Antônio Pereira pede seriedade à oposição e afirma que Brandão é líder natural da sucessão estadual

POLITICA: Em aprofundado discurso, o deputado Antônio Pereira (PSB) ressaltou que o governador Carlos Brandão (PSB) tem mostrado trabalho e feito uma grande gestão, mesmo com a oposição tentando tumultuar o andamento das ações. Na fala, durante o Grande Expediente da sessão desta quarta-feira (9), o parlamentar pontuou ações de impacto do governo e destacou a capacidade administrativa do chefe do Executivo.

“Quem observa as atitudes do governador Carlos Brandão sabe que ele pensa muito em gestão e em fazer uma grande gestão, como está fazendo pelo povo do Maranhão. Agora, a oposição tem obstaculado essa gestão dele”, resumiu.

Ao criticar o discurso vazio de oposicionistas, Antônio Pereira cobrou sensatez do grupo de opositores ao governo. “Acho que devemos tratar essas questões com muita seriedade. Nós não podemos fazer oposição por oposição”.

O parlamentar defendeu que Carlos Brandão é o líder natural da sucessão estadual, assim como fizeram seus antecessores. “Um governador que está já no último ano do seu mandato, porque nós estamos praticamente a um ano das eleições, não pode pensar numa reeleição? Não pode pensar num projeto de sucessão? Pode sim. Todos pensaram”, argumentou.

Também elogiou os investimentos feitos em Imperatriz, que hoje reconhece e aprova o trabalho feito por Brandão na cidade. “O governador Carlos Brandão foi para dentro de Imperatriz e conquistou a cidade. E é por isso que ele tem os altos índices de aprovação, sem desmerecer, pelo contrário, nenhum governador anterior”, enfatizou.

Ao contrapor informação infundadas da oposição, o deputado Antônio Pereira ressaltou, ainda, a continuação do trabalho de expansão dos Centros de Hemodiálise, que ganharão em breve novas unidades em Santa Inês, Colinas e Paço do Lumiar. “É o compromisso e a responsabilidade do governador Brandão no sentido da saúde pública, da expansão das clínicas de hemodiálise no Maranhão”, assinalou.

Marisqueiras e pescadores da Raposa vão ganhar casas viabilizadas por Hildo Rocha

Famílias de coletores de mariscos, pescadores artesanais e agricultores familiares do município de Raposa, na ilha de São Luís, assinaram os contratos que garantem a construção de 49 casas do Programa Minha Casa, Minha Vida. O ato que simboliza um importante avanço na política habitacional do município, é o resultado do trabalho realizado por Hildo Rocha, em duas etapas, com o apoio de diversas autoridades dos Executivos Federal, Estadual e Municipal.

Em 2023, na condição de secretário-executivo do Ministério das Cidades, com o apoio do presidente Lula, do ministro das Cidades, Jader Filho e do governador do Maranhão, Carlos Brandão, Hildo Rocha conseguiu o credenciamento de 53 municípios maranhenses no novo Programa Minha Casa, Minha Vida, que acabava de ser recriado pelo presidente Lula.

Na etapa seguinte, já no exercício do mandato de deputado federal, Hildo Rocha ajudou a viabilizar os recursos financeiros que garantem o financiamento do projeto no Maranhão.

A longa espera terminou

Como resultado desse trabalho, milhares de beneficiários do Minha Casa, Minha Vida, no Maranhão, já podem comemorar a concretização do sonho da casa própria. Pescadores artesanais e marisqueiros de Raposa estão entre as comunidades beneficiadas por meio da ação capitaneada pelo parlamentar maranhense.

“Estamos celebrando a assinatura do contrato para a construção de habitações na área rural de Raposa, beneficiando 49 famílias. Essas famílias, compostas por pescadores, coletores de mariscos e agricultores familiares, terão agora suas casas próprias. Agradeço ao presidente Lula, ao ministro das Cidades, Jader Filho, e ao governador Carlos Brandão pelo apoio que possibilitou a chegada desse benefício para essas pessoas. Agradeço também ao vereador Ronei que juntamente com o prefeito Eudes Barros também contribuíram para que pudéssemos chegar a este momento tão feliz e tão significativo”, comemorou Hildo Rocha.

A contribuição de Hildo Rocha para a volta do Minha Casa, Minha Vida

Durante seu discurso, o parlamentar também ressaltou sua contribuição para a volta do Programa Minha Casa, Minha Vida.

