Balsas terá novo aterro sanitário e Sema participa da entrega da licença de instalação

O destino adequado dos resíduos sólidos e a eliminação dos lixões é uma das políticas ambientais priorizadas pelo Governo do Maranhão. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) participou, na terça-feira (13), da assinatura da ordem de serviço e entrega de licença de instalação do segundo aterro sanitário do estado. A cerimônia realizada na cidade de Balsas, onde será instalado o aterro, contou com a presença do governador Carlos Brandão, que anunciou a autorização da obra fortalecendo o seu modelo municipalista de gestão.

Para o secretário do Meio Ambiente, Pedro Chagas, essa é uma resposta concreta à sociedade e aos órgãos de controle, que há anos cobram soluções definitivas para o passivo ambiental dos lixões. “É um avanço histórico na gestão integrada de resíduos sólidos e um compromisso com um futuro melhor, com mais saúde e mais qualidade de vida para a população”. O secretário destacou, ainda, o trabalho eficiente e comprometido dos servidores da Sema com a gestão ambiental responsável e a construção de soluções sustentáveis para os municípios maranhenses.

O empreendimento foi projetado inicialmente para receber 216 toneladas de resíduos por dia e terá capacidade para atender não apenas o município de Balsas, mas também os municípios do entorno, contribuindo para a regionalização da gestão de resíduos sólidos na região sul do estado.

A autorização permite que Balsas encerre de forma legal e segura os lixões existentes, cumprindo as exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos e garantindo segurança ambiental, sanitária e jurídica.

A implantação do aterro marca o primeiro passo do Acordo de Cooperação Técnica Interinstitucional firmado para eliminar os lixões e combater o descarte irregular de resíduos sólidos no estado. O acordo foi assinado no dia 24 de abril, durante o Encontro de Prefeitas e Prefeitos, entre o Governo do Maranhão, o Ministério Público, o Tribunal de Contas do Estado, a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) e outras instituições parceiras.

Governo reforça segurança pública no Sul do estado com entrega de aeronave para o Centro Tático Aéreo em Balsas

– Além do novo helicóptero, o CTA de Balsas, que funciona em base improvisada, vai contar com sede moderna, hangar para duas aeronaves e heliponto (Foto: Divulgação)

A Segurança Pública do Maranhão, no Sul do estado, foi reforçada com a entrega, nessa terça-feira (13), de um helicóptero para a base do Centro Tático Aéreo (CTA) em Balsas. A região é uma das principais produtoras de soja do Brasil.

O helicóptero foi entregue pelo governador Carlos Brandão e pelo secretário de Segurança Pública, Maurício Martins. O comandante do CTA, coronel Magno Lima, também participou do ato de entrega, seguido de vistoria das obras do hangar e do heliponto em Balsas.

“Fizemos uma vistoria da obra que está sendo finalizada, a base do CTA em Balsas. Aproveitamos para entregar um helicóptero novinho, que vai fazer a cobertura da segurança de toda essa região sul e o transporte de pacientes em casos de urgência. Temos uma base em São Luís que cobre toda a Grande Ilha e também a região da baixada. Temos outra base do CTA lá em Presidente Dutra, que também faz a segurança na região central e uma base em Imperatriz, que faz a segurança na região oeste do estado. Com isso, nós vamos garantir mais segurança e mais transporte em caso de urgência”, destacou o governador Carlos Brandão.

Com essa entrega, o CTA passa a contar com cinco aeronaves operacionais — distribuídas entre as bases de São Luís, Imperatriz, Presidente Dutra e, agora, Balsas —, cobrindo os 217 municípios do estado.O novo helicóptero em Balsas reforçará ainda mais o trabalho integrado das forças de segurança na região, onde se concentra o principal polo do agronegócio do estado.

“Esse investimento reafirma o compromisso do governador Carlos Brandão com a valorização das regiões estratégicas para o desenvolvimento do estado. A nova aeronave e a base moderna vão ampliar significativamente a capacidade de resposta das forças de segurança, trazendo mais proteção e eficiência para a população do Sul do Maranhão”, destaca o secretário de Segurança Pública, Maurício Martins.

