Investimentos estaduais levam desenvolvimento aos municípios

A entrega de obras e serviços em Itinga do Maranhão reforçou o compromisso do Governo do Estado com a interiorização das políticas públicas e a valorização dos municípios maranhenses. Nesta quarta-feira (13), o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, e a prefeita Paula do Quininha, acompanhados de outras autoridades locais e estaduais, entregaram à população investimentos que promovem cidadania, desenvolvimento tecnológico, inclusão produtiva e combate à fome.

“Ampliamos os programas, serviços e investimentos em obras para levar melhorias a todos os municípios. Em Itinga, estamos concluindo o hospital, iniciamos o mercado, construindo o Centro de Convenções e o Centro da Juventude, e vamos trazer oito quilômetros de pavimentação asfáltica. Mas a nossa maior obra é cuidar das pessoas, por isso hoje incluímos 258 famílias de Itinga no maior programa de combate à fome da história do Maranhão”, declarou Orleans Brandão, antes de explicar o funcionamento do programa Maranhão Livre da Fome.
Por meio da parceria entre Governo do Estado e Município, também foram entregues à população de Itinga o Viva Procon (espaço dedicado à defesa do consumidor e acesso a serviços de cidadania), a Estação Tech (serviço de inclusão digital, capacitação tecnológica e estímulo à inovação com salas de informática, robótica e coworking) e cartões do programa Tempo de Semear a 28 agricultores, que receberam auxílio financeiro no valor de R$ 2 mil, para a aquisição de sementes, insumos e equipamentos agrícolas.

Ao final da agenda de trabalho, a prefeita de Itinga destacou a importância da parceria com o governo estadual para desenvolver o município. “Para uma cidade ter desenvolvimento precisa de educação, cidadania e oportunidade. É o que recebemos com essas Importantes obras e ações que estão chegando a Itinga. Quando Estado e município andam de mãos dadas, quem ganha é o povo”, finalizou Paula do Quininha.

Governo amplia atendimentos do Centro de Hemodiálise de Pinheiro e assegura mais qualidade de vida a pacientes renais

– A expansão elevou o número de pacientes assistidos de 240 para 300, beneficiando pessoas de 32 municípios da Baixada (Márcio Sampaio)

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, ampliou a capacidade de atendimento do Centro de Hemodiálise de Pinheiro, passando de 40 para 50 equipamentos. Mais máquinas, mais vagas e mais esperança. A expansão elevou o número de pacientes assistidos de 240 para 300, beneficiando pessoas de 32 municípios da Baixada, como Santa Helena, São Bento, Viana, Cururupu e Bequimão.

O aumento do número de máquinas é mais do que uma melhoria estrutural: representa mais dignidade e conforto para quem depende do tratamento renal contínuo. É o caso de dona Maria Francisca, de 59 anos, moradora de Santa Luzia do Paruá, que faz hemodiálise três vezes por semana.

“Hoje tudo ficou melhor. Tenho meu horário certo, as máquinas são novas e o atendimento é muito bom. A gente se sente cuidada de verdade”, contou, emocionada.

O Centro, localizado na MA-006, funciona em três turnos (manhã, tarde e noite) e integra o plano de expansão da hemodiálise no Maranhão, uma das prioridades do governador Carlos Brandão. A gestão estadual tem investido na descentralização dos serviços de saúde e na ampliação da rede de atendimento aos pacientes renais crônicos.

O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, destacou o impacto direto das melhorias para a população. “Essa expansão representa mais dignidade para quem enfrenta o tratamento renal. É um compromisso do governador Carlos Brandão levar serviços de saúde de qualidade para mais perto das pessoas, descentralizando o atendimento e valorizando a vida”, afirmou.

Antes da atual gestão, o estado contava com 279 máquinas, atendendo 1.789 pacientes. Hoje, já são 382 máquinas em funcionamento, beneficiando 2.585 pessoas. Com as expansões em andamento, o Maranhão chegará a 556 equipamentos, com capacidade para atender até 3.629 pacientes em todo o estado.

