Último dia de Pré-Carnaval reúne 280 mil pessoas na Avenida Litorânea e consagra sucesso da programação

– Carlinhos Brown foi uma das atrações do último domingo do Pré-Carnaval 2026 (Foto: Handson Chagas)

O cenário não poderia ser mais emblemático: a Avenida Litorânea e uma multidão estimada em 280 mil pessoas, segundo a Polícia Militar do Maranhão (PMMA), transformando a orla de São Luís em um grande corredor da folia. Neste domingo (8), o circuito ‘Vem pro Mar’ consagrou o sucesso da programação do Pré-Carnaval 2026, promovido pelo Governo do Maranhão, servindo como o termômetro para os dias oficiais da folia, que começa na sexta-feira (13). Apresentaram-se neste domingo os artistas Henry Freitas, Rafa & Pipo, Natanzinho Lima, Flávia Bittencourt, Carlinhos Brown, entre nomes da música local.

A programação foi marcada por uma mistura equilibrada entre os ritmos que têm se destacado na música nacional e a identidade única da cultura maranhense. A festa começou com Jeydson Araújo, que abriu a programação animando o público em meio à tarde nublada e preparando o clima para uma sequência de grandes apresentações. Em seguida foi a vez do arrocha de Jhonny Boy colocar todo mundo para dançar coladinho.

A primeira grande atração nacional do domingo foi o cantor Henry Freitas, um dos maiores nomes do forró na atualidade. O artista agitou o público na tarde nublada de domingo com sua “terapia” e hits como “Tando” e “Imã de problema”. O talento maranhense de Flávia Bittencourt acompanhada do batuque baiano de Carlinhos Brown deu continuidade à festa já na noite de domingo.

A dupla Rafa & Pipo, uma das maiores revelações do Carnaval de Salvador da última década, trouxe o swing baiano para a orla de São Luís. Mantendo do clima lá em cima, Fabrícia e Banda deixou o público agitado para o grande encerramento com ao som do cantor Natanzinho Lima.

O fenômeno do brega que conquistou o Brasil arrastou uma multidão empolgada ao som de sucessos de ‘Uma e quinze da manhã’, ‘Mentira estampada’ e ‘Pilantra e meio’, fechando com o clima lá em cima a última noite do Pré-Carnaval do Maranhão.

O governador Carlos Brandão destacou o sucesso do Pré-Carnaval do Maranhão e as expectativas para os dias oficiais da folia a partir da sexta-feira (13). “O povo maranhense tem demonstrado que é apaixonado pelo Carnaval. Por isso fizemos um esforço para que o nosso Pré-Carnaval fosse uma amostra do que está por vir. A Litorânea e o Centro Histórico ficaram cheios, com os circuitos Vem pro Mar e Vem pro Centro movimentando a cidade, gerando renda para ambulantes e artistas, bem como fortalecendo o turismo. Uma festa incrível com um resultado muito positivo”, assinalou.

Celebração dos artistas

Primeira atração nacional do dia, Henry Freitas se surpreendeu que nem mesmo a chuva espantou o público. “Mesmo com muita chuva a galera não arredou o pé, chegou cedinho na avenida para curtir o show e as três horas de percurso do trio. Mais uma vez estou no Maranhão e desta vez com a honra de encerrar o maior pré-Carnaval do Brasil. Eu sou suspeito para falar, mas o melhor show de Carnaval que fiz em 2026 foi este aqui hoje. Parabéns a todos que vieram para a Litorânea e parabéns ao Governo do Maranhão por organizar esta festa linda”, enfatizou.

Flávia Bittencourt destacou que o Pré-Carnaval do Maranhão foi uma grande oportunidade para que artistas de diversos estilos pudessem mostrar o seu trabalho para o público maranhense. “É uma alegria muito grande e me sinto muito honrada em participar desta festa linda ao lado de Carlinhos Brown, esse grande gênio da música brasileira. Estar no circuito Vem pro Mar é uma oportunidade muito interessante e que bom que a gente está aqui hoje celebrando a vida e o Carnaval”, comemorou.

Já Carlinhos Brown afirmou que o calor do público ajudou a levar embora a chuva. “A chuva parecia querer vir junto com a gente para o circuito, mas o que ficou foi o calor de vocês, que levantaram o nosso show com muita energia”, disse o artista baiano direto do circuito.

Consagração do público

No último domingo de Pré-Carnaval na Litorânea nem a chuva tirou a animação dos foliões. A técnica de Segurança do Trabalho, Rose Maria, foi pelo terceiro domingo consecutivo curtir a programação. “Este é a minha terceira semana consecutiva aqui na Litorânea. Vim com uma amiga e estou muito feliz de estar aqui para curtir a terapia com Henry Freitas”, disse empolgada.

Rose Maria foi uma das 280 mil pessoas que lotaram a Avenida Litorânea no último domingo de Pré-Carnaval, segundo a PM, que registrou um grande público em todos os domingos.

Na abertura da programação, 18 de janeiro, Bell Marques e Léo Foguete puxaram 500 mil pessoas. Na semana seguinte, Xanddy Harmonia, Chiclete com Banana e Ivete Sangalo levaram 650 mil foliões para o circuito. Domingo da semana passada, Léo Santana e Banda Eva se apresentaram para 350 mil pessoas.

Estrutura

Para quem foi curtir a festa, o sentimento era de tranquilidade porque o Governo do Maranhão reforçou o esquema de segurança e saúde, com postos médicos e policiamento ostensivo em toda a orla.

Além do reforço do efetivo policial, os circuitos do pré-carnaval maranhense contam com revista pessoal, tanto nas entradas quanto nas ruas do entorno; uso de drones; câmeras de videomonitoramento com tecnologia de reconhecimento facial; e patrulhamento com helicópteros do Centro Tático Aéreo (CTA), ampliando a cobertura e a visão dos policiais em terra.

Fim de semana de muita folia

A folia no último fim de semana de Pré-Carnaval começou bem antes do domingo. Já no sábado (7), o Centro Histórico foi tomado pela diversidade da cultura maranhense. Um dos destaques foi a realização do tradicional Banho de Axé, com percurso de 130 grupos de terreiros e de capoeira pelas ruas do Centro Histórico, celebrando e abençoando o Carnaval do Maranhão.

