Maranhão amplia combate à insegurança alimentar com a inauguração de Restaurantes Populares em Mata Roma e São Bernardo

– Brandão afirmou que o Restaurante Popular é o caminho para combatermos a pobreza e garantir a segurança alimentar (Foto: Rodrigo Ribeiro)

Mais dois restaurantes populares foram inaugurados no Maranhão, ampliando ainda mais a rede, que agora conta com 182 equipamentos do tipo. As duas novas unidades foram entregues pelo governador Carlos Brandão nesta terça-feira, 21, nos municípios Mata Roma e São Bernardo.

Consolidada com a maior rede de segurança alimentar da América Latina, a contínua expansão do número de restaurantes populares foi decisiva para a retirada de 919,9 mil maranhenses da extrema pobreza entre 2021 e 2023, como aponta estudo publicado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com base na Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-C).

“Não tenho dúvida que esse é o caminho para combatermos a pobreza e garantir a segurança alimentar. Mesmo enfrentando uma crise muito grande em 2023, a gente não fechou nenhum restaurante e não aumentamos o preço da alimentação, ao contrário, fizemos a expansão. Isso fez com que a gente tirasse muita gente da extrema pobreza”, reforçou Carlos Brandão.

No início da manhã, o governador esteve em Mata Roma para a inauguração do restaurante popular de número 181. Ao lado do prefeito da cidade, Besaliel Albuquerque, Brandão tomou café com a população na unidade recém-inaugurada.

“Motivo de muita alegria para Mata Roma receber este restaurante popular. Quero agradecer de coração ao nosso governador Carlos Brandão por entregar essa obra para a população”, destacou o prefeito Besaliel Albuquerque.

Além de garantir alimentação balanceada e de qualidade, a ampliação da rede de restaurantes populares promove a geração de empregos diretos e indiretos na região.

Atualmente, a rede disponibiliza, diariamente, refeições a preços acessíveis. Os usuários pagam apenas R$ 1,00 pelo almoço ou jantar e R$ 0,50 pelo café da manhã.

A autônoma Maria Dilma Lopes mora em Mata Roma, mas já havia experimentado, em São Luís, a alimentação oferecida nos restaurantes populares e comemorou a chegada do equipamento à Mata Roma.

“Estávamos precisando porque o município não tinha. Minha casa é aqui perto, no café, no almoço e na janta eu estarei lá. Morava em São Luís e há três semanas voltei para minha cidade, mas lá eu almoçava no restaurante popular. A comida é de qualidade como em qualquer outro restaurante. Já testei em São Luís e a comida é maravilhosa. Boa demais”, conta Maria Dilma.

Novo restaurante popular em São Bernardo

Na sequência, governador e comitiva de governo inauguraram o 182º restaurante popular do Maranhão em São Bernardo, cidade localizada na mesorregião Leste Maranhense. Com a expansão, a rede de Restaurantes Populares gerida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) alcança 163 municípios, com a oferta de 185 mil refeições diárias em todo o estado.

A expectativa é que todos os 217 municípios do estado contem com uma unidade da rede até o início do segundo semestre de 2025. “Começamos o dia inaugurando o restaurante popular de Mata Roma com o café da manhã. Agora estamos aqui em São Bernardo inaugurando outro, na hora do almoço, totalizando 182 restaurantes. A nossa meta é até julho alcançarmos todos os municípios do Maranhão”, afirmou Brandão.

Para o titular da Sedes, Paulo Casé, a abertura de novos restaurantes populares ratifica o compromisso da gestão pública estadual com o combate à insegurança alimentar, com foco prioritário nas populações em situação de vulnerabilidade social . “Mais um restaurante entregue, mostrando que o governo Carlos Brandão é um governo para todos, mas principalmente para as famílias mais vulneráveis. O governador que tem expandido o número de restaurantes populares e tem conseguido resgatar quase 900 mil famílias maranhenses da extrema pobreza. A cada dia que passa a gente vê os índices melhorando, graças à responsabilidade do nosso governador”, pontuou Casé.

O prefeito de São Bernardo, Chico Carvalho, celebrou a entrega do equipamento na cidade por meio da parceria entre Governo do Estado e a Prefeitura Municipal. “Estamos muito satisfeitos. O povo de São Bernardo só tem a agradecer essa parceria com o nosso governador Brandão. Tenho certeza que vai dar certo. Estamos juntos”, disse.