A aeronave possui capacidade para múltiplas finalidades e está equipada para atender a diferentes tipos de missão — incluindo patrulhamento policial, transporte de pacientes, combate a incêndios e operações de busca e salvamento. Com autonomia de voo superior a três horas, tem capacidade para transportar até seis pessoas, além de uma carga útil de até 1.000 kg.

O helicóptero também conta com gancho para transporte externo, farol de busca, sistema para combate a incêndios com reservatório (bambi bucket) de 500 litros e possibilidade de instalação de maca para resgates médicos.

Além de agilizar o deslocamento de equipes, a nova aeronave será essencial no apoio a ações integradas com o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Polícia Civil e outros serviços de emergência.

Hangar e heliponto

Além do novo helicóptero, o CTA de Balsas contará com uma base própria e moderna. Com área construída de quase 900 metros quadrados, incluindo um hangar com capacidade para dois helicópteros, a nova sede em Balsas terá alojamentos, banheiros, cozinha, despensa, oficinas, salas de atendimento, coordenação, reuniões e operações, além de um auditório. Fora dessa área, está sendo construído também um heliponto. A inauguração de toda a estrutura está prevista para o segundo semestre deste ano.

A obra está sendo executada pelo Governo do Maranhão com recursos próprios e contrapartidas financeiras provenientes de Acordos de Não Persecução Penal (ANPPs), celebrados pela 4ª Vara do Judiciário de Balsas em colaboração com o Ministério Público do Maranhão, a Defensoria Pública Estadual e a OAB. Também há participação da iniciativa privada, por meio de doações.

Os ANPPs são instrumentos legais criados pela Lei nº 13.964/2019, que permitem ao investigado, em casos específicos de menor gravidade, evitar a ação penal mediante o cumprimento de condições, como a prestação pecuniária a entidades públicas ou de interesse social. Esses acordos são propostos pelo Ministério Público, com participação do investigado e de seu defensor, e passam por homologação judicial. Quando cumpridos integralmente, resultam na extinção da punibilidade, ao mesmo tempo em que viabilizam investimentos em áreas prioritárias para a sociedade.

Brandão isenta contribuição especial de grãos no estado e lança balonismo na abertura da AgroBalsas

– Solenidade de abertura da 21ª edição da AgroBalsas (Foto: Brunno Carvalho)

O governador Carlos Brandão anunciou a isenção da contribuição especial de grãos destinados a produtores rurais do Maranhão. O divulgação foi realizada durante a solenidade de abertura da 21ª edição da AgroBalsas, na cidade de Balsas, nesta segunda-feira (12). Na ocasião, houve o lançamento de prática de balonismo na região da Chapada das Mesas.

Com a medida, os beneficiários estarão eximidos de efetuar o pagamento referente à Contribuição Especial de Grãos (CEG) até 31 de julho. O benefício visa reduzir os custos para os produtores rurais e incentivar a produção de grãos no estado.

A partir de 1º de agosto, os produtores pagarão apenas 0,5% do valor da contribuição. O governador explicou que a decisão se estende, ainda, para o ano de 2026, sendo que será cobrado o valor de apenas 1% da contribuição.

“A pauta aqui foi a contribuição especial de grãos e, após diálogos com os produtores, resolvemos abrir mão de parte desse custo. O Piauí, por exemplo, cobra 1,2% e nós cobraremos apenas 0,5% a partir de agosto, ou seja, até julho ninguém paga nada. E a partir de janeiro de 2026 a alíquota da contribuição será de apenas 1%”, afirmou Brandão.

Investimento de infraestrutura rodoviária

Os recursos adquiridos com a cobrança correspondente à Contribuição Especial de Grãos (CEG) serão única e exclusivamente para a recuperação de estradas, conforme explicou o governador Carlos Brandão.

“A gente cobra porque a legislação exige que seja cobrado. O recurso será utilizado na recuperação das estradas. O produtor rural, da porteira para dentro, tem tecnologia, inovação, produção e produtividade. Só que da porteira para fora, ele depende das estradas, da mobilidade. Então, os recursos serão investidos na melhoria das estradas”, destacou o governador.

