Maranhão propõe parceria estratégica com o Pará para a COP 30

– Carlos Brandão discursa durante reunião de governadores da Amazônia Legal (Foto: Rodrigo Ribeiro)

Os governadores e vice-governadores dos estados da Amazônia Legal reuniram-se em Brasília (DF), nesta quarta-feira (12), para o lançamento do Plano de Atuação do Consórcio da Amazônia Legal para a COP 30. A Conferência do Clima, que será realizada em novembro, em Belém (PA), representa uma oportunidade estratégica para os estados da região apresentarem suas iniciativas ambientais e atraírem investimentos para uma transição sustentável, fortalecendo o protagonismo do Brasil na agenda climática global.

Durante o encontro, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, colocou o estado à disposição do governador do Pará, Helder Barbalho, para contribuir com a COP 30, tanto com projetos ambientais de destaque quanto com suporte logístico. Além de apresentar iniciativas sustentáveis que serão levadas à conferência, Brandão destacou a proximidade geográfica entre os dois estados e a infraestrutura do Maranhão, que pode auxiliar no fluxo de visitantes e na mobilidade durante o evento.

“Somos estados vizinhos e queremos contribuir para o sucesso da COP 30. Podemos auxiliar na logística de transporte, hospedagem e infraestrutura aeroportuária, garantindo mais fluidez no deslocamento de delegações internacionais e nacionais,” afirmou Brandão.

O governador ressaltou que a COP 30 será um espaço essencial para demonstrar ao mundo as ações concretas que estão sendo desenvolvidas na Amazônia Legal. Entre os projetos que levará à conferência, Brandão destacou o Floresta Viva, um programa de recomposição florestal que já conta com o financiamento de 16 empresas internacionais e multinacionais e com a construção do maior viveiro público do Brasil. Com 600 mil mudas já cultivadas, a meta é alcançar 1 milhão de mudas, que serão disponibilizadas a pequenos agricultores a preços simbólicos, incentivando a recuperação de áreas degradadas e a geração de renda sustentável.

Além disso, apresentou o programa Maranhão Sem Queimadas, que tem como objetivo reduzir queimadas e incêndios florestais, combater o desmatamento e conscientizar a população sobre os impactos ambientais dessas práticas. O governo do estado busca apoio do BNDES para ampliar o programa e garantir sua eficácia na preservação da biodiversidade.

Brandão reforçou que os estados amazônicos precisam aproveitar a COP 30 não apenas como um espaço de cobrança, mas também de protagonismo e soluções concretas.

“Chegou a hora de virarmos o jogo. Durante anos, os estados amazônicos foram apenas cobrados, mas agora queremos mostrar que temos projetos viáveis, inovadores e que podem transformar a realidade da região. Precisamos de investimentos e parcerias que garantam a preservação da floresta ao mesmo tempo em que promovem o desenvolvimento sustentável e social da nossa população,” enfatizou o governador.

O Consórcio da Amazônia Legal busca consolidar sua atuação na COP 30 com uma agenda estratégica voltada à transição energética e ao desenvolvimento sustentável. O plano elaborado pelos governadores segue as diretrizes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (da sigla em inglês UNFCCC) e da presidência da COP 30 no Brasil, reforçando o compromisso dos estados amazônicos com a pauta ambiental global e a busca por parcerias institucionais que fortaleçam o desenvolvimento da região.

Ao final do encontro, o governador do Pará, Helder Barbalho, destacou que, embora a COP aconteça em Belém, o evento pertence a todo o país. “Hoje damos a largada para essa nova agenda, que busca o protagonismo dos estados da Amazônia Legal. Esta será a COP da floresta, do Brasil, e não apenas de Belém,” ressaltou Barbalho.

A COP 30 será um momento-chave para que o Brasil exerça liderança global na agenda ambiental. Para Barbalho, o país deve demonstrar seu compromisso com a transição para uma economia de baixo carbono. “Temos a legitimidade de ser a locomotiva para o resto do planeta. O Brasil pode e deve dar o exemplo de como conduzir uma transição energética limpa e sustentável,” finalizou.

O Consórcio da Amazônia Legal é composto pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Brandão amplia equipes na MA-014 e dá prazo para melhorar fluxo

Por determinação do governador Carlos Brandão, o secretário Aparício Bandeira (Secretaria de Estado da Infraestrutura – Sinfra) informou, nesta sexta-feira (7), que vai aumentar de duas para 12 o número de equipes de construtoras para o trabalho de recuperação na MA-014. A medida visa revitalizar o trecho entre Vitória do Mearim e Santeiro.

Em entrevista à TV Mirante, o secretário garantiu que em até 40 dias o trecho estará pronto para oferecer mais segurança e trafegabilidade. “Essa é uma estrada na qual temos realizado manutenção ao longo de todo o ano. Porém, após a interdição da ponte da rodovia federal entre Bom Jardim e Santa Inês, o fluxo da MA-014 aumentou muito e, com ele, os problemas. Por isso, vamos aumentar para 12 o número das equipes de construtoras na recuperação de Vitória do Mearim a Santeiro”, informou Bandeira.

Mais cedo, o governador também já havia anunciado mais ações para melhorar a trafegabilidade. “Informo que o agravamento da situação da MA-014, que passou a receber todo o fluxo da BR-316, que é de responsabilidade do Dnit, aceleramos o projeto de federalização da MA-014. Estamos fechando detalhes finais com o ministério dos Transportes. Até lá, vamos intensificar os trabalhos, mobilizar mais equipes e incluir trechos ainda sem pavimentação. Teremos também uma patrulha para dar suporte aos veículos”, anunciou Brandão em suas redes sociais.

 

Federalização

O governador Carlos Brandão já apresentou, desde 2024, pedido de federalização da MA-014 ao governo federal, junto ao Ministério dos Transportes. O gestor do executivo Maranhense esteve reunido com o ministro Renan Filho, que se comprometeu a estudar a viabilidade técnica para a mudança. A medida se deve em razão da rodovia ter fortes características para se tornar uma BR.

 

Ações na Baixada Maranhense

A aceleração da recuperação da MA-014 vem se somar a outras ações que o governo do Maranhão tem assegurado à população da Baixada Maranhense, impulsionando a infraestrutura, a mobilidade e a qualidade de vida da população.

