Governo do Maranhão oficializa antecipação de pagamentos de cachês do Carnaval 2026

O Governo do Maranhão anuncia nesta segunda-feira (1°) um pacote de incentivos financeiros para valorizar as manifestações culturais carnavalescas já pensando no Carnaval 2026.

Na reunião marcada com representantes de escolas de samba, blocos tradicionais, blocos organizados, grupos afros, tribos de índio, blocos alternativos de trio, tambor de crioula e alegorias de rua, o governador Carlos Brandão oficializará o adiantamento dos cachês dos grupos que participarão da próxima temporada.

A antecipação será de R$ 7.646.000 com a finalidade de garantir planejamento e segurança para as agremiações. E, no total, o investimento estadual será de R$ 20 milhões para incentivar e estruturar toda a cadeia produtiva do Carnaval.

O encontro marca o início da construção do Carnaval 2026. Também será incluída a nova premiação para os campeões oficiais da temporada: R$ 100 mil para a escola de samba campeã; R$ 50 mil para o bloco tradicional campeão do Grupo A; R$ 30 mil para o campeão do Grupo B e R$ 30 mil para o bloco organizado campeão.

SERVIÇO:

O quê: Anúncio de investimento e adiantamento dos cachês para o Carnaval 2026

Quando: Segunda-feira, 1°de dezembro, às 17h

Onde: Palácio dos Leões – Praça Dom Pedro II, Centro Histórico de São Luís.

Governador Carlos Brandão entrega estrada de Santana em São João Batista

O Governo do Maranhão entregou a pavimentação do trecho que liga o Povoado Santana, no Entroncamento da MA-314, à sede de São João  Batista.
A estrada, com mais de 15km de extensão, recebeu investimento de R$ 29,8 milhões e vai oferecer um trajeto mais seguro, confortável e acessível para quem depende da via todos os dias.

“A estrada de Santana estava totalmente destruída e, com isso, a gente vai melhorar o escoamento da produção, transporte de pacientes através de ambulâncias e de alunos”, ressaltou o Governador Carlos Brandão.

A obra, realizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), incluiu serviços de terraplenagem, instalação de base e sub-base, construção de bueiros e toda a parte de drenagem para garantir o escoamento da água da chuva.

A pavimentação foi finalizada com asfalto de alta qualidade (CBUQ), que aumenta a durabilidade da estrada e melhora o desempenho no tráfego diário.

Com a nova estrada, moradores de Santana, São João Batista e comunidades próximas passam a ter melhor acesso a serviços de saúde, educação e transporte escolar.
A obra também facilita o escoamento da produção agrícola e pesqueira da região, além de reduzir o tempo de deslocamento e os custos de transporte.

Impacto que já começa a ser sentido no dia a dia: a estrada, antes marcada por dificuldades, agora oferece mais segurança e tranquilidade para quem precisa trabalhar, estudar ou vender sua produção no centro do município.

“A estrada, antes era só lama, tinha muito buraco e, hoje, está sendo entregue pelo governador. É uma obra importante para o nosso município, só temos que agradecer”, disse o funcionário público e morador Izandro Mota.

O Governador Carlos Brandão também vistoriou o andamento de outras obras importantes daquela região, como a Travessia da Baixada.

“São obras muito importante para a Baixada Maranhense, começa na sede de Anajatuba até a beira do Rio Mearim. Esse trecho já está praticamente pronto. Vai ter um terminal e, de lá, vamos atravessar com a balsa até aqui, em São João Batista, com mais 30 km de asfalto até o centro da cidade”, explicou Carlos Brandão – ressaltando que a proposta é reduzir em até três horas o acesso à baixada.

“É um desafio para a engenharia,  porque nós estamos fazendo uma obra dentro de uma área pantanosa. É uma travessia. Ninguém acreditava nisso e fazemos para o povo chegar mais rápido às suas casas”, completou o governador do Estado.

