Balsas celebra 108 anos com muitas entregas e com novos investimentos do Governo do Estado

A cidade de Balsas teve um domingo (22) de comemoração e avanços sociais. Na programação pelos 108 anos do município, o Governo do Estado do Maranhão realizou uma série de entregas e anúncios que melhoram significativamente o dia a dia da população.

A agenda começou com a entrega da Estrada do Maravilha, reforçando a mobilidade urbana e o escoamento da produção na região. Primeira estrada vicinal pavimentada da história do município.

Ao longo do dia, foram contempladas diversas áreas. “Dando continuidade à nossa agenda municipalista, entregamos a Estrada do Maravilha, Restaurante Popular, veículos, sistemas de abastecimento de água, pavimentação, escolas, areninhas e tablets para os alunos, garantindo uma educação mais moderna, conectada e de qualidade. Estamos tirando do papel aquilo que foi compromisso, porque temos parceria para melhorar a vida das pessoas”, ressaltou o governador Carlos Brandão.

No esporte e lazer, a inauguração das areninhas do povoado Angelim e do bairro Jardim Iracema deu opções de convivência e prática esportiva, especialmente para crianças e jovens.

Na saúde, o Estado entregou 155 tablets e fardamentos para agentes comunitários, por meio do Programa Cuidar de Todos, fortalecendo o trabalho de atenção básica.

A agenda também incluiu obras de infraestrutura urbana, como a entrega da Ponte D. Leontinha, além da implantação do Colégio Militar 2 de Julho.

No campo social, foi inaugurado o Restaurante Popular n° 218, acompanhado da entrega de 10 carrinhos do Programa Mais Renda, incentivando o empreendedorismo.

A autônoma Maria do Socorro foi uma das beneficiadas com a ferramenta de trabalho. “É muito importante receber esse carrinho, porque vai garantir mais uma renda pra minha casa. Eu sou chefe de família e isso ajuda muito no nosso sustento. Hoje, no aniversário da cidade, quem ganhou o presente fomos nós. Agradeço ao governador Carlos Brandão e ao prefeito Alan da Marissol por esse apoio às mães de família e por trazer esse benefício pra gente”.

Educação

No período da tarde, a educação ganhou protagonismo com a entrega do Centro de Ensino Professor Luiz Rego, que passa a contar com uma quadra poliesportiva.

No Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia de Balsas (IEMA), durante o Festival Conecta, estudantes também receberam tablets pelo Programa Educação de Verdade, no eixo Tô Conectado.

Para os jovens, o equipamento é sinônimo de oportunidade. “É muito importante a gente receber esse tablet. A gente é muito grato como alunos do IEMA, por ter esse apoio do nosso governador. Isso vai ajudar muito nos nossos estudos, ainda mais agora que estamos nos preparando para o Enem e vestibulares”, relatou Rebeca Beckman.

Encerrando a programação no município, foi inaugurada a Estação Tech, espaço voltado à inovação e à qualificação profissional da juventude, que já desperta o interesse de estudantes e moradores.

A agenda incluiu ainda, a entrega de veículos para as áreas de Assistência Social, Educação e para a Câmara Municipal, por meio do Programa Coopera Maranhão, além de uma nova viatura para a Polícia Militar e equipamentos de segurança.

“A gente fica muito feliz com essa parceria com o Governo do Estado, porque Balsas foi contemplada com diversas obras e ordens de serviço, como a da Clínica Sorrir. Hoje, colhemos resultados como a Estrada do Maravilha, areninhas, escolas, Restaurante Popular e tablets para alunos e agentes de saúde. Essa parceria tem garantido mais qualidade de vida para a população”, avaliou o prefeito Alan da Marissol.

Presente nas inaugurações, o secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, destacou os avanços, especialmente na educação. “Nunca se fez tanto em tão pouco tempo. Em apenas três anos já reformamos mais de 600 escolas no Maranhão, muitas delas climatizadas e com quadras. Além disso, criamos o programa Educação de Verdade, com transporte escolar, conectividade e alimentação adequada. Isso mostra que, para o nosso governador, educação não é gasto, é investimento.”

Visita a Tasso Fragoso

Antes de chegar a Balsas, a agenda passou por Tasso Fragoso, onde foi inaugurado o Restaurante Popular n° 217 e assinadas ordens de serviço para implantação de portais de entrada da cidade, reforma da praça central com palco fixo e construção de uma ponte em concreto sobre o Riacho Marcelino.

Para o governador Carlos Brandão as ações respondem às demandas locais. “Inauguramos o Restaurante Popular, garantindo segurança alimentar com comida de qualidade e preço acessível, e anunciamos obras como a Praça Central, uma ponte para tirar povoados do isolamento e mais pavimentação. Já levamos asfalto para a cidade e seguimos investindo, especialmente em uma região forte na agricultura”, afirmou.

A moradora Oldeir Fonseca comemorou a novidade. “Estamos muito felizes com a chegada do Restaurante Popular em Tasso Fragoso. Vai atender não só os moradores, mas também quem visita a cidade, com comida saudável e de qualidade.”

Também foi autorizada a implantação de uma Estação Tech no município, ampliando as oportunidades de qualificação e inserção dos jovens no mercado de trabalho na região sul do estado.

“Só temos a agradecer. É uma parceria que tem dado certo e traz muitos benefícios para Tasso Fragoso. Nossa cidade ainda tem muito a ganhar”, afirmou o prefeito Kelson Richard.

No aniversário de Balsas, Orleans Brandão acompanha entrega de pacote de obras com cerca de 20 equipamentos públicos para a cidade

A inauguração da Estrada do Maravilha, primeira vicinal totalmente asfaltada do município de Balsas, foi o ponto de partida para o grande ato de entrega de um pacote de obras e serviços do Governo do Maranhão, em celebração ao aniversário de 108 anos da cidade. O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, acompanhou o governador Carlos Brandão nesse momento histórico para a população balsense.