No circuito ‘Vem pro Centro’, a programação aconteceu de forma simultânea nos três palcos montados: Palco Fuzileiros da Fuzarca (Beco Catarina Mina), Palco Célia Sampaio (Praça do Reggae) e Palco Waldecy Vale (Praça Nauro Machado).

Turista de Natal (RN), Anne Gabriele acompanhou a programão no Centro Histórico da capital. “O Carnaval do Maranhão é muito bom, cheio de colorido e emoção. É um Carnaval diferente do que eu estou acostumada, mas cheio de coisas boas e muito divertido”, contou.

Passaram pelo circuito o tambor de Crioula Unidos Venceremos, bloco Tradicional Os Foliões, bloco Afro Africanidade, bloco Tradicional Kambalacho do Ritmo, bloco Afro Juremê e o bloco Tradicional Tropicais do Ritmo levando para as ruas os ritmos mais tradicionais do Carnaval maranhense.

Os DJs Junior Raça, Felynna Roots, Gil Mafra, Neto Myller e Graci Roots, além dos cantores George Gomes, Levi James, o Filhos de Jah, o bloco do Reggae Arrasta Fari, a Orquestra Maranhense do Reggae e os grupos de dança Rosane Saint Louis e Batan colocaram todo mundo para dançar do jeito que só a Jamaica Brasileira sabe.

O circuito ‘Vem pro Centro’ teve ainda a irreverência da banda Mixiricu, do bloco A Escangalhada, do Jeguefolia, do bloco Sem Limite e os shows de Nanda Furttado e da Conexão Folia.

Programação do Carnaval 2026

O Carnaval 2026 acontece oficialmente de 13 a 17 de fevereiro, com programação distribuída nos circuitos ‘Vem pro Mar’, que receberá grandes nomes das música nacional e artistas locais, e ‘Vem pra Madre’, no bairro da Madre Deus, berço do carnaval popular maranhense, que recebe programação especial entre os dias 14 e 17 de fevereiro, com blocos tradicionais e manifestações culturais que preservam a identidade do carnaval de rua.

Com realização do Governo do Maranhão e coordenação da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), o Pré-Carnaval e Carnaval 2026 reforçam o compromisso com a promoção da cultura, do turismo e da inclusão social por meio da maior manifestação popular do país.

Além disso, a festa é estratégica para movimentar a economia local, principalmente os setores ligados ao turismo e de serviços, gerando empregos e renda para a população.

A programação detalhada dos circuitos do Carnaval 2026 será divulgada nos canais oficiais do Governo do Maranhão e da Secma, nas redes sociais, com informações como horário, dia e local de cada atração nacional e local.

Programação Circuito Vem Pro Mar, na Avenida Litorânea, em São Luís:

13 de fevereiro – Nattan, Alok e Chicabana;

14 de fevereiro – Anitta, Claudia Leitte e Zé Cantor;

15 de fevereiro – Felipe Amorim, Calcinha Preta e Zé Vaqueiro;

16 de fevereiro – Dennis DJ, Xand Avião e Mari Fernandez;

17 de fevereiro – Wesley Safadão e Durval Lelys.

Governo do Maranhão amplia investimentos em saúde e educação em Buriticupu e Açailândia

Com a atenção voltada às necessidades dos municípios maranhenses, o Governo do Maranhão segue realizando entregas em diversas regiões. Nesta sexta-feira (6), o governador Carlos Brandão e comitiva estiveram em Buriticupu e Açailândia para uma ampla agenda municipalista.

Em Buriticupu, foi entregue o Centro de Hemodiálise Tomé Francisco de Sousa Silva, unidade com capacidade de instalação de 12 máquinas, além de duas reservas, criando 72 novas vagas e garantindo até 936 sessões mensais.

O serviço funcionará em três turnos, das 6h às 19h, e também beneficiará cidades vizinhas e reduzindo o deslocamento de pacientes. A entrega faz parte da política de expansão e descentralização da rede estadual de hemodiálise, que irá aproximar o atendimento das regiões onde vivem os pacientes com doença renal crônica.

Em 2025, o governo anunciou a maior ampliação da Rede de Hemodiálise da história do Maranhão, com previsão de alcançar todas as regionais de saúde e chegar a 21 serviços em funcionamento.

Antes da gestão Brandão, o estado possuía 279 máquinas, atendendo 1.789 pessoas. Com as expansões previstas, o Maranhão passará a contar com cerca de 600 máquinas.

O governador Carlos Brandão frisou que a implantação do serviço em Buriticupu enfrentou descrença ao longo do tempo, mas se tornou prioridade pela rotina de sofrimento enfrentada por quem precisava viajar para fazer o procedimento.

“Praticamente, as pessoas tinham de se deslocar daqui para Açailândia para fazer um tratamento de hemodiálise. São duas horas e meia para ir, duas horas e meia para voltar e mais quatro horas na máquina. Só aí são nove horas. Era um sofrimento dia sim, outro não. O Centro de Hemodiálise é uma grande conquista”, afirmou Carlos Brandão.

A fala do governador foi reforçada pelo depoimento da paciente Rosilene Diniz, que relatou o impacto do deslocamento na rotina de tratamento. “Era muito cansativo para nós. Eu chegava em casa muito cansada, não pelo tratamento, mas pela viagem”, disse.

Colégio Militar e abastecimento de água

Além do Centro de Hemodiálise, a agenda em Buriticupu incluiu a implantação do Colégio Militar Tiradentes, fruto de uma parceria com a gestão municipal, que entregou o prédio enquanto o Estado mantém a gestão, garantindo futuro aos 500 alunos da unidade.

“A população recebeu um Colégio Militar, onde a educação vai trazer também a disciplina para os nossos jovens e, na saúde, a gente entrega o Centro de Hemodiálise, tendo sensibilidade com o paciente que se deslocava longas distâncias e poderá fazer isso agora perto da sua casa”, ressaltou João Carlos, prefeito de Buriticupu.

Ainda durante a agenda, o governador anunciou dois projetos de abastecimento de água, um executado pela Prefeitura, no valor de R$ 24 milhões, e outro pelo Governo do Estado, com investimento de R$ 20 milhões e obras previstas para começar ainda neste mês.