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, reforçou a política de regionalização da saúde, com foco no cuidado humanizado. “A ampliação da hemodiálise em Pinheiro é resultado de planejamento e sensibilidade. Estamos garantindo que os pacientes tenham acesso ao tratamento sem precisar se deslocar longas distâncias. Esse é um passo importante na construção de uma rede mais humana e eficiente”, destacou.

Entre os pacientes, José Mauro, de 66 anos, morador de Pinheiro, contou a diferença que o novo espaço faz no dia a dia. “A gente passa horas aqui, e ver esse lugar melhorando dá mais ânimo pra continuar o tratamento. É um alívio saber que o governo está olhando por nós”, disse.

Com a expansão em Pinheiro, o Governo do Maranhão reafirma o compromisso com a interiorização da saúde, o fortalecimento da rede de atenção aos pacientes renais e o cuidado humanizado, que tem transformado vidas em todas as regiões do estado.

Cidelândia recebe obras e novos investimentos do Governo do Estado

O Governo do Estado continua entregando obras e anunciando novos investimentos em Cidelândia, onde o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, esteve novamente nesta quarta-feira (12) para uma agenda de trabalho com o prefeito Eustáquio Sampaio. Desta vez, foram entregues à população três modernas praças que estimulam o comércio local e favorecem o lazer e a convivência social.

“Nosso trabalho é intenso em todo o estado, são muitas obras e ações que levam desenvolvimento aos municípios e melhoram a vida das pessoas. Recentemente estivemos em Cidelândia entregando o Viva Procon, estamos concluindo a Estação Tech, hoje inauguramos três praças e as máquinas já chegaram para fazer quatro quilômetros de pavimentação asfáltica até o povoado São João. Tem sido assim em todos os municípios”, destacou Orleans Brandão.

Construídas pelo governo estadual, foram inauguradas a Praça de Alimentação de Cidelândia, um espaço moderno com área de alimentação, banheiros acessíveis, paisagismo e cozinha de apoio no Centro da cidade; a Praça Raimundo Pimentel, que favoreceu a organização do transporte local (moto-táxi e táxi), melhorando a mobilidade e segurança urbana; e a Praça Ananias Pinto, requalificação de 1.018,63 m² com paisagismo, bancos, ponto de ônibus e iluminação.

“Declaramos nossa gratidão ao governo estadual por entregar três lindas e acessíveis praças no coração de Cidelândia. Este governo municipalista, que abre as portas, atende os prefeitos e faz os investimentos que promete, merece todo o nosso apoio e reconhecimento. Caminharemos juntos, porque queremos uma cidade e um Maranhão melhor para todos, principalmente para os mais fragilizados”, afirmou o prefeito Eustáquio Sampaio.

A agenda em Cidelândia ainda incluiu a entrega de 20 Cartões do Programa Tempo de Semear, com créditos de R$ 2 mil a agricultores familiares para aquisição de insumos, um estímulo à produção rural e fortalecimento da agricultura familiar, com reserva de 30% das vagas destinadas a mulheres.

Estado garante conectividade aos estudantes da Baixada Maranhense

Os estudantes da rede estadual de ensino no município de Pinheiro começaram a receber os investimentos do programa Educação de Verdade. Nesta terça-feira (11), os secretários de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, e de Educação, Jandira Dias, iniciaram a entrega dos cerca de 15.000 tablets que vão garantir conectividade aos alunos da Baixada Maranhense.

“O Educação de Verdade é o maior programa educacional do Maranhão. Hoje entregamos cerca de 1.500 tablets do programa Tô Conectado em Pinheiro, de 15 mil que virão para todos os estudantes da Baixada. O município também terá dez vezes mais recursos para oferecer transporte escolar de melhor qualidade, e os alunos passam a ter alimentação de verdade. Nosso governo melhorando as condições para que nossos jovens estudem”, declarou Orleans Brandão.

