Governador Carlos Brandão e prefeito Roberto Costa inauguram a estrada do Leite, autorizam novas obras, entregam frota de veículos e concedem reajuste salarial a professores e mediadores contratados

A movimentação começou cedo. Uma multidão foi prestigiar, neste domingo (04), no povoado Boa Vista da Tábua, o prefeito Roberto Costa e o governador Carlos Brandão, durante a inauguração da nova pavimentação dos 34 quilômetros do trecho que vai do entroncamento da MA-245 (Povoado Aldeia) até a BR-316 (Povoado Alto Alegre do Acelino), conhecido como Estrada do Leite.

O evento foi emblemático, pois surpreendeu pelo público e pelos novos anúncios de mais obras, equipamentos e serviços para o povo de Bacabal.

Após a entrega oficial da Estrada do Leite, foi realizada a assinatura da ordem de serviço para a construção do Parque de Exposição de Bacabal, local onde será possível realizar novamente a tradicional Expoaba – Exposição Agropecuária de Bacabal. Em seguida, foram autorizadas as obras municipais que serão feitas em parceria com o Governo do Maranhão. São elas: duas Unidades Básicas de Saúde, sendo uma no Centro e outra na Vila da Paz; o Centro de Acolhimento Adulto na Vila Frei Solano; o Centro Especializado em Reabilitação e o Espaço Esportivo Comunitário da cidade. Além disso, a Prefeitura também entregou os novos uniformes e kits de trabalho para os Agentes Comunitários de Saúde, de Endemias e para os agentes de limpeza pública.

Através do programa municipal de Regularização Fundiária Urbana (REURB) – “Essa Casa Agora é Minha”, foram entregues seis títulos definitivos de propriedade para moradores do bairro Vila Frei Solano. Outra novidade foi a entrega da nova frota de maquinário da limpeza pública da cidade, composta por: oito caminhões compactadores de lixo, um caminhão poliguindaste, um caminhão de podagem com cesto aéreo, uma retroescavadeira e uma minicarregadeira Bobcat.

Ainda em parceria com o Governo do Estado, a gestão municipal adquiriu duas ambulâncias novas, sendo uma de suporte avançado, e sete caminhonetes para melhorar os trabalhos das secretarias municipais.

Dentre as autoridades presentes, estava o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, que destacou a continuidade dos investimentos do Governo do Estado. “A estrada hoje está completamente asfaltada, e iremos entregá-la à população de Bacabal, beneficiando toda essa região. Também anunciamos o Parque de Exposições e o Complexo Esportivo. Serão muitas obras. O governador Carlos Brandão está com o pé no acelerador para realizar grandes obras e ações por todo o estado do Maranhão, especialmente aqui na cidade de Bacabal.”

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale, ressaltou a importância da entrega da Estrada do Leite para Bacabal e toda a região. “Essa Estrada do Leite era um sonho antigo dessa região, tão conhecida de Bacabal. Uma estrada importante, e o governador vem hoje fazer essa entrega, um momento especial para a cidade. Sabemos também que o prefeito Roberto Costa vem fazendo um brilhante trabalho. Está aqui hoje, junto com o governador Carlos Brandão, entregando compactadores de lixo, veículos, ambulâncias. Isso mostra que é a parceria que faz o Maranhão avançar.”

O governador Carlos Brandão, que na ocasião foi homenageado pela Câmara Municipal com o Título de Cidadão Bacabalense, revelou que a recuperação da Estrada do Leite foi um anseio da população de Bacabal, identificado por meio de pesquisa, e que contou com o apoio do deputado estadual na época e atual prefeito de Bacabal, Roberto Costa. “É a estrada da produção, a estrada que liga os pequenos produtores à zona urbana. E assim foi feito. No ano passado iniciamos a obra e, hoje, está pronta. Estamos comemorando. O prefeito Roberto Costa também aproveitou para realizar algumas entregas municipais. De forma que, aqui, fizemos um grande pacto municipalista”, afirmou o governador.

