Vereadores cobram de Braide a liberação de recursos para hospital de câncer infantil

O Ministério Público do Maranhão recebeu nesta sexta-feira (30) uma Representação assinada por 25 vereadores para que a Prefeitura de São Luís libere os recursos destinados pela Câmara Municipal para implantação da ala pediátrica do Hospital do Câncer Aldenora Bello. Os R$12 milhões destinados ao hospital estão assegurados há meses, mas ainda não foram liberados pela Prefeitura, o que tem gerado apreensão entre pacientes, familiares e profissionais de saúde.

“A população precisa desta ampliação do hospital, urgentemente. A Prefeitura tem os recursos, tem dinheiro em caixa e pode ampliar o atendimento a crianças que lutam contra o câncer”, ressaltou o vereador Octávio Soeiro, que junto com outros 11 parlamentares esteve na sede do MPMA para protocolar a Representação.

A vereadora Professora Magnólia ressaltou que a iniciativa coletiva suprapartidária visa garantir que um hospital de referência possa ampliar o atendimento a crianças que lutam contra o câncer. “Todos nós sabemos da necessidade de ampliação do hospital do câncer, que é urgente. Fizemos a nossa parte em destinar os recursos, e viemos buscar o apoio do Ministério Público para assegurar que eles sejam aplicados em um atendimento tão importante”, acrescentou.

A ida ao Ministério Público representa um pedido de mediação institucional para que os recursos cheguem ao seu destino. A expectativa é que a Prefeitura de São Luís resolva a pendência com urgência. “Quando o assunto é saúde, o tempo não pode ser tratado como detalhe, ele faz diferença na vida das pessoas. Por isso, estamos aqui para cobrar que a Prefeitura cumpra a lei e libere os recursos que destinamos ao Aldenora Bello”, enfatizou o vereador Marquinhos.

Para garantir a implantação da ala pediátrica são necessários R$ 20 milhões: R$ 12 milhões foram autorizados em emendas ao orçamento de 2025 e os vereadores assumiram o compromisso de destinar mais R$ 8 milhões no começo deste ano, para totalizar todo o dinheiro necessário para a conclusão do projeto.

Com a ala pediátrica, a capacidade do Hospital será ampliada em mais 100 leitos. O número de leitos destinados ao tratamento de crianças com câncer aumentará dos atuais 23 para 90 leitos. Também serão instalados 32 novos leitos adultos. Se os recursos forem logo liberados para a instituição, a previsão é que o projeto seja concluído até o final de 2026.

Assinaram a Representação os vereadores Anderson Borges, André Campos, Andrey Monteiro, Antônio Garcez, Astro de Ogum, Beto Castro, Clara Gomes, Concita Pinto, Daniel Oliveira, Edson Gaguinho, Fábio Filho, Flávia Berthier, Marcos Castro, Marcelo Poeta, Marlon Botão, Marquinhos, Nato Junior, Octávio Soeiro, Professora Magnólia, Raimundo Junior, Raimundo Penha, Rommeo Amin, Thay Evangelista, Thiago Freitas e Wendell Martins.

O Aldenora Bello é um hospital filantrópico e administrado pela Fundação Antônio Dino. É um Centro de Alta Complexidade em tratamento de câncer, e atende de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além de particular e convênio. É o único habilitado, desde 2017, para o tratamento em crianças com câncer no Maranhão.

Aldenora Bello em números:

Responsável por 50% dos diagnósticos de câncer no Maranhão
40 mil consultas ano
6 mil cirurgias ano
2 mil tratamentos de radioterapias ano
40 mil ciclos de quimioterapias ano
Mais de 30 mil atendimentos mensais
Fila de espera atual: 700 pacientes

Maranhão assume a presidência do consórcio Nordeste

– Governador Carlos Brandão foi eleito para a presidência do colegiado por unanimidade (Foto: Divulgação)

O Consórcio Amazônia Legal elegeu por unanimidade o governador do Maranhão, Carlos Brandão, para a presidência do colegiado, que reúne os nove estados da Amazônia Legal.

A eleição marca um novo ciclo de articulação política e institucional do Consórcio, com foco no fortalecimento da cooperação entre os estados, no diálogo federativo e na condução de agendas estratégicas voltadas ao desenvolvimento sustentável da região.

À frente do Consórcio, Brandão deverá atuar na integração de políticas públicas, na atração de investimentos e na ampliação do diálogo com o governo federal e com a comunidade internacional, alinhando preservação ambiental, crescimento econômico e inclusão social.