“Tive a honra de ser convidado pelo presidente Lula para participar da equipe que reformulou o programa, melhorando a qualidade das casas rurais que agora tem estrutura semelhante às urbanas, incluindo sala, quartos, cozinha, terraço e área de serviço, entre outras melhorias relevantes”, destacou Hildo Rocha.

Dignidade e desenvolvimento para Raposa

O vereador Ronei de Jesus Silva Moraes também destacou a importância do momento.

“Hoje é um momento importante com a presença do prefeito Eudes Barros e do deputado federal Hildo Rocha. Estamos aqui para a assinatura dos contratos que garantirão a 49 beneficiários a construção de suas casas próprias, promovendo dignidade, desenvolvimento para Raposa e melhor qualidade de vida para nossos cidadãos”, afirmou o parlamentar.

Apoio para quem mais precisa

O prefeito Eudes Barros expressou sua alegria com a realização do sonho das famílias beneficiadas.

“É um momento de alegria participar deste evento e ver as famílias da comunidade Cumbique sendo beneficiadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida, apoiado pelo deputado Hildo Rocha, pelo presidente Lula e pelo vereador Ronei. Como prefeito, estou agradecido pela colaboração do deputado. Ao todo, 49 famílias receberão suas casas até o final do ano. Isso representa a realização de um sonho para muitos que moravam com parentes ou de . O programa do governo federal tem sido fundamental para apoiar quem mais precisa”, declarou Eudes Barros.

A expectativa é que as casas sejam entregues até o final do ano, garantindo dignidade e melhores condições de moradia às famílias de Raposa.

Base governista unida desconstrói narrativa de oposicionistas na Assembleia

POLITICA: Unida, a base governista na Assembleia Legislativa desconstruiu a artimanha que está sendo usada em discursos pelos oposicionistas. Na sessão desta terça-feira (8), os deputados Neto Evangelista (União), Daniella (PSB), Florêncio Neto (PSB) e Adelmo Soares (PSB) rebateram a oposição e subiram o tom em defesa dos avanços e ampliação nos serviços de hemodiálise no Maranhão.

Neto Evangelista revelou o modus operandis da oposição. “Eles vão atrás de informação – que eles têm muita informação, inclusive de dentro do governo – sobre o que vai começar a funcionar. Aí, eles vêm aqui na tribuna da Assembleia, fazem uma denúncia, sabendo que aquilo já vai começar, para dizer que o governo só fez porque foi denunciado”, detalhou.

E avisou: “Que fique registrado que essa artimanha já é conhecida por todos nós”.

Diante da fala de oposicionistas sobre suposta demora na entrega do Centro de Hemodiálise de Santa Inês, ressaltou que o governo tem que tomar todas as providências para que a unidade esteja apta a funcionar. Evangelista também afirmou que não viu a mesma indignação anos atrás em Presidente Dutra, quando o então secretário Carlos Lula (PSB) entregou centro de hemodiálise que não pode funcionar por falta de água de qualidade.

Confirmação e avanços
A deputada Daniella, que tem base na região de Presidente Dutra e Caxias, confirmou a fala de Evangelista e também enalteceu avanços do governo na área da saúde. “Foi inaugurado e, de fato, não teve seu início no período da inauguração, porque não estava apto, não estava pronto para funcionar”, disse.

A parlamentar enfatizou o trabalho de ampliação do número de atendimentos ofertados pelo governo de Carlos Brandão. “A gente precisa fazer este justo reconhecimento para dizer que, em 2023, nós saímos de um patamar de 1.789 pacientes atendidos e em 2025, mais de 3.599 pacientes recebendo este serviço da rede estadual de saúde”, disse.

Cunho eleitoreiro
O deputado Florêncio Neto, além de questionar o deputado Carlos Lula sobre se ele tinha conhecimento das condições inadequadas da unidade de Presidente Dutra na época da inauguração, afirmou que a entrega teve cunho eleitoreiro, pois foi feita no “apagar da luzes” do prazo para desincompatibilização para as eleições, em 30 de março de 2022.

“Uma inauguração dessas, feita no apagar das luzes, soa como querer fazer número”, disse o deputado, reforçando: “Nesse caso de Presidente Dutra, deputado Carlos Lula, que muitas vezes acusa o governador Carlos Brandão de ser politiqueiro, V. Exa. fez isso ao abrir uma unidade importante como aquela, sem ter o cuidado de saber a qualidade da água”.

