Em Londres, governador Carlos Brandão formaliza parceria com investimento de 100 milhões de dólares para recuperação de áreas de floresta no Maranhão

O governador Carlos Brandão está cumprindo missão internacional em Londres, Inglaterra, onde participa da Semana de Ação Climática, evento pré-COP30 que ocorre em novembro em Belém (PA). Em um dos primeiros compromissos da agenda foi formalizada uma parceria que garantirá mais de US$ 100 milhões em investimentos para a recuperação de áreas de floresta, regularização fundiária e combate às queimadas no Maranhão.

Realizada na capital inglesa até o dia 27 deste mês, a Climate Action Week (Semana de Ação Climática) é um evento anual que reúne especialistas e organizações de diversas áreas para discutir e promover ações relacionadas a mudanças climáticas.

Em reunião com representantes do Mercuria Energy Group, uma multinacional suíça de comercialização de commodities, foi formalizada uma aliança estratégica para a execução de projetos de restauração de florestas no estado.

Durante a reunião, o governador Carlos Brandão informou que já há uma parceria do Governo do Maranhão com a multinacional em execução no estado, e que o novo acordo vai garantir mais benefícios para a população maranhense.
“Nós já temos uma parceria com o Mercuria no município de São Bento, onde construímos o maior viveiro público do Brasil para plantio de açaí e recuperação de áreas degradadas. Agora nós apresentamos um novo projeto, que foi aprovado por eles. Com isso, vamos expandir esse trabalho que, com certeza, vai ser um exemplo de recuperação de áreas degradadas na na COP-30, servindo de modelo para o Brasil e o mundo”, ressaltou Brandão.

Por meio do Fundo Silvania, o grupo investirá mais de 100 milhões de dólares para recuperação de áreas degradadas, intensificar a regularização fundiária e combater queimadas, por meio dos programas Floresta Viva, Paz no Campo e Maranhão Sem Queimadas.

Enric Arderiu, vice-presidente do Mercuria Energy Group, informou que a parceria com o Governo do Maranhão visa conseguir o maior impacto possível dentro dos programas estaduais. “Inicialmente, o foco estará nas terras degradadas, onde é possível fazer a maior recuperação possível em menor tempo. Depois vamos expandindo para outras áreas, ampliando esse trabalho e atingindo o maior resultado possível dentro dos projetos”, explicou.

Programa Floresta Viva

O programa recupera áreas degradadas, fortalece cadeias produtivas sustentáveis e estimula o manejo responsável dos recursos naturais. São mais de 100 famílias beneficiadas no maior viveiro público do Brasil, localizado no município de São Bento. Mais de 1.200 kg de sementes já foram distribuídas a diversos municípios maranhenses, totalizando 1 milhão de sementes entregues a Anapurus, São Bento, Paço do Lumiar, Pastos Bons, Gonçalves Dias e Santa Luzia. O programa segue em expansão para outras cidades, como Anajatuba, criando alternativas de renda com espécies nativas.

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Pedro Chagas, destacou a importância do programa já em execução no município de São Bento, bem como os avanços que o Maranhão tem avançado muito na área ambiental. “Aqui em Londres nós sentamos com um dos maiores fundos de investimento em meio ambiente, garantindo recursos para preservar nossos recursos naturais, gerando emprego e renda no nosso estado. Isto é prova da segurança jurídica do estado para a atração de novos investidores, aliando a pauta ambiental, de regularização fundiária com os debates nacionais e internacionais do setor”, disse.

Programa Paz no Campo

A ação garante a regularização fundiária e valoriza as comunidades rurais e tradicionais do Maranhão. Até o momento mais de 14 mil títulos de terra já foram entregues, beneficiando mais de 18 mil famílias. No Eixo Quilombola, 24 comunidades foram tituladas, atendendo 1.400 famílias.

Maranhão Sem Queimadas

Desde 2020, as ações são direcionadas aos municípios com maior índice de queimadas, incluindo formação de brigadistas, doações de equipamentos, ações educativas e capacitações, que tiraram o Maranhão da 2ª posição para a 4ª em número de queimadas. A meta é atender todas as cidades onde há alta ocorrência de focos. O trabalho vem reduzindo impactos ambientais negativos, como degradação dos ecossistemas e perda de biodiversidade, garantindo benefícios para toda a população.

Potencial maranhense

Celso Fiori, diretor do Mercuria Energy Group no Brasil, destacou que o Maranhão é o estado brasileiro com maior potencial de recuperação de áreas degradadas. “O Maranhão tem Amazônia, Cerrado, Caatinga e manguezais. Consequentemente, é um estado que traz muitas oportunidades de desenvolvimento em soluções baseadas na própria natureza, envolvendo as comunidades e aumentando a biodiversidade. Além disso, é um estado no qual nós temos a confiança necessária para fazer os investimentos”, afirmou.

Peter Seligman, presidente do Conselho do Silvania Conservation International, afirmou que a parceria entre o Governo do Maranhão e o Fundo Silvania é um conceito pioneiro. “A ideia é que as duas partes trabalhem juntas para garantir que os esforços de reflorestamento no estado beneficiem o povo do Maranhão. Este projeto abrange não apenas o meio ambiente, mas também o combate à pobreza, por meio de novas oportunidades para as comunidades”, pontuou.

A parceria entre o governo do Estado e o Mercuria Energy Group foi captada pela Investe Maranhão. “Ao longo desta semana aqui, em Londres, vamos debater diversas potencialidades para tecnologia sustentável e bioeconomia. Essa parceria com o Mercuria é fundamental para as políticas de sustentabilidade no nosso estado, pois vai garantir um investimento superior a US$ 100 milhões na recuperação ambiental por meio dos programas inovadores do Governo do Maranhão, que vão reverberar no desenvolvimento econômico e social do estado”, comentou Cauê Aragão, presidente da Investe Maranhão.

