Iracema Vale participa da assinatura de ordens de serviço em São Benedito do Rio Preto, Belágua e Urbano Santos

Iracema Vale, Orleans Brandão, Clemilton Barros, Herlon Júnior, Thiago Fernandes e convidados durante assinatura de ordens de serviço em Urbano Santos

Agência Assembleia / Fotos: J. Cardoso

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, na terça-feira (2), da assinatura de ordens de serviço para importantes obras nos municípios de São Benedito do Rio Preto, Belágua e Urbano Santos.

Iracema destacou a relevância das iniciativas para o desenvolvimento da região e para a melhoria da qualidade de vida da população. Além disso, agradeceu a iniciativa do governador Carlos Brandão em trazer melhorias para região. “Nós temos que ser gratos porque a nossa região está melhorando, está avançando porque tem um governador comprometido com o povo do Maranhão”, afirmou.

O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, também destacou a importância do momento e o compromisso do governo com os municípios maranhenses: “Estamos levando trabalho e dignidade para melhorar a vida de cada maranhense. Hoje, assinamos um pacote especial de obras para São Benedito do Rio Preto, Belágua e Urbano Santos. Tenho muito orgulho em afirmar que todos os municípios do Maranhão recebem ações e investimentos do governo do estado”.

As ordens de serviço marcam o início de ações que vão beneficiar diretamente os moradores, garantindo infraestrutura, mobilidade e mais oportunidades para todos.

Estiveram presentes, o secretário de Saúde, Thiago Fernandes; o prefeito de São Benedito do Rio Preto, Wallas Rocha (Republicanos); o prefeito de Belágua, Neném Pontes (Republicanos); o prefeito de Urbano Santos, Clemilton Barros (Republicanos); além de vice-prefeitos e vereadores locais, que acompanharam as assinaturas das ordens de serviço e as entregas.

Obras

São Benedito do Rio Preto vai ganhar 4 quilômetros de asfalto, a reforma da unidade Odilon Silva Soares e a construção de uma areninha esportiva, além do portal da cidade, que será um novo cartão-postal. Para fortalecer a economia local, foram entregues oito carrinhos do programa Mais Renda, ajudando famílias a empreender e garantir sua renda.

Iracema Vale, Orleans Brandão, Wallas Rocha, Herlon Júnior, outras autoridades e a população comemoram as novas obras e melhorias em São Benedito do Rio Preto

O município de Belágua também foi contemplado com 4 quilômetros de asfalto e a construção de um estádio para incentivar o esporte. A população recebeu, ainda, 259 óculos e oito carrinhos do Mais Renda. Outro destaque é a construção da Estação Tech, que vai levar tecnologia e inovação para a região.

Iracema Vale, Neném Pontes, Orleans Brandão, demais autoridades e população durante visita a obras no município de Belágua

Já em Urbano Santos, além de 5 quilômetros de asfalto e 1 quilômetro de recapeamento, serão construídos o portal, o Colégio Militar e a Estação Tech. O Parque Solon Soeiro será totalmente revitalizado, e o povoado Cajazeiras vai ganhar uma nova Praça da Família. Para completar, houve, também, a entrega de 400 óculos e oito carrinhos do programa Mais Renda, reforçando as ações de saúde e geração de renda para a comunidade.

Em Urbano Santos, Iracema Vale, Orleans Brandão, Clemilton Barros, Herlon Júnior, outras autoridades e a população durante momento de felicidade pelo município receber serviços e outros benefícios importantes

Com esse pacote de investimentos, o governo estadual reforça o compromisso de levar desenvolvimento, infraestrutura e qualidade de vida para todos os cantos do Maranhão.

Iracema Vale e Orleans Brandão conversam com trabalhadores em uma das ruas que será asfaltada em Belágua

 

Iracema Vale, Orleans Brandão, Clemilton Barros e Herlon Júnior mostram a força da união em Urbano Santos

Belágua e Urbano Santos terão pacote de obras estaduais

Os municípios de Belágua e Urbano Santos vão receber mais um pacote de obras do Governo do Estado, nas áreas de infraestrutura, educação e capacitação tecnológica. Na terça-feira (02), o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, representou o governador Carlos Brandão na assinatura de ordens de serviços e entregas que garantirão melhor qualidade de vida à população.

