Governo do Maranhão avança na requalificação da Praça do Sol, em São Luís

– Governo vistoria obras da Praça do Sol na Praia da Ponta d’Areia (Foto: Gilson Teixeira)

O governador Carlos Brandão vistoriou, neste sábado (6), o andamento das obras de requalificação da Praça do Sol, na Praia da Ponta d’Areia, em São Luís (MA). O projeto, executado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), tem como objetivo transformar o espaço em uma área mais segura, inclusiva e sustentável para moradores e turistas.

Com aproximadamente 25 mil m², a obra inclui reforma geral, demolição completa de pisos, instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, além da remoção de estruturas antigas. Entre os serviços estruturantes em andamento, está a contenção costeira, construída com estacas, blocos de coroamento e cortinas de concreto para garantir mais estabilidade e proteção da orla.

O novo espaço também ganhará piso de alta resistência e piso podotátil, ampliando a acessibilidade. A obra inclui a construção de uma praça de alimentação com 36 quiosques com cobertura metálica e telhas termoacústicas, além de 11 barracas de água de coco.

A requalificação prevê ainda academia, playground, parque para pets, execução de instalações hidráulicas e elétricas, três rampas de acessibilidade para a praia, uma rampa exclusiva para guardas-vidas, guarda-corpos, estacionamento e um novo posto policial, reforçando a segurança do local.

“A revitalização desse espaço tão querido já avança cerca de 80% e traz mais melhorias, cuidado e um visual totalmente renovado neste belíssimo cartão-postal”, afirmou o governador Carlos Brandão.

“Estamos empenhados para entregar a Praça do Sol, na Ponta d’Areia, à população nas próximas semanas. Aqui, além do belo visual, teremos 36 quiosques com telhas termoacústicas, barracas de côco, academia, playground, parque pet e posto policial, entre outros itens. É uma grande realização”, afirmou o fiscal da obra e engenheiro da Sinfra, Márcio André Pereira.

A obra está 80% concluída e calcula-se a entrega da nova Praça do Sol para o dia 30 de dezembro de 2025. Iniciada em maio de 2024, a condução da obra passou por várias etapas, como uma longa negociação com os barraqueiros que ocupavam a área, entre outras, até avançar ao estágio atual.

Sorrir Ponta do São Francisco mobiliza comunidade e colaboradores em ação ambiental e social

O Sorrir Ponta do São Francisco realizou uma ação ambiental e social com o objetivo de conscientizar a comunidade residente no entorno da unidade odontológica sobre o descarte correto do lixo, a preservação do meio ambiente, a não poluição do mar e o combate à dengue.

A programação incluiu a oferta de serviços odontológicos por meio do Sorrir Móvel, com atendimento clínico geral, além da realização de testes rápidos para sífilis, hepatite B e C e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST). Também foram ofertadas vacinas e promovidas palestras educativas sobre prevenção das arboviroses.

A iniciativa integra o projeto “Sorrir para o Mar”, idealizado pela gestão administrativa da unidade, com participação dos moradores da Ponta do São Francisco e da Ilhinha. Durante a ação, voluntários se uniram aos colaboradores para realizar a coleta de lixo nos arredores da unidade, enquanto outras equipes ofertavam atendimento odontológico, testes rápidos e atividades educativas.

O diretor geral do Sorrir Ponta do São Francisco, Phillipe Nascimento, ressaltou o principal propósito da ação. “É uma iniciativa que preza não apenas pela coleta do lixo, mas também pela conscientização da população. Como estratégia, realizamos um trabalho de recuperação das lixeiras instaladas no entorno da unidade, buscando chamar a atenção da comunidade para evitar o descarte irregular de resíduos, a poluição e a proliferação de doenças”.

A ação contou com ampla adesão dos moradores. A dona de casa Silvanir Martins, de 51 anos, moradora do bairro São Francisco, aprovou a iniciativa. “Vim para participar da ação, recebi atendimento odontológico e ouvi orientações importantes sobre como prevenir doenças com o descarte correto do lixo. Valeu a pena ter vindo. A comunidade só tem a ganhar com ações como essa”.