O prefeito Roberto Costa enfatizou a importância da parceria com o Governo do Estado para o progresso de Bacabal: “Historicamente, a gestão do governador Brandão tem se mantido em uma grande parceria com a cidade de Bacabal. E hoje, não é apenas a Estrada do Leite que está sendo inaugurada, mas sim um conjunto de ações importantes. A Prefeitura tem conseguido realizar muitos investimentos graças ao apoio e à prioridade que o governador tem dado à cidade. Esse apoio tem facilitado nosso trabalho e permitido que, como gestão municipal, possamos avançar ainda mais em obras e melhorias para a população”, afirmou.

Ajuste salarial para professores e mediadores

Outro ponto alto do evento foi o anúncio, feito pelo prefeito Roberto Costa, do reajuste salarial para os professores (25,2%) e para os mediadores (30%) contratados da rede municipal.

“Estou dando hoje para os nossos professores contratados do município, pois eles merecem. Eles trabalham 40 horas e formam os nossos alunos. O nosso aumento será de 25,2%. E temos também uma categoria importantíssima no Maranhão, que são os mediadores, aquelas pessoas que cuidam das nossas crianças autistas dentro da sala de aula. A maioria ganhava um salário mínimo, que, com descontos, ficava abaixo de um salário mínimo. Eu mandei agora, governador, dar um aumento de 30% para eles”, garantiu o prefeito em pronunciamento.

O evento contou ainda com a presença de prefeitos da região, além de ex-prefeitos, como Edvan Brandão de Bacabal, secretários de Estado e municipais, vereadores como a presidente da Câmara de Bacabal, Natália Duda, e os deputados estaduais Davi Brandão, Florêncio Neto, Ana do Gás, entre outros convidados.

Brandão entrega obras nas áreas da saúde, esporte e educação no aniversário de 190 anos de Barra do Corda

– Brandão recebido por aliados e populares em Barra do Corda (Foto: Gilson Teixeira)

No aniversário de 190 anos da cidade de Barra do Corda, comemorado neste sábado (3), o governador Carlos Brandão esteve no município para cumprir extensa agenda de entregas e inspeção de obras. A ação faz parte das medidas do Governo do Estado com foco em garantir mais qualidade de vida aos maranhenses e fortalecer o modelo municipalista de gestão. Entre as áreas atendidas estão as de saúde, educação e esporte.

“Estamos mostrando a força do municipalismo. Fizemos a entrega de um importante hospital, que passou por reforma e ampliação. A unidade está toda equipada, pronta para receber a população. Entregamos três ambulâncias que servirão à população. Houve a entrega de complexo esportivo, da Academia de Letras e outras obras. Em breve, estaremos inaugurando um centro de hemodiálise e também uma Casa da Mulher Maranhense para atender mulheres vítimas de violência. Enfim, o que eu venho pregando, está acontecendo: unidade, parceria e municipalismo”, declarou o governador Carlos Brandão.

 

Saúde

Destaque para a entrega dos serviços de ampliação dos Hospitais Acrisio Figueira, Materno Infantil e do Centro de Parto Normal, que é um serviço ofertado dentro do Materno Infantil.

O Hospital Materno Infantil de Barra do Corda foi equipado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Secretaria de Estado de Governo (Segov) executou a obra. A unidade de saúde possui 44 leitos, cinco salas pré-parto, parto e pós-parto (PPP), que garantem à mulher permanecer no mesmo ambiente durante todo o processo de parto.

A unidade também conta com duas salas cirúrgicas equipadas, três salas de recuperação pós-anestésica (RPA), 10 leitos de internação neonatal, além de consultórios, setor de ultrassonografia, raio-X portátil, cartório e poltronas de medicação. A nova unidade possui, também, uma enfermaria voltada para o atendimento às mulheres indígenas.

O Hospital Acrísio Figueira, também equipado pela SES, tem 50 leitos hospitalares, sendo 18 para pediatria, 16 para clínica médica e 16 para cirurgia geral. O hospital dispõe de três leitos de observação, dois de medicação e três leitos de Recuperação Pós-Anestésica (RPA), além de duas salas cirúrgicas totalmente equipadas. Um dos destaques é o novo Centro de Material e Esterilização (CME), com duas autoclaves de 300 litros.

