disso, promove inclusão socioprodutiva com capacitação profissional para beneficiários maiores de 16 anos.

Na ocasião, também foram assinadas ordens de serviço para a pavimentação de 10 km de asfalto em Barreirinhas, medida que vai melhorar a mobilidade urbana e garantir mais infraestrutura ao município.

O governador Carlos Brandão reforçou o compromisso do Governo do Estado com a população e o municipalismo.

“Estamos levando dignidade, saúde e oportunidades para as famílias maranhenses. Esse programa é um exemplo de como a união entre Governo, Assembleia e municípios transforma vidas e fortalece nossa rede de assistência social”, destacou Brandão.

Iracema Vale vistoriou obras de pavimentação asfáltica em Barreirinhas

A ação em Barreirinhas também incluiu serviços de saúde, como aferição de pressão arterial, vacinação, atendimento odontológico, consultas oftalmológicas, testes rápidos para hepatites, HIV e sífilis, além de distribuição de medicamentos.

O prefeito de Barreirinhas, Vinícius Vale, também falou sobre a parceria com o Governo do Estado. “Essa entrega para mim é uma das mais importantes, porque é um programa que traz dignidade para a população. O nosso governador tem realizado ações que ajudam aqueles que mais precisam e não só pensando no estado, mas também olhando para os municípios”, afirmou o prefeito.

Também estiveram presentes a deputada estadual, Ana do Gás (PCDB); o vice-prefeito de Barreirinhas, Daniel Júnior (PP); o vice-prefeito de Urbano Santos, Herlon Júnior (MDB); além de vereadores e outras lideranças políticas.

Centenas de famílias de mais três municípios maranhenses recebem cartões do Programa Maranhão Livre da Fome

– Governador Carlos Brandão em Lagoa Grande (Foto: Rodrigo Ribeiro)

Mais de 590 famílias que vivem nos municípios maranhenses de São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto e Lagoa Grande do Maranhão, foram beneficiadas, neste domingo (14), com uma nova rodada de entrega e desbloqueio dos cartões do Programa Maranhão Livre da Fome. O governador do Estado, Carlos Brandão, participou das entregas nos municípios, entregou equipamentos e autorizou novos investimentos para as três cidades.

A agenda municipalista do governador teve início em São Raimundo do Doca Bezerra. Além da entrega de 288 cartões do Maranhão Livre da Fome, no município, Brandão também assinou ordens de serviço para: Implantação de dois Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA), pavimentação de 3 km de vias dos municípios e para a reforma e implantação do Viva/Procon, Colégio Militar e Estação Tech na cidade.

“Viemos a São Raimundo do Doca Bezerra autorizar várias obras, depois que tivemos uma audiência com o prefeito. Não resta dúvida que essas obras vão melhorar as ações do governo em parceria com Governo do Estado e do município”, afirmou o governador.

Sobre a chegada do Maranhão Livre da Fome a São Raimundo do Doca Bezerra, Carlos Brandão reforçou o perfil do programa, que além de garantir a transferência de renda para uso específico na compra de alimentos, a iniciativa oferta serviços de saúde e oportunidade de qualificação profissional.

“Vamos fazer com que as pessoas possam adquirir alimentos, mas também temos atendimento médico e cursos de qualificação, para dar uma oportunidade no mercado de trabalho”, explicou Brandão.

Mãe de três filhos, Cássia Carvalho mora em São Raimundo do Doca Bezerra e recebeu o cartão das mãos de Carlos Brandão. “Achei maravilhosa essa ideia do nosso governador em estar contemplando várias famílias com este cartão. É de suma importância e vai ajudar muitas pessoas, muitas famílias com este cartão”, avaliou Cássia Carvalho.

Ainda em São Raimundo do Doca Bezerra, Carlos Brandão entregou oito carrinhos do programa Mais Renda, um deles para Francisca Pereira. “Isso vai ajudar a melhorar a minha renda, para eu começar um novo empreendimento, uma estabilidade melhor para os meus familiares. Agradeço ao governador pela oportunidade que ele me deu para começar um novo trabalho”, disse a beneficiária.

 

Maranhão Livre da Fome, Colégio Militar e Estação Tech em São Roberto

Na sequência, Carlos Brandão e comitiva estadual participaram do ato de entrega e desbloqueio dos cartões do Programa Maranhão Livre da Fome em São Roberto, município localizado na mesorregião Central do Estado.

Na cidade, Brandão entregou mais oito carrinhos do Programa Mais Renda e 264 cartões do Programa Maranhão Livre da Fome. O município também foi contemplado com a assinatura do termo de autorização para duas novas obras: a reforma e implantação do Colégio Militar Tiradentes e a reforma do prédio onde será instalada a Estação Tech de São Roberto.

Em São Roberto, o cartão do Maranhão Livre da Fome vai garantir comida na mesa de pessoas como a quebradeira de coco Maria Lima, que mora em São Roberto e é mãe de três filhos. “Vai ser muito bom demais. Vai complementar a nossa renda e eu só tenho a agradecer esse governo que está cuidando muito bem de nós”, disse Maria Lima.