O pacote de serviços contemplou cerca de 20 equipamentos públicos entregues para áreas fundamentais, desde a saúde e educação até o fortalecimento da segurança pública e o apoio ao setor social.

A Estrada do Maravilha, que liga a sede à zona rural, é um marco para a cidade. Com 2,5 km de pavimentação asfáltica, a via facilita o acesso a diversos povoados e, ainda, ao Balneário Maravilha, um importante espaço de lazer nas proximidades do Rio Balsas.

Ainda na área da infraestrutura viária, a ponte Dona Leontina, no bairro Cajueiro, foi outra grande obra entregue para melhorar a mobilidade no município. “Essa ponte desmoronou há 26 anos e somente agora, na gestão Brandão, conseguimos que ela fosse restaurada”, lembrou a vereadora Daynara Miranda.

Durante a solenidade, o secretário Orleans Brandão destacou a importância de trabalhar em parceria com os municípios para promover o desenvolvimento local.

“Cada entrega feita aqui hoje reflete o compromisso do Governo do Maranhão com a melhoria da qualidade de vida dos balsenses. Entregamos obras fundamentais e estamos realizando ações concretas em várias áreas para garantir ainda mais desenvolvimento para a cidade”, afirmou Orleans.

Segurança Alimentar

Outro marco importante foi a inauguração do segundo Restaurante Popular da cidade, o de n° 218 da política de segurança alimentar do governo estadual. Houve ainda a entrega de viaturas para a Polícia Militar, reforçando a segurança pública no município.

Ainda em celebração ao aniversário de Balsas, o Governo do Maranhão entregou o Colégio Militar 2 de Julho e inaugurou duas Areninhas Esportivas, nos povoados Angelim e Jardim Iracema.

No ato, o governador Carlos Brandão destacou que Balsas vive um momento muito especial. “A Estrada do Maravilha e as demais obras entregues aqui são fundamentais para o desenvolvimento do município e do Maranhão. Estamos avançando muito na construção de infraestrutura que transforma a realidade social e educacional da nossa população”, frisou.

Na área da saúde, foram distribuídos 155 tablets e fardamentos para agentes comunitários de saúde, uma ação voltada para melhorar a coleta de dados e o atendimento à população. Além disso, 10 carrinhos do programa ‘Mais Renda’ foram disponibilizados para promover a inclusão produtiva e o apoio aos pequenos empreendedores.

Balsas também foi beneficiada com a implantação de sistemas simplificados de abastecimento de água nos povoados Marimbondo e Bom Cantinho. Na mesma ocasião, foi assinada a ordem de serviço para a criação da Clínica Sorrir, destinada a cuidados odontológicos da população.

Avanços tecnológicos

A programação de entregas também contou com o ‘Festival Conecta’, que entregou 2.500 tablets educacionais como parte do Programa “Educação de Verdade” – eixo Tô Conectado, além da inauguração da Estação Tech, que visa à inclusão digital e ao acesso à tecnologia.

O prefeito Alan da Marissol ressaltou a importância de cada uma dessas ações para o desenvolvimento da cidade. “Hoje é um dia de celebração para Balsas. O Governo do Maranhão tem sido um parceiro fundamental no nosso crescimento. As entregas feitas aqui, incluindo a quadra do Centro de Ensino Prof. Luiz Rego e os veículos para a Assistência Social e a Educação, demonstram o compromisso do governador Carlos Brandão com o bem-estar da nossa gente”, afirmou o prefeito.

Também participaram do ato de entregas os deputados federais Marreca Filho e Márcio Honaiser; os deputados estaduais Yglesio Moyses e Dra. Vivianne; o subsecretário de Educação Antônio Heluy, vereadores municipais e outras lideranças da região sul do estado.

Governo do Estado entrega mil títulos de terra no município de Santa Luzia e anuncia novos investimentos

Famílias maranhenses celebraram a entrega de mil títulos de reconhecimento de terra, num dos momentos mais marcantes da agenda do Governo do Estado do Maranhão em Santa Luzia, no sábado (21). A população também recebeu kits do Programa Padaria Artesanal, tablets e fardamento para agentes comunitários de saúde, além de veículos para reforçar a atuação municipal.

Durante a solenidade, o governador Carlos Brandão participou da entrega dos títulos, iniciativa que garante mais segurança jurídica para as famílias e produtores rurais.
“Nós entregamos mil títulos de propriedades urbanas para pessoas que esperavam há mais de 10, 20, 30 anos. Agora, estão com o documento na mão, tudo gratuito. Se fosse pago, cada título custaria cerca de 15 mil reais. Só hoje seriam 15 milhões de reais, mas o Governo fez questão de garantir isso sem custo, olhando para quem mais precisa, enquanto também avançamos com ordens de serviço em áreas como pavimentação, abastecimento de água e equipamentos públicos”, ressaltou Carlos Brandão.

A beneficiária Maria Nazaré Silva de Jesus contou, com emoção, o que significou receber o documento após anos de espera. “Estou muito feliz, porque esperei 14 anos por esse documento para dizer que, agora, essa casa é minha. Agradeço primeiro a Deus e, também, ao governador Carlos Brandão. É um motivo de muita gratidão, não só por mim, mas por todos do meu bairro e por outros que também vão receber”.

Também foram distribuídos kits do Programa Padaria Artesanal, iniciativa que incentiva pequenos negócios e movimenta a economia local. O kit inclui forno, batedeira planetária, balança digital, cilindro de abrir massas e formas, permitindo ampliar a produção e confeitaria.

Uma das beneficiadas, Rebeca Lima Nogueira, destacou que a formação representa uma oportunidade de trabalho e mais autonomia no dia a dia. “É uma oportunidade para trabalhar de casa e para cuidar do meu filho”, afirmou.

Na área da saúde, mais de 260 agentes comunitários receberam tablets e fardamento padronizado, medida que contribui para a organização e fortalecimento do trabalho desenvolvido nas comunidades. Com o uso dos equipamentos, o registro das visitas domiciliares e o acompanhamento das famílias passam a ser feitos de forma mais ágil e precisa, otimizando o fluxo de informações na atenção primária.

