Sedihpop e Feira MA Preta inauguram, em parceria, loja colaborativa para comercialização de produtos de afro-empreendedores

O empreendedorismo e a cultura negra serão celebrados no mês de novembro com a realização da 4ª edição da Feira MA Preta, evento anual que tem como objetivo promover o afro-empreendedorismo, valorizar a cultura afro-brasileira e impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável das comunidades negras no estado.

Esse ano a Feira MA Preta terá uma loja colaborativa no Rio Anil Shopping, iniciativa articulada pela Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) para garantir visibilidade e inserção do evento em um espaço comercial de destaque e grande circulação de consumidores.

O Shopping Rio Anil tem sido um grande parceiro em ações para a promoção dos direitos humanos, cedendo seu espaço como um ambiente de acolhimento para atividades inclusivas e diversas. Em setembro, o Shopping forneceu seu um espaço para o projeto Maranhão com Direitos, que recebeu a exposição dos idosos do Creaispi, fruto de dois cursos de capacitação e agora, em novembro, mais uma vez, sede seu espaço para as ações voltadas a população negra.

A inauguração da loja, localizada no 1º piso, será realizada no dia 7 de novembro, às 10h. Haverá solenidade com a presença da secretária de estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Lília Raquel de Negreiros; da coordenadora geral do evento, Ana Rosa Silva; além de representantes do Rio Anil Shopping e demais autoridades convidadas e parceiros da Feira MA Preta.

“É com muita alegria que a Sedihpop se soma a este projeto que contribui diretamente com o fomento às iniciativas empreendedoras e da economia criativa da população negra, em especial das mulheres negras, para possibilitar a geração de renda e autonomia desse segmento social. Durante dois meses a loja será uma vitrine para a cadeia produtiva de produtos afro-brasileiros, confeccionados por artesãos, pintores, escritores, trancistas, cabeleireiros afros, artistas e designers de moda étnica.”, explicou a secretária de estado da Sedihpop, Lília Raquel de Negreiros.

A programação de inauguração da loja contará com a realização do Desfile Maranhão Ancestral, para exposição das produções dos participantes da feira e apresentação cultural do Bloco Afro Abiyéyé Maylô e do Tambor de Crioula de Mestre Leonardo (Liberdade).

Quem visitar a loja vai encontrar artesanato, joias, biojoias, roupas de crochê, roupas de tecido africano, turbantes, faixas, cabelos orgânicos, sapatos, bonecas e tecidos africanos (Ankara). Também haverá atendimento com trancistas, cabeleireiras, artesãs, cantoras, maquiadoras e gastronômicas.

O evento será aberto ao público. A loja colaborativa da Feira MA Preta no Rio Anil Shopping ficará aberta ao público nos meses de novembro e dezembro, das 10h às 22h, de segunda a sábado e das 12h às 22h, aos domingos.

Serviço
O que: Inauguração da loja colaborativa da Feira MA Preta no Rio Anil Shopping
Quando: Dia 7 de novembro, às 10h
Onde: 1º Piso do Rio Anil Shopping, localizado na Av. São Luís Rei de França, 8 – Turu

Assembleia promulga Resolução Legislativa que trata de eleição da Mesa Diretora

 

Agência Assembleia

Em sessão extraordinária nesta terça-feira (5), a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão – tendo em vista o Projeto de Resolução Legislativa nº 109/2024, que foi aprovado nos seus turnos regimentais na quarta-feira (30) -, promulgou a Resolução Legislativa nº 1.300/2024, que trata da eleição da Mesa Diretora do Poder Legislativo Estadual.

Na prática, o texto da Resolução Legislativa nº 1.300/2024 altera os artigos 7º e 8 º da Resolução Legislativa nº 449, datada de 24 de junho de 2004, Regimento Interno da Alema, e dá outras providências.

O artigo 7º da nova norma aprovada estabelece que, a partir do dia 1º de novembro do segundo ano da Legislatura, pode ser realizada Sessão Preparatória para a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, mediante voto secreto. O texto também reforça que os membros eleitos tomarão posse no dia 1º de fevereiro do terceiro ano da Legislatura, em data e horário definidos por Ato da Presidência, com antecedência de 48 horas da realização do pleito.

Já o artigo 8º dispõe que a eleição dos membros da Mesa ocorrerá em votação por escrutínio secreto, exigida a maioria absoluta de votos em primeiro turno e maioria simples em segundo turno, presentes a maioria absoluta dos deputados, observadas as formalidades e exigências dispostas no referido artigo.