O Sorrir Ponta do São Francisco integra a rede de Unidades de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir) da Secretaria de Estado da Saúde. A unidade é referência em procedimentos odontológicos de média complexidade para a região metropolitana de São Luís.

Entre os serviços ofertados estão atendimento de clínica geral, odontopediatria, bucomaxilofacial, endodontia, radiologia e ações permanentes de educação em saúde bucal, tudo de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

PIB do Maranhão cresce 3,2% e já é o segundo do Nordeste, afirma secretário Vinicius Ferro

A evolução e o crescimento do Maranhão nas áreas da economia e gestão no governo de Carlos Brandão foram destacados pelo secretário de Estado de Planejamento e Orçamento, Vinícius Ferro, em entrevista ao quadro Bastidores, do Bom Dia Mirante desta segunda-feira (8). “Estamos avançando cada vez mais, fortalecendo a gestão pública, otimizando nossos recursos e buscando parcerias”, afirmou.

O significativo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) estadual, acima da média nacional, foi um dos pontos observados pelo secretário. “O PIB do Maranhão cresceu 3,2%. O do Brasil cresceu 2,9%. É o segundo estado do Nordeste, perdendo só para a Bahia. Isso demonstra que o Estado está forte”, detalhou.

Vinícius Ferro também ressaltou os números positivos alcançados nas áreas da exportação e da geração de emprego, com o Maranhão batendo recorde todos os meses no número de carteiras assinadas, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Na entrevista à jornalista Carla Lima, o secretário também assinalou que já é possível sentir as mudanças em alguns setores e que, com esse cenário de números positivos, o governador Carlos Brandão lidera processo de transformação da economia do Estado e, consequentemente, da vida dos maranhenses. Ele destacou como exemplo a elevação da renda per capita do maranhense.

“Nós últimos dois anos, conseguimos tirar mais de um milhão de pessoas da extrema pobreza. Isso significa que tiramos um milhão de maranhenses que tinham renda per capita de R$ 218,00. E conseguimos isso com vários programas sociais e investimentos”, observou ressaltando a ação de programas como o Maranhão Livre da Fome.

Governo do Maranhão inaugura novo Restaurante Popular em São Luís e chega à marca de 206 unidades em todo o estado

A maior rede pública de restaurantes populares da América Latina segue em expansão e, no sábado (6), o Governo do Maranhão entrega a unidade 206, em São Luís. O novo Restaurante Popular fica no Galpão Maracanã, localizado na Avenida Engenheiro Emiliano Macieira, no Tibiri. A inauguração acontece às 11h e conta com a presença do governador Carlos Brandão.

A nova unidade do Restaurante Popular vai garantir refeições de qualidade a preços acessíveis para a população da zona rural de São Luís, servindo diariamente 250 cafés da manhã, 500 almoços e 250 jantares. As refeições são vendidas pelo valor de R$ 1,00 o almoço e jantar, cada, e R$ 0,50 o café da manhã.

Desta forma, São Luís chega ao número de 18 restaurantes populares. Somados com os demais em funcionamento nos municípios de São José de Ribamar (3 unidades), Paço do Lumiar (1 unidade) e Raposa (1 unidade), a Grande Ilha conta hoje com 23 restaurantes populares.

Com a nova unidade, o programa chega à marca de 206 mil refeições servidas diariamente nos 181 municípios que já contam com restaurantes populares em todas as regiões do Maranhão, reafirmando seu papel essencial no enfrentamento à insegurança alimentar.

O marco evidencia o compromisso do poder público estadual com a segurança alimentar e nutricional da população, garantindo refeições saudáveis e de qualidade e fortalecendo uma política pública que combate à fome. Em 2024 foram servidas 43.200 mil refeições entre café, almoço e jantar, em todos os municípios do estado que já contam com restaurantes populares.

Maranhão registrou saldo positivo de 3.293 empregos em outubro de 2025

– Imesc divulga boletim do Mercado de Trabalho Maranhense – Outubro de 2025 (Foto: Divulgação)

O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) divulgou, nesta semana, a nota de conjuntura econômica sobre o Mercado de Trabalho Maranhense referente ao mês de outubro de 2025. De acordo com dados do Novo Caged, o Maranhão encerrou o mês de outubro de 2025 com um saldo positivo de 3.293 empregos formais, resultado de 25.002 admissões e 21.709 desligamentos. Esse é o décimo mês consecutivo de geração de empregos no estado.

