O Governo do Estado registrou um crescimento significativo no número de atendimentos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Coroatá. Este mês, a unidade, que integra a Rede de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde (SES), completa 14 anos e comemora a ampliação da assistência. Em 2024 foi registrado um aumento de 94,2% no número de atendimentos em relação a 2022. Até junho deste ano, 79.615 atendimentos foram registrados, superando os 79.395 atendimentos de 2022.
“A UPA de Coroatá representa acolhimento e resposta rápida em momentos importantes, tudo graças ao trabalho diário dos profissionais que se dedicam a salvar vidas. Esse essencial equipamento é motivo de orgulho e reforça o compromisso do governador Carlos Brandão em oferecer atendimento de qualidade para a nossa população”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Em 2022, ano em que o governador Carlos Brandão assumiu a gestão estadual, teve início o trabalho de ampliação dos atendimentos de urgência e emergência, bem como, de cooperação com as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios. Naquele ano foram registrados 79.395 atendimentos, 109.496 no ano seguinte e 154.163 em 2024.
Em 2025, até o mês de junho, foram registrados 79.615 atendimentos. Ao longo dos 14 anos de funcionamento, já foram realizados 2.265.958 atendimentos. Os dados são do Setor de Faturamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
A UPA de Coroatá l dispõe de 15 leitos, sendo oito de ala amarela, quatro de ala vermelha e três de ala pediátrica.
“Nesses últimos 14 anos, a UPA de Coroatá tem se consolidado como um dos serviços de maior importância para a saúde do nosso município. Sua presença representa cuidado, acolhimento e eficiência, garantindo à população atendimento de qualidade em momentos de urgência e emergência”, avalia a diretora administrativa da UPA de Coroatá, Renata Barreto.
Entre os principais serviços realizados pela unidade estão: atendimento médico em pronto atendimento, atendimento ortopédico com imobilização provisória, acolhimento com classificação de risco, pequenas cirurgias (sutura), administração de medicamentos na atenção especializada, eletrocardiograma (ECG), diagnóstico em radiologia e em laboratório clínico.
A UPA de Coroatá integra a rede estadual de saúde, é administrada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh) e classificada como unidade de Porte II, o que significa capacidade de atendimento de até 250 pacientes por dia, para populações de 100.001 a 200.000 habitantes.
Nesta segunda-feira (15), o governo do Maranhão deu início a uma nova etapa de expansão da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), com a inauguração do prédio do Centro de Ciências da Saúde, no Campus Paulo VI da universidade, em São Luís, que abriga o curso de Medicina.
Durante a solenidade de inauguração do prédio, o governador Carlos Brandão destacou que a entrega é um marco histórico para a Uema, o que vai refletir na formação de novos profissionais de saúde para atender a população do estado.
“Hoje, a gente inaugura um complexo educacional na área da saúde. Já temos o curso de Medicina, ano que vem teremos também o de Psicologia e vamos poder oferecer outros cursos da área. É um prédio moderno e nosso objetivo é que este curso se torne referência no estado. Então, é um momento histórico que vai contribuir para reduzir o déficit de médicos para atender a população do Maranhão”, assinalou Brandão.
Por ano, 80 alunos do curso de Medicina ingressarão no centro, que também abrigará outras graduações da área da saúde. O governador do estado informou que 50% das vagas são reservadas para estudantes oriundos de escolas públicas.
Segundo o reitor da Uema, Walter Canales, a nova estrutura representa um avanço significativo na consolidação da formação em saúde da universidade.
“Este espaço moderno, bem equipado e integrado fortalece de forma decisiva as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Aqui teremos 80 novos alunos de Medicina por ano. A partir de 2026, também já teremos a primeira turma de psicologia, e em breve outros cursos da saúde, de modo que possamos ocupar de forma plena essas instalações, propiciando o desenvolvimento de metodologias específicas de ensino e aprendizagem modernas”, afirmou Walter Canales.
O diretor do CCS, Af Ali Uthant, parabenizou a determinação do governo do Maranhão e da Uema em entregar o prédio. “A implantação deste complexo educacional vai formar com responsabilidade profissionais nas áreas de Medicina e Psicologia, voltados às necessidades da população maranhense, e isso representa um avanço na prestação dos serviços de saúde pública no estado”, avaliou.
Centro de Ciências da Saúde do Curso de Medicina
A construção do Centro de Ciências da Saúde do Curso de Medicina, da Uema, em São Luís, foi executada pelo governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), e teve um investimento de R$ 26.279.153,45.
O espaço oferece oportunidade de formação na área da saúde, com ensino de alta qualidade.
O complexo possui um total de 3.960,37 metros quadrados de área construída. Além do curso de Medicina, o local abrigará o curso de Psicologia, previsto para ser iniciado em 2026.
O espaço é formado por três segmentos principais: o prédio educacional, o prédio ambulatorial (clínica-escola) e o prédio do laboratório de anatomia humana, além de anexos que incluem setores técnicos e operacionais.
O prédio educacional conta com oito salas de aula, 12 salas de tutoria, duas salas de simulação realística, dois laboratórios morfofuncionais, dois laboratórios de habilidades médicas, 10 consultórios práticos, três salas de atendimento aos alunos, uma sala de estudos e uma sala destinada aos professores.
O espaço ainda terá a sala do Núcleo Psicopedagógico (NEXO), uma sala para diretórios acadêmicos, uma sala de reunião, um laboratório de informática, além de gráfica, cantina e ambientes administrativos, como direção de centro, secretaria, departamentos e direções dos cursos de Medicina e Psicologia.
O prédio ambulatorial (clínica-escola) será destinado à prática clínica e conta com 15 consultórios, sala de eletrocardiograma e sala de reunião de clínica médica, além de ambientes de apoio administrativo e operacional.
O prédio do laboratório de anatomia humana conta com duas salas de aula prática, uma sala de preparo das peças anatômicas e uma sala de paramentação, compondo um ambiente adequado para o estudo das disciplinas básicas da área médica.
UPA
Também será construída uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para atender a população do entorno do Campus Paulo VI, ampliando os serviços de saúde a todos, além de garantir a prática dos alunos e tornar a formação mais completa.