O Fundo Silvania foi criado para investir, exclusivamente, em soluções climáticas naturais globais para apoiar a concretização das metas do Acordo de Paris e da Iniciativa 30×30 da ONU, além de conectar mercados, promover a transição energética e sua ambição de ajudar o mundo a atingir o Net Zero.

Semana de Ação Climática

Iniciada dia 23 deste mês, em 2025 a Semana de Ação Climática tem destaque especial em razão da COP30, que ocorre em Belém (PA), em novembro, sendo importante para destacar políticas públicas e iniciativas privadas que garantam a preservação da floresta e dos povos amazônicos.

O financiamento climático em países em desenvolvimento, como o Brasil, deve ser o legado da COP30, que herdará a meta estabelecida na COP29 de mobilizar US$ 1,3 trilhão para financiamento climático até 2035.

O Maranhão tem participado dos eventos pré-COP exatamente para atrair os olhares desses investidores. A presença do Maranhão fortalece a atração de recursos para programas como o Floresta Viva e o Paz no Campo. O estado já atraiu recursos do Canadá para o Programa Terras para Elas, por meio do Fundo ONU-Brasil.

Em Londres, a missão oficial maranhense tem como objetivo formalizar investimentos internacionais em restauração florestal com regularização fundiária no estado. A parceria com fundos privados viabilizará a recuperação de áreas degradadas com espécies nativas e frutíferas, gerando renda às famílias, segurança jurídica e acesso ao mercado de créditos de carbono.

Arraial da Assembleia é sucesso e encerra com noite de exaltação à cultura popular do Maranhão

Festejo junino reuniu atrações de diversos municípios do estado em quatro noites de festa em um espaço confortável, acessível e democrático

Presidente Iracema Vale rende homenagens ao bumba meu boi, ao lado dos deputados Wellington do Curso, Adelmo Soares e Daniella

Agência Assembleia

Uma grande festa da cultura popular em seus mais diversos aspectos. Assim foi o Arraial da Assembleia, sucesso no período e que foi encerrado neste domingo (22), com muita animação, música e dança. O último dia de festança contou com uma programação que reuniu bois de diferentes sotaques, além de danças folclóricas que contagiaram o público que, mais uma vez, lotou o terreiro junino montado no estacionamento do Parlamento Estadual.

A presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB), avaliou esta edição de forma muito positiva. “O Arraial da Assembleia comprovou que é uma festividade que o público aprova, que o povo do Maranhão gosta. As famílias compareceram e aproveitaram bastante. É uma diversidade cultural muito grande e a Assembleia cumpre o seu papel de fomentar a cultura, de apoiar as brincadeira que são genuinamente maranhenses, não só da grande São Luís, mas de outros locais como Lençóis, Munim, Baixo Parnaíba, então, a gente está muito feliz e grata por, junto com os deputados, promover esse momento maravilhoso de confraternização com o povo do Maranhão”, destacou Iracema Vale.

Também prestigiaram o último dia de arraial, os deputados Wellington do Curso (Novo), Adelmo Soares (PSB) e Daniella (PSB), além do secretário de Estado Extraordinário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão.

“A Assembleia é a Casa do povo e nada mais justo que o povo esteja aqui dentro. E a gente vê como esse arraial, a cada ano, se valoriza cada vez mais, recebendo o reconhecimento máximo da população. Todos os dias foram de casa cheia, é uma festa linda, que faz menção a nossa cultura, mas que também fomenta a economia do nosso estado”, frisou a deputada Daniella que estava acompanhada de parte de sua família.

O parlamentar Adelmo Soares parabenizou a deputada Iracema Vale pelo trabalho realizado no Arraial da Assembleia. “Esta é uma festa linda. Quero, mais uma vez, parabenizar a presidente Iracema Vale por mais um belo e maravilhoso São João realizado aqui na Assembleia Legislativa do Maranhão. Atrações maravilhosas, encerramento lindo, muita segurança, festa e alegria”, pontuou o deputado.
Presente em todas as quatro noites do evento, o deputado Wellington do Curso era um dos mais animados.

“O Arraial da Assembleia já está deixando saudades. Nas minhas veias pulsam a cultura maranhense e, por isso, eu participo todos os anos, todas as noites. Com muita segurança, atrações locais, comida típica, este arraial, para nós, é motivo de alegria”.

Iracema Vale, demais deputados, secretário Orleans Brandão e outras autoridades no Arraial da Assembleia

O secretário Orleans Brandão, representando o governador Carlos Brandão, exaltou a importância do Arraial da Assembleia para a cultura do Maranhão. “Esta festa que a Assembleia faz em seu arraial é muito linda. Em nome da presidente Iracema, quero parabenizar todos os deputados. Este é um espaço para celebrarmos nossas tradições”, disse o secretário.

Programação

A programação do último dia do Arraial da Assembleia começou com show da cantora Paula Nordestina, que apresentou o melhor do forró pé-de-serra. Em seguida, o Boizinho Barrica levou ao público um recorte da cultura popular do Maranhão, seu espetáculo de 40 anos de fundação.

O Boi Revelação de São Marçal, representante do sotaque de matraca, se apresentou pela primeira vez no Arraial da Assembleia e elogiou a infraestrutura do espaço.

“Esse espaço valoriza muito bem a nossa cultura e isso é o que nós precisamos, como maranhenses, amantes da cultura. Para nós é um marco estarmos aqui nos apresentando pela primeira vez para mostrarmos nosso trabalho. A gente só agradece”, disse Genilson Cantanhede, presidente do boi.

Índia do Boi Pérola dos Lençóis, uma das atrações da última noite de festança no Arraial da Assembleia

A mesma emoção foi compartilhada pela cantadora Suh Santos, do boi Pérola dos Lençóis, grupo de sotaque de orquestra originário da cidade de Barreirinhas.

“Para a gente que está vindo lá dos Lençóis, de Barreirinhas, é uma grande oportunidade de mostrarmos o nosso trabalho, nossa cultura e o boi Pérola dos Lençóis, que está lindo demais. Então, é uma oportunidade única”, salientou a cantadora.