Ainda foram entregues três ambulâncias de suporte básico tipo B, com estrutura completa, incluindo ar-condicionado, direção hidráulica ou elétrica, cilindros de oxigênio, maca retrátil, prancha rígida, cadeira de rodas e equipamentos de primeiros socorros.

Mesmo sendo classificadas como unidades básicas, podem ser adaptadas para funcionar como Suporte Avançado (USA), o que amplia sua capacidade de atendimento, inclusive a pacientes em estado crítico.

“Dentro da base municipalista do governador Carlos Brandão, existe o compromisso de cuidar de todo o Maranhão e Barra do Corda não poderia ser diferente. Esse é o compromisso que dentro do municipalismo a gente não abre mão, que é de cuidar de todos os maranhenses”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

 

Mais obras

Ainda foram entregues pela gestão estadual o prédio do Centro de Abastecimento Manoel Mariano de Sousa, a Academia de Letras de Barra do Corda, o novo espaço do Complexo Esportivo no bairro Altamira e a praça no bairro Vila Nenzim. Além de três escolas que foram entregues pela prefeitura: o Centro de Ensino Nilva França, a Escola Municipal Frederico Figueira e a Escola Municipal Elizangela Sousa.

“São 190 anos de história. Barra do Corda está recebendo hoje o governador Carlos Brandão e muitas outras autoridades, o que, para nós, é uma satisfação. Estamos entregando várias obras. O município está fazendo aniversário, mas quem tá ganhando presente é a população. Ambulâncias, hospitais e outras obras foram entregues. É uma parceria que vem dando certo, por isso que o governador é conhecido como um governador municipalista”, concluiu o prefeito de Barra do Corda, Rigo Teles.

Governo fortalece assistência em saúde com reforma do hospital municipal de Lajeado Novo

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), avança com a restruturação de hospitais municipais e o fortalecimento da atenção primária. Na última sexta-feira (2), o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, acompanhou as obras de reforma do Hospital Dr. Sousa Neto, no município de Lajeado Novo (MA).

“Com esse investimento do governo Carlos Brandão estamos fortalecendo a rede de saúde e garantindo mais saúde e bem-estar para a população. Nosso objetivo é fazer com que a população tenha acesso digno à saúde pública, com estrutura e atendimento de qualidade”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

A unidade de saúde, que já realiza atendimentos de urgência e emergência, está passando por melhorias estruturais importantes. O hospital tem capacidade para 20 leitos. Com a reforma, áreas serão ativadas e adequadas para garantir um atendimento mais eficiente à população.

Além da reforma, o Estado doou um aparelho de raio-x ao hospital. A sala para instalação do equipamento já existe e, com a chegada do CR digital, os exames passarão a ser realizados no próprio município, o que antes não era possível.

O prefeito de Lajeado Novo, Itairis, agradeceu o apoio do Estado. “Essa visita é muito importante. O secretário Tiago tem sido um parceiro fundamental para o nosso município. Esse hospital é um sonho antigo da população, e agora está sendo recuperado com a ajuda do Governo do Estado. A parceria está dando resultados concretos”, afirmou.

A visita reforçou o diálogo permanente entre o Estado e os municípios, com foco em soluções práticas para melhorar o atendimento à saúde da população. Acompanharam a visita, a vice-prefeita Ana Lúcia, a secretária municipal de Saúde, Cléia Mesquita, além de representantes da direção do hospital e os secretários municipais das áreas do Esporte, Infraestrutura, Meio Ambiente, Administração e de Governo. Também estiveram presentes os vereadores Deusirene, Daniel do Rivaldo e Simone do Dinaldo.

Fazendo história: Orleans Brandão participa de entregas sonhadas pela população de Governador Luiz Rocha

Em uma grande celebração da atuação municipalista adotada nos últimos anos, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, ao lado do governador Carlos Brandão e do prefeito Zezão, participou de um dia histórico para a população de Governador Luiz Rocha.