No mesmo período, quatro setores registraram saldo positivo em empregos formais: serviços (+1.728 vínculos), comércio (+975 vínculos), construção (+441 vínculos), agropecuária (+309 vínculos). Em contrapartida, a indústria apresentou uma queda de 160 postos com carteira assinada.

O setor serviços foi o principal responsável pelo saldo positivo de empregos, com destaque para as seguintes atividades: regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais (+545 vínculos); restaurante e similares (+211 vínculos) e serviços de engenharia (+201 vínculos).

No setor de comércio, a expansão do emprego foi impulsionada sobretudo pelas atividades de comércio varejista de produtos alimentícios em geral (+229 vínculos) e comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (+159 vínculos). Já em construção, os principais destaques foram para construção de edifícios (+292 vínculos) e construção de barragens e represas para geração de energia elétrica (+175 vínculos).

No acumulado do ano até outubro, o Maranhão registrou 33.874 admissões líquidas. Com esse resultado adicional, o número total de maranhenses empregados formalmente atingiu a marca de 692.661.

As informações são baseadas no estudo realizado pelo Imesc, utilizando dados do Novo Caged.

O material completo está disponível no site: www.imesc.ma.gov.br

Porto do Itaqui e SESI Casarão promovem inclusão e empreendedorismo para mulheres do Itaqui-Bacanga

“Hoje eu sou uma mulher empreendedora. Antes só vivia em casa, cuidando dos filhos e do meu marido. Agora eu ganho meu próprio dinheiro”, afirmou Laís Pinheiro, uma das 60 participantes do projeto Itaqui das Comidinhas. Iniciado em maio de 2025, o programa formou mulheres da área Itaqui-Bacanga em culinária e empreendedorismo. E na quinta-feira, 4 de dezembro, o Porto do Itaqui e o SESI Casarão realizaram um festival gastronômico que marcou a culminância desses seis meses de formação.

Durante todo o dia, as participantes do projeto comercializaram seus produtos, oferecendo cafés, almoços, lanches e sobremesas aos colaboradores da área portuária.
Além da venda, elas tiveram a oportunidade de demonstrar as habilidades adquiridas ao longo das aulas por meio do concurso gastronômico Maré de Sabores. Os pratos apresentados foram avaliados por um corpo de jurados composto por três especialistas.

Fruto da parceria entre o Porto do Itaqui e o SESI Casarão, o Itaqui das Comidinhas ofereceu capacitação gratuita para 60 mulheres da área Itaqui-Bacanga com foco em gestão de negócios, atendimento ao cliente, liderança, marketing e preparo de pratos típicos.

Com duração de seis meses, o curso contou com 8 módulos online e 10 presenciais, incluindo temas que vão desde tecnologia na preparação de alimentos até planejamento de negócios, marketing digital e redes sociais.

Toda essa formação transformou a vida das participantes do projeto, como é o caso da Laís Pinheiro, moradora do bairro Vila Isabel. “Hoje eu sou uma mulher empreendedora. Antes só vivia em casa, cuidando dos filhos e do meu marido. Agora eu ganho meu próprio dinheiro. Eu sou muito grata por essa oportunidade que o Porto do Itaqui e o SESI Casarão deram”, expressou a nova empreendedora, que aprendeu a fazer bolos típicos no curso e, agora, forma sua renda a partir desse produto.

“O Porto do Itaqui é muito mais do que operações portuárias. Seu papel estratégico para a cidade, para a economia e para o Maranhão é indiscutível. Hoje, porém, temos uma demonstração concreta da aplicação das políticas ESG (Ambiental, Social e Governança) e do impacto positivo que essas ações geram diretamente na região Itaqui-Bacanga”, destacou a presidente do Porto do Itaqui, Oquerlina Costa.