Entre as ações realizadas, destacam-se a entrega do trecho da MA-211, ligando Bequimão a Central do Maranhão, e a pavimentação da Estrada do Afoga, com 18 km na MA-339, conectando Anajatuba ao povoado Afoga. Além disso, foi iniciada a construção da estrada de 28 km entre Bequimão e São Bento, e estão em andamento as obras da Travessia da Baixada, que ligará Anajatuba a São João Batista.

Além disso, o governo também tem garantido mais efetividade no serviço de ferryboat, com ampliação do número de barcos, construção de novas rampas e acesso à internet, assim como a implantação do trecho de 19 km que liga Guimarães à praia de Araoca, o Caminho dos Poetas.

Foram entregues também a reforma do Hospital de Turilândia e uma nova estação de tratamento de água em Pinheiro. Foi lançado o programa Floresta Viva em São Bento e Anajatuba. Outras iniciativas incluem a implantação de escolas militares, areninhas esportivas, entrega de carrinhos dos programas Minha Renda e Mais Renda, ampliação de Restaurantes Populares, asfaltamento de vias urbanas e valorização da cultura local, com investimentos no São João da região.

Brandão faz avaliação positiva do Carnaval 2025 e anuncia Lava-Pratos em Imperatriz e na Praia de Araoca, em Guimarães

– Em vídeo nas redes sociais, governador comemorou sucesso do Carnaval e anunciou Lava-Pratos (Foto: Rodrigo Ribeiro)

O governador Carlos Brandão comemorou, na quinta-feira (6), os impactos positivos do Carnaval do Maranhão 2025 para o turismo e a economia do estado. O pronunciamento foi feito por meio de um vídeo publicado em suas redes sociais, no qual o governador destacou o recorde de público e os benefícios gerados pelo evento. Brandão também anunciou lava-pratos em Imperatriz e na Praia de Araoca, em Guimarães.

O governador avaliou como históricos os números do Carnaval do Maranhão 2025, ressaltando que investir em cultura é fortalecer o turismo, os empregos e o bem-estar da população maranhense.

“Foram mais de 4,5 milhões de foliões que curtiram o Pré-Carnaval e o Carnaval nos circuitos Vem Pro Mar, Vem Pro Centro e Vem Pra Madre, fazendo desta festa a maior da história do Maranhão. Nossa capital ficou lotada, com cerca de 95% de ocupação nos hotéis, segundo o Observatório do Turismo, e a expectativa é que o Carnaval gere um impacto econômico de R$ 800 milhões para o nosso estado”, informou o governador.

Em sua publicação, o governador Carlos Brandão também destacou que os seis dias oficiais da folia na capital maranhense foram marcados pela segurança já que foram registradas zero ocorrências policiais graves nos circuitos desde a abertura da programação, na quinta-feira, 27 de fevereiro, até o encerramento, na terça-feira, 4 de março.

Em todo o estado, um efetivo de cerca de 8 mil policiais, incluindo Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Centro Tático Aéreo (CTA), foi mobilizado para as ações.
Carlos Brandão também aproveitou para agradecer a todos que contribuíram com o sucesso da festa, incluindo trabalhadores da limpeza urbana, segurança, saúde, vendedores ambulantes, catadores de resíduos, empreendedores do Minha Renda e Mais Renda e fazedores de cultura.

Lava-Pratos

Além de destacar os números positivos do Carnaval do Maranhão 2025 e agradecer a todos os trabalhadores que atuaram na organização e realização da festa, Brandão deu uma boa notícia para os moradores de Imperatriz e Guimarães: as duas cidades terão o famoso Lava-Pratos.

Em Imperatriz, a festa ocorre nos dias 15 e 16, na Avenida Bernardo Sayão. Já em Guimarães, a celebração será no mais novo cartão-postal do estado, a Praia de Araoca.
As apresentações ocorrem a partir das 16h e a programação completa será divulgada nos próximos dias nos canais oficiais do governador Carlos Brandão e do Governo do Maranhão nas redes sociais, bem como na imprensa.

Circuito Vem Pro Mar

A reação do público nos circuitos ao longo dos dias de folia ajuda a explicar o sucesso histórico do Carnaval do Maranhão em 2025.

A estudante universitária de São Luís, Vitória Castro, foi uma das 700 mil pessoas que curtiram o último dia de folia no Circuito Vem Pro Mar, na Terça-feira de carnaval, 4 de março. Ela estava com os amigos em todos os dias de circuito e aprovou a programação. “Um carnaval maravilhoso. Teve a Anitta e agora teve Wesley Safadão cantando todas as minhas músicas favoritas. Amei demais. Esse carnaval foi um sucesso”, relatou.

A técnica de segurança Ana Diniz também passou pelo Circuito Vem Pro Mar e foi só alegria. “Meu amor, como trabalhar num carnaval desse? Carnaval é uma vez por ano, então vamos aproveitar, vamos ser felizes, vir pra Litorânea e brincar com segurança”, disse.

Teve até fã que investiu em fantasia especial para receber bem seu ídolo. Foi o caso do cirurgião-dentista Jonathan Reis cuja roupa fez referência ao clipe Romeu, de Anitta.
“Acompanho o bloco há anos, já fui várias vezes em Salvador e no Rio, mas ter essa experiência na minha cidade é algo incrível. A programação do carnaval de São Luís está impecável, um dos melhores de todos os tempos. Tanto que ninguém precisou viajar, pelo contrário, as pessoas vieram para cá”, disse antes da cantora arrastar uma multidão com seu trio elétrico.

Os artistas que fizeram a festa no circuito também aplaudiram o carnaval do Maranhão 2025. “A gente passou pela Bahia, a gente passou por São Paulo e os caras de lá falando do carnaval do Maranhão. Eu acho que a energia do público de São Luís, do público maranhense, é fora do normal. Isso torna o carnaval de São Luís esse sucesso, essa repercussão toda que a gente está vendo pelo Brasil”, enalteceu o cantor Wesley Safadão.

“Obrigado por estar aqui nesta Terça-feira de carnaval, com essa multidão maravilhosa. Meu coração está aqui, cheio de energias positivas, cheio de grandes lembranças de minha atuação com o Asa de Águia. O carnaval do Maranhão é 10”, disse Durval Lelys durante sua apresentação.

Circuito Vem Pra Madre

De volta ao circuito oficial do Carnaval do Maranhão, o bairro Madre Deus mostrou porque é considerado berço da cultura popular do estado. O Circuito Vem Pra Madre resgatou a tradição dos cortejos de rua do Centro Histórico de São Luís, avivando lembranças de antigos carnavais, enquanto atualizou o espírito da folia tradicional maranhense.

