Maranhão é o 7º estado do país e 3º do Nordeste com maior taxa de crescimento, aponta Centro de Liderança Pública

O Maranhão é o 7º estado do país com maior taxa de crescimento. É o que mostram os dados do Centro de Liderança Pública (CLP), que divulgou o Ranking dos Estados com maior Taxa de Crescimento. O Maranhão também aparece em 3º lugar do Nordeste. O resultado é reflexo das políticas do Governo do Maranhão para a atração de novos investimentos e fortalecimento da economia.

Segundo o levantamento do CPL, baseado em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o estado apresentou uma taxa de crescimento de 4,54%. O indicador, que faz parte do pilar de Potencial de Mercado do Ranking de Competitividade dos Estados, considera a média móvel de quatro períodos da taxa de crescimento anual do PIB real.

O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) informou que nos últimos quatro trimestres, todos os setores da economia maranhense – agropecuária, indústria e serviços – contribuíram para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do estado, destacando-se, em especial, a agropecuária e a indústria.

A produção de grãos cresceu, em média, 12% no período, com destaque para o milho (15,4%) e a soja (10,9%), que são os principais geradores de valor agregado na agricultura. Além disso, é imprescindível mencionar a política de atração de investimentos implementada pelo Governo do Estado que tem compromisso com a geração de emprego e renda para os maranhenses.

“O Maranhão avança a passos largos e de forma sustentada. Os investimentos privados, juntamente com os investimentos públicos em infraestrutura, têm impulsionado nosso PIB.Esses resultados comprovam o compromisso do Governo do Maranhão com a melhoria de vida da população, ao promover ações que propiciam um ambiente de geração de empregos e renda”, destacou Dionatan Carvalho, presidente do Imesc.

Júnior Marreca, secretário de Estado de Indústria e Comércio, afirmou que a posição de destaque do Maranhão entre os estados que mais crescem no país é reflexo do fortalecimento da economia pelo Governo do Maranhão. “Este destaque é resultado direto das políticas públicas assertivas que o governador Carlos Brandão lidera em nosso estado. Estamos construindo um Maranhão mais competitivo, atraindo investimentos e criando condições reais para que os maranhenses tenham mais oportunidades e qualidade de vida”, assinalou Júnior Marreca.

Como exemplo dos esforços do Governo do Maranhão para a atração de novos investimentos que gerem emprego e renda no estado, Júnior Marreca destacou a recente instalação de uma biorrefinaria em Balsas: a Inpasa, maior biorrefinaria de etanol de grãos da América Latina, com investimento de R$ 2,5 bilhões, cuja construção da unidade gerou 3 mil empregos e cerca de 500 profissionais foram contratados para a operação.

Os dados do Imesc mostram, ainda, que o setor secundário se destaca na geração e distribuição de energia elétrica, impulsionada principalmente pelos investimentos no segmento. Nesse sentido, um importante investimento é do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que anunciou R$ 10,3 bilhões no Maranhão por meio do Plano de Outorgas de Transmissão de Energia Elétrica (POTEE).

“Um dos lotes destinados à instalação de linhas de transmissão foi arrematado pela empresa State Grid, que investirá R$ 18,1 bilhões ao longo dos próximos seis anos para a implantação de 1.513 quilômetros de linhas de transmissão no Maranhão, Goiás e Tocantins, além da construção das subestações conversoras de Graça Aranha (MA) e Silvânia (GO)”, ressaltou Dionatan Carvalho.

Nesse contexto, o PIB Trimestral estimado pelo Imesc para o ano de 2024 foi de 4,2%, e, até o segundo trimestre de 2025, a expectativa é de crescimento de 3,7%. Até o terceiro trimestre de 2025, comparado ao mesmo período de 2024, houve incremento de 3,6% na taxa de ocupação, com destaque para os segmentos de construção (4,9%), comércio (2,7%) e alojamento e alimentação (23,2%).