Morador de São Bernardo, o aposentado Antônio Rodrigues almoçou no novo restaurante popular e acredita que o equipamento vai “sanar a fome” de uma grande parcela da população local.

“Disseram que vinha e agora está aqui. É Deus quem manda e o governo faz. Me admira muito esse projeto aqui, a bem de todo mundo, da criança, do adulto e do idoso. Muito bom mesmo, uma coisa que vale a pena. É um projeto que veio para alimentar o povo com muita bondade e com comida de qualidade”, ressaltou.

Maranhão Livre da Fome

Carlos Brandão sinalizou ainda que, concomitante à expansão da rede de restaurantes populares, outro projeto social deve minorar ainda mais os indicadores da extrema pobreza no Maranhão, a partir deste ano: o programa Maranhão Livre da Fome – Saindo da Pobreza e Gerando Renda. Estruturado pela Secretaria de Monitoramento de Ações Governamentais (Semag), a iniciativa tem como objetivo a retirada de 97 mil famílias maranhenses, cerca de 500 mil pessoas, da extrema pobreza, a partir de 2025.

“Garantimos com esses programas sociais a retirada de 920 mil pessoas da extrema e vamos ampliar com o programa Maranhão Livre da Fome, que vai tirar mais 500 mil pessoas da extrema pobreza ainda em 2025”, antecipou Brandão.

O programa Maranhão Livre da Fome prevê a entrega de um cartão mensal de R$ 200 por família beneficiada, com um acréscimo de R$ 50 para cada criança de até seis anos de idade, destinado exclusivamente à compra de alimentos em estabelecimentos comerciais credenciados.

O benefício será destinado a famílias que, mesmo recebendo o auxílio financeiro de programas sociais como o Bolsa Família, vivem com uma renda per capita inferior a R$ 218. Quem tem mais de 16 anos também receberá qualificação profissional e kits para a execução da função.

Aniversário de Paço do Lumiar: Brandão entrega carrinhos do Mais Renda, inaugura obras e anuncia quatro escolas militares

– Governador Carlos Brandão e o prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos (Foto: Brunno Carvalho)

Para celebrar os 64 anos de emancipação política de Paço do Lumiar, um dos municípios que integram a região metropolitana de São Luís, o governador Carlos Brandão esteve neste sábado (18) na cidade para cumprir uma extensa agenda de inaugurações comemorativas.

Acompanhado do prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos, e da vice-prefeita Mariana, Brandão inaugurou obras nas áreas do esporte, lazer e infraestrutura; entregou equipamentos do programa estadual Mais Renda e anunciou uma grande novidade para a educação pública local: a implantação de mais quatro colégios militares em Paço do Lumiar.

“Mais uma agenda de muito trabalho. Hoje, aqui em Paço do Lumiar, comemorando o aniversário da cidade. Viemos anunciar mais quatro colégios militares, anunciar reforma de praça, entrega de Areninha, reforma de quadra coberta e pavimentação de vias urbanas. É sempre assim no nosso governo: trabalhando, entregando e anunciando novas obras para melhorar a vida das pessoas”, afirmou Carlos Brandão.

Brandão iniciou a agenda com a entrega da Praça Renê Duarte, na Avenida 01, bairro Maiobão. O espaço vai garantir mais opção de lazer e convivência para a comunidade, beneficiando pessoas como a aposentada Mirtes Chaves Santos.

“Antes, aqui era horrível. Tinha só mato e a gente nem podia sair à noite. Eu achei muito bom. Eu tenho problema de ansiedade, ficava trancada dentro do quarto e agora eu já posso vir para a praça, respirar ar puro. A praça tem espaço para atividade física, para o lazer e as crianças agora têm um lugar para brincar com tranquilidade e segurança”, comemorou a aposentada.

Quadra, praça e Areninha Esportiva

Em seguida, o governador e sua equipe de governo entregaram a Quadra Poliesportiva do Colégio Militar 2 de Julho, no Conjunto Habitacional Paranã. Espaço esportivo construído sob coordenação da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), a quadra vai garantir um novo ambiente para práticas esportivas de toda a comunidade local.