O secretário de Estado de Assuntos Munipalistas, Orleans Brandão, pontuou que a entrega atende, diretamente, diversos povoados de São João Batista, destacando que a Secretaria teve papel decisivo no processo, ao ouvir a demanda da população e encaminhar ao governador. “O municipalismo saiu do papel. Hoje, a gente realiza mais um sonho da comunidade. A estrada de Santana vira realidade. Estou muito feliz por fazer parte dessa história”, afirma.

Para o secretário de Estado da Infraestrutura, Aparício Bandeira, “essa rodovia é uma obra importantes para a região de São João Batista, interligando povoados e promovendo desenvolvimento”. Ele também integrou a comitiva que vistoriou ainda o cais do Porto da Raposa, em São João Batista.

O prefeito Mecinho considera que as melhorias estão trazendo mudanças significativas. “Vivemos o melhor momento do município, com muitas entregas e muitas obras. Não só com recursos próprios, mas também com a parceria do Governo do Estado, que estendeu a mão e tem nos ajudado a desenvolver São João Batista.”

Governo do Maranhão inaugura 2° Sine Casa do Trabalhador e Unidade Viva/Procon em Paço do Lumiar

No sábado (29), o Governador Carlos Brandão inaugurou o segundo Sine Casa do Trabalhador e a primeira unidade Viva/Procon, em Paço do Lumiar. Com as entregas, o Governo do Maranhão amplia a oferta de serviços de cidadania na região metropolitana.

A nova estrutura integra, em um único espaço, atendimento ao trabalhador, oportunidades de qualificação e serviços de proteção ao consumidor. A expectativa é de mais de 600 atendimentos diários.

Na solenidade, o Governador Carlos Brandão reforçou que a gestão investe no municipalismo e na cidadania, ressaltando o pioneirismo do município na oferta de serviços integrados. “Toda semana a gente está vindo aqui para inauguração de obra. É um grande equipamento para acolhimento de pessoas que precisam de emprego, para receber o seu seguro-desemprego e para capacitação profissional. Só para vocês terem ideia, tem dois no Maranhão: o primeiro a gente inaugurou lá no Anjo da Guarda, em São Luís, e o segundo é em Paço do Lumiar. Portanto, Paço está na frente”, afirmou Brandão.


A obra é resultado da parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho e Economia Solidária (Setres), e a Prefeitura de Paço do Lumiar.

A implantação e a recuperação do prédio ficaram sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Governo (Segov), enquanto o mobiliário foi cedido pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária.

Essa parceria também foi a tônica do discurso do prefeito Fred Campos, que agradeceu o apoio do Governo do Estado. “Só estamos conseguindo melhorar a cidade porque, do outro lado, tem um governador parceiro, amigo, que vem fazendo também várias outras obras em Paço. Tudo que a gente não tinha, estamos passando a ter”, destacou o prefeito.

A partir de agora, a Casa do Trabalhador passa a ofertar serviços de intermediação de mão de obra, seguro-desemprego, cadastro e atualização profissional, além de encaminhamento para cursos de qualificação.

O espaço também atenderá empregadores interessados em divulgar vagas, realizar triagens e receber apoio em processos seletivos. Outros serviços serão: Balcão do Cidadão, emissão de documentos de trânsito, carteira de identidade, CPF e outros.

Já a presença do Instituto de Proteção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Viva/Procon) dentro da nova Casa do Trabalhador amplia a rede de proteção e defesa do consumidor no município, garantindo atendimento ágil, orientações, registros de reclamações e ações educativas no que diz respeito às relações de consumo.

Para isso, outro apoio importante veio por meio de emenda parlamentar. “O que demonstra a importância da unidade entre Executivo e Legislativo. Graças aos recursos que a gente está trazendo lá de Brasília, aqui para Paço do Lumiar e para o Maranhão, a gente está conseguindo fazer Viva Procon, Sine, mutirão de consultas oftalmológicas e planejamos mais”, pontuou o deputado federal Duarte Júnior.

