Orleans destaca força da parceria do Estado com municípios

O domingo foi de muitas entregas e de mais investimentos estaduais no interior do Maranhão. Representando o Governo do Estado, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, esteve em Passagem Franca, Turiaçú, Maracaçumé e Presidente Médici para incluir mais 2.961 famílias no programa Maranhão Livre da Fome, entregar ambulâncias, viaturas policiais e carrinhos do programa Mais Renda, além de autorizar obras de infraestrutura, educacionais e acesso a cidadania, em parceria com os municípios.

“São mais de três mil obras, em todas regiões do Maranhão, graças à parceria com os municípios para tirar do papel obras e serviços importantes como o Viva Procon, a Estação Tech, o Colégio Militar e o Restaurante Popular, além do maior programa de pavimentação asfáltica e o de combate à fome da história do Maranhão”, afirmou Orleans Brandão.

Em Passagem Franca, ao lado do prefeito Chicão da Parabólica, foram anunciados a reforma do hospital, a pavimentação asfáltica de mais quatro quilômetros de vias urbanas e a implantação de rede de abastecimento de água. O município também é parceiro no programa Maranhão Livre da Fome, onde mais de 800 beneficiários receberão renda para compra de alimentos, assistência à saúde e cursos de capacitação para o mercado de trabalho. “Nos últimos meses, trouxemos ambulância e viatura para polícia, fizemos o asfaltamento de quatro quilômetros de ruas, estamos concluindo um Viva Procon e Restaurante Popular. Vamos continuar trazendo mais benefícios”, afirmou Orleans Brandão.

Outras 1.524 famílias foram inseridas no programa de combate à fome, em Turiaçú, onde Orleans Brandão fez a entrega de oito carrinhos do programa Mais Renda, e levou a autorização do Governo do Estado para o início da pavimentação asfáltica de 6 km de vias urbanas, implantação do Portal da Cidade, do Programa Mutirão Rua Nova no bairro Caxias, e do Colégio Militar Tiradentes

“Além de garantir comida na mesa para quem mais precisa, esse programa vai injetar cerca de R$ 400 mil por mês na economia da nossa cidade. Este Governo está desenvolvendo um trabalho extraordinário e competente por meio da Secretaria de Assuntos Municipalistas, pois a nossa população precisa do apoio dos governos estadual e federal para que suas necessidades sejam atendidas”, destacou o prefeito de Turiaçú, Edésio Cavalcanti.

Em Maracaçumé, Orleans Brandão fez a entrega dos cartões do Maranhão Livre da Fome a 524 famílias, e de oito carrinhos do Programa Mais Renda para que comerciantes informais tenham melhores condições de trabalho. Com o vice-prefeito Zé Menandes e demais autoridades municipais, o secretário autorizou a Implantação do Colégio Militar, do Viva Procon e da Estação Tech. “São muitas e importantes obras, sempre desenvolvidas em parceria com os municípios”, enfatizou.

Encerrando a agenda de domingo, Presidente Médici recebeu do Governo do Estado ambulância, viatura policial, oito carrinhos do programa Mais Renda e a inclusão de 113 famílias no Maranhão Livre da Fome. Ao lado do prefeito Caçula Coelho e da deputada Iracema Vale, Orleans autorizou a pavimentação asfáltica de dois quilômetros de ruas, a instalação do portal da cidade, e a implantação do Viva Procon, da Estação Tech e do Colégio Militar. “Temos obras em todos os 217 municípios, e continuaremos focados em melhorar a vida das pessoas”, finalizou o secretário.

SAF vai destinar mais de R$ 440 mil para beneficiários do programa Fomento Rural em Pedro do Rosário e Santa Luzia do Paruá

– Programa Fomento Rural beneficia produtores de Pedro do Rosário e Santa Luzia do Paruá (Foto: Júnior Campelo)

Agricultores familiares dos municípios de Pedro do Rosário e Santa Luzia do Paruá foram beneficiados com ações do Programa Fomento Rural, executado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF). Ao todo, foi anunciado um investimento superior a R$ 440 mil para o fortalecimento de atividades no campo, com a implantação de diversos projetos produtivos e não produtivos.

O Programa Fomento Rural é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que oferece apoio técnico e financeiro com o objetivo de fortalecer a economia rural, impulsionar a produção de alimentos e ampliar as fontes de renda, contribuindo para a segurança alimentar e a redução da pobreza.