Uma parceria com o Hospital dos Servidores (HSE) vai permitir residência médica aos formandos e aumentar a oferta de serviços médicos ao funcionalismo público estadual.
Alunos comemoram a conquista
O curso Medicina do Campus Paulo VI foi iniciado em setembro de 2024. Com a entrega do novo Complexo Educacional do Centro de Ciências da Saúde (CCS), os 80 alunos que já estão cursando a graduação passam a contar com toda a estrutura necessária para a sua formação.
Amiel Alencar, 21 anos, disse que o Centro vai garantir uma melhor prática acadêmica durante a formação. “É fundamental que a gente tenha esse tipo de contato prático que só uma clínica-escola pode oferecer. Pois é por meio dela que vamos nos adaptar à realidade que enfrentaremos depois de formados. A gente estava muito no aguardo desse prédio, desde que iniciamos o curso e ficamos muito satisfeitos com toda essa estrutura”, contou.
Asafe da Costa, 22 anos, falou sobre os espaços construídos no Centro. “Aqui a gente tem uma biblioteca completa, laboratórios, sala de prática com as estruturas específicas. Isso tudo vai impactar na melhora das nossas avaliações, fazendo que a gente avance os períodos com maior qualificação até o fim do curso”, disse.
Participaram da solenidade de entrega do Centro de Ciências da Saúde (CCS), além do governador Carlos Brandão, o reitor da Uema, Walter Canales; o vice-reitor da Uema, Paulo Catunda; o diretor do CCS, Af Ali Uthant; os secretários de Estado da Infraestrutura, Aparício Bandeira; de Administração, Guilberth Garcês; de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão; deputados federais, estaduais, vereadores, além de estudantes e professores do curso de Medicina do Campus Paulo VI, na capital.
A forte presença do Governo do Estado nos municípios – com obras em andamento ou sendo entregues à população – foi destacada pelo secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, nas cidades de São Roberto, São Raimundo do Doca Bezerra, Lagoa Grande e Barra do Corda neste domingo (14). Ele acompanhou o governador Carlos Brandão na agenda domingueira, e reafirmou o compromisso de continuar trabalhando em parceria com os gestores municipais para desenvolver o Maranhão e melhorar a vida dos maranhenses.
“Governamos com diálogo e sem perseguição. Conversando com as pessoas, entendemos as necessidades de cada município e buscamos as soluções. É assim que o governo Carlos Brandão tem tirado o municipalismo do papel, desenvolvendo o Maranhão com obras e serviços por todo o estado, e melhorando de verdade a vida das pessoas”, enfatizou Orleans Brandão, ao parabenizar o governador pelos grandes avanços conquistados por sua gestão.
São Roberto
Nos quatro municípios, foram assinadas ordens de serviço para a pavimentação asfáltica de ruas, autorização para implantação de sistemas de abastecimento d’água, instalação da Estação Tech, do Viva Procon e do Colégio Militar. Em Barra do Corda, ao lado do prefeito Rigo Teles, o governador autorizou, ainda, a tão esperada obra de revitalização do aeroporto local.
Também foram entregues nas quatro cidades cartões do programa Maranhão Livre da Fome a 596 famílias – que terão renda mensal para compra de alimentos, assistência à saúde e capacitação para o mercado de trabalho – e 32 carrinhos dos programas Minha Renda e Mais Renda, para fomentar o empreendedorismo e a geração de renda.
Orleans fez questão de destacar que o governo atual é de fato municipalista, pois está atendendo às reais necessidades da população, apresentadas pelos prefeitos. “Temos a felicidade de ter obras e serviços em todos os 217 municípios do Maranhão, e vamos continuar trabalhando nessa parceria que tem melhorado os indicadores sociais e econômicos do nosso estado”, acrescentou ele.
Barra do Corda
Os resultados positivos do trabalho em parceria são reconhecidos pelos gestores municipais: “Nosso sentimento é de gratidão por tudo que estamos recebemos: parceria, trabalho e desenvolvimento para o nosso município. Este é um governo que trabalha de mãos dadas com os prefeitos, por isso o Maranhão tem se desenvolvido cada vez mais. É transformação de vidas para as famílias que mais precisam”, declarou a prefeita Danielly Trabulsi, de São Roberto.
“Temos um governo municipalista, amigo e humilde. Barra do Corda e o Maranhão abraçaram o secretário Orleans, por estar preocupado com todos os municípios, recebendo prefeitos, vereadores e lideranças regionais para discutir problemas e buscar soluções. O governo se aproximou do povo ao criar a Secretaria de Assuntos Municipalistas”, afirmou o prefeito de Barra do Corda Rigo Teles.
A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), esteve neste sábado (13), em Barreirinhas, ao lado do governador Carlos Brandão, participando de uma ampla agenda do Governo do Estado voltada ao fortalecimento do municipalismo e à melhoria da qualidade de vida da população.
“É uma alegria enorme ver essas famílias sendo contempladas com o Maranhão Livre da Fome, que garante dignidade e alimento na mesa de quem mais precisa. Também celebramos o início de obras que vão melhorar a mobilidade urbana e a realização de cirurgias que devolvem saúde e esperança para o nosso povo”, afirmou Iracema Vale.
Deputada Iracema Vale discursou durante o evento, ao lado do governador Carlos Brandão
O Programa Maranhão Livre da Fome, assegura R$ 200 mensais a famílias beneficiárias do Bolsa Família em situação de extrema pobreza e um adicional de R$ 50 por criança de 0 a 6 anos. Além disso, promove inclusão socioprodutiva com capacitação profissional para beneficiários maiores de 16 anos.
Na ocasião, também foram assinadas ordens de serviço para a pavimentação de 10 km de asfalto em Barreirinhas, medida que vai melhorar a mobilidade urbana e garantir mais infraestrutura ao município.
O governador Carlos Brandão reforçou o compromisso do Governo do Estado com a população e o municipalismo.
“Estamos levando dignidade, saúde e oportunidades para as famílias maranhenses. Esse programa é um exemplo de como a união entre Governo, Assembleia e municípios transforma vidas e fortalece nossa rede de assistência social”, destacou Brandão.