A secretária de Educação também ressaltou que, em parceria com o Governo Lula e com os gestores municipais, o governo estadual tem dado toda prioridade à educação, que transforma vidas. “Nós acreditamos no potencial dos nossos jovens, e hoje entregamos aos estudantes de Pinheiro uma ferramenta poderosa no mundo tecnológico que vivemos. Os tablets do Tô Conectado abrem as portas para um universo de conhecimento, aproveitem”, declarou Jandira Dias.

O prefeito de Pinheiro, André da Ralpnet, agradeceu pela parceria com o governo estadual também na área educacional. “Falar de educação é tratar de futuro e de evolução por meio do conhecimento. Por essa união entre o Estado e o Município podemos dar um futuro melhor à nossa juventude, e para a nossa cidade”, declarou o prefeito.

Além da entrega dos tablets aos estudantes, o Governo do Estado também entregou 192 óculos do Programa Cuidar dos Olhos a moradores de Pinheiro, beneficiários do programa Maranhão Livre da Fome. O secretário Orleans Brandão fez ainda uma visita técnica ao Centro de Hemodiálise, onde 10 novas cadeiras entraram em operação.

Maranhão na COP30 – Floresta Viva foi apresentado como iniciativa de geração de renda e cuidado com meio ambiente

– Lançado no ano passado, no município de São Bento (MA), o programa é atualmente considerado o maior viveiro público do Brasil (Foto: Rodrigo Ribeiro)

No segundo dia da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), o Maranhão esteve presente no centro diplomático da conferência, a Blue Zone, espaço em que ocorrem as negociações oficiais, reuniões multilaterais e plenárias da cúpula de líderes. O estado levou ao debate uma das iniciativas bem-sucedidas na preservação ambiental: o Programa Floresta Viva.

Lançado no ano passado, no município de São Bento (MA), o Floresta Viva Maranhão é atualmente considerado o maior viveiro público do Brasil, com capacidade de produção de 1 milhão de mudas de plantas, beneficiando diretamente 100 famílias e gerando oportunidades econômicas para a comunidade local.

Presente ao painel, o governador Carlos Brandão destacou o programa como política pública para recuperação de áreas degradadas, incentivo à produção sustentável e cuidado com o meio ambiente.

“A nossa participação na COP30 tem sido muito positiva. Estamos apresentando projetos desenvolvidos no Maranhão e que já foram reconhecidos em nível nacional e internacional, garantindo a regularização fundiária e o combate às queimadas. Temos, ainda, este projeto estruturante de recuperação de áreas degradadas, que é o Floresta Viva. Nossos projetos estão sendo muito bem aceitos. Assinamos, também, um novo projeto no valor de US$ 100 milhões com o grupo Mercuria, da Suíça, para que a gente possa continuar gerando desenvolvimento com sustentabilidade”, assinalou Brandão.

A primeira venda de produtos realizada pelo viveiro de São Bento, de 48 mil mudas, resultou em uma receita de 200 mil reais. Os benefícios também já alcançam a cidade de Anajatuba, onde outro viveiro de espécies nativas está em construção, com previsão de produzir aproximadamente 130 mil mudas por ciclo, com foco em espécies nativas da Amazônia. Enquanto isso, estão sendo realizadas reuniões de alinhamento com a comunidade sobre a produção de mudas. O próximo município a ser contemplado será Rosário, que receberá um viveiro público na comunidade quilombola Boa Vista.

Outro resultado do Floresta Viva foram as doações de mais de duas toneladas de sementes e mudas distribuídas aos municípios de Anapurus, Paço do Lumiar, Pastos Bons, Gonçalves Dias, Arari, Barra do Corda e Santa Luzia.

“Esta foi mais uma importante ação do Governo do Maranhão aqui na COP30. A gestão está bem representada com programas práticos e efetivos, mostrando que captamos recursos externos e do governo federal, mas também fazemos investimentos próprios na agenda ambiental. No painel de hoje, apresentamos programas como o Paz no Campo, que está executando a maior ação de regularização fundiária da história do estado, e o Floresta Viva, que está recuperando áreas degradadas ao mesmo tempo que gera emprego e renda para a nossa população”, pontuou Pedro Chagas, secretário de Estado de Meio Ambiente.