Em Pedro do Rosário serão investidos R$ 216.200,00 no desenvolvimento de 45 projetos agropecuários, voltados à horticultura e à criação de animais, além de dois projetos não produtivos, nas áreas de salão de beleza e produção e revenda de bolos. Os projetos estão distribuídos em 13 comunidades do município, sendo que 10 delas são comunidades quilombolas.

Já em Santa Luzia do Paruá, o investimento será de R$ 225.400,00, destinado ao desenvolvimento de 38 projetos agropecuários, envolvendo horticultura, apicultura, fruticultura, criação de animais e piscicultura, além de 11 projetos não produtivos, como salão de beleza, revenda de roupas e cosméticos, panificação e artesanato. As iniciativas contemplam 10 comunidades locais, das quais uma é reconhecida como quilombola. Vale destacar que, dos projetos aprovados no município, 36 são liderados por mulheres e 13 por homens.

O secretário da SAF, Bira do Pindaré, destacou a importância do programa para o desenvolvimento rural e a segurança alimentar. “Esse programa fortalece a agricultura familiar nos territórios mais vulneráveis, com impacto direto na renda e na qualidade de vida. Estamos elaborando os projetos certos e os resultados virão em breve, com a implantação gerando bons frutos, promovendo a produção e dinamizando a economia local”, afirmou.

A agricultora Maria de Souza, da comunidade quilombola Pedreira, do município de Pedro Rosário, contou a satisfação em ser beneficiária do programa. “Estamos muito felizes com os projetos aqui na comunidade. É um incentivo a mais para produzirmos e, futuramente ampliar nossas rendas”.

Parceria com Governo do Estado garante mais benefícios ao Sertão Maranhense

O Sertão Maranhense recebeu neste fim de semana mais investimentos do Governo do Estado em proteção social, saúde, educação e infraestrutura. O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, esteve em Pastos Bons e São João dos Patos para fazer a inclusão de mais 889 famílias no programa Maranhão Livre da Fome, entregar carrinhos do programa Mais Renda, inaugurar escola e anunciar um pacote de obras estaduais.

“Temos um carinho especial pelo Sertão Maranhense, mas o governo estadual tem obras em todos os 217 municípios. Continuamos indo a todas as regiões para incluir as famílias que ainda vivem na pobreza extrema no programa Maranhão Livre da Fome, para que elas tenham renda para comprar comida, assistência à saúde e capacitação para o mercado de trabalho. E além disso, trazemos mais obras e serviços para, em parceria com os gestores dos municípios, desenvolver cada cidade e melhorar a vida das pessoas”, enfatizou Orleans Brandão.

Em Pastos Bons, 623 famílias estão sendo atendidas pelo Maranhão Livre da Fome. “Esse programa veio na hora certa, complementando as iniciativas do governo federal, para acabar com a fome em nosso estado. Isso só é possível porque temos de verdade um governo municipalista, com olhar especial para os mais vulneráveis”, afirmou o prefeito Enoque Mota.

No município, os secretários Orleans Brandão e Jandira Dias (Educação) também fizeram a entrega da reforma completa do Centro Educa Mais Professor Ribamar Torres, uma das mais de 650 escolas estaduais já recuperadas e ampliadas pela atual gestão.

Em São João dos Patos, além da inclusão de outras 266 famílias no programa Maranhão Livre da Fome, o secretário de Assuntos Municipalistas levou a autorização do Governo do Estado para implantação do portal da cidade e da Estação Tech para capacitação tecnológica, além de entregar oito carrinhos do programa Mais Renda.

“Este é um governo que conhece seu povo e busca soluções para suas necessidades, por isso levou a fábrica da Inpasa para Balsas, construiu estradas vicinais para escoar a produção, dobrou o número de Restaurantes Populares, investiu em cidadania com os Viva Procon. É um Governo que está trabalhando de verdade pelo povo do Maranhão”, afirmou o prefeito de São João dos Patos, Dr. Alexandre.

Parceria com governo estadual garante mais benefícios a Bequimão

Mais 388 famílias serão assistidas pelo Programa Maranhão Livre da Fome, no município de Bequimão. Os cartões do maior programa de transferência de renda no estado foram entregues nesta quinta-feira (18) pelo secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, e pelo prefeito Zé Martins, que anunciaram à população novos investimentos estaduais.