E os foliões, é claro, aprovaram. “Estava demorando para acontecer! É maravilhoso ver essa movimentação de novo, perto de casa”, disse a pedagoga Cláudia Queiroz, moradora do bairro e que acompanhou tudo de camarote, na varanda da sua casa.

Já o farmacêutico Wildemar Simeão e seu irmão improvisaram um espaço especial com lona de cobertura na porta de casa. “Aqui a gente tem uma visão privilegiada da festa. O governador está de parabéns por resgatar esse carnaval na Madre Deus”, afirmou.

Para os artistas que voltaram a desfilar pelas ruas do bairro, o carnaval 2025 também foi de felicidade. Janete Almeida, de 77 anos, integrante do Bloco Organizado Ritmistas da Madre Deus há 17 anos, esbanjou vitalidade e felicidade com o retorno do circuito. “Isso é tudo de bom. Aqui não tem idade para brincar”, disse.

O mesmo sentimento foi compartilhado por Miguel Arcangelo, cadeirante e brincante do Bloco Beatos do Samba. “Desde os 13 anos eu brinco o Carnaval na Madre Deus. Para mim, estar aqui é fácil, é alegria pura!”, contou.

Carnaval do Maranhão 2025

No carnaval do Maranhão 2025, cujo tema foi “Estado da Folia e Felicidade”, a diversão ficou por conta de mais de 300 atrações locais, 30 atrações nacionais e um circuito oficial democrático e acessível. Nas prévias, os foliões puderam curtir os circuitos Vem Pro Mar, na Avenida Litorânea, e Vem Pro Centro, no Centro Histórico de São Luís. No Carnaval propriamente dito, além do Vem Pro Mar, os blocos tradicionais e outras manifestações culturais fizeram a festa no Circuito Vem Pra Madre, no bairro da Madre Deus, resgatando a cultura e a história do carnaval de rua maranhense.

A programação foi dividida em dois momentos. O Pré-Carnaval aconteceu de 1º a 22 de fevereiro. Já o Carnaval foi de 27 de fevereiro a 4 de março. Pela Avenida Litorânea (Circuito Vem Pro Mar), passaram nomes que se apresentaram pela primeira vez no Carnaval do Maranhão como Ivete Sangalo, Anitta e Glória Groove, e artistas que voltaram após o sucesso das apresentações em anos anteriores como: Jorge e Mateus, Wesley Safadão e Zé Vaqueiro.

Já pelos circuitos do Centro de São Luís (Vem Pro Centro e Vem Pra Madre), passaram mais de 90 atrações tipicamente maranhense como blocos organizados, tradicionais, alternativos e afro, tribos de índio, bandas e artistas maranhenses, agremiações carnavalescas, grupos de reggae, tambor de crioula e muitos outros.

Wesley Safadão, Durval Lelys e Zé Vaqueiro levam cerca de 700 mil pessoas para o encerramento do Carnaval do Maranhão 2025

– Wesley Safadão comanda multidão em trio no Carnaval do Maranhão 2025 (Foto: Brunno Carvalho)

Um verdadeiro “mar de gente” lotou a Avenida Litorânea, em São Luís, nesta terça-feira (4) de carnaval para pular e cantar ao som de Wesley Safadão, Durval Lelys e Zé Vaqueiro, no encerramento da temporada 2025 do Circuito Vem Pro Mar, do Carnaval do Maranhão, realizado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Cultura.

De acordo com a Polícia Militar, aproximadamente 700 mil pessoas participaram do último dia de programação na orla marítima de São Luís. Após folia de pré-carnaval em todos os finais de semana do mês de fevereiro e seis dias seguidos de folia no período oficial, o Carnaval do Maranhão 2025 chega ao fim registrando público recorde.

“A gente passou pela Bahia, a gente passou por São Paulo e os caras de lá falando do carnaval do Maranhão. Eu acho que a energia do público de São Luís, do público maranhense, é fora do normal. Isso torna o carnaval de São Luís esse sucesso, essa repercussão toda que a gente está vendo pelo Brasil”, enalteceu o cantor Wesley Safadão.

O crescimento do público no carnaval maranhense teve impacto direto no aquecimento do turismo e da economia. De acordo com o Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA), os hoteis da capital registraram média de quase 90% de ocupação no período.

A expectativa do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) é que o Carnaval 2025 tenha movimentado entre quatro e cinco vezes mais os valores investidos na produção da festa.

De acordo com o governador Carlos Brandão, os bons resultados do Carnaval 2025 são fruto de investimentos públicos em áreas como segurança, somados a parcerias com o setor privado. “Para fazer um carnaval dessa magnitude fizemos um grande investimento em todos os setores, encorajamos a parceria [público/privada] e hoje o carnaval entrou no cenário nacional. Isso não vai parar mais. Nós estamos aprimorando. Ano passado foi bom e este ano foi excelente”, comemorou Carlos Brandão ao lado da esposa, a primeira-dama Larissa Brandão, e do músico Wesley Safadão.

 

Festa de encerramento com chave de ouro

A festa que marcou o encerramento de mais uma temporada carnavalesca no Maranhão no circuito Vem Pro Mar começou cedo, às 11h, com o sertanejo do cantor Lucas, seguido da swingueira, pagode e samba de Paulinho Melodia. Na sequência, se apresentaram os blocos Vagabundos do Jegue e a tradicional Máquina de Descascar’alho.

Por volta das 17h, Wesley Safadão fez os brincantes cantarem e dançarem embalados em hits como “Farra 100 Limite”, “Pega O Guanabara” e “Não Fosse Tão Tarde”. O público cantou em alto e bom som “Vai, Safadão”, quando o artista atravessou a Avenida Litorânea.

A estudante universitária de São Luís, Vitória Castro, curtiu quase todos os dias de carnaval do circuito Vem Pro Mar com amigas e aprovou a programação. “Um carnaval maravilhoso. Teve a Anitta e agora teve Wesley Safadão cantando todas as minhas músicas favoritas. Amei demais. Esse carnaval foi um sucesso”, relatou.

Atrás do trio elétrico de Wesley Safadão, o baiano Durval Lelys, comandou os foliões com o melhor da axé music. No repertório, Lelys cantou clássicos da extinta banda Asa de Águia e sacudiu os foliões, que não se intimidaram nem mesmo com a chuva.

“Obrigado por estar aqui nesta terça-feira de carnaval, com essa multidão maravilhosa. Meu coração está aqui, cheio de energias positivas, cheio de grandes lembranças de minha atuação com o Asa de Águia. O Carnaval do Maranhão é 10”, disse Durval Lelys.