Chagas também informou que foram lançados três novos parques ecológicos no Maranhão durante o segundo dia da COP30. “O governador Carlos Brandão aproveitou o segundo dia da COP30 para anunciar os parques estaduais de São Mateus, Pastos Bons e Colinas. Lançamos também o Complexo de Atins”, explicou.

O Floresta Viva é dividido em seis eixos: desenvolvimento sustentável e inclusivo; arrecadação de instrumentos financeiros; incentivo ao crédito rural por preservar e manter a floresta em pé; fortalecimento da prevenção e do combate ao desmatamento, às queimadas e aos incêndios florestais; reflorestamento em áreas degradadas; e fortalecimento da bioeconomia no estado do Maranhão.

Financiamento a produtores rurais

Ainda durante o segundo dia da conferência, o governador Carlos Brandão esteve reunido com líderes do Banco do Brasil (BB) e da empresa Mercuria Energy Group para tratar de novas linhas de financiamento para produtores rurais maranhenses e de investimentos em soluções climáticas e conservação florestal, como a emissão de créditos de carbono, além da execução de projetos de restauração de florestas no estado.

Brandão voltou a destacar que as discussões na COP estão sendo importantes, com o início de novos projetos e o fortalecimento das parcerias já firmadas para São Luís, a Grande Ilha e para os produtores rurais do estado.

“Nós iremos dialogar com os produtores rurais com pendências ambientais para que possamos encontrar uma forma de resolver, junto com a Mercuria e o BB, a fim de que voltem a ser habilitados a financiamentos e a produzir. Já na questão urbana, recebemos a proposta de financiamento de ônibus elétricos, que vai reduzir a emissão de gás carbônico, diminuindo a poluição, além de ser um transporte com mais conforto, segurança, acessibilidade e que gera maior economia”, destacou.

Para José Ricardo Sasseron, vice-presidente de Governo e Sustentabilidade do Banco do Brasil, a reunião possibilita a ampliação da parceria da instituição financeira com o Governo do Maranhão em projetos de créditos de carbono, regularização fundiária, financiamento para agricultores, mobilidade urbana, entre outras frentes.

“É importante esse momento de discussão acontecer aqui na COP, pois várias ações que estamos tratando têm tudo a ver com a proposta da conferência, como a redução do desmatamento e das emissões no transporte, como estamos apresentando ao Maranhão, a exemplo das linhas de financiamento para ônibus elétricos”, explicou Sasseron.

Durante o encontro, também foram discutidos os próximos passos da parceria firmada em junho deste ano com o grupo Mercuria, por meio do Fundo Silvania, que investirá mais de US$ 100 milhões na recuperação de áreas degradadas e na regularização fundiária no estado.

O diretor de Soluções Climáticas Naturais e Bioenergia da Mercuria no Brasil, Celso Fiori, explicou que estão sendo definidos detalhes de como o projeto será implantado. “Hoje demos mais um passo importante no sentido de fazermos uma transformação ecológica sustentável no Maranhão, focada em produtividade, regularização ambiental e na valorização do produtor, seja ele pequeno, médio ou grande.”

AgriZone

O governador também realizou visita técnica à AgriZone — Casa da Agricultura Sustentável, com representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A AgriZone é um espaço criado dentro da Embrapa do Pará, com vitrines de soluções tecnológicas dedicadas à produção sustentável. Durante a visita, foram apresentadas, in loco, as tecnologias instaladas em campo no estado.

Porto do Itaqui leva agenda de descarbonização à COP30, maior evento global da ONU

– Vista do Porto do Itaqui, São Luís (MA) (Foto: Divulgação)

Referência no setor de descarbonização entre os portos brasileiros, o Porto do Itaqui apresentará suas inciativas sustentáveis na COP 30, o maior evento global da Organização das Nações Unidas (ONU), que acontece neste ano em Belém (PA). Durante a agenda, o Itaqui participará de dois painéis e receberá o Selo de Sustentabilidade do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), que reconhece práticas sustentáveis, sociais e de governança (ESG) nos setores portuário, aeroportuário e hidroviário.