Nesta sexta-feira (2), foram entregues diversos benefícios e serviços à cidade, com destaque para a tão sonhada pavimentação da MA-383, que liga o entroncamento da BR-226 à MA-331. A obra tem extensão total de 21 quilômetros e beneficiará aproximadamente 10 mil maranhenses, configurando-se como uma das maiores iniciativas municipalistas da história do estado. Também foram entregues uma nova ambulância e uma viatura policial, reforçando as ações de saúde e segurança pública na região.

Ao som de gritos de “valeu a pena esperar”, a população aclamou o momento como um marco histórico, reconhecendo o comprometimento do governador Carlos Brandão e do secretário Orleans Brandão.

“Orleans é um secretário com coração municipalista. Ele tem revolucionado o Maranhão ao lado do governador. Sabemos que sua dedicação diária ao desenvolvimento do estado é fundamental nesse diálogo com os municípios”, destacou o deputado estadual Guilherme Paz.

O governador Carlos Brandão também falou sobre sua gestão municipalista e o papel da Secretaria de Assuntos Municipalistas nesse processo.

“Orleans é uma figura importantíssima na construção dessa gestão junto aos prefeitos. Essa Secretaria de Assuntos Municipalistas cuida exclusivamente dos municípios; é uma secretaria que escuta a voz do povo, os sonhos de cada cidadão, representados pelos prefeitos. E não ficamos só no diálogo: prometemos, assinamos ordens de serviço e executamos, realizando sonhos”, afirmou o governador.

O secretário Orleans Brandão comemorou as entregas realizadas e destacou as iniciativas que transformarão a realidade do povo da região.

“Essa estrada é um sonho antigo. As máquinas já estão na pista e, em poucos meses, a obra estará concluída. Mas não para por aí: também teremos a instalação do Procon, Restaurante Popular, Estação Tech, implantação do Colégio Militar, requalificação e iluminação do Estádio Municipal, reforma do Centro de Ensino Luis Cheivan, instalação do portal da cidade, entre outras ações. Juntas, essas obras somam quase R$ 100 milhões em investimentos. Já entregamos a ambulância e a viatura policial para reforçar ainda mais o atendimento no município”, comemorou Orleans Brandão.

Governo do Estado leva pacote de obras a Luiz Rocha, com destaque para pavimentação de estrada aguardada há 50 anos

– Governo leva pacote de obras e serviços a Luiz Rocha (Foto: Gilson Teixeira)

O Governo do Maranhão segue ampliando os investimentos em infraestrutura no interior do estado. Em Luiz Rocha foi assinada a ordem de serviço para as obras de melhoramento e pavimentação da MA-383. Serão 21 quilômetros de asfalto ligando o município à BR-226, com ramais de acesso aos povoados de Cacimbão e Caracol. O investimento é de R$ 59.398.527,79 e o prazo de conclusão é de 18 meses.

A obra deve beneficiar cerca de 10 mil moradores, melhorando o tráfego entre a zona urbana e rural, facilitando o escoamento da produção agrícola e reduzindo o trânsito de veículos pesados no centro da cidade.

“Das 11 ordens de serviço assinadas aqui, considero a mais importante a pavimentação da estrada que liga Governador Luiz Rocha à BR-226. É a realização de um sonho de mais de 50 anos. Muitos governos passaram e essa obra nunca saiu do papel. Por isso me chamam de governador das obras impossíveis”, afirmou o governador Carlos Brandão, durante o evento na cidade.

Morador da região, seu Antônio Wilton, aposentado, celebrou a novidade. “Essa estrada é muito importante. A gente esperava por ela há muito tempo. Antes, o trajeto demorava bastante. Agora, com o asfalto, dá pra fazer em uns 20 minutos”, disse.

Além da pavimentação, o governador assinou ordens de serviço em diversas áreas. Na educação será implantado o Colégio Militar 2 de Julho. Também estão previstas a instalação de uma unidade do Viva/Procon, a criação da Estação Tech, a implantação de um Restaurante Popular, a requalificação da iluminação e reforma do Estádio Municipal, assim como a reforma do Centro de Ensino Luís Cheivan.