“É uma honra muito grande ser escolhido presidente do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal, por unanimidade. A gente já conhece bem o trabalho, participamos de três consórcios, e esse consórcio tem uma pauta muito importante e muito forte, que é a questão ambiental. Nós fizemos várias reuniões, inclusive participamos de um evento muito grande, a nível mundial, que foi a COP30, em Belém. Isso nos deu uma experiência muito significativa, que faz com que a gente possa conduzir esse processo e trazer grandes conquistas para a Amazônia e para o Maranhão”, explicou Brandão.

Além do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal, o Maranhão também integra o Consórcio Nordeste e o Consórcio Brasil Central.

Reforço no policiamento do Pré e Carnaval do Maranhão e segurança nos municípios estão garantidos

– Governador Brandão se reuniu com a cúpula da segurança pública para alinhar as estratégias durante o período carnavalesco (Foto: Divulgação)

O governador Carlos Brandão se reuniu, nessa quarta-feira (28), com a cúpula da segurança pública para alinhar o esquema de segurança do Pré-Carnaval e do Carnaval do Maranhão 2026. O reforço à festa oficial, que tem como palco a capital São Luís, acontece a partir do próximo domingo, sem prejuízos ao policiamento nos municípios do interior do estado.

Além do governador, do secretário da Segurança Pública, Maurício Martins, do delegado-geral da Polícia Civil, Manoel Almeida, dos comandantes da Polícia Militar, coronel Wallace Amorim, e do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto, do diretor do Centro Tático Aéreo, coronel Magno, e da perita-geral do Estado, Anne Kelly Bastos, também estiveram presentes representantes da Delegacia da Mulher, da Inteligência, da Força Estadual, do Centro Integrado de Operações de Segurança, superintendentes de polícia, entre outros. Participaram da reunião, ainda, os secretários de Cultura, Yuri Arruda; de Turismo, Socorro Araújo; e de Comunicação, Sérgio Macedo.

“Uma reunião importante, em que debatemos as estratégias para fazer do Carnaval deste ano um dos mais seguros já realizados. A expectativa de público, em razão das atrações que estamos trazendo, é muito grande; por isso, o policiamento tem de ser condizente. Vamos empenhar amplo efetivo, sem prejudicar o interior, uma vez que estamos convocando os policiais que estavam de férias e pagando extra”, destacou o governador Carlos Brandão.

Além do reforço ao efetivo ordinário, o esquema de segurança para os circuitos inclui revista pessoal, tanto nas entradas quanto nas ruas transversais, para evitar o porte de armas e de drogas ilícitas, uso de drones e câmeras de videomonitoramento com tecnologia de reconhecimento facial, para ajudar, inclusive, na captura de foragidos da Justiça.

“O Maranhão possui um dos melhores carnavais do Brasil, conhecido e reconhecido por todos. Então, um bom planejamento, como sempre fazemos, vem para tornar essa festa ainda melhor. Será um Carnaval com segurança, tranquilidade e paz”, pontuou o secretário da Segurança Pública, Maurício Martins.

Outras estratégias de segurança

Estão entre as estratégias de segurança, ainda, o patrulhamento realizado pelos helicópteros do Centro Tático Aéreo, ampliando a cobertura e a visão dos policiais que estarão em terra, em meio aos foliões. Haverá também bases de atendimento ao longo dos circuitos, tanto da Polícia Militar quanto da Polícia Civil. As atenções da Perícia Oficial estarão voltadas à festa, com equipes em regime de plantão.

“Além dos grandes circuitos, vamos empenhar esforços para garantir tranquilidade também às festas que acontecem nos bairros da Grande Ilha”, destacou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Wallace Amorim. “Além da presença de efetivo nos locais de maior concentração, iremos reforçar os nossos plantões para atender às ocorrências que chegarem”, completou o delegado-geral da Polícia Civil, Manoel Almeida.

Vale destacar que as polícias irão desenvolver ações voltadas à segurança das mulheres, para evitar assédio e qualquer outro tipo de violência, além de atendimento ao turista.

O Corpo de Bombeiros irá se unir às polícias com bases nos circuitos. Além do trabalho prévio de supervisão na montagem da festa, agentes estarão focados nos primeiros socorros e em outras situações de emergência. “Estaremos com agentes, viaturas e drones, tudo para garantir a segurança dos foliões”, elencou o comandante-geral da corporação, coronel Célio Roberto.