“Uma quadra esportiva é sempre um ganho fundamental, não somente para a nossa escola, como também para toda a comunidade. O nosso objetivo, além de atender às práticas esportivas dos nossos alunos, é atender também às necessidades da comunidade ao redor. Foi um ganho fundamental para esta área”, detalhou o coronel Izac Matos, comandante do Colégio Militar 2 de Julho – Unidade XII.

O aluno Pedro Lucas, do 5º ano, ficou maravilhado com o novo equipamento esportivo. “Aqui, a gente vai poder praticar vários esportes. Futebol, basquete e vôlei. Gostei muito da estrutura da quadra, é muito bonita a arquitetura, as cores. Gostei muito da quadra e gostaria muito de agradecer ao governador Carlos Brandão”, disse.

Na sequência, o governador entregou obras de pavimentação na Avenida do Trabalhador, e o complexo da Praça e Areninha Esportiva do Jaguarema. As obras no Jaguarema também foram gerenciadas pela Sinfra e vão oportunizar novos espaços de lazer e esporte no município.

“Outrora isso aqui era um lixão. A gente brigava direto com quem colocava lixo aqui. Foi um benefício maravilhoso para a comunidade, para as crianças e para os idosos”, festejou a comerciante e moradora de Paço do Lumiar, Rosângela de Jesus.

Mais Renda e novas escolas

A agenda em Paço do Lumiar foi coroada com a entrega de 23 carrinhos do programa social Mais Renda – iniciativa gerenciada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) – e com a assinatura da ordem de serviço para a implantação de quatro novas escolas militares na cidade. As intervenções para a construção das novas escolas militares serão coordenadas pela Secretaria de Estado de Governo (Segov).

“O governador Brandão tem sido uma espécie de prefeito para o município de Paço do Lumiar nos últimos anos. Temos muitas ações nas áreas da saúde, educação, infraestrutura, pavimentação em bloquete, pavimentação em asfalto, entrega de carrinhos do Mais Renda e a gente só tem a agradecer a ele. O grande presente que a cidade recebe hoje nesses 64 anos de aniversário é a vinda dele aqui para anunciar mais quatro colégios militares”, agradeceu o prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos.

Vendedora de lanches há pelo menos uma década, a autônoma Maria dos Anjos Costa se emocionou ao receber um dos 23 carrinhos entregues durante a solenidade comemorativa pelos 64 anos de Paço do Lumiar.

“Há 10 anos vendo churrasco. A maioria das pessoas não valoriza o nosso trabalho, mas Brandão veio fazer a diferença. Só tenho a agradecer”.

Governo vistoria estradas vicinais em Lagoa do Mato e inaugura unidade do Procon em Fortuna

O Governo do Maranhão, por meio do secretário de Estado da Extraordinária de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, realizará neste sábado (18), a partir das 9h30, no município de Lagoa do Mato, uma visita nas estradas vicinais nos povoados de Cedro e Vão Grande, vias que são parte dos 14 km que passaram por revestimento primário, através de ação da Secretaria de Infraestrutura do Maranhão (Sinfra). Também será visitado a orla da Barragem, obra municipal de Lagoa do Mato.

Na oportunidade, desta vez no município de Fortuna, o secretário vai participar da inauguração do Viva Procon, às 15h30. A 86º unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, oferecendo os serviços de entrega de RG, Balcão do Cidadão, CTPS Digital, Ciptea, RG (1ª e 2ª via), CPF, Detran e Procon.

 

Serviço

 

O quê: Visita a obra da Barragem e estradas vicinais nos povoados de Cedro e Vão Grande, em Lagoa do Mato (MA).

Quando: Dia 18, às 9h30.

Onde: Zona Urbana de Lagoa Grande.

 

O quê: Inauguração do Viva Procon em Fortuna.

Quando: Dia 18 de janeiro de 2025, às 15h30.

Onde: Rua 15 de novembro, Bairro Piauí, Fortuna (MA).

Porto do Itaqui alcança segunda melhor movimentação histórica e reforça papel estratégico no desenvolvimento do Maranhão

– Porto do Itaqui (Foto: Divulgação)

O Porto do Itaqui encerrou 2024 com um volume movimentado de 34 milhões de toneladas, solidificando-se ainda como o quarto maior porto público do Brasil e o principal do Norte e Nordeste, segundo dados do estatístico aquaviário da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). A performance na operação do Itaqui reafirma a posição como a principal porta de entrada de combustíveis do país e a maior saída de grãos, com destaque para a soja, que registrou sua maior movimentação histórica neste ano.

