Governador Carlos Brandão participa de etapa regional da Jornada COP+ em São Luís

O Brasil está no centro das discussões sobre mudanças climáticas em 2025 , já que em novembro a cidade de Belém (PA) recebe a 30ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudança do Clima (COP30). Como preparativo para o evento, São Luís sediou, nesta segunda-feira (4), uma das etapas regionais da Jornada COP+. O encontro aconteceu na Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), bairro Cohama, e contou com a presença do governador Carlos Brandão.

A Jornada COP+ é uma iniciativa que articula governos estaduais, setor produtivo e sociedade civil da Amazônia Legal na preparação para a COP30. Em São Luís o evento foi organizado pela Fiema em uma ação que integrou a iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), idealizada pela agência Temple, em parceria com o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal (CAL) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O encontro, realizado em São Luís nesta segunda-feira (4), buscou consolidar propostas concretas para uma transição justa e um legado de desenvolvimento sustentável para a região, a serem apresentadas durante o evento internacional que ocorrerá em novembro na capital paraense.

Durante o evento, o governador Carlos Brandão destacou as propostas que o Maranhão apresentará na COP 30 com foco na transição energética sustentável. “Na área de grandes investimentos, temos dois exemplos recentes: a distribuição de gás por meio de dutos do Porto do Itaqui para a Vale, que vai reduzir em 20% a emissão de gás carbônico nas operações, e a implantação da Inpasa, em Balsas, uma empresa de processamento de etanol à base de milho. São duas experiências de desenvolvimento econômico sustentável que estão dando certo aqui no Maranhão”, informou Brandão.

O governador maranhense também frisou que vai aproveitar a COP30 para buscar novos investimentos internacionais para projetos de proteção ambiental. “Vamos apresentar na COP 30 nossos projetos ambientais em busca de novas parcerias. Temos aqui o projeto Terra para Elas, um projeto muito bem elaborado junto com a ONU. Em junho, participamos da Semana de Ação Climática, em Londres, na Inglaterra, e fechamos uma parceria com o Mercuria Energy Group para investir 100 milhões de dólares em nossos programas ambientais”, afirmou.

Em São Luís, a Jornada COP+ reuniu representantes do governo do Maranhão, lideranças empresariais, técnicos do Sistema Indústria (SESI, SENAI e IEL), especialistas e organizações da sociedade civil.

Papel do Maranhão na pauta climática global
Para Edílson Baldez, presidente da Fiema e vice-presidente da Ação Pró-Amazônia, o encontro representa uma oportunidade para o Maranhão consolidar seu papel na pauta climática global. “Caminhando para a COP30, é fundamental mostrarmos que é possível crescer com responsabilidade ambiental, inovação e inclusão social. Este encontro é mais uma oportunidade para alinharmos ações que fortaleçam uma economia de baixo carbono, gerem emprego e valorizem a nossa biodiversidade”, avaliou. Já para Alex Carvalho, presidente da Fiepa e idealizador da Jornada COP+, a etapa regional é vista como um passo importante para a região. “Os estados da Amazônia Legal estão em posição estratégica para influenciar a agenda climática global e fortalecer parcerias internacionais. Por isso, é essencial unir governos e setor produtivo para consolidar políticas que garantam um desenvolvimento sustentável para além da COP30”, pontuou.

A programação da Jornada COP+ contou com palestras, painéis e oficinas técnicas que abordaram temas como justiça climática, financiamento climático, uso da terra, regularização ambiental e transição energética. Também foi realizada a palestra magna com Marcello Brito, secretário executivo do Consórcio Amazônia Legal, sobre os legados da COP30 para a região. “Aqui em São Luís estamos debatendo as potencialidades da Amazônia Legal, discutindo os desafios dessa região, tentando elaborar os possíveis legados da COP30 para toda a região. Ao fim desse dia de trabalho, será elaborada a Carta do Maranhão, que se somará a outros documentos com as diversas propostas que serão entregues ao presidente da COP30, em Belém”, explicou Marcello Brito.

Carta do Maranhão
A Carta do Maranhão, documento que reúne diretrizes específicas do estado para a COP30, será integrada ao relatório final do projeto Territórios Amazônicos Rumo à COP30 e Construção de Legados, que reunirá contribuições dos nove estados da Amazônia Legal – Pará, Roraima, Amapá, Amazonas, Acre, Rondônia, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso – para encaminhamento à Sustainable Business COP (SB COP), iniciativa internacional da CNI.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Pedro Chagas, afirmou que a Jornada COP+ realizada em São Luís trará muitos resultados positivos para os estados participantes. “Um dos pontos mais importantes desse encontro de hoje é tirar da mesa de debates a dicotomia de que proteção ambiental e desenvolvimento industrial são temas antagônicos. O que é preciso é incentivar o desenvolvimento sustentável. E isso só é possível reunindo os agentes públicos, a sociedade civil, pesquisadores e a indústria. E foi justamente o que fizemos hoje”, comentou Pedro Chagas.