Mais próximo
O deputado Adelmo Soares ressaltou que o laudo da Vigilância Sanitária saiu no dia 1⁰ de julho e que estranha a fala, porque os oposicionistas conhecem os prazos e exigências do setor de hemodiálise. Também disse que a pressa só ocorre agora e não foi vista quando eles estavam no comando do Estado e a necessidade da população já existia.

“O povo está precisando há muito mais tempo, há muito mais anos. E agora está muito próximo de ser inaugurado”, afirmou, reforçando que é preciso reconhecer os avanços desses três anos do governo de Carlos Brandão.

Governo entrega ambulância em Coelho Neto e autoriza construção de policlínica

O Governo do Maranhão avança na saúde com a assinatura da ordem de serviço para instalação de uma policlínica e a entrega de uma nova ambulância para o município de Coelho Neto, no leste maranhense, em solenidade ocorrida nesta segunda-feira (7).  A policlínica beneficiará não apenas os moradores de Coelho Neto, mas também a população de municípios vizinhos.

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, reforçou o compromisso do governo estadual com a descentralização da assistência. “Os investimentos para fortalecer a saúde no Maranhão não param. A construção da Policlínica de Coelho Neto e a entrega de mais uma ambulância é mais uma demonstração do cuidado do governador Carlos Brandão com a população. Estamos ampliando o acesso, encurtando distâncias e garantindo mais resolutividade com serviços de qualidade perto de casa”, afirmou.

Presente na solenidade de assinatura, o secretário de Estado Extraordinário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, destacou o papel do município na parceria. “O prefeito Bruno Silva tem sempre buscado melhorias para a cidade e não seria diferente com a saúde. O governador Carlos Brandão tem caminhado de mãos dadas com a população para cuidar de quem precisa, e com a policlínica não será diferente. Serão várias especialidades atendendo um sonho antigo, não só de Coelho Neto, mas de toda a região, que passará a ter uma saúde mais digna e eficiente”, declarou Orleans.

A policlínica irá integrar a rede estadual de saúde e se tornará referência em serviços especializados na região, contribuindo para descentralizar os atendimentos e reduzir a necessidade de deslocamentos longos até centros maiores. A ambulância entregue ao município também reforçará o transporte sanitário, garantindo mais segurança e agilidade nos casos de urgência.

 

Policlínica

A unidade vai ofertar serviços em cardiologia, endocrinologia, ortopedia, gastroenterologia, ginecologia e psiquiatria, além de atendimentos multiprofissionais com psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais e equipe de enfermagem.

O espaço contará ainda com exames laboratoriais e de imagem, incluindo eletrocardiograma, ecocardiograma, Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (Mapa), holter (teste que monitoriza continuamente a atividade elétrica do coração durante 24 horas ou mais, utilizando um dispositivo portátil), ultrassonografia, raio-X, endoscopia, colposcopia (exame ginecológico que usa microscópio para examinar detalhadamente o colo do útero, a vagina e a vulva) e exame citopatológico (também conhecido como exame preventivo ou Papanicolau; detecta alterações nas células do colo do útero que podem indicar a presença de lesões precursoras do câncer ou do próprio câncer).

O prefeito do município de Coelho Neto, Bruno Silva, comemorou a concretização de uma demanda histórica da população. “Hoje, o sonho da nossa policlínica se torna realidade. Gestão se faz com parcerias e temos contado com a mão amiga do Governo do Estado, que já trouxe tantos benefícios e continua olhando por nós. Coelho Neto está no centro das discussões do governo com mais essa conquista para a nossa população”, afirmou o prefeito.

A nova unidade funcionará em um prédio cedido pela Prefeitura Municipal, que será totalmente reformado e adequado para o novo perfil assistencial, localizado na Rua Dr. Luís Raimundo, S/N, Centro.

Moradora de Coelho Neto e beneficiária do Bolsa Família, Rosário Costa, de 66 anos, falou da importância dessa nova unidade para a comunidade. “É maravilhoso. A gente tinha que procurar atendimento médico longe daqui. Agora, com a policlínica e o atendimento de ortopedia vai ser muito melhor para todo mundo. A ambulância também vai ajudar muito quem precisa melhorando o deslocamento”, pontuou a moradora.

A técnica em enfermagem Yara da Silva Lopes, de 27 anos, também destacou os benefícios do novo serviço. “A policlínica é de suma importância. Mesmo com hospital e UPA, a saúde aqui ainda é muito carente. Essa iniciativa vai ajudar demais. A população precisa de especialidades, exames e consultas, e agora a gente vai ter esse acesso aqui mesmo. A expectativa é que só melhore”, disse Yara.

