“Apoio à agricultura familiar é um marco deste governo”, diz Orleans Brandão durante entrega de equipamentos a produtores rurais

– Ao lado do governador, Orleans Brandão durante a entrega de equipamentos agrícolas na Fetaema (Foto: divulgação)

O secretário de Assuntos Municipalista, Orleans Brandão, destacou o compromisso do governo Carlos Brandão com a agricultura familiar ao participar da entrega de kits e equipamentos para fortalecer o trabalho dos agricultores familiares no Maranhão, ocorrida na quinta-feira (26) na sede da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (Fetaema).

“O apoio à agricultura familiar é um marco do governo Carlos Brandão, que tem desenvolvido grandes ações como o Programa Tempo de Semear, que garante cartão com 2 mil reais para o pequeno agricultor ter condições de produzir. Antes as sementes eram distribuídas e até por problemas de logística não chegavam a tempo do plantio. Oito mil agricultores foram contemplados em 2025 e serão 20 mil em 2026, porque é um auxílio que está ajudando a desenvolver a produção”, destacou Orleans Brandão.

Sob aplausos dos agricultores presentes no evento, Orleans Brandão citou outras ações do Governo do Maranhão, como a entrega de kits de equipamentos, e a parceria com a agricultura familiar que fornece os alimentos servidos nos mais de 210 Restaurantes Populares distribuídos por todo o estado. “Outro destaque é o grande trabalho de regularização fundiária realizado pelo governo estadual, que subiu de 3 mil títulos entregues por ano, para mais de 10 mil títulos. Famílias que esperavam há 30 anos pela propriedade de suas terras agora têm segurança jurídica para trabalhar. Essa é outra importante ação, reconhecida e premiada nacionalmente”, enfatizou o secretário de Assuntos Municipalistas.

Orleans Brandão finalizou sua fala aos agricultores familiares reconhecendo e agradecendo a parceria com o governo Lula, “sempre presente em todas as áreas para tirar o Maranhão da extrema pobreza e combater a fome. Estamos no caminho certo e vamos continuar”. Na solenidade realizada na sede da Fetaema em São José de Ribamar, foram entregues 1000 roçadeiras, 120 motores de rabeta (com tombo), 600 motores de rabeta (sem tombo), carretinha reboque, 600 caixas de feira, 2 mil kits de irrigação e 800 forrageiras, como parte de um investimento de R$ 10 milhões que atende os produtores rurais ligados à Fetaema.

O governador Carlos Brandão destacou que a entrega dos kits faz parte dos compromissos assumidos pelo Governo do Maranhão com os trabalhadores rurais durante o Grito da Terra 2024 e que a ação integra uma série de políticas implementadas pela gestão estadual para valorizar e fortalecer a agricultura familiar. A presidente da Fetaema, Angela Silva, afirmou que os equipamentos vão contribuir para a organização da cadeia produtiva da agricultura familiar do estado, por meio do acesso à tecnologia.

“Esses equipamentos são fundamentais para o desenvolvimento da agricultura familiar no Maranhão, assegurar a segurança alimentar no estado, a geração de empregos e a criação de renda no campo”, explicou ela. “Esse é um momento único, em que a importância da pesca para o setor produtivo do Maranhão é reconhecida pelo Governo do Estado. Há 26 anos atuando nessa área, participo deste dia com muita alegria”, declarou a representante da colônia de pescadores de São José de Ribamar, Maria de Araújo.

Governo do Maranhão inicia obras de pavimentação em ruas e avenidas de São José de Ribamar

– Governo do Maranhão inicia obras de pavimentação em ruas e avenidas de São José de Ribamar (Foto: divulgação)

O compromisso da gestão estadual com a infraestrutura viária é um dos objetivos principais da agenda municipalista do Governo do Maranhão, que iniciou nessa quarta-feira (25), com o programa de pavimentação de ruas e avenidas de São José de Ribamar.

A iniciativa integra o maior pacote de investimentos em infraestrutura viária já executado pelo Governo do Estado na cidade e foi realizada nos bairros do Alto do Turu e Parque Jair.