“O maior programa de pavimentação asfáltica do Maranhão está chegando também a esta região. As obras foram autorizadas e as máquinas já estão aqui para iniciar os trabalhos e melhorar a infraestrutura dessas cidades, garantindo melhor qualidade de vida para os moradores. Por todo o estado, serão mais de 1.000 quilômetros de vias asfaltadas”, destacou Orleans Brandão.

Acompanhando a agenda de trabalho, a presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, destacou que os gestores e lideranças políticas da região estão muito felizes pelos grandes investimentos feitos pelo Governo do Estado.

“O Governo do Estado está construindo a estrada de Urbano Santos a Barreirinhas que interligará todos os municípios do Baixo Parnaíba, está trazendo pavimentação asfáltica para São Benedito do Rio Preto, Belágua e Urbano Santos, e tantas outras obras na área de educação e saúde. Nosso sentimento é só de gratidão”, declarou a deputada, que é ex-prefeita de Urbano Santos.

Em Belágua, com o prefeito Neném Pontes, foram assinadas ordens de serviço de pavimentação asfáltica de quatro quilômetros de vias urbanas e da implantação da Estação Tech, para capacitação tecnológica de jovens da cidade, além de ter sido autorizada a construção de estádio de futebol. Na ocasião, o secretário fez a entrega de 8 carrinhos do Programa Mais Renda e de 259 óculos no âmbito do Programa Cuidar dos Olhos.

Em Urbano Santos, por meio da parceria com o Governo do Estado, foi autorizada a implantação de 6 km de pavimentação asfáltica, a construção do portal da cidade, a implantação do Colégio Militar e da Estação Tech, a reforma e revitalização do Parque Municipal Solon Soeiro e a Implantação de Praça da Família no Povoado Cajazeiras. Também foram entregues 403 óculos a pessoas atendidas pelo Programa Cuidar de Olhos, além de 8 carrinhos do Programa Mais Renda.

“São muitas obras e serviços trazidos pelo Governo do Estado para nosso município. A população de Urbano Santos tem muita gratidão por todos os benefícios já recebidos e por mais investimentos aqui anunciados”, declarou o prefeito Clemilton Araújo.

Governador Carlos Brandão visita projeto de piscicultura na Penitenciária Regional de São Luís

O Governo do Maranhão está desenvolvendo um projeto inovador de criação de peixes na Penitenciária Regional de São Luís, com a participação direta de pessoas privadas de liberdade. A iniciativa impulsiona a ressocialização e combate à fome no estado. Recentemente, o governador Carlos Brandão visitou o projeto e destacou a sua importância social.

O projeto de piscicultura na Penitenciária Regional de São Luís é desenvolvido por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP). A iniciativa integra o Programa “Trabalho com Dignidade” e tem como objetivo promover a ressocialização por meio da capacitação profissional e da ocupação produtiva no ambiente prisional.

Durante visita ao projeto, o governador Carlos Brandão destacou que a iniciativa dá nova profissão aos internos do sistema prisional, permitindo que eles possam recomeçar suas vidas após o cumprimento da pena e garante mais alimento na mesa dos maranhenses.

“A produção de tilápias feita pelos internos fortalece o importante trabalho do nosso Banco de Alimentos no combate à insegurança alimentar, se tornando um projeto tão exitoso que vamos levá-lo também aos produtores rurais. Essa é apenas uma das diversas oportunidades de trabalho do programa de ressocialização do nosso sistema prisional, que tem mostrado resultados concretos. É um exemplo de que, com oportunidade e compromisso, conseguimos transformar a vida das pessoas”, assinalou Brandão.

Atualmente, cerca de 10 internos atuam nas atividades da oficina de piscicultura, que já conta com 10 tanques de 32 mil litros em funcionamento. Ao todo, o projeto contempla a instalação de 55 tanques, com previsão de alcançar uma produção mensal de até 7 toneladas de pescado quando estiver operando em sua capacidade total.

