Maranhão Livre da Fome chega às cidades de Timon e Bacabal

– Governador Carlos Brandão entregou os cartões do programa estadual que combate a fome e a pobreza extrema (Foto: Brunno Carvalho)

O Maranhão dá passos firmes no combate à pobreza extrema e à fome. Nesta quarta-feira (27), o governador Carlos Brandão esteve nos municípios de Timon e Bacabal para a entrega e desbloqueio dos cartões do Programa Maranhão Livre da Fome. A iniciativa busca retirar da extrema pobreza mais de 430 mil maranhenses que, mesmo recebendo auxílio do governo federal, ainda possuem renda mensal inferior a R$ 218,00 por pessoa.

Durante a agenda, os beneficiários também tiveram acesso a serviços de saúde, como cuidados com a higiene bucal oferecidos pelo Sorrir Móvel, consultas e exames oftalmológicos, além de atendimentos básicos realizados em parceria com as prefeituras, incluindo testes rápidos, aferição da pressão arterial e verificação de glicemia.

Com os cartões entregues e desbloqueados nesta quarta-feira, mais de 2,4 mil famílias em Timon e Bacabal passam a contar com um complemento de R$ 200,00 para a compra de alimentos, além de um acréscimo de R$ 50,00 por criança de 0 a 6 anos de idade. Segundo o governador Carlos Brandão, o combate à fome e à pobreza é fundamental para promover desenvolvimento e justiça social no estado.

“São três eixos que fazem parte do Programa Maranhão Livre da Fome: alimentação, cuidar da saúde e qualificação profissional. Só aqui em Timon são mais de mil pessoas beneficiadas, ou seja, estou falando em cerca de R$ 300 mil todo mês que vão circular na economia do município. São quase R$ 4 milhões que o governo estadual vai depositar na conta dessas pessoas durante um ano. Vamos aquecer a economia e dar alimentação às pessoas”, destacou Brandão.

Ainda em Timon, o governador assinou a ordem de serviço para a pavimentação de 15 quilômetros de vias urbanas e anunciou a licitação da estrada que ligará o município a Matões, beneficiando também cidades como Parnarama e até mesmo Teresina (PI).

O prefeito de Timon, Rafael Brito, ressaltou a importância da parceria entre o governo estadual e as prefeituras. “O Programa Maranhão Livre da Fome não é apenas R$200,00 para as famílias. Ele envolve saúde, assistência social e qualificação profissional, atacando a vulnerabilidade de forma completa. Além disso, implantamos aqui uma tarifa social da água, que garante que cidadãos em situação de vulnerabilidade paguem apenas R$ 10,00”, disse.

Na cidade de Bacabal, além das ações do Maranhão Livre da Fome, também foi entregue a Estrada do Leite, assinada ordem de serviço para a pavimentação de vias urbanas, anunciado mutirão de cirurgias de catarata e pterígio para o fim de semana, entrega da reforma e requalificação do Parque Ambiental Papete e foi reafirmado o compromisso com a obra do Parque de Exposições, que entrou na fase de terraplanagem.

O prefeito de Bacabal, Roberto Costa, destacou a gestão municipalista realizada pelo Governo do Maranhão. Ele agradeceu o empenho do governador Carlos Brandão em fazer com que as políticas públicas cheguem a todas as regiões do estado e o trabalho da Secretaria de Estado de Assuntos Municipalistas (Seam).

“O município tem feito a sua parte na recuperação asfáltica, mas com esse apoio do governo nós faremos uma grande ampliação, atendendo comunidades de bairros que estavam há muito tempo à espera de pavimentação, como Jardim Valéria e o Santa Marina, que nunca recebeu asfalto. Com o apoio do governador Carlos Brandão e do secretário Orleans vamos conseguir recuperar grande parte dessa questão asfáltica”, observou.

Beneficiários destacam iniciativa do governo estadual

Durante a entrega dos cartões do Programa Maranhão Livre da Fome, que incluiu atendimentos na área de saúde, os beneficiários destacaram a importância do programa estadual. Para Maria das Dores, que mora na cidade de Timon e é mãe solo, o olhar do governo para as famílias que mais precisam é fundamental.