“O Governo do Estado já realizou grandes obras neste município, como a ponte Central-Bequimão, Viva Procon e Restaurante Popular, e estamos construindo a barragem de Maria Rita, que vai melhorar a economia da região, e a pavimentação asfáltica da Vila do Meio. Ações concretas graças ao trabalho em parceria, e o apoio da gestão municipal também foi fundamental para a inclusão dessas famílias no programa Maranhão Livre da Fome”, declarou Orleans Brandão.

“Nossa parceria com o Governo do Estado só traz avanços para Bequimao, porque trabalhamos com responsabilidade e amor pela população”, afirmou o prefeito Zé Martins, destacando a importância da atuação do secretário de Assuntos municipalistas na articulação dessa atuação conjunta.

No ato de entrega dos cartões do Maranhão Livre da Fome, foram autorizadas novas obras estaduais: a construção do portal da cidade, a implantação do Colégio Militar e a requalificação do Ginásio de Bequimão. Também foram entregues oito carrinhos do Mais Renda.

Governo leva combate à fome e obras a Alcântara

O município de Alcântara recebeu nesta quinta-feira (18) um pacote de obras e serviços do Governo do Estado. Ao lado do prefeito Nivaldo Araújo, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, fez a entrega de cartões do programa Maranhão Livre da Fome a 788 beneficiários, além de autorizar novos investimentos nas áreas de infraestrutura e capacitação profissional.

“O Governo do Estado está de portas abertas para conversar com os gestores, ouvir as pessoas nos municípios e buscar soluções para os problemas. Em Alcântara, muita coisa boa está acontecendo e vai continuar chegando para melhorar a vida das pessoas. A parceria entre Estado e Município tem ações concretas e vamos continuar trabalhando juntos para desenvolver o Maranhão”, garantiu Orleans Brandão.

Ao iniciar a entrega dos cartões do Maranhão Livre da Fome, Orleans Brandão destacou que o programa garante transferência mensal para compra de alimentos – injetando cerca de R$ 200 mil por mês na economia do município -, assistência à saúde e capacitação para o trabalho. “Nosso governo está focado de tirar cerca de 430 mil pessoas que ainda estão na extrema pobreza no Maranhão, e estamos confiantes que em breve não teremos mais ninguém passando fome no nosso estado”, acrescentou ele.

O secretário de Assuntos Municipalistas também autorizou em Alcântara a construção de ponte de concreto no povoado Raimundo Sul, a pavimentação asfáltica de 4 quilômetros de vias urbanas, a implantação da Estação Tech, e fez a entrega de oito carrinhos do programa Mais Renda.

“O Governo do Estado não tem medido esforços, tem trabalhado por aqueles que nunca eram vistos. Como secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans tem percorrido o Maranhão para resolver os problemas, levando benefícios para a população. Essa é uma parceria que tem levado dignidade à nossa população”, finalizou o prefeito Nivaldo Araújo.

Famílias maranhenses poderão receber até R$ 300 com novas ações do programa ‘Maranhão Livre da Fome’

 

Agência Assembleia

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, nesta quarta-feira (17), o Projeto de Lei 410/2025, que amplia os benefícios do programa ‘Maranhão Livre da Fome’, iniciativa do governo estadual voltada ao combate à pobreza e à insegurança alimentar.

Com a nova proposta, os beneficiários do programa poderão receber até R$ 300 extras, em parcela única, obedecendo alguns critérios como conclusão de cursos de capacitação profissional e acompanhamento da saúde.

As famílias que tiverem um integrante que concluir um curso de capacitação ofertado dentro do programa terão direito a receber R$ 200, em parcela única. Já as famílias que realizarem check-up completo de saúde receberão R$ 100 adicionais.

Compõe o check-up acompanhamento médico e nutricional de cada criança pela Atenção Primária; atualização da caderneta de vacinação, conforme o Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde; atendimento pré-natal das gestantes; e acompanhamento de saúde dos demais membros da família, com atenção especial a idosos, pessoas com deficiência, doenças crônicas e grupos prioritários.

Vale lembrar que os valores pagos não serão computados para fins de cálculo da renda per capita mensal (atualmente fixada em R$ 218,00), o que garante que os beneficiários continuem dentro dos critérios do programa, mesmo após o recebimento do bônus.