O secretário de Estado de Administração Penitenciária, Murilo Andrade, informou que a partir deste projeto será desenvolvida uma política transversal em parceria com outras secretarias, visando o combate à fome no estado.

“Esta é uma visita técnica para apresentar este projeto ao governador Carlos Brandão, que se mostrou muito entusiasmado e solicitou a replicação em outras unidades prisionais do estado. Vamos fazer isso de forma transversalizada, com o apoio de outras secretarias, para que ele possa se expandir e atender às demandas do combate à fome no estado”, explicou Murilo Andrade.

A presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), França do Macaquinho, falou da parceria com a Seap que já beneficiam a agricultura familiar no estado. “Os internos do sistema prisional já produzem caixas de abelhas, que são usadas pelos pequenos apicultores do Maranhão e tanques que estão fortalecendo a piscicultura. Nós vamos seguir apoiando as iniciativas da Seap, pois ela tem trazido muitos benefícios para toda a população maranhense”, pontuou.

Reforço ao Banco de Alimentos do Maranhão
Todo o peixe produzido será destinado ao Banco de Alimentos do Maranhão – equipamento de segurança alimentar vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SEDES). A ação reforça o compromisso do Estado com o combate à fome e ao desperdício de alimentos, beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade social em diferentes regiões do Maranhão.

A iniciativa representa um avanço importante na política de reintegração social, unindo inclusão produtiva, segurança alimentar e responsabilidade social. Vale destacar que de acordo com a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), o Maranhão ocupa hoje o primeiro lugar no Brasil em número de internos inseridos em atividades laborais.

Porto do Itaqui lança a primeira contratação pública de inovação do Maranhão com base no novo marco legal das startups

O Porto do Itaqui deu um passo inédito para o ecossistema de inovação do Maranhão ao lançar a primeira contratação pública do estado voltada a soluções inovadoras com base no novo Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo Inovador (Lei Complementar nº 182/2021). A contratação acontecerá via edital de chamamento público CPSI nº 001/2025 da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap).

Essa iniciativa pioneira permite a contratação de testes experimentais por meio do Contrato Público para Soluções Inovadoras (CPSI) com o objetivo de selecionar propostas que possam resolver dois desafios estratégicos enfrentados pelo Itaqui. Cada desafio poderá receber até três soluções aprovadas, com valor máximo de R$ 100 mil por contrato. O investimento total previsto é de até R$ 420 mil.

Para elaboração do edital, o Porto contou com o apoio do programa Catalisa Gov, do Sebrae Nacional. Ao aderir ao programa via Acordo de Cooperação Técnica (ACT), a Emap recebeu consultoria gratuita do Sebrae, que acompanhou o mapeamento dos desafios, a elaboração do edital e seguirá apoiando até os testes dos MVPs.

Podem participar da contratação pública startups, pessoas físicas ou jurídicas (brasileiras ou estrangeiras), conforme o regulamento da Emap, instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICTs), além de empresas de médio e grande porte, desde que apresentem propostas em parceria com startups ou ICTs.

O CPSI é uma forma especial de contratação criada para permitir que o governo teste soluções inovadoras antes de decidir se vai contratá-las. Em vez de exigir que tudo esteja pronto e definido desde o início, como nos contratos tradicionais, o CPSI foca no problema que precisa ser resolvido e convida empresas, startups ou pessoas a proporem ideias criativas para enfrentá-lo.

Essas soluções podem estar em fase de desenvolvimento e são testadas em ambientes reais. O objetivo é estimular a inovação no setor público, com mais flexibilidade, menos burocracia e maior abertura para novas tecnologias e métodos que possam melhorar os serviços oferecidos.

“Com isso, tanto os contratados quanto o Porto do Itaqui são beneficiados: Os primeiros têm acesso a oportunidades reais de aplicação de soluções inovadoras, enquanto o porto passa a contar com tecnologias que respondem diretamente aos seus desafios operacionais”, explicou a presidente em exercício do Porto do Itaqui, Isa Mary Mendonça.

Os inscritos devem enviar propostas sobre dois desafios. O primeiro está relacionado à prevenção e/ou contenção do derramamento de fertilizantes e grãos nas vias do Porto do Itaqui.