Ocorrências deverão ser reportadas imediatamente às forças de segurança. Os telefones 190 e 193, do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), devem ser acionados em caso de emergência.

Iracema Vale participa do lançamento de ações de conectividade no Maranhão

Agência Assembleia / Fotos: J. Cardoso

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, nesta terça-feira (27), no Palácio dos Leões, da solenidade de lançamento do projeto “Infovia Maranhão” e do pacote “Rota das Emoções”, que vai interligar São Luís aos Lençóis Maranhenses. A iniciativa tem como objetivo a ampliação do acesso à conectividade e à implantação de uma nova rede de telefonia móvel em áreas rurais do estado.

“Essa conexão de telefonia móvel nas estradas que ligam São Luís a Barreirinhas representa a realização de um sonho. Por muitos anos, quem precisou trafegar por essas vias enfrentou a ausência total de sinal. Essa conquista vai facilitar a vida de quem trabalha, de quem mora na região, de quem depende da estrada para acessar serviços de saúde, educação e turismo”, destacou a presidente Iracema Vale.

O Maranhão também garantiu cobertura de telefonia móvel em 135 localidades rurais, distribuídas em 60 municípios, ampliando a inclusão digital e o acesso a serviços essenciais para a população.

Presidente da Assembleia, Iracema Vale, assina projeto que melhorará a conectividade no Maranhão

Durante o evento, o governador Carlos Brandão destacou que a ação vai garantir conectividade de São Luís até a região da Rota das Emoções, com a instalação de fibra óptica em 27 torres, além da ampliação do acesso à internet nas escolas estaduais por meio da instalação de antenas Starlink.

As iniciativas integram o Novo PAC e preveem a implantação de redes de fibra óptica em 20 municípios maranhenses, com investimento total de R$ 113,6 milhões, beneficiando cerca de 5 milhões de pessoas. O projeto será executado em parceria entre o Ministério das Comunicações e a Telebrás, responsável pela operação assistida e manutenção da rede.

O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, ressaltou a parceria entre os governos federal e estadual. “Temos trabalhado de forma integrada com estados e municípios para garantir que os investimentos cheguem à população e promovam melhorias reais na vida das pessoas”, afirmou.

A parceria entre o Governo Federal e o Governo do Maranhão reforça a conectividade como ferramenta estratégica para reduzir desigualdades, ampliar a inclusão digital e melhorar o acesso a serviços essenciais, como saúde, educação e atendimento público, além de contribuir para o fortalecimento da identidade cultural e da memória digital das comunidades maranhenses.

Também participaram do evento, o senador Weverton Rocha (PDT); os deputados federais Juscelino Filho (União-MA) e Pedro Lucas Fernandes (União-MA); os deputados estaduais Antônio Pereira (PSB) e Dra. Helena Dualibe (PP), além de secretários, prefeitos e outras autoridades.

Iracema Vale destaca a melhoria do sinal de internet nas estradas, como a que liga São Luís a Barreirinhas
Iracema Vale com o governador Carlos Brandão, o ministro Frederico de Siqueira Filho, senador Weverton Rocha, deputados federais Juscelino Filho e Pedro Lucas e demais membros da equipe do Ministério das Comunicações e do Governo do Estado na solenidade

Governo do Maranhão participa de lançamento de projetos de conectividade do Ministério das Comunicações

– Governo do Maranhão participa de lançamento de projetos de conectividade do Ministério das Comunicações (Foto: Gilson Teixeira)

Com foco na ampliação do acesso à conectividade e na implantação de nova rede de telefonia móvel em áreas rurais do Maranhão, o Ministério das Comunicações realizou, na terça-feira (27), a solenidade de lançamento do projeto “Infovia Maranhão” e do pacote “Rota das Emoções”, que vai interligar São Luís aos Lençóis Maranhenses. O evento ocorreu no Palácio dos Leões, na capital maranhense, com a presença do ministro Frederico de Siqueira Filho e do governador Carlos Brandão.

Durante a solenidade, o governador Carlos Brandão destacou os investimentos em telecomunicações e a ampliação da conectividade no Maranhão, em parceria com o Governo Federal. “O Governo Federal, por meio do Ministério das Comunicações, vai levar conectividade de São Luís até a região de Tutóia, passando pela Rota das Emoções. Ao todo, 27 torres receberão fibra óptica, garantindo cobertura digital para toda essa região. Além disso, o projeto Infovia Maranhão vai chegar a 20 municípios, com investimentos de cerca de R$ 40 milhões, em parceria com o Ministério das Comunicações, por determinação do presidente Lula. Outro avanço importante é a ampliação do acesso à internet nas escolas. Identificamos que, das 1.101 escolas da rede estadual, apenas 500 tinham acesso à internet, e por isso vamos instalar 500 antenas Starlink em todas as escolas até o mês de junho”.

