População de Paço do Lumiar comemora 65 anos do município com entregas do Governo do Maranhão

O aniversário de 65 anos de Paço do Lumiar, celebrado nesta quarta-feira (14), foi marcado pela entrega de uma série de benfeitorias que irá contribuir diretamente para a melhoria da qualidade de vida da população.

O Governo do Maranhão oficializou a entrega de vias asfaltadas, uma quadra poliesportiva e a ampliação da rede de segurança alimentar, com a inauguração do 208º Restaurante Popular do estado.

A agenda institucional foi liderada pelo governador Carlos Brandão e pelo prefeito Fred Campos, com início no Centro de Ensino Professor Robson Campos Martins, no bairro Maiobão.

Também participaram das atividades o secretário de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), Paulo Casé; o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), Vinícius Ferro, além de outras autoridades.

Durante a solenidade, o governador Carlos Brandão destacou o compromisso do Governo do Maranhão com o fortalecimento dos municípios e a melhoria da qualidade de vida dos luminenses. “Mais um dia de municipalismo, hoje aqui em Paço do Lumiar, que está comemorando 65 anos de emancipação política. Estamos inaugurando obras nas áreas da educação e da pavimentação. No nosso governo temos um olhar diferenciado para as pessoas mais humildes. Em todos os municípios a gestão atua com unidade e parceria, transformando realidades e melhorando a vida das pessoas”, afirmou.

O prefeito Fred Campos agradeceu o apoio do Governo do Estado e ressaltou os avanços na área da educação. “Durante 20 anos não foi construída uma única sala de aula em Paço do Lumiar. No último ano implantamos cinco novas escolas e, em 2026, vamos implantar mais 11 unidades. Tudo isso é fruto de uma parceria diária. Todos os pedidos feitos ao governador Carlos Brandão e ao secretário Orleans têm sido atendidos”, destacou.

Esporte e mobilidade

A juventude local foi beneficiada com a entrega da quadra poliesportiva totalmente reformada. Antes deteriorado, o espaço foi revitalizado e, agora, oferece um ambiente adequado para a prática esportiva e a integração dos alunos da rede estadual de ensino.

O estudante do 3º ano, Paulo Sena, destacou a importância da obra para a comunidade escolar. “Com essa reforma tenho certeza de que os estudantes que estão chegando vão conseguir usufruir e preservar esse espaço. Somos muito gratos não apenas pelo fortalecimento do protagonismo estudantil, que sempre reivindicamos, mas pelo trabalho que o governo Carlos Brandão tem desenvolvido”, afirmou.

Na sequência, a comitiva realizou a entrega da Avenida 14, um dos principais eixos de circulação do bairro Maiobão.

A via foi devolvida à comunidade com 1,8 km de asfalto renovado e sinalização completa, solucionando antigos problemas de desgaste que comprometiam o tráfego comercial e o transporte coletivo.

Dando continuidade à agenda, foram entregues vias no bairro Parque Horizonte.

O encerramento das atividades ocorreu no período da noite, com a entrega do Restaurante Popular da Vila Cafeteira, ação de impacto social imediato.

O equipamento de segurança alimentar garante acesso da população a refeições completas e nutricionalmente balanceadas, beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade social.

“Agradeço muito ao prefeito Fred Campos e ao governador Carlos Brandão por essa obra, que vai ajudar e melhorar a vida de muitas pessoas do município”, afirmou o morador George Leno.

Educação

No mesmo ato, o Governo do Maranhão assinou ordens de serviço para a construção de novas unidades escolares e creches, projetando novos avanços para o futuro do município.

O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, ressaltou o trabalho conjunto entre o Governo do Estado e a gestão municipal. “Mais segurança alimentar para Paço do Lumiar. Essa demanda saiu do nosso gabinete, chegou por meio do prefeito Fred Campos e, com articulação junto ao governador Carlos Brandão, hoje se torna realidade. Estou muito satisfeito em ver esse restaurante levando conforto e dignidade para milhares de luminenses”, concluiu.

Obras estaduais levam desenvolvimento a Peri Mirim

O Restaurante Popular nº 207 foi inaugurado no último domingo (11), em Peri Mirim, como parte de um pacote de obras realizadas pelo Governo do Estado, em parceria com a gestão municipal. Ao lado do governador Carlos Brandão, do prefeito Heliezer Soares e de demais autoridades, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, participou das inaugurações, destacando o compromisso com a melhoria da qualidade de vida dos maranhenses.

“O Governo do Estado cumpriu todos os compromissos firmados com a população de Peri Mirim. Hoje, estamos de volta para entregar importantes obras, como o sistema simplificado de água, veículos para a assistência social e a educação, o Colégio Militar, a delegacia reformada e o Restaurante Popular. Estou feliz porque a Secretaria de Assuntos Municipalistas fez parte dessa história, pois fomos aos 217 municípios conhecer suas necessidades e buscar soluções para melhorar a vida das pessoas”, destacou Orleans Brandão.

O secretário de Assuntos Municipalistas também ressaltou o planejamento e a saúde financeira que possibilitaram ao Governo do Estado realizar investimentos que estão levando desenvolvimento aos municípios. “Assim como em Peri Mirim, há dezenas de obras estaduais em andamento na Baixada Maranhense, porque estamos enfrentando e resolvendo problemas históricos, realizando obras antes consideradas impossíveis. Vamos seguir trabalhando pelo Maranhão, com obras que geram emprego e renda e melhoram a vida dos maranhenses”, afirmou.

Além do Restaurante Popular, foram inaugurados o Colégio Militar 2 de Julho, implantado na E.M. Thiago Pereira, no povoado Três Marias; a Praça do Campo de Pouso; e o Sistema de Abastecimento de Água no povoado Itaquipe. Também foram entregues a reforma da Delegacia de Polícia Civil e os veículos do Programa Coopera Maranhão, doados às secretarias municipais de Educação e de Assistência Social. Ainda durante a agenda, foi dada a ordem de serviço para o início das obras de três quilômetros de pavimentação asfáltica.

Em Timon, Orleans destaca investimentos estaduais em educação

Os investimentos feitos pelo Governo do Estado na área da educação foram destacados pelo secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, durante a entrega de obras estaduais realizada nesta segunda-feira (12) em Timon. Ao lado do governador Carlos Brandão, do prefeito Rafael Brito e demais autoridades, ele participou da inauguração de duas escolas estaduais totalmente reformadas e ampliadas, além de outros benefícios levados aos timonenses.

“Este é o governo da educação, que está investindo mais de R$ 100 milhões no programa Educação de Verdade, e através dele voltaremos a Timon na próxima semana para entregar tablets a todos os estudantes da rede estadual. Também aumentamos em dez vezes o repasse de recursos para o transporte escolar. E o mais importante: agora todo aluno vai receber alimentação de qualidade nas escolas, em todos os turnos”, destacou Orleans Brandão. Ele acrescentou que o investimento educacional é prioridade por garantir que as crianças e jovens maranhenses possam ter um futuro melhor.