Iracema Vale vistoriou obras de pavimentação asfáltica em Barreirinhas
A ação em Barreirinhas também incluiu serviços de saúde, como aferição de pressão arterial, vacinação, atendimento odontológico, consultas oftalmológicas, testes rápidos para hepatites, HIV e sífilis, além de distribuição de medicamentos.
O prefeito de Barreirinhas, Vinícius Vale, também falou sobre a parceria com o Governo do Estado. “Essa entrega para mim é uma das mais importantes, porque é um programa que traz dignidade para a população. O nosso governador tem realizado ações que ajudam aqueles que mais precisam e não só pensando no estado, mas também olhando para os municípios”, afirmou o prefeito.
Também estiveram presentes a deputada estadual, Ana do Gás (PCDB); o vice-prefeito de Barreirinhas, Daniel Júnior (PP); o vice-prefeito de Urbano Santos, Herlon Júnior (MDB); além de vereadores e outras lideranças políticas.
A parceria com o Governo do Estado também garantiu muitos benefícios para a população de Fortuna, onde o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, esteve neste sábado (13) para entregar obras e inserir o município no programa Maranhão Livre da Fome. No evento, foram anunciados novos investimentos estaduais na cidade.
“Vir ao Sertão entregar obras e anunciar mais investimentos é sempre uma grande alegria. O prefeito Sebastião Costa tem buscado parcerias para desenvolver Fortuna, e como resultado estamos vendo o asfalto chegando, o calçamento de outras vias em bloquetes, hoje trazemos os cartões do programa Maranhão Livre da Fome, e carrinhos dos programas Minha Renda e Mais Renda. São muitas obras e serviços chegando, e muito mais faremos para melhorar a vida das pessoas”, afirmou Orleans Brandão.
Ao entregar os cartões a 232 beneficiários, Orleans destacou que o Maranhão Livre da Fome é um programa completo, de transferência de renda, assistência à saúde e de capacitação para o trabalho. Uma iniciativa inédita do governo estadual que visa retirar da pobreza extrema cerca de 430 mil pessoas que ainda estavam passando fome. “Trabalhamos para que as pessoas tenham comida na mesa, e também a oportunidade de ter acesso ao mercado de trabalho e para garantir seu próprio sustento”, destacou.
O secretário de Assuntos Municipalistas também fez a entrega de oito carrinhos dos programas Minha Renda e Mais Renda, entregou a pavimentação asfáltica de quatro quilômetros de vias urbanas; assinou ordem de serviço para instalação da Estação Tech, e autorizações para implantação do Portal da Cidade e do Colégio Militar. “E em breve viremos anunciar a pavimentação da MA que liga Fortuna a Buriti Bravo, pois nosso trabalho continua em todo o Maranhão, para melhorar a vida dos maranhenses”, concluiu ele.
“Ficamos muito felizes em contar com a parceria do governo do estado, pela sensibilidade em resgatar essas famílias em situação de extrema pobreza no nosso município, e receber tantos investimentos, como o asfalto que acabou com os buracos na nossa cidade. E muito mais melhorias virão. Somos gratos por tudo que está sendo feito por Fortuna”, declarou o prefeito Sebastião Costa.
Ao lado do prefeito, do presidente da Câmara de Vereadores, Nenzão, e demais autoridades municipais, Orleans participou, ainda, da inauguração do Estádio Municipal Lucimar Borges da Silva, obra realizada pela Prefeitura de Fortuna.
– Governador Carlos Brandão e representantes da Tap e Motiva Aeroportos discutem realização de voo direto São Luís/Lisboa (Foto: Gilson Teixeira)
A possível criação de uma nova rota internacional no Aeroporto de São Luís, com voos diretos para Lisboa, capital de Portugal, foi o tema central de reunião entre o governador do Maranhão, Carlos Brandão, e representantes da companhia aérea TAP Air Portugal. O encontro aconteceu nesta sexta-feira (12), no Palácio dos Leões, no Centro Histórico de São Luís, e contou, ainda, com a participação de representantes da empresa Motiva Aeroportos, e da secretária de Estado do Turismo (Setur), Socorro Araújo.
Com mais de 80 anos de atuação, a TAP tem sido pioneira ao ligar Portugal ao mundo. Atualmente ela é a companhia aérea com o maior número de voos da Europa para o Brasil, operando com voos diretos para diversas capitais brasileiras.
Já a Motiva Aeroportos é a maior empresa de infraestrutura de mobilidade do país, com atividade em concessões de rodovias, mobilidade urbana e aeroportos, incluindo o Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, em São Luís.
Participaram da reunião, no Palácio dos Leões, o diretor da TAP nas Américas, Carlos Antunes; o administrador operacional da TAP, Mário Chaves e a gerente executiva de Negócios da Motiva Aeroportos, Graziela Delicatto.
“Foi uma reunião muito importante onde abordamos a possibilidade de viabilizarmos um voo direto de Portugal, mais especificamente de Lisboa para São Luís. Isso vai conectar o Maranhão à Europa e, com isso, trazer mais turistas e levar mais maranhenses para a Europa”, avalia Brandão.
Turismo em alta no Maranhão
O governador Carlos Brandão apresentou potencialidades maranhenses, destacando o crescimento do setor do turismo no estado, que vem sendo embalado pela agigantamento da programação do São João e Carnaval do Maranhão nos últimos dois anos, além do sucesso turístico do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, agora alçado ao status de Patrimônio Natural da Humanidade.
“O Maranhão vive um dos melhores momentos de sua história no que diz respeito ao turismo. Recentemente saíram dados estatísticos do IBGE, onde mostram que o turismo do Maranhão cresceu cerca de 44% no período do nosso governo. Estou muito feliz porque os investimentos que a gente fez em um grande São João e grandes carnavais, fez com que atraísse muitos turistas para o nosso estado”, pontuou Carlos Brandão.
Segundo o governador, as tratativas sobre a criação dessa nova rota internacional estão apenas em fase inicial, mas a companhia aérea portuguesa vem demonstrando interesse em atuar no mercado de voos diretos entre o Maranhão e a Europa.
“Foi uma das primeiras conversas que a gente teve. Vamos ter outras reuniões, mas eu senti aqui muito entusiasmo por parte deles e muita boa vontade. Tenho certeza que vamos avançar com esse projeto, porque há por parte deles um interesse real de ocupar esse mercado”, afirmou o governador.