Compuseram ainda a programação da última noite de festa o boi Barbosa de Rosário (orquestra), Encanto do São Cristóvão (orquestra), a dança Coco Pirinã, boi de São Simão (orquestra), Encanto da Ilha (orquestra), dança portuguesa Realeza da Boa Nova e ainda os bois da Pindoba (matraca) e Matinha (matraca).

Público lotou mais uma vez o Arraial da Assembleia e aproveitou os atrativos do espaço

Festa do povo

Com acessibilidade, segurança, comodidade, decoração e uma infraestrutura de palco, luz e som, além de espaços para comercialização de comidas típicas e bebidas, o Arraial da Assembleia foi o local escolhido pelas famílias para apreciarem os festejos. Turistas também aproveitaram o arraial.

“Todo ano, a gente já espera o Arraial da Assembleia porque é um espaço confortável, com opções para as crianças, seguro e tem uma programação ótima, então, a Casa está de parabéns por mais uma edição feita com muito carinho. Foi tudo muito bom”, destacou Maria da Penha Santana, que esteve no arraial com o marido e as filhas.

Natural de São Paulo, Camila Frias disse estar encantada com as festas do Maranhão. “Estou gostando de tudo e este arraial é muito aconchegante, a gente consegue ver bem os grupos que se apresentam. Sem falar das comidas, muito diferentes e saborosas”, disse.

O Arraial da Assembleia encerrou com um saldo muito positivo, levando alegria, diversão e entretenimento de qualidade ao público que compareceu ao local nas quatro noites de festa. E quem não pôde estar presente, também acompanhou a festa por meio dos canais de comunicação da Casa.

Foram mais de 100 profissionais envolvidos na cobertura do evento que teve todas as noites com transmissão ao vivo pela TV, Rádio e Canal do Youtube, além das redes sociais e Agência de Notícias.

“Mobilizando uma equipe de profissionais que puderam mostrar ao povo do Maranhão a nossa diversidade cultural. Então, o saldo é muito positivo, inclusive com outros portais retransmitindo a nossa programação, o que mostra o acerto da nossa divulgação, graças às condições que foram dadas pela presidente Iracema Vale, para que esse trabalho de comunicação levasse para aqueles que estão distantes, toda essa diversidade de ritmos e cores desta festa que traz as nossas raízes pulsando mais forte no nosso São João, que é o melhor do mundo”, observou o diretor de Comunicação da Alema, Juraci Filho.

Clique para ver todas as fotos do Arraial da Assembleia no domingo (22/06)

Em reunião com Picciani, secretário de Saneamento, deputado Hildo Rocha trata sobre abastecimento de água e obras de drenagem

O deputado federal Hildo Rocha (MDB) se reuniu com o secretário nacional de Saneamento, Leonardo Picciani, para solicitar apoio para pleitos na área de saneamento ambiental no Maranhão. Os pedidos incluem esgotamento sanitário, abastecimento de água e drenagem para os municípios maranhenses.

Durante o encontro, o parlamentar destacou o apoio que sempre recebe por parte do presidente Lula; do ministro das Cidades, Jader Filho, e de toda a equipe do Ministério das Cidades, incluindo, obviamente o secretário Leonardo Picciani.

“Estamos aqui na certeza de que seremos atendidos, até porque o governo do presidente Lula tem atendido muita demanda do Maranhão”, destacou o deputado Hildo Rocha. Ele também elogiou a atenção especial do ministro das Cidades, Jader Filho, para o estado, principalmente no programa Minha Casa Minha Vida.

O secretário Leonardo Picciani prometeu dar atenção aos pleitos apresentados pelo deputado Hildo Rocha. “É sempre uma satisfação receber o Hildo Rocha, esse deputado atuante, e que sempre vem aqui defender os interesses dos municípios maranhenses. Pode ter certeza, Hildo, que nós daremos toda a atenção aos pleitos que você traz”, afirmou Picciani.

A  reunião faz parte dos esforços do deputado Hildo Rocha para melhorar a infraestrutura e a qualidade de vida nos municípios maranhenses. O governo federal tem sido parceiro importante do estado do Maranhão em diversas áreas.

De Tuntum a Barreirinhas: o apoio dos que fazem acontecer vai para Orleans

Do Blog Gazeta do Maranhão

Em diferentes cantos do Maranhão, uma nova geração de líderes começa a se destacar, não apenas pelas boas práticas administrativas, mas também pela capacidade de inspirar confiança no futuro. E um nome surge com força nesse cenário: Orleans Brandão.

Na cidade de Tuntum, o prefeito Fernando Pessoa, jovem, reeleito e com forte aprovação popular, declarou apoio a Orleans Brandão, atual secretário de Assuntos Municipalistas. A declaração foi feita durante uma extensa agenda de inaugurações, ao lado de Orleans, que entregou obras importantes para a população. Mais do que apoio político, o gesto representa alinhamento de ideias, compromisso com os municípios e a defesa de uma gestão pública mais próxima das pessoas. Fernando ainda anunciou a pré-candidatura da irmã, Bruna Pessoa, à Assembleia Legislativa em 2026 – fortalecendo um grupo político coeso e ativo.

Já em Barreirinhas, os números falam por si: uma pesquisa do Instituto Prever mostrou que o prefeito Vinicius Vale alcançou 79,3% de aprovação popular, consolidando-se como um dos gestores mais bem avaliados do estado. No mesmo levantamento, Orleans Brandão apareceu com expressivo crescimento nas intenções de voto para o Governo do Estado, reduzindo a diferença para Eduardo Braide de 20 para apenas 7 pontos percentuais.

Tanto Fernando quanto Vinícius têm trajetórias semelhantes: juventude, boa gestão, conexão direta com a população e visão de futuro. Ambos reconhecem em Orleans alguém com os mesmos valores – um líder jovem, comprometido com o municipalismo, e que representa uma nova forma de governar: mais técnica, mais humana e mais próxima dos maranhenses.