“A busca por soluções que previnam ou contenham esses derramamentos é essencial para promover práticas sustentáveis de gestão de resíduos, melhorar a fluidez das operações e garantir maior segurança nas áreas portuárias”, destacou o gerente de pesquisa, desenvolvimento e inovação do porto, Gabriel Cassia.

Já o segundo desafio é voltado à otimização do embarque nos terminais de ferry-boat. “Além de reduzir o tempo de espera, essas melhorias podem elevar a qualidade da experiência dos usuários e tornar o sistema de transporte mais eficiente”, pontuou o gerente de terminais externos do Itaqui, José Furtado.

 

Cronograma

– Publicação do edital: 2 de setembro.

– Inscrições: De 10 de setembro a 2 de outubro.

– Julgamento das propostas: De 3 de outubro a 16 de outubro.

– Apresentações orais: De 21 de outubro a 24 de outubro.

– Resultado final: Dia 4 de novembro.

– Homologação: 12 de novembro.

– Assinatura dos contratos: De 13 de novembro a 17 de novembro

– Início dos testes: A partir de 18 de novembro.

As inscrições ficam abertas de 10 de setembro a 8 de outubro e poderão ser feitas por meio do link: https://www.zing.iebtinnovation.com/challenge/c1f3ab72-76c3-11f0-bd8a-1218581925e3

O edital completo está disponível no mesmo site.

Turismo no Maranhão cresce quase 19% e atrai mais de 553 mil passageiros no segundo trimestre de 2025

O turismo no Maranhão continua em ritmo de crescimento. Dados do Boletim Trimestral do Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA), divulgados pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), mostram que o estado registrou 553.025 movimentações aéreas entre abril e junho de 2025, número que representa alta de 18,74% em relação ao mesmo período do ano passado.

O Aeroporto Internacional Marechal Hugo Cunha Machado de São Luís foi responsável pela maior parte do fluxo, com mais de 238 mil embarques e desembarques somados no trimestre.

Imperatriz também apresentou crescimento, com mais de 81 mil movimentações. Já Barreirinhas, que conecta diretamente os Lençóis Maranhenses ao restante do país dobrou o fluxo de passageiros em relação a 2024, com 6.172 visitantes.

A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, ressaltou que os resultados vão além do aumento nos números e representam ganhos concretos para a economia local. “O crescimento registrado neste trimestre mostra que o turismo está gerando resultados diretos para a economia maranhense. Cada passageiro que desembarca, cada diária ocupada movimenta a cadeia de serviços, do transporte à gastronomia. Mais do que atrair visitantes, nosso esforço é garantir que eles vivam experiências positivas e queiram voltar, fortalecendo a imagem do Maranhão como destino acolhedor e de qualidade.”

A expansão também refletiu na rede hoteleira. A ocupação média nos polos turísticos ficou em 60,07% no trimestre. Em São Luís, o índice chegou a 77,32% em junho, enquanto nos Lençóis e Delta alcançou 70,61% no mesmo mês. Na região da Chapada das Mesas, os percentuais passaram de 47,89% em abril para 61,59% em junho.

As diárias acompanharam o ritmo. Em Barreirinhas, o valor médio atingiu R$ 536,17 em junho, o mais alto do período. Em Carolina, o menor preço médio foi de R$ 255,38. Já em São Luís, a diária chegou a R$ 429,71, associada à maior taxa de ocupação.

Quem visita o Maranhão

Os Centros de Atendimento ao Turista (CATs) registraram 9.981 atendimentos no segundo trimestre, alta de 85,59% em relação aos três meses anteriores. A maioria dos visitantes eram mulheres (51,26%).

O boletim mostrou também que a maioria as pessoas que chegaram ao Maranhão, vieram a lazer, alcançando a marca de 94,10%. O tempo médio de permanência foi de até sete dias, com destaque para quem ficou de um a três dias (47,5%).

A maior parte dos turistas veio de outros estados brasileiros (74,71%), sobretudo São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. Entre os estrangeiros, os principais emissores foram França, Japão, Itália e Argentina.