“Estar na COP30 posiciona o nosso porto como peça importante na transição para uma economia verde. Além de compartilhar nossas experiências e avanços em ESG, como o primeiro plano de descarbonização lançado entre os portos públicos do Brasil, vamos ampliar oportunidades de cooperação sobre o futuro sustentável da infraestrutura portuária”, destacou a presidente do Porto do Itaqui, Oquerlina Costa.

 

Programação

12/11 – Selo de Sustentabilidade do Ministério de Portos e Aeroportos

A participação do Itaqui começará nesta quarta-feira (12), com recebimento do Selo de Sustentabilidade do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor). A conquista é resultado de ações concretas do porto como a conversão de 31% da frota leve para veículos híbridos ou elétricos, o lançamento da plataforma Ocean Report com dados ambientais em tempo real, investimentos em pesquisas sobre biodiversidade, ampliação da reciclagem e da economia circular, além de iniciativas sociais como a capacitação de mulheres da área Itaqui-Bacanga e treinamentos em ética e sustentabilidade para colaboradores.

13/11 – Painel “Maranhão Verde e Sustentável”

No dia 13, o Itaqui integra o painel “Maranhão Verde e Sustentável”, promovido pela Investe Maranhão. A presidente do porto, Oquerlina Costa, discorrerá sobre Sustentabilidade e Desenvolvimento Público, junto com Cauê Aragão, presidente da Investe Maranhão, e Pedro Chagas, secretário de Estado do Meio Ambiente.

17/11 – Painel “Portos Net Zero – Desafios e Caminhos para a Descarbonização no Brasil”

Para falar dos caminhos e desafios que o porto passou para se tornar o primeiro porto público do Brasil a lançar um plano de descarbonização, o Itaqui participará do painel promovido pela Aliança Brasileira para Descarbonização nos Portos (ABDP). As discussões acontecerão no dia 17 de novembro, na Estação do Desenvolvimento CNT – Green Zone.

Representando o Itaqui, estará o diretor de Planejamento e Desenvolvimento, Arthur Barros, e a gerente de meio ambiente, Luane Lemos. Também estarão presentes os representantes do Porto do Açu, Transpetro e da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

Descarbonização

O Porto do Itaqui implementa um abrangente Plano de Descarbonização, sendo o primeiro porto público brasileiro a desenvolver uma iniciativa formal com esse foco. A partir de uma estratégia estruturada com 21 ações potenciais divididas em atividades para navios, rebocadores, terminais, caminhões e ferrovias, o Itaqui se baseia em dois níveis de meta: conservador e otimista.

Com um diagnóstico preciso, o Itaqui estruturou um plano com metas progressivas até 2050, prevendo investimentos em infraestrutura verde, digitalização, inovação tecnológica e mecanismos como tarifas com descontos para operações menos poluentes. O plano contempla ainda o engajamento de toda a cadeia logística e estabelece marcos para a transição energética no setor portuário.

Governo do Maranhão leva obras e ações sociais a Trizidela do Vale e Pedreiras

– Governo realiza entrega de obras e serviços em Pedreiras e Trizidela do Vale (Fotos: Júnior Foicinha e Gilson Teixeira)

No sábado (8), o Governo do Maranhão realizou uma série de ações nos municípios de Trizidela do Vale e Pedreiras, com a presença do governador Carlos Brandão. Durante as solenidades, foram entregues obras, assinadas ordens de serviço e anunciados novos investimentos. A cerimônia contou com a presença do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, da presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale, além de outras autoridades.

Trizidela do Vale

A programação em Trizidela do Vale fez parte das comemorações pelos 31 anos de emancipação política da cidade. Foram entregues uma ambulância, certificados da Caravana Maranhão Capacita Elas, um certificado de Padaria Artesanal, 10 carrinhos do Programa Minha Renda e 15 motores de rabeta a trabalhadores locais.