Infovia Maranhão amplia infraestrutura digital

Firmado entre o Ministério das Comunicações e a Telebrás, o projeto Infovia Maranhão tem como objetivo a implantação de redes metropolitanas e de trechos de longa distância de fibra óptica no estado. A iniciativa integra o Novo PAC, no eixo de Inclusão Digital e Conectividade, e fortalece o papel estratégico do Maranhão na integração dos programas Norte e Nordeste Conectado. A estimativa é de que cerca de 5 milhões de pessoas sejam beneficiadas.

O projeto será executado em três lotes, contemplando 20 municípios maranhenses. O primeiro lote, no valor de R$ 5,19 milhões, atenderá Governador Edison Lobão (Ribeirãozinho) e Ribamar Fiquene. O segundo, orçado em R$ 19,5 milhões, beneficiará os municípios de Lago da Pedra, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues, Paulo Ramos e Pedreiras. Já o terceiro lote, com investimento de R$ 88,94 milhões, abrangerá Altamira do Maranhão, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Campestre do Maranhão, Carolina, Lajeado Novo, Mirador, Paraibano, Pastos Bons, Santa Luzia, São Domingos do Azeitão, São Raimundo das Mangabeiras e Sucupira do Norte.

O investimento total é de R$ 113,6 milhões, com prazo de 24 meses para implantação, acrescido de mais 24 meses de operação assistida após a ativação do serviço. A iniciativa visa integrar os municípios maranhenses ao Backbone Nacional da Telebrás.

O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, ressaltou a parceria entre governo federal e estadual na iniciativa “Temos trabalhado de forma integrada com os estados e os municípios, fortalecendo as políticas públicas e garantindo que os investimentos cheguem na ponta. Essa parceria é fundamental para avançarmos e promover melhorias reais na vida da população”.

Telebrás na execução do projeto

Além da implantação da infraestrutura, a Telebrás será responsável pela operação assistida, garantia da qualidade da rede e suporte técnico continuado, abrangendo as etapas de ativação, operação e manutenção dos serviços.

A Infovia Maranhão foi anunciada em junho de 2024 e teve a primeira fase implementada em setembro do mesmo ano, com o lançamento do cabo submarino entre São Luís e Alcântara, priorizado para atender o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

O presidente da Telebras, Hermano Albuquerque, ressaltou que o fortalecimento da infraestrutura de comunicação é essencial para ampliar a qualidade dos serviços públicos no Maranhão. “A meta do projeto é garantir que a população maranhense tenha acesso aos melhores serviços oferecidos pelas tecnologias atuais. Sem uma infraestrutura de comunicação eficiente e abrangente, não é possível assegurar educação, saúde e segurança públicas de qualidade.”

Conectividade na Rota das Emoções

Outro destaque do pacote lançado é a ampliação da conectividade ao longo de 184 quilômetros de rodovias que integram a Rota das Emoções, no trecho entre São Luís e os Lençóis Maranhenses, passando por municípios como Santo Amaro, Barreirinhas e Tutóia. Também serão beneficiadas cidades como Bacabeira, Rosário, Axixá, Morros, Paulino Neves e Sobradinho.

Com investimento de R$ 21,6 milhões, o projeto já está pronto para entrega e contribui para o fortalecimento do turismo, a melhoria da segurança viária e a ampliação do acesso à comunicação em um dos principais corredores turísticos do Maranhão.

Telefonia móvel em áreas rurais

Além disso, o Maranhão garantiu, em 2025, a cobertura de telefonia móvel em 135 localidades rurais distribuídas em 60 municípios. Deste total, 93% das localidades serão atendidas pela operadora Brisanet, ampliando o acesso à comunicação em áreas historicamente desassistidas.

A ação promove inclusão digital, fortalece a cidadania e melhora o acesso a serviços públicos, emergências e atividades econômicas locais, contribuindo para a redução das desigualdades regionais.