O secretário de Assuntos Municipalistas também parabenizou o governador Carlos Brandão por garantir segurança jurídica a 60 famílias timonenses por meio da regularização fundiária: “Desde que ele assumiu o governo, já foram entregues mais de 20 mil títulos de propriedade. Para essas famílias, essa é a nossa maior obra, e estamos muito felizes em fazer parte dessa história”.

O Governo do Estado entregou à população a reforma dos centros de ensino Dr. João Lula e Maria da Conceição Teófilo Silva, da Unidade Regional de Educação de Timon e do Escritório da AGED no município. Também foram entregues 60 títulos de domínio de terra e três veículos do programa Coopera Maranhão para as secretarias municipais de Assistência Social e Educação, e para a Câmara Municipal de Timon.

A reforma do C.E. DR. João Lula beneficia 1.021 alunos. O prédio conta com 10 salas de aula, secretaria, biblioteca, sala de professores, cantina, 06 banheiros para alunos (masculino e feminino), 02 banheiros para professores (feminino e masculino), pátio e quadra descoberta. O Centro de Ensino Maria da Conceição Teófilo Silva tem 10 salas de aula, secretaria, sala da direção escolar, sala de professores, sala de coordenação, biblioteca, cantina, pátio, banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiência e quadra descoberta., garantindo melhores condições de ensino e aprendizagem a 947 alunos.

Orleans destaca força das parcerias ao entregar obras em Açailândia

Em mais uma agenda de trabalho em Açailândia, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, acompanhou neste sábado (10) o governador Carlos Brandão e o prefeito Dr. Benjamin na entrega de obras e serviços estaduais que comprovam a importância da parceria com o Governo do Estado para o desenvolvimento dos municípios.

“Tudo o que foi prometido há um ano está sendo cumprido: Açailândia já recebeu ambulância, viatura, cinco quilômetros de pavimentação entregues hoje e mais 10 quilômetros estão chegando. A segunda etapa do Hospital Regional já foi entregue e a tão sonhada UPA será inaugurada no próximo dia 6 de fevereiro. Todos os municípios têm obra do Governo mais municipalista que o estado já viu. E a população de Acailândia está vendo o quanto temos trabalhado em parceria com o prefeito Benjamin, que tem ido buscar recursos para desenvolver a cidade. As obras estão acontecendo, saindo do papel, transformando sonhos em realidade”, enfatizou Orleans Brandão.

À população de Açailândia foram entregues a reforma da Quadra Poliesportiva Cândido Belarmino de Sousa, no bairro Plano da Serra, e 5 km de pavimentação asfáltica no bairro Nova Açailândia II, além dos veículos do programa Coopera Maranhão doados para as secretarias municipais de Educação e Assistência Social, e para a Câmara Municipal. A comitiva ainda visitou a obra de construção da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), no residencial Tropical, e o local destinado à implantação do Serviço de Oncologia no município.

“Nossa cidade está se desenvolvendo porque temos essa grande parceria com o Governo do Estado. E Orleans é realmente um parceiro que quer desenvolver os municípios, cada um com as suas características e necessidades. E Açailândia tem recebido grandes obras como a nossa tão sonhada UPA, que vai dar melhores condições de atendimento à população e de trabalho para os funcionários”, declarou o prefeito Benjamin.

Governo do Estado entrega mais obras em Gonçalves Dias

A população de Gonçalves Dias recebeu um pacote de obras estaduais nesta sexta-feira (09), entregues pelo secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, e pela prefeita Suane Dias. Fruto da parceria entre o Governo do Estado e o Município, os investimentos em infraestrutura vão garantir mais qualidade de vida aos gonçalvinos.

“Há dois anos afirmamos que essa parceria transformaria Gonçalves Dias e hoje aqui mostramos que nunca se fez tanto em tão pouco tempo. Já entregamos a nova sede da prefeitura, ponte, abastecimento de água onde nunca teve, fizemos a requalificação completa da avenida Maioba, estamos construindo o balneário mais bonito do estado. Temos trabalho e vamos continuar trabalhando muito em 2026 para trazer melhoria de vida para todos os gonçalvinos”, destacou Orleans Brandão.

Foram inaugurados o poço do Povoado Baixão Grande, a ponte em concreto armado interligando a Rua Nova à Rua do Lucena, a urbanização da Avenida Maioba – que recebeu pavimentação asfáltica, iluminação pública e pista de passeio -, e os portais de entrada da cidade. Por meio do programa Coopera Maranhão, o Governo do Estado também entregou veículos para as secretarias municipais de Assistência Social e de Educação; e para a Câmara Municipal de Gonçalves Dias.

“É obra pra todo lado em Gonçalves Dias, como nunca visto na nossa história. Desde que levamos nossas demandas ao governo estadual, todas as necessidades do município têm sido atendidas. É assim que provamos o nosso compromisso com o povo: com parceria, trabalho e união”, enfatizou a prefeita Suane Dias.

Ao citar obras realizadas em todos os municípios maranhenses, o secretário destacou a execução do programa de pavimentação asfáltica e a ampliação da rede do Viva Procon e dos restaurantes populares em todo o Maranhão. “Estamos empolgados com os resultados positivos alcançados pelo Governo do Estado nos últimos três anos, e ainda vamos trabalhar muito em 2026 para melhorar a vida do povo do Maranhão”, finalizou Orleans Brandão.

Orleans recebe apoio de líderes políticos e comunitários em Itapecuru-Mirim

POLITICA: Cerca de 250 líderes comunitários estiveram reunidos domingo (28) em Itapecuru-Mirim, em almoço organizado pelo prefeito Fillipe Marreca, para declarar apoio à pré-candidatura do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, ao Governo do Maranhão, nas eleições de 2026. O encontro foi mais uma demonstração do crescimento político de Orleans, em todas as regiões do Maranhão.

“Aqui reunimos nosso grupo político, lideranças das 250 comunidades de Itapecuru-Mirim, para declarar que estamos com você e iremos caminhar juntos em 2026 para eleger um governador jovem, que trabalha pela juventude e pelas pessoas mais necessitadas de todo o Maranhão. Itapecuru-Mirim reconhece a sua capacidade para o trabalho e seu carinho por nossa cidade”, declarou o prefeito Fillipe Marreca, durante o encontro.

O ex-prefeito Júnior Marreca, que integra a gestão estadual como secretário de Indústria e Comércio, justificou o apoio de seu grupo à pré-candidatura de Orleans Brandão ao defender a continuidade de um governo aprovado por 70% da população porque trabalha, realiza obras importantes para que as pessoas que mais precisam sejam beneficiadas, que tirou mais de um milhão de pessoas da extrema pobreza e investe na geração de emprego e renda: “Itapecuru te recebe de braços abertos como nosso pré-candidato e com a certeza de que será o melhor governador da história do Maranhão”.

Os deputados federais Neto Marreca e Hildo Rocha também participaram do almoço e reafirmaram o apoio à pré-candidatura de Orleans Brandão. “Ele tem tido essa recepção calorosa em todos os municípios porque trabalha com sentimento, gosta das pessoas. Conhece todas as ações do governo estadual nos 217 municípios, tem determinação, juventude e todas as condições para dar continuidade ao grande trabalho do governador Carlos Brandão”, afirmou Neto Marreca. “É ele quem aproxima o governo da população, por meio das suas lideranças. É aberto ao diálogo, tem capacidade técnica e sensibilidade. Estaremos juntos em 2026 para que o desenvolvimento do Maranhão tenha continuidade”, enfatizou Hildo Rocha.