“O governo Brandão é municipalista, conhece as necessidades dos prefeitos e tem uma equipe competente. O secretário Orleans, por exemplo, é um municipalista que dialoga com os gestores. A gestão Brandão é de qualidade e voltada para o futuro”, destacou o prefeito José Orlanildo Soares de Oliveira, o Zezão.

Na saúde, a cidade recebeu uma nova ambulância para agilizar o atendimento à população. Também houve reforço na segurança pública, com a entrega de uma viatura policial. As ações integram um conjunto de iniciativas voltadas à melhoria dos serviços públicos e da qualidade de vida dos moradores de Luiz Rocha.

Governo entrega obras e anuncia investimentos em Codó, com foco em infraestrutura, educação e inclusão

– Governador Brandão esteve no município de Codó para entregar obras e lançar novos investimentos (Foto: Brunno Carvalho)

Nesta sexta-feira (2), o governador Carlos Brandão esteve no município de Codó para entregar obras e lançar novos investimentos que vão impactar diretamente a qualidade de vida da população. Entre os destaques da agenda, estão a revitalização do Parque Ambiental Trizidela, a assinatura da pedra fundamental da nova ponte sobre o Rio Itapecuru e a entrega de duas escolas totalmente reformadas.

Durante o evento, o governador Carlos Brandão reforçou o compromisso do governo com o municipalismo e a entrega de obras que atendem às demandas da população.

“É uma prática do nosso governo anunciar e inaugurar obras, como estamos fazendo hoje aqui. Entregamos duas escolas reformadas, com melhores condições de ensino, e revitalizamos o Parque Ambiental, que precisava de uma ampla reforma para oferecer conforto e lazer à população. E ainda anunciamos uma obra histórica: a ponte que liga Trizidela ao centro da cidade, um pedido de 90% da população que agora se tornará realidade”, destacou Brandão.

Parque Ambiental revitalizado

A população de Codó recebeu oficialmente a revitalização do Parque Ambiental Trizidela, um importante espaço de lazer, práticas esportivas e convivência social. O local passou por uma ampla reforma para garantir mais conforto, segurança e acessibilidade aos frequentadores.

Ponte sobre o Rio Itapecuru

A Secretaria de Estado da Infraestrutura lançou a pedra fundamental da ponte sobre o Rio Itapecuru, que levará o nome de Dr. José Anselmo Freitas. A obra, orçada em R$ 51.811.038,83, será fundamental para o desenvolvimento da região, conectando o centro da cidade ao bairro Trizidela e à MA-026.

Entre os benefícios previstos estão:

– Integração entre comunidades urbanas e rurais, promovendo inclusão social e econômica;
– Melhoria no acesso a serviços de saúde, educação e oportunidades de geração de renda;
– Conexão com a futura ampliação da rodovia estadual MA-026, impulsionando o comércio, a agricultura e os serviços;
– Redução do tempo e do custo de deslocamento;
– Geração de emprego e renda durante e após a execução da obra.

O prefeito Chiquinho Oliveira destacou a importância da ponte. “O governador vai ficar marcado na história de Codó. Nosso agradecimento em nome dos 117 mil habitantes da cidade. Serei eternamente grato por essa grande obra, que não é de 1 milhão, mas de mais de 50 milhões de reais. Um verdadeiro presente para a sociedade codoense”, afirmou.

Avanços na educação

Na área da educação, duas escolas da rede estadual foram entregues com infraestrutura renovada.

O Centro de Ensino Reitor Ribamar Carvalho recebeu investimentos de R$ 2.332.626,39, com a construção de auditório, cozinha, refeitório, melhorias na quadra poliesportiva e instalação de nova subestação de energia.

Já o Centro de Ensino Luzenir Matta Roma foi revitalizado com intervenções no piso, telhado, luminárias, urbanização do pátio interno e outras melhorias. O investimento foi de R$ 5.551.851,07, beneficiando diretamente centenas de estudantes da cidade.

Governo entrega ambulância e obra de infraestrutura na região central do estado

Na manhã deste domingo (4), o governador Carlos Brandão entrega uma ambulância para o município de Lago Verde, distante 287 km de São Luís. A ação faz parte de uma série de entregas na cidade, que inclui ainda obras federais e municipais. Durante a tarde, o governador estará no município de Bacabal, onde será inaugurada a Estrada do Leite, obra realizada pela gestão estadual, além de obras municipais.