Mais educação e saúde em Açailândia

Já em Açailândia, a gestão estadual fez inaugurações com foco em educação, saúde e qualidade de vida. Foram entregues a reforma do Centro de Ensino Joviana Silva Farias, uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a revitalização do Parque Ambiental do município. Durante a solenidade, o governador Carlos Brandão destacou o poder de transformação dos investimentos.

“Nós entregamos um parque para a população fazer exercício, caminhar, ter lazer e saúde. Também entregamos a escola Joviana Farias, uma obra com qualidade, e estamos inaugurando a UPA, de porta aberta, 24 horas, para complementar toda a rede de saúde da região. Tem obra para todo lado, são bilhões de reais em investimentos nos 217 municípios. E o resultado é que as cidades estão mais bonitas e a vida das pessoas está melhorando”, observou Carlos Brandão.

A reforma do Centro de Ensino Joviana Silva Farias atende mais de 500 alunos com obras estruturais, de climatização, implantação de quadra poliesportiva coberta entre outros benefícios, totalizando cerca de 1.600 metros quadrados de área construída.

A obra também reorganizou o espaço da quadra, possibilitando uma futura ampliação e adequação da unidade ao modelo Educa Mais.

O subsecretário de Estado da Educação, José Antônio Heluy, avaliou a requalificação de escolas e o impacto das melhorias na rede pública.

“Essa escola está totalmente modernizada e reformada, trazendo mais conforto para os nossos alunos e professores e ajudando a melhorar os indicadores educacionais da Região Tocantina, em especial em Açailândia. É um grande trabalho desenvolvido pela secretária Jandira Dias e pelo governador Carlos Brandão”, disse ele.

Para alunos e professores, a reforma representa melhores condições de aprendizagem. “A nova reforma vai incentivar mais os alunos. Agora a gente tem laboratório e vai poder fazer muitas coisas que não conseguia no outro prédio. Depois de dois anos, é muito bom receber a escola nova em folha, com salas com ar-condicionado. A gente fica muito feliz”, afirmou a aluna Emyle Lobo.

Na área da saúde, o governo estadual entregou uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com capacidade para cerca de 300 atendimentos por dia, em regime de 24 horas.

Classificada como UPA Porte II, a unidade oferta atendimento em clínica médica e pediatria, além de contar com médico intensivista na área de internação. A Unidade será referência em urgência e emergência, fortalecendo a rede estadual no município e na região.

“É uma satisfação muito grande participar dessa agenda municipalista e entregar hoje a Unidade de Pronto Atendimento, a 12ª UPA da Rede Estadual do Maranhão, que vai ajudar muito Açailândia com essa rede conectada. Há oito meses, o governador entregava o Hospital Regional completo, agora a gente soma a UPA, para garantir uma rede de saúde mais eficiente e efetiva. Açailândia merece”, ressaltou Tiago Fernandes.

Para o prefeito de Açailândia, Benjamim de Oliveira, a parceria institucional com o Governo do Estado tem surtido efeito. “Só hoje nós visitamos quatro grandes obras e inauguramos a UPA. É importante frisar que a gestão vai ser do Estado. São quase dois milhões por mês, com previsão de cerca de nove mil atendimentos. A saúde vai ter um ganho enorme, porque o atendimento estava todo concentrado no hospital municipal. A população agradece ao governador, e ainda tem muitas coisas para vir para a cidade”, afirmou o prefeito.

Parque Ambiental revitalizado

Ainda como parte da agenda oficial, foi entregue a revitalização do Parque Ambiental de Açailândia, área com mais de 177 mil metros quadrados, voltada à preservação da biodiversidade e ao lazer da população.

O parque recebeu pintura geral, revitalização da ciclovia e pista de cooper, manutenção das entradas, quadras, prédio administrativo, banheiros, quiosques, brinquedos e aparelhos de academia, além de melhorias na iluminação, roçagem e poda.

O espaço passa a ser mais uma opção de lazer e prática esportiva para moradores do município.

Governo do Maranhão e TAP Air Portugal lançam rota aérea entre São Luís e Lisboa

A capital maranhense, São Luís, e portuguesa, Lisboa, vão ficar ainda mais próximas a partir deste ano. É que o Governo do Maranhão e a empresa aérea TAP Air Portugal anunciaram, nesta quarta-feira (4), o lançamento da rota Lisboa – São Luís, a partir de outubro. O anúncio ocorreu em evento realizado no Convento das Mercês, no Centro Histórico da capital, com a presença do Chief Operations Officer (COO) da empresa, Mário Chaves, e do governador Carlos Brandão.

Além de fortalecer o turismo e economia do estado, a nova operação fortalece os laços históricos e culturais entre Brasil e Portugal.

A rota Lisboa – São Luís faz parte da estratégia de fortalecimento do turismo maranhense por parte do Governo do Estado. Pela primeira vez, a capital maranhense passa a contar com voos internacionais regulares de passageiros, com ligação direta à Europa, por meio do Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís.

Com isso a TAP também expande suas operações no Brasil, fazendo de São Luís o 15ª destino da companhia no país e da empresa aérea europeia a que tem a maior presença no Brasil. Serão dois voos semanais conectando diretamente o Maranhão à Europa, através do hub da companhia em Lisboa. As operações começam dia 26 de outubro deste ano.

Durante a solenidade de anúncio da rota Lisboa – São Luís o governador Carlos Brandão enfatizou que o turismo maranhense, que tem crescido nos últimos anos, vai se fortalecer a partir do início das operações da TAP, um novo fluxo internacional de visitantes europeus no estado, tendo como reflexos novos investimentos do trade turístico e do setor de serviços, gerando mais empregos, renda e desenvolvimento.

“Essa é mais uma conquista importante para o nosso turismo, que se fortalece e cresce a cada dia. Estamos encurtando a distância entre o Maranhão e a Europa com a implantação de um voo que passa a operar a partir do segundo semestre, com duas frequências semanais, entre São Luís e Lisboa (Portugal). Esse resultado é reflexo das tratativas com as empresas aéreas e de um trabalho contínuo de divulgação de nossos destinos. Com esse voo, o Maranhão amplia sua presença internacional, despertando interesse para nossa cultura, gastronomia, história e belezas naturais. Sem dúvida, isso vai trazer mais impactos positivos para o turismo e a economia do estado”, destacou Brandão.