A diretora de relações institucionais do Porto do Itaqui, Cristiana Costa, também celebrou a iniciativa. “Hoje é momento de comemorar. Temos 60 mulheres que estão aqui apresentando o resultado de todo o processo que elas tiveram: das aulas e da aprendizagem oferecida gratuitamente. Nosso porto cresce junto com as comunidades que estão no seu entorno”, comunicou.

Cada etapa do curso foi planejada e executada pela equipe da gerência de relação com as comunidades e responsabilidade social (GERRS) do Porto do Itaqui e pela equipe do Sesi Casarão. “O Itaqui das Comidinhas ofereceu às participantes um conhecimento abrangente, abarcando os fundamentos do empreendedorismo, elaboração de ficha técnica, melhores práticas de armazenamento e exposição dos produtos. O módulo final, focado em mesa posta, ressaltou a importância da apresentação visual como um fator decisivo para a atração e fidelização de clientes”, detalhou a nutricionista do SESI Casarão, Emanuele Frazão.

Esta é apenas uma das iniciativas promovidas pelo Porto do Itaqui voltada à pauta social, que aproxima o porto das comunidades. “A relação porto-cidade é prioridade no nosso porto. Todos os dias, nós trabalhamos para impulsionar realidades por meio da criação de oportunidades, formação profissional e geração de renda para a população”, finalizou Marina Moura, gerente de relações com a comunidade e responsabilidade social do Porto do Itaqui.

Maranhão forma 275 novos policiais e amplia estrutura da Segurança Pública

O governador Carlos Brandão vistoriou as obras de reforma e ampliação da sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e participou da formatura de 275 novos policiais militares, no Comando Geral da PMMA, no Calhau, marcando o encerramento do Curso de Nivelamento Técnico-Profissional (CNTP).

A cerimônia foi conduzida pelo governador Carlos Brandão, ao lado do secretário de Segurança Pública, patrono da turma, Maurício Martins, e do comandante da Polícia Militar, coronel Wallace Amorim.

“Quando assumimos o governo, identificamos que havia 1.600 policiais aprovados no concurso. Viemos convocando todos e, hoje, chamamos a última turma, com 275 policiais. Além disso, anunciamos que vamos abrir novos concursos em 2026 para mais policiais militares, civis, investigadores e Corpo de Bombeiros”, anunciou o governador.

Os novos policiais integram o grupo de 300 candidatos convocados e nomeados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração (Sead), para reforçar o quadro da Polícia Militar, zerando o cadastro de reserva do último concurso da corporação. Desse total, 275 tomaram posse e concluíram o curso de formação. Cerca de 1.600 foram convocados na gestão atual.

Carlos Brandão ainda vistoriou as obras de reforma e ampliação da sede da Secretaria de Segurança Pública e assinou a ordem de serviço para a pavimentação da segunda etapa do estacionamento interno do órgão. O complexo abriga a sede administrativa, a Inteligência, o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), a Força Estadual de Segurança, a Perícia Oficial e as corregedorias. Já foram concluídos o novo auditório, o estacionamento principal e a pavimentação do espaço.

“Viemos à sede da Secretaria de Segurança inaugurar o prédio completamente reformado, auditório, estacionamento, Ciops, e aproveitar para entregar novos equipamentos, como drones, computadores, coletes à prova de bala e viaturas. Realizamos a solenidade aqui justamente pela importância que essa estrutura tem para a segurança do nosso estado”, afirmou o governador.

Também foi entregue a ampliação do setor de videomonitoramento. O projeto original foi reformulado, dobrando o número de câmeras de 200 para 400. O governo do Estado também entregou novas viaturas, drones, computadores, estrutura operacional da nosso sistema, com novas viaturas, 150 computadores, mais de 400 coletes, 12 drones, granadas, munições, tecnologia para computadores, equipamentos de proteção individual, coletes balísticos, em um investimento de aproximadamente R$ 4 milhões.

“Carlos Brandão é um gestor comprometido com o Maranhão e com a proteção da sociedade. Ele tem realizado, ao longo dos anos, investimentos fortes e técnicos, cobrando resultados das polícias. São 250 prédios da segurança pública reformados de uma só vez, algo inédito no Brasil; mais de 800 viaturas entre carros e motos; e todos os instrumentos necessários para o bom desempenho da Polícia Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros”, ressaltou o secretário de Segurança Pública, Maurício Martins.