Balonismo

Durante a abertura da AgroBalsas, o governador realizou voo experimental com foco no incentivo à prática de balonismo na região da Chapada das Mesas e elogiou a iniciativa. A proposta foi idealizada pela Superintendência de Turismo da Secretaria de Estado de Turismo (Setur).

“Embora já tenha acontecido em anos anteriores, o balonismo nunca veio com essa finalidade de se tornar um produto turístico na região da Chapada das Mesas. A Agrobalsas é a justificativa, o começo de tudo isso, mas, depois da Agrobalsas, o balão ficará mais uma semana fazendo voos experimentais na Chapada com a parceria também dos municípios e da iniciativa privada no custeio dessa operação”, pontuou o superintendente de Turismo da Chapada das Mesas, Beto Kelnner.

Cadeia produtiva bovina

Durante a extensa agenda no município, Brandão participou de reuniões, realizou visitas aos estandes de exposição do Governo instalados no AgroBalsas e ainda prestigiou o lançamento da pedra fundamental do FrigoBalsas S/A.

“O frigorifico é um ótimo investimento para a cidade de Balsas. É uma iniciativa que vai atender não somente o Maranhão, mas outros estados. Essa carne pode ser exportada. Vejo com bons olhos esse investimento que é de grande credibilidade”, destacou Brandão.

O presidente da FrigoBalsas, Pedro Cervi, falou que a empresa vem agregar à cadeia de produção da região. “Este projeto integra ainda mais a bovinocultura com a agricultura e vai permitir que toda a cadeia de produção de bovinos seja integrada, melhorando a função social dos produtores e de todas as empresas que estão relacionadas a este segmento”, comentou Cervi.

Nesta terça-feira (13), a programação da comitiva do Governo do Maranhão seguirá com anúncios de obras e serviços na cidade de Balsas.

Governo do Estado inaugura obras em Imperatriz e reúne com prefeitos do Sul do Maranhão

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, participa nos dias 13, 14 e 15 de maio de uma ampla agenda municipalista em Imperatriz, maior cidade do sudoeste maranhense. O roteiro inclui a inauguração de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), a recepção a prefeitos da Região Tocantina, além da inauguração de um novo Restaurante Popular.

O primeiro compromisso do governador em Imperatriz será na terça-feira (13), às 15h30, com a inauguração da UBS no bairro Camaçari.

Na quarta-feira (14), a partir das 8h30, Carlos Brandão iniciará uma série de reuniões municipalistas com gestores da região.

Os encontros serão realizados pelo governador na sede da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (Agemsul), na Rua Aquiles Lisboa, n° 1180, Setor Mercadinho, em Imperatriz.

Durante a primeira rodada de encontros, serão ouvidas as demandas dos prefeitos de Davinópolis, São João do Paraíso, Amarante do Maranhão, Buritirana e Imperatriz.

Na quinta-feira (15), a partir de 8h30, Brandão volta a receber prefeitos da região. Dessa vez, serão atendidos os gestores municipais de Porto Franco, Montes Altos, Estreito e Itinga do Maranhão.

No mesmo dia, às 11h, Brandão e comitiva estadual inauguram em Imperatriz o Restaurante Popular de nº 184, fruto de parceria entre a Agemsul e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes).

SERVIÇO

O quê: inauguração de obras em Imperatriz e encontros com prefeitos do sul do Maranhão.
Quando: 13, 14 e 15 de maio de 2025.
Onde:

– Inauguração da UBS
Endereço: Rua São Raimundo, 100. Bairro Camaçari.

– Recepção a prefeitos
Endereço: sede da Agemsul, Rua Aquiles Lisboa, n° 1180, Setor Mercadinho, em Imperatriz.

– Inauguração do 184º Restaurante Popular
Endereço: R. Simplício Moreira, 813. Centro.