“Esse benefício veio em uma boa hora para ajudar a minha família, pois eu trabalho fazendo bicos e esse cartão é uma coisa muito boa que o governador fez para as famílias humildes”, relatou Maria das Dores.
Também de Timon, a dona de casa Genecy Brito, afirmou que a ajuda chegou na hora certa. “É uma ajuda muito boa para comprar mais alimentos do que a gente tem, chega em boa hora, pois ainda não tivemos safra de nada, então toda ajuda é bem-vinda”, contou.

A diarista Hildenilde Maria lembrou que, para muitas mães, o cartão do Maranhão Livre da Fome representa a garantia de que os filhos terão uma boa alimentação. “Eu agradeço por essa oportunidade que o governo está dando, especialmente para as mães, pois esse cartão vai ser muito bom para alimentarmos as nossas crianças”, disse.

Para a dona de casa Erli Nascimento de Oliveira, que mora no município de Bacabal, a ajuda é importante para várias famílias da região. Durante a entrega dos cartões do Maranhão Livre da Fome, ela aproveitou para fazer exames de vista e recebeu de graça os óculos.

“Eu fiquei sabendo pelo Cras e estou aqui para receber o meu cartão e fiz a minha consulta de vista. Eu fiz a consulta gratuita e vou sair daqui com os meus óculos. Eu agradeço ao governador por essa oportunidade que vai ajudar muitas famílias bacabalenses e de povoados vizinhos”, comentou.

Também de Bacabal, do Povoado Barraca do Açude, o autônomo Manoel Cardoso de Sousa aproveitou para fazer consulta com o oftalmologista e dentista. Ele parabenizou a iniciativa da gestão estadual. “Esse programa é muito importante e é a primeira vez que está acontecendo isso. Só tenho a agradecer ao governador porque ajuda muito a gente”, afirmou.

Complexo esportivo do Ifma de Grajaú é inaugurado com participação do deputado Hildo Rocha

O deputado federal Hildo Rocha (MDB) participou da inauguração do Complexo Esportivo do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Grajaú. O novo espaço, construído durante a gestão do professor Carlos César, conta com campo de futebol, quadra de vôlei de areia e ginásio poliesportivo.

Durante a solenidade, Hildo Rocha destacou que o benefício é resultado de uma ação que contou com o apoio de parte da bancada federal do Maranhão.

“Essa realização só foi possível graças ao trabalho dedicado do professor Carlos César, do diretor Alberto, e fundamentalmente do apoio de deputados federais e senadores do Maranhão. Representando a bancada, ressalto que boa parte dos recursos veio de nossas emendas, de deputados e senadores, em forma de emenda de bancada”, destacou Hildo Rocha.

Desenvolvimento regional

O deputado também destacou o papel do IFMA no desenvolvimento regional.

“O apoio ao Instituto Federal garante o desenvolvimento das regiões onde seus campus estão instalados. Formando excelentes profissionais, o Instituto assegura que seus alunos saiam empregados ou se tornem empreendedores. Esse tipo de ação parlamentar contribui para fortalecer o Instituto Federal do Maranhão. Graças ao professor Carlos César, seis novos campus serão implantados no estado. Parabéns ao professor pelo respeito conquistado junto à bancada federal, pois seu compromisso com a educação é reconhecido. Estamos empenhados em garantir mais recursos para o Instituto, que beneficia diretamente a população maranhense”, completou Hildo Rocha.

O reitor do IFMA, Carlos César Ferreira, ressaltou a relevância da parceria com a bancada federal.

“Agradeço ao deputado Hildo Rocha e à bancada federal pelo apoio ao Campus Grajaú, que celebra nove anos de funcionamento. A comunidade agora conta com um novo complexo esportivo, graças ao suporte recebido. O Instituto Federal do Maranhão avança na promoção de uma educação profissional, científica e tecnológica em sintonia com os arranjos produtivos locais, assegurando uma formação de qualidade para nossos jovens, com o auxílio dos parlamentares em iniciativas como complexos esportivos, restaurantes estudantis entre outra ações”, destacou.

Expansão

O reitor enfatizou que novas inaugurações estão previstas para acontecer em breve.

“Em breve, começaremos a fase de inaugurações. Seis restaurantes estão prontos, e os deputados estão convidados para essa celebração. O processo de licitação para mais quatro está quase finalizado. Até o final do ano, esperamos ter dez restaurantes operacionais, com quatro em fase de licitação e seis já prontos para servir a sociedade maranhense e o povo brasileiro. Agradeço ao deputado Hildo pelo apoio à educação e ao nosso instituto”, disse o reitor.