Essa união entre juventude, trabalho e aprovação popular mostra que o Maranhão está abrindo espaço para um novo tempo – e Orleans Brandão é cada vez mais visto como a principal aposta para liderar esse caminho.

InovaPortos 2025 atraiu mais de 700 pessoas em dois dias de evento sobre transformação digital e IA

– Porto do Itaqui realiza InovaPortos 2025 (Foto: Divulgação)

Mais de 700 pessoas passaram pelo InovaPortos 2025 durante os dois dias de evento, realizado pelo Porto do Itaqui em parceria com o Sebrae Maranhão. A 6ª edição, ocorrida nos dias 17 e 18 de junho no Multicenter Sebrae, reafirmou o evento como um dos principais fóruns de inovação portuária do país ao reunir especialistas, autoridades, startups e estudantes em torno de um tema central: Como a inteligência artificial e a transformação digital estão moldando o presente e o futuro dos portos brasileiros.

“Finalizamos o evento com a sensação de dever cumprido. Além das principais autoridades portuárias do Brasil, do Ministério de Portos e Aeroportos, da Antaq e das mais diversas empresas, nós conseguimos reunir diferentes atores da sociedade para falar de inovação, de tecnologia e de transformação digital nos portos”, destacou a presidente em exercício do Porto do Itaqui, Isa Mary Mendonça.

Com uma programação intensa, o evento promoveu palestras, painéis temáticos, apresentações institucionais, estandes de empresas e até um torneio de robótica com a participação de alunos da rede pública e privada do Maranhão. A proposta foi clara: Conectar diferentes gerações e setores em torno da inovação, desde a educação básica até os tomadores de decisão na gestão portuária.

Entre os destaques, estiveram nomes como Arthur Igreja, um dos principais palestrantes brasileiros na área de inovação e tecnologia, que marcou presença no primeiro dia de evento para falar sobre transformação digital com IA, os impactos na produtividade e os efeitos nas organizações ao longo do tempo.

 

IA, Porto 4.0 e robótica em foco

No primeiro dia de programação, o Inova discutiu as tendências da IA na indústria e logística, com representantes da Transpetro, Vale, Eletrobras e Antaq. Houve ainda um painel direcionado a “Startups e Governo”, que discutiu o Marco Legal das Startups e a Lei do Bem, além do Torneio de Robótica, com participação de estudantes de escolas públicas e privadas do Maranhão.

Ao longo da tarde, a Caravana da Inovação, do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), trouxe o diretor de políticas setoriais, planejamento e inovação do MPor, Tetsu Koike, seguido de painéis sobre o trabalho portuário na era 4.0, pitches de startups, inovação social e governança do ecossistema de inovação.

Koike ressaltou a importância de engajar agentes públicos e privados, fortalecer a cultura de inovação e buscar novas formas de financiamento contínuo. Ele também apresentou iniciativas do MPor como o Programa Navegue Simples e a Política de Sustentabilidade, que abrangem diversos modais logísticos. “O porto organizado é um bem público. Ele cumpre uma função essencial e estratégica para o Brasil”, disse.

 

Conexões

Além das palestras e painéis, o Inova contou com estandes de várias empresas, pesquisadores, estudantes e do programa de Residência Portuária em Inovação do Itaqui. Todos apresentaram seus projetos e produtos inovadores a quem passou pelo evento.

O Torneio de Robótica foi outro diferencial do fórum ao envolver estudantes do ensino básico em projetos de tecnologia aplicada ao setor portuário. A professora Hellen Xavier, que veio de São Paulo para participar do evento, elogiou a iniciativa.

“Parabéns por terem trazido jovens para exporem seus projetos de robótica. Isso aproxima a academia do mercado de trabalho, inspira novas gerações e ajuda a trazer inovação, tecnologia e soluções.  Também parabenizo os organizadores, que convidaram profissionais de mercado para debater e trazer ideias em palestras que se complementaram”, destacou a professora.

Já o jovem pesquisador Davi Guimarães, que participa de uma pesquisa financiada pelo Porto do Itaqui sobre ROV Marinho, apresentou o modelo “Manta”, um veículo autônomo para batimetria no porto. “O InovaPortos foi uma oportunidade incrível para fazermos contatos com diversas empresas e de confirmar o nosso compromisso com a entrega do projeto”, destacou o pesquisador.

 

Evolução da inovação no setor portuário

Para Angelino Caputo, presidente-executivo da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (ABTRA), o InovaPortos cumpre um papel essencial. “Normalmente, as empresas e as entidades são um pouco conservadoras, chegam até a ter um pouco de medo de inovação. Então o Inova vem cobrir essa lacuna. Eu, sempre que posso, participo”, opinou.

Roberto Paveck, economista da autoridade Portuária de Santos, explicou que a sexta edição do InovaPortos representou um ponto de evolução da inovação no contexto portuário. “Participo desde a primeira edição do Inova e pude ver a evolução desse projeto no porto com grandes transformações ao longo dos anos”, comentou o economista.

 

Inovação com talentos locais

O segundo e último dia de evento foi aberto com a palestra do Eduardo Peixoto, CEO do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), que compartilhou a jornada do Centro como catalisador de inovação aberta no Brasil.

Em seguida, houve as apresentações dos painéis sobre Port Community System (PCS) e a gestão portuária baseada em dados; Smart Ports, com foco em IA, IoT e automação; Inovações na indústria e logística, com cases do Grupo Mateus, Suzano e CLI e Hubs de inovação. Para finalizar, o evento trouxe cases de sucesso em portos brasileiros, com experiências de Itapoá, Santos, Suape e Itaqui.

Sobre o Porto do Itaqui, o gerente de pesquisa, desenvolvimento e inovação, Gabriel Mateucci Cassia, apresentou um panorama das principais iniciativas inovadoras em andamento, com destaque para o Programa de Residência Portuária em Inovação. Pioneiro no Brasil, o programa reúne jovens talentos maranhenses para atuarem diretamente em desafios reais do setor logístico-portuário, desenvolvendo soluções práticas e estratégicas para a modernização e a eficiência das operações no porto.