“Para além dos atendimentos, tem espaço para acolher mulheres que amamentam e crianças com o espectro autista. A obra demonstra a sensibilidade do Governador Carlos Brandão, que não olha só para números — que já são os melhores da história — olha para pessoas”, disse Luís Henrique Lula, secretário de Estado do Trabalho e Economia Solidária.

O secretário adjunto de Fiscalização da Segov, Marcos Simões, complementou: “Esta é uma obra de suma importância para a população da região, porque até hoje não havia nenhum Procon; o mais próximo ficava em São José de Ribamar. Agora, entregamos um equipamento padrão Segov, com qualidade, rapidez na execução e que realmente contempla a necessidade das pessoas.”

Dona Zilda Barros, moradora do bairro há cerca de 45 anos, não conteve a satisfação. “Esse prédio vivia abandonado há muitos anos e, hoje, a gente vê um sonho realizado. Eu tô emocionada, porque o povo precisa de saúde, de trabalho, do Procon perto. É uma vitória para nossa comunidade.”

O horário de atendimento do Sine Casa do Trabalhador e da Unidade Viva/Procon será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com agendamentos online para evitar filas.

Governo do Maranhão anuncia investimento de R$20 milhões destinados a grupos locais para o Carnaval 2026

O mês de dezembro chega com boas notícias para o Carnaval do Maranhão 2026. Na próxima segunda-feira, dia 1º, o governador Carlos Brandão fará uma reunião com os diversos segmentos de manifestações culturais carnavalescas e oficializará o adiantamento do pagamento dos cachês destinados às escolas de samba, blocos tradicionais, blocos organizados, blocos alternativos de trio, grupos afros, alegoria de rua, grupo de tambor de crioula e tribos de Índio.

Para o adiantamento está previsto o montante de R$ 7.646.000. No total, o Estado vai investir R$20 milhões para fortalecimento e incremento dos grupos deste segmento. O montante do adiantamento varia de acordo com o tipo de manifestação carnavalesca.

O encontro marca o pontapé inicial para a construção do Carnaval 2026 e trará boas novas para o setor cultural.

Além disso, outra novidade para o Carnaval 2026 consiste na premiação proporcionada pelo Governo do Estado aos cinco primeiros lugares das escolas de samba, blocos organizados e blocos tradicionais grupos A e B, campeões oficiais do carnaval maranhense 2026.

Os valores são de R$ 100 mil para a escola de samba campeã; R$ 50 mil para o bloco tradicional campeão do grupo A; R$ 30 mil para o bloco tradicional campeão do grupo B; e R$ 30 mil para o bloco organizado campeão.

Todas essas medidas reforçam o compromisso do Governo do Maranhão com a preservação das manifestações populares, garantindo que as escolas e grupos carnavalescos possam planejar seus desfiles com antecedência, qualidade e segurança, além de fomentar toda a cadeia produtiva do Carnaval.

A reunião será no Palácio dos Leões, a partir das 17h, na Praça Dom Pedro II.

Premiação
Escolas de samba
1º 100 mil
2º 90 mil
3º 80 mil
4º 70 mil
5º 60 mil

Bloco Tradicional A
1º 50 mil
2º 40 mil
3º 30 mil
4º 20 mil
5º 10 mil

Bloco Tradicional B
1º 30 mil
2º 20 mil
3º 15 mil
4º 10 mil
5º 5 mil

Bloco Organizado
1º 30 mil
2º 20 mil
3º 15 mil
4º 10 mil
5º 5 mil

Serviço
O quê: Anúncio de investimentos para o Carnaval 2026
Quando: 1º de dezembro, às 17h
Onde: Palácio dos Leões (Centro Histórico).

Refis 2025 para IPVA e ITCD é prorrogado para até o dia 29 de dezembro

– Sefaz – Refis 2025 para IPVA e ITCD prorrogado para até o dia 29 de dezembro (Foto: Arte/Divulgação)

Por meio da Resolução Administrativa 44/2025 a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-MA) prorrogou até o dia 29 de dezembro o prazo para adesão ao Programa de Pagamento e Parcelamento de Créditos Tributários (Refis 2025), destinado a contribuintes do IPVA e ITCD, com débitos de 2024 e anos anteriores, inscritos ou não em dívida ativa.