Ainda que com um volume inferior ao de 2023, o Itaqui alcançou marcas expressivas. Entre os recordes, destacam-se: movimentação de soja: 13,74 milhões de toneladas, maior volume já registrado; movimentação de fertilizantes: 4,0 milhões de toneladas, um crescimento de 12%; exportação de alumínio: aumento de 193%; crescimentos expressivos em outras cargas, como carvão (+65%), clínquer (+20%), cobre (+11%) e calcário (+19%).

A principal queda ocorreu nas operações do milho. A queda na movimentação do produto ocorreu devido a fatores como a redução da safra nacional, com 21,4 milhões de toneladas a menos. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o aumento do consumo interno impulsionado pela queda do preço do grão no mercado internacional e a inauguração da planta da Inpasa, em Balsas, absorveu mais de 1 milhão de toneladas do milho maranhense, resultando em 3 milhões de toneladas a menos movimentadas em comparação a 2023.

A atuação reflete o compromisso do Porto do Itaqui com a eficiência e a inovação. “Crescemos na produtividade operacional em praticamente todas as categorias de cargas, incluindo granéis sólidos mecanizados e não mecanizados”, destacou Hibernon Marinho, diretor de operações.

Fomento à economia maranhense

O cenário atual reforça o papel estratégico do Itaqui no desenvolvimento do Maranhão. Com a inauguração de uma planta industrial em Balsas – considerada a maior biorrefinaria de etanol de milho da América Latina –, a dinâmica de exportação de milho foi transformada. Parte significativa da produção, antes destinada ao mercado externo, passou a ser processada dentro do estado, resultando em produtos como etanol e farelo de milho.

“A mudança representa um grande ganho para o Maranhão. Embora tenhamos exportado menos milho, fortalecemos cadeias produtivas locais, como a suinocultura e outras indústrias que utilizam farelo de milho. Isso fomenta a produção de etanol a custos mais competitivos e impulsiona diversas cadeias industriais do estado”, explicou o diretor.

Além do impacto econômico, a industrialização da produção promove a geração de empregos, o aumento da arrecadação de impostos e o fortalecimento de cadeias produtivas internas, alinhando-se ao conceito de “Porto do Desenvolvimento”.

Expectativa de crescimento em 2025

Para 2025, o Porto do Itaqui projeta um crescimento de mais de 1 milhão de toneladas, com a meta de movimentar 35 milhões de toneladas. Essa expectativa é impulsionada pelas previsões de supersafra de soja e pela expansão de outras cargas estratégicas, como fertilizantes e minerais.

“Estamos confiantes de que 2025 será mais um ano de avanços e superação. Nosso compromisso é continuar investindo em eficiência, sustentabilidade e inovação, fortalecendo nosso papel como o principal porto do Norte e Nordeste”, afirmou Hibernon.

Governo do Maranhão inaugura Viva/Procon e entrega reforma de praça em comemoração aos 63 anos de Sucupira do Norte

– Orleans Brandão entregou obras em Sucupira do Norte (Foto: Divulgação)

No domingo (12), como parte das comemorações pelo aniversário de 63 anos de emancipação política de Sucupira do Norte, município localizado no leste maranhense, celebrado na segunda-feira (13), o Governo do Maranhão fez a entrega da reforma da Praça do Ginásio e da 85ª unidade do Viva/Procon. O secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, representou o governador Carlos Brandão nas solenidades.

Durante as solenidades do secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, destacou os investimentos do Governo do Maranhão nos diversos municípios do estado.

“O Governo do Maranhão tem o compromisso de levar benefícios para todos os 217 municípios. Aqui em Sucupira do Norte estamos entregando hoje um Viva/Procon para que a população não precise mais ir para outras cidades para ter acesso aos serviços de cidadania. Também estamos entregando uma praça, uma obra que estava parada há muitos anos e que foi retomada à pedido da população. Este é o compromisso do Governo do Maranhão, que trabalha de forma municipalista”, afirmou Orleans Brandão.