“A missão do nosso programa é contribuir com a transformação do Maranhão em um hub de conhecimento do setor portuário. E a gente faz isso a partir da formação da mão de obra local e oferecendo, à população maranhense, a possibilidade de se integrar ao nosso complexo portuário”, enfatizou.

 

Prêmio Porto do Itaqui

O InovaPortos foi encerrado em clima de celebração com a entrega do Prêmio Porto do Itaqui, que homenageou iniciativas maranhenses de destaque em sete categorias.  Os vencedores que conquistaram o primeiro lugar foram:

– Produção Acadêmica: Alexsandro Sousa Brito (Ufma), estudo sobre a atividade portuária e o emprego no Maranhão.

– Jornalismo: Linda Rafaelly Rodrigues dos Santos (TV Ufma), reportagem sobre o protagonismo feminino na logística portuária.

– Redação: Isadora Correa Nogueira (CEMAT), texto sobre privacidade de dados na era digital.

– Empresa inovadora: Gabriela Colonhese (Ultracargo), projeto de inspeção e limpeza robotizada de tanques.

– Robótica: Iema Itaqui-Bacanga, projeto “WearSafe: Tecnologia Assistiva e IoT do Porto do Itaqui”.

– Hackathon do Complexo Portuário Maranhense: Equipe 19, liderada por Maria Eduarda Rezzo, solução voltada à inovação em Equipamentos de Proteção Individual para trabalhadores portuários.

A lista completa dos vencedores de todas as categorias está disponível em: https://www.fapema.br/edital-fapema-emap-no-07-2025/

Você pode assistir a programação completa do InovaPortos pelo canal do YouTube do Porto do Itaqui: https://www.youtube.com/watch?v=tvIMdFUI910

Público curte primeira noite no Arraial da Assembleia e elogia organização e programação

Muita gente marcou presença na primeira noite do Arraial da Assembleia e elogiou a organização e a programação do espaço

Agência Assembleia

Público numeroso marcou presença na primeira noite do Arraial da Assembleia 2025, aberto nesta quinta-feira (19) pela presidente da Alema, deputada Iracema Vale (PSB), na presença de outros parlamentares e autoridades. Mais uma vez, o público elogiou a organização e a programação do espaço junino.

Prestigiaram a abertura os deputados Davi Brandão (PSB), Adelmo Soares (PSB), Wellington do Curso (Novo), Júnior França (PP) e Ana do Gás (PCdoB). Também estavam o deputado federal Rubens Júnior (PT) e o prefeito de Bacabal e presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Roberto Costa.

Iracema Vale ressaltou a importância da festa como um espaço democrático de celebração e exaltação às raízes culturais maranhenses. “A cada ano que passa, nosso São João fica melhor, cresce e se fortalece. É mais do que uma grande festa popular, já que o turismo, a economia e a rede hoteleira também têm sentido sua força e crescido, impulsionados pelos investimentos feitos pelo governador Carlos Brandão, o que é maravilhoso, pois, além da festa, que o povo ama, incentivamos a geração de renda e impulsionamos a economia. Sejam bem-vindos e aproveitem”.

Diversidade de grupos folclóricos marcou primeira noite de festança no Arraial da Assembleia

Diversidade cultural

O Forró Pé de Serra foi a primeira atração a se apresentar, seguida pela Quadrilha Busca Pé da Ilha, Bumba Meu Boi D’Itapari, Dança Portuguesa Vira Luzitanos, Boi de Upaon-Açu, Boi Valente da Ilha e Boi Lendas e Magia. Na sequência, teve Boi de Axixá, Companhia Vem BB, Boi de Tamarineiro, Dança Country Coração de Peão e o Boi de Nina Rodrigues.

Segurança e acessibilidade

O público destacou a estrutura montada para garantir segurança e conforto aos visitantes, enfatizando os espaços específicos para crianças, idosos e pessoas com deficiência.

Outro diferencial, que garante inclusão e acessibilidade, foi a instalação de rampas para cadeirantes ou pessoas com baixa mobilidade. Há, ainda, mesas e cadeiras nos espaços das barracas, além da presença de intérpretes de libras durante as apresentações.

“Só tenho a louvar essa ideia dos organizadores deste arraial, de garantir o acesso de cadeirantes e deixá-los mais à vontade em um espaço como este”, afirmou o servidor público José Eusébio Ribeiro dos Santos, de 52 anos.

Um espaço especial, de frente para o tablado onde evoluem os grupos folclóricos, também foi disponibilizado a pessoas com pouca mobilidade e idosos. Um parquinho infantil garantiu a diversão da criançada.

Grupo de Bumba Meu Boi evolui no tablado de apresentações do Arraial da Assembleia

Estrutura e conforto

Além da programação, a estrutura é outro aspecto positivo do arraial elogiado pelo público que marcou presença na abertura. Com foco no conforto e na segurança, foi disponibilizado o estacionamento do Multicenter Sebrae e o translado dos visitantes até o espaço junino é feito por meio de microônibus.

Detectores de metal garantem o controle do acesso, enquanto a segurança é reforçada pelo Gabinete Militar da Assembleia, com apoio da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

O espaço é totalmente acessível, acolhendo famílias, crianças, idosos e pessoas com deficiência. A organização reforça que a estrutura foi pensada para garantir uma experiência inclusiva e segura.

Novidade

Este ano, o Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema) organizou a Rifa Solidária para as quatro noites de arraial. O valor da rifa é R$ 10,00 e o prêmio diário, R$ 2.500,00, a ser sorteado ao término da festança. O valor arrecadado será revestido para a Fundação Antonio Bruno, que apoia e presta serviços a pessoas com câncer.

Avaliação

A professora Concita Costa, de São Luís, disse que o Arraial da Assembleia cada ano fica mais bonito, organizado, alegre e seguro.