I Encontro Maranhense de Controle compartilha experiências de gestão e é pioneiro em São Luís

O I Encontro Maranhense de Controle foi o centro de compartilhamento de experiências positivas na gestão pública e valorização da construção de conhecimento. O evento realizado pela Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC) em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), ocorreu entre os dias 7 e 9 de maio no Hotel Blue Tree e contou com a presença de diversas autoridades municipais, estaduais e nacionais.

O secretário de Estado de Transparência e Controle, Raul Cancian Mochel, reforçou a importância da organização de um encontro deste porte para o Maranhão. “A STC tem o orgulho de organizar este Encontro Maranhense de Controle! Para garantir a qualidade estamos trazendo palestrantes renomados, do Maranhão e de outros Estados, para nos abrilhantar com seu conhecimento, suas experiências. O objetivo é que a gente consiga fortalecer o Sistema de Controle Interno do Estado do Maranhão como um todo, tanto do controle interno quanto externo e social”, afirmou Mochel.

O primeiro momento de destaque do Encontro foram as homenagens ao secretário-chefe da Secretaria Geral da Governadoria, Luis Fernando Silva, e ao presidente da Associação dos membros dos Tribunais de Contas do Brasil – ATRICON, Edilson Silva. Ambos receberam uma placa alusiva a sua contribuição para o fortalecimento dos sistemas de controle do Estado do Maranhão.

A palestra de abertura comandada pelo presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI) e secretário de Estado de Controle e Transparência do Estado do Espírito Santo, Edmar Camata, teve como tema “Como avaliar o sistema de controle interno e identificar pontos de melhoria: métodos e ferramentas para realizar diagnósticos eficazes”.

“Esse Encontro Maranhense de Controle, promovido pela STC e pelo TCE-MA, é um grande evento, pois aborda mais de 20 temas em relação ao controle e transparência, integridade, ouvidoria, governança pública, para que esse sistema chegue aos municípios do Maranhão”, afirmou Camata.

Outra palestra de destaque foi “A importância do controle interno para a gestão municipal”, tendo como expositores Raul Cancian Mochel, secretário de Estado da Transparência e Controle do Maranhão; João da Silva Neto, auditor estadual de controle externo e gestor da Unidade de Controle Interno do Tribunal de Contas do Estado (Ucint); José Antônio de Carvalho Freitas Superintendente da Controladoria Geral da União no Maranhão (CGU-MA) e Nahyma Ribeiro Abas, promotora de justiça e coordenadora do Centro de Apoio do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa do Ministério Público do Maranhão. O conselheiro-substituto do TCE-MA Osmário Freire Guimarães foi o moderador.

Encerrando a programação do primeiro dia, a auditora-geral do Estado da Bahia, Cristina Cardoso, apresentou a palestra “Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que contou com a moderação do corregedor-geral do Estado do Maranhão, Daniel Barros.

Além das palestras, foram destaques os painéis e minicursos com temas de governança e compliance, reforma constitucional e previdenciária; planejamento e orçamento: PPA, LDO e LOA.

A programação do segundo dia teve início com o painel intitulado “O papel do Tribunal de Contas na promoção da gestão pública transparente e eficiente”, a cargo do professor-doutor Marco Antonio Carvalho Teixeira, pesquisador do Centro de Estudos de Administração Pública e Governo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-CEAPG). O moderador foi o conselheiro Marcelo Tavares, vice-presidente do TCE-MA.

Logo após, o destaque foi a palestra “Gestão de Riscos na Nova Lei de Licitações e Contratos”, proferida por Rodrigo Fontenelle de Araújo Miranda, controlador-geral do Estado de Minas Gerais. O secretário de Estado da Transparência e Controle do Maranhão, Raul Cancian Mochel, fez a moderação.

Um dos  pontos altos do dia também foi a palestra “Assédio no ambiente de trabalho e o papel do controle”, com Fabian Maia, diretor de Operações e Investigações da Controladoria Geral da União (CGU). Danyelle Bittencourt Athayde Ribeiro, Ouvidora da Mulher no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) atuou como moderadora.
Na visão do secretário Raul Cancian Mochel, os temas abordados no segundo dia de programação do “Encontro Maranhense de Controle” permitirão aos participantes entender com maior profundidade aspectos que conduzem uma gestão pública com resultados positivos, demanda cada vez maior da sociedade. “Os conhecimentos e experiências compartilhados no evento trarão contribuições efetivas para a melhoria da qualificação dos gestores públicos e devem ser utilizados para melhorar o desenvolvimento das políticas públicas, beneficiando a todos os cidadãos”, observou.