Para a prefeita de São Roberto, Danielly Trabulsi, a parceria com a gestão estadual garante mais desenvolvimento para o município. “Estou muito feliz hoje de ter recebido o nosso governador Carlos Brandão entregando 264 carrões para as famílias que mais precisam. Foram anunciadas aqui grandes obras para o nosso município. Essa parceria traz um desenvolvimento imenso para o nosso município”, sublinha a prefeita.

 

Cartões, autorização de obras e uma nova ambulância em Lagoa Grande

Já na cidade Lagoa Grande do Maranhão, o governador fez a entrega simbólica de cartões do Maranhão Livre da Fome, assinou ordem de serviço para início das obras de pavimentação em 4 km de vias urbanas da cidade, e entregou oito carrinhos do Mais Renda e uma nova ambulância para a cidade.

Neres Policarpo, prefeito de Lagoa Grande, celebrou a chegada da comitiva estadual e as novas obras autorizadas pelo governador, para o município. “O governador Brandão é exemplo de administração no governo do Maranhão. A gente ganhou uma ambulância do governador e estamos aí com várias obras a ser iniciadas, já estamos com as máquinas aqui dentro”, agradeceu.

As entregas dos cartões do Maranhão Livre da Fome em Lagoa Grande do Maranhão, contemplaram 44 famílias. Romilda Alves mora no município e recebeu o cartão, que vai complementar a renda destinada para a alimentação.

“Esse benefício vai ser muito bom para complementar a renda da casa da gente. Sou mãe de quatro filho, dona de casa e trabalho apenas com crochê, e essa renda para o alimento vai ser muito boa”, celebrou Romilda.

 

Sobre o Maranhão Livre da Fome

Programa de segurança alimentar instituído por Lei, o Maranhão Livre da Fome garante um complemento financeiro de R$ 200,00 às famílias beneficiárias do Bolsa Família que, mesmo recebendo o auxílio federal, ainda possuem renda mensal inferior a R$ 218,00 per capita, permanecendo abaixo da linha da extrema pobreza. A meta da gestão estadual é que o programa beneficie cerca de 400 mil pessoas em todo o Maranhão.

As famílias incluídas no programa que têm filhos de 0 a 6 anos recebem um adicional de R$ 50,00 por cada criança. Além de garantir condições dignas de alimentação, o programa oferta serviços de saúde e reduz a dependência da assistência financeira do Estado, por meio do pilar da inclusão socioprodutiva, que também oferece capacitação profissional a beneficiários maiores de 16 anos.

Fortuna recebe obras e programa de combate à fome

A parceria com o Governo do Estado também garantiu muitos benefícios para a população de Fortuna, onde o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, esteve neste sábado (13) para entregar obras e inserir o município no programa Maranhão Livre da Fome. No evento, foram anunciados novos investimentos estaduais na cidade.

“Vir ao Sertão entregar obras e anunciar mais investimentos é sempre uma grande alegria. O prefeito Sebastião Costa tem buscado parcerias para desenvolver Fortuna, e como resultado estamos vendo o asfalto chegando, o calçamento de outras vias em bloquetes, hoje trazemos os cartões do programa Maranhão Livre da Fome, e carrinhos dos programas Minha Renda e Mais Renda. São muitas obras e serviços chegando, e muito mais faremos para melhorar a vida das pessoas”, afirmou Orleans Brandão.

Ao entregar os cartões a 232 beneficiários, Orleans destacou que o Maranhão Livre da Fome é um programa completo, de transferência de renda, assistência à saúde e de capacitação para o trabalho. Uma iniciativa inédita do governo estadual que visa retirar da pobreza extrema cerca de 430 mil pessoas que ainda estavam passando fome. “Trabalhamos para que as pessoas tenham comida na mesa, e também a oportunidade de ter acesso ao mercado de trabalho e para garantir seu próprio sustento”, destacou.

O secretário de Assuntos Municipalistas também fez a entrega de oito carrinhos dos programas Minha Renda e Mais Renda, entregou a pavimentação asfáltica de quatro quilômetros de vias urbanas; assinou ordem de serviço para instalação da Estação Tech, e autorizações para implantação do Portal da Cidade e do Colégio Militar. “E em breve viremos anunciar a pavimentação da MA que liga Fortuna a Buriti Bravo, pois nosso trabalho continua em todo o Maranhão, para melhorar a vida dos maranhenses”, concluiu ele.

“Ficamos muito felizes em contar com a parceria do governo do estado, pela sensibilidade em resgatar essas famílias em situação de extrema pobreza no nosso município, e receber tantos investimentos, como o asfalto que acabou com os buracos na nossa cidade. E muito mais melhorias virão. Somos gratos por tudo que está sendo feito por Fortuna”, declarou o prefeito Sebastião Costa.

Ao lado do prefeito, do presidente da Câmara de Vereadores, Nenzão, e demais autoridades municipais, Orleans participou, ainda, da inauguração do Estádio Municipal Lucimar Borges da Silva, obra realizada pela Prefeitura de Fortuna.