A festa de despedida do Carnaval do Maranhão 2025 contou ainda com a energia das atrações locais Mix In Brazil, Samba de Rua e Groovaê. Mas foi no trio liderado pelo piseiro do cantor e compositor Zé Vaqueiro que a multidão cantou em coro sucessos como “Coladin”, “Tenho Medo”  e “Tá Faltando Eu”.

Conhecido como “O Original”, Zé Vaqueiro fez uma apresentação efusiva e não deixou ninguém ficar parado na Litorânea. Zé Vaqueiro desceu do trio, cantou no meio dos foliões, e subiu no carro-pipa que refresca os foliões no circuito.  “É um prazer maravilhoso estar aqui com vocês trazendo nosso show, trazendo alegria e sentindo a energia da Ilha do Amor”, disse Zé Vaqueiro.

 

Atrações de peso, artistas locais e turismo em alta

Promovido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e outros órgãos parceiros, o pré-carnaval e o Carnaval do Maranhão 2025 contaram com centenas de atrações locais nos circuitos Vem Pro Centro e Vem Pra Madre, onde o foco foi a valorização da “prata da casa”, com apresentações de reggae, tambor de crioula, blocos alternativos, além de bandas e artistas locais.

Já para o Vem Pro Mar, na orla de São Luís, foram mobilizados mais de 9 trios elétricos, que fizeram a rotação de apresentações ao longo dos seis dias de folia. Passaram pelo circuito outros grandes nomes da música nacional, como Gloria Groove, Nattan, Anitta e Xand Avião.

Artistas locais completaram a festa levando ao circuito Vem Pro Mar ritmos e a musicalidade única do carnaval maranhense. Com um leque diversificado de atrações, o Carnaval do Maranhão 2025 chamou a atenção de turistas de várias localidades do Brasil e do mundo.

“Com parceria entre setor público e privado trouxemos os maiores artistas do Brasil, fortalecemos a segurança, garantimos estrutura e movimentamos a economia. Restaurantes, bares, hoteis e motoristas de aplicativo, tudo lotado! E pode anotar: o Carnaval do Maranhão entrou de vez no cenário nacional”, celebrou o governador Carlos Brandão.

 

Segurança reforçada e renda extra na folia

Uma das principais apostas para o êxito da temporada 2025 do carnaval maranhense foi o reforço na estrutura de segurança pública. Ao longo de todo o período carnavalesco, forças de segurança trabalharam de forma integrada garantindo policiamento ostensivo, equipes em viaturas, motocicletas, a cavalo, a pé e policiamento aéreo.

Para este ano foram adotadas estratégias inovadoras, como o monitoramento por câmeras com tecnologia de reconhecimento facial operadas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA) e o Meu Celular de Volta, programa que auxilia na recuperação de aparelhos roubados, furtados ou extraviados.

Outras duas iniciativas consolidadas no calendário de grandes eventos do Governo do Maranhão também marcaram presença no Circuito Vem Pro Mar em 2025: beneficiários dos programas estaduais Mais Renda e Minha Renda, que oportuniza a inclusão produtiva para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Esse é o caso do autônomo Carlos César Araújo, que há cinco anos é beneficiário do programa Mais Renda. É com a ajuda do programa que ele consegue manter o sustento do lar. O autônomo aproveitou a oportunidade no circuito Vem Pro Mar para faturar renda extra em meio à folia.

“Bom demais as vendas É uma maravilha, muito movimento. A lucratividade é de 100%. Eu estava trazendo mercadoria aqui e voltava para casa sem nada. Trabalham aqui eu, minha esposa e meus filhos. Depois que nós conhecemos esse programa a nossa vida mudou em todos os sentidos”, frisou.

O governador Carlos Brandão destacou a importância da movimentação econômica relacionada ás atividades de carnaval. “Enquanto uns estão se divertindo, outros estão ganhando dinheiro. Esse fator da economia girar é muito importante. A nossa expectativa é que vai girar cerca de R$ 800 milhões. É dinheiro no bolso dos maranhenses, que às vezes estão desempregados. É uma oportunidade para ganhar dinheiro, pagar suas contas e viver melhor a sua vida”, concluiu.

Em entrevista para a BandNews, Brandão destaca o crescimento do turismo e a geração de renda no Carnaval do Maranhão 2025

– No Palácio dos Leões, o governador do Maranhão concedeu entrevista ao vivo, via internet, para o programa de TV Manhã BandNews (Foto: Gilson Teixeira)

Números do carnaval do Maranhão 2025 foram apresentados em rede nacional pelo governador Carlos Brandão, durante entrevista nesta sexta-feira (28) à BandNews TV. Em conversa ao vivo e on-line com a jornalista Regina Dourado, o governador falou sobre o crescimento da festa no estado.

“A gente apostou no carnaval, acreditou, até porque nós temos uma tradição muito forte, temos uma raiz cultural muito forte. Já existe esse talento, já existe essa cultura, já existe essa tradição, mas faltava um investimento forte e foi isso que a gente fez”, disse Brandão para a BandNews.

Até o dia 4 de março, a programação oficial do carnaval promovido pelo Governo do Maranhão contará com mais de 50 atrações locais e nacionais no Circuito Vem Pro Mar (Avenida Litorânea) e dezenas de apresentações no Circuito Vem Pra Madre (bairro Madre Deus). A expectativa é de mais de 4 milhões de pessoas, entre maranhenses e turistas, circulem pelos circuitos carnavalescos este ano.

Para o governador, investimentos estratégicos em turismo, segurança pública e a valorização cultural fortaleceram a festa nos últimos anos e fizeram do carnaval do Maranhão um dos maiores do Brasil.

“No ano passado, a gente já arriscou fazer um carnaval grande, e foi um carnaval gigantesco. Como os estados vizinhos não têm um carnaval muito forte, a tendência natural foi que houvesse uma migração aqui para o Maranhão,” frisou.

Na avaliação do governador, o interesse pelo carnaval maranhense tem crescido, ancorado na ampliação de investimentos em cultura e no fortalecimento da cadeia do turismo, com a implantação de novos voos e o reconhecimento do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Natural da Humanidade. O título foi conferido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em julho de 2024.