“Este ano, então, está um espetáculo. Graças a Deus, o governador Carlos Brandão e a presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale, têm feito tudo para valorizar a cultura maranhense.  Nós temos uma cultura linda”, frisou.

Cobertura ao vivo

O arraial tem transmissão ao vivo pela TV Assembleia (aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), que faz a cobertura total do evento, além de inserções antes do início das apresentações. Também é possível acompanhar tudo pelo canal do YouTube (@tvassembleiamaranhao) e nas redes sociais – Facebook, Instagram e X (@assembleiama).

Na agência de notícias (https://www.al.ma.leg.br/sitealema/), estão disponíveis material informativo – texto e fotos – produzidos por jornalistas e fotógrafos, tudo ao alcance da mão, já que pode ser acessado por meio de computadores, celulares e tablets. Pelo site também é possível acessar todos os canais de comunicação da Casa, bem como as redes sociais e canal digital da Alema. A Rádio Assembleia (96,9 FM) também faz a transmissão ao vivo da festança.

O Arraial da Assembleia, que vai até domingo (22), prossegue nesta sexta-feira (20) contando com atrações como Boi de Sonhos, Cacuriá do Jonh, Boi Estrela da Cohab, Boi de Morros e Boi de Maracanã.

PROGRAMAÇÃO DO ARRAIAL DA ASSEMBLEIA

Sexta-feira – (dia 20/06)

17h30 – Mauro do Piseiro

18h – Companhia Mirim Princesinha da Jordoa

18h30 – Boi Mirantes da Ilha

19h30 – Quadrilha Capelinha do Sertão

20h – Boi de Sonhos

21h – Cacuriá do Jonh

21h30 – Dança Portuguesa Arte e a B21h30 – Dança Portuguesa Arte e a Beleza de Portugal

22h – Grupo Alternativo Invasores do Tapuio

22h30 – Quadrilha Alegria Caipira

23h – Boi Estrela da Cohab

0h – Boi Tremor da Campina de São José de Ribamar

1h – Boi de Morros

1h45 – Boi de Maracanã

Sábado – (dia 21/06)

17h30 – Renan Soeiro

18h – Quadrilha Flor do Amor

18h30 – Boi da Floresta

19h30 – Boi Estrela dos Lençóis

20h30 – Novilho dos Lençóis

21h – Boi Famosão

22h – Boi da Madre Deus

23h – Boi da Lua

23h30 – Companhia Encantar

0h – Boi Pirilampo

1h – Boi da Maioba

Domingo – (dia 22/06)

17h30 – Paula Nordestina

18h – Boi Revelação de São Marçal

18h30 – Boi Barrica

19h – Pérola dos Lençóis

20h – Boi de Barbosa de Rosário

21h – Encanto de São Cristóvão

22h – Coco Pirinã

22h30 – Boi de São Simão

23h – Encanto da Ilha

0h – Dança Portuguesa Realeza da Boa Nova

1h – Boi de Matinha

Cerca de 500 mil pessoas acompanharam os shows do Bumba Meu São João na Arena Castelão

Como parte da programação do São João do Maranhão 2025, o Bumba Meu São João atraiu turistas de dentro e fora do estado para a Arena Castelão com atrações nacionais, que registrou, ao longo de todos os dias do festejo, aproximadamente 500 mil pessoas. A última noite de atrações, na quarta-feira (18), trouse ao palco atrações como Ana Castela, Gustavo Mioto e Jonas Esticado. A abertura contou atrações locais como o DJ Rogério Mix e a cantora Iara Costa.

O secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, destacou que o incentivo do Governo do Maranhão ao evento contribuiu para o fortalecimento do turismo e, também, para a geração de emprego e renda no Maranhão.

“É um evento grandioso com a presença de muitos turistas e de pessoas do nosso estado gerando emprego e gerando renda, além de trazer valorização para o nosso estado. Estamos tendo várias estrelas da música, como Ana Castela. O clima é de muita descontração, tanto que eu trouxe a minha boiadeira, minha filha, para ver o show com todo mundo”, pontuou Orleans Brandão.

Essa grandiosidade do evento também foi destacada pelos artistas nacionais. Uma das principais atrações da noite, a cantora Ana Castela elogiou a disposição do público no Maranhão. Ela lembrou que o estado guarda características com sua terra natal, Mato Grosso do Sul, com um clima quente e que exige muito do público.

“É um povo animado aqui, um povo festeiro, que gosta de festa, e eu também sou festeira […]. O povo daqui é animado ao ponto de ficar três dias seguidos e a festa foi maravilhosa, foi o meu primeiro dia de São João e estou feliz, não podia ser melhor”, declarou a artista.

O cantor Jonas Esticado elogiou a organização do evento e o estímulo à cultura no Maranhão. Ele lembrou que esteve o ano passado no estado e destacou o crescimento do evento.

“Eu enxergo tudo isso de maneira muito positiva. É o meu segundo ano nesse evento gigantesco e que só vem crescendo a cada ano. Isso movimenta muito a economia da cidade, de cidades vizinhas e do estado. Está de parabéns o Governo do Estado do Maranhão e a organização do evento pela estrutura. Eu estou feliz em estar aqui no melhor São João do mundo”, afirmou Jonas Esticado.

Para o cantor Gustavo Mioto, retornar ao Maranhão é motivo de alegria. “O acesso à cultura nunca é demais e muita gente que não tem a possibilidade de viajar para outros lugares do Brasil para conferir shows nacionais estão aqui e podem conferir a nossa apresentação nessa grande festa, isso é muito legal. Eu já estive aqui no São João por duas vezes e estou muito feliz de estar aqui novamente”, disse.

Com segurança e uma ampla estrutura, o evento atraiu várias famílias. A enfermeira Roselinne Parma levou a mãe e a filha para verem o show da cantora Ana Castela. “É a primeira vez que eu venho e trouxe a minha filha e a minha mãe. É um espaço amplo que dá para todo mundo, de todas as faixas etárias, curtir os shows”, comentou.