Na linha de frente da saúde pública, o agente Antônio Pereira compartilhou sobre os esforços diários. “A gente está na luta todo dia, de casa em casa, cuidando das nossas comunidades. Tudo o que acontece na saúde tem o trabalho do agente. Se aumentou o número de consultas, tem agente de saúde; se melhorou a vacinação das crianças, tem agente de saúde. Nós estamos aqui nessa missão diária, garantindo que as políticas cheguem, de verdade, a quem precisa”.

A agenda contou ainda a entrega de três veículos destinados à Educação, Assistência Social e à Câmara Municipal, por meio do programa Coopera Maranhão, ampliando a capacidade de atendimento das estruturas municipais.

“Santa Luzia recebe o governador de braços abertos, ainda mais quando ele vem trazendo benefícios, atendendo a Educação, a Assistência, a Câmara de Vereadores e assinando ordens de serviço. Essa parceria com o Governo do Estado é fundamental para que as ações cheguem na ponta e façam a diferença na vida da população”, disse o prefeito de Santa Luzia, Juscelino Marreca, agradecendo a parceria institucional.

Na ocasião, foram anunciados novos investimentos e autorizadas obras de infraestrutura no município, com a assinatura de ordens de serviço para a reforma da Praça da Matriz, da Praça da Saudade, no bairro Batatal, e da Escola Municipal Deuris de Deus Moreno Dias Carneiro, além da implantação de uma Estação Tech voltada à capacitação de jovens.

O governador Carlos Brandão marcou presença também em eventos que movimentaram a cidade, como a 1° Marcha para Jesus, que reuniu cerca de 3 mil pessoas em um percurso de fé pelas principais ruas da cidade.

Feira da Agricultura Familiar do Vale do Pindaré

No mesmo dia, a comitiva do Governo do Estado acompanhou a abertura da Feira de Agricultura Familiar do Vale do Pindaré, voltada à comercialização de produtos regionais, troca de experiências e valorização dos trabalhadores do campo, com programação que inclui exposições, oficinas e atividades formativas.

Para o governador Carlos Brandão, o evento serve de incentivo aos pequenos produtores. “Essa primeira feira aqui, em Santa Luzia, mostrou que vai dar certo. Reunimos artesanato, produtos da agricultura familiar, oficinas e distribuição de equipamentos, tudo para fortalecer quem produz. O agricultor familiar coloca cerca de 70% da comida na nossa mesa e precisa de apoio, terra, assistência, insumos e mercado. Quando a gente organiza essa cadeia e garante compra da produção, como já fazemos, a gente impulsiona todo esse segmento tão essencial”, afirmou.

A presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (AGERP), França do Macaquinho, enfatizou os avanços garantidos aos produtores.“Quero agradecer ao governador pela sensibilidade, porque ele acredita no potencial da agricultura familiar e tem apoiado com regularização de terras, entrega de kits e fortalecimento da assistência técnica. Nada disso seria possível sem esse compromisso com o agricultor, que é quem garante grande parte da nossa alimentação e move o desenvolvimento no campo”.

SAF realiza Mutirão de Documentação em Humberto de Campos e entrega equipamentos para fortalecer a agricultura familiar

– Mutirão de Documentação em Humberto de Campos (Foto: Eduardo Carvalho)

O município de Humberto de Campos recebe, nesta semana, o Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural, uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com apoio da Prefeitura e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Durante o mutirão, estão sendo emitidos documentos como CPF, Carteira de Identidade Nacional (CIN), Cartão do SUS, Carteira de Trabalho e certidão de nascimento. A ação também oferece serviços jurídicos, emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e do Cadastro Ambiental Rural (CAR), além de atendimentos de saúde e outras atividades.

A agricultora Alcimeire Silva, do povoado São João, foi uma das beneficiárias atendidas no mutirão. “Esse mutirão está sendo uma oportunidade para tirar documentos, porque é difícil conseguir. Agora, com essa ação, facilita muito. Eu vim com meus filhos para emitir a nova carteira de identidade”, destacou.

Na abertura do evento, a SAF também realizou a entrega de equipamentos como kits de irrigação, forrageiras e roçadeiras, com o objetivo de fortalecer a produção da agricultura familiar. Além disso, foi anunciada a destinação de 25 barracas de feira, ampliando as oportunidades de comercialização e geração de renda para os agricultores e agricultoras do município.

“Esse mutirão é uma ação fundamental para garantir cidadania às trabalhadoras e trabalhadores rurais. Quando a gente assegura o acesso à documentação, abre portas para políticas públicas, crédito, assistência técnica e tantos outros direitos. Além disso, estamos investindo diretamente na produção, com a entrega de equipamentos e apoio à comercialização, fortalecendo a agricultura familiar e melhorando a vida de quem produz no campo”, contou o secretário da SAF, Bira do Pindaré.

A ação segue até o dia 20 de março, no Centro de Ensino Humberto de Campos, com atendimentos das 8h às 17h, contando com a parceria de diversos órgãos estaduais e municipais, como Defensoria Pública, Tribunal Regional Eleitoral, Cartório, Equatorial, Sedes, Sefaz, Agerp, Iterma, SES, Setres, Procon, Incra, TJ/MA, Sedihpop, Seir e Ident.

Em reunião, Comissão A Baixada Se Fazendo Respeitar agradece trabalho que está sendo executado pelo Governo do Maranhão para recuperar a MA-014

– Governador Carlos Brandão se reuniu Comissão a Baixada se Fazendo Respeitar (Foto: Gilson Teixeira)

Rodovia estadual que conecta os municípios da Baixada Maranhense, a MA-014 está passando por uma grande intervenção executada pelo Governo do Maranhão para recuperar a trafegabilidade, garantindo mais segurança e mobilidade urbana. Nesta sexta-feira (13), a Comissão A Baixada Se Fazendo Respeitar, que reivindicou a recuperação da rodovia, esteve em reunião com o governador Carlos Brandão, no Palácio dos Leões, em São Luís, especialmente, para agradecer pelas obras executadas.