Melhorias relevantes

Representando o corpo discente, o aluno Marcos Luiz da Silva Souza, diretor esportivo do Grêmio Estudantil, comemorou a conquista.

“Antes, contávamos apenas com uma quadra não coberta, o que afetava os atletas por causa do sol e do desgaste. Agora, temos uma quadra coberta, um campo de futsal, uma quadra de areia e um campo de handebol, que beneficiarão tanto a prática esportiva quanto o desenvolvimento dos alunos. Agradecemos especialmente ao deputado Hildo Rocha pelo apoio na realização deste sonho. Com esses novos espaços, teremos oportunidades de evoluir em várias modalidades esportivas e conquistar ainda mais”, destacou o estudante.

Maranhão recebe reconhecimento nacional por cumprir, antes do prazo, 100% das ações do Programa Nacional de Gestão e Inovação

O Maranhão foi apontado pelo Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) como o primeiro estado a formalizar a adesão e cumprir todas as 25 metas previstas no Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI).

Em celebração ao feito, o governador do Estado, Carlos Brandão, recebeu nesta terça-feira (26), reconhecimento nacional pelo pioneirismo dentro da programação do XVI Congresso do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), que acontece até o dia 28 de agosto, em Brasília (DF).

O Consad é o maior congresso do país na área e reúne nesta edição mais de 6 mil participantes. O Maranhão consolidou-se como referência nacional por ter finalizado integralmente seu plano de trabalho no PNGI, quatro meses antes do prazo estabelecido.

O plano se encerraria apenas em dezembro de 2025, mas a agilidade e o compromisso da equipe estadual, coordenada pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), transformaram a meta em um marco antecipado.

“Hoje é uma data muito importante para o Maranhão, estamos sendo reconhecidos como um governo de gestão eficiente. Fomos o primeiro estado a aderir ao PNGI, em novembro de 2023 e fomos também, o primeiro estado a concluir o plano de trabalho quatro meses antes do prazo. O foco é melhorar a gestão com economicidade, com transparência, com sustentabilidade, garantindo melhores serviços à população”, comemorou o governador Carlos Brandão.

Entre as entregas já realizadas pelo Maranhão, dentro do PNGI, destacam-se o início da emissão da nova Carteira de Identidade Nacional, a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI!) e a publicação do Decreto Estadual sobre a Política de Cotas para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, que dispõe sobre a exigência de percentual mínimo de contratações, na gestão pública, para este público.

“A gente acha muito importante fortalecer a capacidade dos estados para entregar melhores serviços para a população e o Maranhão foi nosso primeiro parceiro nisso, ele foi o pioneiro em celebrar conosco um plano de trabalho no PNGI. É muito gratificante ter um estado que é tão parceiro nosso na implementação desse programa. Isso ajudou a inspirar outros estados”, afirmou, durante o evento a secretária-executiva do MGI, Cristina Mori.

De acordo com Mori, 22 estados brasileiros já assinaram ou estão prestes a assinar planos de trabalho no PNGI. “O Maranhão sendo pioneiro nos ajudou a demonstrar que era possível essa parceria entre Governo Federal e os Estados. Isso gera muitos resultados e consegue alcançar metas que chegam da melhor forma para a população”, pontuou Cristina Mori.

Eficiência e economia na gestão pública

Para o titular da Sead, secretário Guilberth Garcês, que também participou do XIV Congresso Consad, o prêmio celebra o desenvolvimento do Maranhão na área de governança e gestão pública, com a adoção de serviços e metas que garantem cortes de gastos e serviços mais eficientes à população.

“Esse prêmio materializa o desenvolvimento do Estado na área de governança e gestão. Reconhece o governador Carlos Brandão e a sua gestão como referência nacional. Essa gestão realmente é transformadora e isso vem se espelhando em serviços públicos melhores para todos os maranhenses”, avalia o secretário.

Há um ano, em agosto de 2024, o Maranhão já apresentava resultados positivos, como a economia de quase 11 milhões de folhas de papel com o uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI!), que agilizou a tramitação de mais de 26 mil processos e conta com 19,7 mil usuários ativos. O estado também ganhou destaque na emissão da nova Carteira de Identidade Nacional, com cerca de 430 mil documentos, e avançou na integração de serviços públicos ao login único do gov.br.