A Jornada COP+ também contou com o apoio da Ação Pró-Amazônia, Sesi, Senai, IEL, Instituto Amazônia+21, Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). O projeto tem como patrocinadores a Vale e a Guamá Tratamento de Resíduos.

Conjunto de Porto Franco, vistoriado por Hildo Rocha, Deoclides Macedo e Nouredim, é o primeiro do Maranhão

O deputado federal Hildo Rocha (MDB), o prefeito Deoclides Macedo (PSB)e o vice, Nouredim Rocha (MDB) visitaram as obras dos Residenciais Jardim Porto Franco I e II onde estão sendo construídas 100 unidades habitacionais do Programa Minha Vida, Minha Vida.

“Muito feliz por ver que o meu esforço na retomada do programa Minha Casa, Minha Vida e o trabalho de conseguir recursos para construir moradias aos meus conterrâneos agora começam a aflorar. Assim, as pessoas conseguem ver aquilo que estava apenas no âmbito do desejo, da iniciativa e do processo burocrático. Esse conjunto habitacional que será o primeiro do Maranhão a ser inaugurado nasceu do sonho do prefeito Deoclides Macedo que teve meu apoio direto e o apoio indireto do ministro Jader Filho e do presidente Lula”, declarou Hildo Rocha.

Os avanços do novo Programa Minha Casa, Minha Vida

O parlamentar ressaltou ainda que o programa, criado pelo presidente Lula em 2009 e retomado em 2023, trouxe melhorias significativas, incluindo áreas de lazer, biblioteca e localização privilegiada próxima a equipamentos sociais como creches, escolas e unidades de saúde.

“Na condição de secretário executivo do Ministério das Cidades ajudei no novo formato do Minha Casa, Minha Vida, partindo do princípio de que moradia não é só habitação, abrange também o acesso aos serviços públicos essenciais como à saúde pública, transporte público, energia elétrica, saneamento básico, educação pública, esporte, laser, entre outras ações. Os princípios do programa foram estabelecidos pelo presidente Lula e o ministro Jader Filho, eu coordenei a operacionalização das linhas traçadas por eles dois”, explicou o parlamentar maranhense.

Pioneirismo exemplar apoiado por Hildo Rocha

O prefeito Deoclides Macedo (PSB) destacou que o município de Porto Franco foi o primeiro no Maranhão na implementação do Minha Casa, Minha Vida-Urbano, graças ao apoio do deputado Hildo Rocha.

“O trabalho realizado por Hildo Rocha, no período em que ele exerceu o cargo de secretário-executivo do Ministério das Cidades, foi fundamental para que pudéssemos materializar esse projeto aqui no nosso município. Graças ao nosso esforço, em breve entregaremos essas casas às famílias, realizando o sonho da casa própria”, declarou Deoclides.

O vice-prefeito Nouredim Rocha também falou sobre a importância da parceria que envolve o deputado Hildo Rocha e o prefeito Deoclides Macedo.

“A implantação dessas casas é fruto do trabalho de muitas pessoas, instituições e empresas que contribuíram para que chegássemos até aqui. Com o apoio do presidente Lula, do deputado Hildo Rocha, do prefeito Deoclides e de toda a nossa equipe, em breve 100 famílias passarão a morar em casas dignas com dois quartos, sala, copa, cozinha, forro e piso de alta qualidade. Estamos, portanto, cumprindo nossa missão de ofertar mais habitações para Porto Franco”, afirmou Nouredim.

Brandão participa da tradicional Missa do Vaqueiro, em Colinas, e recebe homenagem de pecuaristas na Expo Codó 2025

– Governador foi homenageado pelo reconhecimento internacional do Maranhão como Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação (Foto: Brunno Carvalho)

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, participou de eventos em duas cidades do leste maranhense: Colinas e Codó. O primeiro destino foi Colinas, que sedia a 33ª edição da Vaquejada no Parque Onildo Maior. No município, o governador assistiu à Missa do Vaqueiro e acompanhou o início da cavalgada que antecede a Vaquejada.

A Vaquejada de Colinas reúne vaqueiros de todo o território nacional, sendo uma tradição que mobiliza a população e estimula o desenvolvimento da região. A festa movimenta a cidade e serve como vetor de negócios para a economia local. Natural de Colinas, Brandão enfatizou a importância dos eventos para a preservação da cultura e das tradições populares do município.

“Muita alegria fortalecer este evento que é a nossa Vaquejada, acompanhada da Cavalgada. Temos que fortalecer, porque aqui estão as nossas raízes, a nossa cultura, a nossa tradição, e a gente tem que fazer com que isso permaneça para os nossos filhos e netos”, pontuou.

Homenagem na Expo Codó 2025

Na sequência, Brandão prestigiou o penúltimo dia de programação da 5ª edição da Expo Codó. Na mostra, o governador visitou estandes e foi homenageado por uma recente conquista obtida pela pecuária maranhense: o reconhecimento internacional do Maranhão como Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação.

O novo status sanitário foi conferido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) em junho deste ano, durante solenidade realizada em Paris, na França. A certificação internacional permite que a carne exportada pelo Maranhão tenha acesso a mercados que exigem maior controle sanitário.