Na cerimônia de lançamento das obras, estiveram presentes: o secretário Extraordinário de Assuntos Municipalistas (Seam), Orleans Brandão; o secretário de Governo (Segov), Márcio Machado; o secretário-geral da Governadoria (SAG), Luís Fernando; entre outros representantes.

O secretário Márcio Machado destacou que a pavimentação em blocos de concreto visa garantir ruas mais organizadas, seguras e com melhor acesso para moradores e comerciantes, e reforçou que é um investimento histórico com foco na transformação da cidade e em elevar a qualidade de vida da população.

“É com muita felicidade poder perceber o avanço da agenda municipalista do Governo do Maranhão, com esta importante obra em São José de Ribamar. É um dia histórico para a cidade, que agora conta com mais uma grande transformação da nossa gestão estadual”, pontuou Márcio Machado.

“Assumimos esse grande compromisso com São José de Ribamar em fazermos uma grande obra no eixo de infraestrutura. E trazer essa pavimentação é entender o quão ela é importante para o município e para sua população. Temos certeza de que a cidade vive um novo momento com mais esta importante obra do governador Carlos Brandão”, destacou o secretário Orleans Brandão. “Uma obra que garante mais infraestrutura, mais desenvolvimento e mais qualidade de vida para a população”, acrescentou o secretário Luís Fernando.

A pavimentação foi bastante elogiada pelo público presente na cerimônia de lançamento da obra. Dionilson Pereira, morador há 27 anos do Alto do Turu, parabenizou o Governo do Estado pelo programa de Pavimentação de ruas e avenidas de São José de Ribamar.

“Nós estamos muito gratos com estas obras aqui na região, por vais nos dar muito mais qualidade de vida. Os comércios da região eram muito prejudicados, sem infraestrutura, sem segurança. Agora, tudo vai melhorar. Estamos felizes em ver o poder público do nosso lado”, agradeceu o morador.

Mais entregas

Nos últimos dias, no interior do estado, a Segov deu continuidade à agenda municipalista do Governo do Maranhão, com a entrega de duas novas unidades da rede de Restaurantes Populares, sendo uma em Igarapé do Meio e outra em Porto Rico do Maranhão.

Ainda nas cidades, foram realizadas uma série de ações governamentais: Igarapé do Meio contou com assinaturas de ordem de serviço para implantação de Areninha no povoado Lage Comprida e implantação de um portal de entrada da cidade e de termo de autorização para implantação de Estação Tech; já em Porto Rico do Maranhão, assinaturas de ordem de serviço para implantação do Colégio Militar Tiradentes, reforma da Praça da Família, do hospital da cidade, implantação do Viva Procon e de termo de autorização para implantação de um portal de entrada da cidade.

Outro destaque foi em São Félix de Balsas, com a entrega da iluminação sobre o Rio Balsas até o início da Avenida Alexandre Costa, além de dois Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA) e de um Viva/Procon.

Brandão anuncia que recuperação da BR-222 será iniciada em março

A obra de recuperação da BR-222, entre Entrocamento (Itapecuru- Mirim) e Chapadinha, está garantida. Os serviços foram assegurados pelo governador Carlos Brandão em reunião com o ministro da Infraestrutura, Renan Filho, em Brasília, para tratar sobre a restauração das rodovias federais do Maranhão.

“O ministro nos garantiu que vai começar essa recuperação em março”, afirmou Brandão, em entrevista à TV Mirante.

O investimento previsto é de R$ 200 milhões, recurso já alocado para o início dos trabalhos na rodovia.

Governo inaugura Estrada do Abacaxi e entrega novos equipamentos em São Domingos do Maranhão

A população de São Domingos do Maranhão recebeu, nesta quinta-feira (12), as entregas feitas pelo Governo do Estado do Maranhão que trouxeram mais infraestrutura, inclusão digital, incentivo ao esporte e fortalecimento de serviços públicos.

O principal destaque da agenda foi a inauguração da Estrada do Abacaxi, com 23,5 km de pavimentação asfáltica, ligando Graça Aranha ao entroncamento de São Domingos do Maranhão, com acesso à BR-135, MA-128 e MA-360.