“O Maranhão tem dado passos largos na direção dessa realização importante da inovação nos serviços públicos estaduais e esse reconhecimento, aqui nesta edição histórica do Consad, que completa 25 anos. Temos feito um trabalho para fortalecer o elo federativo entre os estados e para voltar atenção especial às necessidades do cidadão, em relação às políticas públicas”, destacou Samuel Nascimento, presidente do Consad.

Sobre o PNGI

O Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI) é um conjunto de ferramentas e soluções tecnológicas adotadas pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, do Governo Federal, para dar mais eficiência e economicidade à gestão pública no país.

O PNGI já reúne mais de 20 estados em torno de um objetivo comum: modernizar a gestão pública e levar mais eficiência para o dia a dia do cidadão.

Com o PNGI, governos economizam, servidores são capacitados e serviços digitais chegam mais rápido até a população. O programa representa menos filas e mais praticidade aos usuários dos serviços, além de maior economia nos gastos públicos.

Governistas apontam incoerência da oposição ao não apoiar PL que reestrutura atuação da Agemsul em Imperatriz, Açailândia e Balsas

POLITICA: Os deputados Neto Evangelista (União), Antônio Pereira (PSB) e Florêncio Neto (PSB), ao defender a aprovação do Projeto de Lei n⁰ 359/2025, que reforça a atuação e a estrutura da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (Agemsul), também apontaram incoerência do grupo oposicionista, que parece não querer
apoiar as ações que visam impulsionar municípios daquela região.

Neto Evangelista ressaltou que o PL trata da “reestruturação e ampliação” da Agemsul, estendendo a abrangência do órgão, restrita hoje à regional de Imperatriz, para as de Balsas e Açailândia. “Os prefeitos da região pediram que as obras estaduais daquela área fossem tocadas pela Agemsul, porque fica ali mais próximo. O que o governador está fazendo é uma descentralização do governo, o que é importante e fundamental”, afirmou.

E, na visão de Neto Evangelista, é essa proximidade que será criada a partir dessa reestruturação que está assustando o grupo oposicionista. “A presença do Estado ali mais próximo. Talvez seja esse o desespero da oposição”, disse.

Evangelista, inclusive, pediu “desculpas alheias” ao deputado Davi Brandão (PSB) por este ter sido desconsiderado pelo deputado Fernando Braide (Solidariedade). Durante a discussão do PL, o parlamentar do SDD acabou tratando sobre outros temas, o que não fere o regimento da Casa.

Quantitativo de obras

Em aparte, o deputado Antônio Pereira (PSB), que tem Imperatriz como base, destacou o grande volume de obras do governo na região, somando mais de 220.

“A estrutura, no passado, recente, era pequena, e nós precisamos adequá-la. Na realidade, eu nunca vi na Região Tocantina, um quantitativo de obras tal qual vejo agora”, assinalou Antônio Pereira, reforçando que, em média, são 10 obras por cidade sendo realizada pelo governo.

Florêncio Neto observou que o Maranhão é um estado de dimensão continental e que, por isso, o trabalho de órgãos com a Agemsul é essencial.

“Não faria sentido ter uma Agência numa região tão importante do Maranhão e ela não cumprir seu devido papel”, afirmou, justificando a necessidade da ampliação e reestruturação da Agemsul.

Com o Paz no Campo, Maranhão é destaque em regularização fundiária rural no Prêmio Solo Seguro

Prêmio Solo Seguro reconheceu iniciativa do Maranhão como referência nacional (Foto: Gilson Teixeira)

O Maranhão foi destaque na edição 2024/2025 do Prêmio Solo Seguro realizada nesta segunda-feira (25) na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília (DF). O governador Carlos Brandão e o presidente do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), Anderson Ferreira, estiveram presentes na solenidade. O programa maranhense Paz no Campo foi premiado como referência nacional na regularização fundiária rural, com mais de 20 mil famílias beneficiadas com títulos de propriedade.