São Luís no mercado aéreo internacional
Para o diretor da TAP nas Américas, Carlos Antunes, a reunião no Palácio dos Leões foi um passo importante no andamento das discussões sobre a implementação de um voo da TAP que conecte a Europa a São Luís.
“Isto é mais um passo para o estudo da viabilidade de um voo que conecte a Europa a São Luís. Nós temos aqui um patrimônio intangível, natural, que são os Lençóis Maranhenses. Vamos conhecer os Lençóis Maranhenses para entender esta maravilha, como é que ela pode ser comercializada, vendida, promovida na Europa, para que a gente possa pensar em trazer um voo para São Luís do Maranhão”, antecipou Antunes.
O administrador operacional da TAP, Mário Chaves, destacou que a empresa já opera em 13 cidades brasileiras, com 15 voos diários, e que a companhia tem interesse em expandir sua participação no país, agora em São Luís.
“O Maranhão está se destacando bastante no turismo, isso abre para o mercado internacional. A TAP tem interesse, ela vê possibilidades de colocar voos internacionais aqui em São Luís. São Luís sempre esteve no nosso radar”, ressaltou.
Gerente executiva de Negócios da Motiva Aeroportos – empresa administradora do Aeroporto de São Luís -, Graziela Delicatto apresentou aos representantes da TAP, informações técnicas sobre o mercado aéreo local e os atrativos do estado que podem alavancar ainda mais a atividade turística entre Europa e Maranhão.
“Nós somos a administradora do Aeroporto de São Luís, estamos junto aqui com o Governo do Maranhão e a Secretaria de Turismo para apoiá-los na captação de novas rotas internacionais. Hoje nós tivemos aqui a presença dos executivos da TAP para discutir dados e perspectivas, mostrar um pouco do mercado de São Luís, um pouco dos atrativos do estado, em especial dos Lençóis Maranhenses, para prospectarmos, no futuro, uma rota para Lisboa”, concluiu Graziela Delicatto.
Neste sábado (13), a comitiva portuguesa visitou o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, além de realizar um sobrevoo sob a extensão do Parque, tendo a oportunidade de observar do alto as lagoas e dunas. A programação também incluiu passeio pelo povoado de Atins, em Barreirinhas (MA).
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima), realizou, nesta sexta-feira (12), o 2º sorteio de beneficiários do programa Tempo de Semear. Ao todo, 676 produtores rurais familiares foram contemplados e receberão um auxílio financeiro de R$ 2 mil para aquisição de sementes, insumos e equipamentos agrícolas.
O sorteio foi conduzido pelo governador Carlos Brandão e o secretário da Sagrima, Fábio Gentil. O ato ocorreu no Salão de Atos do Palácio dos Leões e beneficiou 18 municípios localizados na mesorregião Oeste Maranhense.
Durante o evento, Brandão parabenizou os contemplados e destacou a importância do programa. “Este é um momento de celebração. Quero parabenizar cada agricultor contemplado neste sorteio. O Tempo de Semear é uma iniciativa que garante mais autonomia para o nosso produtor, permitindo que ele escolha as sementes e os insumos que realmente precisa, fortalecendo a produção e aumentando as oportunidades no campo”, afirmou.
O secretário Fábio Gentil reforçou que a ação valoriza o agricultor familiar e fortalece a produção no Maranhão. “Hoje, beneficiamos mais de 600 agricultores familiares com o programa Tempo de Semear. Eu tenho a certeza de que, sob o comando do governador Carlos Brandão, estamos fazendo um grande trabalho, enaltecendo o pequeno produtor”, destacou.
Com a realização do segundo sorteio, o programa já conta com mais de 800 agricultores contemplados. Até o final da 1ª etapa, serão 4 mil produtores rurais beneficiados. O próximo sorteio está previsto para o dia 19 de setembro e será voltado para mesorregião Norte Maranhense.
Para o secretário de Agricultura de São Domingos do Maranhão, Astolfo Seabra, o programa traz mais liberdade para o agricultor. “O Tempo de Semear garante que o trabalhador do campo possa escolher como gerenciar os recursos. Essa foi uma decisão do governador Carlos Brandão, que garante liberdade ao produtor. Para nós, é uma honra participar deste momento e levar essa novidade para a população”, afirmou.
A presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (Fetaema), Ângela Silva, lembrou que o programa fortalece a agricultura familiar em todo o estado. “Este sorteio beneficia agricultores de vários municípios, que agora terão acesso aos seus cartões para adquirir sementes e insumos e potencializar ainda mais a produção de alimentos. Nossa expectativa é de que, no próximo ano, possamos ampliar o número de agricultores beneficiados”, disse.
Como ter acesso ao auxílio?
Os agricultores familiares selecionados nos sorteios vão ter acesso ao auxílio através de um cartão de débito, que poderá ser utilizado várias vezes até que o saldo seja esgotado ou até expirar a sua validade, que coincidirá com o final do ano agrícola em curso.
Além disso, o cartão deve ser utilizado exclusivamente para aquisição de sementes, insumos e equipamentos agrícolas. De acordo com o edital do programa, o valor deve ser utilizado apenas em lojas agropecuárias autorizadas pela Sagrima. As datas para entrega dos cartões nos municípios será divulgada em breve nos canais oficiais do Governo do Maranhão e da Sagrima.
Municípios contemplados no 2º sorteio
Os municípios contemplados foram: Dom Pedro, Presidente Dutra, São Mateus do Maranhão, São Domingos do Maranhão, Olho D’Água das Cunhãs, Esperantinópolis, Fernando Falcão, Bacabal, Jenipapo dos Vieiras, Sítio Novo, Barra do Corda, Tuntum, Graça Aranha, São Raimundo do Doca Bezerra, Poção de Pedras, Lago Verde, Governador Eugênio Barros e Lago dos Rodrigues.
Para conferir a lista com o resultado acesse: https://sagrima.ma.gov.br/
Representantes de mais de 30 ministérios, 21 agências públicas e bancos federais participam nesta quinta (11) e sexta-feira (12), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís, da nova edição da Caravana Federativa, ação promovida pelo Governo do Brasil, que mais uma vez chega ao Maranhão para ampliar o acesso a serviços públicos ofertados pela União.