O programa oferece condições especiais para regularização fiscal, com descontos de até 100% em juros e multas de mora para quem optar pelo pagamento à vista, além da possibilidade de parcelamento em até 12 vezes, com redução de 60% nas penalidades.

A garantia do desconto para quem tem débitos do IPVA ou do ITCD constituídos até o dia 31 de dezembro de 2024 é uma oportunidade para os contribuintes se regularizarem.

Condições de adesão

– IPVA: pagamento à vista com 100% de desconto em juros e multas ou parcelamento em até 12 vezes com redução de 60%. O valor mínimo da parcela é de R$ 30,00 para motocicletas e R$ 100,00 para veículos automotores.

–  ITCD: pagamento à vista com 100% de desconto em juros e multas ou parcelamento em até 12 vezes com redução de 60%. O valor mínimo de cada parcela é de R$ 500,00. Optantes pelo parcelamento devem vir presencialmente à agência de atendimento da Sefaz-MA.

É importante destacar que o sistema já está aplicando os descontos automaticamente, conforme a escolha do contribuinte: à vista ou parcelado; multas de trânsito não estão contempladas pelo benefício, apenas multas e juros por atraso no pagamento do imposto; e que o benefício se aplica apenas para débitos de 2024 e anos anteriores.

Prazo e forma de adesão

A adesão ao Refis 2025 pode ser feita até o dia 29 de dezembro de 2025, por meio da emissão do Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (DARE), disponível no site da Sefaz (portal.sefaz.ma.gov.br), ou presencialmente em qualquer Agência de Atendimento da Fazenda Estadual.

A adesão presencial somente é necessária para contribuintes do ITCD que optarem pelo parcelamento.

Governo lança programa “Transporte Escolar de Verdade” para fortalecer o acesso aos estudantes da zona rural

Governo lança programa “Transporte Escolar de Verdade” para fortalecer o acesso aos estudantes da zona rural

O Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lançou nesta quinta-feira (27), em São Luís, o programa “Transporte Escolar de verdade”, um conjunto de ações para fortalecer o deslocamento diário de estudantes da zona rural dos municípios. O programa vai beneficiar mais de 82 mil estudantes.

Durante a apresentação do novo programa, o governador Carlos Brandão destacou que essa é mais uma ação estruturante da política educacional do estado. “O Transporte Escolar de Verdade nasce para garantir que nossos estudantes, especialmente os da zona rural, tenham dignidade no caminho até a escola. Estamos ampliando os investimentos porque acreditamos que educação é prioridade permanente e que nenhum aluno deve abandonar os estudos por falta de transporte”, destacou Brandão.

O novo programa constitui uma política estadual complementar ao Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE), ampliando a capacidade de atendimento dos municípios e assegurando transporte gratuito e seguro aos estudantes da rede pública estadual. A iniciativa representa um avanço na garantia da permanência escolar, sobretudo para crianças e jovens que vivem em áreas rurais e de difícil acesso, onde a distância até instituições de ensino ainda é um dos principais fatores de evasão.

A operacionalização do programa será realizada com recursos provenientes do Tesouro Estadual, com repasses calculados a partir dos dados do último Censo Escolar. O valor destinado por estudante varia entre R$ 3,00 e R$ 4,75 por dia, totalizando de R$ 630,00 a R$ 997,50, distribuídos em 10 parcelas anuais, um aumento significativo em relação ao valor anterior de R$ 200,00 ao ano.  A mudança representa um investimento muito mais robusto e contínuo, permitindo que os municípios possam melhorar a logística do transporte escolar, manter sua frota em boas condições e contratar serviços adequados às realidades locais. A estimativa é de que 82.427 estudantes em todo o Maranhão sejam atendidos.