O governador Carlos Brandão destacou que a escolha do programa maranhense como referência nacional, foi feita por uma das instâncias mais respeitadas do judiciário brasileiro e que, em um universo de 143 propostas de todo o país, se destacou e foi reconhecido entre os 27 projetos vencedores. Ele ressaltou o orgulho de ter o trabalho da gestão estadual como exemplo em uma questão tão importante com a da regularização fundiária.

“O Maranhão ficou em primeiro lugar na regularização fundiária rural. Portanto, eu divido esse prêmio com toda a nossa equipe do Iterma, que fez um trabalho eficiente. Lembrando que esse ano está programado para distribuirmos mais 10 mil títulos de terra no Maranhão, pois entendemos que regularização fundiária é cidadania, é reconhecimento e, acima de tudo, é justiça social”, declarou Brandão.

A cerimônia de premiação contou com a presença do presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso. Ele lembrou a importância da premiação por fomentar iniciativas em todo o país e convidou todos os presentes a se empenharem cada vez mais por essas pautas.

“Eu queria encorajar todas as pessoas que estão aqui e que provavelmente já têm esse compromisso a incluírem no seu rol de preocupações prioritárias o tema da regularização fundiária e ajudar a pensar soluções, ajudar a empurrar a história na direção certa para termos um país com uma organização fundiária que assegure justiça, produção e proteção ambiental, que é outro valor que prezamos muito”, conclamou.

O Prêmio Solo Seguro é uma iniciativa da Corregedoria Nacional de Justiça, que reconhece projetos inovadores voltados à regularização fundiária em todo o país. Ao entregar o prêmio para a iniciativa maranhense, o corregedor nacional de justiça, ministro Mauro Campbell Marques, ressaltou a alegria com os exemplos no Maranhão.

“É um trabalho que, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado, faz com que o judiciário seja um veículo indutor de políticas públicas de regularização fundiária, isso faz com que haja não só a titulação, mas tudo o que decorre dela, sobretudo cidadania, respeito e segurança para o cidadão que não tinha o registro, além da possibilidade de acesso a crédito, o que gera riqueza. Parabéns ao estado do Maranhão”, elogiou.

Para o presidente do Iterma, Anderson Ferreira, a premiação dá ainda mais forças para o avanço do programa estadual, que tem como objetivo reduzir os conflitos de terra proporcionando segurança jurídica através do fortalecimento da regularização fundiária.

“Isso é um marco e um sinal de que estamos no caminho certo. O governador Carlos Brandão foi muito assertivo quando teve a coragem e a determinação de colocar a regularização fundiária como prioridade do seu governo e estamos tendo esse reconhecimento do CNJ como referência nacional em regularização fundiária rural”, destacou Anderson Ferreira.

O presidente do Iterma também ressaltou que o programa maranhense combate a grilagem e trabalha a arrecadação de terras devolutas.

“São mais de 200 mil hectares de terras que foram retomadas para o patrimônio público. Todo esse leque, incluindo os combates aos conflitos, foi reconhecido pelo CNJ e, por isso, estamos recebendo esse prêmio que mostra que o Iterma é referência entre os melhores órgãos de terra do Brasil. Isso é reflexo de muito trabalho, de uma equipe engajada e especializada”, frisou.

O Prêmio Solo Seguro também concedeu 15 menções honrosas, sendo duas delas para o Maranhão por iniciativas inovadoras do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), que impactaram diretamente a vida de comunidades tradicionais e promoveram a sustentabilidade ambiental: o Projeto Alcântara e o Projeto Florestas Seguras: Justiça e Sustentabilidade.

O presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, agradeceu a homenagem e lembrou que o Projeto Florestas Seguras é o maior plano de regularização da Floresta dos Guarás como área de proteção permanente, impactando os municípios de Cururupu e Serrano do Maranhão, tornando possível trabalhar a sustentabilidade com desenvolvimento humano, social e econômico para famílias que vivem da floresta, como pescadores, coletadores e pequenos agricultores familiares.

Ele também destacou a união de forças para tornar possível o Projeto Alcântara, que solucionou um impasse que se arrastava por 40 anos e trouxe segurança jurídica para mais de 3 mil famílias maranhenses.

“O projeto de Alcântara tivemos a justiça federal e todos os órgãos, como o Ministério Público Federal, nos apoiando. Foram mais de 152 comunidades beneficiadas em um acordo firmado com o Centro de Lançamento do Alcântara, em um projeto de conciliação que durava 40 anos e conseguimos solucionar e entregar [os títulos] para essas comunidades, impactando mais de 3 mil famílias em Alcântara, com apoio também do Governo do Maranhão”, observou.