 

Rede

A Policlínica de Coelho Neto integra a rede estadual de policlínicas, que já conta com 18 unidades em funcionamento. Elas estão distribuídas na capital – Diamante, Vinhais, Vila Luizão, Cidade Operária, Idoso, Criança, Cohatrac e Coroadinho – e nos municípios de São José de Ribamar, Santa Inês, Presidente Dutra, Matões do Norte, Barra do Corda, Açailândia, Imperatriz, São Bento, Codó e Caxias. Em maio, também foi assinada ordem de serviço para a construção de uma policlínica em Santa Helena, na Baixada Maranhense.

 

Ambulância

Com a ambulância entregue em Coelho Neto, o Governo do Maranhão alcançou a marca de 154 novos veículos distribuídos desde julho de 2022 — sendo 8 em 2022, 50 em 2023 e 96 apenas em 2025.

Os veículos são do tipo Suporte Básico (Tipo B) com ar-condicionado, direção hidráulica ou elétrica, cilindros de oxigênio, maca retrátil, prancha rígida, cadeira de rodas e kit de primeiros socorros. Também podem ser adaptados para Suporte Avançado (USA), ampliando a capacidade de resposta em atendimentos mais complexos.

Educação: Hildo Rocha participa da inauguração da biblioteca mais moderna do Maranhão

A Biblioteca Municipal Bernarda Alves Pereira é mais um benefício importante implantado pela gestão da prefeita Sâmia Moreira. A obra monumental foi inaugurada no último final de semana.

Durante o evento, Hildo Rocha descreveu a biblioteca como “moderna, aconchegante, confortável e funcional”, ressaltando que o espaço oferece acesso ao conhecimento tanto físico, por meio de livros depositados na biblioteca, quanto de forma digital com os equipamentos de primeira qualidade adquiridos pela prefeitura de Santa Quitéria.

“Essa é a biblioteca mais moderna do estado do Maranhão. Ela vai ajudar a aprimorar o conhecimento, aumentar a leitura dos jovens, das crianças e dos adultos aqui do município de Santa Quitéria. A prefeita Sâmia Moreira fez aqui um monumento ao conhecimento, um monumento à democracia, porque ela disponibiliza a todos o acesso ao conhecimento. O conhecimento é um instrumento de transformação social, portanto a prefeita Sâmia trabalha pelo desenvolvimento do município de Santa Quitéria, dando oportunidade a todos os quiterienses”, afirmou Hildo Rocha.

Valor social

A prefeita Sâmia Moreira, por sua vez, reforçou o valor social da nova biblioteca. “Fico feliz, porque entregar essa biblioteca não é só entregar um espaço físico, mas é uma porta de oportunidade onde as pessoas podem buscar conhecimento para realizar seus sonhos. É o portal do conhecimento, que leva as pessoas a grandes dimensões que cada um sonha em alcançar”, declarou a gestora.

Sâmia também aproveitou para agradecer ao deputado Hildo Rocha, dizendo que “ele não é só nosso deputado federal, mas um irmão de coração, que tem relevantes serviços prestados ao município e trabalha em parceria a fim de ajudar nas ações do governo municipal.

“Muitas obras estão sendo entregues e muitas ainda virão a maioria com ajuda do nosso deputado federal Hildo Rocha. Nosso orgulho é ver Santa Quitéria crescendo e se desenvolvendo com o apoio de parceiros como o Hildo”, afirmou Sâmia.

Orleans Brandão participa da inauguração da Casa da Mulher Maranhense em Barra do Corda

O Maranhão passa a contar com mais um importante equipamento para o enfrentamento à violência contra as mulheres com a inauguração da quarta Casa da Mulher Maranhense, inaugurada nesta segunda-feira (07) em Barra do Corda pelo governo estadual, representado pela secretária da Mulher, Abigail Cunha, e pelo secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão. Da solenidade também participaram o prefeito Rigo Teles, o secretário estadual de Planejamento, Vinícius Ferro, prefeitos e lideranças políticas da região.

“A secretária Abigail tem sido guerreira nessa determinação de expandir para todas as regiões do Maranhão esse equipamento público de acolhimento, de proteção e orientação às mulheres em situação de vulnerabilidade e vítimas de diversas formas de violência. Só havia a Casa da Mulher Brasileira em São Luís, hoje já são quatro e vamos chegar às 18 regionais do estado, graças também à parceria com o Ministério Público e o Tribunal de Justiça. E temos as carretas da Mulher, levando assistência à saúde aos municípios”, declarou Orleans Brandão.