O secretário de Assuntos Municipalistas do Governo do Maranhão, Orleans Brandão, reforçou o compromisso da gestão estadual com o desenvolvimento dos municípios: “Estamos aqui com muita responsabilidade para realizar uma obra que será um marco para Trizidela. O Governo tem trabalhado em todo o estado e sua maior obra é cuidar das pessoas. O Maranhão está tirando famílias da fome e gerando empregos”, ressaltou.

Durante o evento, o governador assinou ordens de serviço para a pavimentação asfáltica de 4 km e anunciou a recuperação e ampliação da Estação de Tratamento de Água e Esgoto, obra que receberá investimento de R$ 4 milhões do Governo do Estado, com o objetivo de garantir água tratada e de qualidade à população.

“As obras da estação de tratamento de água para resolver definitivamente o problema de abastecimento da cidade. Também vamos pavimentar as ruas e, em breve, vamos inaugurar a tão sonhada estrada que ligará São Luís Gonzaga a Trizidela”, destacou o governador Carlos Brandão.

O prefeito Dr. Deibson Balé comemorou os novos investimentos e agradeceu ao governo estadual: “Temos várias obras em parceria com o Governo do Estado. O governador Carlos Brandão, o secretário Orleans e a presidente Iracema Vale têm sido grandes parceiros. O município só se fortalece quando essas parcerias existem. Além do asfalto e da ambulância, teremos a ampliação da Estação de Tratamento de Água. Governador, obrigado por atender nosso município e colocar o povo em primeiro lugar”.

O pescador Wesley Rodrigues, beneficiado com um dos motores de rabeta, expressou sua gratidão: “estou muito feliz por ter recebido esse motor. Antes, eu ia pescar remando sozinho. Hoje, agradeço a Deus e ao Governo do Estado por me dar essa oportunidade”.

Durante as comemorações, o governador recebeu uma homenagem de alunos do Colégio Militar, além do Certificado de Honra ao Mérito Comenda João Damásio de Freitas, em reconhecimento às ações e serviços prestados ao município. Após a solenidade, Brandão e o prefeito vistoriaram obras municipais e participaram das entregas do Centro de Educação Infantil Professora Maria da Graça Campelo Lima Queiroz, do Auditório Tarcísio Alves Lopes Neto e da Quadra de Esportes Domingos Costa do Nascimento.

Pedreiras

Durante a tarde, em Pedreiras, o governador Carlos Brandão entregou a revitalização completa do Centro de Ensino Oscar Galvão, do Auditório Professor Nona e do Parque João do Vale, espaços de educação, cultura e lazer do município. A prefeita do munícipio, Vanessa Maia participou do evento.

Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Centro de Ensino Oscar Galvão, Leonildo Lima e Emily Menezes, agradeceram ao Governo do Estado pelas melhorias estruturais realizadas na escola e destacaram a importância da acessibilidade e inclusão.

“Quero expressar minha profunda gratidão por tudo que vem sendo feito pela nossa escola, com a reforma do prédio PCD. Não são apenas melhorias na estrutura, mas também demonstrações de respeito, empatia e compromisso com a inclusão. Como aluno com deficiência, me sinto acolhido em ver que minhas demandas sobre acessibilidade foram ouvidas e colocadas em prática. Acessibilidade não é apenas uma questão de estrutura física, mas de direito humano”, declarou Leonildo Lima.

O governador ainda assinou autorização para implantação de uma Policlínica e de uma Casa da Mulher Maranhense, além da pavimentação asfáltica de 7 km e da construção de um sistema de abastecimento de água nos povoados Angical I e Santa Cantídia.

Foram anunciadas também reformas no Colégio Militar 2 de Julho, na Praça da Família e no Centro Administrativo da Sede Regional da Caema. Além disso, três carrinhos dos programas Mais Renda e Minha Renda foram entregues a empreendedores locais.