A perita-geral do Estado, Anne Kelly, destacou a importância dos investimentos. “Hoje alcançamos um marco histórico na segurança pública. Tivemos várias aquisições e ainda entregaremos R$ 10 milhões em equipamentos até o fim de dezembro. Esses avanços são imprescindíveis para o sistema de segurança pública”, afirmou.

Em entrevista, deputado Adelmo Soares reforça apoio a Orleans Brandão e destaca preparo de Iracema Vale

POLITICA: O deputado estadual Adelmo Soares, em entrevista ao programa Ponto Continuando, na Rádio 92,3 FM, reafirmou seu posicionamento político e apresentou declarações firmes sobre o cenário sucessório no Maranhão. Logo no início da conversa, o parlamentar deixou claro que o grupo já possui definição sobre o nome que disputará o Governo do Estado:

“Não há dúvida que o candidato é Orleans Brandão. A vaga é do Orleans Brandão. Ninguém vai recuar, o governo não vai recuar… não tem ninguém que possa fazer o governo recuar.”

A afirmação reforça a confiança e a consolidação interna da base governista, afastando quaisquer especulações sobre mudanças na composição majoritária.

Iracema Vale é citada como liderança agregadora e preparada
Durante a entrevista, Adelmo também fez questão de destacar o papel da deputada Iracema Vale, ressaltando seu preparo, sua força política e sua postura de cooperação dentro do grupo.

“Temos a Iracema Vale, uma mulher preparadíssima, muito querida no cenário político. Enquanto ela agrega, chama, ajuda, participa, defende… Braide faz exatamente o contrário.”

Ao evidenciar a diferença de postura entre Iracema e o prefeito Eduardo Braide, o deputado reforçou o papel positivo desempenhado por ela na articulação estadual.

“Um trunfo para qualquer posição”
Adelmo Soares ainda classificou Iracema Vale como uma liderança versátil e estratégica, capaz de assumir qualquer função definida pelo grupo político ou pelo governo:

“Iracema está preparada. É um trunfo para qualquer posição. Está pronta para jogar em qualquer posição que o governo ou que o grupo político decidir.”

Mensagem de firmeza e alinhamento político
A participação do deputado no Ponto Continuando transmitiu um recado claro de unidade e coerência dentro da base governista. Ao defender de forma firme a candidatura de Orleans Brandão ao Governo do Estado e ressaltar a importância de Iracema Vale no cenário político, Adelmo Soares reafirmou seu compromisso com a continuidade do projeto político que representa.

A fala reforça sua presença ativa nos debates estaduais e sua influência na definição dos rumos políticos do Maranhão.

Governo entrega Restaurante Popular da Madre Deus e chega à marca de 205 equipamentos em todo o estado

– As unidades garantem segurança alimentar para os que mais precisam e estará presente em todos os 217 municípios (Foto: Brunno Carvalho)

O Governo do Maranhão inaugurou, nesta quinta-feira (4), o Restaurante Popular da Madre Deus, alcançando a marca de 205 unidades em todo o estado. O equipamento garante comida de qualidade, preparada com orientação de nutricionistas, ao preço simbólico de R$ 1,00 para almoço ou jantar, e café da manhã por apenas R$ 0,50 — totalizando um gasto de apenas R$ 2,50 pelas três refeições do dia. O Maranhão detém a maior rede de restaurantes populares da América Latina.

Durante a inauguração, o governador Carlos Brandão reafirmou a meta de instalar unidades em todos os 217 municípios maranhenses. Ele ressaltou que, somada às demais políticas da área de assistência social, a expansão da rede contribui para o combate à extrema pobreza, o que permitiu a saída de quase 1 milhão de maranhenses dessa situação de vulnerabilidade.

“Dobramos o número de restaurantes populares no nosso estado e teremos unidades em todos os 217 municípios, garantindo alimentação de qualidade. São três refeições: o café da manhã, o almoço e o jantar. Qualquer pessoa pode ter acesso a essa alimentação e, mais do que o preço simbólico, é a qualidade que importa, especialmente para garantir às pessoas de baixa renda uma alimentação saudável”, observou Brandão.