Orleans Brandão fez um breve relato do trabalho à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas – que o levou a conhecer os problemas e intermediar soluções para os 217 municípios – e reafirmou que nunca um governo fez tanto em tão pouco tempo, citando programas como o Maranhão Livre da Fome e o Educação de Verdade, e o aumento da rede de restaurantes populares – 94 para 205 -, da rede de hemodiálise (de 250 para 750 cadeiras), e dos Viva Procon, de 45 para 140 unidades.

“Sou muito grato pelas manifestações de apoio de pessoas que acompanharam nossa luta nos últimos três anos para levar melhores condições de vida para os maranhenses. Alcançamos muitos resultados positivos e vamos continuar trabalhando para manter o Maranhão em pleno desenvolvimento”, finalizou Orleans Brandão.

Retrospectiva 2025: Governo faz revolução no campo com o aporte de R$ 53 milhões para terra, autonomia financeira ao produtor maranhense e protagonismo internacional

– Governador Brandão com presidente Lula durante solenidade do Programa Paz no Campo (Foto: Divulgação)

O ano de 2025 termina desenhando um novo mapa produtivo e social no Maranhão. Em uma ofensiva coordenada pelas Secretarias de Estado da Agricultura Familiar (SAF), da Agricultura e Pecuária (Sagrima) e pelo Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), a gestão estadual avança na oferta da autonomia do produtor e na segurança jurídica para o homem do campo.

Uma das conquistas mais expressivas aconteceu no mês de novembro, com a garantia de R$ 53 milhões em recursos – anunciados durante a Conferência do Clima, a COP30 – para impulsionar o Programa “Paz no Campo”, do Iterma. O incentivo permitirá emitir 20 mil títulos de propriedade de terra, regularizar 800 mil hectares e titular 20 territórios quilombolas, transformando assentamentos precários em zonas de produção legalizada.

Em 2024, o Maranhão havia registrado crescimento de 160% nas titulações, o que exigiu novas metas e impulsionou o avanço histórico com entregas de milhares de novos títulos rurais e urbanos em municípios como Colinas, Santa Inês, Icatu, Axixá, Paulo Ramos entre outros; incluindo áreas remanescentes de quilombos. Neste ano, também ocorreu o marco histórico com a maior entrega de títulos urbanos do Instituto.

“Em 2025, demos passos importantes na regularização fundiária, entregando mais de 13 mil títulos e mudando a vida de famílias que esperaram décadas por esse momento”, disse o presidente do Iterma, Anderson Ferreira.

Ele acrescenta que o avanço só acontece devido ao apoio firme do governador Carlos Brandão: “Hoje, o Maranhão é reconhecido no Brasil e fora dele pelo que estamos construindo graças à confiança do governador Carlos Brandão e isso só reforça nosso compromisso de seguir avançando para conceder dignidade e melhores condições de vida para as famílias maranhenses”, reforça o presidente.

Como exemplo de comprovação, o Programa “Paz no Campo” foi reconhecido nacionalmente pelo Prêmio Solo Seguro, promovido pela Corregedoria Nacional de Justiça. A iniciativa tem o objetivo de beneficiar mais de 20 mil famílias com títulos de propriedade e foi escolhida como referência entre 143 propostas inscritas em todo o país, integrando a lista dos 27 projetos vencedores.

A política fundiária do Maranhão ultrapassou fronteiras também com protagonismo feminino e reconhecimento global. O Projeto do Iterma “Terras Para Elas”, focado na titulação de terras para mulheres rurais, recebeu aprovação oficial da ONU e foi destaque na Semana do Clima em Londres. Ele garante que mulheres chefes de família tenham seus nomes nos títulos de propriedade, corrigindo uma dívida histórica de gênero no campo.

Produtores autônomos

Se a terra documentada é a base, o fomento à produção ganhou agilidade inédita. O ano foi marcado pelo lançamento e expansão do Programa “Tempo de Semear”, da Sagrima. A iniciativa substituiu a antiga entrega física de sementes por cartões com crédito direto, permitindo que o agricultor decida o que e quando comprar, aquecendo o comércio local.

“O ‘Tempo de Semear’ veio para democratizar o acesso a recursos e colocar autonomia na mão do agricultor. Onde entregamos os cartões, vemos esperança renovada. Estamos dando condições reais para que mais famílias plantem, colham e vivam melhor do seu trabalho”, afirma Fábio Gentil, secretário da Agricultura e Pecuária.

Para quem está na ponta, a mudança no formato do auxílio transformou a rotina. Dilma Pereira, beneficiária do programa, comemora a liberdade de escolha:”meu sonho sempre foi instalar um sistema de irrigação e agora ele vai se tornar realidade. Recebi o cartão com auxílio de R$ 2 mil. Chegou numa hora de muita ajuda para mim, pois vou poder comprar sementes, insumos, equipamentos e os canos para uma área que já está roçada, só no ponto de produzir”, ressaltou.

“Nossa equipe percorreu feiras e exposições por todo o estado, atendendo produtores, orientando, escutando e construindo pontes importantes. Esse contato direto com o produtor levando benefício na hora certa é o que nos dá ainda mais força para seguir trabalhando”, relata Sérgio Delmiro, subsecretário da Sagrima.

Na ponta da desburocratização, a Sagrima também alcançou um marco de gestão: zerou a fila de solicitações de dispensa de licença ambiental, realizando análises em até 24 horas.

Do campo equipado à segurança alimentar

Enquanto a regularização e a produção avançavam, a SAF garantiu a infraestrutura necessária para o trabalho. Foram investidos R$ 2,9 milhões na entrega de kits de irrigação, roçadeiras, caminhões e tratores para 20 municípios, entre eles, Imperatriz, Alcântara e São Luís.

Para combater a insegurança alimentar, o governo injetou R$ 4 milhões através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da SAF, com editais específicos para comunidades quilombolas e indígenas, comprando a produção da agricultura familiar e destinando-a a entidades socioassistenciais. O programa do Governo Federal é executado pelo estado e municípios diretamente com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome – MDS.

Outro destaque neste quesito foi o lançamento do “Arroz da Gente”, coordenado pela SAF em parceria com o Governo Federal. O programa abrange 26 municípios em cinco territórios (Baixo Parnaíba, Cocais, Itapecuru Mirim, Pindaré e Tocantins) e 18.073 agricultores, incentivando a produção de um dos itens básicos da mesa brasileira.

Vitrine de negócios e sustentabilidade

A comercialização ganhou força com a realização da 4ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar (Fenafes) e da 3ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar (Femaf), em São Luís, simultaneamente. Os eventos movimentaram mais de R$ 4 milhões em vendas diretas e reuniram 600 expositores, confirmando a capital como ponto de encontro do setor no Nordeste.