A internet se consolidou como o principal meio de informação sobre o destino, 58,91% dos turistas disseram ter conhecido o Maranhão por meio das redes sociais. Mesmo com a tecnologia, 17,72% escolheram o destino por meio das agências de viagens e 14,48% receberam a indicação por familiares e amigos.

Lençóis Maranhenses em alta

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses confirmou sua força como destino turístico. Só no segundo trimestre, 187 mil visitantes passaram pelos municípios de Santo Amaro (81.016) e Barreirinhas (106.085).

O coordenador do Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA), Igor, ressaltou a importância do levantamento não apenas para registrar o crescimento, mas também para orientar políticas públicas e estratégias de mercado:

“Esses números não apenas comprovam o aumento da movimentação turística, mas também revelam tendências importantes sobre o perfil do visitante. Ao analisar os dados, conseguimos entender melhor quem escolhe o Maranhão, de onde vem e o que busca, o que nos dá condições de planejar ações mais estratégicas e qualificadas para o setor.”

MA-014 recebe reforço para lidar com tráfego pesado

– Para enfrentar a situação, o Governo do Maranhão intensificou as obras em diversos trechos da rodovia (Foto: Divulgação)

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), está trabalhando intensamente para otimizar as condições de trafegabilidade da MA-014, uma das principais vias de ligação da Baixada Maranhense. A rodovia, que passa por uma grande intervenção, interliga municípios como Palmeirândia (na altura do povoado Três Marias), São Bento e Vitória do Mearim.

Além das obras de manutenção realizadas de forma permanente para suportar o tráfego intenso e pesado, a necessidade de recuperação se intensificou após a interdição de uma ponte na BR-316, que desviou o fluxo de veículos para a MA-014, somado aos danos causados pelo período chuvoso. Com 153 km de extensão, a rodovia não estava preparada para o volume de tráfego pesado e começou a apresentar desgaste acelerado.

Frentes de trabalho

Para enfrentar a situação crítica, o Governo do Maranhão intensificou as obras em diversos trechos da rodovia. Atualmente, várias empresas atuam na via, em cinco diferentes frentes de trabalho:

1 – Trecho Três Marias/São Bento com 24 km de extensão: Além da empresa que já estava trabalhando, o Governo licitou/contratou mais uma para executar os serviços de recomposição de base, tapa-buracos e recapeamento.

2 – Trecho São Bento/São Vicente Ferrer: Mais equipes estão se mobilizando para iniciarem os serviços de reciclagem de sub-base, revestimento com camada asfáltica nos 33 km de extensão.

3 – Trecho São Vicente Ferrer/Olinda Nova: Uma equipe de tapa-buracos atua em 15 km deste trecho, com verba repassada pelo Ministério dos Transportes por ser um dos mais comprometidos pela intensificação do tráfego. Dos 20 km da via, 5 km vão receber lançamento de pedra rachão e macadame.

4 – Nos trechos Olinda Nova/Matinha/Povoado Santeiro, com 23 km de extensão, 10 km passam por recuperação com lançamento de rachão e macadame. Os outros 13 km de via estão sendo restaurados com serviços de tapa-buracos e revestimento asfáltico.

5 – Nos trechos Povoado Santeiro/Viana/Povoado Cajari/Vitória do Mearim, com 53 km de extensão, as equipes estão aplicando o mesmo tratamento empregado nos trechos do item 4, com 10 km de rachão e macadame entre Viana e Cajari, tapa-buracos e recapeamento com camada asfáltica nos demais trechos.

Além dos investimentos na MA-014, o Governo do Estado continua trabalhando na manutenção de todas as rodovias estaduais da Baixada Maranhense. Para atender essa demanda, a Sinfra mantém seis empresas atuando para melhorar as condições de trafegabilidade do trecho e das demais rodovias da Regional de Pinheiro.

Desafios e futuro da rodovia

Apesar dos esforços e investimentos, a MA-014 ainda apresenta sinais de desgaste. Entre as causas estão a composição do solo da Baixada Maranhense, naturalmente mole e suscetível à deterioração, o alto volume de tráfego e o acúmulo de água no período chuvoso.