Em Lago Verde, a agenda começa às 9h30 com a entrega da Orla Joaquim de Sousa Neto, obra do município com o governo federal, em seguida o governador Carlos Brandão entrega ao prefeito Alex Almeida uma ambulância que garantirá o transporte de pacientes que precisam de atendimento médico. O governador ainda formaliza parcerias com a prefeitura e acompanha a entrega da Escola Municipal Professora Maria Rosena.

Já em Bacabal, mais de 30 quilômetros da Estrada do Leite, no trecho entre a MA-245 e a BR-316, foram pavimentados pela gestão estadual. A obra foi realizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) e contribui com o desenvolvimento econômico e mobilidade na região, além de garantir segurança a condutores e pedestres que utilizam a via.

Na ocasião, o governador Carlos Brandão também assina a autorização da obra do Parque de Exposição de Bacabal. A agenda em Bacabal contará ainda com entregas da prefeitura, incluindo nove caminhões compactos para coleta de lixo, fardamento para as equipes de limpeza urbana, para os agentes de combate a endemias e para os agentes comunitários de saúde.

SERVIÇO

O quê: Governo entrega ambulância e obra de infraestrutura na região central do estado.
Quando: Neste domingo (4), a partir das 9h30.
Onde:
Em Lago Verde, às 9h30, na Rua Belarmino Franco, s/n, Centro;
Em Bacabal, às 12h, no Povoado Brejinho.

Orleans Brandão impulsiona infraestrutura e esporte em São Raimundo das Mangabeiras

– Equipamentos urbanos de lazer e esporte foram entregues no município (Foto: Divulgação)

O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, marcou presença nesta quarta-feira (30) na cidade de São Raimundo das Mangabeiras, levando consigo o compromisso do governador Carlos Brandão com o desenvolvimento dos municípios maranhenses. Orleans, acompanhado pelo prefeito Accioly Cardoso, autoridades municipais e a comunidade cumpriu uma agenda repleta de entregas e ações que impactam diretamente a qualidade de vida da população local.

A atuação do secretário foi essencial na concretização de importantes obras para a cidade. Entre as conquistas entregues à população estão as obras de reforma do Estádio Municipal (Campo Ipiranga), da praça externa e da pista de cooper, iniciativas da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra). Além disso, Orleans Brandão participou da inauguração da Areninha Esportiva, um novo espaço dedicado ao lazer e à prática esportiva para os moradores.

Orleans Brandão destacou a importância do diálogo com os gestores das cidades para entender e atender às suas necessidades. “Graças a essa gestão municipalista podemos ver a real necessidade dos municípios. A gente faz política assim, conversando olho no olho, tendo contato com as pessoas, ouvindo as demandas e prontamente respondendo a essas necessidades”, declarou o secretário, reforçando o modelo de gestão do governador Carlos Brandão, focado no diálogo.

O prefeito de Mangabeiras, Accioly Cardoso, reconheceu o papel fundamental do Governo do Estado e, em particular, do secretário Orleans Brandão nas conquistas para o município. “O Governo do Estado tem sido um forte parceiro da nossa gestão, em especial o secretário Orleans, sempre presente e atendendo às nossas demandas”, ressaltou o prefeito, evidenciando a colaboração essencial para a realização das entregas.

A presença de Orleans Brandão em São Raimundo das Mangabeiras demonstra o comprometimento da Secretaria de Assuntos Municipalistas (Seam) em fortalecer os laços com as administrações locais, garantindo que as políticas e investimentos do governo estadual cheguem de forma eficaz à população, promovendo o crescimento e o bem-estar em todo o Maranhão.

Brandão faz balanço positivo do Encontro de Prefeitas e Prefeitos do Maranhão; 700 termos de obras foram assinados nos dois dias de evento

Durante dois dias, prefeitos e prefeitas se reuniram em São Luís para debaterem as demandas dos seus municípios com o governador Carlos Brandão, que fez um balanço positivo do evento, destacando as assinaturas de 700 termos de obras que serão executadas em todo o estado. No segundo dia de evento, Brandão recebeu prefeitos no gabinete itinerante montado no local do evento.