A homenagem na Expo Codó foi oferecida pela Associação de Criadores do Vale do Itapecuru (Acrivi), em reconhecimento pela conquista sanitária, que possibilita a redução de custos para os produtores e reposiciona a imagem da pecuária maranhense no mercado global.

“O motivo maior aqui foi receber essa homenagem dos pecuaristas pelo programa Maranhão Livre da Aftosa. Conseguimos, depois de 20 anos, vencer essa luta. Hoje, ninguém precisa mais vacinar os animais para se proteger da aftosa. O Maranhão agora vai viver um novo momento, em que a carne será mais valorizada, com um mercado maior e outros países poderão comprar”, afirmou o governador.

Municipalismo: mais ações estaduais em Codó

Durante a 51ª Expo Codó, Brandão também dialogou com a população, lideranças regionais, parlamentares e com o prefeito de Codó, Francisco Carlos de Oliveira, conhecido como Chiquinho FC. Na ocasião, o governador anunciou a criação de um Parque de Vaquejada no município e sinalizou a intenção de colaborar com a obra de duplicação de uma avenida que dá acesso à localidade conhecida como “Km 17”.

“Aproveitamos também para fazer novos anúncios. O prefeito está disponibilizando o terreno ao lado do parque de exposição para que eu possa fazer um parque de vaquejada. E, além disso, nós também pedimos para o município me apresentar um projeto para duplicar a avenida que dá acesso ao Km 17. A avenida vai dar uma cara nova, a entrada de Codó vai ficar mais bonita”, antecipou Carlos Brandão.

O prefeito de Codó, Chiquinho FC, destacou a atuação constante do governo estadual na cidade e o perfil municipalista da gestão Carlos Brandão, voltado ao diálogo direto com prefeitos e vereadores de todos os 217 municípios do Maranhão.

“O governador, sempre que vem a Codó, anuncia boas notícias para a nossa cidade. O povo de Codó gosta do seu estilo, gosta do governador municipalista. Ele já disse que não quer saber de partido político, quer saber se está ajudando a cidade. Eu, como prefeito municipal de Codó, em nome da população, agradeço por tudo que tem feito por esta cidade”, afirmou.

Sobre a Expo Codó

A 51ª edição da Expo Codó está sendo realizada no Parque de Exposição Walter Zaidan. Com o tema “A Força da Mulher do Agro”, a edição de 2025 homenageia as mulheres que atuam no mundo rural com trabalho, liderança e inovação.

A mostra reúne exposição de animais, feira de negócios, palestras, atividades culturais e grandes shows, atraindo um público diverso e gerando oportunidades. A programação inclui novidades em tecnologia rural, gastronomia típica e atrações musicais, além da Casa de Taipa, Casa de Farinha e uma miniusina de cachaça.

Em Balsas, Brandão participa da inauguração de fábrica da Inpasa que será estratégica para o Matopiba

– Brandão participa da inauguração da Inpasa em Balsas (Foto: Gilson Teixeira)

O Brasil reafirma sua posição entre os maiores produtores mundiais de etanol de grãos com a inauguração da biorrefinaria da Inpasa em Balsas, no sul do Maranhão. A inauguração oficial da unidade aconteceu nesta sexta-feira (1º), ampliando significativamente a presença do Nordeste no mapa agroenergético brasileiro.

A biorrefinaria tem capacidade de processar 2 milhões de toneladas de milho e sorgo por ano, produzindo anualmente cerca de 925 milhões de litros de etanol, 490 mil toneladas de DDGS (produto para nutrição animal) e 47 mil toneladas de óleo vegetal. A planta também opera com o conceito de economia circular e com sistema de cogeração de energia a partir de biomassa, garantindo eficiência e sustentabilidade.

Construído em tempo recorde, o empreendimento integra a estratégia nacional de transição energética e gerou mais de 4.500 empregos diretos e indiretos na fase de obras e emprega atualmente mais de 500 funcionários, priorizando mão de obra local.

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, ressaltou que “a parceria com a Inpasa, com o apoio irrestrito do governo federal, além de ser um marco no setor agroenergético do Brasil, representa esperança para os jovens de Balsas e da região sul do estado”.

E reforçou: “Temos como prioridade a geração de emprego e renda. Para atrair esse investimento, nós liberamos todos os impostos para ser atrativo. Nós abrimos as portas e demos segurança jurídica, abrimos mãos dos impostos em prol do sustento da região.  Toda política pública só faz sentido se melhora a vida de quem mais precisa”.

O prefeito de Balsas, Alan Douglas de Oliveira, também frisou que a implantação da unidade dinamiza serviços, comércio e logística no município, impulsionando o desenvolvimento da região, gerando empregos e atraindo novos empreendimentos.

“Um dia histórico poder estar participando, como prefeito, da inauguração da Inpasa, essa grande indústria. A gente fica muito feliz de hoje inaugurar essa indústria que não só gera emprego, que gera desenvolvimento e que gera receita, como atrai novos investimentos para o nosso município, para a nossa região.