Maranhão apresentou 4.237 empregos em setembro de 2024

De acordo com o Novo Caged, o Maranhão apresentou um saldo positivo de 4.237 empregos em setembro de 2024, resultante de 22.936 admissões e 18.699 desligamentos, o que marcou o sétimo mês consecutivo de geração de empregos no estado. Em setembro, todos os setores de atividade apresentaram contratações positivas: Serviços (+2.306 vínculos), Comércio (+1.320 vínculos), Construção (+229 vínculos), Indústria (+207 vínculos) e Agropecuária (+175 vínculos).

No acumulado de janeiro a setembro de 2024, o Maranhão contabilizou mais de 20.000 novos vínculos de emprego. Esse crescimento elevou o total de trabalhadores formais no estado para 663.648. As ocupações com os maiores saldos de emprego são Auxiliar de Escritório (+608), Atendente de Lojas e Mercados (+394), Vendedor de Comércio Varejista (+337), Assistente Administrativo (+233), e Trabalhador de Extração Florestal (+211).

O setor de Serviços foi o principal responsável pelo saldo positivo de empregos, com destaque para as seguintes atividades: Limpeza em Prédios e em Domicílios (+744 vínculos), Teleatendimento (+287 vínculos) e Associações de Defesa de Direitos Sociais (+278 vínculos). Essas atividades estão concentradas em São Luís. As Microempresas geraram cerca de 2,5 mil empregos formais no estado, correspondendo a 58,8% do total. Já as Grandes Empresas criaram 1,3 mil vagas em setembro de 2024.

Em relação ao perfil dos empregos formais gerados, quanto ao sexo, em setembro de 2024, cerca de 57,4% das contratações foram de pessoas do sexo masculino. No que se refere à faixa etária, o saldo de empregos de pessoas com até 24 anos foi de 2,7 mil. No que diz respeito à escolaridade, as pessoas com ensino médio completo exibiram um saldo de 3,3 mil.

Para mais informações visite o site do Imesc em: www.imesc.ma.gov.br

Estado inaugura Restaurante Popular da Vila Embratel e segue ampliação da maior rede de segurança alimentar da América Latina

O Maranhão chegou a marca de 177 Restaurantes Populares com a entrega da unidade da Vila Embratel na manhã desta quinta-feira (5). Ao todo, existem 179 equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional em funcionamento no estado, sendo duas Cozinhas Comunitárias, o que consolida o status de maior rede da América Latina. Nos Restaurantes Populares são servidos café da manhã, almoço e jantar de segunda-feira a sábado.

O governador Carlos Brandão acompanhou a entrega do equipamento na Vila Embratel, em São Luís, e ressaltou os valores simbólico na comercialização dos alimentos para atender, sobretudo, as famílias que mais precisam. O almoço e o jantar são servidos a R$ 1,00 cada e o café da manhã custa apenas R$ 0,50. O governador destacou a entrega como um presente para a cidade de São Luís.

“Estamos no período de aniversário da cidade de São Luís, são 412 anos da nossa querida ilha e vamos entregar muitas obras. Somente esse mês serão 44 entregas e até o final do ano serão totalizadas mais de 200 obras para melhorar a qualidade de vida das pessoas da nossa cidade, portanto estou muito feliz aqui na Vila Embratel inaugurando mais um Restaurante Popular, que significa oferta de uma alimentação de qualidade e com preço barato”, observou Brandão.

Acompanhando o governador, o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Paulo Casé Fernandes, ressaltou a relevância do equipamento para a região, que é superpovoada e possui várias famílias em situação de vulnerabilidade. O secretário também destacou o compromisso da gestão estadual em oferecer capacitação através dos Restaurantes Populares.

“Temos um governador parceiro que tem sensibilidade social e embora 2023 tenha sido um ano muito difícil, 2024 nos permitiu ampliar ainda mais essa rede de segurança alimentar, que já é a maior da América Latina e agora conta com mais um diferencial: a inclusão socioprodutiva. Dentro dos Restaurantes Populares já estamos trabalhando a capacitação das chefes de família que precisam ampliar sua renda de alguma forma”, observou Paulo Casé.

Além da alimentação saudável a preço acessível, as unidades oferecem atendimento nutricional e cursos de capacitação. Um exemplo deles é o Projeto Padaria Artesanal, idealizado pela segunda-dama do Brasil, Lu Alckmin, e incentivado a vir para o Maranhão pela primeira-dama Larissa Brandão. A primeira turma foi capacitada e formada na Cozinha Comunitária do bairro Bequimão e em breve chegará a outras unidades da capital.