Casas para Porquinhos e Escalvado são viabilizadas por Hildo Rocha

O deputado federal Hildo Rocha (MDB), acompanhado da prefeita Raimunda do Josemar, da vice-prefeita, professora Neide, de vários vereadores e do secretário de articulação, Adailton Cavalcante vistoriou a construção de cem casas localizadas nas aldeias Porquinhos e Escalvado, no município de Fernando Falcão. As unidades habitacionais foram viabilizadas por Hildo Rocha, dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida.

“Tirei o dia de hoje para vistoriar, juntamente com a prefeita Raimunda, a vice Neide, o Adailton, os vereadores Júnior, Neto, Luruta, Patrícia e Emivaldo, essas cem casas que beneficiam as duas maiores aldeias do Maranhão, da etnia Kanela, que são a Escalvado e Porquinhos”, destacou Hildo Rocha.

Durante a vistoria o deputado federal Hildo Rocha verificou a evolução e a qualidade das casas que estão sendo construídas nas duas aldeias indígenas e conversou com vários beneficiados que mostraram ao parlamentar as suas futuras moradias e a casas que moram atualmente.

“A alegria dessas famílias que estão realizando o sonho de ter uma casa de alvenaria com piso e cobertura cerâmica é contagiante. Eles fizeram questão de mostrar as péssimas condições de moradia e as suas futuras residências”, comentou o parlamentar maranhense.

Realização de sonhos 

Em roda de conversas com as pessoas que serão beneficiadas com uma casa o parlamentar maranhense falou sobre o retorno do programa Minha Casa, Minha Vida.

“Fui nomeado secretário executivo do Ministério das Cidades pelo presidente Lula com a responsabilidade de implantar vários programas no âmbito do ministério, entre eles, o Minha Casa, Minha Vida. Tive o apoio integral do ministro Jader Filho para o retorno do programa que atualmente tem quase dois milhões de habitações contratadas, sendo que muitas já entregues e outras em construção, a exemplo dessas cem casas, o que me deixa muito satisfeito por ver que meu trabalho, a minha dedicação, o meu esforço estão resultando em realizações de sonhos de muitas famílias”, declarou Hildo Rocha.

A prefeita Raimunda do Josemar destacou a satisfação das famílias contempladas e agradeceu ao deputado Hildo Rocha.

“Sinto uma enorme felicidade em testemunhar a alegria das pessoas que serão beneficiadas. Agradeço ao deputado Hildo Rocha pelo incansável apoio, pois sem ele, isso não seria possível. Também agradeço ao cacique Ari e a todos os líderes da aldeia pela parceria”, disse a prefeita.

Outros benefícios

O secretário de Articulação Política, Adailton Cavalcante, ressaltou que além das 100 casas viabilizadas pelo deputado Hildo Rocha, 50 na Aldeia Porquinhos e 50 na Aldeia Escalvado, o deputado é autor de dezenas de outras ações relevantes que contribuíram para a melhoria da qualidade de vida da população fernandense, inclusive as comunidades indígenas.

“Falar dos benefícios viabilizados pelo deputado Hildo Rocha é muito fácil porque aqui em Fernando Falcão, para todo lado que a gente ande tem benefícios que só foram conquistados, graças ao apoio dele. Estradas, escolas, poços artesianos, postos de saúde, enfim, em todos os setores da administração pública de Fernando Falcão tem benefícios assegurados por Hildo Rocha. Hoje, por exemplo, estamos realizando a vistoria nas 100 casas que serão entregues em breve, nas Aldeias dos Calvados e Porquinhos”, sublinhou Adailton.

A secretária de Assuntos Indígenas, Elinete Horarac Canela, reforçou a expectativa da comunidade.

“Primeiro, quero agradecer a Deus. Estamos recebendo o Hildo Rocha e sua comitiva, junto com o cacique Ari. Sou muito grata, pois o povo Kanela estava aguardando ansiosamente. Todos estão muito felizes por essa ação tão importante realizada em parceria com o nosso deputado federal Hildo Rocha”, declarou Elinete.