Paralelamente, a preocupação ambiental guiou o lançamento do Projeto “Floresta Produtiva”, também de execução da SAF, com aporte de R$ 13,4 milhões para recuperar áreas degradadas em 12 municípios.

Vale ressaltar que, durante a COP30, o estado não apenas apresentou resultados, como atraiu investimentos relevantes se tornando “vitrine” para a Amazônia Legal. Além dos recursos para regularização fundiária, foi anunciada uma parceria internacional de 100 milhões de dólares com a empresa suíça Mercúria para ações ambientais e recuperação de florestas.

E, para coroar a valorização do produto local, a SAF lançou o site e o selo “Gosto do Maranhão”, criando uma identidade visual que permite ao consumidor reconhecer, nas prateleiras dos supermercados, os alimentos que vêm da agricultura familiar do estado.

“Com o apoio decisivo do governador Carlos Brandão, alcançamos avanços significativos nos últimos anos, fortalecendo um dos setores que mais cresce no estado. Atuamos de forma incansável pelo desenvolvimento rural, no enfrentamento à pobreza e na promoção de uma alimentação saudável para toda a população. Os resultados são visíveis, e seguimos firmes no compromisso de ampliar ainda mais as ações em todo o Maranhão”, destaca o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Bira do Pindaré.

SAF avança com as políticas públicas para o desenvolvimento rural do Maranhão

 

A agricultura familiar é uma das atividades mais antigas da humanidade, sendo a principal fonte de produção de alimentos e o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), desempenha um papel fundamental na efetivação de políticas públicas para o desenvolvimento rural sustentável do campo e na segurança alimentar em todo estado. Segundo dados do Censo Agropecuário do IBGE, a agricultura familiar representa 77% dos estabelecimentos agropecuários no Brasil, o que comprova a força e potência da produção rural na economia nacional. Ao longo do ano de 2025, a SAF comemora os avanços no setor que vem crescendo e se destacando como essencial para o desenvolvimento do Maranhão.

Por meio de um conjunto de ações, a SAF está levando políticas públicas aos agricultores e agricultoras familiares de todo o Maranhão, priorizando o apoio às comunidades tradicionais, ao extrativismo e à população desfavorecida do campo. São políticas que contemplam desde o acesso à terra, passando pelo apoio produtivo e a comercialização dos diversos produtos oriundos da agricultura familiar.

O secretário da SAF, Bira do Pindaré, destacou que a Secretaria tem atuado fortemente para garantir aos agricultores familiares, povos indígenas e comunidades tradicionais, o acesso às políticas públicas essenciais para o fortalecimento e desenvolvimento rural do Maranhão.

“Nosso trabalho tem sido essencial para transformar a realidade das comunidades rurais do Maranhão. Com o apoio decisivo do governador Carlos Brandão, alcançamos avanços significativos nos últimos anos, fortalecendo um dos setores que mais cresce no estado. Os diálogos permanentes em torno de projetos estratégicos para o Maranhão são fundamentais para a efetivação de políticas públicas que reduzam desigualdades e promovam o bem-estar dos trabalhadores e trabalhadoras do campo. Atuamos de forma incansável pelo desenvolvimento rural, no enfrentamento à pobreza e na promoção de uma alimentação saudável para toda a população. Os resultados são visíveis, e seguimos firmes no compromisso de ampliar ainda mais as ações em todo o estado”, destacou Bira do Pindaré.

O acesso aos mercados institucionais é um dos eixos principais desenvolvidos pela SAF como uma política que gera oportunidades de negócios aos agricultores e, principalmente, gera renda e incentiva a melhor produzir e entregar um produto de qualidade.

Com as ações do Programa de Compras da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (Procaf) a SAF destinou, em 2024, recursos de R$ 8,5 milhões para aquisição dos produtos do campo beneficiando agricultores de 88 municípios do estado.

Entre os beneficiados estão quebradeiras de coco, indígenas, quilombolas e agricultores familiares. Ao todo, o programa impacta cerca de 92 mil famílias, promovendo inclusão socioeconômica e incentivando práticas que garantem a sustentabilidade ambiental.

Outra política é o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal e operacionalizado no Maranhão pela SAF. De 2023 até agora, o programa investiu mais de R$ 16 milhões e fortalece a agricultura familiar por meio da compra direta de alimentos produzidos pelos agricultores, sem necessidade de licitação. Mais de 254 mil pessoas foram beneficiadas com o recebimento dos alimentos.

Neste ano, foram lançados mais dois editais do PAA Quilombola e PAA Indígena com recurso de R$ 2 milhões para cada edital, totalizando R$ 4 milhões para a compra de produtos da agricultura familiar. Uma renda garantida e certa aos trabalhadores rurais.

Além da comercialização pelos mercados institucionais, o incentivo e valorização ao trabalho dos agricultores familiares também passa pela abertura de espaços com as feiras da agricultura familiar.

Feira de agricultura familiar

O Maranhão sediou a 4ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes) e a 3ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar (FEMAF), que reuniram mais de 600 expositores dos nove estados do Nordeste e atraíram milhares de visitantes, consolidando a capital maranhense como o principal ponto de encontro da agricultura familiar da região.

Ao longo dos quatro dias de programação, Fenafes e FEMAF movimentaram mais de R$ 4 milhões em comercialização, envolvendo produtos como frutas, hortaliças, mel, polpas, artesanato, comidas e bebidas e itens da sociobiodiversidade, além de venda de equipamentos e máquinas para o campo.

Mais de 40 mil pessoas passaram pelo espaço, circularam entre os estandes e participaram das atividades culturais e dos shows realizados no palco montado à beira da Lagoa da Jansen. E de forma pioneira, a SAF criou a Feirinha Itinerante da Agricultura Familiar, um espaço de comercialização circulando em diversas regiões dando oportunidades aos agricultores familiares.

Programa Água Doce

A água também é uma política prioritária. Com um investimento de mais de R$ 10,8 milhões, por meio de uma parceria com o Governo Federal, a SAF executa a implantação de 22 sistemas de dessalinização de água pelo Programa Água Doce (PAD), permitindo transformar a água salobra em potável para consumo humano, garantindo dignidade e um direito básico à população.

Outra ação que garante acesso à água é o Programa Cisternas, que foi retomado no Maranhão numa articulação entre o MDS e SAF, que conta com um investimento de R$ 35,5 milhões para implantar 4 mil cisternas em 16 municípios.

Sustentabilidade

A agricultura familiar é parceira e aliada da sustentabilidade, e o Maranhão é um estado predominantemente rural e possui uma rica e diversa biodiversidade, como o bioma Amazônia Maranhense.

Essa região é ocupada por grande parte dos trabalhadores rurais e comunidades tradicionais, uma área que possui desafios e que o Governo do Maranhão, de forma inédita, tem uma parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) para desenvolver o Projeto Amazônico de Gestão Sustentável (Pages), com um investimento total no projeto é de US$ 37 milhões, um recurso destinado exclusivo para incentivar, valorizar e desenvolver a agricultura familiar do Maranhão.

Por meio do Pages estão sendo implantados projetos produtivos com entrega de equipamentos e recursos para beneficiar Casas Familiares Rurais, Escolas Famílias Agrícolas e Associações locais em municípios atendidos pelo Pages.