 

Transformação econômica na fronteira do Matopiba

Fundada em 2006 no Paraguai e presente no Brasil desde 2018, a empresa é hoje a maior biorrefinaria de etanol de grãos da América Latina. Com a nova planta, passa a operar sete unidades industriais, sendo cinco no Brasil – Sinop e Nova Mutum (MT), Sidrolândia, Dourados (MS) e Balsas (MA) – e duas no Paraguai – Nova Esperança e São Pedro –, além de uma nova unidade em construção em Luís Eduardo Magalhães (BA).

Segundo o presidente da Inpasa, Eder Odvar Lopes, a escolha de Balsas levou em conta a alta produtividade agrícola da região e sua vocação logística. “Acreditamos no potencial do Matopiba como nova fronteira agroenergética. Esta fábrica representa um vetor de transformação econômica e social para todo o sul do Maranhão e demonstra nossa confiança no país”, afirmou o executivo.

Para o agrônomo e produtor rural Marcelo Kappes, que atua em Balsas no setor agropecuário, a abertura da biorrefinaria na região pode ampliar o volume de produção no campo e maior desenvolvimento local, com a abertura de novas vagas de trabalho.

“A chegada da Inpasa traz para a região inteira um consumidor a mais. A gente pode, primeiramente, já aumentar esse volume de produção, porque é um agente a mais que está consumindo esse produto nosso, e, com certeza, vem para mudar tanto nessa questão comercial como também na geração de emprego”, avalia Kappes.

O vice-presidente do grupo Inpasa, Gustavo Mariano, ressalta que a implantação da unidade em Balsas terá impacto no campo energético, no desenvolvimento socioeconômico local e para o crescimento da Matopiba – região formada pelo estado do Tocantins e partes dos estados do Maranhão, Piauí e Bahia, onde ocorreu forte expansão agrícola a partir da segunda metade dos anos 1980.

“É a primeira vez que nós inauguramos uma unidade fora do Centro-Oeste e graças ao apoio que nós tivemos aqui do Governo do Estado, do Governo Municipal e de todas as entidades, nós conseguimos trazer essa primeira unidade para o Maranhão. Temos um orgulho enorme de estar aqui, apoiando o crescimento da maior fronteira agrícola em expansão hoje no Brasil, que é a Matopiba”, pontuou Mariano.

 

Sobre a Inpasa

A Inpasa é uma das maiores biorrefinarias de etanol de grãos da América Latina e referência em inovação e sustentabilidade no setor agroindustrial. Fundada em 2006, no Paraguai, e presente no Brasil desde 2018, a companhia opera sete unidades industriais — cinco no Brasil (Sinop e Nova Mutum, em Mato Grosso; Dourados e Sidrolândia, no Mato Grosso do Sul; e Balsas, no Maranhão) e duas no Paraguai — além de uma planta em construção em Luís Eduardo Magalhães (BA).

Com capacidade instalada para produzir 5,8 bilhões de litros de etanol por ano, também gera 3 milhões de toneladas de DDGS, 245 mil toneladas de óleo vegetal e mais de 1.500 GWh de energia elétrica renovável. O modelo de negócio é orientado para a bioeconomia: Além de etanol anidro e hidratado, a empresa produz DDGS, óleo vegetal e energia elétrica, utilizando tecnologia para maximizar a eficiência e reduzir a pegada de carbono.

A estratégia de crescimento da Inpasa está diretamente ligada ao combate às mudanças climáticas. Em 2024, a empresa investiu R$ 4,9 bilhões em expansão e inovação, ao mesmo tempo que emitiu 1,3 milhão de créditos de descarbonização (CBIOs) no âmbito do programa RenovaBio. Entre 2021 e 2024, reduziu em 43 % a intensidade de emissões por tonelada de milho processado e obteve o Selo Ouro do GHG Protocol por quatro anos consecutivos.

No mercado internacional, a Inpasa é a maior exportadora brasileira de DDGS (Distiller’s Dried Grains with Solubles), utilizado na nutrição animal, e possui certificação ISCC CORSIA, tanto para o etanol quanto para o óleo vegetal, requisito que a habilita a fornecer matérias-primas para a produção de combustíveis sustentáveis de aviação (SAF).

Além da inovação tecnológica, a companhia amplia sua atuação social, com foco em inclusão, educação ambiental e voluntariado. Esse avanço é sustentado pelo engajamento de mais de 2 700 profissionais, que sustentam o crescimento sustentável da companhia e o seu compromisso com o desenvolvimento das comunidades onde atua.

Porto do Itaqui atinge melhor mês da história com 3,76 milhões de toneladas movimentadas e 112 navios atracados em julho

– Porto do Itaqui atinge melhor mês de julho da história em julho de 2025 (Foto: Divulgação)

O Porto do Itaqui registrou mais uma marca histórica em julho de 2025, alcançando a movimentação mensal de 3,76 milhões de toneladas. Além disso, o mês também atingiu outro marco inédito: O maior número de atracações já atendidas em um único mês, com 112 navios. No acumulado do ano, o Itaqui já soma mais de 21 milhões de toneladas movimentadas.