Abigail Cunha destacou que a inauguração do equipamento reforça o compromisso do Governo do Estado de interiorizar as políticas públicas e afirmar, com clareza, que o Maranhão não tolera a violência contra a mulher. “A Casa da Mulher Maranhense de Barra do Corda mostra o compromisso do Governo do Maranhão com a vida e a dignidade das mulheres. Este espaço foi pensado para acolher, proteger e transformar realidades. Aqui, as mulheres terão não apenas atendimento especializado e ágil, mas também respeito, escuta qualificada e apoio para reconstruírem suas vidas”, enfatizou.

Ao citar os resultados positivos da parceria do Governo do Estado com os municípios, Orleans Brandão fez questão de parabenizar também os prefeitos Rigo Teles (Barra do Corda e Gilson Guerreiro (Grajaú) pelas gestões que estão realizando. E reafirmar a determinação de levar as políticas públicas a quem mais precisa, em todas as 217 cidades maranhenses.

“Barra do Corda já recebeu pavimentação de ruas e perfuração de poços, centro esportivo, hospital e escolas reformadas. Hoje inauguramos a Casa da Mulher, estamos concluindo a instalação de um grande Centro de Hemodiálise e assinamos ordem de serviço para reforma da 15ª delegacia da Polícia Civil, dentro do plano de reestruturação que já reformou mais de 150 delegacias, além de dar melhores condições de trabalho para os policiais que também foram valorizados com aumento salarial”, ressaltou o secretário de Assuntos Municipalistas.

Orleans Brandão anunciou, ainda, que o governo levará mais de mil quilômetros de asfalto para todos os municípios, a partir de agosto. “Além dos 40 quilômetros de asfaltamento já realizados, Barra do Corda receberá mais 10 quilômetros de pavimentação asfáltica. Os barra-cordenses também terão a reforma completa da UPA. Há muita coisa boa acontecendo, e vamos continuar trabalhando muito por todos os maranhenses”, concluiu ele.

*Casa da Mulher Maranhense*
Fruto de uma articulação interinstitucional do Governo do Maranhão, a Casa da Mulher Maranhense foi idealizada para garantir às mulheres da Regional de Barra do Corda acesso direto e centralizado a serviços especializados, proporcionando agilidade nos processos judiciais, apoio psicológico e proteção integral.

Coordenado pela Semu em parceria com a Segov, a Casa reúne no mesmo espaço órgãos essenciais da rede de proteção à mulher e foi estruturada para oferecer um atendimento eficiente e humanizado, promovendo acolhimento digno às mulheres em situação de violência.

Instalada em um ponto estratégico e de fácil acesso, a Casa da Mulher Maranhense de Barra do Corda abrigará a Vara de Violência Doméstica, com sala de audiência e gabinete para o(a) juiz(a); o Ministério Público, com gabinete da Promotoria Especializada contra Violência Doméstica e Familiar; a Defensoria Pública do Estado; a Delegacia Especializada da Mulher, com sala de investigação e atendimento; o gabinete da Patrulha Maria da Penha; além de um alojamento de passagem e serviços de atendimento psicossocial, compondo uma rede completa de amparo e resposta rápida às vítimas.

Obras Paralizadas: No Ministério das Cidades, Hildo Rocha trabalha por mais de cinco mil familias beneficiadas

O deputado federal Hildo Rocha (MDB) se reuniu com o ministro em exercício e secretário-executivo do Ministério das Cidades, Hailton Madureira, para tratar sobre as situações e necessidades de dois grandes projetos habitacionais em construção no Maranhão que juntos beneficiarão quase seis mil famílias.

O empreendimento Mato Grosso, localizado em São Luís e o habitacional Canto da Serra, na cidade de Imperatriz iniciaram a construção há mais de dez anos, com várias paralizações e recomeços.

“Mais uma vez estou no Ministério das Cidades tendo a satisfação de ser recebido pelo querido Hailton Madureira, que já foi Secretário Nacional de Habitação, para agradecer o esforço dele, do ministro Jader Filho e de toda a equipe do Ministério das Cidades, em relação a dois grandes projetos problemáticos em construção no Maranhão, um em São Luís, o Residencial Mato Grosso, e outro em Imperatriz, o Canto da Serra”, explicou o parlamentar.