Muito contente, a pequena Ana Cecília Parma contou que realizou um sonho. “Eu queria muito vir a esse show há muito tempo e até já fiz um aniversário com tema da Ana Castela, eu amo muito a Ana Castela”, afirmou.

O Bumba Meu São João contou com incentivo do Grupo Mateus, através do Governo do Maranhão, da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e de acordo de cooperação do Ministério do Turismo – Sesc e Senac, além do apoio de parceiros como Cartões Caixa e ELO, patrocínio da 7K, Brahma, Claro, Natura, Familhão + Vybbe e Uni Alumínio.

Ação Parlamentar: Agora Mata Roma e Anapurus terão Casas Novas

Moradores de Anapurus e Mata Roma serão beneficiados por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida. Os contratos que asseguram a construção de 177 casas (83 em Anapurus e 94 em Mata Roma) foram assinados durante solenidade que contou com a presença do deputado federal Hildo Rocha (MDB), parlamentar que exerceu papel determinante na viabilização do benefício.

Também participaram do ato, o prefeito Besaliel Albuquerque e vice-prefeita Chaguinha (Mata Roma); o prefeito Tânios Matias Lima e o vice-prefeito, Júlio Neto (Anapurus); o deputado estadual Florêncio Neto, vereadores, lideranças locais representantes das entidades conveniadas.

Ação relevante do governo do presidente Lula

O deputado Hildo Rocha destacou a importância do Programa Minha Casa, Minha Vida que foi retomado em 2023.

“Essa conquista é fruto do trabalho de muitas pessoas, incluindo o prefeito de Mata Roma, Besaliel; a vice-prefeita Chaguinha; o prefeito de Anapurus, Tânio Matias; a ex-prefeita professora Vanderly; vereadores dos dois municípios beneficiados; Caixa Econômica; associações comunitárias e sindicatos. Logicamente que sem o apoio do presidente Lula e do Ministro das Cidades, Jader Filho, não teríamos conseguido vencer todas as dificuldades e cumprir todas as exigências legais que possibilitaram a realização deste ato que simboliza a realização do sonho da casa própria para mais de 170 famílias de baixa renda que moram nas zonas rurais de Mata Roma e Anapurus”, destacou Hildo Rocha.

Parceria que faz a diferença

O prefeito Besaliel Albuquerque expressou sua alegria pelo benefício, destacando a parceria que envolve o deputado Hildo Rocha, o município, governo federal e entidades locais.

“Hoje é um dia muito feliz, porque estamos realizando os sonhos de 94 famílias que assinaram seus contratos. A nossa parceria com o deputado Hildo Rocha foi fundamental para que pudéssemos chegar até aqui. Ainda temos mais casas para sair, e continuaremos lutando por mais benefícios para nossa cidade”, afiançou Besaliel.

A vice-prefeita Chaguinha também agradeceu ao deputado Hildo Rocha pelo apoio e reforçou a importância da união entre os poderes para o sucesso de projetos como esse.

“Nosso deputado sempre luta por nossa cidade e trouxe muitos benefícios para Mata Roma. Estamos trabalhando juntos para melhorar a vida do nosso povo”, declarou Chaguinha.

O prefeito Tânio Matias Lima ressaltou a importância da iniciativa para o município.

“A prefeitura de Anapurus está conquistando uma grande vitória com a construção de novas casas para o município. Somos muito gratos ao deputado Hildo Rocha por esse importante benefício conquistado graças ao trabalho realizado em parceria com a nossa administração, com o apoio do legislativo municipal e das lideranças comunitárias do nosso município” afirmou o prefeito.

O vice-prefeito, Júlio Neto, também destacou a importância do benefício e agradeceu ao deputado Hildo Rocha.

Estou vendo aqui a alegria no rosto dessas pessoas que estão sendo beneficiadas. Agradeço ao deputado Hildo Rocha, parlamentar muito especial que lutou pela vinda dessas casas para cá. Agradeço também ao prefeito, Dr. Tânio, por apoiar essa iniciativa que significa um passo importante na realização do sonho da casa própria, contribuindo para o desenvolvimento social e a qualidade da nossa população”, comentou Júlio Neto.

Governador Carlos Brandão cumpre missão oficial em Roma e Londres

O governador Carlos Brandão vai cumprir agenda internacional de compromissos nos próximos dias. Em Roma, capital da Itália, o chefe do Executivo Estadual participa da “Missão para o Jubileu dos Governantes”, integrando a Delegação da Frente Parlamentar Católica. Em Londres, capital da Inglaterra, ele participa da Semana de Ação Climática, evento pré-COP30, que vai acontecer em Belém (PA) em novembro deste ano.

A “Missão para o Jubileu dos Governantes” ocorre de 19 a 23 deste mês. O governador Carlos Brandão vai integrar a Delegação da Frente Parlamentar Católica, que cumprirá agendas sociais e religiosas no Vaticano. A missão será liderada pelo deputado federal Luiz Gastão (PSD/CE), que é o presidente da Frente Parlamentar Católica.

Também participam da missão os senadores Chico Rodrigues (PSB/RR), Eduardo Girão (Novo/CE), Dr. Hiran (PR/RR), Giordano (MDB/SP), Izalci (PL/DF); os deputados federais Bia Kicis (PL/DF), Luiz Carlos Haully (PODE/PR), Aliel Machado (PV/PR), Eros Biondini (PL/MG), Luiz Carlos Motta (PL/SP), Marcio Honaiser (PDT/MA), Simone Marquetto (MDB/SP); e os deputados estaduais Frederico Pacheco (PMN/RJ), Padovani (União/PR), Chiara Biondini (PP/MG), Joaquim Roriz Neto (PL/DF) entre outros convidados.

O Jubileu do Vaticano, também conhecido como Ano Santo, é um momento especial na Igreja Católica. Os anos jubilares ocorrem a cada 25 anos. Este é o 27º Jubileu Ordinário cujo tema central é “Percorrendo Juntos”.