Uma das motivações que justifica o alto desempenho é a intensificação das operações ship to ship (STS), principalmente após o início desse tipo de operação no berço 108. “A STS movimentou cerca de 415 mil toneladas, o dobro do planejado para o mês e o dobro do volume registrado em julho de 2024. Só em julho deste ano foram 11 navios atendidos a contrabordo, representando um terço do total de 2025 até agora e 65% de todo o ano anterior”, destacou o gerente de logística do Itaqui, Gervásio Reis.

No acumulado de janeiro a julho, o porto ultrapassou a marca de 21 milhões de toneladas, totalizando 21,042 milhões. O crescimento foi registrado em todos os segmentos: Granéis sólidos (+8%), granéis líquidos (+11%) e carga geral (+3%). Entre os produtos com maior destaque no ano estão: Soja (+7%), fertilizantes (+25%), cobre (+12%), derivados de petróleo para o mercado interno (+6%), transbordo de derivados de petróleo (+19%), sebo bovino (+34%), celulose (+2%) e trilhos (+69%).

“São resultados que reforçam o impacto positivo dos investimentos realizados pelo Porto do Itaqui em relação à ampliação da capacidade operacional, à melhoria contínua dos processos e ao fortalecimento da infraestrutura portuária para atender à crescente demanda do setor logístico no Maranhão e no Brasil”, explicou a presidente em exercício do Porto do Itaqui, Isa Mary Mendonça.

A movimentação de celulose também se destacou, com crescimento de 13% em relação ao planejado e 46% em comparação a julho de 2024. Com operações cada vez mais eficientes e diversificadas, o porto reafirma seu papel como o maior porto público do Arco Norte e um dos principais corredores de exportação e importação do Brasil, contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico da região.

Inpasa inaugura nova unidade em Balsas (MA) com investimento de R$ 2,5 bilhões e reforça liderança no etanol de grãos

– Desde o início das tratativas, o governo maranhense se empenhou com incentivos fiscais para apoiar a instalação da empresa (Foto: Divulgação)

A Inpasa, maior biorrefinaria de etanol de grãos da América Latina, inaugura nesta sexta-feira, 1º, sua nova unidade industrial em Balsas, no sul do Maranhão.

Com investimento de R$ 2,5 bilhões, a planta reforça o papel estratégico do Matopiba no cenário agroenergético nacional e marca mais um passo na expansão da companhia no Brasil.

A biorrefinaria já nasceu com capacidade de processar 2 milhões de toneladas de milho e sorgo por ano, produzindo anualmente cerca de 925 milhões de litros de etanol, 490 mil toneladas de DDGS (produto para nutrição animal) e 47 mil toneladas de óleo vegetal.

A planta também opera com o conceito de economia circular e com sistema de cogeração de energia a partir de biomassa, garantindo eficiência e sustentabilidade.

Desde o início das tratativas, o governo maranhense se empenhou com incentivos fiscais para apoiar a instalação da empresa, que apenas durante a fase de obras gerou aproximadamente 3 mil postos de trabalho diretos e indiretos e, agora, para a operação, já foram contratados mais de 500 profissionais, com valorização da mão de obra local.

“Este é um momento histórico para nossa economia, que passa a industrializar em larga escala o que antes era exportado sem valor agregado. Por isso, garantimos toda a segurança jurídica para a instalação da nova unidade da Inpasa em nosso estado, assegurando isenção fiscal para viabilizar o negócio. Investimento que além da geração de emprego, de sustentabilidade, vai proporcionar para município e estado maior arrecadação tributária, o que pode ser reinvestido em áreas importantes, como saúde e educação”, afirmou o governador Carlos Brandão.

A cerimônia de inauguração contará com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais, incluindo o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; o governador do Maranhão, Carlos Brandão; e o prefeito de Balsas, Alan Douglas de Oliveira. Participam também o presidente do Conselho de Administração da Inpasa, José Odvar Lopes; o presidente da companhia, Éder Odvar Lopes; e o vice-presidente de Trading, Gustavo Mariano Viana Leite Oliveira.

Balsas possui localização estratégica, graças à alta produtividade agrícola da região, à infraestrutura logística em expansão e ao potencial para inovação. A construção da unidade gerou 3 mil empregos e cerca de 500 profissionais foram contratados para a operação, com prioridade para a mão de obra local.

Sobre a Inpasa

A Inpasa é uma das maiores biorrefinarias de etanol de grãos da América Latina e referência em inovação e sustentabilidade no setor agroindustrial. Fundada em 2006, no Paraguai, e presente no Brasil desde 2018, a companhia opera sete unidades industriais — cinco no Brasil (Sinop e Nova Mutum, em Mato Grosso; Dourados e Sidrolândia, no Mato Grosso do Sul; e Balsas, no Maranhão) e duas no Paraguai — além de uma planta em construção em Luís Eduardo Magalhães (BA).