A estrada encurtou distâncias, melhorou o tráfego de veículos leves e pesados, e criou uma rota mais segura para o escoamento da produção agrícola, especialmente do abacaxi, cultura que sustenta parte importante da economia local, atribuindo ao município o título de ‘Capital do Abacaxi’ no Maranhão.

Além do impacto direto na logística, a nova pavimentação reduziu custos com manutenção de veículos, melhorou o tempo de deslocamento entre comunidades e facilitou o acesso a serviços essenciais, como atendimento de saúde, transporte escolar e circulação de trabalhadores.

“Estamos tirando do papel os pleitos dos prefeitos. Estamos aqui em São Domingos inaugurando essa estrada que vai até Graça Aranha. São 23 quilômetros de implantação de pavimentação com trabalhos desde terraplanagem, drenagem até a sinalização. Essa é mais uma obra que era considerada impossível e hoje estamos inaugurando. Daqui sai 60% da produção de abacaxi e gera muito emprego e renda para a cidade”, declarou o governador Carlos Brandão.

Os serviços executados pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) incluíram terraplenagem, drenagem superficial, imprimação, pintura de ligação e aplicação do Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) que dá resistência ao pavimento.

Na zona rural, o Governo do Estado, também por meio da Sinfra, entregou mais 11 km de asfalto beneficiando doze povoados, entre eles Ihuma (a 12 km da sede) e Paú (a 7 km da sede).

O prefeito de São Domingos do Maranhão, Kleber Alves de Andrade, mais conhecido como Kleber Tratorzão, destacou que com o modelo de gestão municipalista do Governo do Estado várias obras já haviam sido entregues no município e que as inaugurações desta quinta-feira consolidam importantes avanços estruturais para a cidade.

“Essa é uma estrada que vai fomentar muito uma produção que nos dá renda, emprego e sustentabilidade para o nosso município. É uma obra estruturante que está beneficiando toda a região, São Domingos e Graça Aranha, e temos mais outras obras sendo inauguradas como o ginásio no povoado Bacupari, uma Estação Tech e mais 11 quilômetros de asfalto nos povoados”, ressaltou o prefeito.

A dona de casa Maria Raimunda já não alimentava mais esperanças de que pudesse ver a via pavimentada. “Muito obrigado por essa estrada. Em 68 anos eu pensei que isso nunca iria acontecer, mas veio agora e isso é bom demais. Sou muito grata por isso”, afirmou.

Para a merendeira Isoneide Barros, as obras representam avanço para a economia da região. “Antes andavamos por aqui porque era necessidade, mas quando ía para São Domingos era hora e meia nessa estrada e tudo esburacado, lama demais e carro até atolava. Todo ano temos uma produção excelente da cultura do abacaxi e quando íriamos expor em outros lugares a nossa produção a estrada não favorecia e tínhamos prejuízo”, contou.

Outra entrega do dia foi a inauguração do Ginásio Poliesportivo Antônio Ferreira de Oliveira, no povoado Bacupari, a cerca de 30 km da sede.

O equipamento passou por uma reconstrução estrutural completa. Antes abandonado, sem cobertura e tomado por vegetação, o ginásio recebeu nova estrutura metálica, cobertura, recuperação de arquibancadas, reforma de banheiros e vestiários, além de melhorias de segurança com gradis e adequações de acessibilidade, como rampas e espaços adaptados.

Na área de tecnologia e educação, a agenda incluiu a inauguração da Estação Tech, instalada no prédio do antigo Farol da Educação, agora totalmente reformado. O espaço recebeu adequações estruturais no telhado e substituição do forro, além de reconfiguração completa do layout interno.

A intervenção ampliou o prédio para implantação de um salão de informática com mais de 80 m², reformou a área de acesso e garantiu acessibilidade com rampa e banheiro adaptado.

O local também passou a contar com climatização em todos os ambientes, modernização das instalações hidráulicas e sanitárias, novos pisos e revestimentos, pintura geral e restauração do minianfiteatro nos fundos.