Durante a entrega do Restaurante Popular da Vila Embratel, também foi anunciado um novo programa social pelo secretário estadual de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão. “Ainda esse ano teremos um grande programa que é o Infância Sem Fome, um programa de geração de renda e que vai colocar no bolso das famílias mais carentes o que precisam para alimentar crianças desnutridas”, anunciou o secretário.

A inauguração do novo Restaurante Popular foi comemorada pela comunidade. O presidente da Associação da Pessoa com Deficiência da área do Itaqui-Bacanga, Mauro Dias, afirmou que a obra é uma demonstração concreta de ações para a qualidade de vida da comunidade.

“É uma das maiores conquistas que a comunidade teve nos últimos tempos, pois quando se fala alimento, se fala em amar o próximo. Esse equipamento chegou para abraçar a nossa comunidade, é o Estado cuidando com carinho das pessoas que mais precisam”, destacou Mauro Dias.

Para a auxiliar de serviços gerais Ana Roberta Alves, a unidade mais perto de casa tornará possível ser uma frequentadora assídua do local. “A área Itaqui-Bacanga já possui um Restaurante Popular, mas é distante daqui e agora ficou muito melhor. Está mais próximo, a comida é maravilhosa, o valor é acessível e será de grande valia para toda a comunidade”, comentou.

Também moradora da Vila Embratel, a artesã Raimunda Nonata Sousa compartilha a avaliação positiva do novo equipamento. “A inauguração foi bem rápida e é muito bom, todos os moradores estão muito satisfeitos e estava precisando desse Restaurante Popular aqui”, afirmou.

Frente Parlamentar em Defesa da Baixada amplia discussões sobre construção de diques com Codevasf e Sema

Reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Baixada Maranhense da Alema com representantes da Codesvasf e Sema

A Frente Parlamentar em Defesa da Baixada Maranhense da Assembleia Legislativa do Maranhão promoveu, nesta quarta-feira (4), reunião com representantes da Superintendência Estadual da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codesvasf) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema).

A reunião, conduzida pelo presidente da frente parlamentar, deputado Jota Pinto (Podemos), teve como objetivo dar continuidade aos diálogos sobre o projeto de construção dos diques da Baixada Maranhense, sendo um desdobramento da visita feita pelos parlamentares à Superintendência da Codevasf, semana passada. Naquela ocasião, foram informados de que o projeto de construção dos diques está na Sema, em processo de análise para licença ambiental.

“O objetivo deste encontro foi reunir a Assembleia Legislativa, Codevasf e a Sema para que possamos discutir o projeto dos diques da Baixada Maranhense que se encontra em análise na Sema e, a partir disso, vermos quais passos podemos avançar, reunindo, posteriormente, o Ministério Público e a bancada de deputados federais”, ponderou Jota Pinto.

A reunião contou ainda com as presenças dos deputados Júlio Mendonça (PCdoB), que é relator do colegiado, Florêncio Neto (PSB) e Mical Damasceno (PSD). O superintendente da Codevasf no Maranhão, Clóvis Luís Paz, e equipe, além do secretário adjunto de Licenciamento da Sema, Arthur Barros Fonseca Ribeiro também participaram.

A reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Baixada Maranhense foi conduzida pelo deputado Jota Pinto, presidente do colegiado

Desenvolvimento

Na ocasião, tanto a Codevasf quanto a Sema prestaram esclarecimentos, tiraram dúvidas, explicaram o rito do processo para o licenciamento ambiental, bem como outras ações necessárias para concretizar a obra que foi proposta em 2012 e que é considerada de grande importância para a Baixada Maranhense, com perspectivas de desenvolvimento social, econômico e ambiental para os municípios que integram a região.

Segundo Arthur Ribeiro, atualmente o projeto está na fase de organização das audiências públicas. “O passo atual é a definição dos municípios nos quais serão realizadas as audiências públicas, já que o empreendimento impacta oito municípios. A Sema vê com bons olhos este projeto, é muito importante, vai trazer benefícios nas áreas econômicas e sociais, mas, por outro lado, temos que observar todo o rito legal do processo de licenciamento”, observou o secretário adjunto.

De acordo com Arthur Ribeiro, após a realização das audiências, o próximo passo será a elaboração de parecer técnico sobre os estudos ambientais, ou seja, a conclusão sobre o processo que pode receber parecer favorável ou não.

Durante a reunião, o superintendente da Codevasf, Clóvis Paz, explicou que a atuação do órgão federal foi elaborar o projeto, bem como o estudo de impacto ambiental que foi apresentado à Sema. “Estas etapas são necessárias para a obtenção da licença e para que possamos dar continuidade na parte formal do projeto, até a sua efetiva construção. É um projeto muito representativo, importante para a Baixada, porque, em síntese, vai perenizar toda a água que é hoje captada por águas pluviais”.