Para o governo brasileiro, a caravana desempenha um papel considerado crucial na comunicação entre os municípios e o governo federal. Durante dois dias, funcionários federais poderão orientar e auxiliar prefeitos, vice-prefeitos e secretários na resolução de questões burocráticas para o destravamento de obras, convênios, ou demais ações vinculadas ao Governo Federal nos municípios.
A primeira edição aconteceu em 2023 e o projeto itinerante foi retomado este ano, começando pelo Rio Grande do Norte. O Maranhão é o segundo estado a receber a nova rodada da Caravana, e registrou, em 2025, mais de 8 mil inscrições para a nova edição da Caravana Federativa.
A cerimônia de abertura do evento contou com a presença do governador do Maranhão, Carlos Brandão, e de quatro ministros do governo federal: Márcia Lopes (Mulheres), André Fufuca (Esportes), Márcio Macedo (Secretaria Geral da Presidência) e Wolney Queiroz (Previdência Social). Também presente o secretário de Assuntos Federativos, Júlio Pinheiro, representando a ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), que comanda a pasta responsável pela coordenação geral da caravana.
O governador do Maranhão agradeceu o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos ministérios, que utilizam a caravana para acelerar e destravar obras federais no Maranhão. Carlos Brandão comemorou o número recorde de inscritos e lembrou que o Maranhão é o estado que mais captou recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Ao todo, foram enviadas 1.741 propostas maranhenses ao Novo PAC Seleções 2025.
“Hoje Brasília se muda para o Maranhão, neste maior evento de gestão pública do Brasil. A caravana tem feito esse grande trabalho. Aqui os projetos realmente saem do papel e as pessoas acreditam nessa grande parceria com o presidente Lula”, afirmou o governador do Estado, Carlos Brandão, durante coletiva de imprensa que aconteceu a cerimônia de abertura,
Maior diálogo e avanço em obras federais no Maranhão
No Maranhão, a Caravana Federativa conta com ampla programação. Na abertura, o ritmo do Boi de Sonhos, grupo de Bumba Meu Boi sotaque de orquestra, e a musicalidade e malemolência do Balaio de Rosas encantaram o público, que lotou o Centro de Convenções logo nas primeiras horas de evento.
Em coletiva de imprensa, as autoridades falaram sobre os objetivos e explicaram detalhes da Caravana Federativa.
Para o secretário de Assuntos Federativos, Júlio Pinheiro, o evento é uma forma de aproximar a gestão pública federal da população, ouvindo as demandas da sociedade para solucionar entraves burocráticos e dar celeridade a obras em todo o país, neste caso, nas obras federais em municípios maranhenses.
“É um momento importante onde o Governo Federal vem ao Estado com todos os seus ministérios, suas empresas públicas, para dialogar diretamente com gestores públicos, municipais e estaduais, que é quem executa na ponta as políticas públicas, os serviços e os programas do Governo. Essa cooperação entre os entes federados, a União e os estados e municípios, é muito importante para que o Governo Federal consiga chegar ainda mais perto das pessoas”, avalia Pinheiro.
O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, ressaltou a importância dos entes federativos e da União para levar serviços até a população das cidades. Queiroz antecipou que o Ministério da Previdência Social vai duplicar o número de médicos-peritos que atuam no Maranhão.
“É uma grande festa da cidadania essa nova edição da Caravana Federativa e nós, aqui, da Previdência Social, trazemos boas notícias: estamos dobrando o número de peritos médicos federais para o Maranhão. São 51 peritos e estamos colocando mais 50 médicos para atender em 19 cidades importantes do Estado. O governo do presidente Lula agora vai aos municípios para levar suas políticas públicas, investimentos e planos, ouvir os prefeitos, ouvir o governador para saber como a gente pode chegar na ponta”, disse Wolney Queiroz.
Para a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, a caravana dinamiza as relações entre a União e os municípios com mais eficácia e transparência, e atende a uma determinação do presidente da República, para ampliar o diálogo entre o Palácio do Planalto e gestores estaduais e municipais de todo o país.
“Queremos acolher, queremos conversar, dialogar com todo esse público que vem dos 217 municípios para esse momento de diálogo, de comunicação, de busca de informação, de transparência. É isso que o presidente Lula sempre fala para nós. Conversem, se aproximem dos governadores e governadoras, dos prefeitos e prefeitas, dos parlamentares, dos movimentos sociais”, sublinhou a ministra.
Durante a abertura do evento, o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, reforçou a importância da atuação conjunta entre União, estados e municípios, destacando que esta nova edição da Caravana Federativa no Maranhão contará com maior participação da população, por meio do “Fórum da Participação Social”, onde atores locais têm a oportunidade de debater políticas públicas para o território maranhense.
“Nessa nova edição da Caravana Federativa nós introduzimos, oficialmente, a participação da sociedade civil organizada, através do Fórum de Participação Social e das entidades da sociedade civil. É importante que as políticas públicas tenham as impressões digitais do povo na execução dele”, frisou o ministro Márcio Macêdo.
Entregas, convênios e anúncios de recursos e programas para o Maranhão
A solenidade de abertura da nova edição da Caravana Federativa do Maranhão também foi marcada por uma série de entregas, assinaturas de convênios e anúncios de programas e recursos federais que serão destinados ao estado.
Foram entregues máquinas agrícolas, por meio do Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e kits do Programa Brasil Antenado, do Ministério das Comunicações, para 46 cidades do Maranhão, beneficiando aproximadamente 170 mil pessoas.
Na abertura da caravana, os ministros de Estado também anunciaram ações, cessões de uso de imóveis e apresentaram programas, como o cronograma de leilões de transmissão até 2027, do Ministério de Minas e Energia (MME) e os principais resultados, do Maranhão, no Inventário Florestal Nacional (IFN) do Ministério do Meio Ambiente (MM).