O prefeito de Sucupira do Norte, Marcony Santos, afirmou que a parceria com o Governo do Maranhão tem garantido melhorias para o município. “Assim como todos os municípios do Maranhão, Sucupira tem o apoio do governo em todas as áreas, o que tem trazido muitos benefícios para a nossa população. Somos gratos ao Governo do Maranhão pelo apoio”, disse.

Sucupira do Norte recebeu a primeira unidade Viva/Procon da cidade e 85ª unidade aberta no Maranhão. O Viva/Procon em Sucupira do Norte conta com diversos serviços, como Balcão do Cidadão, emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) Digital, 1ª e 2ª vias do Registro Geral (RG), antecedentes criminais, Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), entre outros documentos.

Todo o mobiliário da nova unidade do Viva/Procon em Sucupira do Norte foi produzido com o uso de mão de obra carcerária, ação resultante da parceria firmada entre o Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon-MA) e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). A medida tem como foco a inclusão social dos apenados de Justiça e a economia aos cofres públicos.

Os serviços de implantação do novo Viva/Procon de Sucupira do Norte foram coordenados pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra).

Praça do Ginásio

Também em alusão ao aniversário de Sucupira do Norte o Governo do Maranhão entrega a obra de reforma da Praça do Ginásio, no Povoado Várzea. A obra de reforma da praça foi gerenciada pela Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) e as intervenções garantiram a instalação de nova rede de iluminação pública, bancos de concreto, quiosque e paisagismo.

Além disso, a quadra poliesportiva em torno da praça recebeu nova pintura e reforço no alambrado. A construção recebeu investimentos estaduais na ordem de R$ 360 mil. A obra foi executada em parceria com o município.

A iniciativa tem a finalidade de incentivar a saúde, esporte e lazer e, bem como proporcionar à população de Sucupira do Norte bem-estar e sociabilidade.

Brandão visita obras de revitalização do Complexo da Lagoa da Jansen

O governador Carlos Brandão visitou, nesta quarta-feira (8), as obras de requalificação do Complexo da Lagoa da Jansen, um dos principais cartões-postais de São Luís. Com mais de 5 km de perímetro, o espaço está sendo revitalizado para oferecer infraestrutura renovada, novos equipamentos públicos e ações que fomentam o esporte, o lazer, o turismo e a economia local, graças a investimentos do Governo do Maranhão.

“Com esta ampla reforma, especialmente no complexo esportivo da Lagoa da Jansen, pois não tenho dúvida de que aqui vamos formar bons atletas, que vão se destacar pelo mundo inteiro. Estas obras também representam muito para para a cidade e, com esta revitalização, iremos devolver para o povo do Maranhão, completamente renovado esse que é, sem dúvida, um lindo cartão-postal de São Luís”, destacou o governador Carlos Brandão.

Entre as obras em andamento, destacam-se a construção de uma nova pista de skate e BMX, desenvolvida em diálogo com esportistas; e a recuperação de quadras poliesportivas, de areia, quadras de tênis e academias de saúde. A revitalização da Arena Domingos Leal (beach soccer), concluída em agosto, integra o pacote de melhorias voltadas para práticas esportivas no complexo. O investimento total nos serviços do complexo é de mais de R$ 20 milhões.

A atração de novos empreendimentos na região é outro ponto estratégico do projeto. Por meio de uma chamada pública, publicada pela Secretaria de Estado de Governo (Segov), o governo está incentivando a instalação de bares, restaurantes e outros negócios no entorno da Lagoa. Além disso, novos quiosques estão em construção e um novo calçadão está sendo implementado entre as quadras de tênis e a pista de skate, ampliando os espaços de convivência e lazer.

Lembrando que, recentemente, o complexo recebeu a Praça Poeta José Chagas, com uma estátua em homenagem ao centenário do escritor maranhense. Outras melhorias já realizadas incluem a revitalização do Calçadão das Velas, a manutenção da rede elétrica, pistas de cooper e ciclismo, além da reforma do piso da Praça do Foguete e a instalação de totens de identificação no canteiro central e no portal de entrada.

Também estão sendo recuperados a ponte de madeira, o Mirante da Lagoa e a sede do Batalhão do Corpo de Bombeiros da região. Essas obras buscam preservar a vista privilegiada da ilha, enquanto devolvem à população um espaço público revitalizado, que alia turismo, lazer e qualidade de vida.