O cacique Ari também destacou a relevância das obras: “Primeiramente, quero agradecer ao deputado Hildo Rocha por ele ter atendido o nosso pedido. Ele mais uma vez abraçou nossa luta em prol do desenvolvimento do povo Kanela e do município de Fernando Falcão. Juntos com a prefeita Raimunda, o secretário Adailton Cavalcante, a vice-prefeita Neide e todos do grupo. Agradeço também ao presidente Lula por oferecer benefícios ao nosso povo”, sublinhou o cacique.

Porto do Itaqui e Marinha do Brasil avançam em alinhamento para fortalecer segurança da navegação

Porto do Itaqui e Marinha do Brasil discutem fortalecimento da segurança da navegação (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de alinhar diretrizes e fortalecer a parceria institucional entre o Porto do Itaqui e a Marinha do Brasil, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) realizou uma reunião com o Comandante do 4º Distrito Naval, Almirante Batista.

Durante o encontro, foram discutidos posicionamentos convergentes para a formalização de Acordos de Cooperação Técnica, voltados ao fortalecimento da segurança da navegação e ao desenvolvimento estratégico do estado do Maranhão.

Representando a Emap, participaram da reunião o Diretor de Engenharia e Manutenção, Marcel Santos, e o Gerente do Vessel Traffic Service (VTS), Alexandre Gomes.

Brandão entrega obra de recuperação estrutural do Viaduto do Café, em São Luís

– Governador celebrou a entrega da obra ao lado do secretário Aparício Bandeira (Foto: Rodrigo Ribeiro)

Executada em quatro meses, a obra de recuperação estrutural do Viaduto do Café, no bairro Outeiro da Cruz, em São Luís (MA), foi concluída e o tráfego no elevado já está liberado em todos os sentidos para motoristas e pedestres. O governador do Estado, Carlos Brandão, anunciou a entrega neste domingo (24), em postagem nas redes sociais.

O governador lembrou na publicação que a entrega da obra no Viaduto do Café integra o conjunto de ações coordenadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) para recuperação de dezenas de pontes e viadutos em todo o Maranhão.

“Hoje estamos entregando essa belíssima obra, trazendo segurança e mobilidade para a população de São Luís. Lembrando que nós já reformamos e construímos mais de 40 pontes e viadutos no nosso estado. Uma medida preventiva”, anunciou o governador.

Dentre os projetos já finalizados, Carlos Brandão citou a inauguração da ponte sobre o Rio Preguiças, em Barreirinhas (MA), um dos maiores projetos da última década para impulsionar o turismo na região dos Lençóis Maranhenses, e a obra de recuperação estrutural da Ponte José Sarney, em São Luís.

“Fizemos também a ponte de Barreirinhas, muito importante para os Lençóis Maranhenses, assim como a requalificação completa da ponte José Sarney. O Viaduto do Café está pronto, está novinho. É o nosso governo trabalhando para todos”, disse Brandão.

Obra em tempo recorde

De acordo com a Sinfra, as obras estruturais no Viaduto do Café foram 100% finalizadas, pendente apenas a aplicação da sinalização nas vias, etapa que está marcada para esta semana.

A obra no Viaduto do Café consistiu na consolidação dos aterros das cabeceiras, recuperação estrutural dos pilares, substituição dos aparelhos de apoio, estabilização do tabuleiro, pintura da estrutura metálica existente e execução de nova pavimentação asfáltica sobre o viaduto e em suas cabeceiras.

O titular da Sinfra, secretário Aparício Bandeira, visitou a obra já concluída ao lado do governador Carlos Brandão e comemorou a celeridade na execução do projeto.

“O Viaduto do Café estava com problemas estruturais sérios. Nossas equipes recuperaram toda a estrutura, tanto de pilares, quanto de vigas e longarinas, além de toda a plataforma da ponte. E entregamos antes do prazo de oito meses, pois fizemos a obra em quatro. O viaduto está pronto, seguro e liberado para a população”, afirmou Aparício Bandeira.

Iracema Vale participa do lançamento do projeto estadual “Tô Conectado” Maranhão

Governador Carlos Brandão e presidente da Alema, Iracema Vale, no ato de entrega dos tablets para os estudantes

Agência Assembleia

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, na sexta-feira (22), do lançamento da nova etapa do programa ‘Educação de Verdade’. Nesta fase, com o eixo “Tô Conectado”, o Governo do Maranhão vai distribuir tablets para mais de 250 mil alunos da rede estadual de ensino, com o objetivo de fortalecer o processo de aprendizagem e ampliar o acesso à tecnologia nas escolas.