“Hoje, nós temos uma âncora muito forte no nosso turismo, que segundo estudo do IBGE cresceu 44%. Foi anunciado agora, por apenas uma companhia aérea, nove voos, três para Fortaleza, três para Brasília e três para São Paulo. As companhias aéreas não inventam o voo, isso é demanda em função do nosso turismo”, sublinhou Brandão.

“Nós fizemos um grande trabalho para levar a proposta dos Lençóis Maranhenses para se tornar Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Houve um fortalecimento muito grande do turismo aqui no nosso estado e, é lógico, a gente tem dado suporte, porque não adianta atrair turista e o turista sair falando mal”, completou.

Economia ativa, geração de renda e carnaval em todo o Maranhão

O governador Carlos Brandão também destacou, durante a entrevista à BandNews, o impacto positivo da geração de emprego e renda atrelada à festa carnavalesca.

“Carnaval não é só festa, é também a geração de emprego e renda, que é o que mais a gente tem foco. Aqui, restaurantes, bares, motoristas de táxis, motoristas de aplicativos, comércio informal, hotéis contratando funcionários extras e tudo isso está aquecendo muita economia”, destacou o governador.

Brandão ressaltou a importância da parceria com o setor privado e dos investimentos em programas de inclusão socioprodutiva, como o Mais Renda e Minha Renda, para a abertura de novas oportunidades de trabalho em meio à folia.

“As empresas são parceiras no financiamento desses grandes eventos. Lembrando sempre que elas são parceiras porque entendem que esse é um momento de geração de emprego, e cada vez que elas investem, atraem turistas e geram empregos. Os carrinhos do Mais Renda a gente distribui para que os ambulantes possam conseguir renda para as suas famílias”, disse o governador.

Carlos Brandão citou, ainda, que há apoio para festas de carnaval em todo o Maranhão, por meio de emendas parlamentares dos deputados estaduais. “Lembrando que não é só a capital; nós estamos também investindo nos municípios, através das emendas dos deputados, emendas parlamentares”, pontuou.

Ampla segurança e aplicativo “Salve Maria” em combate ao assédio

Outro tema abordado no noticiário da BandNews foram os investimentos em segurança para o Carnaval 2025 e as ações para combater o assédio e a violência contra a mulher. Brandão citou os contínuos investimentos no setor de segurança, com aumento na frota e ampliação do efetivo policial.

“A gente fez um alto investimento na segurança. Hoje, somos a 7ª melhor segurança no Brasil e a 2ª do Nordeste. Ano passado, fizemos a experiência, não tivemos um óbito sequer [associado ao Carnaval 2024] e, na segurança, não tivemos grandes problemas. É lógico: isso é fruto de muita organização e planejamento”, sublinhou Brandão.

Já sobre o combate a crimes contra as mulheres, o governador mencionou a expansão da Casa da Mulher Maranhense para outros municípios e a adoção do aplicativo “Salve Maria Maranhão”, lançado pelo Poder Público estadual para agilizar o atendimento a vítimas de violência e assédio.

O aplicativo “Salve Maria MA” permite que qualquer mulher em situação de risco acione imediatamente a Polícia Militar e a Patrulha Maria da Penha. “Nós criamos um aplicativo específico para que elas possam denunciar o assédio, para que elas possam se proteger”, pontuou.

“A gente está ampliando inclusive as casas da mulher maranhense. Vamos inaugurar mais cinco, com a Patrulha Maria da Penha, com todo suporte, a presença do Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria, tudo numa casa só, para dar proteção às mulheres”, concluiu.

Governo do Maranhão lança Programa Mãos à Obra para agilizar a manutenção dos prédios públicos da rede estadual

– Governador Carlos Brandão lançou programa Mãos à Obra para agilizar os serviços de manutenção dos prédios públicos estaduais (Foto: Gilson Teixeira)

Para agilizar a manutenção dos prédios públicos da rede estadual nos 217 municípios do estado, garantindo melhor atendimento à população e melhores condições de trabalho aos servidores, o Governo do Maranhão lançou o Programa de Manutenção Estadual da Rede do Maranhão – Mãos à Obra. A medida provisória que institui o programa foi assinada, nesta segunda-feira (24), pelo governador Carlos Brandão em solenidade no Palácio Henrique de La Rocque.

O Programa de Manutenção Estadual da Rede do Maranhão – Mãos à Obra será coordenado pela Secretaria de Estado de Governo (Segov) e visa garantir a manutenção dos prédios da rede estadual do Governo do Maranhão, que atualmente são mais de 3.500 imóveis em todo o estado.

Durante o lançamento, o governador Carlos Brandão informou que o programa amplia a participação das micro e pequenas empresas no mercado da construção civil no estado.

“Este programa valoriza as micro e pequenas empresas dos municípios. Nós temos 3.500 prédios que precisam de constante manutenção, sobretudo os da educação. Portanto, estas empresas vão ocupar esse espaço, enquanto as grandes executam as grandes obras de infraestrutura. Tivemos ainda o cuidado com a inclusão, garantindo que 10% da mão de obra sejam mulheres vítimas de violência doméstica e em situação de vulnerabilidade social, que serão inseridas no mercado de trabalho, conquistando sua independência”, assinalou o governador Carlos Brandão.

O programa irá trazer mais eficiência na logística de mobilização e desmobilização de equipes. Isso porque o contratado estará alocado na própria cidade e/ou região, reduzindo, dessa forma, custos de deslocamento. Além disso, o programa fomenta a inclusão da utilização de serviços de empresas individuais, micro e pequenas empresas, fortalecendo a economia do estado.

O secretário de Estado de Governo, Márcio Machado, afirmou que o Mãos à Obra reforça a inclusão dos pequenos empreendedores, as políticas sociais e de parcerias institucionais do Governo do Maranhão.

“Este programa celebra a inclusão das micro e pequenas empresas, além dos MEIs. Também colocamos um olhar muito forte para a inclusão social das mulheres, que têm se destacado cada vez mais na construção civil. Além disso, é um programa que vem ao encontro do fortalecimento das parcerias institucionais, já que várias secretarias e entidades trabalharão em conjunto”, ressaltou Márcio Machado.

O programa tem a colaboração da Maranhão Parcerias (Mapa), que ficará responsável por elaborar o edital de credenciamento, sem limite de tempo, para a contratação, preferencialmente, de microempresas e empresas de pequeno porte para execução dos serviços e demandas. As empresas devem atender critérios técnicos e qualitativos pré-estabelecidos para garantir sua aprovação.