A secretária de Estado de Turismo, Socorro Araújo, destacou que a iniciativa representa um ganho para o setor turístico e para os empresários locais. “Isso afeta não apenas os turistas, mas também os pequenos empresários da região, que recebem um grande fluxo de visitantes e precisam estar conectados. Esse investimento representa um ganho para o nosso estado”, afirmou.

A parceria entre o Governo Federal e o Governo do Maranhão reforça a conectividade como ferramenta estratégica para reduzir desigualdades, ampliar a inclusão digital e melhorar o acesso a serviços essenciais, como saúde, educação e atendimento público, além de contribuir para o fortalecimento da identidade cultural e da memória digital das comunidades maranhenses.

Furacão Veveta puxa multidão de 650 mil pessoas na Avenida Litorânea

– O segundo domingo de Pré-Carnaval reuniu Ivete Sangalo, Chiclete com Banana e Xanddy Harmonia (Foto: Brunno Carvalho)

Se alguém ainda tinha dúvidas de que São Luís entrou, definitivamente, para o roteiro de capitais brasileiras da folia, o domingo (25) tratou de evaporá-las sob o sol forte da Avenida Litorânea. O circuito Vem pro Mar registrou a marca histórica de 650 mil pessoas, segundo dados da Polícia Militar do Maranhão, um salto significativo em relação aos 500 mil foliões do fim de semana anterior, o que prova que as prévias estão ganhando força.

“O Maranhão é destino certo. Nosso carnaval está consagrado como o maior do Brasil. Estou muito feliz, porque a gente aquece a economia, gera emprego, e porque temos muito cuidado com a segurança dos brincantes, com uma estrutura enorme que conta com policiamento, hospitais de campanha, câmeras de vídeomonitoramento, garantindo que a população fique segura e se divirta com apresentações de grandes artistas”, pontuou o governador Carlos Brandão.

​E o motivo de tanto calor humano teve nome, sobrenome e um carisma que parece não caber na orla: Ivete Sangalo. A musa baiana foi o ponto alto da programação. Um reencontro muito aguardado até mesmo pela própria “mainha”, que não escondeu a ligação duradoura com o público maranhense.

​”É um movimento muito recíproco. Fiquei muito comovida quando soube que viria fazer o carnaval de São Luís, porque tenho uma história aqui de muitos anos, de muito amor e respeito. O volume de pessoas foi do tamanho da minha expectativa. Estar de volta significa que foi lindo, que deu certo e que a saudade já estava grande. A energia desse povo, a maneira como me recebem… Sou completamente grata e honro esse momento”, declarou a cantora Ivete Sangalo.

​A festa começou cedo, às 14h, com o Baile do PV e a Confraria do Copo. Logo depois, o Chiclete com Banana assumiu o comando, trazendo a nostalgia e o axé raiz para a avenida. Para Khill, vocalista da banda, a sensação é de pertencimento: “É um prazer imenso participar desse pré-carnaval maravilhoso. O Chiclete está muito feliz”.

Wandinho Marques, violão do grupo, se rendeu aos encantos locais e não poupou elogios. “Essa orla é uma coisa muito bonita, todos os estados têm inveja dessa maravilha”, comentou.

​O maranhense Erick Andrade provou que os de casa também sabem fazer carnaval. “O público terá um show cheio de energia, sem perder a identidade maranhense. Vai ter axé, swingueira e muita troca, do jeito que São Luís sabe fazer”, afirmou o cantor antes de subir ao palco.

A programação contou ainda com Nandá Furttado e o encerramento teve a participação de Xanddy Harmonia, que segurou o fôlego dos foliões até os últimos minutos.

​O fenômeno do pré-carnaval ludovicense reflete uma mudança de comportamento. O maranhense, que antes buscava o interior, agora faz festa em casa. O professor de Educação Física, Aurélio Costa, é um desses. “A experiência foi ótima. Está se comparando ao carnaval de Salvador. Não vi nenhuma briga, a segurança está total. Antes, o pessoal saía da capital. Agora, as coisas se inverteram”, analisou.

​A designer Dandara Almeida também destacou o impacto da festa. “Está trazendo uma visibilidade maior para a cidade. São Luís está sendo mais vista e isso é muito bacana”.

Para o servidor público Mateus Mendes, a estrutura da Litorânea é o grande diferencial. “A gente tem artistas gigantes, segurança e esse visual que não tem igual. São Luís é gigante, não tem jeito”, disse ele.

​Para garantir que ninguém ficasse parado, o Governo do Estado organizou uma sequência ininterrupta de apresentações que ditou o ritmo do domingo. Com público e palco de tamanha expressividade, fica impossível não olhar para o Maranhão como o destino oficial da alegria, desde pré até ao Carnaval propriamente dito.

