Além do Diploma: O Verdadeiro Debate Sobre Capacidade e Competência

A legislação brasileira exige comprovações rigorosas de capacidade técnica para profissões regulamentadas (como Direito, Medicina ou Engenharia), mas impõe somente critérios de elegibilidade política (nacionalidade, idade mínima, alistamento eleitoral e pleno gozo dos direitos políticos) para cargos eletivos.

​A busca pela eficiência no setor público e no mercado profissional reacendeu um debate central no Brasil: o que valida o exercício de uma atividade, o diploma ou a prática comprovada? Enquanto setores técnicos exigem exames de ordem e conselhos de classe, a política — e historicamente outras áreas — opera sob a lógica da representatividade popular e da experiência prática.

​A Experiência Prática como Formação Técnica

​No ambiente político e no mercado de trabalho, a vivência prática acumulada ao longo de décadas frequentemente molda lideranças e técnicos de alto desempenho sem que estes tenham percorrido o modelo acadêmico tradicional.

​O caso mais emblemático na história recente do Brasil é o do presidente Luís Inácio Lula da Silva. Operário metalúrgico com formação técnica básica pelo SENAI, Lula construiu sua capacidade de negociação, articulação política e gestão pública nas bases sindicais e no exercício diário da liderança comunitária. Sua trajetória culminou na chegada ao cargo mais alto da República e em uma das trajetórias políticas mais expressivas do país, comprovando que o conhecimento pragmático e a liderança de campo constituem uma modalidade própria de qualificação.

​Esse fenômeno não se restringe à política. No jornalismo, na comunicação, nas artes e na tecnologia, milhares de profissionais consolidaram carreiras por meio da prática contínua, da apuração diária e do domínio empírico de suas funções.

​O Debate sobre o Diploma e o Posicionamento no STF

​A discussão sobre os limites da exigência acadêmica ganhou novos contornos no Supremo Tribunal Federal. O ministro Flávio Dino defendeu recentemente a reavaliação da decisão de 2009 do STF (que derrubou a obrigatoriedade do diploma para o exercício do jornalismo). Dino argumentou que o jornalismo exige rigor técnico, ética e responsabilidade, comparando a necessidade de qualificação formal à de outras profissões essenciais para resguardar a sociedade contra a desinformação.

​A proposta reacende o contraste entre dois modelos de formação no Brasil:

Modelo de Ensino Científico-Acadêmico: Baseado na validação institucional por meio de universidades, diretrizes do Ministério da Educação e exames de proficiência (como a Ordem dos Advogados do Brasil ou residências médicas). Defende que a teoria e a metodologia protegem a sociedade contra o exercício irresponsável de atividades de alto impacto.

Modelo Pragmático-Empírico: Baseado no aprendizado autônomo, na prática profissional continuada e na validação pelo mercado ou pelo voto. Defende que a exigência formal excessiva pode criar barreiras de entrada elitistas e afastar talentos práticos e vocacionais.

Opinião do Blogue

​A Desvalorização da Imprensa e os Critérios Essenciais de Representatividade

​A decisão histórica que derrubou a obrigatoriedade do diploma de jornalista representou um lamentável retrocesso, ao desclassificar e apequenar a relevância de uma categoria indispensável para a manutenção da democracia e para a fiscalização do próprio poder público. Tratar o jornalismo como uma atividade sem necessidade de preparo ou valorização profissional é ignorar o papel crucial da informação checada na construção de uma sociedade livre.

​Contudo, ao analisar a gestão pública, a fixação na exigência ou não de um diploma específico reduz um debate que deveria ser muito mais amplo e profundo.

​A discussão central para a sociedade brasileira não deve ser pautada pela simples presença de um certificado de graduação, mas por critérios de avaliação mais rigorosos e modernos sobre a capacidade executiva, a integridade ética e a eficiência dos agentes públicos. Um diploma universitário não garante postura republicana nem competência administrativa, da mesma forma que a sua ausência não impede a emergência de grandes gestores e articuladores sociais.

​Para Você Refletir

​Considerando que a sociedade brasileira já testemunhou a desvalorização de classes indispensáveis como a dos jornalistas, e que o diploma acadêmico isoladamente não assegura uma gestão pública eficiente:

​Meritocracia pautada por resultados concretos ou a exigência de formação acadêmica formal: o que deve prevalecer na hora de definir quem está realmente preparado para liderar o futuro do Brasil?