Durante a reunião, o governador Carlos Brandão, acompanhado do secretário de Estado de Infraestrutura, Aparício Bandeira, destacou que a população é a principal fiscal das ações do poder público e reiterou que o Governo do Maranhão segue trabalhando para entregar a MA-014 totalmente requalificada.

“Recebemos uma comitiva da Baixada Maranhense, que está acompanhando de perto as obras de recuperação da MA-014. Houve protestos feitos de forma muito democrática e hoje estamos conversando com eles para que pudéssemos fazer esta estrada da melhor forma possível. A recuperação da MA-014 foi feita de uma forma que nunca tinha acontecido. Locais que precisavam de rachão, que é uma camada de pedra para dar mais durabilidade ao pavimento, receberam a aplicação necessária para garantir a qualidade da obra. Falta ainda executar um pequeno trecho de São Bento a São Vicente para que a gente possa inaugurar e percorrer de carro a MA, conversando com a população para ter certeza que a demanda foi atendida”, assinalou Brandão.

Após ter as reivindicações ouvidas pelo Governo do Maranhão, Rosely Nunes, moradora de Viana, e outros membros da comitiva agradeceram pelo trabalho. “Nós da Comissão da Baixada se Fazendo Respeitar queremos agradecer ao Governo do Maranhão. A supremacia da coletividade tem que ser o norte da gestão pública. Toda cobrança é válida, mas, quando é atendida, nós temos que ter a dignidade de reconhecer o avanço que nunca, desde a implantação da MA-014, nunca tinha ocorrido uma obra desta envergadura, com pedras que nos dará trafegabilidade digna por anos”, pontuou.

O governador Carlos Brandão ressaltou, ainda, que já foram concluídas as obras do trecho de Cujupe a Pinheiro, que será inaugurado em breve, e que os serviços seguem avançando até Vitória do Mearim. “Também estamos preparando a licitação do trecho de Turilândia até Governador Nunes Freire. Nosso compromisso é garantir mais mobilidade e dignidade a todos”, garantiu Brandão.

Ronaldo Castro, morador de Matinha e membro da Comissão da Baixada se Fazendo Respeitar, também avaliou de forma positiva o trabalho que está sendo executado. “Tivemos hoje reunidos com o governador Carlos Brandão. Fomos bem recebidos por ele e pelo secretário Aparício Bandeira. Queremos agradecer pelo serviço que está sendo executado na MA-014, que demonstra o olhar carinhoso que ele tem pela nossa região. Há muito tempo não se via um serviço dessa qualidade. Tivemos a oportunidade de dialogar, tirar nossas dúvidas e ele se comprometeu a concluir com brevidade os serviços do trecho que ainda falta, de São Bento a Pinheiro. Por isso, queremos pedir um pouco mais de paciência para a população, pois os trabalhos estão sendo feitos”, declarou.

O secretário Aparício Bandeira informou que o trecho restante das obras já em execução serão concluídos até o fim de abril. “Falta ainda um pequeno trecho de São Bento a Pinheiro que deve ser concluída entre março e abril para que a gente feche esse ciclo. Após a finalização do processo de licitação vamos executar também o trecho de Turilândia até Governador Nunes Freire. Esta é uma rodovia importantíssima, por isso, o Governo do Maranhão está fazendo um grande investimento na sua recuperação”, esclareceu.

Recuperação da MA-014

A MA-014 está sendo totalmente requalificada utilizando o método macadame, que aplica camadas de pedra e asfalto, técnica adequada às características do local.O serviço segue critérios técnicos justamente para garantir mais segurança, durabilidade e melhores condições de tráfego.

As condições de trafegabilidade da rodovia foram bastante comprometidas após o colapso da ponte que liga Bom Jardim a Santa Inês, na BR-136. Com isso, todo o tráfego foi desviado para o trecho entre os municípios de Vitória do Mearim, Pinheiro e Governador Nunes Freire, em direção a Belém.

Para recuperar a MA-014 o Governo do Maranhão abriu 8 frentes de trabalho. Também estão passando por obras os trechos de Anajatuba a São João Batista e de São Bento até Bequimão, garantindo melhores condições de trafegabilidade entre os municípios da Baixada Maranhense.

Em Zé Doca, Governo do Maranhão inaugura obras e realiza ‘Festival Conecta’ para entrega de tablets a estudantes da rede estadual

– Agenda municipalista do governador Brandão em Zé Doca (Foto: Rodrigo Ribeiro)

O Governo do Maranhão segue com agenda municipalista e, na quinta-feira (12), inaugurou obras em Zé Doca. No município, foram entregues as reformas da Delegacia de Polícia Civil e do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia (Iema Pleno). Ainda na cidade, aconteceu mais uma edição do ‘Festival Conecta’, que garante a distribuição de tablets para alunos da rede estadual de ensino como parte das ações do programa Educação de Verdade. Também foram entregues equipamentos para os agentes comunitários de saúde. O governador Carlos Brandão participou das solenidades.

As ações realizadas em Zé Doca são resultantes dos encontros que o governador Carlos Brandão tem realizado com os prefeitos das cidades maranhenses para receber as demandas da população e alinhar os investimentos do Governo do Maranhão.

Durante o cumprimento das agendas institucionais no município, Brandão destacou o impacto positivo das entregas.

“Inauguramos a reforma da delegacia, que há mais de 30 anos não passava por melhorias. Agora, está toda requalificada, com novos computadores e ar-condicionado, garantindo melhores condições de trabalho para delegados e escrivães atenderem a população”, ressaltou o governador.