Criado pela Lei 12.502/2025, o programa Maranhão Livre da Fome objetiva reduzir a pobreza, combater a insegurança alimentar e quebrar o ciclo de reprodução da pobreza entre gerações.

A proposta do governo é oferecer mais do que assistência emergencial. O programa visa promover a autonomia das famílias por meio de incentivos à educação, qualificação profissional e cuidados com a saúde.

Segundo o governador Carlos Brandão, as mudanças estão alinhadas com os princípios da eficiência administrativa e refletem o compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população maranhense, otimizando o uso dos recursos públicos e ampliando o alcance social do programa.

SAF realiza repasse financeiro e visitas à implantações dos PGIS escolares e pilotos do PAGES em quatro municípios maranhenses

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), por meio do Projeto Amazônico de Gestão Sustentável (PAGES), realizam, entre os dias 18 e 20 de setembro, repasse financeiro e visitas técnicas aos Projetos de Gestão Integrada Sustentável (PGIS) Escolares e Pilotos nos municípios de Presidente Médici, Zé Doca, Bela Vista do Maranhão e Pio XII.

No dia 18, às 15h, em Presidente Médici, será feita a entrega simbólica de cheque no valor de R$ 410.287,54 à Casa Familiar Rural de Presidente Médici para execução do PGIS Escolar. O projeto visa implementar o fortalecimento institucional da unidade por meio do fomento produtivo, da melhoria da infraestrutura e da implantação de tecnologias sociais adaptadas à agricultura familiar. O objetivo é promover um ambiente educacional sustentável e de alta qualidade, beneficiando diretamente 87 alunos e contribuindo para a melhoria da educação rural.

No dia 19, às 8h, a agenda segue em Zé Doca, onde será entregue investimento de R$ 259.408,76 à Casa Familiar Rural local, também voltado ao PGIS Escolar. A iniciativa tem como foco o fortalecimento institucional, a ampliação do fomento produtivo, a melhoria da infraestrutura e a implantação de tecnologias sociais adaptadas à agricultura familiar, impactando 45 alunos com melhores condições de ensino e aprendizagem.

No dia 20, às 8h, será visitado o PGIS Piloto da Associação das Mulheres Trabalhadoras Rurais do Centro do Lulu, no município de Bela Vista do Maranhão. O projeto envolve 27 readequações de unidades produtivas familiares de horticultura irrigada, com investimento total de R$ 121.905,00, consolidando ações voltadas à produção agroecológica e ao fortalecimento das mulheres agricultoras. Ainda no dia 20, às 15h, em Pio XII, será entregue investimento de R$ 240.500,31 à Escola Família Agrícola João Evangelista de Brito para execução do PGIS Escolar, beneficiando 50 alunos com melhorias estruturais, produtivas e tecnológicas voltadas à agricultura familiar.

Os repasses financeiros dos PGIS serão feitos em duas parcelas. A segunda parcela é liberada após a aplicação da primeira e a apresentação da prestação de contas pelas associações beneficiárias. Os PGIS Escolares são voltados às Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) e Casas Familiares Rurais (CFRs), com o objetivo de estruturar a produção, fortalecer a infraestrutura e implantar tecnologias sociais. Além dos municípios desta agenda, o PAGES está presente em Açailândia, Bom Jesus das Selvas, Santa Luzia, Alto Alegre do Pindaré e Grajaú.

O secretário da SAF, Bira do Pindaré, ressaltou a importância da entrega de recursos que vão auxiliar na implantação dos projetos apoiados pelo PAGES. “Por determinação do governador Carlos Brandão estamos fortalecendo as ações do PAGES e, desta vez, estamos destinando recursos que vão ajudar ao pleno funcionamento dos projetos nas Casas Familiares e nas Associações de Agricultores contribuindo no fortalecimento da agricultura familiar e no desenvolvimento sustentável do campo. Estamos no caminho certo em prol da autonomia produtiva, incentivo à geração de renda e qualidade de vida dos beneficiários contemplados pelo PAGES,” destacou secretário Bira.

Já os PGIS Pilotos priorizam a produção e estão em andamento em Nova Olinda do Maranhão (mandiocultura agroflorestal), Bela Vista do Maranhão (horticultura), Amapá do Maranhão (manejo de açaizais e avicultura) e Açailândia (galinhas caipiras e hortas irrigadas). Cada plano leva em conta a realidade local, beneficiando diretamente centenas de famílias agricultoras. O secretário de Estado da Agricultura Familiar, Bira do Pindaré, participará da agenda e estará disponível para atendimento à imprensa.