A empreendedora Ana Maria Galvão, uma das beneficiárias do Programa Mais Renda celebrou a conquista: “Sou empreendedora há bastante tempo, vendo lanches, e meu sonho era ter um carrinho do Programa Mais Renda. Hoje realizei esse sonho graças ao poder público. É uma grande conquista para mim e para minha família”.

Ministério dos Transportes e Governo do Maranhão investem em infraestrutura e mobilidade para o desenvolvimento do Estado

– Governador Carlos Brandão e ministro dos Transportes Renan Filho (Foto: Brunno Carvalho)

O Ministério dos Transportes e os governos do Maranhão e do Tocantins vistoriaram as obras da Ponte de Estreito, na divisa entre os dois estados. O governador Carlos Brandão recebeu o ministro Renan Filho, que também anunciou R$ 278 milhões para obras na BR-010, em Imperatriz.

A ponte Juscelino Kubitschek, entre Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), está em obras desde o ano passado, após o colapso de parte da estrutura, em 22 de dezembro. Os serviços de reconstrução foram vistoriados pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, com a presença do governador Carlos Brandão, no município de Estreito. O ministro também esteve na cidade de Aguiarnópolis verificando o andamento dos trabalhos.

As obras da nova ponte, que será entregue pelo Governo Federal até o fim deste ano, já atingem 75% de execução. Com investimento de R$ 171,1 milhões da União, a estrutura de 630 metros de extensão vai restabelecer a ligação da BR-226 com a malha nacional.

Após a vistoria das obras, o governador Carlos Brandão ressaltou a importância estratégica da ponte, que é um marco importante para o desenvolvimento logístico e integração regional entre os dois estados.

“O nosso governo sempre deu apoio a essa região e a esses municípios, que foram afetados social e economicamente. Devido ao acidente, criamos vários programas para atender às pessoas, por conta da dificuldade financeira que estavam passando, e quero registrar que em dezembro estaremos aqui, inaugurando essa ponte em tempo recorde. Deixo uma mensagem para o povo do Tocantins e do Maranhão, esse é o momento de recomeçar de cabeça erguida e olhando para frente porque o Brasil não pode parar”, afirmou.

O ministro Renan Filho reiterou a parceria entre os governos federal e estadual e reafirmou que as obras serão concluídas em dezembro, o que possibilitará que a região volte à normalidade com a regularização do fluxo de veículos em Estreito e Aguiarnópolis, mas também nas cidades vizinhas.

“O Brasil nunca tinha feito o trabalho de uma ponte desse tamanho e com essa dificuldade tecnológica nesse prazo. O governo federal uniu todos os esforços para isso, com o Governo do Maranhão, Governo do Tocantins, Marinha Brasileira e Ministério dos Transportes para dar essa resposta às duas cidades e às cidades vizinhas que tiveram que receber todo o fluxo nesse período”, frisou.

Imperatriz

Após a vistoria, a comitiva dos governos estadual e federal deslocou-se para Imperatriz, onde foi autorizada a segunda etapa de melhorias na travessia urbana do município, na BR-010. O investimento de R$ 278 milhões do Governo Federal garantirá a duplicação de vias e a construção de viadutos e pontes.

A primeira fase da obra, entregue em fevereiro deste ano, revitalizou 4,5 quilômetros da rodovia. Com o início da nova etapa, o total modernizado chegará a 9,9 quilômetros. A travessia é um acesso fundamental para destinos turísticos maranhenses, como a Chapada das Mesas e o Poço Azul. O Ministério dos Transportes anunciou para 2026 a duplicação da rodovia, o que foi comemorado pelo governador Carlos Brandão.

“A duplicação será um passo fundamental para melhorar a mobilidade e o desenvolvimento da região. A obra trará mais conforto, segurança e rapidez, além de reduzir os acidentes”, avaliou.

Já o Ministro dos Transportes reforçou o apoio do Governo Federal nos serviços de duplicação da rodovia federal. “Para fazer uma obra como essa tem que colocar o Brasil para investir mais, foi isso que o presidente Lula fez e agora nós vamos conseguir fazer essa obra”, pontuou.