A nova Estação Tech se propõe a ser um ponto de apoio para cursos, oficinas, acesso a ferramentas digitais e incentivo à formação tecnológica para estudantes, jovens e trabalhadores conquistarem melhores oportunidades de trabalho.

A programação em São Domingos do Maranhão incluiu ainda a entrega de dois veículos do Programa Coopera Maranhão, destinados às secretarias municipais de Assistência Social e Educação, com articulação da Secretaria de Estado de Governo (Segov).

Os automóveis servem como apoio logístico para as ações realizadas em localidades mais afastadas.

Governo entrega Estrada de Santana e anuncia mais ações para o município de São José de Ribamar

– Obra realizada pela gestão estadual garante um trânsito mais seguro para motoristas e pedestres (Foto: Lucas Alexandre)

A população do município de São José de Ribamar agora conta com mais conforto e segurança para trafegar pela Estrada de Santana, beneficiando cerca de 40 mil pessoas de 13 comunidades da região, que antes sofriam com alagamentos durante o período chuvoso. O Governo do Maranhão realizou uma grande obra de drenagem profunda e pavimentação de aproximadamente quatro quilômetros do eixo principal da via e mais oito quilômetros de vias auxiliares. A inauguração ocorreu na manhã deste sábado (31).

O trabalho é mais uma marca do municipalismo desenvolvido pela gestão estadual em apoio aos municípios. A entrega da obra põe fim a uma espera de mais de 100 anos e foi comemorada com entusiasmo pela população. Durante a solenidade, estiveram presentes o governador Carlos Brandão, o prefeito Dr. Julinho, parte do secretariado estadual, além de deputados estaduais e vereadores.

“Assim que assumi o governo, identifiquei que no estado havia muitas obras consideradas impossíveis, e foi por essas obras que comecei a fazer uma revolução. Hoje, estamos entregando essa pavimentação com drenagem. São quatro quilômetros de avenida principal e mais oito quilômetros de asfalto nas vias perpendiculares. A estrada está bem feita e com drenagem, pois aqui alagavam 13 comunidades, e agora esse problema acabou. Nunca mais haverá alagamento nas casas”, explicou o governador.

Segundo o secretário de Estado da Infraestrutura, Aparício Bandeira, o trabalho de drenagem foi essencial para garantir a qualidade da obra, devido às características da região. Ele ressaltou que a gestão estadual também se preocupou com melhorias na infraestrutura do entorno da estrada, além da sinalização e da pintura da via.

“Essa obra está dando vida a esse bairro. Tivemos uma enorme dificuldade de execução porque toda a estrada precisou receber drenagem profunda. Por isso, o serviço demorou um pouco, já que os desafios foram grandes, mas estamos entregando essa obra satisfeitos e felizes para a população de Ribamar. É uma obra muito importante, principalmente para este bairro [Outeiro]”, observou o secretário.

O prefeito Júlio Matos, conhecido como Dr. Julinho, destacou que a estrada possibilita desenvolvimento e mobilidade para a região. Ele lembrou que, sem a parceria institucional do Governo do Maranhão, a obra não seria possível e ressaltou que a postura municipalista da gestão estadual tem possibilitado o avanço das políticas públicas no estado.

“Estou felicíssimo e tenho certeza de que a população também está, porque, quando o governador Carlos Brandão autorizou essa obra, quem ganhou foi a população de São José de Ribamar. Quero, neste momento, abraçar todas as autoridades e dizer que não tenho palavras para agradecer por essa estrada feita pelo governo”, declarou.

Para Analiza Santos Almeida, moradora do bairro Outeiro, ver a estrada completamente pavimentada é a realização de um sonho. Ela utiliza a via diariamente e afirma que a obra mudou a vida de todos que moram nas proximidades.

“Essa via tem vários acessos a outros bairros, e aqui era lama demais. A gente mal conseguia sair de casa. Quando chovia, era tanta água e lixo que vinham de outros bairros e tudo desaguava aqui. Então, essa estrada arrumada é uma bênção que a gente ganhou, e hoje podemos sair de casa com tranquilidade”, relatou.