Para solucionar esses problemas, a Sinfra executa um sistema de drenagem moderno e eficiente, além de implantar sinalização horizontal e vertical em toda a extensão da rodovia. Especialistas e técnicos afirmam que as medidas atuais visam não apenas corrigir danos, mas garantir a durabilidade e a segurança da estrada a longo prazo, considerando as especificidades do solo e as condições climáticas da região.

A recuperação da MA-014 não se limita a uma obra de infraestrutura: trata-se de assegurar mais segurança, mobilidade e acessibilidade para moradores e usuários de cerca de 28 municípios da Regional de Pinheiro. A manutenção contínua e a busca por soluções inovadoras são vistas como fundamentais para que a rodovia atenda à crescente demanda de tráfego e prolongue sua vida útil.

Governo e Associação de Criadores realizam abertura da 65ª edição da Expoema

– É a primeira edição do evento após a conquista do status de estado livre da febre aftosa sem vacinação (Foto: Handson Chagas)

Considerada a maior feira agropecuária do estado, teve início na tarde deste domingo (31), em São Luís, a 65ª edição da Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema) no Parque Independência, no São Cristóvão. Com apoio do Governo do Estado, o evento é realizado pela Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem) e conta com uma vasta programação até o dia 7 de setembro, incluindo exposições de animais, leilões, capacitações e atrações culturais com shows de artistas nacionais e locais.

O secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, esteve presente na abertura do evento representando o governador Carlos Brandão, e destacou a representatividade da edição deste ano, a primeira após o Maranhão conquistar o status de Zona Livre da Febre Aftosa Sem Vacinação, o que permite a comercialização da carne bovina maranhense para mercados internacionais.

“São vários anos de articulação, desde que o Brandão era chefe da Casa Civil, e o destino quis que ele como governador conseguisse esse título tão importante que vai melhorar a nossa exportação para o mundo todo. Então, viemos prestigiar esta festa tão linda que gira a nossa economia. Podemos ver que o parque está cheio como um espaço familiar. Temos também muita gente fazendo negócios. Essa é a nossa intenção, fomentando esses eventos em todo o estado”, frisou Orleans Brandão.

Durante a solenidade de abertura do evento, o presidente da Ascem, Ricardo Ataíde, lembrou que ao longo dos anos a Expoema tem sido uma vitrine dos avanços da agricultura e pecuária no estado e que a edição deste ano tem como marca a conquista do status de Zona Livre da Febre Aftosa Sem Vacinação, condição que possibilita a abertura de novos mercados para a produção maranhense.

“Esses anos todos estão sendo consagrados com cada vez mais melhoramento genético na bovinocultura no estado, tanto de corte quanto de leite. Além disso, a parte da pecuária tem crescido cada vez mais e a Expoema é palco de todo esse crescimento. Hoje o Maranhão é zona livre de aftosa sem vacinação. É um reconhecimento internacional com muito esforço no dia a dia do produtor e não poderia deixar de agradecer ao governador Brandão por ter nos apoiado e aparelhado an Aged”, destacou.

Também presente na solenidade, o vice-presidente executivo da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e presidente do Centro das Indústrias do Estado do Maranhão (Ciema), Cláudio Azevedo, pontuou que a parceria público-privada tem possibilitado o desenvolvimento do Maranhão.

“São 65 anos de evento e este ano é a primeira edição da Expoema após o Maranhão ter conquistado o status de Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação. Eu agradeço essa conquista ao governador Carlos Brandão, que tem se empenhado em ajudar muito o setor produtivo do estado, não só da agropecuária como também da agricultura familiar e do agronegócio. Isso é muito importante para todos nós”, frisou Cláudio Azevedo.

Ações e políticas públicas

Cerca de 30 órgãos da gestão estadual estarão presentes na Expoema levando orientação e informações sobre ações e serviços públicos, especialmente na área do setor primário, que inclui a agricultura, pecuária, extrativismo e pesca. Também será possível conhecer outras experiências importantes para o desenvolvimento do estado, como o trabalho desenvolvido pelo Porto do Itaqui, Investe Maranhão, Secretaria de Estado da indústria e Comércio, entre outras.