Tecnologia e inovação; o Programa de Transparência  Pública; diálogo federativo e o futuro da gestão pública também  foram destaques do segundo dia do Encontro.

A abertura do último dia ocorreu com o painel “Parcerias e diálogo federativo: construindo redes para o desenvolvimento local” comandado pelos expositores Monique Toledo Salgado, coordenadora-geral de assuntos estratégicos da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades; Luciano Moretto, superintendente do Banco do Brasil; Carlos Cardoso, gerente de governo da Caixa Econômica Federal (CEF); Albertino Leal de Barros Filho, diretor-superintendente do SEBRAE-MA. A moderação foi feita pela auditora-geral do Estado do Maranhão, Luana de Jesus Pereira.

Por fim, a Palestra Magna de Encerramento teve como tema “O futuro da gestão pública municipal: desafios e oportunidades” e foi comandada pela  Prof.ª Ana Carla Bliacheriene, mestre e doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), tendo como mediador  o conselheiro Daniel Brandão, presidente do TCE-MA.

Para finalizar, um momento especial foi a leitura da Carta do Encontro Maranhense de Controle que foi lida pelo Conselheiro-substituto Antônio Blecaute, e assinada pelo secretário Raul Cancian Mochel e pelo conselheiro Daniel Brandão, presidente do TCE/MA.

O evento contou com a participação cultural dos bois de Axixá e Piriliampo, representando o melhor da cultura maranhense.

O secretário de Estado de Transparência e Controle, Raul Cancian Mochel, juntamente com o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Daniel Brandão, presidiram o dispositivo de abertura que contou com as presenças de: Valdênio Caminha (procurador-geral do Estado do Maranhão) deputada Viviane (representando a Assembleia Legislativa do Maranhão); Danilo Ferreira (Procurado-Geral de Justiça do Estado do Maranhão); Roberto Costa (prefeito de Bacabal e presidente da FAMEM); o desembargador Raimundo Nonato Neris (representando o Tribunal de Justiça do Maranhão); Edilson Silva (presidente da Atricon); Edson Camata (presidente do Conaci); Luis Fernando Silva (secretário-chefe da Secretaria Geral de Governadoria) e Asaf Sobrinho (presidente da União dos Vereadores e Câmaras do Maranhão).

Iracema Vale participa do lançamento do programa Maranhão Livre da Fome

Lançamento oficial do programa Maranhão Livre da Fome, promovido pelo Governo do Estado

Agência Assembleia

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PAB), participou, nesta sexta-feira (9), do lançamento oficial do programa Maranhão Livre da Fome, promovido pelo Governo do Estado. Durante a solenidade, a parlamentar destacou o impacto social da iniciativa e reafirmou o compromisso do Parlamento com ações que enfrentam a fome e a desigualdade.

“Este é um programa que resgata a dignidade de milhares de famílias maranhenses. Um gesto concreto de cuidado com quem mais precisa. A Assembleia Legislativa estará sempre à disposição para apoiar ações como essa, que transformam realidades e promovem justiça social”, afirmou a parlamentar.

Iracema Vale destacou o impacto social da iniciativa e reafirmou o compromisso do Parlamento com ações que enfrentam a fome e a desigualdade

A programação segue até este sábado (10), das 8h às 16h, no Complexo Castelinho, em São Luís, com uma grande ação que reúne atendimentos sociais, serviços de saúde, capacitação profissional e emissão de documentos. No local, também foram entregues os primeiros cartões do programa a beneficiários dos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

Lei Estadual

Idealizado pela Secretaria de Estado de Monitoramento de Ações Governamentais (Semag) e desenvolvido em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o Maranhão Livre da Fome foi instituído pela Lei Estadual nº 12.502/2025 e tem como objetivo combater a insegurança alimentar e promover inclusão socioprodutiva.