“O presidente pede para que nós, todos os ministros, demos atenção especial ao Maranhão. Aqui tem uma série de investimentos do Governo Federal. O Maranhão é o maior investimento do PAC do Brasil. Aqui, o governador Carlos Brandão está fazendo obras estratégicas em parceria com o presidente Lula. Aqui, tem investimentos nas diversas áreas e a caravana também federativa está trazendo alguns anúncios para o dia de hoje”.
Palestras e oficinas
A meta da nova edição da Caravana Federativa do Maranhão é ampliar os números obtidos em 2023, quando, também em dois dias de trabalho, mais de 2,6 mil atendimentos foram realizados pelas equipes do governo federal no Maranhão.
Os órgãos do Governo do Maranhão também estarão à disposição dos participantes.
A Caravana Federativa também conta uma série de palestras, oficinas e atrações culturais. A programação completa está disponível no endereço eletrônico [url=http://www.portalfederativo.gov.br]http://www.portalfederativo.gov.br[/url].
A solenidade de abertura da nova edição da Caravana Federativa também contou com a presença do vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão; da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), deputada Iracema Vale; do presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem); o senador maranhense, Weverton Rocha; os deputados federais maranhenses, Rubens Pereira Júnior e Márcio Jerry; o presidente da Federação Maranhense dos Municípios e prefeito de Bacabal, Roberto Costa, além de secretários de Estado, a exemplo do titular da Secretaria de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, e outras autoridades.
A partir desta quinta-feira (11), o Maranhão recebe a nova edição da Caravana Federativa, ação do governo federal que tem o objetivo de atender às demandas dos municípios brasileiros, ampliando o acesso aos diversos serviços oferecidos pela União. Até a sexta-feira (12), representantes de mais de 30 ministérios e 21 agências e bancos federais estarão presentes, tirando dúvidas de prefeitos e gestores municipais acerca de programas, convênios e outras ações do Governo Federal.
Os órgãos do Governo do Maranhão também estarão à disposição dos participantes.
A nova edição da Caravana Federativa acontece no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, no bairro Cohafuma, em São Luís, a partir das 8h. O evento será aberto pelo governador, Carlos Brandão, pela ministra Márcia Lopes (Mulheres), André Fufuca (Esportes), Márcio Macedo (Secretaria Geral da Presidência) e Wolney Queiroz (Previdência Social), além do Secretário de Assuntos Federativos Júlio Pinheiro, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência (SRI).
Para o governador Carlos Brandão a realização da Caravana Federativa é uma oportunidade de unir o governo federal, governo estadual e prefeituras com o propósito de aproximar os serviços públicos disponibilizados pelo governo Lula para quem mais precisa.
“Nos dias 11 e 12 de setembro vamos ter a Caravana Federativa aqui no Maranhão. Já é a segunda edição no nosso estado, e para mim esse momento é muito importante, porque junta o governo federal, o governo do Estado e as prefeituras maranhenses numa mesma mesa de diálogo. A Caravana é uma oportunidade de ouvir mais de perto, de discutir políticas públicas e dar mais apoio aos municípios. A nossa intenção é que os serviços do governo Lula cheguem de verdade até a população, que o desenvolvimento aconteça e que a vida do nosso povo melhore, com mais desenvolvimento, cidadania e dignidade”, destacou Brandão.
A solenidade oficial de abertura do evento será às 11h desta quinta-feira (11), com a conferência “O Brasil que estamos construindo”. Os conferencistas serão os ministros Márcio Macedo e Márcia Lopes.
O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Roberto Costa, reforça o convite a prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e movimentos sociais para o grande encontro no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.
“Essa parceria, liderada pelo presidente Lula e pelo governador Carlos Brandão, é fundamental para fortalecer o municipalismo e impulsionar o desenvolvimento do Maranhão”, ressalta Roberto Costa, que se reuniu com o secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, e José Ilário Gonçalves Marques, diretor de Assuntos Federativos para o Nordeste, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República – está coordenando Caravana Federativa – para debater a organização do evento.
Reunião Federativa
No Maranhão, a Caravana Federativa contará com programação ampla. No dia 11, ocorre a Reunião Federativa, quando prefeitos, vice-prefeitos e gestores públicos federais do Maranhão debatem o tema “Programas e projetos estruturantes para o Maranhão”. Ainda no dia 11, serão feitas entregas, anúncios de convênios, programas e projetos do Governo Federal no estado. Também acontece o “Fórum da Participação Social”, quando atores locais debatem políticas públicas no território maranhense.
Já no dia 12, será a vez de vereadores e vereadoras participarem de reunião com o tema “Como monitorar e impulsionar a execução de programas federais nos municípios”. Também será realizada reunião das coordenações do Fórum dos Gestores Públicos Federais e da Comissão dos Movimentos Sociais.
Oficinas
Nos dois dias também acontecem cerca de 30 oficinas temáticas. Entre as oficinas que serão realizadas no dia 11 estão: Programa “Parcerias Brasil”, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional; “Conhecendo Coordenação-Geral de Memória e Verdade da Escravidão e do Tráfico Transatlântico de Pessoas Escravizadas”, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania; “Caminhos para o Brasil seguir fora doMapa da Fome: Protocolo Brasil Sem Fome e Adesão dos municípios ao Sisan”, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Ainda no dia 11, o Ministério da Saúde realiza quatro oficinas: “Apresentação do Painel de monitoramento do Programa Mais Médicos”; “Cadastramento e Faturamento de Ofertas de Cuidados Integrados OCI Componente Ambulatorial do Programa Agora Tem Especialistas”; “Financiamento da Atenção Primária a Saúde”; e “Componente SUS Digital no Agora Tem Especialistas – Telessaúde”.Na sexta-feira (12), entre as oficinas estão: “Regime Simplificado”; “Soluções Caixa para Desenvolvimento Municipal” e “Minha Casa Minha Vida – como garantir que a moradia chegue a quem mais precisa”, da Caixa.
A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) realiza a oficina “Recursos para obras que transformam: como garantir saneamento e saúde para seu município”; o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), “Contrata+Brasil: escuta dos Compradores Estaduais sobre módulo Aquisição de Alimentos”; e a Advocacia-Geral da União (AGU), “Como os municípios podem negociar a complementação do Fundef, garantindo recursos para a educação básica”.