O evento também movimenta a economia e representa para muitos trabalhadores novos horizontes, como é o caso dos beneficiários do programa estadual Mais Renda. Nacreomar Ferreira vende cachorro-quente, batata frita e pastel, e pela primeira vez tem a oportunidade de comercializar seus produtos na Expoema.

“Meu objetivo maior é conquistar o meu cantinho e dar um sustento melhor para os meus filhos. Com o Mais Renda, eu consegui melhorar a minha renda, pois antes eu só vendia meu lanche em casa e hoje consigo levar para outros lugares e as pessoas conhecem mais o meu trabalho, aí eu vendo mais”, contou.

Outra beneficiária é a vendedora Karla Regina, que pela segunda vez tem a oportunidade de trabalhar no evento. “O Programa Mais Renda só me trouxe coisas boas. É uma oportunidade para fazermos uma renda extra, eu tenho as minhas coisas e consegui comprar a minha moto, a minha casa, tudo com o Mais Renda, e agora estou buscando conquistar mais um objetivo”, relatou.

Crédito para agricultor investir em energia solar tem apoio de Hildo Rocha

O deputado federal Hildo Rocha (MDB) trabalhou pela aprovação do Projeto de Lei 1707/24, do deputado Pedro Uczai (PT-SC), que reserva recursos de garantia para operações de crédito de cooperativas de geração compartilhada de energia fotovoltaica a ser usada na produção rural. A proposta também cria os programas nacionais de Florestas Produtivas de Desenvolvimento e de Sistemas Agroflorestais de Base Agroecológica.

De acordo com o substitutivo aprovado, por 18 meses a partir da publicação da lei, o Fundo Garantidor de Operações (FGO) reservará R$ 400 milhões para garantir financiamentos de projetos de geração compartilhada dessas cooperativas.

Redução de custos

Hildo Rocha destacou que o projeto irá contribuir para a redução do custo da energia.

“A proposta do Deputado Pedro Uczai é muito boa e foi melhorada pelo Deputado Nilto Tatto. Vai atender às cooperativas que trabalham com energia fotovoltaica para permitir o financiamento com o Fundo Garantidor de Operações. Esse fundo vai permitir que os cooperativados dessas cooperativas tenham acesso a usinas fotovoltaicas. Essas usinas fotovoltaicas, além de permitir a transição energética, vão também permitir que diminua o custo da produção e aumente a renda do produtor rural. Por isso que eu apoio e o MDB também essa proposta legislativa”, enfatizou Hildo Rocha.

Os projetos deverão contar com um percentual mínimo de conteúdo nacional definido em regulamento. A garantia do empréstimo será articulada com os programas federais relacionados às políticas industriais, de transição energética e descarbonização.

Já o dinheiro para o empréstimo a essas cooperativas de geração compartilhada poderá vir do crédito rural do Pronaf, condicionado ao uso da totalidade da energia gerada às atividades de produção agropecuária dos estabelecimentos rurais associados. Caberá ao Conselho Monetário Nacional (CMN) definir as condições dos financiamentos.

Programa agroflorestal

Incluído no projeto, o Programa Nacional de Desenvolvimento de Sistemas Agroflorestais de Base Agroecológica (Prosaf) pretende promover a conservação da biodiversidade dos ecossistemas e melhorar a viabilidade econômica dos agricultores familiares rumo a uma agricultura resiliente à mudança do clima, com diversificação ecológica, cultural e agronômica por meio da produção sustentada.

Entre os objetivos do Prosaf estão a implantação de sistemas agroflorestais de base agroecológica em todas as regiões do País; a recuperação de áreas degradadas, prioritariamente aquelas situadas em bacias hidrográficas em estado crítico e áreas consideradas inaptas aos cultivos anuais; e a expansão, conservação e manejo da cobertura florestal dos biomas brasileiros.

Deputado Davi Brandão acompanha governador Carlos Brandão em agenda de entregas e obras em Bacabal

Governador Carlos Brandão, deputados Davi Brandão e Florêncio Neto, prefeito Roberto Costa e população durante entregas em Bacabal

Assecom / Dep. Davi Brandão

O município de Bacabal recebeu, nesta semana, uma série de ações do Governo do Estado, com a presença do governador Carlos Brandão e do deputado estadual Davi Brandão, que reforçou mais uma vez seu compromisso de estar próximo à população e trabalhando em conjunto para garantir melhorias em diversas áreas.