Para impulsionar a produção e o beneficiamento dos produtos cultivados pelos agricultores familiares do Maranhão, a gestão do secretário Bira apoia o desenvolvimento da produção rural com a doação de máquinas e equipamentos agrícolas para agricultores familiares, associações e cooperativas.

Essas ações melhoram o preparo do solo, o manejo das lavouras, a produção de alimentos e o transporte da colheita, garantindo mais eficiência e qualidade de vida no campo. Com recurso de R$ 2,9 milhões, a SAF doou kits de irrigação, roçadeiras e forrageiras, caminhão, trator agrícola que serão destinados para os municípios de Aldeias Altas, Itinga, Alcântara, Amarante, Carutapera, Dom Pedro, Guimarães, Imperatriz, Lago Verde, Olinda Nova, Pedro do Rosário, Pindaré, Santa Luzia, Santa luzia do Paruá, Santa Rita, São Francisco do Brejão, São Luís, Turilândia, Humberto de campos, Lima campos.

Projeto Florestas Produtivas

Outra iniciativa que merece destaque é a implantação do Projeto Florestas Produtivas no Maranhão, que chega ao estado com recurso de R$ 13,4 milhões para contribuir com a restauração produtiva em estabelecimentos rurais da agricultura familiar em 12 municípios priorizando mulheres, jovens, assentamentos e comunidades quilombolas. O projeto visa a recuperação de áreas que foram alteradas ou degradadas, ampliando a capacidade de produção de alimentos saudáveis e de produtos da sociobiodiversidade.

Internacional

A agricultura familiar do Maranhão também cruzou fronteiras: esteve na Anuga, maior feira de alimentos e bebidas do mundo, realizada em Colônia, na Alemanha. O evento é reconhecido como vitrine global para tendências de consumo, negócios e inovação no setor de alimentos.

A SAF levou a Cooperativa Interestadual das Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu (CIMQCB) e a Cooperativa dos Pequenos Produtores Agroextrativistas de Lago do Junco (COPPALJ), que mostraram ao mundo a versatilidade do coco babaçu, como óleo e azeite de babaçu, farinha do mesocarpo e biscoitos, além de doces e geleias.

A SAF esteve presente também nas discussões da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP-30), realizada em Belém (PA), onde apresentou os avanços, resultados, experiências e impactos do Projeto Amazônico de Gestão Sustentável (PAGES),  onde também foi apresentado os investimentos estruturantes de R$ 103,9 milhões voltados a proteção e manejo florestal, restauração ecológica, sistemas produtivos sustentáveis, infraestrutura e segurança hídrica e governança e monitoramento.

Retrospectiva 2025 – Governo do Maranhão expande infraestrutura, inclusão social e serviços essenciais

Em 2025, o Governo do Maranhão consolidou um conjunto de ações voltadas à geração de emprego, fortalecimento do empreendedorismo, proteção social e ampliação do acesso às políticas públicas. A Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), responsável por administrar e executar as políticas públicas estaduais voltadas para o desenvolvimento dos setores industrial, comercial e de serviços no Maranhão, intensificou a atração de investimentos e o apoio ao setor produtivo.

A política de incentivo fiscal, regulamentada pela Lei nº 10.690/2017, resultou na concessão de 45 novos benefícios fiscais, movimentando cerca de R$ 3 bilhões, além da renovação de 111 concessões. O resultado reforçou a confiança do empresariado e ampliou oportunidades de trabalho.

Entre os investimentos de maior impacto, destaca-se a inauguração da nova linha de produção de embalagens pet da Solar Coca-Cola, em São Luís, que recebeu aporte de mais de R$ 150 milhões, ampliando em 45% a capacidade produtiva e gerou novos empregos.

O governador Carlos Brandão destacou o momento vivido pelo estado. “O Maranhão vive um novo ciclo econômico, e a chegada de investimentos como este é prova concreta desse avanço. O nosso estado cresce acima da média nacional e segue liderando o PIB do Nordeste, com um crescimento estimado de 3,5% neste ano, segundo o Banco do Brasil. Esse é o resultado de um trabalho planejado, que une responsabilidade fiscal, incentivo à produção e valorização do nosso povo. Para que possamos aproveitar ao máximo esse cenário de oportunidades, seguiremos investindo na capacitação da nossa mão de obra, garantindo que o maranhense esteja preparado para ocupar o espaço que merece nesse novo momento de prosperidade e desenvolvimento”, ressaltou.

Outro destaque foi a expansão da Inpasa, biorrefinaria instalada em Balsas, consolidando o Maranhão como referência nacional em agroenergia. Empresas como Gees S/A, Alcoa, Ambev, Agrossera e Maity Bioenergia também ampliaram ou confirmaram investimentos graças aos incentivos fiscais coordenados pela Seinc.

“Este é um momento histórico para nossa economia, que passa a industrializar em larga escala o que antes era exportado sem valor agregado. Por isso, garantimos toda a segurança jurídica para a instalação da nova unidade da Inpasa em nosso estado, assegurando isenção fiscal para viabilizar o negócio. Investimento que, além da geração de emprego, de sustentabilidade, vai proporcionar para município e estado maior arrecadação tributária, o que pode ser reinvestido em áreas importantes, como saúde e educação”, afirmou o governador.

Empreendedorismo, microcrédito e fortalecimento do pequeno negócio

O fortalecimento do empreendedorismo esteve presente em diversas frentes em 2025. O Armazém do Empreendedor reuniu cerca de 500 pequenos e médios negócios e participou de 15 grandes eventos ao longo do ano, ampliando a visibilidade de produtos regionais.

O Programa Juro Zero também foi ampliado, elevando o limite de crédito para R$ 22 mil, com juros totalmente subsidiados pelo Governo do Estado. Somente em 2025, R$ 50 milhões foram destinados ao pagamento dos juros, e o programa foi estendido até dezembro de 2026.

O secretário de Indústria e Comércio, Júnior Marreca, ressaltou o impacto dessas iniciativas na economia do Maranhão. “Ao longo de 2025, a Seinc executou programas e ações de grande impacto econômico em todo o estado. Tivemos o Trabalho Jovem, que disponibilizou 6 mil vagas de estágio; o Juro Zero, apoiando o empreendedor que precisa de crédito para abrir ou ampliar seu negócio; e a concessão de benefícios fiscais, que garante incentivo para grandes empresas investirem no Maranhão e gerarem emprego”, destacou.

Juventude, qualificação e inserção profissional

A inserção dos jovens no mercado de trabalho também foi prioridade para a Seinc em 2025. O Programa Trabalho Jovem ofertou 6 mil vagas de estágio em 2025, 2 mil em órgãos públicos e 4 mil na iniciativa privada, com bolsas de R$ 600 mensais.

O programa alcançou 114 cidades, 45 a mais do que no ano anterior, e registrou recordes no eixo Estágio Social: mais de 27 mil inscrições e 1.308 empresas habilitadas para receber jovens estagiários.