 

Serviço

O quê: Repasse financeiro e visitas técnicas aos PGIS Escolares e Pilotos da SAF/FIDA/PAGES

Quando e onde:

– Presidente Médici (18/09 – 15h, Casa Familiar Rural)

– Zé Doca (19/09 – 08h, Casa Familiar Rural).

– Bela Vista do Maranhão (20/09 – 08h, Associação das Mulheres Trabalhadoras Rurais do Centro do Lulu)

– Pio XII (20/09 – 15h, Escola Família Agrícola João Evangelista de Brito).

Alema aprova projetos que fortalecem o ensino em tempo integral e combatem a evasão escolar no Maranhão

Sessão plenária na qual foram aprovados os projetos voltados à melhoria da educação no Maranhão

Agência Assembleia

A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) aprovou, na sessão plenária desta terça-feira (16), projetos importantes que objetivam fortalecer o ensino em tempo integral e combater a evasão escolar no Maranhão. As proposições contribuem diretamente para a melhoria dos índices educacionais do estado.

Um dos textos aprovados foi o Projeto de Lei de Conversão nº 005/2025, oriundo da Medida Provisória n.º 494/2025, que institui a “Política de Educação Integral em Tempo Integral” no sistema estadual de ensino do Maranhão. O objetivo é assegurar e fomentar matrículas em todas as etapas e modalidades da educação básica.

Faz parte dessa política, por exemplo, a oferta de educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas da rede estadual de ensino, de forma a atender pelo menos 60% das matrículas ao longo de 10 anos.

O intuito é assegurar a expansão de matrículas na educação em tempo integral com qualidade social e equidade em todos os municípios, promovendo, assim, o desenvolvimento pleno dos estudantes e contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Combate à evasão escolar

Também foi aprovada durante a sessão plenária a Medida Provisória nº 502/2025, que institui o programa ‘Educação de Verdade’ na rede pública estadual. O propósito é fortalecer a educação básica na rede de ensino do estado, por meio de ações que garantam o acesso, a permanência e a qualidade do ensino, combatendo a evasão escolar e promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes.

O programa será gerido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em colaboração com outras Secretarias, com foco nos eixos estratégicos de transporte, refeição, tecnologia e inovação, saúde visual, bem como material didático nas escolas da rede pública estadual.

“Com referidas medidas será atendida demanda específica visando assegurar que o serviço público de educação atenda com às necessidades individuais dos alunos, no que tange à necessidade de inclusão tecnológica, acesso a material didático de qualidade, incluindo distribuição de óculos e fornecimento de transporte e refeição, garantindo melhoria nos índices de educação no Maranhão”, destacou o governador Carlos Brandão (PSB) na justificativa da MP.

Deputado Yglésio destaca avanço do Maranhão no Ranking de Solidez Fiscal do Brasil

Deputado Dr. Yglésio ressaltou as políticas para promover melhorias à gestão fiscal do estado e afirmou que a administração só consegue fazer algo se estiver saneada

Assecom / Dep. Dr. Yglésio

O deputado Dr. Yglésio Moysés (PRTB) destacou, na sessão plenária desta terça-feira (16), o avanço do Maranhão no Ranking de Solidez Fiscal do Brasil. “O nosso Estado está numa posição notável, pois agora é o segundo no ranking de gestão fiscal. As pessoas acham ruim, mas é justamente o fiscal ajustado que permite que se façam obras, políticas públicas e desenvolvimento sustentável em cima de tudo isso”, declarou o parlamentar.

Ele frisou que, em apenas três anos, o Maranhão subiu 21 posições no Ranking de Solidez Fiscal do Brasil, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com o Tesouro Nacional, alcançando em 2025 a 2ª colocação nacional.

“Quer ver uma coisa boa que vai acontecer? Vai ter aumento no ‘Maranhão Livre da Fome’, em breve. As mais de 98 mil famílias que vão ser alcançadas pelo programa vão ter um aumento real de renda. Isso é desenvolvimento social”, assinalou Yglésio.

O deputado afirmou ainda que a administração pública só consegue fazer algo se estiver saneada. “O caminho óbvio é sempre o ajuste das contas. Ajuste. Faça o dever de casa e avance, diferentemente do que era feito antes”, ressaltou o parlamentar.