A série de obras na Lagoa da Jansen tem previsão de entrega ainda em 2025.

Em Bequimão, Governo entrega obras na área da educação e cidadania e vistoria construção de estrada

– O governador Carlos Brandão esteve na cidade e cumpriu extensa agenda de compromissos (Foto: Brunno Carvalho)

O município de Bequimão recebeu importantes ações da gestão estadual neste domingo (5). O governador Carlos Brandão esteve na cidade para a inauguração da 84ª unidade do Viva/Procon, além de uma Estação Tech, uma Praça da Família, que foi batizada como Praça Prefeito Juca Martins, e um escritório da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged/MA), o que permitirá mais celeridade no atendimento de produtores da região.

“Durante a nossa agenda na cidade, inauguramos mais uma unidade do Viva/Procon. Saltamos de 53 unidades para 84 e nosso objetivo esse ano é chegar a 150 unidades. Também entregamos uma Estação Tech, uma Praça da Família e um escritório da Aged, além de autorizarmos a implantação de uma escola militar na cidade”, ressaltou Brandão.

O Colégio Militar Tiradentes será implantado na Escola Municipal Domingos Bouéres. Com a assinatura da ordem de serviço, o trabalho para tornar realidade o novo modelo de ensino pode começar com força total, o que inclui obras físicas para adequação da unidade, assim como a preparação dos professores.

Outra importante ação que a comitiva da gestão estadual realizou no município foi a vistoria das obras da estrada que liga as cidades de Bequimão e São Bento. Ao ser concluída, a estrada diminuirá em 50% o percurso da região da Baixada Maranhenses para o Terminal do Cujupe, impactando tanto na mobilidade para chegar à capital quanto na economia da região.

“Estou aqui fazendo a vistoria dessa estrada que liga São Bento e Bequimão. É uma estrada nova de 28 quilômetros que vai reduzir a distância da Baixada Maranhense até o Cujupe em 50 quilômetros, desse jeito se chegará mais rápido até São Luís, é uma estrada importantíssima”, observou Carlos Brandão.

Com a obra de construção da estrada também será feito um lago artificial que beneficiará seis municípios da região com a criação de peixes e patos por agricultores familiares, impulsionando a geração de renda e fortalecendo as cadeias produtivas. Com o lago, também será possível o desenvolvimento de atividades esportivas aquáticas.

Gestão municipalista em destaque

O secretário de Estado da Infraestrutura, Aparício Bandeira, acompanhou a agenda de entregas e ressaltou o caráter municipalista da gestão estadual que tem beneficiado todas as regiões do estado. Ele ressaltou a estrada de ligação de Bequimão a São Bento.

“É uma estrada que possui grande importância para a região por conta dos diques de contenção contra alagamentos. Uma obra que ficou aguardando muito tempo para ser feita e agora está sendo concretizada. O governo já fez nessa região a Ponte Central-Bequimão, a estrada de acesso à Praia de Araoca e muitas outras obras importantes para a região”, afirmou o secretário.

Prefeito eleito de Bequimão, Zé Martins, definiu a presença da comitiva estadual já no início do ano entregando obras como um bom exemplo de gestão pública. “O nosso sentimento é de gratidão. O governador Carlos Brandão é um amigo de Bequimão e nesse quinto dia do ano novo mostra um carinho muito grande pelo município com essas obras. Eu tenho certeza absoluta de que essa parceria em prol do povo de Bequimão continuará”, declarou.

Também presente na comitiva estadual, a presidente do Procon, Karen Barros, destacou o incremento de serviços na unidade do Viva/Procon inaugurada na cidade. “Essa unidade ficou primorosa, trouxemos vários serviços, incluindo inovações como o Detran, a Sala do Empreendedor e, também, serviços da prefeitura para que tudo possa ser resolvido aqui, no Viva/Procon, e com facilidade, como o novo RG nacional, que será expedido em menos de quatro horas”, observou a presidente.

Governo do Estado entrega e vistoria obras nas áreas de educação, cidadania e infraestrutura em Pinheiro

– Comitiva do governo estadual esteve em Pinheiro para entregar e vistoriar obras (Foto: Brunno Carvalho)

O governador Carlos Brandão inaugurou e vistoriou, neste sábado (4), na cidade de Pinheiro, importantes obras nas áreas de educação, cidadania e infraestrutura. A iniciativa faz parte das ações com foco na melhoria dos municípios e, consequentemente, na melhor qualidade de vida da população.