Para Mário Chaves, COO da TAP Air Portugal, o início da rota Lisboa – São Luís representa mais um passo estratégico no fortalecimento da nossa malha aérea entre a Europa e o Brasil.

“Estamos ampliando a conectividade do Nordeste com o nosso hub em Lisboa, criando novas oportunidades para o turismo, os negócios e o intercâmbio cultural entre Brasil e Portugal. Com esta conquista, também abrimos as portas da Europa para o Maranhão e vamos revelar aos europeus as belezas únicas da natureza, cultura e gastronomia, enquanto conectamos os maranhenses a mais de 50 destinos fascinantes que a TAP oferece na Europa. Essa nova ponte aérea não é apenas um marco para o turismo, mas também um impulso para o intercâmbio cultural, oportunidades de negócios e fortalecimento dos laços entre os dois continentes. O Maranhão, com suas paisagens exuberantes como os Lençóis Maranhenses e sua rica herança histórica, ganha agora uma vitrine internacional capaz de atrair olhares e corações de todo o mundo”, conclui Chaves.

Voos

Os voos serão operados com aeronaves Airbus A321LR, reconhecidas pelo conforto e eficiência em voos de longo curso, com capacidade de 16 passageiros na classe executiva e 155 na econômica, através da rota Lisboa (LIS) – São Luís (SLZ) – Fortaleza (FOR) – Lisboa (LIS) duas vezes por semana.

Para receber as operações internacionais o Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado recebeu novos investimentos que modernizaram sua infraestrutura.

“Esse voo internacional representa um avanço muito importante para a conectividade da região. O Aeroporto de São Luís está totalmente preparado para atender essa operação. Nos últimos anos, realizamos investimentos em infraestrutura, modernização de sistemas, capacitação das equipes e melhoria dos processos operacionais. Hoje, o terminal oferece ainda mais segurança, eficiência e conforto, além de atender plenamente às exigências para operações internacionais, garantindo uma experiência adequada para os passageiros e para as companhias aéreas”, disse Monique Henriques, diretora de Negócios da Motiva Brasil.

Para a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, o início das operações da TAP representa um momento histórico para o turismo maranhense.

“Nós lutamos muito, desde o início de 2024, fazendo contato e tratativas com a TAP. Isso se fortaleceu quando a companhia veio ao Maranhão, conheceu os Lençóis Maranhenses, a nossa gastronomia e o acolhimento do nosso povo. Hoje, nós concretizamos o lançamento do voo São Luís – Lisboa para trazer toda a Europa ao Maranhão e mostrar nossas belezas e riquezas culturais. Agora, com esse voo internacional, estamos competindo de igual para igual com outros destinos do Brasil”, avaliou Socorro Araújo.

Frequências e horários

Os voos Lisboa – São Luís ocorrerão às segundas-feiras e quintas-feiras, com partida às 19h05 e chegada às 00h10 do dia seguinte. Já o voo São Luís – Lisboa (via Fortaleza) acontecerá terças-feiras e sextas-feiras, com partida às 01h40, escala em Fortaleza às 3h, saída às 4h30 e chegada a Lisboa às 14h50.

Com esta nova ligação, a TAP amplia as opções de conectividade internacional, facilitando o acesso do Maranhão a diversos destinos europeus e reforçando sua presença no Nordeste brasileiro.

Turismo maranhense

Esta nova ligação representa um impulso significativo para o turismo no Maranhão, facilitando o acesso internacional a um destino conhecido pelo seu centro histórico classificado como Patrimônio Cultural Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), pela proximidade aos Lençóis Maranhenses e facilidade de acesso a outros polos turísticos como o Delta das Américas e pela forte identidade cultural.

O ano de 2025 marcou a consolidação do turismo no Maranhão com aumento no número de visitantes, crescimento no fluxo aéreo, alta ocupação hoteleira e fortalecimento dos principais polos turísticos, segundo dados do Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA), vinculado à Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA).

Foram 2.013.951 passageiros transportados, entre embarques e desembarques, crescimento de 13,67% em relação a 2024, conforme dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), analisados pelo Obstur-MA.

Outro indicador relevante foi a ocupação hoteleira. Em São Luís, a taxa média chegou a 85,62%, encerrando o ano com alta demanda por meios de hospedagem.

Orleans une grupos políticos adversários pelo desenvolvimento de São José de Ribamar

POLITICA: Com o apoio de forças políticas divergentes em mais um grande município maranhense, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, pregou a união de esforços para garantir mais desenvolvimento a São José de Ribamar ao participar da inauguração da importante Estrada de Santana, pavimentada pelo Governo do Estado: “Aqui temos um time completo para trabalhar cada vez mais e transformar Ribamar em uma cidade cada vez melhor”.

Agradecendo ao prefeito Dr. Julinho, ao ex-prefeito Luís Fernando, ao vice-prefeto Natércio e ao ex-presidente da Câmara de Vereadores, Dudu Diniz, Orleans destacou que a pavimentação asfáltica da Estrada de Santana era uma obra muito onerosa para o município, por isso a importância da parceria com o Governo do Estado que garantiu melhor infraestrutura a cerca de 50 ml pessoas. Ele defendeu que todas as forças políticas da cidade superem as divergências e permaneçam unidas pelo objetivo de melhorar ainda mais a infraestrutura de São José de Ribamar.

O secretário de Assuntos Municipalistas voltou a manifestar a felicidade de ver tantas obras estaduais saindo do papel em todos os municípios, e pela oportunidade de trabalhar com o melhor governador que o Maranhão já teve, que não tem tempo para perseguição e fuxico, que está trabalhando todo dia, obstinado em melhorar a vida de todos os maranhenses.

“Muito já foi feito. Ao mesmo tempo em que combate a extrema pobreza, nosso governo está gerando emprego, renda e oportunidades. Hoje o governador também assinou ordem de serviço para mais 100 quilômetros de asfalto em São José de Ribamar. Tenho certeza que esse trabalho vai continuar avançando, com união e parceria”, finalizou Orleans Brandão.