Com capacidade instalada para produzir 5,8 bilhões de litros de etanol por ano, também gera 3 milhões de toneladas de DDGS, 245 mil toneladas de óleo vegetal e mais de 1.500 GWh de energia elétrica renovável. O modelo de negócio é orientado para a bioeconomia: além de etanol anidro e hidratado, a empresa produz DDGS, óleo vegetal e energia elétrica, utilizando tecnologia para maximizar a eficiência e reduzir a pegada de carbono.

A estratégia de crescimento da Inpasa está diretamente ligada ao combate às mudanças climáticas. Em 2024, a empresa investiu R$ 4,9 bilhões em expansão e inovação, ao mesmo tempo que emitiu 1,3 milhão de créditos de descarbonização (CBIOs) no âmbito do programa RenovaBio.

Entre 2021 e 2024, reduziu em 43 % a intensidade de emissões por tonelada de milho processado e obteve o Selo Ouro do GHG Protocol por quatro anos consecutivos.

No mercado internacional, a Inpasa é a maior exportadora brasileira de DDGS (Distiller’s Dried Grains with Solubles), utilizado na nutrição animal, e possui certificação ISCC CORSIA, tanto para o etanol quanto para o óleo vegetal, requisito que a habilita a fornecer matérias‑primas para a produção de combustíveis sustentáveis de aviação (SAF).

Além da inovação tecnológica, a companhia amplia sua atuação social, com foco em inclusão, educação ambiental e voluntariado. Esse avanço é sustentado pelo engajamento de mais de 2.700 profissionais, que sustentam o crescimento sustentável da companhia e o seu compromisso com o desenvolvimento das comunidades onde atua.

Caxias comemora 202 anos de adesão à Independência do Brasil com entregas, inaugurações e vistorias a obras estaduais

No dia 1º de agosto de 1823, Caxias, cidade no leste maranhense, deixou de ser o último foco de resistência à independência do Brasil e finalmente se desvinculou do domínio da Coroa Portuguesa.
Para comemorar os 202 anos da adesão de Caxias à independência brasileira, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, participou nesta quinta-feira (31) de uma extensa agenda comemorativa na cidade.

A programação foi marcada pela inauguração de obras, entrega de ambulância e de viatura policial, além de vistoria a projetos estaduais que já estão em andamento na cidade.

O primeiro compromisso do governador em Caxias foi na Praça do Panteon, onde Brandão prestigiou solenidade comemorativa com direito a corte do bolo pelos 202 anos de adesão, hasteamento de bandeiras e a assinatura para início de obras em equipamentos esportivos municipais, como é o caso do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE).

Na sequência, Brandão participou da solenidade de entrega da obra de reforma, ampliação e climatização da Unidade Integrada Municipal Hélio de Sousa Queiroz. Apta à educação integral, a unidade escolar vinculada à Prefeitura Municipal de Caxias passou por ampla reforma e atende cerca de 185 estudantes de Caxias.

“Hoje 202 anos da cidade de Caxias, estou aqui com os amigos, população, todos comemorando, Já tivemos aqui três eventos, todos eles muito importantes que trouxeram benefícios para a cidade de Caxias”, pontuou Carlos Brandão.

Infraestrutura

Ao lado de comitiva formada por secretários de Estado, parlamentares e do ministro dos Esportes do Brasil, André Fufuca, Brandão deu continuidade à agenda em Caxias visitando as obras estaduais na Avenida Pirajá. O projeto está sob a coordenação da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) e o governador sinalizou novas intervenções em estradas estaduais da região.

“Visitamos a Avenida Pirajá, que é uma avenida extremamente importante para a mobilidade de Caxias, na entrada de Caxias e será um cartão-postal para a cidade. Estamos recuperando a estrada que sai do Baú até Caxias e vamos melhorar até Aldeias Altas, para que a gente possa ter uma melhor mobilidade, porque, afinal, Caxias é uma cidade polo”, ressaltou Carlos Brandão.

Brandão e comitiva também visitaram as obras no novo prédio do curso de Medicina da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) do campus Caxias. A nova estrutura vai permitir melhorias significativas nos laboratórios, salas de aula e ambientes de prática, atendendo a demandas prioritárias dos estudantes.

Nova Ciretran e Agemleste

Ainda em Caxias, o governador entregou a obra da sede da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) do município. O projeto foi executado pela Secretaria de Estado de Governo (Segov). A sede da Ciretran recebeu nova e ampla infraestrutura, modernizando os serviços de trânsito e o atendimento ao cidadão.

“Mais uma grande inauguração do nosso governador, Carlos Brandão, sempre preocupado com os nossos usuários. Estamos inaugurando aqui em Caxias a nova Ciretran, que ficou com instalações mais modernas”, ressaltou o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), Diego Rolim.

Carlos Brandão fechou a agenda comemorativa pelos 202 anos da adesão de Caxias à independência do Brasil com a inauguração da sede da Agência Executiva Metropolitana do Leste Maranhense (Agemleste). Para o presidente da agência, Gabriel Tenório, a abertura da sede reforça o compromisso do Governo do Maranhão com o municipalismo.