Governo do Estado leva ações que vão do asfalto à cidadania em Cajapió

– Governo do Estado entregou obras e serviços em Cajapió (Foto: Gilson Teixeira)

A população de Cajapió comemorou entregas que facilitam o acesso aos serviços públicos de cidadania e segurança e mais: fortalecem o turismo e a geração de renda em Cajapió. O Governo do Maranhão inaugurou a primeira unidade do Viva/Procon no município, entregou a reforma da Delegacia de Polícia, pavimentou a estrada de acesso à Praia de Itapéua e reforçou a frota municipal com ambulância e viaturas.

Com a nova unidade do Viva/Procon instalada na Rua da Chapadinha, os moradores passam a emitir documentos básicos e acessar direitos do consumidor sem precisar se deslocar para outros municípios. Para o governador Carlos Brandão, a interiorização do serviço garante mais dignidade à população. “Quando a gente traz serviços como o Viva/Procon para dentro dos municípios, a gente garante cidadania e evita que as pessoas precisem sair da sua cidade para resolver o básico”, afirmou.

Segundo a diretora de atendimento do Viva/Procon em Cajapió, Caíssa Matos, o equipamento representa um avanço muito esperado. “Aqui serão emitidos RG Nacional, CPF, CTPS Digital, a CIPTEA, além dos serviços do Balcão do Cidadão e da orientação ao consumidor. A população não vai mais precisar se deslocar para outros municípios para emitir sua documentação básica”, destacou.

A reforma da Delegacia de Polícia, na Avenida Mário Martins, por sua vez, reforça a segurança pública e oferece melhores condições de trabalho aos agentes, além de atendimento mais humanizado à quem precisar ir ao local.

Na orla, a pavimentação da estrada de acesso à Praia de Itapéua encerra um ciclo de dificuldades enfrentadas por moradores e pescadores, especialmente durante o período chuvoso. Moradora da comunidade, Maria Eunice já consegue perceber os benefícios da obra. “Antes era estrada de piçarra. Hoje, a gente agradece essas melhorias. Agora, se chamar uma ambulância, ela vem rapidinho. Antes era mais difícil, levava as pessoas na rede”, disse.

Para a pescadora Arlete Alves, a nova estrada era um sonho antigo que agora impulsionará o turismo e a melhoria da renda das famílias da região. “Era muita lama, a gente quase não vinha no inverno. Agora, dá pra vir todos os dias, vender nossas coisinhas. Teve evento, veio muito turista e todo mundo vendeu tudo”, afirmou.

Morador e pescador, Valter Gonçalves também destacou a mudança na rotina da comunidade. “Melhorou 100%. A estrada melhorou e a venda do camarão também. O comprador vem todo dia e a renda tá aparecendo. Um sucesso”, relatou.

Ao comentar os investimentos em mobilidade, o governador Carlos Brandão reforçou o papel das estradas no desenvolvimento regional da Baixada Maranhense ou Litoral Ocidental.

Na ocasião, Carlos Brandão listou inúmeras obras de pavimentação de estradas e vias feitas pelo Governo do Estado. “Todas as estradas de acesso às praias geram desenvolvimento turístico, emprego e renda. A Baixada está sendo contemplada com obras importantes e de qualidade”, concluiu o governador, após ser recebido carinhosamente pelo povo.

Além das obras de infraestrutura, o Governo do Maranhão entregou 12 carrinhos do Programa Mais Renda, beneficiando pequenos empreendedores, e reforçou os serviços municipais com uma ambulância e duas novas viaturas.

Nova Praça do Sol é entregue totalmente revitalizada na Ponta d’Areia

O visual da Ponta d’Areia, em São Luís, foi completamente renovado. O Governo do Estado do Maranhão entregou para a população, nesta sexta-feira (23), a nova Praça do Sol. Totalmente repaginada, um dos pontos turísticos mais amados de São Luís agora conta com uma estrutura moderna, acessível e pronta para receber tanto as famílias maranhenses como os turistas, com todo o conforto que eles merecem.

“Eu tenho certeza que a Praça do Sol vai ser o motivo de muitas pessoas virem para cá tomar uma água de coco e desfrutar dessa vista maravilhosa. Um verdadeiro cartão postal feito com capricho. Tudo aqui é de primeira qualidade. Não se mediu esforços para entregar um trabalho de qualidade para o povo”, ressaltou o governador Carlos Brandão.