Presente à cerimônia, o prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral, também destacou a importância do anúncio da duplicação. “Só aqui, nesse momento inicial, serão 5 viadutos que facilitarão muito a vida dos cidadãos da região, impactando principalmente na mobilidade urbana e evitando acidentes”, comemorou.

A BR-010 é um eixo estratégico para o escoamento da produção agrícola e industrial do Maranhão, com destaque para a melhoria da segurança viária e desenvolvimento econômico da Região Tocantina.

Governo inaugura base do Corpo de Bombeiros em Bacabeira

O Governo do Maranhão vai inaugurar a sede da 2ª Companhia de Busca e Salvamento, do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), em Bacabeira. A solenidade será nesta segunda-feira (10), a partir das 10h, na BR-135, Km 61. O evento contará com a presença do secretário de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), Maurício Martins; do comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto; e do comandante do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), major Jonatan Coutinho.

A estrutura física da nova unidade conta, com sala de comando, alojamentos masculino e feminino, cozinha, almoxarifado, área administrativa, recepção, sala de prontidão, garagem para viaturas, entre outras dependências. Essa estrutura vai assegurar melhores condições de trabalho aos militares e mais eficiência no atendimento à população.

Com a instalação da companhia, a região de Bacabeira passa a contar com mais este reforço operacional do Corpo de Bombeiros, somando-se ao trabalho do 11º Batalhão de Bombeiros Militar (11º BBM), de Itapecuru-Mirim, que também atende demandas da área.

Serviço

O quê: Inauguração da 2ª Companhia de Busca e Salvamento

Onde: BR-135, Km 61, em Bacabeira (MA).

Quando: Segunda-feira (10), a partir das 10h.

Obras e combate à fome chegam a Tufilândia e Pindaré-Mirim

Os municípios de Tufilândia e Pindaré-Mirim receberam nesta quinta-feira (06) mais investimentos estaduais. Representado pelo secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, o Governo do Estado fez a inclusão de mais 819 famílias no programa Maranhão Livre da Fome, a entrega de equipamentos socioprodutivos e o anúncio de mais obras e serviços estaduais.

“Todos os municípios do Maranhão têm obras estaduais porque este não é um governo de promessas, mas de realizações concretas. Mas esse trabalho grandioso, reconhecido nas pesquisas pela população, só é possível graças à parceria que temos com os municípios. Por isso cumprimos a missão de andar por todo o estado, já visitamos mais de 100 cidades, para ouvir os gestores e a população, conhecer as necessidades de cada lugar e encaminhar as soluções”, reafirmou Orleans Brandão

Em Tufilândia, acompanhado do prefeito Emanuel Ricardo, do ex-prefeito Vildimar Alves Ricardo e outras lideranças municipais, Orleans Brandão fez a entrega dos cartões do Maranhão Livre da Fome a 283 famílias, e de seis carrinhos dos programas Minha Renda e Mais Renda. Também foram autorizadas a implantação do Colégio Militar Tiradentes na Escola Municipal Nova Tufilândia, a instalação do portal de entrada da cidade e a pavimentação asfáltica com extensão de três quilômetros de vias urbanas.

Outras 536 famílias passaram a atendidas pelo programa de combate à fome em Pindaré-Mirim, onde pequenos empreendedores foram beneficiados com a entrega de carrinhos do Programa Mais Renda. Ali está em andamento a duplicação da estrada que liga o município a Santa Inês, um sonho de mais de 50 anos que agora o Governo do Estado está realizando.

“Existem duas fases na história do Maranhão: antes e depois do governo Brandão. Em todo lugar tem obra, como nunca visto antes. Sem essa parceria, muito do que já fizemos e ainda faremos em Pindaré-Mirim não seria possível, como a ampla reforma do nosso hospital, o Restaurante Popular e a pavimentação das ruas. A população agradece por todos os benefícios recebidos”, ressaltou o prefeito Alexandre Colares.