“Também entregamos um novo prédio do Iema, um equipamento fundamental para a educação. Estamos ampliando o ensino em tempo integral e promovendo uma verdadeira revolução na educação, com a entrega de tablets aos alunos e chromebooks para os professores”, acrescentou Brandão.

O governador aproveitou a ocasião e anunciou novos investimentos para o município, como a pavimentação de ruas, conclusão da reforma de uma escola da rede estadual, envio de duas patrulhas agrícolas para apoiar a agricultura familiar e a construção de uma escola técnica para capacitação de jovens.

A prefeita de Zé Doca, Flavinha Cunha, afirmou que a parceria que o Governo do Maranhão tem mantido com os municípios está sendo fundamental para garantir o desenvolvimento das cidades, levando benefícios para a população.

“Hoje, é um dia especial para Zé Doca. Recebemos um grande investimento na educação com o novo prédio do Iema e também novos veículos e tablets para os alunos. A palavra é gratidão ao governador Carlos Brandão por olhar com atenção para o nosso município”, disse a gestora municipal.

Entregas de obras

A agenda em Zé Doca teve início com a entrega de obras. A primeira delas foi a reforma da Delegacia de Polícia Civil, localizada no bairro Alto dos Carneiros. A obra integra um amplo programa de modernização das instalações dos prédios do Sistema de Segurança Pública do Estado do Maranhão, garantindo melhores condições de trabalho para os servidores e um atendimento adequado à população.

“A reforma garante uma estrutura melhor tanto para os servidores quanto para a população, assegurando um atendimento mais digno. Antes, enfrentávamos problemas estruturais, como goteiras e mofo. Agora temos um ambiente mais adequado e seguro para trabalhar e atender a população”, observou o delegado regional Saulo Rezende.

Para Paula Rezende, delegada Especial da Mulher de Zé Doca, “a reforma trouxe um acolhimento mais humano para as vítimas, com instalações mais adequadas. A criação da sala infantil permite que as mães sejam atendidas com mais tranquilidade enquanto as crianças aguardam em um espaço apropriado”.

Em seguida, aconteceu a entrega da reforma do Iema Pleno de Zé Doca. A unidade de ensino integral da rede estadual passou por serviços diversos, como revisão de cobertura, pintura geral, instalação de piso tátil, restauração de portas e janelas, reparo em aparelhos de ar-condicionado, revisão elétrica, hidráulica e sanitária, entre outras intervenções que garantem mais conforto e melhores condições de ensino-aprendizagem para alunos e professores.

Festival Conecta – Programa Educação de Verdade, Eixo Tô Conectado

Para fortalecer as ações educacionais no estado, também foi realizado o ‘Festival Tô Conectado’ para a entrega de 11.030 tablets a estudantes da Unidade Regional de Educação (URE) Zé Doca, que soma 18 municípios. O programa também inclui a entrega de chromebooks para os professores.

“Com o novo Iema, ganhamos laboratórios, biblioteca e equipamentos que melhoram muito o aprendizado. O tablet do programa ‘Tô Conectado’ garante mais oportunidades para estudantes que não têm tantos recursos”, afirmou Yago Costa, aluno do Iema.

As entregas fazem parte do Tô Conectado, eixo do macroprograma Educação de Verdade, do Governo do Maranhão, para garantir a inclusão digital dos alunos, democratizando o acesso à internet e a recursos educacionais de qualidade; a aprendizagem personalizada, permitindo que os alunos estudem no próprio ritmo; engajamento, tornando as aulas mais dinâmicas e interativas; preparação para o futuro, desenvolvendo habilidades digitais essenciais para o mercado de trabalho; redução de desigualdades com a ampliação de oportunidades para estudantes da rede pública.

Cada tablet vem com um chip de internet, com franquia de 20 GB mensais, garantindo conectividade contínua aos estudantes. Os dispositivos permitem o acesso a uma ampla gama de recursos pedagógicos digitais, como vídeos educativos, livros digitais, plataformas de ensino a distância (EAD) e aplicativos. Destaque para o aplicativo Elefante Letrado, uma plataforma de leitura digital para a qual os professores da rede receberão capacitação específica.

Benefícios para os agentes comunitários de saúde

Ainda em Zé Doca, o governador Carlos Brandão entregou 107 tabletes, além de fardamentos aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A ação, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), integra o Programa Cuidar de Todos – Atenção Primária. Os kits entregues incluem bolsa, camisa e colete, além de tablet para uso em campo. O equipamento digital permitirá o registro em tempo real das informações, a atualização cadastral e o monitoramento mais preciso das condições de saúde nas comunidades.

O Maranhão conta com 16.303 agentes comunitários de saúde e 2.200 agentes de combate às endemias, distribuídos em 2.675 equipes de Estratégia Saúde da Família e 1.872 equipes de Saúde Bucal. Esses profissionais atuam diretamente na promoção da saúde, prevenção de agravos e orientação cidadã nas comunidades.

“Receber esse fardamento é um reconhecimento importante ao trabalho dos agentes de saúde em Zé Doca”, disse João Lima, agente comunitário de saúde.

Coopera Maranhão

A agenda em Zé Doca também contou com a entrega de um veículo para a Secretaria Municipal de Assistência Social e um veículo para a Secretaria Municipal de Educação. As entregas fazem parte do Programa Coopera Maranhão, lançado pelo Governo do Estado com o objetivo de fortalecer a atuação conjunta entre o Estado e dando melhores condições de atendimento à população que precisa dos serviços das duas áreas.

Governo do Maranhão entrega Restaurante Popular e Colégio Militar em Anapurus e São Bernardo

– Segov entrega Restaurante Popular e Colégio Militar em Anapurus e São Bernardo (Foto: Divulgação)

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Governo (Segov), realizou ações estratégicas de desenvolvimento, nesta segunda-feira (9), nos municípios de Anapurus e São Bernardo, que contaram, ainda, com assinaturas de ordens de serviço.

Importante equipamento social para o território maranhense, uma nova unidade do Restaurante Popular foi entregue na cidade de Anapurus, representando o compromisso do Governo do Estado em ampliar o acesso à alimentação e melhorar a vida das famílias maranhenses.