Carlos Brandão disse que o Maranhão Livre da Fome nasceu do compromisso do nosso governo com a erradicação da pobreza extrema

O benefício mensal de R$ 200 é destinado exclusivamente à compra de alimentos em estabelecimentos credenciados, com um adicional de R$ 50 por criança de 0 a 6 anos. Caso a renda familiar ainda permaneça abaixo de R$ 218 per capita, mesmo com o Bolsa Família e o novo programa, o Estado fará a complementação do valor.

“O Maranhão Livre da Fome nasceu do compromisso do nosso governo com a erradicação da pobreza extrema. Vamos garantir alimentação para quem precisa, mas também oportunidades, com capacitação e acesso ao mercado de trabalho. É uma política pública que une assistência e desenvolvimento”, explicou o governador Carlos Brandão.

Programação segue até este sábado (10), das 8h às 16h, no Complexo Castelinho

A expectativa é de que cerca de 95 mil famílias sejam beneficiadas nesta primeira fase, alcançando mais de 430 mil maranhenses. Além da transferência de renda, a ação também promove a qualificação de pessoas a partir dos 16 anos, por meio da Vila de Inclusão Socioprodutiva instalada no local, com o apoio de empresas e instituições parceiras.

Orleans Brandão anuncia obras estaduais durante aniversário de 190 anos de Passagem Franca

– Durante a programação, o secretário participou dos tradicionais atos oficiais de aniversário (Foto: Divulgação)

A cidade de Passagem Franca celebrou, nesta quinta-feira (8), seus 190 anos de emancipação política com a chegada de novos investimentos do governo estadual. O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, representou o governador Carlos Brandão durante as festividades, ao lado do prefeito Chicão das Parabólicas. Orleans reforçou o compromisso do Governo do Maranhão com o fortalecimento e o progresso do município.

Durante a programação, o secretário participou dos tradicionais atos oficiais de aniversário, incluindo a missa em ação de graças. A agenda também contou com a assinatura de ordens de serviço para a implantação de unidades do Viva/Procon, do Colégio Militar e da Estação Tech, além da construção do novo portal da cidade, do sistema de abastecimento de água e da assinatura de um acordo de cooperação técnica para o Programa Mutirão Rua Nova.

Orleans Brandão destacou a importância histórica de Passagem Franca para o Maranhão e reafirmou o apoio do governo estadual, por meio da entrega de obras e serviços à população.

“Hoje estou aqui, a pedido do governador Carlos Brandão, para reafirmar que o governo está ao lado da população, trabalhando para garantir mais avanços e melhor qualidade de vida para todos. Graças a essa parceria, hoje assinamos diversas ordens de serviço e entregamos benefícios à população, fruto das reuniões que temos realizado com os prefeitos do Maranhão. Em nome do governador, entregamos uma viatura da Polícia Militar, carrinhos dos programas Mais Renda e Minha Renda, além de mais de dois quilômetros de recapeamento asfáltico, ligando a Avenida Padre Anderson à Rua do Sol. Nosso governo é municipalista e comprometido com o desenvolvimento das cidades”, ressaltou o secretário.

O prefeito Chicão das Parabólicas destacou os resultados dessa parceria: “Nós só temos a agradecer ao Governo do Maranhão por estar ao nosso lado neste momento tão importante. Essa parceria com o governo Carlos Brandão e o apoio do secretário Orleans Brandão têm sido fundamentais para que possamos avançar cada vez mais.”

As comemorações pelos 190 anos reuniram moradores, autoridades e visitantes em uma festa que celebrou não apenas o passado da cidade, mas também suas perspectivas de futuro.

Governador Brandão autoriza início da duplicação da MA-204, quarta etapa da Avenida Metropolitana na Grande Ilha

– Duplicação da MA-204 inaugura quarta etapa da Avenida Metropolitana (Foto: Gilson Teixeira)

A MA-204, uma das rodovias estaduais que conecta municípios da Grande Ilha de São Luís, entra em processo de duplicação e modernização. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada nesta quinta-feira (8), pelo governador do Estado, Carlos Brandão. A intervenção vai ampliar e requalificar o trecho entre o Viaduto Neiva Moreira e a Beira Rio, em Paço do Lumiar, uma das cidades que integram a Região Metropolitana de São Luís.