“O Iema é um equipamento público na área de educação que transforma a vida das pessoas, vai garantir o futuro desses jovens. No futuro teremos excelentes profissionais de diversas áreas. Nós não vamos só inaugurar o Iema, vamos fazer a vistoria da pavimentação asfáltica. Há uns três meses, prometi fazer 10km de asfalto. Fizemos 9km e hoje autorizei mais 5km, totalizando 15km. Além disso, teremos a inauguração do novo prédio do Viva/Procon, que assegura uma série de benefícios e mais cidadania”, destacou o governador Carlos Brandão.

Durante a agenda, houve a inauguração do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) Pleno, unidade com foco no ensino técnico e integral. Consolidando-se como um marco para a juventude da região, o Iema Pleno oferece cursos que alinham teoria e prática, preparando os estudantes para os desafios do mercado de trabalho.

O espaço foi projetado para garantir um ambiente de aprendizado completo e inovador. A infraestrutura conta com 12 salas de aula, laboratórios modernos de matemática, física, química, biologia, idiomas, informática e base técnica, além de biblioteca, quadra poliesportiva, auditório, refeitório e cozinha.

“A gente tem um lema lá no Iema que diz que o Iema não para e, de fato, o Governo do Maranhão não para. A gente inicia o ano de 2025 com muito trabalho. Mais uma unidade inaugurada que vai levar uma qualificação profissional e tecnológica para a juventude”, declarou a diretora-geral do Iema, Cricielle Muniz.

Outra importante inauguração foi na área da cidadania, com a entrega do Viva/Procon. Funcionando de segunda a sexta, das 7h às 17h, na Rua Maria Pinheiro Paiva, s/n, bairro Santa Luzia, a unidade conta com serviços como a emissão de CPF e RG, mediação de soluções de conflitos entre consumidores, empresas e prestadores de serviços, entre outros.

“O novo Viva/Procon que o governador entregou em Pinheiro traz serviços e atendimento humanizado para a cidade e região. Todo mundo só tem a ganhar com essa importante obra”, afirmou a presidente do Viva/Procon, Karen Bastos.

No município de Pinheiro, Brandão ainda vistoriou os serviços de implantação, recapeamento asfáltico e de drenagem em vias urbanas da cidade. Com extensão de 9,14km e investimento de R$ 8.615.288,93, a obra de infraestrutura modernizará as vias, proporcionando uma superfície de rolamento mais segura e confortável, o que resultará em uma melhoria notável na qualidade de vida dos moradores e usuários.

“Na área de infraestrutura, já fizemos 9km de asfalto e temos mais 5 para executar, fora os outros serviços. Quero dizer que a cidade de Pinheiro já ganhou tanto com o governador e vai ganhar mais. É Iema, Procon, asfalto e muita coisa ainda virá”, disse o secretário de Estado da Infraestrutura, Aparício Bandeira.

O prefeito de Pinheiro, André da Ralpnet, falou da importância dessas obras para a cidade. “Só temos a agradecer o governador Carlos Brandão que teve esse olhar sensível para a nossa região, porque a cidade precisa desse olhar, principalmente do governador do Estado. É muito importante a cidade ser reestruturada com obras importantes”, pontuou o gestor municipal.

Retrospectiva 2024: Turismo do Maranhão fecha 2024 com recorde de desembarques em julho e alta de 9% no fluxo aéreo

A Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA) encerra as atividades de 2024 com recorde no número de desembarques no Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís. Em julho, o terminal registrou 84.242 desembarques, o maior número do ano, representando um aumento de 9% em relação ao melhor mês de 2023, junho, que teve 77.330 passageiros, segundo o Monitoramento de Fluxo Aéreo, conduzido pelo Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA).

A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, comemorou os indicadores. “Eu analiso como muito positivo este fluxo aéreo, tanto no desembarque quanto na rede hoteleira porque isso reflete o resultado de um trabalho conjunto da Secretaria de Turismo e de todo o Governo do Estado. O governador Carlos Brandão tem investido em infraestrutura e promoção turística, mostrando como o Maranhão está preparado para atrair visitantes. Além disso, a visibilidade dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Mundial fortaleceu ainda mais o turismo no estado, o que nos traz a perspectiva desses números continuarem subindo”.