A secretária de Estado da Educação, Jandira Dias, reforçou que o programa fortalece o compromisso do Maranhão com uma educação verdadeiramente inclusiva. “O governo entrega hoje uma política alinhada às necessidades reais de nossas comunidades. O Transporte Escolar de Verdade garante mais segurança, regularidade e qualidade no deslocamento dos nossos estudantes. É uma ação que impacta diretamente a aprendizagem e a permanência na escola”, destacou.

Lançamento prestigiado
A solenidade de lançamento do programa reuniu diversas autoridades estaduais e municipais. Estiveram presentes na solenidade a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale,  o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, as deputadas estaduais Ana do Gás e Dra. Viviane Martins; os deputados Yglésio Moisés, Antônio Pereira, Neto Evangelista, Florêncio Neto e Catulé Junior. Prefeitos de várias regiões do estado também estiverem presentes à solenidade, entre eles, o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) e prefeito de Bacabal, Roberto Costa, que destacou a importância do fortalecimento dos repasses para apoiar a gestão municipal do transporte escolar.

Representando os estudantes da rede pública estadual, a aluna Francine Guajajara, do Centro de Ensino Coelho Neto, se emocionou ao falar sobre o significado do programa para os alunos. “Muitos de nós enfrentamos longos trajetos até a escola, e isso faz diferença na nossa rotina e no nosso aprendizado. É um passo enorme para que a gente continue estudando e sonhando com um futuro melhor”, afirmou.

Com o lançamento do novo eixo, o Maranhão dá mais um passo decisivo na consolidação do programa Educação de Verdade, fortalecendo sua rede de políticas públicas voltadas à segurança alimentar, ao transporte escolar e à inclusão tecnológica. O Transporte Escolar de Verdade reafirma o comprometimento do governo estadual em garantir que todos os estudantes tenham acesso e condições de permanecer na escola, com dignidade, segurança e oportunidade.

Orleans Brandão é eleito presidente estadual do MDB em convenção com 132 prefeitos

POLITICA: Cerca de 15 mil pessoas – prefeitos, vereadores, deputados, ex-prefeitos, ex-vereadores emedebistas e lideranças políticas de vários partidos – lotaram o Ceprama nesta sexta-feira (28), na Convenção Estadual do MDB. No encontro que reuniu caravanas de todas as regiões do Maranhão, Orleans Brandão foi eleito presidente estadual do MDB e vai conduzir o partido nas eleições de 2026.

“Este é um dos momentos mais importantes da minha trajetória. Estou muito feliz por ter o reconhecimento de tantos prefeitos, ex-prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e ex-vereadores, lideranças dos municípios de todo o Maranhão. Vê-los aqui me enche de orgulho, pois juventude para mim é combustível para trabalhar pelos maranhenses. É isso que temos feito todos os dias”, discursou Orleans Brandão, ao ser anunciado presidente estadual do MDB.

A presença de 132 prefeitos, 115 vice-prefeitos, 729 vereadores e outras lideranças políticas de 182 municípios mostraram a força política da Convenção Estadual do MDB. Partido de destaque nacional, o MDB no Maranhão foi fortalecido nas últimas eleições sob o comando de Marcus Brandão, que fez questão de destacar a confiança em seu sucessor. “Nosso partido passou de sete para 37 prefeitos eleitos em 2024, além de dezenas de vice-prefeitos e vereadores. Orleans já mostrou sua capacidade de gestão e depois do governador é hoje quem mais conhece o Maranhão. Ele está preparado para essa missão”, afirmou.

Assim como o ex-presidente José Sarney e a deputada federal Roseana Sarney, o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, também fez questão de enviar sua mensagem a Orleans Brandão: “O MDB do Maranhão vive um novo tempo, de crescimento no presente e de olho no futuro. O jovem Orleans mostra que teremos um futuro extraordinário pela frente: eleger a maior bancada de deputados estaduais e federais, e o próximo governador do Maranhão”.

A presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, destacou o tamanho do prestígio de Orleans Brandão ao citar nominalmente os outros 20 deputados estaduais presentes na convenção. E o presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Roberto Costa, declarou com firmeza: “O MDB hoje afirma ao Maranhão e para São Luís que quer a continuidade do grande trabalho realizado pelo governo Carlos Brandão, ao eleger Orleans como nosso presidente”.

A convenção contou ainda com a participação dos deputados federais Isnaldo Bulhões, líder da bancada do MDB na Câmara Federal, e Yuri do Paredão, que representaram a direção nacional do partido.

PGE-MA firma parceria com TJMA e Sefaz para Mutirão Fiscal em Imperatriz e Açailândia

– O ato integra a programação de inauguração do novo fórum da comarca de Imperatriz (Foto: Divulgação)

A Procuradoria-Geral do Estado do Maranhão (PGE/MA) assinou, nesta quinta-feira (27), o Termo de Cooperação Técnica nº 0080/2025 com o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz/MA) para a realização do Mutirão Fiscal Cooperativo – TJMA nas comarcas de Imperatriz e Açailândia.

O ato integra a programação de inauguração do novo fórum da comarca de Imperatriz e representa mais um passo na integração institucional voltada ao fortalecimento da arrecadação e à eficiência na gestão fiscal do Estado.

O mutirão é fruto da cooperação técnica, operacional e institucional entre o TJMA, a PGE/MA, a Sefaz/MA e os municípios de Imperatriz e Açailândia, tendo como objetivo central a redução do acervo de execuções fiscais estaduais e municipais, a agilização processual por meio de conciliação e parcelamento e o saneamento do estoque de processos antieconômicos ou inviáveis de cobrança.

Segundo o procurador do Estado Marcelo de Oliveira Sampaio, coordenador do Núcleo de Inteligência e Recuperação Fiscal (NIRF), o projeto representa um avanço estratégico. “A parceria entre a PGE, o TJMA e a Sefaz para o mutirão de conciliação em Imperatriz e Açailândia é uma medida crucial de eficiência fiscal. Além de otimizar a recuperação dos créditos tributários, resultando em um aumento imediato na arrecadação estadual, essa ação coordenada reforça o combate à sonegação fiscal, garantindo que os recursos devidos retornem ao Maranhão e financiem os serviços públicos essenciais.”

Durante o mutirão, audiências processuais serão realizadas para apresentar aos contribuintes os benefícios vigentes de negociação da dívida, incluindo condições do Refis. Participarão procuradores da Procuradoria Regional de Imperatriz, com apoio, por videoconferência, de procuradores dos setores fiscais da capital. Ao mesmo tempo, contribuintes com dívidas ainda não ajuizadas poderão se dirigir aos balcões da Sefaz para buscar soluções rápidas e consensuais que evitem o ajuizamento das cobranças.

Para o procurador do Estado Ângelus Maia, chefe da Procuradoria da Dívida Ativa, o mutirão reforça a efetividade da atuação institucional. “É com grande satisfação que a Procuradoria da Dívida Ativa participa do mutirão de conciliação em Imperatriz e Açailândia. Esta iniciativa, em parceria com o Tribunal de Justiça do Maranhão, reforça nosso compromisso com a efetividade da jurisdição e com a busca por soluções mais rápidas e consensuais para os conflitos. O mutirão representa uma oportunidade para que contribuintes com débitos possam dialogar diretamente com o Estado e encontrar soluções céleres e viáveis para regularizar suas pendências, com condições facilitadas. Essa aproximação contribui para o aumento da efetividade das execuções fiscais, reduz a litigiosidade e melhora os resultados na recuperação de créditos, essenciais para o desenvolvimento do Maranhão.”

O procurador-geral do Estado, Denilson Almeida, afirma que, ao aproximar contribuintes e Administração Pública, o Mutirão Fiscal Cooperativo consolida uma atuação orientada pela cidadania, conciliação e entrega de resultados concretos, com foco em um Maranhão mais eficiente e desenvolvido. “Estamos empenhados em tornar a cobrança fiscal mais eficiente e acessível. Esta parceria com o Tribunal de Justiça e a Sefaz assegura que os valores devidos ao Estado retornem de forma mais rápida à população, como serviços e políticas públicas essenciais. O mutirão é resultado de um esforço coletivo para oferecer caminhos viáveis de regularização aos contribuintes e fortalecer o desenvolvimento econômico do Maranhão,”, disse.