“O Trabalho Jovem já se consolidou como o maior programa de empregabilidade do Maranhão. Este ano, nossa meta é colocar 6.000 jovens em postos de estágio. E, através dele, o jovem maranhense tem não somente a oportunidade de aprender mais sobre a profissão que escolheu seguir, mas também passa a ter poder de compra, já que são remunerados pelo trabalho, o que tem um grande impacto econômico, especialmente nas cidades do interior do estado”, destacou o secretário de Indústria e Comércio, Júnior Marreca.

Inclusão social e fortalecimento da participação popular

Em 2025, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) continuou atuando em diversas frentes voltadas à promoção da autonomia e da inclusão.

No Dia D da Pessoa com Deficiência, a Sedihpop articulou vagas de emprego exclusivas, triagens e entrevistas. Além disso, avançou no apoio à autonomia econômica das mulheres por meio do Programa Fomento Mulher, que beneficiou cerca de 1.500 mulheres em 20 municípios, apoiando iniciativas produtivas agroecológicas.

“A Setres e a Agência Sine celebram de modo muito importante o Dia D da Luta da Pessoa com Deficiência dando oportunidades de trabalho. As empresas irão cadastrar e favorecer, oportunizar a empregabilidade das pessoas com deficiência”, afirmou a Secretária Adjunta da Sedihpop, Beatriz Carvalho.

Outro destaque foi o fortalecimento do Orçamento Participativo (OP), conduzido pela Sedihpop e pela Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), que ampliou a participação da população nas decisões sobre investimentos públicos.

Políticas para povos tradicionais e promoção da igualdade racial

O Governo do Maranhão ampliou os investimentos em iniciativas voltadas ao incentivo da geração de renda, da melhoria da qualidade de vida e da formação continuada em diferentes territórios e públicos. Em parceria com a Secretaria de Estado da Igualdade Racial (Seir) e Sedihpop, o Governo lançou o edital do Programa Agente de Desenvolvimento Rural Quilombola (ADRQ), selecionando 465 jovens de 35 municípios. Cada participante recebe bolsa mensal de R$ 300 durante 12 meses.

De acordo com Gardênia Aires, da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), organização presente em 24 estados brasileiros, o papel do Centro de Referência é garantir visibilidade. “Além de ser um espaço físico para atendimento das demandas dos quilombolas, representa a visibilidade dos saberes, práticas, direitos e deveres das comunidades. Esperamos que o Centro se torne um espaço de formação, valorização, educação e fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem, em diálogo com o Estado, responsável pela execução das políticas públicas às quais temos direito”.

O Programa Maranhão Sustentável, vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), beneficiou comunidades tradicionais e povos indígenas com a entrega das primeiras bolsas do Programa Agentes Ambientais Comunitários.

Lançado na COP 30 o Programa Agentes Ambientais Comunitários visa beneficiar comunidades tradicionais e povos originários que trabalham na conservação das florestas. A iniciativa prevê a concessão de bolsas mensais no valor de R$ 300,00. Além de formação em reflorestamento, agroecologia, conservação da água e do solo.

Cidadania ampliada

Em 2025, o Maranhão ampliou programas sociais voltados à inclusão e geração de oportunidades. O CNH Social ofertou 10 mil vagas gratuitas para primeira habilitação em 72 municípios, beneficiando pessoas de baixa renda do CadÚnico.

O diretor-geral do Detran, Diego Rolim ressaltou a importância do programa “A falta de habilitação está entre as maiores irregularidades no trânsito. Em muitos municípios, é comum que jovens conduzam motocicletas antes de estarem habilitados. Esse programa vem para corrigir uma realidade muito presente nos 217 municípios”.

No esporte, o governo lançou o Bolsa Atleta 2025, com 300 bolsas de R$ 500 mensais por 12 meses, o maior número já ofertado pelo programa. A principal novidade desta edição é a ampliação no número de bolsas oferecidas: serão 300 vagas destinadas a atletas e paratletas que representam o Maranhão em competições oficiais.
“Estamos muito felizes em ampliar o alcance do Bolsa Atleta. Este ano teremos o maior número já ofertado pelo programa e isso mostra o compromisso do governador Carlos Brandão com o desenvolvimento do esporte em todas as regiões do estado. É um apoio concreto para que nossos atletas possam seguir sonhando alto e representando o Maranhão com orgulho”, destacou o secretário da Sedes, Naldir Lopes.

Na mobilidade, a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) criou o Cartão Travessia, que garante R$ 500 mensais para 300 famílias da Grande Ilha utilizarem transporte por aplicativo, ampliando o atendimento a pessoas com deficiência.

O presidente da MOB, Adriano Sarney, reforçou o caráter inovador da modalidade. “É a primeira vez no Brasil que uma gestão estadual implementa um serviço como este para pessoas com deficiência. Com isso, vamos alcançar mais famílias e avançar no nosso objetivo de construir uma mobilidade cada vez mais inclusiva”.

O estado também fortaleceu a inclusão digital com a expansão das Estações Tech, inaugurando sete novas unidades no interior, com laboratórios makers, computadores, internet e ferramentas tecnológicas, oferecendo formação em tecnologia, robótica, programação e cidadania digital para todas as faixas etárias. Outra medida de destaque foi a sanção da lei que garante auxílio de meio salário mínimo a crianças e adolescentes órfãos do feminicídio, integrando o programa Maranhão Acolhedor e assegurando acompanhamento psicossocial e prioridade no acesso à educação.

A secretária da Sedihpop, Lília Raquel de Negreiros, frisou que a lei sancionada é uma importante política de reparação dos direitos das crianças e adolescentes órfãos de mãe em decorrência do feminicídio. “O Governo do Maranhão dá um grande passo à frente, pois, além do pagamento do auxílio financeiro, teremos o monitoramento psicossocial, de saúde e educação para que todas estas crianças e adolescentes tenham, de fato, seus direitos garantidos”, explicou.

Em 2025, a Sedihpop realizou mutirões de emissão de documentos de identidade em 10 municípios do Maranhão, garantindo acesso a direitos civis e fortalecendo a cidadania. Ao todo, foram realizados 12.696 atendimentos, beneficiando crianças, adolescentes, jovens e adultos que necessitavam de documentação básica para acessar políticas públicas de saúde, educação, assistência social e programas de inclusão.

A iniciativa reforça o compromisso do Estado em promover a cidadania plena, reduzir desigualdades e garantir que todos os maranhenses tenham condições de exercer seus direitos de forma plena e efetiva.

O Maranhão também avançou na promoção da autonomia econômica da população LGBTQIA+ com a aprovação do Plano Estadual de Geração de Trabalho, Renda, Empreendedorismo, Empregabilidade e Economia Solidária, com vigência de dez anos. Construído de forma colaborativa entre a Setres e o Fórum Estadual LGBTQIA+, o plano estabelece diretrizes para incentivo ao empreendedorismo, economia solidária, acesso a crédito, capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho, reforçando o compromisso do Estado com uma economia inclusiva e promotora da igualdade.

O Programa Empodera+, iniciativa voltada à promoção do trabalho digno, educação e geração de renda para pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade social, realizou em São Luís, o I Ciclo de Formação do projeto-piloto do programa, com cursos e capacitações voltados à qualificação profissional dos participantes.