Maranhão registra crescimento do fluxo aéreo nos aeroportos de São Luís, Imperatriz e Barreirinhas

Levantamento divulgado nesta quarta-feira (26) pelo Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA), aponta que o fluxo aéreo no Maranhão registrou crescimento de 13,76% entre janeiro e outubro de 2025, na comparação com o mesmo período de 2024, com um total de 1.840.258 embarques e desembarques.

Departamento vinculado à Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA), a Obstur-MA revela em seu relatório, que o número de embarques e desembarques foi positivo nos três principais aeroportos maranhenses: São Luís, Imperatriz e Barreirinhas.

Com base em dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da empresa de serviços aeroportuários Esaero Airports, o estudo destaca que, somente em outubro de 2025, o fluxo nos aeroportos do Maranhão foi de 188.144 passageiros – quase 28 mil embarques e desembarques a mais do que os números apurados no mesmo período do ano passado (160.608).

Na avaliação da secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, os bons resultados foram ancorados por contínuas políticas de promoção dos principais destinos maranhenses, como a participação do Maranhão em eventos de turismo internacional, e o reconhecimento de potencialidades naturais e culturais maranhenses como patrimônios da humanidade.

“A missão da Setur-MA é apresentar ao maior número de pessoas nossas riquezas culturais, arquitetônicas e naturais. O crescimento no fluxo de visitantes nos nossos aeroportos é reflexo direto das nossas ações de promoção dos nossos destinos. Os destinos maranhenses estão em alta no turismo internacional e seguimos focados em atrair cada vez mais turistas, movimentando a economia e gerando renda por meio do turismo”, afirmou a secretária.

Desembarques em São Luís e Imperatriz

Ainda de acordo com o levantamento, o volume de desembarques em outubro de 2025 no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, em São Luís, foi o maior desde 2014, com 76.889 desembarques, número que só fica atrás do volume registrado em 2012 (77.674 desembarques), ano inicial da série histórica monitorada pelo Obstur-MA.

O monitoramento do Obstur-MA também destaca crescimento na taxa de desembarque no Aeroporto de Imperatriz, no oeste maranhense. Segundo os dados tabulados, Imperatriz registrou 14.768 desembarques em outubro deste ano, o melhor número contabilizado em um mês de outubro desde 2014, um crescimento de 8,69% em relação ao mesmo período de 2024.

“O fluxo aéreo no Maranhão está demonstrando um aumento positivo em 2025. Os dados do mês de novembro ainda não foram lançados, mas com o acumulado de janeiro a outubro o fluxo de embarques + desembarques já supera o acumulado de janeiro a novembro de 2024 em 3,87%. Isto mostra a força que o nosso estado está ganhando como destino turístico.”, ressalta Igor Almeida, coordenador do Obstur-MA.

Observatório do Turismo do Maranhão

Departamento da Setur-MA especializado em dados e informações sobre o turismo, cujo objetivo é ser um instrumento de planejamento e gestão que possa contribuir com o desenvolvimento do turismo no estado, canalizando discussões e meios de pesquisa com o trade, municípios, instituições de ensino e comunidade em geral.

Criado em 2016, o projeto foi elaborado em referência ao planejamento estratégico de turismo do Maranhão, sendo inserido no contexto do Programa de Monitoramento e Informação com o intuito de abranger seus polos turísticos.

Deputados estaduais vistoriam obra de requalificação da MA-014

Ana do Gás, Fred Maia e João Batista Segundo vistoriaram o trabalho de requalificação da MA-014

Agência Assembleia

A requalificação da MA-014, no trecho que compreende os municípios de Vitória do Mearim e Pinheiro, foi vistoriada nesta quinta-feira (20) pelos deputados estaduais Ana do Gás, Fred Maia e João Batista Segundo. A obra está sendo executada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Infraestrutura (SINFRA).

No total serão 156km de via recuperada com pavimentação adequada e previsão de entrega ainda este ano, que beneficiará milhares de famílias que moram na região da Baixada Maranhense.

O deputado estadual Fred Maia acompanhou de perto cada trecho da revitalização da via, que está recebendo o tratamento específico para cada tipo de solo. “Estamos muito felizes com o que a gente está vendo. Estamos aqui para mostrar a verdade e dizer sobre a coragem e a determinação que o Governo do Estado está tendo de fazer esse trabalho aqui na MA-014”, disse.