O trabalho conjunto demonstra o comprometimento institucional da PGE/MA com um modelo de gestão fiscal colaborativo, alinhado aos princípios constitucionais da eficiência e da duração razoável do processo, beneficiando diretamente a sociedade e garantindo que valores devidos ao Estado retornem à população por meio de políticas públicas e serviços fundamentais.

Brandão lança Transporte Escolar Grátis para alunos do ensino médio da rede estadual e reforça apoio aos municípios

O governo do Maranhão segue avançando no programa Educação de Verdade. Nesta quinta-feira (27), no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís, foi lançado o eixo Transporte Escolar de Verdade, que garante passe gratuito nos ônibus para alunos do ensino médio da Grande Ilha e de Imperatriz que utilizam bilhetagem eletrônica.

Com o eixo Transporte Escolar de Verdade, cada estudante receberá o cartão Meu Transporte Escolar Grátis, com crédito de R$ 75 por mês, garantindo a ida e a volta de ônibus para a escola. Serão cerca de 60 mil alunos contemplados, com inscrições abertas a partir de 1º de dezembro de 2025, no site da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Durante o lançamento, o governador Carlos Brandão destacou a importância do programa para os municípios e os estudantes. “Hoje é uma data muito especial. O lançamento do Transporte de Verdade faz parte do programa Educação de Verdade, dividido em três eixos. O primeiro eixo, Transporte de Verdade, vai aumentar em praticamente 10 vezes o valor do transporte para os municípios. Os prefeitos farão as contratações de ônibus para transportar alunos das zonas rural e urbana. Em São Luís, na Grande Ilha, e em Imperatriz, que têm bilhetagem eletrônica, distribuiremos o cartão diretamente para os alunos, o Meu Transporte Escolar Grátis, com R$ 75 mensais.”

Nos demais municípios, o programa vai complementar os recursos do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE), fortalecendo o transporte escolar municipal. Em Tutóia, por exemplo, o recurso anual vai passar de R$ 381 mil para mais de R$ 1,1 milhão, permitindo melhor distribuição de ônibus, vans e carros para garantir transporte de qualidade aos estudantes, com fiscalização do Estado.

Alunos presentes no lançamento comemoraram as ações do governo, a exemplo da estudante Francine Guajajara, do 2º ano do ensino médio do Centro Educa Mais Domingos Vieira Filho.

“Quero agradecer a esse homem grandioso, nosso governador Carlos Brandão, por melhorar a qualidade das escolas públicas. Agora temos comida no restaurante, as salas de aula estão sendo reformadas e estamos com muita expectativa para receber o novo transporte escolar. Espero que todo aluno tenha a oportunidade de receber esses benefícios assim como eu, aluna indígena”.

A cerimônia contou com a presença do governador Carlos Brandão; do secretário de Assuntos Municipalistas do Maranhão, Orleans Brandão; da secretária de Educação (Seduc), Jandira Dias; da presidente da Assembleia Legislativa e deputada Iracema Vale; do presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) e do prefeito de Bacabal, Roberto Costa; além de prefeitos e outras autoridades.

Educação de Verdade
O programa Educação de Verdade é dividido em três eixos: Tô Conectado, Alimentação de Verdade e Transporte de Verdade. No primeiro eixo, já foram entregues cerca de 250 mil tablets aos alunos do ensino médio, garantindo acesso a recursos digitais, biblioteca virtual e cursos de capacitação; no segundo, a alimentação escolar foi ampliada, com cardápio completo e entrega de cestas básicas durante as férias; e agora, no terceiro, está sendo reforçado o transporte na Grande Ilha, Imperatriz e municípios do interior. O objetivo, com isso, é garantir acesso, permanência e aprendizado de qualidade em todas as escolas estaduais.