Mais ações para a cidade de São José de Ribamar

Durante a tarde, o governador Carlos Brandão assinou ordens de serviço que garantem o início de novas obras no município de São José de Ribamar. Foi autorizado o asfaltamento do acesso à Vila Nestor. Além disso, mais de 50 quilômetros de vias urbanas serão pavimentados, com asfalto e blocos de concreto, garantindo mais segurança viária e qualidade de vida para a população.

Governo inaugura Estrada do Progresso e leva desenvolvimento para a região de Alto Alegre do Pindaré

– Estrada do Progresso foi entregue para a população de Alto Alegre do Pindaré (Foto: Gilson Teixeira)

O Governo do Maranhão inaugurou, nesta sexta-feira (30), a Estrada do Progresso, que liga os Povoados Centro da Rosa e Timbira do Bogéa, no município de Alto Alegre do Pindaré. A nova via possui mais de 10 quilômetros de extensão e representa desenvolvimento para a região, possibilitando o escoamento da produção e a interligação de vários povoados. Com a estrada, os moradores agora possuem mais segurança e conforto para o deslocamento ao centro da cidade.

A solenidade de entrega da Estrada do Progresso contou com a presença do governador Carlos Brandão que, na ocasião, assinou ordens de serviço para implantação de uma Estação Tech, uma unidade do Colégio Militar 2 de Julho e três portais para a cidade. Também foram entregues dois veículos, no âmbito do Programa Coopera Maranhão, para fortalecer o trabalho das Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social.

“Essa é uma das obras que era considerada impossível, mas o nosso governo tem feito essas obras, tem tirado do papel e transformado em realidade. Essa estrada tem 13 quilômetros, serve para o escoamento da produção, para o acesso a vários povoados e beneficiará a população, facilitando o deslocamento de ambulâncias, o transporte escolar e muitos outros usos”, relatou o governador Carlos Brandão.

A obra contou com parceria entre a gestão estadual e municipal. A Prefeitura de Alto Alegre do Pindaré fez o trabalho de drenagem, enquanto os demais serviços foram executados pelo Governo do Estado, como terraplanagem, asfaltamento e sinalização. O prefeito Didi do PP afirmou que o trabalho conjunto representa desenvolvimento para os municípios.

“O governo tem sido incansável em ajudar os municípios do Maranhão. Eu digo isso porque estou prefeito e temos ajuda do Estado em várias ações na área da educação, na área da saúde, na área da infraestrutura, em todas as áreas, então só temos a agradecer por essa parceria”, frisou.

O lavrador Antônio Vieira afirmou que a obra da estrada representa alegria para os moradores da região, que por vários anos sofreram com a dificuldade de deslocamento, especialmente no período chuvoso.

“Essa obra é a realização do sonho de muita gente e damos graça pelo governo ter se lembrado da gente, está todo mundo feliz, sorrindo. Antes, era muito difícil passar por aqui: carro atolava e, quando chovia, era ainda maior a dificuldade. Então, que Deus abençoe a realização do nosso sonho por esse asfalto”, comentou.

Para a professora Maria do Carmo, a entrega da obra põe fim a uma espera de mais de 30 anos, quando a família passou a morar em Alto Alegre do Pindaré. “Não havia estrada e para chegar ao ponto mais próximo era muito difícil. Hoje, temos essa estrada de qualidade. Melhorou para andar de bicicleta, fazemos caminhada e o carro vem entregar na porta da nossa casa, sem problema, os pedidos que fazemos”, comemorou.

Durante a agenda em Alto Alegre do Pindaré, a comitiva da gestão estadual acompanhou a inauguração do Ginásio Poliesportivo Luís Bogéa. A obra foi realizada a partir da parceria do governo federal com a prefeitura do município.

Governo do Estado entrega ponte, unidade do Viva e novo ginásio em Presidente Médici

– Governo entregou ponte no município (Foto: Rodrigo Ribeiro)

Uma comitiva do Governo do Estado do Maranhão esteve, nesta sexta-feira (30), em Presidente Médici, para entregar um pacote de benefícios. O governador Carlos Brandão inaugurou uma nova ponte sobre o Igarapé da Jabota, além de uma unidade do Viva/Procon e devolveu à comunidade o ginásio municipal totalmente reformado. Houve ainda entrega de veículos para a Prefeitura e de óculos para moradores.