Obras estruturantes e parcerias municipais

A Secretaria de Estado de Governo (Segov) avançou na articulação com as prefeituras e na execução de obras estruturantes que impactam diretamente o dia a dia da população. Entre as principais iniciativas está o Programa Mãos à Obra, focado na manutenção de mais de 3.500 prédios públicos estaduais nos 217 municípios.

O programa também possui um forte caráter social ao priorizar empresas que empreguem mulheres e ao exigir que 10% das contratações sejam destinadas a mulheres vítimas de violência doméstica. Ao longo do ano, 170 empresas foram credenciadas e mais de 100 serviços já foram executados, incluindo manutenção elétrica, pintura, paisagismo e revitalizações diversas.

O secretário da Segov, Márcio Machado, afirmou que o Mãos à Obra reforça a inclusão dos pequenos empreendedores, as políticas sociais e de parcerias institucionais do Governo do Maranhão. “Este programa celebra a inclusão das micro e pequenas empresas, além dos MEIs. Também colocamos um olhar muito forte para a inclusão social das mulheres, que têm se destacado cada vez mais na construção civil. Além disso, é um programa que vem ao encontro do fortalecimento das parcerias institucionais, já que várias secretarias e entidades trabalharão em conjunto”.

A atuação integrada da Segov com as prefeituras também garantiu avanços na infraestrutura urbana, com a doação de blocos para pavimentação de ruas e avenidas, além da implantação de Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA). Em 2025, 78 sistemas foram concluídos e 19 sistemas foram revitalizados, levando água potável a áreas urbanas e rurais e reduzindo a vulnerabilidade hídrica de comunidades inteiras.

O secretário de Governo, Márcio Machado, destacou o salto de produtividade alcançado neste ano. “O ano de 2025 foi e tem sido muito importante para o Governo do Maranhão. Avançamos e produzimos como nunca em prol do desenvolvimento do nosso estado”.

O Programa Rua Nova vem ampliando o acesso à pavimentação urbana nos municípios maranhenses, com a previsão de executar cerca de 300 quilômetros de vias em 170 cidades. A iniciativa leva pavimentação a municípios do interior. Em 2025, foram entregues 4.892.889 blocos, o que corresponde a cerca de 65 quilômetros de pavimentação, beneficiando 103 municípios por meio do Acordo de Cooperação Técnica. No total, desde o lançamento, já foram distribuídos 9.757.445 blocos, equivalentes a aproximadamente 130 quilômetros de vias pavimentadas, alcançando 170 municípios.

Outra frente importante foi a expansão da rede de atendimento do Viva Procon, que ampliou seus serviços para 26 cidades. A unidade de número 100 foi inaugurada em São Luís, na Rua Grande, e outras 13 obras seguem em andamento.

Segurança alimentar, renda e autonomia das famílias

A Secretaria de Estado de Governo (Segov) avançou na articulação com as prefeituras e na execução de obras estruturantes que impactam diretamente o dia a dia da população. Entre as principais iniciativas está o Programa Mãos à Obra, focado na manutenção de mais de 3.500 prédios públicos estaduais nos 217 municípios.

O programa também possui um forte caráter social ao priorizar empresas que empreguem mulheres e ao exigir que 10% das contratações sejam destinadas a mulheres vítimas de violência doméstica. Ao longo do ano, 170 empresas foram credenciadas e mais de 100 serviços já foram executados, incluindo manutenção elétrica, pintura, paisagismo e revitalizações diversas.

O secretário da Segov, Márcio Machado, afirmou que o Mãos à Obra reforça a inclusão dos pequenos empreendedores, as políticas sociais e de parcerias institucionais do Governo do Maranhão. “Este programa celebra a inclusão das micro e pequenas empresas, além dos MEIs. Também colocamos um olhar muito forte para a inclusão social das mulheres, que têm se destacado cada vez mais na construção civil. Além disso, é um programa que vem ao encontro do fortalecimento das parcerias institucionais, já que várias secretarias e entidades trabalharão em conjunto”.

A atuação integrada da Segov com as prefeituras também garantiu avanços na infraestrutura urbana, com a doação de blocos para pavimentação de ruas e avenidas, além da implantação de Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA). Em 2025, 78 sistemas foram concluídos e 19 sistemas foram revitalizados, levando água potável a áreas urbanas e rurais e reduzindo a vulnerabilidade hídrica de comunidades inteiras.

O secretário de Governo, Márcio Machado, destacou o salto de produtividade alcançado neste ano. “O ano de 2025 foi e tem sido muito importante para o Governo do Maranhão. Avançamos e produzimos como nunca em prol do desenvolvimento do nosso estado”.

O Programa Rua Nova vem ampliando o acesso à pavimentação urbana nos municípios maranhenses, com a previsão de executar cerca de 300 quilômetros de vias em 170 cidades. A iniciativa leva pavimentação a municípios do interior.

Em 2025, foram entregues 4.892.889 blocos, o que corresponde a cerca de 65 quilômetros de pavimentação, beneficiando 103 municípios por meio do Acordo de Cooperação Técnica. No total, desde o lançamento, já foram distribuídos 9.757.445 blocos, equivalentes a aproximadamente 130 quilômetros de vias pavimentadas, alcançando 170 municípios.

Outra frente importante foi a expansão da rede de atendimento do Viva Procon, que ampliou seus serviços para 26 cidades. A unidade de número 100 foi inaugurada em São Luís, na Rua Grande, e outras 13 obras seguem em andamento.

Retrospectiva 2025: Programa Maranhão Livre da Fome garante comida na mesa a quase 325 mil maranhenses

“Hoje, poder ir ao comércio e comprar as coisas que minha filha pede me deixa muito feliz”. O relato da dona de casa Cristiane dos Santos é um dos inúmeros exemplos de como o Programa Maranhão Livre da Fome tem transformado a vida de famílias maranhenses. Lançado em maio deste ano pelo Governo do Maranhão, o programa já beneficiou 324.215 mil pessoas nos 217 municípios do estado.

O Programa Maranhão Livre da Fome está garantindo a segurança alimentar das famílias mais vulneráveis, ao mesmo tempo que promove a capacitação profissional para que os beneficiários conquistem sua autonomia financeira e, no futuro, deixem de depender da assistência financeira do estado. Já alcançou 71.159 mil famílias nos 217 municípios do estado, para as quais já foram transferidos R$ 53.446.496,74 em benefício financeiro. O programa foi idealizado pela Secretaria de Estado de Monitoramento de Ações Governamentais (Semag) e desenvolvido em conjunto com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes).

Instituído pela Lei Estadual 12.502/2025, inicialmente o programa garantia um benefício de R$ 200 mensais exclusivos para a compra de alimentos, concedido a famílias que, estando no CadÚnico e mesmo recebendo o Bolsa Família, ainda viviam com renda per capita inferior a R$ 218,00. Para famílias com crianças de 0 a 6 anos, R$ 50,00 adicionais por filho. E se, mesmo sendo beneficiária do Bolsa Família e do Maranhão Livre da Fome, a família ainda não atingisse a marca dos R$ 218,00 per capita, o governo estadual complementava o valor, de modo a garantir que essas famílias saíssem da condição de pobreza extrema.