Maranhão é o 7º estado do país e 3º do Nordeste com maior taxa de crescimento, aponta Centro de Liderança Pública

O Maranhão é o 7º estado do país com maior taxa de crescimento. É o que mostram os dados do Centro de Liderança Pública (CLP), que divulgou o Ranking dos Estados com maior Taxa de Crescimento. O Maranhão também aparece em 3º lugar do Nordeste. O resultado é reflexo das políticas do Governo do Maranhão para a atração de novos investimentos e fortalecimento da economia.

Segundo o levantamento do CPL, baseado em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o estado apresentou uma taxa de crescimento de 4,54%. O indicador, que faz parte do pilar de Potencial de Mercado do Ranking de Competitividade dos Estados, considera a média móvel de quatro períodos da taxa de crescimento anual do PIB real.

O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) informou que nos últimos quatro trimestres, todos os setores da economia maranhense – agropecuária, indústria e serviços – contribuíram para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do estado, destacando-se, em especial, a agropecuária e a indústria.

A produção de grãos cresceu, em média, 12% no período, com destaque para o milho (15,4%) e a soja (10,9%), que são os principais geradores de valor agregado na agricultura. Além disso, é imprescindível mencionar a política de atração de investimentos implementada pelo Governo do Estado que tem compromisso com a geração de emprego e renda para os maranhenses.

“O Maranhão avança a passos largos e de forma sustentada. Os investimentos privados, juntamente com os investimentos públicos em infraestrutura, têm impulsionado nosso PIB.Esses resultados comprovam o compromisso do Governo do Maranhão com a melhoria de vida da população, ao promover ações que propiciam um ambiente de geração de empregos e renda”, destacou Dionatan Carvalho, presidente do Imesc.

Júnior Marreca, secretário de Estado de Indústria e Comércio, afirmou que a posição de destaque do Maranhão entre os estados que mais crescem no país é reflexo do fortalecimento da economia pelo Governo do Maranhão. “Este destaque é resultado direto das políticas públicas assertivas que o governador Carlos Brandão lidera em nosso estado. Estamos construindo um Maranhão mais competitivo, atraindo investimentos e criando condições reais para que os maranhenses tenham mais oportunidades e qualidade de vida”, assinalou Júnior Marreca.

Como exemplo dos esforços do Governo do Maranhão para a atração de novos investimentos que gerem emprego e renda no estado, Júnior Marreca destacou a recente instalação de uma biorrefinaria em Balsas: a Inpasa, maior biorrefinaria de etanol de grãos da América Latina, com investimento de R$ 2,5 bilhões, cuja construção da unidade gerou 3 mil empregos e cerca de 500 profissionais foram contratados para a operação.

Os dados do Imesc mostram, ainda, que o setor secundário se destaca na geração e distribuição de energia elétrica, impulsionada principalmente pelos investimentos no segmento. Nesse sentido, um importante investimento é do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que anunciou R$ 10,3 bilhões no Maranhão por meio do Plano de Outorgas de Transmissão de Energia Elétrica (POTEE).

“Um dos lotes destinados à instalação de linhas de transmissão foi arrematado pela empresa State Grid, que investirá R$ 18,1 bilhões ao longo dos próximos seis anos para a implantação de 1.513 quilômetros de linhas de transmissão no Maranhão, Goiás e Tocantins, além da construção das subestações conversoras de Graça Aranha (MA) e Silvânia (GO)”, ressaltou Dionatan Carvalho.

Nesse contexto, o PIB Trimestral estimado pelo Imesc para o ano de 2024 foi de 4,2%, e, até o segundo trimestre de 2025, a expectativa é de crescimento de 3,7%. Até o terceiro trimestre de 2025, comparado ao mesmo período de 2024, houve incremento de 3,6% na taxa de ocupação, com destaque para os segmentos de construção (4,9%), comércio (2,7%) e alojamento e alimentação (23,2%).