Caravana Federativa
Sob a coordenação da SRI e de sua Secretaria de Assuntos Federativos (SEAF), a Caravana desempenha um papel considerado crucial em facilitar a comunicação entre os municípios e o governo federal. A primeira edição aconteceu em 2023, na Bahia, e naquele ano passou por diversos estados, incluindo o Maranhão, que recebeu a 5ª edição. A programação foi retomada este ano, começando pelo Rio Grande do Norte. O Maranhão recebe a 2ª edição desta nova rodada da Caravana.
Em 2023, em dois dias de trabalho da Caravana Federativa mais de 2,6 mil atendimentos foram realizados pelas equipes do Governo Federal no Maranhão, que recebeu mais de 350 funcionários de 40 órgãos federais e cerca de 180 representantes de prefeituras, o que corresponde a 82% dos 217 municípios maranhenses.
Os funcionários federais puderam orientar e auxiliar prefeitos, vice-prefeitos e secretários na resolução de questões burocráticas para o destravamento de obras, convênios e demais ações vinculadas ao Governo Federal nos municípios. Ao todo, 40 órgãos federais estiveram presentes, sendo 34 ministérios, três bancos – Caixa Econômica, Banco do Brasil e BNDES – e mais quatro autarquias e fundações: INSS, Codevasf, FNDE e Funasa.
A ação também possibilitou tratativas dos gestores municipais com empresas como a Equatorial, Correios e Serpro, que atua no mercado de Tecnologia da Informação para o setor público.
Resumo da programação: Primeiro dia (11 de setembro, quinta-feira)
8h às 18h – Balcões de atendimento de ministérios e órgãos federais;
10h às 10h30 – Atividade cultural;
11h às 12h30 – Abertura oficial da Caravana Federativa e a conferência “O Brasil que estamos construindo”;
14h às 18h – Oficinas temáticas;
14h30 às 16h – Reunião Federativa (prefeitos, vice-prefeitos e gestores públicos federais do Maranhão);
15h15 às 15h45 – Atividade cultural;
16h às 17h30 – Entregas, anúncios de convênios, programas e projetos do Governo Federal;
17h às 19h – Fórum da Participação Social.
Segundo dia (12 de setembro, sexta-feira)
8h às 12h – Balcões de atendimento de ministérios e órgãos federais;
9h às 12h – Oficinas temáticas;
9h30 às 11h – Reunião Federativa (vereadores e vereadoras);
9h30 às 11h – Reunião das coordenações do Fórum dos Gestores Públicos Federais e da Comissão dos Movimentos Sociais;
12h – Encerramento das atividades da Caravana Federativa com apresentação cultural.
A programação detalhada dos dois dias de Caravana Federativa pode ser acessada pelo link [url=https://portalfederativo.gov.br/pt-br/caravanas-federativas/caravana-federativa-sao-luis-ma-11-e-12-de-setembro]https://portalfederativo.gov.br/pt-br/caravanas-federativas/caravana-federativa-sao-luis-ma-11-e-12-de-setembro[/url].
– Inaugurado Terminal de Passageiros da Baixada e Litoral Ocidental (Fotos: Rodrigo Ribeiro e Dney Justino)
Mais um presente para a capital maranhense, que completou 413 anos na segunda-feira (8), foi entregue pelo Governo do Maranhão: o Terminal de Passageiros da Baixada e Litoral Ocidental. Em uma grande solenidade realizada nesta terça-feira (9), o governador Carlos Brandão inaugurou o espaço, garantindo mobilidade com uma estrutura digna, segurança e conforto para os usuários e prestadores de serviços.
Com a nova estrutura são esperados, aproximadamente, 3.900 passageiros todos os dias, consolidando o Terminal de Passageiros da Baixada e Litoral Ocidental como hub estratégico de embarque/desembarque. A administração do terminal será feita com acompanhamento da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) que contará com um posto de fiscalização.
O Terminal de Passageiros da Baixada e Litoral Ocidental tem extensão de aproximadamente 3.210 m² para o acesso de vans, carros e ônibus que vão transportar os passageiros para 31 destinos. São 16 baias para embarque e desembarque de vans e mais quatro baias dedicadas a ônibus.
A estrutura conta com guichês de passagens para todas as cooperativas e empresas de transporte, além de um guichê da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) como mais um ponto de venda de passagens de ferry boat. O terminal funcionará 24 horas, com bilheterias operando conforme os horários das cooperativas e empresas.
Inauguração
Uma festa foi organizada especialmente para a inauguração do terminal. O cantor e compositor Josias Sobrinho, natural de Penalva, e cantora e poetisa Gracilene Pinto, de São Vicente Férrer, ambos municípios da Baixada Maranhense, apresentaram-se na solenidade, que contou com a presença de dezenas de prefeitos e vereadores de cidades da região, bem como deputados estaduais, vereadores de São Luís, secretários de Estado, líderes de entidades de classe, da sociedade civil organizada, além dos usuários e prestadores de serviço.
Durante a solenidade de entrega do Terminal de Passageiros da Baixada e Litoral Ocidental, o governador Carlos Brandão destacou a importância da obra que se soma a uma série de outros investimentos já feitos em diversas áreas para beneficiar a região da Baixada Maranhense.
“Este terminal representa a realização de um sonho de mais de 30 anos das cooperativas que fazem o transporte para a Baixada, dos moradores da região e todos os trabalhadores. Aqui, todos terão conforto, comodidade, segurança e a certeza de um local digno para trabalhar e esperar pelo seu transporte. O terminal tem banheiros públicos, acesso à internet, quiosques para a venda de passagens e de alimentos. Portanto, é mais um grande benefício para a região da Baixada e também para São Luís já que ela se soma a diversas outras que o governo está fazendo para reurbanizar o Centro Histórico”, assinalou Brandão.
A obra foi executada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), em parceria com a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), e foi pensada em conjunto com os trabalhadores do transporte alternativo e vendedores que há mais de 30 anos reivindicavam melhorias para o local.
Segundo o secretário da Sinfra, Aparício Bandeira, a gestão estadual buscou garantir as condições dignas para as atividades que já eram realizadas na área, mas careciam de infraestrutura. Com a conclusão da obra, o espaço será um importante fator de desenvolvimento econômico para todos que trabalham com o transporte de passageiros.