No total serão 156km de via recuperada com pavimentação adequada e previsão de entrega ainda este ano

De acordo com o engenheiro da SINFRA, José Bruzaca, a obra iniciou no mês de junho e 140km já foram revitalizados com a devida atenção em diversos pontos, em especial a trechos alagados.

“Cada ponto da via está recebendo um tratamento específico, com microrrevestimento e pedra de macadâmia, por exemplo. Uma obra bem feita que será entregue em seis meses à população depois de anos de espera”, disse.

A deputada estadual Ana do Gás destacou a importância da obra para o estado, esperada há anos pela população. “Viemos vistoriar um sonho sendo realizado. Nós viemos ver com os nossos próprios olhos e levar para o povo do Maranhão notícias sobre esse benefício da MA-014. O governador Carlos Brandão tem sido, de fato, o governador das obras impossíveis, tem tirado os projetos do papel, e é preciso que o Maranhão todo tenha conhecimento disso”, pontuou a deputada.

Obra iniciou no mês de junho e 140km já foram revitalizados, com a devida atenção em diversos pontos

O deputado João Batista Segundo explicou que o trecho não recebia manutenção desde a gestão do ex-governador José Reinaldo Tavares. “A população da Baixada tem muito a ganhar com essa estrada, que já é realidade. É realidade, porque a gente vê hoje o trabalho sendo feito e eu fico muito feliz de poder fazer parte desse momento, juntamente com o nosso governador Carlos Brandão”.

Maranhão na COP30 – Estado capta quase R$ 900 milhões para investir na agenda ambiental

Maranhão na COP30 – Estado capta quase R$ 900 milhões para investir na agenda ambiental

O Maranhão encerrou sua participação na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA), com saldo positivo na agenda ambiental. Ao longo de duas semanas de negociações, o estado captou quase R$ 900 milhões em recursos para investir em projetos ambientais no estado. Os novos investimentos são resultado da boa recepção das iniciativas apresentadas pelo Governo do Maranhão nos debates realizados nas zonas Azul e Verde da conferência.

O governador Carlos Brandão afirmou que, com os novos investimentos, será possível ampliar os programas voltados para a preservação do meio ambiente e a geração de emprego e renda atrelados ao desenvolvimento sustentável.

“Participar da COP30 foi decisivo para o Maranhão. Firmamos acordos estratégicos, garantindo cerca de R$ 900 milhões em investimentos para proteção ambiental, regularização fundiária e desenvolvimento sustentável, para restaurar nossas florestas e fortalecer a bioeconomia. A parceria internacional que levará cabos submarinos da Europa ao Maranhão também foi um passo importante na conectividade, inovação e novas oportunidades. É o estado entrando, de fato, no mapa do mundo”, assinalou.

Projetos apresentados
Durante as duas semanas de COP30, o Governo do Maranhão apresentou projetos desenvolvidos no estado que têm reconhecimento nacional e internacional pelos seus resultados na mitigação dos impactos ambientais. Entre os programas apresentados estão o Floresta Viva Maranhão, Terra para Elas, Pacto pela Paz, Maranhão Sem Queimadas.

O Estado também aproveitou a programação da conferência para lançar o Bolsa Agente Comunitário Ambiental e três novos parques ecológicos, que ficarão localizados em Colinas, Pastos Bons e São Mateus, além do Complexo de Atins. Todas essas iniciativas serão ampliadas ou executadas com os recursos captados durante a COP30.

Recuperação de áreas degradadas
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) aplicará R$ 168,2 milhões em diversos projetos. Desse total, serão destinados R$ 105 milhões para mecanização da agricultura familiar, tornando-a mais sustentável; R$ 15 milhões para os novos parques ecológicos (Colinas, Pastos Bons e São Mateus); R$ 20 milhões para ações de regularização fundiária; e R$ 1 milhão para o Parque do Itapiracó.