Apoio do presidente Lula

Hildo Rocha destacou que esses empreendimentos enfrentaram problemas sérios de paralizações de obras, depredação, erros de projetos, falta de recursos, entre outras necessidades.

“Graças ao apoio do presidente Lula, do ministro Jader Filho e do nosso querido amigo Hailton Madureira as dificuldades mais graves foram solucionadas e nós estamos avançando. Agora o novo secretário nacional de habitação, Augusto Rabelo, que já conhece os problemas existentes nesses dois empreendimentos, também tem contribuído na solução das dificuldades. Nossa expectativa é que esses conjuntos sejam entregues ainda este ano para que as famílias possam ter acesso não só às casas, mas também aos serviços públicos indispensáveis para o bem-estar das pessoas que irão morar nesses dois grandes conjuntos habitacionais construídos pelo Programa Minha Casa, Minha Vida”, destacou Hildo Rocha.

Apoio do governador Carlos Brandão

O deputado também destacou o apoio do governador Carlos Brandão às ações do Programa Minha Casa, Minha Vida no estado.

“Vale a pena ressaltar o apoio do governador Carlos Brandão aos empreendimentos habitacionais que estão sendo construídos no Maranhão”, enfatizou o parlamentar.

“Quando eu era o secretário executivo do ministério das cidades fiz uma vistoria no residencial Mato Grosso tendo encontrado na oportunidade várias carências, entre elas a instalação de um batalhão da polícia militar, delegacia de polícia, escola de ensino médio e por concluir as creches, unidades básicas de saúde e escolas do ensino fundamental. Me reuni com o governador Carlos Brandão que determinou aos secretários soluções imediatas. Conseguimos aporte do ministério das cidades para concluir os equipamentos sociais inacabados e o prefeito Eduardo Braide pavimentou a estrada de acesso ao empreendimento”, completou Hildo Rocha.

Casas do Canto da Serra estão prontas

No exercício do mandato de deputado federal, Hildo Rocha fez uma visita técnica ao residencial Canto da Serra na companhia de membros da prefeitura de Imperatriz, representantes das duas construtoras responsáveis pela conclusão daquele empreendimento e de representantes da Caixa Econômica Federal.

“Durante essa visita técnica constatamos que a pavimentação das ruas e avenidas foi malfeita e não existia segurança pública na localidade, onde irão morar mais de dez mil pessoas. Na ocasião, fiz uma teleconferência, ainda no empreendimento, com o secretário-chefe da casa civil do governador Carlos Brandão, Sebastião Madeira, para solicitar ao governo estadual mais uma parceria no sentido de viabilizar a instalação de equipamentos de segurança no local. O secretário Madeira foi muito receptivo a essa demanda. Nessa reunião o Hailton tomou conhecimento dos problemas e das ações”, explicou Rocha.

Parceria eficiente

Por sua vez, Hailton Madureira destacou a eficácia da parceria com o deputado Hildo Rocha e reforçou o compromisso do Ministério das Cidades com a conclusão do Residencial Mato Grosso, em São Luís, e do Residencial e Canto da Serra, em Imperatriz.

“Essa parceria, deputado Hildo Rocha com o Ministério da Cidade, tem sido fundamental. Estivemos juntos visitando os empreendimentos. As obras desses conjuntos estão praticamente concluídas, faltam apenas alguns detalhes para que possamos fazer a entrega das casas. Em Imperatriz espero, em breve, poder entregar esse empreendimento tão importante para a população, assim como o Mato Grosso, em São Luís”, afirmou Madureira.

Orleans Brandão entrega obras estaduais em Alto Alegre do Maranhão e São Mateus

A população dos municípios de Alto Alegre do Maranhão e São Mateus recebeu, nesta sexta-feira (04), novos investimentos do Governo do Estado, entregues pelo secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão. A inauguração de uma areninha esportiva, de um restaurante popular, de um Centro de Atendimento a Pessoas com Espectro Autista e a entrega de duas ambulâncias foram comemoradas com festa nos dois municípios.

“Em três anos de governo, temos levado ações e obras a todos os 217 municípios maranhenses. Muitas parcerias e coisas boas acontecendo, e, dessa forma, vamos desenvolvendo o Maranhão. Seremos incansáveis para levar as políticas públicas a quem mais precisa”, afirmou Orleans Brandão, ao lado dos prefeitos Miltinho Aragão (São Mateus) e Nilsiene do Liorne (Alto Alegre do Maranhão), de vereadores e outras lideranças da região.