Com uma área de 25 mil metros quadrados, a obra executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) foi muito além da estética. O espaço recebeu uma reforma estrutural, incluindo a renovação total dos pisos e das redes elétrica, hidráulica e sanitária.

Para o secretário de Estado da Infraestrutura, Aparício Bandeira, a transformação impressiona. “Existe uma Ponta d’Areia antes dessa praça e outra depois dessa praça. São 25 mil metros quadrados dotados de toda modernidade. É um prazer imenso entregar essa importantíssima obra na orla de São Luís”, disse.

A nova Praça do Sol foi pensada para ser o destino de lazer em qualquer dia da semana. Para encantar os visitantes, a escultura da sereia, feita em zirconita e assinada pelo artista Eduardo Sereno, está de volta. Ainda no ato da inauguração, muitos visitantes aproveitaram para tirar fotos ao lado do monumento e contemplar um belo pôr do sol.

Arte, gastronomia, bem-estar e lazer se unem em um só lugar. A praça de alimentação completa possui 36 restaurantes e 11 barracas de água de coco. A praça tem ainda academia ao ar livre para quem não abre mão do treino sentindo a brisa do mar. E, para a criançada, playground moderno, além do espaço pet exclusivo para os amigos de quatro patas.

O projeto também priorizou o cuidado com as pessoas. O local conta com rampas de acesso à praia, novos guarda-corpos e um estacionamento organizado. Para garantir a tranquilidade dos frequentadores, um novo posto policial também foi instalado na área.

A reforma da Praça do Sol eliminou barreiras arquitetônicas que antes impediam o acesso de pessoas com mobilidade reduzida. De acordo com Leidiana Dias, secretária do Instituto Amor Incondicional, a substituição do terreno irregular por um piso adequado transformou o local em um ponto turístico, de fato, inclusivo.

“Antes não tinha como vir, porque era cheio de pedra e não dava para andar com cadeira de rodas. Hoje, a gente vê que está com uma acessibilidade maravilhosa. O projeto pensou bastante nas pessoas com deficiência. Não há mais nada que impeça o deslocamento. É maravilhoso poder trazer as crianças para curtir essa vista sem nenhum tipo de empecilho”, observou Leidiana.

Para quem acompanhou as décadas de abandono, a revitalização da Praça do Sol representa o resgate da autoestima do bairro Ponta d’Areia. Moradora da região há 60 anos, a aposentada Juliete Pinheiro reconhece que o novo espaço estimula o lazer noturno e a prática de exercícios físicos.

“A Praça do Sol era feia, agora está linda. Foi maravilhoso o serviço do nosso governador. Ele está de parabéns. A vista ficou mais bonita, você pode passear à noite e fazer caminhada. As barraquinhas de coco e a área de ginástica ficaram nota 10. Eu tiro o chapéu”, afirmou Juliete.

O turismo maranhense é um dos segmentos mais impactos pela entrega. “A Praça do Sol é importantíssima para nós. O turista vem para a cidade e quer conhecer lugares bonitos que tenham sentido e valor cultural. E nós, da Setur-MA e da comunidade, ficamos muito felizes em receber uma praça tão bonita, que tem um significado tão grande para os maranhenses. Vamos preservar para manter vivas as nossas memórias”, destacou a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.

A entrega contou com descerramento da placa de inauguração, benção na capela e cerimônia com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais, como: o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão; o senador Weverton Rocha, o deputado federal Duarte Jr., e outros que comemoraram a revitalização como uma grande conquista.

Homenagem a João Mohana

Após o descerramento da placa ocorreu uma homenagem simbólica ao Padre João Mohana com a presença da irmã do religioso e foi carregada de emoção, especialmente durante a bênção na capela. O celebrante da missa recordou o período em que foi aluno de Mohana. Um tributo para reverenciar o legado do padre e médico maranhense.

Na nova praça foi instalada uma placa que conta a história de vida de Mohana, que foi padre, médico, psicólogo e escritor brasileiro com vários livros publicados.

Padre Mohana era fiho de imigrantes libaneses e passou toda a infância e adolescência nas cidades de Coroatá, Bacabal e Viana, até que decidiu mudar-se para São Luís para iniciar seus estudos.

Em 1995 faleceu aos 70 anos deixando um legado de romances a frente do seu tempo, um verdadeiro exemplo de sarcerdócio, espiritualidade e retidão.