O Governo do Maranhão também garantiu R$ 18 milhões em recursos para o Programa Bolsa Agente Comunitário Ambiental, que foi lançado durante a COP30. O novo programa beneficiará comunidades tradicionais e povos originários com a concessão de 5 mil bolsas mensais no valor de R$ 300,00. Além disso, os beneficiários que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica serão qualificados, de forma a reconhecê-los como agentes provedores de serviços, valorizando seus saberes e práticas de manejo, fortalecendo práticas sustentáveis, reduzindo o desmatamento e queimadas, restaurando áreas degradadas e promovendo educação ambiental.

Para o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Pedro Chagas, os resultados obtidos na COP refletem o trabalho de um governo comprometido com um futuro cada vez mais sustentável.

“Com o governador Carlos Brandão, o Maranhão se destacou na COP30, apresentando avanços concretos para proteger as florestas e fortalecer a produção sustentável, ampliamos a participação do Maranhão na agenda climática e conquistamos novas parcerias e acordos que irão resultar em mais investimento e mais resultados para as políticas públicas ambientais”, avaliou.

Serão investidos, ainda, R$ 6 milhões para o Complexo de Atins, que será uma estrutura integrada instalada no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, voltada para fortalecer a gestão, a proteção e o atendimento ao visitante. O espaço reunirá serviços essenciais como segurança, apoio à saúde, heliponto para emergências dentro do parque e as sedes operacionais dos órgãos ambientais envolvidos na gestão da região, incluindo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Sema e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A implantação do complexo foi viabilizada pela Sema e marca o primeiro investimento do governo do Maranhão em uma unidade de conservação federal em parceria direta com o ICMBio.

O estado captou também R$ 2 milhões para a Residência Estágio de Pós-Graduação. O programa conta com especialistas qualificados para apoiar a elaboração e execução de planos, programas, projetos e pesquisas voltados ao uso racional e sustentável dos recursos naturais, bem como à implementação de ações de controle, fiscalização, defesa e recuperação do meio ambiente, em conformidade com as diretrizes da Política Estadual de Meio Ambiente.

Serão investidos mais R$ 1,2 milhão para mais um viveiro do Floresta Viva Maranhão, que está em expansão para novos municípios. Em Anajatuba, está em fase final a construção de mais um viveiro, que vai gerar oportunidades, apoiar famílias e ampliar o alcance das ações. Os próximos viveiros serão instalados em Colinas, São Mateus e Pastos Bons, onde serão integrados a parques ambientais.

Regularização fundiária
Já o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) captou R$ 71 milhões para dois de seus programas mais estruturantes na área fundiária: Terras para Elas e Paz no Campo.

Por meio da assinatura do termo de elegibilidade com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foram garantidos R$ 53 milhões do Fundo Amazônia para ampliar o Paz no Campo. Com o recurso, o governo prevê regularizar 800 mil hectares de terras, entregar 20 mil novos títulos de terra e titular 20 territórios quilombolas em 85 municípios da Amazônia Legal, incluindo São Luís.

O presidente do Iterma, Anderson Ferreira, destacou que o Paz no Campo já se consolidou como uma das maiores iniciativas estaduais de regularização fundiária em curso no país. “O programa já beneficiou mais de 22.700 famílias, com mais de 18.500 títulos de terra entregues, incluindo a titulação de 29 comunidades quilombolas. Agora, vamos ampliar as ações, pois a COP30 marca um novo capítulo para o Maranhão. Esse conjunto de recursos e parcerias nos permite ampliar o trabalho, chegar a mais famílias e garantir dignidade onde o Estado mais precisa estar. Regularizar terra é cuidar de gente, é proteger nossas florestas e fortalecer nossas comunidades”, afirmou.

Já o Terra para Elas ganhou aporte de R$ 18 milhões do Fundo ONU Canadá. Com o recurso, o projeto prevê regularizar 2.500 propriedades em nome de mulheres e capacitar outras 5 mil beneficiárias em bioeconomia, manejo sustentável e desenvolvimento produtivo. A proposta é que a regularização fundiária venha acompanhada de qualificação técnica e fortalecimento das cadeias produtivas locais, especialmente a do babaçu.