No município, além do restaurante, foram entregues dois veículos para as Secretarias Municipais de Assistência Social e Educação, além de assinatura de duas ordens de serviço para as reformas do Hospital Madalena Monteles e do prédio do Destacamento da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA).

Para o secretário Márcio Machado, da Segov, inaugurações como a do Restaurante Popular, por exemplo, reforçam a preocupação do governo estadual em garantir espaços que ofereçam refeições nutritivas, de qualidade e com preço acessível para a população.

“O foco da agenda municipalista do governo Carlos Brandão é poder oferecer melhores condições ao maranhense em diversos eixos. Seja na educação, seja no lazer, e também no combate à fome, com mais essa unidade entregue. Assim, aceleramos o desenvolvimento do Maranhão com equipamentos públicos importantes e eficazes”, acrescentou o secretário.

São Bernardo

Além de Anapurus, o município de São Bernardo também contou com novidades importantes nesta semana. Entre elas, a implantação do Colégio Militar Municipal Tiradentes XVLIII (Unidade Intensiva Profª Célia Cristina Pereira dos Reis), localizada na Avenida Custódio de Almeida Lima S/N, no bairro Planalto, e a entrega de dois veículos para as Secretarias Municipais de Assistência Social e Educação.

“Gostaria de agradecer o Governo do Estado por entregar tantas obras e tantas ações em todas as regiões do estado. Já foram mais de 700 obras em um pouco mais de três anos”, acrescentou o secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão.

Mais

Ainda nesta semana, a Segov também entregará outros equipamentos aguardados – desta vez, no município de Zé Doca. Na cerimônia, está prevista para esta quinta (12) a entrega de uma delegacia e um Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) Pleno.

Agenda municipalista avança com nova rodada de reuniões entre Governo do Maranhão e prefeitos no Palácio dos Leões, em São Luís

– Agenda municipalista avança com nova rodada de reuniões (Foto: Gilson Teixeira)

O Palácio dos Leões voltou a ser, na terça-feira (10), espaço de diálogo entre o Governo do Maranhão e as gestões municipais. Dessa vez, o governador Carlos Brandão recebeu nove prefeitos e prefeitas para discutir demandas prioritárias e alinhar novos investimentos em obras e serviços nas cidades maranhenses.

Os encontros fazem parte da agenda municipalista do governo estadual que tem se aproximado, ainda mais das prefeituras, o que está permitindo organizar junto às equipes técnicas a execução das ações estruturantes. Com esta rodada de reuniões, o número de gestores já recebidos pelo governador chegou a 200.

Segundo o governador Carlos Brandão, a dinâmica das reuniões prioriza a escuta ativa para dar encaminhamento às soluções em parceria com as secretarias de Estado.

“Chegamos hoje à marca de 200 prefeitos e vamos receber os demais para fecharmos os 217. Este é um primeiro passo onde a gente dialoga e define os investimentos que o governo fará em cada município. Depois, a gente visita as cidades para assinar as ordens de serviços para início das obras e autoriza as ações na área da saúde, educação, cidadania e outras. Desta forma, conseguimos levar benefícios para a população em todas as cidades do Maranhão”, assinalou Brandão.

A agenda teve início pela manhã com a prefeita de Bom Jardim, Cristiane Varão, que viu no encontro a oportunidade de levar benefícios à população da cidade. “Foi uma reunião muito produtiva que fortalece as políticas para o nosso povo. Só quero agradecer a recepção e dizer que estamos aqui para trabalhar em prol das pessoas”, afirmou.

Na sequência, o governador recebeu o prefeito de São José dos Basílios, Ronaldo Vieira, que tratou de investimentos para o município. Entre as demandas apresentadas estão a reforma do centro administrativo da cidade, incluindo a estrutura de auditório, além da reestruturação de praças e melhorias em Unidades básicas de saúde (UBS), que são equipamentos da rede de atenção primária responsáveis pelos atendimentos básicos de saúde à população.

“Temos o governador mais municipalista da história do Maranhão. Só temos a agradecer pela receptividade e por acreditar que podemos resolver as demandas do nosso município”, afirmou o prefeito Ronaldo Vieira.

Fabiana Mendes, prefeita de Presidente Vargas, avaliou de forma positiva a reunião com o governador Carlos Brandão. “Estamos voltando para casa com ótimas notícias para nossa população. Nosso município vai ganhar mais asfaltamento, viatura para a Polícia Militar, areinha esportiva e outros benefícios”, comemorou.

Quem também comemorou os compromissos firmados hoje foi o prefeito Fogoió, de Vitorino Freire. “Nós conquistamos a Ponte da Matinha, que é um sonho antigo dos moradores de toda essa comunidade. Em breve as obras serão iniciadas, melhorando o acesso a vários povoados e Santa Inês”, pontuou.

Prefeito de Bacuri, Márcio Hominho, afirmou que saiu do Palácio dos Leões com a palavra do governador do Estado quanto ao atendimento das demandas do município. “Hoje foi um dia muito importante, pois nos reunimos com o governador Carlos Brandão, a quem apresentamos as demandas da nossa população e fomos atendidos, levando muitos benefícios para a nossa população. Em breve, junto com o Governo do Maranhão, faremos os anúncios desses novos investimentos”, frisou.

O prefeito Walter Azevedo, de Sucupira do Riachão, também volta para casa com a garantia de novos investimentos estaduais. “O governador Brandão é um gestor municipalista e desde que assumiu o governo já autorizou muitos investimentos em Sucupira do Riachão. Nossa reunião hoje foi muito produtiva. Trouxemos as demandas do nosso povo e recebemos o compromisso do governador Brandão em atender o nosso pedido”, disse.

De Santa Filomena, o prefeito Salomão Barbosa também avaliou o encontro de forma positiva. “Na reunião com o governador Brandão alinhamos metas, arquitetamos projetos e ações que irão beneficiar e desenvolver a nossa querida Santa Filomena”, enfatizou.