A nova ponte, que liga povoados ao centro do município, é uma estrutura sólida de concreto armado com 18 metros de extensão. O investimento de R$ 523 mil põe fim às dificuldades provocadas pelas chuvas intensas, fazendo com que as famílias do povoado cheguem aos postos de saúde e escolas sem imprevistos. A travessia passa a suportar o tráfego da região com a largura necessária para o trânsito seguro de veículos e pedestres.

O governador Carlos Brandão ressaltou que a obra traz melhores condições de trafegabilidade e deslocamento, facilita o acesso de serviços essenciais e melhora da mobilidade rural, sendo a primeira da vasta agenda de compromissos.

“Hoje, foi mais um dia de municipalismo em Presidente Médici. Começamos nossa agenda inaugurando essa importante ponte de concreto. Depois, saímos para fazer uma vistoria no Hospital Regional da Criança, porque não adianta só inaugurar, tem que ver como está funcionando para atender a região. Em seguida, fomos à inauguração do Viva Procon, um local para a emissão de documentos, trazendo cidadania. Não precisa mais se deslocar para Pinheiro ou para Santa Luzia”, frisou o governador.

A nova unidade do Viva/Procon fica na Rua São José e resolve um antigo problema dos moradores, que era a necessidade de viajar para outras cidades apenas para tirar um RG ou resolver pendências com o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA). Com as portas da unidade abertas, o serviço está a poucos minutos de casa.

“Estamos inaugurando a unidade 126 do Viva Procon. As unidades são fruto de uma parceria do Governo do Estado do Maranhão com a Prefeitura de Presidente Médici para garantir mais direitos e cidadania para os cidadãos”, pontuou o presidente em exercício do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon-MA), Ricardo Cruz.

O cuidado com as pessoas também passou pela saúde visual. O Programa Cuidar dos Olhos entregou 190 óculos de grau para quem aguardava pela chance de voltar a enxergar nitidamente. “Vim receber meus óculos muito alegre. Achei muito bom esse programa, eu fiz a consulta e ganhei. Vou enxergar melhor e estudar”, relatou a dona de casa Rita de Moraes.

Dando sequência à agenda, o Ginásio José Matos Damasceno está de cara nova. Através do programa Sedel Revitaliza, o espaço ganhou vestiários dignos, alambrados recuperados e uma pintura completa que vai do piso às arquibancadas. A obra representa a retomada de um ponto de encontro para os jovens e de lazer para a comunidade. Também foram entregues kits esportivos para incentivar a descoberta de talentos em diferentes modalidades.

Para fortalecer o trabalho social na cidade, o Estado também enviou dois carros que serão usados pelas equipes da Educação e da Assistência Social nas visitas e atendimentos aos moradores.

O prefeito de Presidente Médici, Caçula Coelho, agradeceu a generosidade e atenção para com a cidade. “Para municípios pequenos, que possuem recursos limitados, essa parceria é fundamental. Contamos com o apoio do governador Carlos Brandão e dos deputados estaduais e federais. Através do municipalismo, estamos vivendo dias melhores e trabalharemos para que esse progresso continue”, disse.

Maranhão assume a presidência do consórcio Nordeste

– Governador Carlos Brandão foi eleito para a presidência do colegiado por unanimidade (Foto: Divulgação)

O Consórcio Amazônia Legal elegeu por unanimidade o governador do Maranhão, Carlos Brandão, para a presidência do colegiado, que reúne os nove estados da Amazônia Legal.

A eleição marca um novo ciclo de articulação política e institucional do Consórcio, com foco no fortalecimento da cooperação entre os estados, no diálogo federativo e na condução de agendas estratégicas voltadas ao desenvolvimento sustentável da região.

À frente do Consórcio, Brandão deverá atuar na integração de políticas públicas, na atração de investimentos e na ampliação do diálogo com o governo federal e com a comunidade internacional, alinhando preservação ambiental, crescimento econômico e inclusão social.