Economia Verde
Já o Investe Maranhão fez a prospecção de R$ 650 milhões do Fundo Silvania, por meio de um acordo com a Mercuria Energy Group, multinacional suíça referência em comercialização de commodities e em projetos de transição energética e economia verde. A parceria tem como objetivo um acordo voltado à restauração florestal e políticas de sustentabilidade no estado.

Outro investimento importante firmado durante a COP30 foi a parceria entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), que vão cofinanciar projetos voltados à ampliação da conectividade digital na Amazônia, com a instalação de cabos submarinos de fibra óptica nos Estados do Maranhão e do Pará, beneficiando cerca de 15 milhões de pessoas.

“Fechamos um investimento total de até US$ 180 milhões no Maranhão, que incluirá entre 350 e 500 quilômetros de cabos submarinos e um data center no estado. As ações desenvolvidas na COP30 reafirmam o compromisso do Governo do Maranhão com a proteção dos biomas, o fortalecimento de políticas ambientais e o avanço de projetos estruturantes de impacto socioambiental para o desenvolvimento do Estado”, informou Cauê Aragão.

COP30
A COP30 aconteceu de 10 a 21 deste mês, reunindo chefes de Estado, organizações internacionais e representantes da sociedade civil de mais de 190 países para discutir soluções frente às mudanças climáticas globais.

Peritoró comemora 29 anos recebendo obras estaduais

Os 29 anos de Peritoró foram comemorados com muitos benefícios para a população, graças à parceria entre o Governo do Estado e o Município. Em uma programação festiva, o sábado (22) foi de entrega de mais obras e serviços em agenda de trabalho coordenada pelo secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, e pelo prefeito Dr. Júnior.

“Há dois meses fizemos algumas promessas à população de Peritoró. E hoje, no aniversário da cidade, voltamos aqui para entregar importantes obras e serviços, além de garantir a conclusão de outros investimentos, como a pavimentação asfáltica de cinco quilômetros de vias urbanas. É esse o trabalho que o governo do estado tem feito em todo o Maranhão, em parceria com os municípios, para melhorar a vida dos maranhenses”, destacou Orleans Brandão.

O Governo do Estado entregou à população de Peritoró o Farol do Saber Luiza Lima Milhomem, a Estação Tech, a praça Dulce Almeida e quadra poliesportiva da Unidade Escolar Municipal Dulce Almeida, além de 327 óculos do Programa Cuidar de Olhos e 42 cartões do Programa Tempo de Semear, que garante a compra de insumos a agricultores familiares. A agenda ainda incluiu uma vistoria nos serviços de pavimentação asfáltica em 5 quilômetros de vias urbanas e a inauguração de importantes obras municipais: os quiosques da Avenida do Filipinho e o Largo de Independência

“Este é o verdadeiro governo municipalista, que está próximo dos prefeitos, que enxerga quem trabalha, que faz com que esse Maranhão cresça e se desenvolva em todas as áreas. E o Orleans cumpre muito bem a missão de conhecer as necessidades de cada cidade e buscar as soluções. Em menos de 60 dias entrega obras e serviços prometidos, mostrando que gestão se faz com trabalho”, disse o prefeito doutor Júnior.

Maranhão tem segundo maior crescimento acumulado do PIB no Nordeste e fica entre os dez primeiros do Brasil

O Maranhão tem apresentado resultados positivos nas atividades econômicas e um dos termômetros desse desenvolvimento é o Produto Interno Bruto (PIB). Levantamento recente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), com base em dados do IBGE, revelou que o Maranhão está na sétima posição no ranking nacional.

No acumulado de 2010 até 2023, o estado teve um aumento de 34,3% no PIB, sendo o segundo maior índice do Nordeste, atrás apenas do Piauí (36,7%).

O crescimento acumulado do PIB é um índice que oferece uma visão mais abrangente da trajetória do estado e demonstra que a estrutura econômica do Maranhão vem se consolidando e ganhando maior representatividade na economia nacional. Esse dinamismo é um reflexo do quanto o Estado têm investido em setores estratégicos, com atração de grandes investimentos nas áreas de energia, produção agropecuária e obras de infraestrutura, por exemplo.