Cassiano Pereira, presidente da Mapa, explicou o papel da empresa na execução do Mãos à Obra. “A Mapa fará o credenciamento das micro e pequenas empresas em todo o estado, regionalizando os prestadores de serviço de acordo com as demandas que serão solicitadas pela Segov para a execução das pequenas obras e reparos que precisarem ser realizados”, disse.

Wesley Assis, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (CREA-MA), ressaltou que a execução do programa vai garantir mais segurança no serviço público maranhense. “Nós percebemos o cuidado do Governo do Maranhão em ter à frente do programa pessoas com a capacidade técnica. Com isso e com os serviços que serão executados com mais agilidade, o Governo do Maranhão vai garantir a segurança da sociedade maranhense e dos servidores públicos estaduais”, afirmou.

Programa Mãos à Obra

Para a melhor execução do programa, o Estado será dividido em 22 regionais de atuação – conforme os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) -, agregando as cidades por blocos.

A contratação das empresas será realizada por categorias, especificadas no tópico “tipos de manutenção”, sendo estes: manutenção civil (serviços de engenharia); projetos (elaboração de projetos em geral); lógica (cabeamento e serviços referentes à instalação de internet); ar-condicionado (manutenção dos aparelhos); combate a incêndios (implantação de extintores, hidrantes, iluminação de emergência, alarmes e semelhantes); Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (hastes, aterramentos, cabeamentos e itens classificados dentro da categoria).

A Segov receberá as demandas e designará uma das empresas credenciadas pela Mapa para realização do serviço. A fiscalização dos serviços ficará a cargo da equipe de engenharia da secretaria demandante. A aprovação final será feita em conjunto.

Entre as vantagens do Mãos à Obra estão o fortalecimento da imagem do Governo do Estado junto à classe empresarial com a contratação dos empreendedores de menor porte; agilidade e resolutividade com o menor tempo de resposta no cumprimento das demandas solicitadas, permitindo maior eficiência dos serviços; criação de uma rede regionalizada de negócios; abertura de oportunidade para micro e pequenas empresas, com consequente crescimento da economia local; e a eficiência logística na mobilização e desmobilização de equipes, pois o autor/fornecedor estará alocado na própria cidade e/ou região, reduzindo o deslocamento.

Políticas de inclusão social

O Mãos à Obra também garantirá a execução de políticas sociais de valorização e proteção às mulheres, já que o efetivo das empresas contratadas deverá ter, preferencialmente, um percentual de 51% de mulheres, sendo obrigatória a contratação de 10% de mulheres vítimas de violência doméstica e em situação de vulnerabilidade.

Para isso, as empresas contratadas poderão fazer uso do banco de dados provenientes da Secretaria de Estado da Mulher do Maranhão (Semu), por meio da Casa da Mulher Brasileira, unidades responsáveis pelo atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica no Estado do Maranhão.

A Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres), Semu, Casa da Mulher Brasileira, Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) farão a capacitação dessas mulheres, viabilizando maior acolhimento no mercado de trabalho.

Porto do Itaqui inicia nova fase de operações Ship-to-Ship no Berço 108

Nesta sexta-feira, 21 de fevereiro, o Porto do Itaqui, em parceria com a Transpetro, iniciou uma nova fase de operações Ship-to-Ship (STS), que agora passam a ser realizadas também no Berço 108. O STS é uma manobra de transferência de carga entre navios que pode ocorrer em mar aberto ou por meio de navios atracados. Com esse tipo de procedimento, uma operação que seria feita em 36 horas é concluída em 12 horas.

“O teste deste tipo de operação no Berço 108 marca mais um avanço na eficiência e inovação do Porto do Itaqui. A partir disso, é ampliada a nossa capacidade operacional, garantindo mais competitividade e otimização logística. Seguimos firmes no compromisso de modernizar o Porto, impulsionar o desenvolvimento regional e fortalecer nossa posição entre os principais portos públicos do Brasil”, destacou a presidente em exercício do Porto do Itaqui, Isa Mary Mendonça.

Realizado entre os navios STI Jardins e Elandra Star, o teste da operação serviu para comprovar a segurança e funcionabilidade do Ship-to-Ship no berço 108. “No teste de hoje, provamos que a operação é segura. O objetivo é obter, tanto da Marinha quanto da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP, a autorização para que a gente possa operar e trazer mais cargas”, comunicou o gerente de operações do porto, Adauto Serpa.

A primeira operação Ship-to-Ship do Porto do Itaqui aconteceu no dia 6 de setembro de 2023. Durante o procedimento, o navio Romulo Almeida atracou a contrabordo do navio Torm Helene e realizou o carregamento de 31.000 metros cúbicos de diesel S10. De lá para cá, já foram realizadas 28 operações Ship-to-Ship no porto.

Hub de Combustíveis

A cada ano, o Porto do Itaqui se consolida como um dos mais importantes canais de recebimento e distribuição de derivados de petróleo do Brasil, recebendo diesel, gasolina, querosene de aviação (QAV), gás de cozinha (gás liquefeito de petróleo) e combustível marítimo (MGO) do Brasil e do mundo. “Hoje, o Porto Itaqui tem uma grande importância para a Transpetro e para a Petrobrás. Aqui é o Porto que mais movimenta óleo diesel no país. E a Transpetro, que é líder no mercado de Ship-to-Ship, vê esse porto como fundamental para nossas operações”, acrescentou o gerente setorial do terminal de São Luís da Transpetro, José Carlos.

Mais crescimento

Em 2023, a adoção desse sistema no Berço 106 resultou em um expressivo ganho de produtividade e na redução da sobrestadia, fatores que contribuíram para a maior competitividade das operações. Com a ampliação para o Berço 108, espera-se um impacto ainda mais positivo na eficiência logística do Porto do Itaqui, significando o acréscimo de mais um berço de atracação e a possibilidade de realização de duas operações STS simultaneamente.

Última prévia do Carnaval do Maranhão com muitos ritmos, religiosidade e tradição

O último final de semana antes do período oficial do Carnaval promete aquecer a Ilha. A sexta-feira, o sábado e o domingo serão de muitas festividades carnavalescas com grupos já tradicionais do carnaval do Maranhão e artistas nacionais e locais.

A folia começa com o cortejo de blocos tradicionais, nesta sexta-feira, 21, saindo da Praça Deodoro, passando pela Rua Grande, ruas do Centro Histórico e chegando à Praça da Fé, na Praia Grande.