Fecoimp 2025 contará com Armazém do Empreendedor e exposição em 3D sobre o Porto do Itaqui

Com o tema “O Negócio é Gente”, será aberta de 17 a 20 de setembro a 23ª edição da Feira do Comércio, Indústria e Serviços de Imperatriz (Fecoimp), maior evento multissetorial de negócios do Norte e Nordeste. Sediado no Centro de Convenções de Imperatriz, a Fecoimp anualmente reúne empresas, empreendedores e profissionais para fomentar laços comerciais, redes de contatos e o desenvolvimento econômico da região.

Para a edição 2025, a feira deve atrair mais de 35 mil visitantes ao longo de quatro dias, entre empresários, investidores, profissionais de diversos setores e o público em geral em um ambiente de conhecimento, inovação e oportunidades. A programação da feira inclui palestras, rodadas de negócios, encontros multissetoriais e atrações culturais, mas o evento também contará com diversas ações e serviços ofertados por secretarias e órgãos públicos vinculados ao Governo do Maranhão.

Uma ação que novamente marcará presença na Fecoimp será o Armazém do Empreendedor, iniciativa coordenada pela Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc). O espaço aglutinará mais de 40 micro e pequenos empreendimentos que têm em seus portfólios produtos e serviços genuinamente maranhenses. Fora a grande variedade de produtos e serviços, o Armazém do Empreendedor do Maranhão na Fecoimp 2025 também contará com uma Vila Food.

Equipes da Seinc também orientarão o público da Fecoimp quanto aos programas estaduais geridos pela Secretaria, com destaque para o Juro Zero, que passou por ampliação na oferta de crédito, saindo de R$ 10 mil para R$ 22 mil. “A Fecoimp é uma grande oportunidade de conectar pessoas e impulsionar o desenvolvimento econômico da região. Para nós, participar deste grande evento significa potencializar negócios, estabelecer e fortalecer parcerias, sobretudo para que empreendedores possam adentrar novos mercados”, avalia o titular da Seinc, secretário Júnior Marreca.

Porto do Itaqui: exposição imersiva em 3D

O Poder Executivo Estadual também estará representado na feira com uma exposição do Porto do Itaqui, gerido pela Empresa Maranhense de Administração (Emap). Na feira, o porto apresentará seus principais projetos nas áreas de logística e inovação. Um dos destaques do estande é a experiência imersiva em 3D, que permitirá aos visitantes acompanhar de forma interativa as operações portuárias, o trânsito de cargas e as rotas marítimas que conectam o Porto do Itaqui ao mundo.

Além da exposição tecnológica, o Itaqui apresentará seus resultados mais recentes, que o posicionam entre os mais relevantes do país em movimentação de cargas e eficiência operacional. Em julho de 2025, o Porto do Itaqui registrou a maior movimentação mensal de sua história: 3,76 milhões de toneladas. No acumulado de janeiro a julho, o Itaqui já soma mais de 21 milhões de toneladas movimentadas.

“O sul do Maranhão é relevante para o estado, especialmente pela força do agronegócio. Dentro desse cenário, o Porto do Itaqui desempenha um papel estratégico ao garantir que a produção agrícola e pecuária chegue aos mercados nacionais e internacionais. Estar na Fecoimp fortalece nossa conexão com esses setores produtivos”, pontua a presidente em exercício do Porto do Itaqui, Isa Mary Mendonça.

Mais sobre a Fecoimp 2025

Organizada pela Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), a Fecoimp consolidou-se como uma das maiores feiras multissetoriais do Brasil, atraindo investidores de diversas regiões em busca de oportunidades de negócios e parcerias. O impacto da feira no desenvolvimento da economia local é evidente. Desde 2017, Imperatriz tem apresentado um crescimento significativo, com o Produto Interno Bruto (PIB) saltando de R$ 6,6 bilhões para R$ 7,6 bilhões nos últimos anos.

Em 2024, a feira alcançou um volume expressivo de R$ 198 milhões em negócios gerados, consolidando-se como um dos principais motores da economia regional. Para 2025, a expectativa é ainda mais positiva: a projeção é de um crescimento de 20% em relação ao ano anterior, com movimentação estimada em mais de R$ 237 milhões. A programação completa da Fecoimp 2025 está disponível no site do evento:

http://www.fecoimp.com.br