Pré-carnaval do Maranhão é sucesso de público com shows de Léo Santana e Banda Eva na Avenida Litorânea

– Cerca de 350 mil pessoas passaram pelo Circuito Vem Pro Mar para acompanhar o pré-carnaval maranhense (Foto: Júnior Foicinha)

O domingo (1º) de sol na Avenida Litorânea transformou o Circuito Vem pro Mar em um verdadeiro mar de alegria. Cerca de 350 mil foliões aproveitaram o cenário privilegiado da orla de São Luís para curtir a programação pré-carnavalesca do Governo do Estado, embalada pelos hits da Banda Eva e do cantor Léo Santana como atrações principais do dia.

A festa começou cedo, ainda no início da tarde, com o samba do grupo Feijoada Completa, seguido pela irreverência da Máquina de Descascar’Alho. O clima esquentou de vez com a chegada da Banda Eva, que contagiou o público com clássicos do axé. A maratona musical seguiu com Thaís Moreno e o icônico Bicho Terra, atingindo o ponto mais alto com o show eletrizante de Léo Santana, que encerrou o dia fazendo a multidão cantar e dançar.

O governador Carlos Brandão esteve presente no circuito e reforçou o impacto positivo da pré-temporada carnavalesca para o estado. Segundo ele, a festa é estratégica para movimentar a economia local e gerar renda. “Estou muito feliz porque o nosso pré-carnaval está consolidado, inclusive na mídia nacional. Eu já imagino o carnaval que virá com toda força, gerando emprego e renda”, afirmou.

A primeira-dama Larissa Brandão também celebrou o sucesso do evento, que já se consolidou como peça fundamental no calendário turístico maranhense. “O carnaval do Maranhão já é uma grande festa, e o governo está repetindo essa festa, com muita segurança e de forma acolhedora, para que todos possam se divertir com tranquilidade e muita alegria”, observou.

Para os artistas, a energia maranhense é um diferencial. Felipe Pezzoni, vocalista da Banda Eva, e Léo Santana foram unânimes em elogiar a recepção calorosa e a beleza do circuito, destacando a alegria de retornar a São Luís em um momento tão especial.

“Esse pré-carnaval está maravilhoso. É uma grande honra e um privilégio poder trazer um pouquinho do nosso histórico, da nossa Bahia, para esta terra que a gente tanto ama”, declarou Felipe Pezzoni.

“Creio eu que é a minha primeira vez fazendo um percurso em cima de um trio elétrico aqui. […] Diversos artistas e amigos que passaram por aqui me deram um feedback incrível [dessa festa], e eu serei o próximo”, reforçou Léo Santana.

Para que o público pudesse focar apenas na diversão, uma robusta estrutura de segurança foi montada. Além do reforço do efetivo policial, os circuitos do pré-carnaval maranhense contam com revista pessoal, tanto nas entradas quanto nas ruas do entorno; uso de drones; câmeras de videomonitoramento com tecnologia de reconhecimento facial; e patrulhamento com helicópteros do Centro Tático Aéreo, ampliando a cobertura e a visão dos policiais em terra.

Com todos esses recursos, a estudante Vanderlayne Lago deu nota máxima para o quesito segurança. “O circuito está maravilhoso. Tem muita polícia. A gente se sente muito mais seguro para pular o carnaval”, comentou.


Fim de semana de muita folia

Folia no CentroA folia começou bem antes do domingo. Já na sexta-feira (30), o Centro Histórico foi tomado pela ancestralidade de 14 blocos afros. Ao som dos tambores, o cortejo, que partiu da Praça Deodoro rumo à Praça Nauro Machado, coloriu as ruas com as apresentações dos grupos Abibimã, Abiyéyé Maylô, Africanidade, Akomabu, Aruanda, Aiyê Amadê, Didara, GDAM, Officina Affro, Okan Lumiar, Filhos do Rei Xangô, Juremê, Netos de Nanã e Afro Omnirá.

No sábado (31), o Circuito Vem pro Centro brilhou com os palcos da Praça Nauro Machado, da Praça do Reggae e do Beco Catarina Mina. O público pôde conferir desde os blocos tradicionais, como Os Brasinhas, até o balanço do Marabloco e da cantora Regiane Araújo, provando que o pré-carnaval do Maranhão tem espaço para todos os ritmos.

Governo entrega Estrada de Santana e anuncia mais ações para o município de São José de Ribamar

– Obra realizada pela gestão estadual garante um trânsito mais seguro para motoristas e pedestres (Foto: Lucas Alexandre)

A população do município de São José de Ribamar agora conta com mais conforto e segurança para trafegar pela Estrada de Santana, beneficiando cerca de 40 mil pessoas de 13 comunidades da região, que antes sofriam com alagamentos durante o período chuvoso. O Governo do Maranhão realizou uma grande obra de drenagem profunda e pavimentação de aproximadamente quatro quilômetros do eixo principal da via e mais oito quilômetros de vias auxiliares. A inauguração ocorreu na manhã deste sábado (31).

O trabalho é mais uma marca do municipalismo desenvolvido pela gestão estadual em apoio aos municípios. A entrega da obra põe fim a uma espera de mais de 100 anos e foi comemorada com entusiasmo pela população. Durante a solenidade, estiveram presentes o governador Carlos Brandão, o prefeito Dr. Julinho, parte do secretariado estadual, além de deputados estaduais e vereadores.

“Assim que assumi o governo, identifiquei que no estado havia muitas obras consideradas impossíveis, e foi por essas obras que comecei a fazer uma revolução. Hoje, estamos entregando essa pavimentação com drenagem. São quatro quilômetros de avenida principal e mais oito quilômetros de asfalto nas vias perpendiculares. A estrada está bem feita e com drenagem, pois aqui alagavam 13 comunidades, e agora esse problema acabou. Nunca mais haverá alagamento nas casas”, explicou o governador.

Segundo o secretário de Estado da Infraestrutura, Aparício Bandeira, o trabalho de drenagem foi essencial para garantir a qualidade da obra, devido às características da região. Ele ressaltou que a gestão estadual também se preocupou com melhorias na infraestrutura do entorno da estrada, além da sinalização e da pintura da via.