“Em pouco mais de um ano realizamos esta obra, atendendo à determinação do governador Carlos Brandão, que vistoriou pessoalmente todo o projeto e andamento da obra, solicitando modificações para que este terminal pudesse, de fato, atender a todas as necessidades do dia a dia dos passageiros, dos cooperativados e demais trabalhadores do espaço. Não foi uma obra fácil, pois o terreno fica em área de manguezal, que traz algumas dificuldades, mas nós conseguimos em pouco tempo superá-las”, declarou Aparício Bandeira.
O presidente da MOB, Adriano Sarney, ressaltou que a gestão estadual está comprometida com o desenvolvimento do estado e isso se faz cuidando das pessoas, escutando as demandas da sociedade e promovendo o desenvolvimento econômico. Ele destacou que o novo terminal é um exemplo desse modo de administração.
“Este é um projeto inovador e revolucionário não apenas no Maranhão, mas em todo o Brasil, pois é o primeiro terminal deste tipo no país. Esta obra é uma mudança de paradigma para o transporte entre São Luís, a Baixada e o Litoral Ocidental, pois vai atender com conforto, segurança e de forma moderna 3.900 pessoas que passarão por aqui diariamente”, pontuou.
Diálogo com os prestadores de serviço
A interlocução entre os trabalhadores do transporte alternativo e a gestão estadual será mantida para garantir a qualidade dos trabalhos. Com o terminal, que passa a funcionar plenamente a partir da sua inauguração, os vários serviços foram integrados com maior organização das cooperativas e opções para os passageiros, incluindo a venda de passagens de ferry boat.
A presidente da Cooperativa Alternativa de Transportes de Passageiros da Baixada Maranhense (Coopbama), Gracirene Fonseca, também conhecida como “Samica”, destacou o impacto positivo do terminal. “Só nós sabemos o que nós passamos aqui junto com essa população. Hoje, nós ganhamos um espaço maravilhoso, com toda a estrutura para nos dar dignidade. Isso é fruto de muita luta, da nossa determinação, mas também da sensibilidade do governador Carlos Brandão em abrir as portas do governo para nós e atender nosso sonho”, disse.
Expedito Moraes, presidente do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense, também falou da importância da obra. “Hoje foi atendida mais uma das grandes aspirações da região da Baixada. Aqui, além de ser um espaço físico capaz de proporcionar um atendimento de qualidade aos usuários e trabalhadores do setor, é a realização do sonho de toda uma comunidade que agora será tratada com respeito e dignidade. Por tudo isso, hoje é um dia histórico”, celebrou.
Francisco das Chagas Barros Diniz, de 67 anos, há 26 anos trabalha como motorista, fazendo o transporte de passageiros entre a capital maranhense e as regiões da Baixada e Litoral Ocidental. Para ele o terminal representa uma transformação da realidade do serviço prestado.
“Antes, a nossa situação era muito precária. Hoje, graças a Deus, o governador Carlos Brandão olhou para as nossas necessidades e esse terminal vai trazer vários benefícios. Tudo vai melhorar para nós. Agora a gente tem um local de verdade para trabalhar”, contou.
Júlio César Barros da Silva, 31 anos, há 11 anos também é motorista de van e ficou feliz com o novo terminal. “Esse terminal vai dar mais conforto para o passageiro e a gente tem um local para chegar, estacionar nossa van, usar o banheiro, comer com tranquilidade sem se preocupar com o sol e a chuva”, comentou.
Comércio e serviços
Pensando nos comerciantes do ramo de alimentação, artesanato e outros serviços, que antes enfrentavam condições precárias, foram instaladas 24 bancas para essas atividades. Para maior conforto dos usuários, o espaço conta com cobertura em estrutura metálica e telha com revestimento termoacústico tanto na área principal quanto na área de embarque. Também foi garantido mobiliário e equipamentos urbanos, incluindo bancos em concreto. A obra realizada pela Sinfra inclui, ainda, a iluminação externa e interna do terminal.
Uma dessas comerciantes é Lucilene Barbosa, 47 anos, que há 20 anos vende mercadorias para os usuários do serviço de transporte alternativo. “Eu não tenho nem palavras para descrever a minha felicidade. Agora, eu tenho uma banca toda estruturada para vender meus produtos e todos nós ganhamos um terminal confortável para ficarmos protegidos do sol, da chuva, com segurança”, disse.
Usuários
Instalado no Aterro do Bacanga, no coração do Centro Histórico de São Luís, em um local estratégico, o terminal também recebeu a aprovação dos usuários do sistema. A manicure Gracilene Lima Pereira viajou para Pinheiro nesta manhã e antes de embarcar falou sobre o novo terminal de passageiros. “Antes, era uma bagunça e agora a gente tem esse terminal que ficou muito bem feito para a gente esperar com conforto a saída das vans”, elogiou.
A servidora pública Jaciara Gomes, 63 anos, estava voltando para Bequimão, onde mora e também está feliz com o terminal entregue nesta terça-feira (9). “Esse terminal é tudo que o povo da Baixada precisava. Um espaço seguro, com conforto, com banheiro limpo, com bancos para a gente sentar e esperar a saída e chegada das vans. Há muitos anos a gente espera por isso e hoje finalmente aconteceu”, celebrou.
A gerente de lotérica Maria Emília Durans, 40 anos, voltou para São Luís após passar o feriadão em Presidente Sarney e ficou surpresa com o novo local de desembarque. “Eu estava acostumada com a estrutura de tendas e quando cheguei hoje e vi toda essa estrutura já funcionando me surpreendi positivamente. É realmente uma ótima estrutura que vai deixar o embarque e desembarque mais confortável. Muito bom ver que a gente que vai para a Baixada também tem um terminal rodoviário de verdade”, parabenizou.
Também acompanharam o governador Carlos Brandão durante a entrega do Terminal de Passageiros da Baixada e Litoral Ocidental, os secretários de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão; Articulação Política, Rubens Pereira; Turismo, Socorro Araújo; e os presidentes da Agência Executiva Metropolitana, Leônidas Araújo; e da Maranhão Parcerias, Cassiano Pereira.