Ao todo, 19 grupos desfilarão seus ritmos, suas batucadas, sua tradição, em evento que já se tornou parte do calendário pré-carnavalesco. Os Blocos Tradicionais fazem parte da identidade cultural de São Luís, presentes nos carnavais da Ilha desde a década de 1920. O som dos tambores feito com as mãos espalmadas dão total charme e especificidade aos blocos tradicionais, assim como o figurino próprio, exuberante, opulento, que dão o tom dessa manifestação singular do carnaval maranhense.

Banho de Axé

A 6ª edição do tradicional Banho de Axé acontece neste sábado, 22, no Centro Histórico. A ação institucional da SECMA promove a visibilidade e o protagonismo dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana (Terreiros de Tambor de Mina) maranhenses.

Desde 2016 o evento é realizado como parte da programação do Carnaval,  com caráter lúdico, religioso, de afirmação de identidade e, principalmente, como ferramenta de combate ao racismo, à intolerância religiosa e a todas as formas de discriminação correlatas.

O cortejo afro-religioso realizado por 50 grupos de casas de “culto mina” e 12 grupos de capoeira, sairá do Palácio dos Leões, às 16h, passando pela praça João Lisboa, em direção  à Praça da Fé, na Praia Grande.

Vem pro Centro

O último Vem pro Centro de 2025 terá atrações divididas em 5 pontos do Centro Histórico e tem apresentações para todos os gostos na Praça da Faustina, Praça dos Catraieiros,  Praça do Reggae, Beco Catarina Mina e Praça da Fé. São ao todo em 33 atrações que contemplam todos os segmentos da tradição carnavalesca maranhense. A programação começa sempre às 14h.

“O Vem pro Centro foi uma novidade no Carnaval deste ano, muito bem acolhida pela população que pode presenciar a diversidade que é o nosso carnaval, com uma programação preparada para as tardes de sábado, com total segurança e comodidade. Toda a programação foi pensada com carinho para o público e garantindo  a tradição de nossas brincadeiras”, disse o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda.

É domingo! Vem pro Mar

O Vem pro Mar, circuito da Avenida Litorânea, de frente para o mar da Praia do Olho D’Água, recebe neste domingo, 23, o cantor Belo, dono de uma das mais belas vozes do pagode romântico.

Nesse dia quem abre a programação é o Samba da Tamarineira, às 14h. Em seguida, Marcio Kizoeira; Thais Moreno; Argumento, e o cantor Belo encerrando a temporada pré-carnavalesca.
O Carnaval do Maranhão é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.

Programação dias 21, 22 e 23

Blocos Tradicionais  (19 grupos) – Cortejo dia 21.02 (Sexta-feira)
Os Guerreiros do Ritmo
Dragões da Liberdade
Os Apaixonados
Os Coringas
Os Fanáticos
Os Indomáveis Show
Os Vingadores
Alegria do Ritmo
Companhia do Ritmo
Os Gladiadores
Os Diferenciados
Os Tremendões
Tradicionais do Ritmo
Os Diplomáticos
Tropicais do Ritmo
Os Trapalhões
Os Reis da Liberdade
O Lobo
Magnatas Show

Banho de Axé – Palácio dos Leões à Praça da Fé – Dia 22.02 (Sábado)
50 grupos de religiões de matriz africana
12 grupos de capoeiras
1 trio elétrico

Vem pro Centro Histórico (33 grupos) – Dia 22.02 (Sábado)
Palco Patativa (Catraieiros)
14H – Bloco Marabloco
15H – Samba da Tamarineira
16H – Tropix
17H – Filhos de Iaiá
18H – Bicicletinha do Samba
19H – Groovaê

Palco Joaozinho Trinta (Praça da Fé)
14H – Tribo de Índio Kaiapo
15H – Bloco Afro Netos de Nanã
16H – Bloco os Brasinhas
17H – Afro Didara
18H – Bloco os Indomáveis
19H – Turma do Quinto

Palco Catarina Mina
14H – Bloco Lírio do Amor
15H – Bloco Baralho da Madre Deus
16H – Bloco da Enme Paixão
17H – Bloco pro Álcool
18H – Bloco C de Asa
19H – Bloco da Bandida

Palco da Faustina (Casa do Tambor)
14h – TC Toque dos Bandeirantes
15h – TC Brilho da União
16h – TC Lírio do Sertão
17h – TC Brilho de São Benedito de Ana Rosa
18h – TC Mestre Felipe
19h – TC Amor de São Benedito da Fé Em Deus

Palco Nega Glicia (Reggae)
14h – Dança Batan
15h –  DJs Gil & Carlos Mafra
16h –  Dança Rosane Saint Louis
16h45 –  Banda George Gomes
17h30 –  DJ Graci Roots
18h –  DJ Neto Myller
18h20 –   Prévia Bloco do Reggae GDAM
18h45 –  Banda Divino Roots
19h15 –  Banda Orquestra Maranhense de Reggae

Vem pro Mar – Dia 23.02 –  Domingo
14h Samba da Tamarineira
15h Marcio Kizoeira
16h Thais Moreno
17h Argumento
18h Belo

Berço 98: Porto do Itaqui avança em obras com tecnologia inovadora para expandir operações

– Porto do Itaqui avança nas obras do berço 98 (Foto: Divulgação)

O Porto do Itaqui, administrado pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) em São Luís (MA), está investindo em tecnologia para acelerar a construção do novo atracadouro, denominado Berço 98. Nesta semana, foi iniciada a utilização do Cantitravel, um equipamento que substitui o apoio náutico tradicional, proporcionando mais segurança, agilidade e precisão às operações.

Projetado para suportar dois guindastes com capacidade de 200 toneladas cada e demais equipamentos necessários à cravação das estacas, o Cantitravel é uma superestrutura metálica em aço. Amplamente utilizado para a construção de pontes e cais lineares, o sistema elimina a necessidade de suportes marítimos e/ou flutuantes em áreas com grandes amplitudes de maré e fortes correntezas, onde a utilização eficaz desses equipamentos seria dificultada.

“Esta é a primeira vez que utilizamos o Cantitravel em nossas construções. O Berço 98 é um marco para a infraestrutura portuária do Maranhão. Juntamente com os nossos parceiros, estamos empenhados em trazer mais tecnologia e estabelecer a estrutura como uma extensão de desenvolvimento do maior porto público do Arco Norte”, explicou a presidente em exercício do Porto do Itaqui, Isa Mary Mendonça.