“É uma honra muito grande ser escolhido presidente do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal, por unanimidade. A gente já conhece bem o trabalho, participamos de três consórcios, e esse consórcio tem uma pauta muito importante e muito forte, que é a questão ambiental. Nós fizemos várias reuniões, inclusive participamos de um evento muito grande, a nível mundial, que foi a COP30, em Belém. Isso nos deu uma experiência muito significativa, que faz com que a gente possa conduzir esse processo e trazer grandes conquistas para a Amazônia e para o Maranhão”, explicou Brandão.

Além do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal, o Maranhão também integra o Consórcio Nordeste e o Consórcio Brasil Central.

Governo do Estado leva ações que vão do asfalto à cidadania em Cajapió

– Governo do Estado entregou obras e serviços em Cajapió (Foto: Gilson Teixeira)

A população de Cajapió comemorou entregas que facilitam o acesso aos serviços públicos de cidadania e segurança e mais: fortalecem o turismo e a geração de renda em Cajapió. O Governo do Maranhão inaugurou a primeira unidade do Viva/Procon no município, entregou a reforma da Delegacia de Polícia, pavimentou a estrada de acesso à Praia de Itapéua e reforçou a frota municipal com ambulância e viaturas.

Com a nova unidade do Viva/Procon instalada na Rua da Chapadinha, os moradores passam a emitir documentos básicos e acessar direitos do consumidor sem precisar se deslocar para outros municípios. Para o governador Carlos Brandão, a interiorização do serviço garante mais dignidade à população. “Quando a gente traz serviços como o Viva/Procon para dentro dos municípios, a gente garante cidadania e evita que as pessoas precisem sair da sua cidade para resolver o básico”, afirmou.

Segundo a diretora de atendimento do Viva/Procon em Cajapió, Caíssa Matos, o equipamento representa um avanço muito esperado. “Aqui serão emitidos RG Nacional, CPF, CTPS Digital, a CIPTEA, além dos serviços do Balcão do Cidadão e da orientação ao consumidor. A população não vai mais precisar se deslocar para outros municípios para emitir sua documentação básica”, destacou.

A reforma da Delegacia de Polícia, na Avenida Mário Martins, por sua vez, reforça a segurança pública e oferece melhores condições de trabalho aos agentes, além de atendimento mais humanizado à quem precisar ir ao local.

Na orla, a pavimentação da estrada de acesso à Praia de Itapéua encerra um ciclo de dificuldades enfrentadas por moradores e pescadores, especialmente durante o período chuvoso. Moradora da comunidade, Maria Eunice já consegue perceber os benefícios da obra. “Antes era estrada de piçarra. Hoje, a gente agradece essas melhorias. Agora, se chamar uma ambulância, ela vem rapidinho. Antes era mais difícil, levava as pessoas na rede”, disse.

Para a pescadora Arlete Alves, a nova estrada era um sonho antigo que agora impulsionará o turismo e a melhoria da renda das famílias da região. “Era muita lama, a gente quase não vinha no inverno. Agora, dá pra vir todos os dias, vender nossas coisinhas. Teve evento, veio muito turista e todo mundo vendeu tudo”, afirmou.

Morador e pescador, Valter Gonçalves também destacou a mudança na rotina da comunidade. “Melhorou 100%. A estrada melhorou e a venda do camarão também. O comprador vem todo dia e a renda tá aparecendo. Um sucesso”, relatou.

Ao comentar os investimentos em mobilidade, o governador Carlos Brandão reforçou o papel das estradas no desenvolvimento regional da Baixada Maranhense ou Litoral Ocidental.

Na ocasião, Carlos Brandão listou inúmeras obras de pavimentação de estradas e vias feitas pelo Governo do Estado. “Todas as estradas de acesso às praias geram desenvolvimento turístico, emprego e renda. A Baixada está sendo contemplada com obras importantes e de qualidade”, concluiu o governador, após ser recebido carinhosamente pelo povo.

Além das obras de infraestrutura, o Governo do Maranhão entregou 12 carrinhos do Programa Mais Renda, beneficiando pequenos empreendedores, e reforçou os serviços municipais com uma ambulância e duas novas viaturas.