Segundo o presidente do Imesc, Dionatan Carvalho, é essencial acompanhar os dados econômicos e o PIB indica um aumento no montante de bens e serviços disponíveis. Ele lembra que o governo maranhense tem um planejamento de longo prazo para o desenvolvimento do estado, o Plano Maranhão 2050, que trabalha, de forma articulada com diversos setores da sociedade, diretrizes que induzem o desenvolvimento socioeconômico integrado e reduzem as desigualdades sociais e regionais.

“O crescimento econômico é uma das três metas mobilizadoras estabelecidas no plano estadual de longo prazo, o Maranhão 2050, e considerando que para haver aumento real da renda das famílias é necessário, dentre outros fatores, um ambiente de crescimento econômico, os resultados alcançados contribuem para a promoção do bem-estar social”, informou.

O levantamento feito pelo Imesc mostra que em 2023 a economia maranhense alcançou um montante de R$ 149,2 bilhões em valores correntes, e registrou variação real positiva de 3,6% em relação a 2022. O resultado supera a média nacional (3,2%) e, também, a média da região Nordeste (2,9%). Considerando a população, o PIB per capita em 2023 foi estimado em R$ 22.020,60.

Esse desempenho foi impulsionado pelos três grandes setores da economia, com destaque para o setor secundário, que teve alta de 4,2% no nível de atividade. Entre as atividades industriais, o segmento de eletricidade e gás, água, esgoto, gestão de resíduos e descontaminação apresentou expansão expressiva, de 21,9% em comparação a 2022.

Embora o IBGE ainda não tenha divulgado os resultados completos da agropecuária em 2023, as pesquisas estruturais indicam desempenho positivo do setor primário, especialmente na produção de grãos, que passou de 6,1 milhões de toneladas em 2022 para 6,6 milhões em 2023.

Já o setor terciário continua sendo o principal motor da economia maranhense, respondendo por mais de 70% do volume de bens e serviços finais produzidos.

Outro fator de relevância para o crescimento do PIB maranhense foi o investimento público. Dados da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), mostram que o governo estadual aplicou aproximadamente R$ 1,7 bilhão em 2023.

As maiores parcelas foram destinadas às áreas de Urbanismo, Transporte, Saneamento e Judiciário. A função Urbanismo concentrou a maior parte dos recursos, R$ 867,5 milhões, voltados principalmente para ações de pavimentação de vias urbanas (R$ 44,2 mi) e implantação e melhoria de prédios e logradouros públicos (R$ 316,6 mi).

A pesquisa completa está disponível no site do Imesc ([url=https://imesc.ma.gov.br/pib-estadual-do-maranhao-2010-2023/]https://imesc.ma.gov.br/pib-estadual-do-maranhao-2010-2023/[/url]). O cálculo do PIB é realizado pelo Imesc, em parceria com o IBGE, e segue a metodologia nacional, que possui defasagem de dois anos em razão das pesquisas estruturais utilizadas no processo.

“Aceito a missão de ser pré-candidato a governador”, afirma Orleans em Caxias

POLITICA: Em um grande encontro político articulado pelo ex-prefeito Fábio Gentil em Caxias, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, falou pela primeira vez de sua pré-candidatura ao governo do Maranhão e afirmou estar pronto para o desafio eleitoral do próximo ano. “Este é um projeto que tem o apoio de um forte grupo político e ganhou a confiança da população que reconhece a grande gestão realizada pelo governo Carlos Brandão. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa história e vamos dar continuidade a essa missão de trabalhar todos os dias para melhorar a vida dos maranhenses”, declarou ele.

Ao lado de Fábio Gentil, do prefeito de Caxias Gentil Neto, das deputadas Daniela e Amanda Gentil, prefeitos, vereadores e demais lideranças da região, Orleans fez um breve relato da experiência acumulada nos três anos de atuação à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas, conquistando com muito trabalho a confiança de quem não acreditava na sua competência, apenas por ser jovem e sobrinho do governador.