Orleans citou inúmeras realizações do Governo do Estado nos municípios para reafirmar que o governador Carlos Brandão e toda a sua equipe mantêm firme o compromisso de trabalhar pelos maranhenses em todas as regiões do estado, sempre buscando atender às demandas apresentadas pelos prefeitos.

“Quase 50% das 1.091 escolas estaduais já foram totalmente reformadas para oferecer infraestrutura adequada para um ensino de qualidade. Acabamos de entregar a centésima unidade do Viva/Procon, temos o maior programa de segurança alimentar da América Latina, levando comida de qualidade a preços simbólicos nos restaurantes populares, e já tiramos quase um milhão de pessoas da pobreza extrema. É esse cuidado com as pessoas, com muito trabalho e compromisso, que faz com que as políticas públicas estejam chegando aos 217 municípios”, enfatizou.

Representando o governador, Orleans Brandão também anunciou a pavimentação de ruas em Alto Alegre do Maranhão (três quilômetros de asfaltamento) e em São Mateus (cinco quilômetros), além de entregar duas ambulâncias novas e totalmente equipadas para melhorar a assistência à saúde nos dois municípios.

Governador Carlos Brandão participa da programação de abertura da 55ª Expoimp, em Imperatriz

A programação da 55ª edição da Expoimp, a Exposição Agropecuária de Imperatriz, será aberta neste fim de semana com a tradicional cavalgada, no sábado, dia 5, e segue até 13 de julho, no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva. O governador Carlos Brandão participa da programação da feira agropecuária no domingo (6), com uma extensa agenda, que inclui visita a obras, inaugurações de investimentos, além do recebimento de homenagem dos produtores rurais pelo reconhecimento internacional do Maranhão como Zona Livre Aftosa em Vacinação.

A agenda do governador Carlos Brandão tem início a partir das 11h30, quando ele participa de almoço com produtores rurais.

Em seguida, às 13h, Brandão recebe homenagem do setor, que fará a entrega do Selo “Maranhão Livre da Febre Aftosa Sem Vacinação”. Em junho deste ano, o Maranhão recebeu certificação internacional fornecida pela Organização Internacional de Saúde Animal (OMSA), em solenidade realizada em Paris, na França – mas desde abril de 2024, o estado já havia sido reconhecido zona livre no âmbito nacional pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Às 13h30,  o governador Carlos Brandão marca presença na abertura do leilão de animais da Fazenda Santa Fátima. A partir de 14h30, governador e comitiva  visitam estandes institucionais dos diversos órgãos do Governo do Maranhão que participam do evento.

A partir das 17h30, Brandão participa da inauguração do portal principal do Parque de Exposições Loureço Vieira da Silva, e da recepção organizada pelo Sinrural.

Na ocasião, o governador entregará a ampliação do parque de diversões existente no local, que passou por melhorias estruturais para receber os produtores e público participante da Expoimp com mais conforto e segurança.

Na faixa das 18h, Carlos Brandão visita às obras de construção da Escola Agrotécnica. Às 19h, o governador participa da cerimônia oficial de abertura da 55ª Expoimp.

Já às 21h, o governador participa de jantar com representantes da empresa Suzano, e à 0h da segunda-feira (7), Brandão prestigia o show de Léo Santana, uma das atrações musicais do evento.

Sobre a Expoimp

A Expoimp faz parte do calendário de feiras agropecuárias do estado e este ano tem como tema: “Há 55 anos Conectando o Produtor com o Mundo”. Além de movimentar o setor agropecuário, com venda direta, exposições de animais, produtos e máquinas agrícolas, leilões, rodeio e capacitações para o setor, a programação artística de shows garante o entretenimento na cidade por vários dias.

Até o dia 13 de julho, o público também poderá conferir uma série de shows com artistas locais e nacionais. Na abertura oficial da Expoimp, que acontece neste sábado (5), às 19h, quem se apresenta é o cantor Léo Santana.

Serviço:
O quê: Governador Carlos Brandão participa da abertura da Expoimp;
Quando: domingo, 6 de julho de 2025, a partir das 11h30.
Onde: Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, Imperatriz (MA).