O Restaurante Popular da Madre Deus tem capacidade para servir, diariamente, 250 cafés da manhã, 500 almoços e 250 jantares. Com isso, o programa alcança a marca de mais de 200 mil refeições servidas por dia em todas as regiões do Maranhão, reafirmando seu papel essencial no enfrentamento à insegurança alimentar.

Com a nova unidade, São Luís chega a 17 restaurantes populares. Somadas às unidades de São José de Ribamar (3), Paço do Lumiar (1) e Raposa (1), a Grande Ilha passa a contar com 21 equipamentos.

O marco evidencia o compromisso do poder público com a segurança alimentar e nutricional da população, fortalecendo o combate à fome. Ao longo do ano passado, foram servidas 43,2 milhões de refeições — entre café da manhã, almoço e jantar — nos municípios que já contam com restaurantes populares.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Paulo Casé Fernandes, a inauguração de mais uma unidade dessa grande rede é resultado do esforço da gestão estadual em enfrentar a extrema pobreza e a fome.

“É um momento muito importante aqui na Madre Deus, onde estamos testemunhando a sensibilidade e a coragem do governador, que mais que duplicou os restaurantes populares. Temos a meta de, em breve, ter unidades em todos os 217 municípios. Esse governo criou importantes programas sociais e tem enfrentado a extrema pobreza e a fome. Eu fico muito grato por participar desse momento histórico”, afirmou.

A chegada do equipamento de segurança alimentar foi elogiada pela população. A dona de casa Elizabeth Rocha fez questão de acompanhar a inauguração. “É maravilhoso ter um Restaurante Popular para nos atender. Sou moradora da região, e para todos que vivem aqui representa economia, com o valor de R$ 1,00 a refeição”, comentou.

Para a cuidadora Maria Eulina, essa política pública é essencial em todas as regiões do estado. “O governo está de parabéns. Eu vim hoje justamente para provar, e aprovei. Espero que esse trabalho tenha continuidade no nosso Maranhão, pois muitas pessoas necessitam. É muito importante a presença de um Restaurante Popular”, disse.

Iracema Vale agradece honrarias e destaca avanços na valorização da cultura

Agência Assembleia

Na sessão plenária desta terça-feira (2), a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), registrou sua gratidão pelas homenagens recebidas ao longo da semana e ressaltou iniciativas voltadas ao fortalecimento da cultura maranhense.

A parlamentar agradeceu à Câmara Municipal de São Luís pela Placa de Honra ao Mérito, entregue pelo vereador Astro de Ogum. A distinção reconhece personalidades que se destacam no serviço público e contribuem de forma relevante para a cidade.

“Receber essa homenagem foi motivo de muita alegria e me senti profundamente honrada pelo reconhecimento ao trabalho que temos realizado à frente da Presidência desta Casa”, afirmou.

A chefe do Legislativo Maranhense fez questão de dividir o reconhecimento com parlamentares e servidores da Assembleia.

“Divido essa homenagem com todos os deputados e deputadas, porque se o trabalho é bem avaliado, é porque contamos com compreensão, apoio e diálogo permanente. Estendo também esse reconhecimento a todos os servidores da Assembleia Legislativa, que são parte essencial de cada conquista”, ressaltou.

A presidente também destacou a honra de ter sido agraciada com a Medalha 28 de Novembro, maior comenda concedida pelo Conselho Superior da Procuradoria-Geral do Estado. “Fiquei muito feliz e profundamente tocada com esse gesto”, afirmou.

Durante o pronunciamento, Iracema Vale relatou a emoção de participar de um encontro no Palácio dos Leões, que reuniu mais de 100 fazedores de cultura do estado. Ela parabenizou o governador Carlos Brandão pelo incentivo antecipado ao Carnaval maranhense.

“Ver o Palácio dos Leões repleto de fazedores de cultura foi algo inesquecível. O governador reuniu dirigentes de blocos, escolas de samba, tribos e tantas entidades para anunciar apoio ao Carnaval com três meses de antecedência. Isso é respeito à cultura e a quem a faz acontecer”, concluiu.