Disponibilidade hídrica

Os diques da Baixada Maranhense têm como objetivos proteger áreas mais baixas contra a entrada de água salgada pelos igarapés, decorrente das variações da maré, além de armazenar água pluvial nos campos naturais durante a estação chuvosa e, assim, aumentar a disponibilidade hídrica, em boas condições para usos na pesca artesanal, agricultura familiar irrigada, piscicultura e outros, aumentando a oferta de alimentos na região.

De acordo com o projeto, os diques terão uma extensão de 70,45 km e sua construção, estimada em 30 meses a partir do início das obras, está estimada em até R$ 350 milhões. Os recursos, segundo a Codevasf, deverão ser oriundos de emendas parlamentares.

A área beneficiará os municípios de Bacurituba, Cajapió, Matinha, Olinda Nova do Maranhão, São Bento, São João Batista, São Vicente Ferrer e Viana.

Governador dá posse ao novo diretor-geral do Teatro Arthur Azevedo

A cerimônia de posse do diretor-geral do Teatro Arthur Azevedo (TAA) foi marcada pela apresentação de artistas maranhenses e o apoio da classe artística. César Boaes tomou posse do cargo oficialmente na noite de terça-feira (3) em solenidade realizado no TAA, no Centro. O governador Carlos Brandão destacou a experiência do novo diretor-geral que possui quase 35 anos de carreira dedicada ao teatro.

“É um marco na história do Teatro Arthur Azevedo ter o César Boas como diretor do teatro mais bonito do Brasil. Ele está propondo fazer a abertura desse teatro para visitação, muitas pessoas passam aqui na porta e o teatro está fechado. Este é um modelo que ele vai imprimir, um teatro de portas abertas para as pessoas terem acesso a esse belíssimo teatro e conhecerem um pouco da história”, observou o governador.

A solenidade contou com o Hino do Maranhão interpretado pelo cantor Fernando de Carvalho, além de apresentação da cantora Flávia Bittencourt, que fez uma homenagem cantando a música Vazio e apresentando a biografia do novo diretor. Também foram exibidos vídeos de artistas maranhenses deixando mensagens de apoio e parabenizando César Boas. O gestor definiu o momento como um dos mais importantes da carreira.

“Ter recebido esse convite é uma responsabilidade muito grande e esse é o dia em que estou mais nervoso de todas as minhas estreias. Para mim esta é uma segunda casa e estou tendo um olhar muito atencioso e cuidadoso para que ao sair daqui possa ter deixado um legado, algo concreto, para as próximas produções que pisarem aqui”, afirmou César Boaes.

O secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda, definiu a escolha do novo diretor-geral como uma unanimidade na aprovação pela classe artística. Ele parabenizou o novo gestor e ressaltou a confiança no trabalho que será desenvolvido. “É um momento muito especial e juntamente com o governador Carlos Brandão e a primeira-dama Larissa Brandão damos a posse ao César Boaes para ser o diretor-geral dessa importante casa maranhense que é o Teatro Arthur Azevedo com mais de 200 anos de história. Eu tenho certeza que com todo o seu trabalho e o seu conhecimento nas artes, o César Boaes realizará um grande trabalho aqui”, afirmou o secretário.

Entre os fazedores de cultura presentes na cerimônia está o produtor cultural Mário Moraes. Ele afirmou que o anúncio do novo gestor foi recebido com muita alegria por todos os que fazem parte do cenário cultural e artístico do estado.

“Essa é uma grande casa de espetáculo da nossa cidade e do nosso estado. É uma honra receber o César Boaes, que é um grande artista que milita na área da cultura há muito tempo, como diretor. É com muita satisfação que a gente vê essa escolha do Governo do Estado”, relatou.

Investimentos do Governo do Maranhão melhoram a economia e a geração de emprego e renda no sudoeste

O Governo do Maranhão segue ajudando o país a reduzir o índice de desemprego com a melhora significativa da economia e a geração de empregos formais no estado. Para isso, os investimentos são fundamentais para o avanço das políticas públicas confirmadas com o início de obras e a entrega de novos serviços à população. Somente em julho, o estado  teve saldo de  2.573 novos postos de trabalho formais segundo dados do novo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados esta semana pelo Ministério do Trabalho (MTE).

Todos os grandes grupamentos de atividades tiveram crescimento com destaque para construção (857) vagas, seguido pela indústria (711), comércio (540), serviços (432) e agropecuária (33). A capital São Luís foi a cidade maranhense com maior saldo  de empregos criados (802). Na sequência dos maiores resultados de julho no Maranhão aparece a cidade de Imperatriz com 208 vagas, o que contribuiu para aumentar o estoque de empregos no município.