O coordenador do Obstur-MA, Igor Almeida, disse que a equipe conseguiu atingir as metas previstas e que as estratégias para a obtenção dos dados foram essenciais atender ao planejamento de ações da pasta. Mais do que monitoramentos, o Obstur-MA é responsável por executar inúmeras pesquisas.

“Este ano voltamos a realizar a pesquisa de demanda no período do Carnaval e demos continuidade à do São João, com resultados que apontaram impressões muito positivas dos turistas. Para 2025, queremos ampliar as fontes de dados e expandir as pesquisas para outros polos turísticos”, afirmou.

O Obstur-MA tem como objetivo compreender o fluxo e a demanda nas regiões turísticas do Maranhão, ou seja, entender quem visita o estado, o tempo de permanência destes turistas, os destinos que pretendem visitar, etc.

O Observatório também lançou, este ano, dois boletins trimestrais e se prepara para publicar o terceiro, com previsão para ser divulgado em janeiro de 2025 no site: [url=http://observatorio.turismo.ma.gov.br]http://observatorio.turismo.ma.gov.br[/url]

As pesquisas buscam traçar o perfil dos visitantes, quantificar o tempo de permanência e destinos mais procurados, contribuindo para a tomada de decisões na política pública de turismo.

O coordenador ressaltou que o trabalho desenvolvido pelo setor é integrado a outras áreas da Setur-MA, como o Cadastur. Nesta parceria, foram realizadas visitas a hotéis, pousadas e agências de turismo para coleta de dados que mostram como está a taxa de ocupação hoteleira. Além disso, o levantamento busca entender a atuação de mercado das agências de turismo.

Ocupação hoteleira

No setor hoteleiro, o Polo Lençóis e Delta registrou a maior quantidade de hóspedes em julho, com uma taxa de ocupação de 87,1%, consolidando-se como a região com o principal atrativo turístico do estado. Para equilibrar alta e baixa temporadas, a secretária Socorro Araújo enfatizou que o Governo do Maranhão, através da Setur-MA, dará continuidade às ações estratégicas que estão fortalecendo o turismo o ano inteiro.

“O fluxo não aumentou só nos eventos e só nas datas principais que nós temos, como no Réveillon, Carnaval e São João, mas durante o ano inteiro. Quando o Parque dos Lençóis Maranhenses se tornou patrimônio mundial, automaticamente ele se tornou um grande produto que se vende sozinho, pela beleza e por todas as experiências que podem ser vivenciadas pelos nossos visitantes”, explicou Socorro Araújo.

Confira o Boletim Completo da Taxa de Ocupação Hoteleira: https://observatorio.turismo.ma.gov.br/files/2024/12/INFO-OCUPACAO-JAN-OUT.24.pdf

Governo instala Hospital de Campanha no Réveillon da Av. Litorânea

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), montará um Hospital de Campanha na Avenida Litorânea, em São Luís, para atender casos de urgência e emergência durante o Réveillon. O equipamento funcionará das 18h do dia 31 de dezembro às 04h do dia 1º de janeiro de 2025.

A estrutura contará com 10 poltronas de medicação, três leitos de observação e um leito de estabilização. Três ambulâncias — uma com suporte avançado e duas básicas — estarão disponíveis para transferências.

O equipamento foi planejado para atender demandas específicas, como intoxicações alimentares, queimaduras por fogos de artifício e complicações de saúde decorrentes de aglomerações e excessos, incluindo síncopes vasovagais associadas ao consumo excessivo de álcool.

A coordenadora de rede hospitalar de média complexidade da SES, Luciene Coutinho, destacou a preocupação da gestão estadual em garantir segurança e atendimento durante as festividades. “Em alinhamento às orientações do governador Carlos Brandão, disponibilizamos um hospital de campanha para cuidar das pessoas que celebram essa data. A unidade garante uma resposta rápida em casos graves e funciona como ponto estratégico para triagem e estabilização, encaminhando pacientes a centros de maior complexidade quando necessário”, explicou.

A equipe será formada por dois médicos, duas enfermeiras e seis técnicos de enfermagem. As ambulâncias estarão à disposição para transferir pacientes a unidades de referência, caso necessário. A montagem da estrutura conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (SECMA).