“Dia de comemorações hoje em Caxias. A Agemleste vem fazer parte desse trabalho de municipalismo que o governador Brandão tem feito em todo o Maranhão e vai, com a sua sede em Caxias, ajudar a transformar toda a região leste, trazendo mais progresso e desenvolvimento para todos os municípios”, reforçou Tenório.

Já o governador Carlos Brandão avalia que a inauguração da sede da Agemsleste em Caxias vai dinamizar e acelerar obras do Governo do Estado em toda a regional. “A Agemleste é uma instituição que vai ficar responsável pelas obras da região, para acelerar os processos. Temos muitas obras e precisamos de mais órgãos para executá-las”.

As comemorações pelos 202 anos da adesão de Caxias à independência do Brasil seguem até a sexta-feira (1°) com programação da Prefeitura Municipal, com grande festa no Parque da Cidade, reunindo grandes nomes da música regional e nacional.

Governo do Maranhão anuncia investimento de R$ 1 bilhão no programa Mais Asfalto para obras de pavimentação nos 217 municípios do estado

– A iniciativa anunciada pelo governador Carlos Brandão contempla mais de 1.000 quilômetros de novo asfaltamento (Foto: Divulgação)

Para garantir mais mobilidade, infraestrutura viária e dignidade para a população, o Governo do Maranhão irá investir R$ 1 bilhão em obras de pavimentação nos 217 municípios maranhenses. A iniciativa, anunciada pelo governador Carlos Brandão, faz parte do programa Mais Asfalto, que contempla mais de 1.000 quilômetros de novo asfaltamento.

O lançamento do Mais Asfalto ocorreu durante agenda municipalista do governador Carlos Brandão em Pinheiro. Na cidade, foi assinada ordem de serviço para a execução de 10 quilômetros de asfaltamento em diversos bairros, além de 10 quilômetros da Estrada Pinheiro/Pacas.

“Nosso programa Mais Asfalto já está nas ruas do Maranhão. Começamos em Pinheiro e somente nesta primeira etapa vamos chegar a 44 cidades do estado. É um investimento de R$ 1 bilhão em mais de 1000 quilômetros de nova pavimentação nos 217 municípios maranhenses. Além disso, vamos continuar investindo na manutenção e melhoria das nossas estradas estaduais e implantando novas, garantindo mais mobilidade e desenvolvimento”, assinala Brandão.

As obras serão executadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra). Segundo o secretário da pasta, Aparício Bandeira, o lançamento dará continuidade ao trabalho de atendimento às necessidades e às demandas dos moradores das comunidades do Maranhão.

“O Mais Asfalto sempre foi uma forte contribuição para resolver muitos problemas enfrentados pelas menores comunidades do Maranhão, muitas vezes carentes. Com este novo lançamento, pretendemos ampliar o número de pessoas beneficiadas. Com a autorização do governador Carlos Brandão, estaremos firmes no compromisso de levar mais dignidade aos maranhenses”, afirma Aparício Bandeira.

Etapas regionais em 44 municípios

Os trabalhos serão executados por etapas e divididos por regionais. Na primeira fase, serão contempladas 12 regionais e 44 municípios, garantindo um início estratégico, equilibrado e eficiente do programa.
A Regional Metropolitana começará com trabalhos nos quatro municípios da Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa).

Entre 2022 e o segundo semestre de 2025, o programa já executou mais de 496 quilômetros de pavimentação em todo o estado.

Municípios contemplados por regional (1ª etapa):

Regional Metropolitana:

1. São Luís
2. Raposa
3. Paço do Lumiar
4. São José de Ribamar

Regional de Itapecuru:

5. Itapecuru-Mirim
6. Bacabeira
7. Icatu
8. Rosário
9. Santa Rita

Regional de Pinheiro:

10. Pinheiro
11. Turilândia
12. Santa Helena

Regional de Caxias:

13. Parnarama
14. Matões
15. Codó
16. Coelho Neto

Regional de Santa Inês:

17. Santa Inês
18. Zé Doca
19. Vitória do Mearim

Regional de Santa Quitéria:

20. Brejo
21. Buriti
22. São Bernardo

Regional de Bacabal:

23. Bacabal
24. Vitorino Freire
25. Bom Lugar
26. Lago da Pedra
27. Pedreiras
28. Piritoró
29. Conceição do Lago Açu

Regional do Gurupi:

30. Santa Luzia do Paruá
31. Nova Olinda do Maranhão
32. Carutapera

Regional de Colinas:

33. Tuntum
34. Gonçalves Dias
35. São José dos Basílios

Regional de Imperatriz:

36. Bom Jesus das Selvas
37. Itinga do Maranhão
38. Campestre do Maranhão

Regional de Balsas:

39. Alto Parnaíba
40. Tasso Fragoso
41. Riachão

Regional de Grajaú:

42. Formosa da Serra Negra
43. Jenipapo dos Arraiais
44. Arame

Construções de casas rurais são vistoriadas por Hildo Rocha e Gilson Guerreiro

Durante vistoria de obras do Programa Minha Casa, Minha Vida, em Grajaú, o deputado federal Hildo Rocha (MDB), o prefeito Gilson Guerreiro e o secretário municipal de Habitação, Telmiston Carvalho, constataram o avanço e a qualidade da construção

A construção de 100 casas populares, na zona rural de Grajaú, é mais um benefício viabilizado por Hildo Rocha. A obra, além de contribuir para a redução do déficit habitacional, também irá ofertar moradias dignas para famílias grajauenses que ainda moram em casas inadequadas.