“Fomos muito bem recebidos pelo nosso governador e tratamos de assuntos de extrema importância para Presidente Sarney. Saímos daqui muito esperançosos com a ampliação das ações que o Governo do Maranhão já executa na nossa cidade. Por isso, reforçamos nossa parceria para seguirmos trabalhando pelo desenvolvimento de Presidente Sarney”, disse o prefeito Gilson Lima.

A última reunião do dia foi com o prefeito de Afonso Cunha, Pedro Medeiros. “Foi uma reunião muito satisfatória para o nosso município. Este foi o nosso primeiro encontro mais direto com o governador. Apresentamos nossas demandas, falamos das necessidades do município e estamos aguardando os anúncios que o Governo do Maranhão fará para a nossa cidade muito em breve”, afirmou.

Governo do Estado inaugura e autoriza novas obras durante a Semana Estadual Imperatriz Segunda Capital Maranhense

– Governador Carlos Brandão e secretários estaduais se reuniram com o prefeito e vereadores de Imperatriz (Foto: Fernando dos Anjos)

O município de Imperatriz está sendo a capital administrativa do governo estadual até a próxima sexta-feira (6) cumprindo o que determina a Lei nº 11.904/2023, que estimula o poder público estadual a promover atividades, eventos e políticas públicas voltadas para a Região Tocantina. Os trabalhos foram iniciados nesta terça-feira (3) com reuniões com autoridades, inauguração de obras, assinatura de ordens de serviço e outras ações de cunho municipalista.

De acordo com o governador Carlos Brandão, que está em Imperatriz juntamente com a equipe de governo, o município possui um grande impacto para o desenvolvimento do estado e a Semana Estadual ‘Imperatriz Segunda Capital Maranhense’, garante maior atenção do poder público para a região como um todo.

“Em 2023, aprovamos um projeto de lei transformando Imperatriz na segunda capital do Maranhão. E, nessa semana do dia 1º de março até o dia 7 de março, Imperatriz é a nossa capital do estado. Trouxemos a nossa equipe de governo para inaugurar obras e anunciar outras obras e ações que estão em andamento. Teremos muitas reuniões porque as reuniões são sempre importantes. A cada dia que passa fatos novos vão acontecendo e [com as reuniões] vamos fazendo os ajustes”, afirmou o governador.

O primeiro momento do dia foi marcado por uma reunião do governador Carlos Brandão e dos secretários estaduais com o prefeito da cidade, Rildo Amaral, e com os vereadores do município. O encontro serviu para alinhar a agenda institucional que será executada até sexta-feira, além de buscar soluções para demandas existentes na cidade e que podem ter resolutividade a partir do apoio e parceria com a gestão estadual.

“Durante a reunião debatemos diversas pautas: infraestrutura, segurança, educação, saúde e assistência social e todas foram contempladas com o alento e a força do Governo do Estado, que sempre tem estendido a mão para Imperatriz reforçando ser um governo municipalista e parceiro do povo”, assinalou o prefeito Rildo Amaral.

Para o presidente da Câmara de Vereadores de Imperatriz, Adhemar Freitas Jr, a atividade parlamentar permite um contato constante com as demandas da população e ter essas demandas debatidas conjuntamente com os Executivos estadual e municipal representa avanço na resolutividade dos problemas enfrentados no dia a dia.

“Nesse momento, a Câmara Municipal esteve presente trazendo as demandas da cidade e o que o imperatrizense vive para o governador Carlos Brandão, que com muita paciência nos recebeu, nos atendeu e já deu andamento para muitas das solicitações apresentadas pelos vereadores e pelo prefeito. É um momento importante e marcante para a região, um momento em que o povo é ouvido”, destacou o parlamentar.

O secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, lembrou que as ações na Região Tocantina são constantes e fazem parte do modelo municipalista que busca apoiar o desenvolvimento. “O governador está dando uma atenção especial para Imperatriz, estamos aqui quase todas as semanas e mais do que a presença física das equipes de governo, existem muitas obras e muitas ações que estão melhorando o dia a dia dos imperatrizenses”, frisou.

Entre os primeiros atos realizados no município, o governador Carlos Brandão assinou ordens de serviço autorizando a reforma do Centro Administrativo/Palácio do Governo em Imperatriz, reforma do 3º Batalhão de Bombeiros Militar e implantação do Colégio Militar 2 de Julho após reforma da Escola Municipal Frei Tadeu.

O dia incluiu reuniões com prefeitos da região e também houve diálogo com o Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural), Glen Maia; e reunião com a membros do sistema de segurança pública estadual sobre as ações preventivas e ostensivas na Região Tocantina.

O primeiro dia de despachos da Semana Estadual ‘Imperatriz Segunda Capital Maranhense’ também contou com autorização para a implantação de uma escola de Ensino Médio no bairro Bom Jesus, autorização da obra do Hospital Universitário da Uemasul; inauguração do Centro Descentralizado de Leite Especial; entrega de certificados do Programa Qualifica Maranhão, que oferta cursos de curta duração em áreas estratégicas de geração de renda; entrega de veículos para as Secretarias Municipais de Assistência Social e de Educação e, também, para a Câmara Municipal.

“Hoje, em Imperatriz, estamos vivenciando um dia histórico para a educação da Região Tocantina. Durante o nosso Gabinete Itinerante, não apenas ouvimos as demandas das escolas e anunciamos melhorias estruturais e pedagógicas, mas também celebramos a certificação dos nossos alunos pelo Programa Qualifica Maranhão. Essa é a concretização de um governo que pensa na formação completa do cidadão: ao mesmo tempo em que garantimos escolas mais seguras, acolhedoras, também oferecemos qualificação profissional que abre portas para o mercado de trabalho”, ressaltou a secretária de Estado da Educação, Jandira Dias.