“Essa obra está dando vida a esse bairro. Tivemos uma enorme dificuldade de execução porque toda a estrada precisou receber drenagem profunda. Por isso, o serviço demorou um pouco, já que os desafios foram grandes, mas estamos entregando essa obra satisfeitos e felizes para a população de Ribamar. É uma obra muito importante, principalmente para este bairro [Outeiro]”, observou o secretário.

O prefeito Júlio Matos, conhecido como Dr. Julinho, destacou que a estrada possibilita desenvolvimento e mobilidade para a região. Ele lembrou que, sem a parceria institucional do Governo do Maranhão, a obra não seria possível e ressaltou que a postura municipalista da gestão estadual tem possibilitado o avanço das políticas públicas no estado.

“Estou felicíssimo e tenho certeza de que a população também está, porque, quando o governador Carlos Brandão autorizou essa obra, quem ganhou foi a população de São José de Ribamar. Quero, neste momento, abraçar todas as autoridades e dizer que não tenho palavras para agradecer por essa estrada feita pelo governo”, declarou.

Para Analiza Santos Almeida, moradora do bairro Outeiro, ver a estrada completamente pavimentada é a realização de um sonho. Ela utiliza a via diariamente e afirma que a obra mudou a vida de todos que moram nas proximidades.

“Essa via tem vários acessos a outros bairros, e aqui era lama demais. A gente mal conseguia sair de casa. Quando chovia, era tanta água e lixo que vinham de outros bairros e tudo desaguava aqui. Então, essa estrada arrumada é uma bênção que a gente ganhou, e hoje podemos sair de casa com tranquilidade”, relatou.

Mais ações para a cidade de São José de Ribamar

Durante a tarde, o governador Carlos Brandão assinou ordens de serviço que garantem o início de novas obras no município de São José de Ribamar. Foi autorizado o asfaltamento do acesso à Vila Nestor. Além disso, mais de 50 quilômetros de vias urbanas serão pavimentados, com asfalto e blocos de concreto, garantindo mais segurança viária e qualidade de vida para a população.

Governo inaugura Estrada do Progresso e leva desenvolvimento para a região de Alto Alegre do Pindaré

– Estrada do Progresso foi entregue para a população de Alto Alegre do Pindaré (Foto: Gilson Teixeira)

O Governo do Maranhão inaugurou, nesta sexta-feira (30), a Estrada do Progresso, que liga os Povoados Centro da Rosa e Timbira do Bogéa, no município de Alto Alegre do Pindaré. A nova via possui mais de 10 quilômetros de extensão e representa desenvolvimento para a região, possibilitando o escoamento da produção e a interligação de vários povoados. Com a estrada, os moradores agora possuem mais segurança e conforto para o deslocamento ao centro da cidade.

A solenidade de entrega da Estrada do Progresso contou com a presença do governador Carlos Brandão que, na ocasião, assinou ordens de serviço para implantação de uma Estação Tech, uma unidade do Colégio Militar 2 de Julho e três portais para a cidade. Também foram entregues dois veículos, no âmbito do Programa Coopera Maranhão, para fortalecer o trabalho das Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social.

“Essa é uma das obras que era considerada impossível, mas o nosso governo tem feito essas obras, tem tirado do papel e transformado em realidade. Essa estrada tem 13 quilômetros, serve para o escoamento da produção, para o acesso a vários povoados e beneficiará a população, facilitando o deslocamento de ambulâncias, o transporte escolar e muitos outros usos”, relatou o governador Carlos Brandão.

A obra contou com parceria entre a gestão estadual e municipal. A Prefeitura de Alto Alegre do Pindaré fez o trabalho de drenagem, enquanto os demais serviços foram executados pelo Governo do Estado, como terraplanagem, asfaltamento e sinalização. O prefeito Didi do PP afirmou que o trabalho conjunto representa desenvolvimento para os municípios.

“O governo tem sido incansável em ajudar os municípios do Maranhão. Eu digo isso porque estou prefeito e temos ajuda do Estado em várias ações na área da educação, na área da saúde, na área da infraestrutura, em todas as áreas, então só temos a agradecer por essa parceria”, frisou.

O lavrador Antônio Vieira afirmou que a obra da estrada representa alegria para os moradores da região, que por vários anos sofreram com a dificuldade de deslocamento, especialmente no período chuvoso.

“Essa obra é a realização do sonho de muita gente e damos graça pelo governo ter se lembrado da gente, está todo mundo feliz, sorrindo. Antes, era muito difícil passar por aqui: carro atolava e, quando chovia, era ainda maior a dificuldade. Então, que Deus abençoe a realização do nosso sonho por esse asfalto”, comentou.

Para a professora Maria do Carmo, a entrega da obra põe fim a uma espera de mais de 30 anos, quando a família passou a morar em Alto Alegre do Pindaré. “Não havia estrada e para chegar ao ponto mais próximo era muito difícil. Hoje, temos essa estrada de qualidade. Melhorou para andar de bicicleta, fazemos caminhada e o carro vem entregar na porta da nossa casa, sem problema, os pedidos que fazemos”, comemorou.

Durante a agenda em Alto Alegre do Pindaré, a comitiva da gestão estadual acompanhou a inauguração do Ginásio Poliesportivo Luís Bogéa. A obra foi realizada a partir da parceria do governo federal com a prefeitura do município.

Governo do Estado entrega ponte, unidade do Viva e novo ginásio em Presidente Médici

– Governo entregou ponte no município (Foto: Rodrigo Ribeiro)

Uma comitiva do Governo do Estado do Maranhão esteve, nesta sexta-feira (30), em Presidente Médici, para entregar um pacote de benefícios. O governador Carlos Brandão inaugurou uma nova ponte sobre o Igarapé da Jabota, além de uma unidade do Viva/Procon e devolveu à comunidade o ginásio municipal totalmente reformado. Houve ainda entrega de veículos para a Prefeitura e de óculos para moradores.

A nova ponte, que liga povoados ao centro do município, é uma estrutura sólida de concreto armado com 18 metros de extensão. O investimento de R$ 523 mil põe fim às dificuldades provocadas pelas chuvas intensas, fazendo com que as famílias do povoado cheguem aos postos de saúde e escolas sem imprevistos. A travessia passa a suportar o tráfego da região com a largura necessária para o trânsito seguro de veículos e pedestres.