Realizada em uma tenda instalada no canteiro da obra, a solenidade de lançamento da duplicação da MA-204 contou com a presença de prefeitos de várias cidades maranhenses, representantes do Poder Legislativo estadual e municipal de São Luís, Paço do Lumiar e Raposa, além de secretários de Estado e a população.

A obra corresponde à quarta etapa da Avenida Metropolitana, projeto do Governo do Maranhão, coordenado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), que prevê a criação de um novo anel viário na Grande São Luís.

A ideia é promover a integração de 1 milhão de pessoas nos quatro municípios da região (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), com a construção de corredores viários que garantam tráfego mais seguro e eficiente.

“Há muito tempo eu ouvia essa demanda [popular], só que agora eu tive a oportunidade como governador, de fazer o projeto, licitar a obra, conseguir o recurso e executar. Deus e o povo me deram oportunidade de cumprir essa missão, de fazer um grande anel viário na região metropolitana”, disse o governador Carlos Brandão durante o lançamento da duplicação da MA-204.

O projeto global da Avenida Metropolitana, em suas quatro etapas, tem início na zona rural de São Luís e vai cruzar a Grande Ilha, com a meta de garantir mais fluidez e segurança para condutores, ciclistas e pedestres.

Etapas do novo anel viário

A primeira etapa da Avenida Metropolitana foi concluída em abril deste ano, com a entrega do trecho que vai da Vila Funil (KM 2 da BR-135) até a Avenida Principal do Conjunto São Raimundo.

As duas etapas subsequentes da obra compreendem a intervenções na Avenida Principal do São Raimundo ao Parque Independência (2,732 Km); do Parque Independência à rotatória da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) (1,748 Km), e da Avenida Guajajaras ao Parque Independência (3,397 Km).

Já a quarta fase, iniciada com o lançamento da duplicação da MA-204, prevê obras em 3,58 km de extensão da rodovia, com investimento que ultrapassa os R$ 59 milhões.

“Já inauguramos o primeiro trecho e iniciamos agora do [condomínio] Alphaville até o Posto Maracajá. Vai ficar uma avenida ampla com conforto e com segurança para todos”, afirmou o governador.

Trafegabilidade e segurança para todos

A obra contará com ampliação para três faixas de sentido, com canteiro central, além de instalação de drenagem eficiente e sinalização de trânsito horizontal e vertical.

“Estou aqui com o nosso governador Carlos Brandão lançando a duplicação, na verdade, uma ‘triplicação’. Vão ser três mãos para ir, três mãos para voltar. Pessoas que passam mais de uma hora para passar na Beira Rio, no horário de pico, no engarrafamento, sabem da importância dessa ação para melhorar a trafegabilidade”, celebrou o prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos.

As obras de duplicação da MA-204 também incluem a construção de uma nova ponte de concreto armado sobre o Rio Paciência, interligando o trecho duplicado, além da implantação de calçadas com acessibilidade universal, ciclovias segregadas e sistema de iluminação em LED.

“Essa obra é um braço da Avenida Metropolitana. Ao final, São Luís e toda essa região não serão afetados por engarrafamentos. Há 50 anos o então prefeito de São Luís, Haroldo Tavares, fez o Anel Viário. A ex-governadora Roseana Sarney fez a Via Expressa e o governador Brandão vai deixar sua marca com a Avenida Metropolitana”, avaliou o secretário de Infraestrutura do Maranhão, Aparício Bandeira.

Avenida Metropolitana e a Nova Litorânea

O governador Carlos Brandão lembrou que a duplicação da MA-204 terá junção estratégica à outra obra estadual que também já está em andamento: o novo prolongamento da Avenida Litorânea, que ligará a Avenida São Carlos, no bairro Olho d’Água, em São Luís, à Avenida Atlântica, no bairro Araçagi, em São José de Ribamar.