 

Semana de Ação Climática

Em seguida, Carlos Brandão participará da Climate Action Week (Semana de Ação Climática, em Londres), um evento anual que reúne especialistas e organizações de diversas áreas para discutir e promover ações contra as mudanças climáticas.

Este ano a Semana tem tido um destaque especial em razão da COP30, em Belém (PA), sendo importante evidenciar políticas públicas e iniciativas privadas que garantam a preservação da floresta e dos povos amazônicos.

O financiamento climático em países em desenvolvimento, como o Brasil, deve ser o legado da COP30, que herdará a meta estabelecida na COP29 de mobilizar US$ 1,3 trilhão para financiamento climático até 2035.

O Maranhão tem participado dos eventos pré-COP30 exatamente para atrair os olhares desses investidores. A presença do Maranhão fortalece a atração de recursos para programas como o Floresta Viva e o Paz no Campo.  O Estado já atraiu recursos do Canadá para o Programa Terras para Elas, por meio do Fundo ONU-Brasil.

Em Londres, a missão oficial maranhense tem como objetivo formalizar o primeiro investimento internacional em restauração florestal com regularização fundiária no Estado. A parceria com fundos privados viabilizará a recuperação de áreas degradadas com espécies nativas e frutíferas, gerando renda às famílias, segurança jurídica e acesso ao mercado de créditos de carbono.

Parlamentares destacam a importância das Ações do Governo para o Maranhão

Ações e obras que estão sendo realizadas pelo governo Carlos Brandão (PSB) em diversas áreas e em todas as regiões do Maranhão ganharam repercussão na tribuna da Assembleia Legislativa. Os deputados Guilherme Paz (PRD), Helena Duailibe (PP), Ana do Gás (PCdoB), Adelmo Soares (PSB), Neto Evangelista (União) e Wellington do Curso (Novo), que é de oposição, destacaram iniciativas arrojadas do governo em discursos na sessão desta terça-feira (17).

Ao repercutir a participação em atos de inauguração, entrega e assinatura de ordens de serviço, ao lado do governador, em São João dos Patos, o deputado Guilherme Paz assinalou que tem sido assim por todo o estado. “Por onde a gente roda, vê o governador Carlos Brandão anunciando obras”, disse.

O parlamentar detalhou que, no município, foram assinadas ordem de serviço para poços artesianos; foi feita a entrega de ambulância e do Santuário de São Francisco. “Uma obra linda, que fica em cima da montanha, de lá a gente tem a vista de toda a cidade de São João dos Patos”, afirmou, ressaltando a presença do prefeito Alexandre Magno e do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão.

Reajuste
A deputada Ana do Gás repercutiu o anúncio do reajuste salarial para todos os níveis da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado do Maranhão, incluindo aposentados e pensionistas. A medida foi anunciada nesta terça-feira pelo governador Brandão.

“Essa é uma conquista que representa muito mais do que os números. Representa respeito, reconhecimento e a valorização de homens e mulheres que saem de suas casas para nos proteger, para garantir a segurança de todos nós, maranhenses”, enfatizou Ana do Gás.

A parlamentar também parabenizou o governo pela entrega de 2 mil cartões universitários. “É uma bolsa de R$ 800,00 que ajuda, que é bem-vinda, que é útil para os nossos jovens que têm dificuldade de sair de casa, principalmente, aqui na Região Metropolitana, no interior do Estado, para que possam chegar à universidade. Já se soma mais de 30 mil estudantes sendo beneficiados”, observou.

Deputado da oposição, Welington do Curso (Novo) também repercutiu, além do aumento para PMs e bombeiros, outras ações na área de segurança. “Mesmo sendo oposição, quero fazer um elogio ao governador Carlos Brandão por ter nomeado todos os aprovados na Polícia Militar e todos os aprovados na Polícia Civil. Uma luta antiga do professor e deputado Wellington do Curso, uma luta antiga na gestão anterior, mas que contou com a sensibilidade do governador Carlos Brandão e nomeou todos”, afirmou.

E Wellington emendou acerca do aumento concedido pelo governador: “Hoje, mais uma vez, parabenizar pelo reajuste que ele anunciou à Polícia Militar e Bombeiros do Estado do Maranhão”.

Catraca livre
Helena Duailibe comemorou a notícia de que o governador Brandão garantiu que, na quinta-feira (19), feriado de Corpus Christi, o transporte semiurbano na Região Metropolitana de São Luís terá catraca livre, das 5h até a meia-noite.

“Parabéns, governador. Essa iniciativa vai ajudar ainda mais a participação dos mais de 40 mil católicos que nós estamos esperando na solenidade do Corpus Christi”, disse ela.

O deputado Adelmo Soares assinalou ações voltadas ao São João do Maranhão visando o incremento da economia. “Estive ontem no Arraial do Ipem e vi o movimento e a economia do Estado se desenvolvendo a partir das manifestações culturais”, salientou.

Adelmo aproveitou para ressaltar o cuidado do governador com todos os setores no estado. “É muito bom a gente saber que tem um governador que olha para todas as áreas. Anunciou o aumento, agora, dos policiais, fez um carnaval maravilhoso e está fazendo mais uma vez um São João espetacular no estado do Maranhão”, resumiu.

Neto Evangelista também tratou sobre o São João do Maranhão e ressaltou o aumento do cachê das manifestações após 12 anos de congelamento.

“Agora, depois de 12 anos, de 12 anos, sem reajuste para as atrações locais, ou seja, há 12 anos, o bumba-boi quando ia se apresentar no arraial do Estado, recebia R$ 7.000, durante 12 anos. No Governo de Carlos Brandão, esse recurso aumentou de R$ 7.000 para R$ 9.000, nesse ano de 2025”, disse.

Evangelista também assinalou que as atrações nacionais da festa são financiadas com recursos da iniciativa privada. “Porque é gasto, hoje, no São João, zero com artista nacional”, afirmou o deputado, que é líder do governo na Assembleia.