Caxias recebe investimentos do Governo do Estado para regularização fundiária urbana

– Assinatura de um Termo de Cooperação Técnica representa avanço para a urbanização do município (Foto: divulgação)

A assinatura de um Termo de Cooperação Técnica para regularização fundiária urbana, a entrega de veículos dos programas Avança Maranhão e Coopera Maranhão fortaleceram a parceria institucional entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Caxias, nesta terça-feira (20), em solenidade que contou com a participação do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, o prefeito Gentil Neto e outras autoridades estaduais e municipais.

“Uma das grandes ações do nosso governo é a regularização fundiária há décadas aguardada por milhares de famílias, e aqui vai beneficiar cerca de 2 mil pessoas. Também fizemos a doação de seis motocicletas do programa Avança Maranhão, para que mototaxistas tenham melhores condições de trabalho, doamos veículos para a assistência social e para a educação e vistoriamos os serviços de pavimentação asfáltica. Todas as obras prometidas estão saindo do papel para melhorar a vida dos caxienses”, destacou Orleans Brandão.

Com o Termo de Cooperação Técnica, o município fará estudos técnicos e administrativos necessários à regularização fundiária das mais de 900 unidades residenciais do Conjunto Cohab, no bairro Nova Caxias. O Governo do Estado, por meio da Maranhão Parcerias, fará a tramitação legal dessas informações para depois entregar os títulos de propriedade aos moradores.

Com o prefeito Gentil Neto e demais autoridades, Orleans Brandão vistoriou as obras de pavimentação asfáltica no trecho que liga a Ladeira do Barata à entrada do Residencial Eugênio Coutinho. Ele lembrou que a parceria com o Governo do Estado já garantiu a Caxias 50 km de asfalto, melhorando a infraestrutura viária da cidade.

“Essa parceria com o Governo do Estado representa dignidade, segurança jurídica e mais qualidade de vida para o nosso povo. Estamos avançando na moradia, na infraestrutura e na educação, com ações que chegam de verdade a quem mais precisa”, afirmou Gentil Neto.

Governo do Estado garante inclusão digital a alunos da rede estadual em Timon

Mais de 3 mil alunos da rede estadual de ensino em Timon agora têm conectividade e acesso a plataformas de conhecimento. Em mais uma edição do Festival Conecta, realizado terça-feira (20), eles receberam tablets com internet entregues pelo secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, pela secretária estadual de Educação, Jandira Dias, e pelo prefeito Rafael Brito.

“Garantir a inclusão digital dos nossos alunos é um dos eixos do Educação de Verdade, o maior programa educacional da história do Maranhão. É fruto da parceria do Governo do Estado com o Governo Lula e com as prefeituras municipais, porque nós acreditamos no potencial dos nossos jovens e queremos que tenham todas as condições para serem profissionais de sucesso”, declarou Orleans Brandão.

O secretário destacou que o programa educacional incluiu também maior repasse de recursos aos municípios para a oferta de transporte escolar, e a melhor qualidade da alimentação oferecida aos estudantes na rede estadual de ensino. “É um investimento mensal de R$ 100 milhões, além das reformas e ampliação das escolas e da garantia de conectividade”, acrescentou Orleans Brandão.

O prefeito Rafael Brito ressaltou a importância dos tablets para a formação dos alunos: “O Governo do Estado está possibilitando conhecimento digital na palma da mão, e investir em educação é prevenir a violência e garantir aos nossos jovens um futuro melhor”.

Para a Unidade Regional de Educação (URE) de Timon – que reúne 22 escolas estaduais, de Timon, Matões, Parnarama e São Francisco do Maranhão – foram destinados 9.400 tablets. No Festival Conecta, 3 mil alunos de nove escolas de Timon receberam os equipamentos. O objetivo é promover a
inclusão digital e modernizar o ensino, ampliando o acesso dos estudantes a tecnologias, garantindo dispositivos móveis com conectividade para fortalecer práticas pedagógicas
inovadoras, reduzir desigualdades educacionais e elevar a qualidade do ensino na rede pública.

O projeto “Tô Conectado” prevê a distribuição de tablets com acesso à internet móvel para 242.404 estudantes do Ensino Médio, Ensino Fundamental, Educação Indígena e Educação
Especial. Cada beneficiado recebe um tablet com chip de internet (20GB mensais) para uso educacional, assegurando acesso a conteúdos digitais, plataformas educacionais e recursos
pedagógicos.