O video abaixo foi publicado pelo empresario Claiton Luiz, titular da empresa Legacy Executória. Um Alerta aos eleitores brasileiros sobre a necessidade de votar em candidatos preparados.

https://www.instagram.com/reel/DdKU-S4ByD8/?stkn=ZmNha2N0bDY0bHU=

Em Imperatriz, Marcus Brandão destaca crescimento de Orleans e diz que vice será anunciado em 10 dias

“Temos o maior grupo e o melhor candidato, o mais preparado, que conhece os municípios”

POLITICA: Durante passagem por Imperatriz, o ex-presidente do MDB, Marcus Brandão, voltou a reafirmar a força e a união do grupo brandonista. Em entrevista à jornalista Angra Nascimento e com base na evolução registrada nas pesquisas, ele disse acreditar na vitória do pré-candidato Orleans Brandão (MDB) no primeiro turno das eleições para governador.

Marcus Brandão destacou que Orleans tem crescido muito e, no período de um ano, saiu de 9% para 46% nas intenções de voto. “Está muito perto de chegar aos 51%. Para você ter uma ideia, nesse período, Carlos Brandão tinha 22%, ressaltou, fazendo comparativo com a eleição de 2022.

Também garantiu que o pré-candidato ao Senado, André Fufuca, saiu do grupo, mas que 95% dos prefeitos que estavam com o ex-ministro reafirmaram apoio ao governo e a Orleans Brandão. “A candidatura de Fufuca vai entrar sub judice porque existem dois candidatos dentro de uma Federação”, declarou.

Marcus Brandão afirmou que o nome do vice na chapa de Orleans deverá ser anunciado em, no máximo, 10 dias. E também estão analisando o melhor nome para o Senado, que comporá com o senador e pré-candidato à reeleição, Weverton Rocha.

Deputado Hildo Rocha comenta repercussão da “indicação” do ex-governador Flávio Dino para chapa de Felipe Camarão

POLITICA: A “chapa imbatível”, sugerida pelo ministro Flávio Dino em tom de brincadeira, durante evento na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), continua repercutindo negativamente e até motivou pedido de impeachment na Câmara dos Deputados.

Reforçando o coro dos que repudiam o comportamento inadequado do ministro Flávio Dino, o deputado federal Hildo Rocha (MDB-MA) repercutiu na tribuna da Câmara matéria da jornalista Luísa Marzullo, publicada pelo Globo.

Na reportagem, Luísa Marzullo destaca que durante aula que Dino proferiu na Universidade Federal do Maranhão, o ex-Governador sugeriu a formação de uma chapa com candidato a Governador e uma candidata a vice para as eleições do próximo ano.

“A jornalista Luísa Marzullo entrevistou o professor de Direito Constitucional Rafael Paiva, que diz o seguinte em relação a essa fala do Ministro Flávio Dino: ‘O próprio Estatuto da Magistratura proíbe manifestações políticas por parte de juízes. Mesmo em tom de brincadeira, quando essas falas ocorrem em público e em meio a disputas acirradas, tornam-se impróprias’. Temos, então, um Ministro político”, questionou Hildo Rocha.

Crime de responsabilidade

O parlamentar disse que a legislação brasileira é muito clara quanto à proibição do ativismo político por parte de magistrados.

“De acordo com a matéria do jornal O Globo, é possível afirmar que ‘sim nós temos, no Supremo Tribunal Federal, um ministro político que está desrespeitando a Lei nº 1.079’, que trata sobre Crimes de Responsabilidade praticados por autoridades, sejam Governadores, Ministros do Supremo Tribunal Federal e Presidentes da República”, sublinhou Hildo Rocha.

Deputada Mical Damasceno se manifesta contra ofensas imorais em sua rede social:“Não é minha voz que incomoda, é o que ela defende”

POLITICA: A deputada Mical Damasceno (PSD) foi às redes sociais repudiar e classificar como “ofensas repulsivas, imorais e covardes” as palavras misóginas e sexistas, divulgadas pela mídia maranhense, supostamente creditadas ao vice-governador Felipe Camarão (PT), em conversa, no Whatsapp, com o blogueiro Victor Landim.

Veja o video:

https://www.instagram.com/reel/DJwwaPiAT7B/?igsh=cGQ4OWRpb3NhbzN2

“Não é minha voz que incomoda, é o que ela defende”, diz Mical, referindo-se a bandeiras como família e fé.

A parlamentar aponta que o ato é “uma violência política sem limites” não apenas contra ela, mas contra todas as mulheres.

“Jamais imaginei que na vida pública teria que enfrentar tamanho desrespeito. Fui eleita para servir o povo, amparar as famílias e defender os princípios cristãos, os valores em que acredito”, declara a deputada.

Mical também aponta que o ato se caracteriza como “crime, abuso de autoridade e indigno de um representante do povo”.

“Não é a primeira vez que ele [Felipe Camarão] menospreza o segmento evangélico. E digo mais: vai ser a última vez que o fará sem resposta. Na política maranhense, é hora de dizer basta, chega de arrogância, chega de covardia, chega de homens no poder que ofendem e acham que ficarão impunes”, ressalta a parlamentar.