Reajuste no valor do benefício
Para ampliar os benefícios do programa, em novembro, o governador Carlos Brandão anunciou um importante reforço no Maranhão Livre da Fome. O valor do cartão foi reajustado para R$ 300,00 além de acréscimo de R$ 100,00 por membro da família que seja pessoa com deficiência. Ainda haverá uma parcela única de R$ 200,00 para quem comprovar conclusão de curso de qualificação profissional.

Durante o anúncio do reajuste do valor do benefício, o governador Carlos Brandão destacou que a ampliação reflete o compromisso permanente do Governo do Maranhão com quem mais precisa. “O Maranhão Livre da Fome é um programa que veio para ficar. Em todos os municípios que passamos com esta ação, ouvimos relatos de beneficiários sobre a experiência positiva na compra de alimentos, consultas, exames e capacitação profissional. Ampliar o número de atendidos é uma conquista que trará indicadores ainda melhores para o Maranhão”, ressaltou.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Paulo Casé, ressaltou que os resultados alcançados pelo Programa Maranhão Livre da Fome em 2025 mostram a força de um programa que nasceu para combater a fome e garantir inclusão socioprodutiva aos maranhenses que mais precisam. Além das quase 72 mil famílias já beneficiadas pelo programa, há cerca de outras 13 mil em processo de inclusão.

“Agora, seguimos avançando para localizar e ativar os cartões das famílias que ainda não conseguiram acessar o benefício, porque o nosso compromisso é chegar a todos. O governador Carlos Brandão tem demonstrado sensibilidade e responsabilidade ao fortalecer o programa, com o aumento do valor de R$ 200,00 para R$ 300,00 garantindo ainda mais dignidade às famílias. Todas as nossas equipes estão empenhadas em fazer com que cada maranhense incluído no programa receba, de fato, o que é seu por direito”, destacou Paulo Casé.

Relatos dos beneficiários
Quem recebeu o cartão do programa conta como o auxílio financeiro transformou a rotina da família. “Eu fiquei muito alegre porque o dinheiro tem me ajudado muito. Às vezes, minha filha ficava sem leite, às vezes ela pedia um biscoito e não tinha. E era muito difícil porque minha filha chorava e eu ia para o quarto ficar sozinha para poder chorar também e conversar com Deus. Hoje, poder ir ao comércio e comprar as coisas que minha filha pede me deixa muito feliz”, disse Cristiane dos Santos.

O Programa Maranhão Livre da Fome também melhorou a vida da diarista Geíse Galvão Magalhães. “Eu sou mãe solteira, sustento meus filhos sozinha. Já recebo um auxílio, mas só ele não estava dando. Então, o Maranhão Livre da Fome foi uma ajuda que caiu do céu para comprar comida. E o dinheiro que eu ganho fazendo uma faxina, vendendo churrasquinho em festa ou com outros trabalhos que aparecem já fica para comprar remédio para o meu filho que é especial e ir construindo minha casinha. Quero fazer um banheiro, que eu não tenho”, comentou.

A dona de casa Regina Silva disse que o Maranhão Livre da Fome chegou para transformar a realidade da sua família. “Eu só tenho o que agradecer porque na hora que recebo o benefício eu já vou ao supermercado fazer compras. Eu estou feliz demais. Já recebo o Bolsa Família, mas esses R$ 200 a mais facilitaram muito o nosso dia a dia”, contou.

Capacitação profissional
Além de assegurar que todas as famílias tenham condições dignas de alimentação, o Maranhão Livre da Fome também busca que os beneficiários possam deixar de depender da assistência financeira do estado, por meio do pilar da inclusão socioprodutiva, que promove capacitação profissional às pessoas maiores de 16 anos que são beneficiárias do programa estadual.

Alberto Bastos, secretário de Estado de Monitoramento de Ações Governamentais, afirmou que em 2025, o Maranhão Livre da Fome avançou de forma decisiva ao levar comida para a mesa das famílias que mais precisam e cursos de capacitação a dezenas de beneficiários em São Luís, o que fortaleceu a autonomia dessas famílias e abriu novas oportunidades de geração de renda.

“Vimos maranhenses descobrirem habilidades, retomarem a confiança e darem passos certeiros para transformar suas próprias trajetórias. Esses resultados mostram que estamos no caminho certo e reforçam nosso compromisso para 2026: ampliar as formações, levar os cursos para outras cidades do Maranhão, diversificar áreas de atuação e garantir que ainda mais pessoas tenham acesso à qualificação, ao trabalho e à dignidade”, avaliou Alberto Bastos.

Ao longo de 2025, foram feitas capacitações em cursos de processos construtivos, manicure, pedicure, designer de sobrancelha, técnicas de barbeiro, produção de salgados para festas e cozinha básica. Os cursos já impactaram mais de 500 pessoas, considerando os núcleos familiares.

Por meio da oportunidade, Jaqueline Ferreira, beneficiária do programa, realizou o tão sonhado curso de manicure e pedicure.  “Eu vim pela oportunidade de aprender e ter uma nova renda. Quero agradecer ao governador Brandão por essa oportunidade para a gente crescer na vida. Já sei o básico e quero ter mais aprendizados. Quero montar meu próprio negócio e ter uma vida melhor, com o meu próprio dinheiro”, contou.

Os cursos são realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Assistência em saúde
O Programa Maranhão Livre da Fome também está ampliando o acesso a serviços de saúde aos beneficiários do programa. Os assistidos recebem atendimento oftalmológico, odontológico, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, testes rápidos para HIV e sífilis, além da aplicação de doses do Calendário Nacional de Vacinação. Ao longo do ano, foram mais de 31 mil atendimentos.

No atendimento oftalmológico, os beneficiados, depois de passar pela triagem, recebem o encaminhamento para cirurgias de catarata e pterígio, ou prescrição de óculos de grau, conforme as ações do Programa “Cuidar dos Olhos – Cirurgia e Óculos”. Dentre os beneficiários, 5.157 mil receberam gratuitamente os óculos de grau e outros 278 foram encaminhados para fazer cirurgias de catarata ou pterígio.

Maria do Amparo da Silva Santos, residente no Povoado Santa Rita, em Tutóia, aproveitou a ação do Maranhão Livre da Fome para fazer os testes rápidos e realizar consulta oftalmológica. “É gratificante. Eu fiz vários exames, fiz minha consulta de vista e recebi meus óculos. Têm muitas pessoas que estão sendo beneficiadas, porque às vezes a gente vai numa ótica, é um absurdo o valor dos óculos”, disse.

Moradora do povoado de São João, também em Tutóia, Rosinete Silva também fez a consulta com oftalmologista. “O atendimento foi bom, porque a gente precisa mesmo dos óculos. Eu estou feliz por poder receber meus óculos gratuitos pelo governo”, comemorou. Além de consultas oftalmológicas, o programa conta também com atendimento odontológico. Somente em Tutoia, por exemplo, foram feitos 789 atendimentos odontológicos por meio da unidade do Sorrir Móvel.