O governador Carlos Brandão ressaltou que a obra traz melhores condições de trafegabilidade e deslocamento, facilita o acesso de serviços essenciais e melhora da mobilidade rural, sendo a primeira da vasta agenda de compromissos.

“Hoje, foi mais um dia de municipalismo em Presidente Médici. Começamos nossa agenda inaugurando essa importante ponte de concreto. Depois, saímos para fazer uma vistoria no Hospital Regional da Criança, porque não adianta só inaugurar, tem que ver como está funcionando para atender a região. Em seguida, fomos à inauguração do Viva Procon, um local para a emissão de documentos, trazendo cidadania. Não precisa mais se deslocar para Pinheiro ou para Santa Luzia”, frisou o governador.

A nova unidade do Viva/Procon fica na Rua São José e resolve um antigo problema dos moradores, que era a necessidade de viajar para outras cidades apenas para tirar um RG ou resolver pendências com o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA). Com as portas da unidade abertas, o serviço está a poucos minutos de casa.

“Estamos inaugurando a unidade 126 do Viva Procon. As unidades são fruto de uma parceria do Governo do Estado do Maranhão com a Prefeitura de Presidente Médici para garantir mais direitos e cidadania para os cidadãos”, pontuou o presidente em exercício do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon-MA), Ricardo Cruz.

O cuidado com as pessoas também passou pela saúde visual. O Programa Cuidar dos Olhos entregou 190 óculos de grau para quem aguardava pela chance de voltar a enxergar nitidamente. “Vim receber meus óculos muito alegre. Achei muito bom esse programa, eu fiz a consulta e ganhei. Vou enxergar melhor e estudar”, relatou a dona de casa Rita de Moraes.

Dando sequência à agenda, o Ginásio José Matos Damasceno está de cara nova. Através do programa Sedel Revitaliza, o espaço ganhou vestiários dignos, alambrados recuperados e uma pintura completa que vai do piso às arquibancadas. A obra representa a retomada de um ponto de encontro para os jovens e de lazer para a comunidade. Também foram entregues kits esportivos para incentivar a descoberta de talentos em diferentes modalidades.

Para fortalecer o trabalho social na cidade, o Estado também enviou dois carros que serão usados pelas equipes da Educação e da Assistência Social nas visitas e atendimentos aos moradores.

O prefeito de Presidente Médici, Caçula Coelho, agradeceu a generosidade e atenção para com a cidade. “Para municípios pequenos, que possuem recursos limitados, essa parceria é fundamental. Contamos com o apoio do governador Carlos Brandão e dos deputados estaduais e federais. Através do municipalismo, estamos vivendo dias melhores e trabalharemos para que esse progresso continue”, disse.

Com ações em oito municípios, Segov realiza entregas em diversas áreas no interior maranhense

Transformar a realidade dos maranhenses e garantir educação, saúde, direitos, acessibilidade e mais dignidade. Assim tem sido a agenda municipalista do Governo do Maranhão por todo o estado. Por meio da Secretaria de Estado de Governo (Segov), oito municípios receberam, nos últimos dias, novas entregas, equipamentos e dispositivos em prol do desenvolvimento de cada região.

O município de Cajapió na baixada maranhense, por exemplo, ganhou uma unidade do Viva/Procon, assim como a reforma da Delegacia de Polícia. Na cidade de Axixá, a Segov garantiu a reforma do Clube Recreativo e a entrega de dois veículos, por meio do Programa Coopera Mais, destinados às Secretarias Municipais de Assistência Social e Educação. Já em Barra do Corda, foram entregues três Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA).

No munícipio de Tuntum, foram, pelo menos, nove entregas nesta semana: dois SSAA, nos povoados São Bento e Cigana; a reforma do Centro de Ensino José Pinheiro Coelho, do Farol do Saber e da Escola Militar 2 de Julho (Escola Municipal de Tempo Integral Dr. Rafael Seabra); a entrega de dois veículos, por meio do Coopera Mais, destinados às Secretarias Municipais de Assistência Social e Educação; e assinatura de Ordens de Serviço para implantação de Viva/Procon e reforma da 10ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros Militar.

Nos últimos dias, outras cidades foram beneficiadas com equipamentos públicos: Presidente Médici, com uma unidade do Viva/Procon; Mirinzal, com um Restaurante Popular; e Alto Alegre do Pindaré, com a sinalização do Sine (unidade do Sistema Nacional de Emprego).

Outra importante entrega ocorreu em Morros, em parceria com a Prefeitura Municipal de Morros. A Segov realizou a reinauguração do Parque das Águas, obra bastante aguardada pela população da região e que destaca o trabalho da Secretaria na gestão dos parques por todo o Maranhão.

“Uma semana bastante produtiva! Assim foi o saldo da Segov neste fim de janeiro, onde conseguimos garantir, em diversas regiões do Maranhão, espaços e unidades que irão acelerar, ainda mais, o desenvolvimento de cada município. Em Morros, por exemplo, contribuímos com mais lazer e desenvolvimento urbano e social com o Parque das Águas. Trabalho feito com excelência, tendo o cidadão maranhense como foco principal”, destaca o secretário de governo, Márcio Machado, ao fazer um balanço das ações.

– Permanência da Emap à frente da gestão reflete a relevância estratégica do Porto do Itaqui (Foto: Brunno Carvalho)

O Governo Federal e o Governo do Maranhão oficializaram, nesta quinta-feira (29), a renovação da gestão do Porto do Itaqui por mais 25 anos pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap). O ato ocorreu no Porto do Itaqui, em São Luís, e contou com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, do governador Carlos Brandão, da presidente do Porto do Itaqui, Oquerlina Costa, de secretários e deputados estaduais.

Durante a solenidade, o governador Carlos Brandão destacou a renovação da concessão do Porto do Itaqui como um marco para o desenvolvimento econômico do Maranhão. “Hoje é um marco na história do Maranhão, com a renovação da concessão do Porto do Itaqui por mais 25 anos, garantindo segurança jurídica para novos investimentos. O Porto é o maior do Arco Norte e um dos principais portos públicos do país, sendo fundamental para a geração de emprego e renda para o povo maranhense. Estou falando de cerca de 100 mil empregos diretos e indiretos, desde o funcionário que trabalha aqui até o que trabalha numa fazenda. A renovação é muito importante para o povo maranhense, porque o Porto, na realidade, é do Governo Federal, mas também do povo maranhense, pois ele já trouxe muitas ações, muitas empresas que geram bastante emprego aqui no nosso estado”.