O deputado Hildo Rocha falou sobre a importância das obras e destacou as transformações que começam a acontecer na vida da comunidade beneficiada.

“Aqui, muitas pessoas ainda vivem em casas de parede de taipa, coberta de palha, com chão só de barro, o que nos períodos de chuvas, causa grande umidade e aumenta o risco de doenças, especialmente entre crianças e idosos. Essas moradias precárias e inadequadas estão com os dias contados porque as obras estão avançando e em breve essas cem famílias terão casas de boa qualidade para morar”, comentou o parlamentar.

Benefício é resultado de trabalho persistente

Hildo Rocha destacou que as 100 unidades habitacionais que já estão sendo construídas na zona rural de Grajaú é o resultado de um persistente trabalho iniciado quando ele exercia o cargo de secretário-executivo do Ministério das Cidades.

“Eu tive a felicidade de ter sido nomeado secretário executivo do Ministério das Cidades, pelo presidente Lula, e o ministro ser o Jader Filho, que me deu total apoio no sentido de fazermos um trabalho para o retorno do Programa Minha Casa, Minha Vida e graças a isso conseguimos viabilizar muitas habitações para o Maranhão, inclusive essas 100 casas, que já estão sendo construídas, na zona rural de Grajaú. O secretário municipal de Habitação, Telmiston Pereira, o ex-secretário Weverton Pereira e o prefeito Gilson também desempenharam papel relevante nesse trabalho que resultou nessa conquista histórica”, afirmou Hildo Rocha.

O que parecia impossível se transformou em realidade

De acordo com o prefeito Gilson Guerreiro, a construção das 100 casas é o resultado de vários anos de tentativas.

“Algo que parecia distante, torna-se realidade hoje. Muitos duvidaram, mas hoje mostramos os resultados. A construção de cem casas é um passo inicial significativo, especialmente em uma região tão ligada à minha trajetória como médico. Sou muito grato ao nosso deputado federal Hildo Rocha, ao presidente Lula e ao ministro Jader Filho. A nossa parceria fez a diferença na concretização dessas ações”, afiançou Guerreiro.

Objetivos alcançados

O secretário municipal de Habitação, Telmiston Pereira Carvalho, reforçou a importância da parceria que possibilitou a implantação do Programa Minha Casa, Minha Vida no município de Grajaú.

“O objetivo da Secretaria de Habitação é promover o acesso à moradia digna para a população, através do desenvolvimento de políticas habitacionais que atendam às necessidades do município. Assim, com o apoio do deputado Hildo Rocha e do prefeito Gilson Guerreiro, nós estamos alcançando o nosso objetivo. Estamos, portanto, reduzindo o déficit habitacional em Grajaú e trazendo melhorias concretas para as essas famílias”, sublinhou Telmiston.

O Porto do Itaqui passou a abrigar a base operacional do primeiro sistema de distribuição de gás natural de São Luís, construído pela Companhia Maranhense de Gás (Gasmar). O sistema permite a distribuição do gás natural do Porto do Itaqui até as instalações da Vale, gerando uma nova cadeia econômica no Maranhão ao unir sustentabilidade ambiental e fomento à economia do estado.

São quatro quilômetros de gasoduto. “É um marco na história do Maranhão. É uma energia mais barata, mais limpa e será um grande atrativo para novos investidores. O Porto do Itaqui, por si só, já é um grande atrativo. Agora, com o gás disponível, iremos avançar para outras indústrias”, afirmou o governador Carlos Brandão.

A disponibilidade de gás natural na área industrial de São Luís permitirá um avanço estratégico na ampliação da oferta energética, fundamental para atrair novos empreendimentos e impulsionar o surgimento de cadeias produtivas. Um exemplo é o setor automobilístico voltado para veículos movidos a Gás Natural Veicular (GNV), que pode estimular a criação de empregos, o aumento da renda e o fortalecimento do desenvolvimento socioeconômico no estado do Maranhão.

“A implementação deste sistema está em consonância com os objetivos ambientais do nosso porto, que é pioneiro entre os portos públicos brasileiros em lançar um plano de descarbonização. Agradecemos à Gasmar pela iniciativa e pelo compromisso com as boas práticas ambientais e o crescimento do estado”, destacou o Diretor de Engenharia e Manutenção do Porto do Itaqui, Marcel Santos.

O emprego do gás natural é considerado uma alternativa eficaz para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, especialmente em setores que enfrentam maiores desafios para a descarbonização. De acordo com a Vale, a substituição do óleo por gás natural na usina de pelotização em São Luís resultou em uma redução de 28% nas emissões de carbono.