À medida que as estacas são cravadas, escavadas e concretadas, o Cantitravel avança com as fundações da obra. Em seguida, inicia-se a montagem dos pré-moldados e a concretagem in loco, consolidando a superestrutura. “Esse sistema permite uma execução com menor grau de incerteza produtiva, maior aproveitamento dos recursos e, principalmente, mais segurança”, comunicou o diretor de engenharia do porto, Marcel Santos.

 

Ritmo acelerado

Atualmente, a construção encontra-se na fase de execução das fundações, com aproximadamente 20% das atividades já concluídas. O cronograma segue conforme o planejado, reforçando o compromisso com prazos e a qualidade na entrega da nova estrutura portuária. A previsão de finalização da obra é outubro de 2026.

Com investimento de R$ 289 milhões, o novo berço terá profundidade de até 18 metros e dimensão de 320 metros de comprimento e 40 metros de largura, totalizando 12,8 mil metros quadrados de área, o que permitirá a atracação de navios de grande porte, além de aumentar a capacidade de exportação do porto em mais de 8 milhões de toneladas por ano, o berço impulsionará o faturamento anual em aproximadamente 20%.

O berço terá infraestrutura de trilhos para carregadores de navios, sistema de combate a incêndio, rede de abastecimento de água e energia elétrica, infraestrutura para bunker (abastecimento de navios), sistema de drenagem pluvial, tratamento de efluentes sanitários, construção de banheiro e guarita, além de rede de sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) e o sistema de câmeras de vídeo (CFTV).

Outra característica que dá mais agilidade à obra é o uso de pré-moldados e concreto in loco para a estrutura, composta por materiais robustos de 302 estacas metálicas escavadas por circulação reversa e moldadas in loco. A concretagem submersa conta com mais de 30 metros de profundidade e diâmetro 1,00 metro.

 

Impacto na operação portuária e na economia

A ampliação do Porto do Itaqui fortalece a competitividade logística do Maranhão, garantindo conformidade com normas técnicas e ambientais. “Além de impulsionar a geração de empregos, o novo berço permitirá um aumento expressivo no volume de cargas movimentadas, beneficiando diretamente a economia estadual e nacional”, destacou o coordenador de execução em obras do porto, Thiago Costa.

No Consórcio Executor do Berço 98 do Itaqui, fazem parte as empresas Belov Engenharia, Edeconsil Construções e EXE Engenharia. Atualmente, há 150 trabalhadores construindo a estrutura. Com o avançar das etapas, esse número será dobrado, totalizando 300 pessoas empregadas, sendo 80% mão de obra local.

Governo do Maranhão reinaugura a 87ª unidade do Viva/Procon e autoriza novas obras em Balsas

O Viva/Procon em Balsas funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 13h (Foto: Rodrigo Ribeiro)

O Sul do Maranhão ganhou mais serviços de cidadania na sexta-feira (14) com a reinauguração da 87ª unidade do Viva/Procon em Balsas. A unidade passou por uma ampla reforma e integra uma extensa agenda municipalista que será cumprida pelo governador Carlos Brandão no fim de semana.

A agenda iniciada na sexta-feira (14) segue ao longo do sábado (15) em Balsas e Tasso Fragoso, quando o governador Carlos Brandão visita as futuras instalações da Inpasa, participa da cerimônia de Abertura da Colheita de Soja, além de autorizar e inaugurar obras de pavimentação asfáltica.

“Hoje foi dia de entregar a reforma do Viva/Procon em Balsas. Já são 87 unidades em todo o estado, facilitando a emissão de documentos e outros serviços da cidadania. A unidade foi totalmente revitalizada a fim de oferecer mais conforto, qualidade e segurança à população”, assinalou o governador Carlos Brandão durante a solenidade em Balsas.

O prefeito de Balsas, Alan da Marissol, falou das ações anunciadas pelo Governo do Maranhão no município. “Eu estou muito feliz, pois menos de 60 dias após o início da nossa gestão o Governo do Maranhão já anunciou um pacote de obras na nossa cidade, beneficiando milhares de pessoas. São obras estruturantes, algumas aguardadas há muitos anos pela população. Além disso, está trazendo também restaurante popular, areninha esportiva e outras ações que vão melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou.

Ainda em Balsas, o governador autorizou as obras de urbanização nos bairros São Félix e Potosi, que vão receber drenagem e nova pavimentação. também será feito asfaltamento da Avenida Beira-Rio, no bairro Trizidela, além da pavimentação da estrada de acesso à Serra do Penitente, um importante corredor de produção de soja na região, o que vai facilitar o escoamento da produção e fortalecer a economia. O Governo do Maranhão fará, ainda, a entrega de um segundo Restaurante Popular para a cidade e de uma nova ambulância para a rede de saúde do município.

Viva/Procon

A unidade do Viva/Procon de Balsas passou por ampla reforma. As obras foram iniciadas no ano passado e incluíram novas instalações elétricas e hidrossanitárias, revisão no telhado, nova pintura, mobiliário, equipamentos eletrônicos, entre outros serviços. A unidade também é adaptada para atender pessoas com deficiência. Já foram feitos mais de 1.175 mil atendimentos desde a sua inauguração. O Viva/Procon em Balsas funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 13h, e oferece serviços de documentação e assistência ao consumidor, facilitando o acesso da população aos serviços públicos.

Com a unidade no município, os moradores podem contar com os serviços de emissão da 1ª e 2ª via do RG, antecedentes criminais, emissão de certidões e outras consultas no Balcão do Cidadão, CPF, CTPS digital, emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), além do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), e defesa e orientação ao consumidor com o Procon.

Segundo a diretora de Atendimento ao Cidadão do Viva/Procon, Caíssa Matos, a unidade vai acelerar a entrega de serviços de cidadania para o povo de Balsas. “A instalação do Viva/Procon no município faz parte de um plano de expansão que busca aproximar ainda mais os maranhenses dos serviços públicos, promovendo mais agilidade, conforto e cidadania à população, a inclusão e o bem-estar social, garantindo que os cidadãos possam exercer plenamente seus direitos”, disse.

Agenda no Sul do Maranhão

Para o sábado (15), a agenda municipalista do governador Carlos Brandão prevê a entrega 7km de pavimentação asfáltica na localidade conhecida como Ladeira do Pisa no Freio, em Tasso Fragoso, e a assinatura de ordem de serviço para implantação de 31km de asfalto na rodovia Transpenitente.

Brandão também participa da cerimônia de abertura da colheita da soja no Estado do Maranhão, Safra 2024/2025, na Fazenda Norton (MA-006), em Tasso Fragoso.