O ato marca a continuidade de um modelo de gestão iniciado em 2001, responsável por transformar o Porto do Itaqui no maior porto público do Arco Norte, no quarto maior do Brasil e no porto que mais cresce na região Nordeste.

A permanência da Emap à frente da gestão do complexo portuário reflete a relevância estratégica do Porto do Itaqui tanto para a economia maranhense quanto para o escoamento da produção nacional, especialmente de grãos, combustíveis e cargas gerais.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ressaltou o desempenho e a importância estratégica do Porto do Itaqui para o desenvolvimento regional. “O Porto do Itaqui é hoje uma referência no Nordeste e um dos portos que mais cresceram no Brasil, com aumento superior a 10% nos últimos anos. Localizado em uma região estratégica, ele se consolida como um importante hub logístico, com perspectiva de novos investimentos, incluindo leilões de terminais que somam mais de R$ 1,5 bilhão. Fechamos o ano de 2025 com quase 37 milhões de toneladas. E esperamos que nos próximos anos ele se consolide ainda mais, pois fica na região do Matopiba, uma região estratégica para o desenvolvimento do Nordeste e do Norte do Brasil. Esse acordo gerará resultados estratégicos para o desenvolvimento do Porto”.

A presidente do Porto do Itaqui, Oquerlina Costa, ressaltou a importância da renovação da gestão do Porto ao Governo do Maranhão. “Nós estamos aqui celebrando um momento ímpar no Maranhão, com a renovação do convênio de delegação do Porto do Itaqui. O Governo Federal concedeu mais 25 anos para o governo do estado administrar o Porto. Isso nos permite ampliar investimentos na infraestrutura, planejar estrategicamente para atrair mais investidores para o porto e abrir novos mercados. Além disso, garante estabilidade para os funcionários e geração de mais empregos e renda para a população maranhense”.

Motor do desenvolvimento maranhense

Considerado um dos principais portos públicos do Brasil, o Porto do Itaqui tem papel fundamental no desenvolvimento econômico do Maranhão, respondendo por 35% de todo o ICMS arrecadado no estado e gerando aproximadamente 100 mil empregos diretos e indiretos.

Sob a gestão da Emap, o Porto tornou-se referência nacional em gestão pública, sendo o primeiro porto público do Brasil a lançar um plano de descarbonização; acumular quatro certificações ISO internacionais; abrigar operações de grandes empresas como Vale, Suzano, Eneva e Petrobras, além do Tegram, um dos maiores terminais de grãos do mundo.

Recordes em movimentação em 2025

O Porto do Itaqui consolidou, em 2025, sua posição estratégica como o principal hub logístico do Arco Norte do Brasil. Ao encerrar o ano com uma movimentação total de 36.840.941 toneladas, estabelecendo um novo marco histórico, ultrapassando o recorde anterior registrado em 2023.

O desempenho foi impulsionado por um fluxo contínuo de 1.007 atracações ao longo do ano. O grande destaque do ano foi o mês de agosto, quando o terminal atingiu seu pico operacional com 3.859.290 toneladas movimentadas, a maior marca mensal da história do complexo.

Em novembro de 2025, a movimentação de fertilizantes superou o volume total registrado em todo o ano de 2024. O acumulado atingiu 4,14 milhões de toneladas, ultrapassando a marca anterior de 4,03 milhões de toneladas. O mês de novembro foi marcado pelo melhor desempenho histórico para duas cargas específicas: a soja que alcançou o recorde de 578.178 toneladas, superando o melhor marco anterior para o mês, registrado em 2018; os fertilizantes também registraram seu melhor novembro histórico com 578.178 toneladas, batendo o recorde mensal estabelecido em 2024.

No segmento de líquidos, o destaque ficou para o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) em outubro de 2025. O volume de 17.990 toneladas representou a maior movimentação do produto desde 2020, consolidando um novo recorde para o período.

O Porto do Itaqui também passa por um momento histórico com uma série de obras em andamento. Recentemente, o porto recebeu um aporte de R$ 280 milhões para a construção do Berço 98, que ampliará a capacidade de exportação do Itaqui em 8 milhões de toneladas por ano e elevará o faturamento anual em cerca de 20%.

Localização estratégica

Em operação desde 1972, o Porto do Itaqui integra um complexo portuário instalado na área de influência da fronteira agrícola do MATOPIBA, que é a área formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

O Porto do Itaqui tem conexão ferroviária direta com a Transnordestina e a Estrada de Ferro Carajás. Há ainda uma conexão indireta com a Ferrovia Norte-Sul, o que possibilita transportar graneis sólidos minerais e vegetais, além de combustíveis.

O corredor ferroviário do Arco Norte, que liga o Porto do Itaqui, em São Luís, no Maranhão, a Palmeirante, no Tocantins, é mais uma vantagem logística, pois barateia os custos do transporte de fertilizantes já que foi projetado para atender produtores situados em uma área que abrange os estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Bahia e Piauí, além do Tocantins, Maranhão e do Distrito Federal.

Além disso, o canal de acesso às instalações portuárias do Itaqui faz dele o porto mais profundo do Brasil, tendo nove berços operacionais com profundidades que variam de 12 a 19 metros, sendo o Berço 106, o berço público mais profundo do país, com 19 metros de profundidade natural, permitindo a operação de navios de grande porte. Outra vantagem é sua proximidade com os mercados americano e europeu.

Com a renovação da gestão por mais 25 anos, o Porto do Itaqui consolida-se como um dos principais vetores de desenvolvimento do Maranhão e do Brasil. A permanência da Emap à frente da administração garante segurança jurídica, continuidade dos investimentos e planejamento de longo prazo, ampliando a capacidade logística do porto, atraindo novos empreendimentos e impulsionando a geração de emprego, renda e crescimento econômico sustentável para a população maranhense.