As agendas institucionais contaram com forte participação popular. O estudante Kauã Pablo Oliveira destacou a importância da formação com o Qualifica Maranhão. “Eu agradeço ao governo por acreditar na juventude maranhense e abrir essa oportunidade que vai mudar milhares de vidas com esse curso. Investir na educação é investir em um futuro melhor, por isso a importância dos cursos profissionalizantes do Governo do Maranhão através de projeto Qualifica Maranhão, isso impacta positivamente a vida de muitos jovens e adolescentes e também na comunidade escolar”, comentou.

Segunda Capital

A Lei Estadual nº 11.904/2023, originária do Projeto de Lei nº 55/2023, de autoria dos deputados estaduais Rodrigo Lago, Rildo Amaral, Janaína Ramos e Antônio Pereira, concede de forma honorífica e em caráter de promoção cultural e institucional o título de ‘Segunda Capital Maranhense’ à cidade de Imperatriz. A lei aparece no rol de legislações que institui datas e semanas comemorativas no calendário estadual maranhense, destacando a semana que se inicia em 1º de março como marco da Semana Estadual ‘Imperatriz Segunda Capital Maranhense’.

O objetivo dessa lei é estimular o poder público estadual a promover atividades, eventos e políticas públicas voltadas à Região Tocantina e associados à integração socioeconômica da região.

Maranhão alinha ações com Petrobras e BNDES para ampliar políticas públicas no estado

O Governo do Maranhão debateu importantes ações para o desenvolvimento do estado com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e com a Petrobras nesta segunda-feira (2). Representantes do governo maranhense, liderados pelo governador Carlos Brandão, estão na cidade do Rio de Janeiro (RJ) para tratativas que possibilitam a ampliação de investimentos e políticas públicas para o estado.

“Tivemos duas reuniões muito importantes. A primeira tratou com o BNDES sobre o Fundo Amazônia. Apresentamos o projeto junto ao governo da Alemanha e ao governo da Noruega e conseguimos captar recursos para a questão ambiental no combate a queimadas e na questão da regularização fundiária. Também tivemos uma reunião importante na Petrobras. Um acordo de confidencialidade para avançar nessa área do gás, temos feito muitos investimentos”, frisou o governador Carlos Brandão.

A primeira reunião foi com os representantes do BNDES e abordou o aporte de recursos do Fundo Amazônia para o programa estadual Paz no Campo, que foi lançado pelo governo maranhense em 2023 para o desenvolvimento de unidades produtivas de agricultores familiares, bem como para regularização de imóveis rurais e terras devolutas no estado. Com o Paz no Campo, mais de 22.700 famílias já foram beneficiadas com títulos de terra, incluindo comunidades quilombolas.

A reunião desta segunda-feira buscou ampliar estas ações. “O governador está aqui tratando das pautas da regularização fundiária. Estamos tendo um grande avanço, fizemos um alinhamento para recursos que vão fomentar o Paz no Campo. Este é o governo que mais entregou títulos de propriedade na história do Maranhão e vamos ampliar mais ainda. No Fórum de Governadores vamos anunciar um grande pleito do Maranhão junto ao BNDES”, relatou o presidente do Iterma, Anderson Ferreira.

Segundo a diretora socioambiental do BNDES, Tereza Campello, que esteve à frente da interlocução com o governo maranhense, o Paz no Campo está em consonância com as diretrizes da instituição, que incentiva o desenvolvimento com compromisso social.

“A regularização fundiária, como prevista no Programa Paz no Campo, reconhece direitos, promove inclusão e cria bases sólidas para um desenvolvimento mais justo e sustentável. Ela garante segurança jurídica às famílias, reduz conflitos no campo e abre caminho para que mais pessoas possam produzir, investir e planejar o futuro. No Maranhão, essa parceria institucional reforça nosso compromisso com políticas que geram oportunidades reais para as comunidades”, destacou a diretora.

Durante a reunião também foi debatido o aporte de recursos para ações de combate a queimadas pelo Corpo de Bombeiros do Maranhão. Uma parte dos recursos já foi liberada para as ações no estado e a outra parte será investida agora para mais ações que impactam na preservação do meio ambiente.

Parceria com a Petrobras

A reunião com representantes da Petrobras possibilitou a assinatura de um acordo de confidencialidade com a Gasmar, o que possibilitará o avanço dos investimentos na área do gás. O Governo do Maranhão e a Petrobras têm estabelecido uma longa parceria em que o Porto do Itaqui é uma das principais portas de entrada de combustível do país.

Para Angélica Laureano, Diretora Executiva de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, o acordo marca um novo momento de forte parceria entre Gasmar e Petrobras. “Estamos muito felizes com esta assinatura porque entendemos que será um processo produtivo de muitos avanços no setor de gás, tanto para Gasmar quanto para Petrobras.

“O que estamos fazendo hoje é celebrando um acordo entre a Gasmar e a Petrobrás, um acordo de confidencialidade. Isso significa, objetivamente, o diálogo da Petrobras com a Gasmar para tratar do nosso produto principal, que é o gás. Então, abre a possibilidade de fazermos um investimento conjunto. Essa parceria é motivada por vários aspectos, um deles é a margem equatorial. Uma vez vindo à exploração e tendo gás, há a possibilidade de prover gás para o Maranhão e para o Brasil”, observou o presidente da Gasmar, Allan Kardec.

A busca por novas fronteiras para a garantia da segurança e soberania energética nacional, colocando a margem equatorial como uma das últimas fronteiras exploratórias do país, foi tema do Fórum Transição Justa e Segurança Energética sediado na capital maranhense em março de 2024. O evento foi promovido pela Petrobras em parceria com o Governo do Maranhão e com o Consórcio Amazônia Legal.

O avanço das discussões é importante para uma transição energética no país. O acordo de confidencialidade entre a Gasmar e a Petrobras permitirá a troca segura de informações técnicas e comerciais, com avaliação de oportunidades no mercado de gás natural e base jurídica para estudos estruturados.