Durante o evento, Iracema Vale destacou a importância do investimento na educação e a iniciativa do governo estadual em garantir mais recursos para os estudantes.

“Hoje, a educação do Maranhão dá um salto de qualidade ao garantir que cada aluno tenha em mãos uma ferramenta que facilita o aprendizado. O governador está proporcionando a todos os estudantes do ensino médio essa oportunidade, o que nos deixa felizes e confiantes de que a educação no nosso estado está avançando a passos largos”, afirmou a chefe.

Deputada Iracema Vale e governador Carlos Brandao com estudantes que receberam tablets nessa etapa do programa ‘Educação de Verdade’

O governador Carlos Brandão também enfatizou o compromisso do governo com a educação pública de qualidade e o impacto do projeto para o futuro dos jovens maranhenses.

“Estamos investindo em tecnologia e inovação porque acreditamos que a educação transforma vidas. Com o ‘Tô Conectado’, damos aos nossos alunos condições para aprender mais, melhor e de forma mais conectada com o mundo”, disse o governador.

Iracema Vale, ao lado do governador Carlos Brandão, que falou sobre a importância do programa para a inovação na educação estadual

Educação de Verdade

O ‘Tô Conectado’ integra o conjunto de ações do programa Educação de Verdade, que busca modernizar o ensino e oferecer melhores condições para alunos e professores, reforçando o compromisso do governo com a educação pública de qualidade no Maranhão.

O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, também destacou o alcance da ação. “Todos os alunos da rede estadual vão ganhar o seu tablet para melhorar os resultados da nossa educação”, ressaltou.

Solenidade de lançamento da nova etapa do programa ‘Educação de Verdade’, voltado ao eixo “Tô Conectado”

O evento contou ainda com a presença da secretária de Educação do Maranhão, Jandira Dias; do deputado federal Duarte Júnior (PSB); dos deputados estaduais Antônio Pereira (PSB), Mical Damasceno (PSD), Neto Evangelista (União) e Helena Dualibe (PP); do presidente da FAMEM, Roberto Costa (MDB); além de outras autoridades e estudantes da rede estadual.

Governo promove campanha “Adorno Zero” no Hospital da Criança de Colinas

– A ação contou com abordagens educativas que reforçaram orientações sobre higiene, biossegurança e prevenção de infecções (Foto: Glauber Dias)

O Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Saúde realizou no Hospital da Criança de Colinas uma ação da campanha “Adorno Zero”, com o objetivo de conscientizar os profissionais sobre os riscos do uso de acessórios durante a rotina hospitalar. A iniciativa foi organizada pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) e pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). A ação contou com abordagens educativas que reforçaram orientações sobre higiene, biossegurança e prevenção de infecções.

De acordo com a enfermeira da CCIH, Yohanna Menezes, adornos como brincos, pulseiras, anéis, colares e relógios dificultam a higienização adequada das mãos e superfícies do corpo favorecem a contaminação. “Por isso, promovemos essa campanha para orientar, educar e estimular a mudança de hábitos entre os profissionais”, explicou.

Para a enfermeira Ana Paula Delmond, responsável pelo NEP, a proposta vai além da orientação individual. “Nós queremos mobilizar os profissionais para que se tornem agentes de divulgação de um ambiente hospitalar mais seguro. É fundamental que todos colaborem e evitem o uso de acessórios dentro do Hospital da Criança”, frisou.

A gerente de enfermagem Karen Varão destacou que campanhas como essa reforçam a segurança de pacientes e colaboradores. “A equipe está de parabéns. Esse tipo de iniciativa é essencial para qualificarmos a assistência prestada e garantirmos um ambiente seguro para todos”, afirmou.

A política de Adorno Zero segue a Norma Regulamentadora nº 32 (NR-32) do Ministério da Saúde e as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que proíbem o uso de piercings expostos, correntes, presilhas, broches e outros adereços por profissionais e pessoas que circulam nas unidades hospitalares.

O Hospital da Criança de Colinas integra a rede de Estado da Saúde e é gerenciado pelo Instituto Acqua.