“Essa Avenida Metropolitana com a Nova Litorânea vai fazer com que melhore toda a mobilidade da Grande Ilha. A avenida sai do Funil e vai chegar à Litorânea, com estrada duplicada, com ciclovia, calçadão e todas as condições para atender as pessoas que circulam na cidade”, concluiu Brandão.

Brandão autoriza implantação da estrada da Praia de Itapéua com foco no potencial turístico da região, em Cajapió

– Governador Carlos Brandão, autoridades e lideranças de Cajapió na Praia de Itapéua (Foto: Rodrigo Ribeiro)

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, realizou, na manhã desta quarta-feira (7), a assinatura de ordem de serviço para a implantação de 5,5 km de estrada que dará acesso à Praia de Itapéua, na cidade de Cajapió. A inciativa tem como foco impulsionar o turismo na região, bem como a valorização dos atrativos naturais e a melhoria da mobilidade naquela área.

“Este é mais um investimento para desenvolver o turismo, desta vez na cidade de Cajapió, ligando o centro à Praia de Itapéua. É uma praia importante, belíssima, que estava escondida porque faltava o investimento necessário para que o turismo se desenvolvesse. Além de fazermos o acesso à praia, nós vamos urbanizar a praia para atender os donos de bares, para que as pessoas venham desfrutar desse belíssimo ponto turístico”, destacou Brandão.

A obra, orçada em cerca de R$ 9,4 milhões, inclui serviços de revestimento conhecido como AAUQ (Areia Asfalto Usinado à Quente) de drenagem e sinalização horizontal termoplástica, garantindo durabilidade, segurança e funcionalidade. Os serviços são executados pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra).

“Esta é uma estrada por muito tempo desejada pela população de Cajapió. Uma obra muito importante que, com certeza, vai potencializar o turismo na região, beneficiando a todos do município e também o estado”, disse o secretário de Estado de Infraestrutura, Aparício Bandeira.

Após a assinatura que autoriza a obra, os serviços devem começar imediatamente e a previsão é que sejam concluídos em até 120 dias. A nova estrada proporcionará acesso permanente e seguro à praia, beneficiando moradores, turistas e comerciantes locais, especialmente em períodos de maior fluxo.

“Gostaria de agradecer a sensibilidade do governador Carlos Brandão por tudo que ele está fazendo pela nossa região. Sem dúvida nenhuma vai mudar a história da nossa cidade com muito desenvolvimento, emprego e renda pra toda a região. Então, gostaria de agradecer do fundo do meu coração ao governador por ele está realizando esse sonho de muitas décadas da nossa cidade”, comemorou o prefeito de Cajapió, Rômulo Marques.

A melhoria na infraestrutura viária impulsionará o turismo, o comércio regional e a geração de renda, fortalecendo a economia local. A iniciativa contribui ainda para que o local, que é rico em belezas naturais, seja conhecido por mais pessoas, aumentando assim o potencial turístico da praia de Itapéua.

Instalação de novos transformadores afetará o abastecimento em vários bairros de São Luís

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informa que o abastecimento de água será interrompido em diversos bairros de São Luís devido à instalação de novos transformadores na Subestação do Sistema Produtor de Água do Italuís, com início às 5h30 do dia 13 de maio e término às 22h do mesmo dia. O abastecimento será retomado, de forma gradativa, logo após a conclusão dos trabalhos.

A Companhia recomenda que os moradores das áreas afetadas façam reserva de água para garantir o uso essencial durante o período de instalação dos novos transformadores. Duzentos bairros da capital abastecidos por sistemas de poços não serão afetados com a realização dos serviços de instalação.

Serão afetados com os serviços os bairros do Angelim, Bequimão, Cohama, parte da Cohab, parte do Cohatrac, Maranhão Novo, Vinhais, Planalto Vinhais, Olho d’Água, Parte do Habitacional Turu, Anjo da Guarda, Alto da Esperança, Santo Antônio, Centro, Monte Castelo, São Cristóvão e áreas adjacentes aos mencionados bairros.