Porto do Itaqui realiza feito inédito de 11 atracações simultâneas com operações ship to ship (STS)

– Porto do Itaqui atraca onze navios simultaneamente graças a operação STS nos berços 106 e 108 (Foto: Divulgação)

O Porto do Itaqui, em parceria com a Transpetro, realizou mais um feito inédito local ao operar 11 navios atracados simultaneamente, graças à realização de duas operações ship to ship (STS) ao mesmo tempo, que permitiram a ocupação total dos 9 berços do porto, com dois deles acomodando dois navios cada.

O Itaqui realiza operações STS desde 2023. Em junho deste ano, o porto chegou ao número de 40 operações ship to ship concluídas, movimentando um total 1 milhão de metros cúbicos de combustíveis. Agora, além do Berço 106, o Berço 108 também está sendo utilizado para esse tipo de procedimento com o objetivo de aumentar a eficiência logística.

As operações ship to ship viabilizam a transferência de carga de navio para navio. Com isso, os demais berços permanecem disponíveis para outras atividades, reduzindo o tempo de espera das embarcações e aumentando a produtividade do porto. “Mais um marco histórico no Porto do Itaqui. Com as operações ship to ship, ganhamos flexibilidade e capacidade, pois conseguimos colocar dois navios no mesmo berço. Esse tipo de atividade consolida o nosso porto como um hub de combustíveis nacional”, comemorou o gerente de operações do Porto do Itaqui, Adauto Serpa.

A cada ano, o porto se consolida como um dos mais importantes canais de recebimento e distribuição de derivados de petróleo do Brasil, recebendo diesel, gasolina, querosene de aviação (QAV), gás de cozinha (gás liquefeito de petróleo) e combustível marítimo (MGO) do Brasil e do mundo. “Essas operações ship to ship estão ocorrendo por conta da grande parceria entre o Porto do Itaqui e a Transpetro. Dessa forma, o Itaqui se beneficia com a redução das filas e a Transpetro se beneficia com a redução dos custos, aumentando a eficiência das operações”, explicou o engenheiro da Transpetro, Leandro Forte.

 

Hub de combustíveis

Em 2024, de acordo com dados da Antaq, o Porto do Itaqui movimentou 8 milhões de toneladas de granéis líquidos. Desse total, cerca de 3,4 milhões de toneladas foram importações de derivados de petróleo. Tal volume representou 28% do total movimentado por portos públicos no país; 43% dos portos públicos do Arco Norte e 18% do total entre portos públicos e privados em nível nacional.

“É importante destacar a importância do porto como hub de combustíveis, que além de ter terminais de grande capacidade e excelência operacional, conta com uma logística de distribuição multimodal competitiva”, destacou a presidente em exercício do Porto do Itaqui, Isa Mary Mendonça.

 

Capacidade dos terminais e eficiência logística

Os terminais instalados no Itaqui e na retroárea do porto possuem um grande diferencial por conta da conexão ferroviária com a região central do país, motivo pelo qual é considerado o principal porto do Corredor Centro-Norte. “Essa conexão vem atraindo investimentos e permitindo a melhoria contínua, bem como a expansão da capacidade estática de estocagem de granéis líquidos nos terminais, que atualmente totaliza 602,5 mil m³ e será ampliada para 885,8 mil m³ nos próximos três anos”, informou o diretor de operações do porto, Carlos Roberto Frisoli.

Tal desenvolvimento e investimento não se limitam ao porto; eles vêm ocorrendo em toda a hinterlândia portuária, sobretudo em polos concentradores de carga como Porto Nacional (TO), Açailândia (MA), Teresina (PI) e, em breve, Santa Helena de Goiás (GO).

Do volume total de combustíveis movimentado em 2024, 66% tiveram como destino o mercado interno, ou seja, foi realizada a descarga do navio, armazenagem em tanques e expedição por via ferroviária ou rodoviária para distribuidoras e postos de gasolina nos estados do Maranhão, Piauí, Tocantins, Goiás, Mato Grosso e Pará. Já do volume destinado ao mercado interno, 58% (3.055 mil toneladas) foram importados e 42% tiveram origem na cabotagem.

Os combustíveis operados no porto são, dentro dos derivados de petróleo, diesel, gasolina, querosene de aviação e óleo combustível. Além destes, opera-se, em menor volume, álcool/etanol, também importados dos Estados Unidos. Os combustíveis de destaque são o diesel e a gasolina, que conectam o Porto do Itaqui a vários países do mundo, principalmente Rússia, Estados Unidos, Omã, Kuwait, Índia, Emirados Árabes, Países Baixos, Espanha, Arábia Saudita e Senegal.