A agenda teve início com a entrega dos cartões do Programa Maranhão Livre da Fome, iniciativa que assegura auxílio direto para famílias em situação de vulnerabilidade. Para muitos beneficiados, o momento foi de esperança renovada. “Esse cartão chegou na hora certa e vai ajudar muito lá em casa”, destacou uma moradora.

O deputado ressaltou que a ação representa dignidade e cuidado com quem mais precisa, reafirmando que sua luta, ao lado do governador, é garantir que nenhuma família maranhense seja deixada para trás.

Outro ponto de destaque foi a assinatura da Ordem de Serviço para pavimentação asfáltica de 10 km de vias urbanas, sob responsabilidade da Sinfra. A obra promete transformar a mobilidade e a qualidade de vida dos moradores, especialmente em bairros que há anos aguardam melhorias. “É mais asfalto e mais qualidade de vida pra gente!”, comemorou um morador.

Segundo o deputado, esse investimento é mais um passo importante para modernizar a cidade e assegurar ruas mais seguras e acessíveis.

Parque Ambiental

Encerrando a agenda, foi inaugurada a reforma e requalificação do Parque Ambiental Papete, localizado no bairro Ramal. O espaço, importante para o lazer, convivência e prática de esportes, volta a ser entregue à comunidade em condições modernas e revitalizadas. “Muito feliz em ver esse espaço novinho de novo, aqui é um espaço de lazer, esporte e convivência para todos nós!”, relatou uma moradora.

Presente em todos os momentos, o deputado Davi Brandão destacou que as entregas representam a soma de esforços e a sintonia de seu mandato com o governo estadual. “Cada ação tem um impacto direto na vida do povo. Estar ao lado do governador, acompanhando essas conquistas em Bacabal, é reafirmar que seguimos juntos, trabalhando por uma cidade cada vez melhor”, afirmou.

As entregas desta semana consolidam Bacabal como prioridade na agenda do parlamentar, que segue ampliando sua atuação ao lado do governo em áreas estratégicas e fortalecendo a confiança da população no seu trabalho.

Davi Brandão reafirmou seu compromisso com a população e por mais conquistas para Bacabal

Trabalho de Orleans Brandão é destacado pelos deputados Davi Brandão e Florêncio Neto na Assembleia

POLITICA: O trabalho que vem sendo realizado pelo secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB), foi destacado, na sessão plenária desta quinta-feira (28), na Assembleia Legislativa, pelos deputados Davi Brandão (PSB) e Florêncio Neto (PSB). As falas foram durante repercussão, pelos parlamentares, de atos de entrega de obras e ações pelo governador Carlos Brandão (PSB) no município de Bacabal.

“Secretário tão jovem, mas que tem revolucionado a forma de trabalhar aqui no Maranhão, idealizando projetos importantes, encabeçando projetos importantes para mudar a vida do povo. É um jovem de futuro e para o futuro do nosso estado”, observou Davi Brandão.

O deputado afirmou, ainda, que o secretário de Assuntos Municipalistas está colhendo os frutos e sendo reconhecido. “Orleans tem conquistado seu espaço a cada dia que passa pelas cidades. E este trabalho tem se enraizado, acima de tudo, no coração do povo do estado do Maranhão”, declarou.

O deputado Florêncio Neto ressaltou o trabalho e fez um agradecimento enquanto elencou obras entregues.

“Quero agradecer ao governador Carlos Brandão, ao nosso secretário Municipalista, Orleans Brandão, por todos esses benefícios levados à cidade de Bacabal, por levar agora um grande trabalho, que é a recuperação asfáltica de cerca de 15 km também na minha cidade”, ressaltou Florênicio Neto.

Além da pavimentação de ruas, em Bacabal também foram entregues cartões do programa Maranhão Livre da Fome a mais de mil famílias e reinaugurado o Parque Ambiental.