Com gestão municipalista, Carlos Brandão alcança marca de 176 prefeitos recebidos no Palácio dos Leões

– Uma ambulância foi entregue para Matões do Norte (Foto: Rodrigo Ribeiro)

O governador Carlos Brandão deu continuidade à agenda de diálogo com os gestores municipais e recebeu, nesta quinta-feira (15), mais oito prefeitos no Palácio dos Leões. Com os novos encontros, o Governo do Estado do Maranhão alcança a marca de 176 prefeituras atendidas nesta rodada de conversas, restando apenas 41 municípios para a conclusão do cronograma de escuta ativa.

A iniciativa tem como objetivo descentralizar os serviços públicos e fortalecer parcerias diretas para a execução de obras e ações nas áreas de infraestrutura, saúde e cidadania. O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, também participou das tratativas, reforçando a articulação entre o Governo do Estado e as prefeituras na distribuição de recursos e equipamentos.

“Dando sequência à nossa agenda municipalista, hoje estamos recebendo mais oito prefeitos, totalizando 176 municípios atendidos. Aqui, recebemos projetos dos prefeitos e prefeitas, junto com os vereadores. Debatemos, aprovamos e, depois, vamos aos municípios assinar as ordens de serviço para que possamos tirar essas ações do papel. Já inauguramos muitas obras fruto dessas audiências e vamos continuar assim até recebermos todos os 217 prefeitos, independentemente de questões políticas ou partidárias, pois fazemos um governo municipalista”, afirmou o governador Carlos Brandão.

Participaram da reunião os prefeitos Renato Santos (Colinas), Kedson Araújo (Aldeias Altas), Dr. Julinho (São José de Ribamar), Lacerda (São João do Sóter), Solimar (Matões do Norte), Domingas Cabral (Mirador), Preto (Vargem Grande) e Marton Pageú (Altamira), representando diferentes regiões do estado e reforçando o compromisso do Governo do Maranhão com um diálogo amplo e permanente com os municípios.

Sobre anúncios específicos, o governador destacou avanços para Colinas, Aldeias Altas e Matões do Norte, além de benefícios para a Região Metropolitana. “Com o Dr. Julinho, de São José de Ribamar, fortalecemos a parceria com a entrega de uma ambulância nova, o anúncio de 40 km de asfalto, kits para feirantes e uma nova unidade do Viva/Procon”, ressaltou Brandão.

O prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho, celebrou os investimentos anunciados para a cidade do estado que integra a região metropolitana. “Ganhamos não apenas uma ambulância, mas muito mais. Foi uma reunião que demonstrou que o governador, além de democrático, abraçou a população de Ribamar”, destacou.

Outra ambulância foi entregue para atender a população de Matões do Norte. O prefeito Solimar destacou a receptividade e os resultados da reunião com o Governo do Estado. “Matões do Norte, juntamente com toda a sua comitiva, foi recebida pelo governador Carlos Brandão e pelo secretário Orleans Brandão. Durante a reunião, o Governo do Estado se colocou à disposição do município e garantiu a chegada de diversas obras para atender às demandas da nossa população. Saímos muito satisfeitos com a receptividade e com o compromisso de um governador que não mede esforços para trabalhar por todo o Maranhão”.

No mesmo sentido, o prefeito de Aldeias Altas, Kedson Lima, ressaltou a agilidade no atendimento às demandas locais. “O governador e sua equipe se colocaram à disposição e todas as nossas solicitações foram atendidas. Mais ações ainda virão para Aldeias Altas”, disse.

Para o prefeito de Colinas, Renato Santos, a continuidade do trabalho conjunto é fundamental para o desenvolvimento regional, incluindo o município que é cidade natal do governador. “Conseguimos boas novidades para Colinas. A parceria com o Governo do Estado vai continuar e tenho certeza de que dias melhores virão para o Maranhão e para nossa cidade”, concluiu.

A série de reuniões segue até que os 217 municípios maranhenses apresentem suas demandas diretamente ao Executivo Estadual, fortalecendo a política de diálogo e cooperação com as gestões municipais.