Obras

Em Imperatriz,  referência para o Sudoeste Maranhense, 150  pessoas trabalham nas obras de construção do Hospital Regional  de Imperatriz. O investimento do Governo do Maranhão por meio da Sinfra  é de R$ 106 milhões de reais e a primeira etapa deve ser entregue no fim deste ano e a conclusão da unidade no segundo semestre de 2025. O novo Hospital  terá 112  leitos normais com 30 leitos de UTI, 20 adultos e 10 infantis. A  previsão é de que, até a conclusão da obra, 600 empregos diretos e indiretos sejam  gerados com o investimento público para melhorar os serviços prestados em  saúde no Sudoeste Maranhense.

Com o diálogo e a parceria com o governo federal obras foram retomadas com os recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento),  a exemplo da Travessia Urbana de Imperatriz.  Os serviços  contemplam a duplicação de 4,5 quilômetros da via principal da BR-010, a construção de 9 quilômetros de vias marginais, três pontes sobre o Rio Cacau, dois viadutos, oito pontos de ônibus e 9 quilômetros de ciclovias e faixas para pedestres.  Além disso, também estão previstas obras de saneamento básico, pavimentação de vias urbanas e habitação.

Com a preocupação de fomentar a economia em toda a região, o governo do estado segue dando início e entregando  novos investimentos com foco na mobilidade, segurança alimentar, cidadania, lazer e abastecimento. Na semana passada, os secretários de Estado Extraordinário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão; da Casa Civil, Sebastião Madeira; o subsecretário da Sinfra, Ítalo Augusto, e o presidente da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense, Vagtonio Brandão vistoriaram obras, assinaram ordens de serviço e deram início à investimentos importantes para a melhoria das condições de vida da população nos municípios de Montes Altos, Buritirana, Sítio Novo e Amarante.

Montes Altos

Foram iniciadas as obras de requalificação da MA-280, que interliga o município de Governador Edison Lobão à Montes Altos. A rodovia de 39 km, receberá da secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) a  reconstrução dos trechos considerados críticos, a regularização da superfície, acostamento, pavimentação asfáltica e a ampliação de 06 para 8 metros de largura do primeiro trecho da estrada. A obra vai garantir mais mobilidade e segurança aos usuários da via. Com extensão de 38 km  a estrada vicinal que liga os municípios de Montes Altos e Buritirana receberá os serviços de manutenção que vai garantir a trafegabilidade aos moradores da região. Os serviços  estão sendo executados pela Sinfra.

Buritirana

A cidade foi contemplada com a ordem de serviço para a construção de uma praça no bairro Novo Horizonte, do povoado Saramandaia, localizado na Estrada da Lagoa Nova. Ainda foi dada a autorização para implantação de um  Restaurante Popular no município. A Agemsul vai executar as obras e terá a parceria da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes).

Segundo o presidente da Agemsul, Vagtonio Brandão uma verdadeira caravana da cidadania com quatro secretários de estado trabalhando em conjunto para trazer obras e serviços importantes para a região sudoeste maranhense. “Estamos em sintonia, trabalhando e ouvindo as demandas da comunidade para trazer as soluções e repostas que as pessoas precisam garantindo a melhoria da economia, a geração de emprego e renda e o bem-estar da população”, detalhou o presidente da Agemsul.

Sítio Novo

Durante a visita ao município  foi assinada a ordem de serviço para pavimentações em blocos por meio da Agemsul  e  o  recapeamento asfáltico de 3 km de vias urbanas,  com a execução da Sinfra. Além disso, foi autorizada a construção de sistemas de abastecimento de água (SSA). Ainda em  Sítio Novo, a comitiva dos secretários vistoriou as obras de construção da praça José Marinho e a unidade do Viva Procon prevista para ser inaugurada neste mês de setembro.

Amarante

A população do povoado Edvaldo Viana acompanhou a inauguração da estrada vicinal de 26 km, que faz a ligação à sede do município. A obra, executada pela Sinfra, passou a trazer avanço na mobilidade e no desenvolvimento daquela região. Ainda no município de Amarante foi assinada a ordem de serviço para bloqueamento de vias, com a emenda do deputado estadual Antônio Pereira e a execução pela Agemsul. Além disso, a cidade receberá  3km de recapeamento asfáltico de vias urbanas com a execução da Sinfra,  o Portal de Entrada do município e a construção de um reservatório de água de 50 mil litros para o Povoado Pindaré.