“Comecei ouvindo as lideranças municipais sobre as demandas de cada cidade, e depois fui conhecer pessoalmente as necessidades da população, para buscar as soluções no Governo do Estado. Hoje, vejo que ajudei a construir o maior programa de transferência de renda, a levar o maior programa de pavimentação asfáltica a todas as regiões, a dobrar o número de restaurantes populares, triplicamos a rede de hemodiálise. É muito trabalho pelo Maranhão e tenho muito orgulho de fazer parte do desenvolvimento do nosso estado, combatendo a pobreza extrema, gerando emprego e renda”, enfatizou o secretário.

Sobre sua pré-candidatura a governador em 2026, com o apoio de um grupo político que conta com mais de 180 prefeitos e 80% dos deputados estaduais, Orleans disse que aceita com muito orgulho o desafio de ser candidato para dar continuidade a uma gestão que tem mais de 70% de aprovação: “Vamos percorrer os municípios para mostrar o grande trabalho que temos feito por todo o Maranhão. Tenho convicção de que temos feito muito e ainda faremos muito pelos maranhenses”.

Com novas entregas, Governo garante mais educação, tecnologia e segurança no Maranhão

– Governo do Maranhão entrega Estação Tech em São Pedro da Água Branca (Foto: Divulgação)

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Governo (Segov), realizou importantes ações de entrega de obras e de serviços por todo o território maranhense, contemplando diversas regiões e fortalecendo diversos setores, da tecnologia à educação, segurança e garantia de direitos.

No oeste maranhense, por exemplo, foram três importantes entregas nos últimos dias: uma Estação Tech no município de São Pedro da Água Branca, além de uma unidade Viva Procon na cidade e, também, em Buriticupu.

Visando fortalecer a Baixada Maranhense, a Segov também aumentou a segurança no município de Santa Helena com a entrega da nova delegacia e garantiu mais assistência aos baixadeiros com a inauguração de uma Estação Tech e um Restaurante Popular em Penalva.

Ainda no norte do estado, o Governo do Maranhão autorizou, em Barreirinhas, a implantação da estrada de acesso ao povoado Mandacaru, medida que visa a ampliação do turismo na região e a garantia de mobilidade nos Lençóis Maranhenses.

Já no leste maranhense, a Segov reforçou o compromisso com os cidadãos ao modernizar equipamentos públicos como a entrega de um Restaurante Popular em Buriti.

“Conseguimos garantir, em diversas regiões do Maranhão, espaços e unidades que irão acelerar, ainda mais, nossos índices educacionais, de segurança e de assistência aos milhares de maranhenses que moram ali. Desta forma, seguimos com nosso trabalho feito com excelência, sempre tendo o cidadão maranhense com foco principal das nossas atividades”, destaca o secretário de governo Márcio Machado.

Nos próximos dias, outra agenda de destaque do Governo do Maranhão, por meio da Segov, será a inauguração de uma Estação Tech e um Farol do Saber, ambos em Peritoró, também no Leste Maranhense.

Plano de Reestruturação das Delegacias do MA

Em 2025, o Governo do Maranhão também tem se destacado no Plano de Reestruturação de Delegacias, a maior ação de reforma já realizada pela gestão estadual para revitalização dos espaços, garantindo melhores condições de trabalho aos servidores e de atendimento aos cidadãos.

Lançado em abril de 2023 e desenvolvida pela Segov, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-MA), a iniciativa alcançou, em pouco mais de dois anos, a meta de mais de metade das unidades entregues. No total planejado, são mais de 140 unidades beneficiadas.

Governo entrega 204º Restaurante Popular em Buriti

A inauguração do 204º Restaurante Popular mostrou a força da parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de Buriti, que está possibilitando a execução de uma série de obras e serviços estaduais no município. Em agenda de trabalho com o prefeito André Gaúcho, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, também fez a entrega de óculos do programa Cuidar dos Olhos e de cartões do programa Tempo de Semear para 54 agricultores da região.

“Hoje entregamos mais um restaurante popular da maior rede de segurança alimentar do Brasil, no mesmo dia em que finalizamos a inclusão de 95 mil famílias no programa Maranhão Livre da Fome. Estamos trabalhando por todos os municípios e com orgulho de fazer parte de um governo que vai entrar para história por acabar com a fome em nosso estado”, destacou Orleans Brandão.

Ao citar outros investimentos estaduais que estão em andamento ou que serão iniciados em Buriti – como o Viva Procon, a Estação Tech, o Colégio Militar e o calçamento de ruas com bloquetes por meio do programa Rua Nova -, o secretário de Assuntos Municipalistas ressaltou que muitas dessas obras só acontecem existe a parceria entre o governo estadual e os municípios. “Agradecemos ao prefeito por nos ajudar a trazer tantos benefícios para a população de Buriti. Quando a gente une as mãos quem ganha é o povo”, afirmou.

O prefeito André Gaúcho listou todas as obras já entregues, as que estão em andamento e as que foram autorizadas para agradecer ao Governo do Estado por receber os projetos do município e torna-los realidade. “A resposta a todo esse trabalho é o carinho dessas pessoas, que reconhecem todos os benefícios que estão recebendo”, finalizou.

Líderes do PT agradecem por obras estaduais na região da Cidade Operária

A região da Cidade Operária ganhou novos espaços de lazer, esporte e convivência social construídos pelo Governo do Estado. Nesta segunda-feira (17), ao lado da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, e de lideranças da comunidade, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, inaugurou a quadra poliesportiva coberta, no Jardim América, e a Praça da Juventude na Vila Zenir, na primeira etapa do Complexo Esportivo que receberá mais investimentos já autorizados pela gestão estadual.

“Assim como estamos levando obras a todos os municípios, nosso governo tem sido muito presente em São Luís, com grandes realizações como a expansão da avenida Litorânea e a construção da avenida Metropolitana. Hoje entregamos a primeira etapa de um grande complexo esportivo que vai beneficiar a juventude e formar atletas em uma área tão grande e tão importante como a Cidade Operária”, destacou Orleans Brandão.

Ao lado do co-vereador Jhonatan Soares, do Coletivo Nós (PT), e de outras lideranças da Cidade Operária, o secretário de Assuntos Municipalistas ressaltou que o governo é de diálogo e de escuta, “por isso conseguimos realizar obras que atendem às necessidades da população. Com a parceria de representantes como vocês é que a gente sabe o que as pessoas estão precisando. E assim seguiremos: ouvindo a população e suas lideranças, para juntos melhorarmos a vida das pessoas”.

Em nome de outras lideranças políticas e comunitárias da região, o co-vereador Jhonatan fez o mais forte agradecimento ao governador Carlos Brandão e ao secretário Orleans por todas as realizações que o governo estadual tem feito na área da Cidade Operária. Ao acompanhar as entregas da quadra poliesportiva e da Praça da Juventude, ele foi categórico em afirmar que as políticas públicas sérias implantadas pelo atual governo estão transformando as comunidades que representa.

“Somos gratos por essa excelente obra. Antes este território era conhecido pelo índice de violência, pelo tráfico de drogas, pela falta de vagas na escola, pela mortalidade de meninos e meninas, pelo trabalho infantil. Mas essa realidade tem mudado, sobretudo pelo trabalho que o governo do estado tem desenvolvido. A gente muda realidades com equipamentos públicos para a juventude, com investimento em cultura, em educação e no esporte. E é isso que tem acontecido na Cidade Operária, valorizando homens e mulheres trabalhadores, e reconhecendo sua importância para São Luís e para o Maranhão”, reconheceu o co-vereador do PT.

A quadra poliesportiva coberta no Jardim América recebeu alambrado, pintura e demarcação do piso em epóxi, Iluminação em LED, instalação de novas traves e aros de basquete, novos banheiros e vestiários masculinos e femininos completos. A área do entorno receberá ainda a qualificação de calçadas, acessos, iluminação e paisagismo, consolidando o equipamento como polo de convivência comunitária.