O Encontro de Prefeitas e Prefeitos é uma iniciativa do Governo do Maranhão em parceria com a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), com o objetivo de fortalecer a gestão municipalista, promovendo desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida para a população maranhense. O evento aconteceu na quinta-feira (24) e sexta-feira (25), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís.

Cerca de 6 mil pessoas incluindo prefeitas e prefeitos, além de vice-prefeitos, secretários municipais, assessores e técnicos, confirmaram inscrição nos dois dias de evento, participando de oficinas, palestras e estandes de todos os órgãos do Governo do Estado para apresentar pontos focais e informações sobre os diversos programas estaduais.

O governador fez um balanço dos dois dias de evento, classificando-o como um sucesso e um modelo a ser repetido para estreitar o diálogo com os gestores municipais, reforçando o municipalismo no estado.

“Tivemos 96% dos prefeitos do Maranhão presentes no evento, discutindo como acessar as políticas públicas e como fazer parcerias com o nosso governo para ações nas áreas da saúde, educação, infraestrutura, assistência social, cidadania e muitas outras. Assinamos 700 termos de obras. Este evento faz parte da nossa política de receber todos os prefeitos e prefeitas para ouvirmos as demandas e levarmos os benefícios que a população precisa”, informou o governador Carlos Brandão.

Os termos de obras assinados contemplam reformas e construção de equipamentos públicos, como unidades de saúde, escolas, restaurantes populares, unidades do Viva/Procon, praças, areninhas esportivas, estações tech, portais de entrada dos municípios entre diversas outras.

“Muitos prefeitos já vieram para o evento com seus projetos elaborados, outros estão em fase de elaboração, mas temos a certeza que todas as ações debatidas nestes dois dias vão revolucionar a vida das pessoas nas cidades. Para fazer um governo justo e solidário o primeiro passo é ouvir os prefeitos”, ressaltou Brandão.

O presidente da Famem também pontuou que o evento será fundamental para o avanço das gestões municipais ao longo dos próximos quatro anos. “O primeiro dia do Encontro de Prefeitas e Prefeitos do Maranhão foi marcado por muito diálogo, troca de experiências e união em torno do fortalecimento dos municípios. Um momento que reforça o espírito de cooperação e compromisso com o municipalismo”, afirmou.

 

Gabinete itinerante

Ao todo, 205 prefeitas e prefeitos confirmaram presença no evento. No segundo dia do encontro, o governador Carlos Brandão recebeu os gestores municipais no seu gabinete itinerante, montado no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.

Entre os prefeitos recebidos esteve Gentil Neto, de Caxias, que falou dos benefícios acordados com o Governo do Maranhão para o município.

“O governador Carlos Brandão já entregou uma ambulância para reforçar o atendimento em saúde. Também foi entregue uma nova viatura para o batalhão de polícia, garantindo mais segurança para a nossa população. A gente conseguiu também Estação Tech, que vai funcionar no farol da educação da cidade. O governo vai fazer o portal de Caxias e levar a Carreta da Mulher com diversos serviços para a população feminina. Outro benefício muito importante que conseguimos foi a duplicação da Avenida Pirajá, uma das mais importantes da cidade”, informou Gentil Neto.

O prefeito Filipe Marreca, de Itapecuru-Mirim, também conversou com o governador Carlos Brandão no gabinete itinerante. “Estamos voltando para Itapecuru-Mirim com uma nova ambulância e com termo assinado para a construção de uma nova praça para embelezar a cidade e dar mais um espaço de lazer para a população. Também será construído um sistema de abastecimento de água para dar mais dignidade para os moradores”, afirmou.

Outros prefeitos que compareceram ao encontro também destacaram a importância da iniciativa. “Como prefeito de primeiro mandato, isso aqui é um exemplo de parceria. Nós temos orientação sobre orçamento, gestão, sobre captação de recursos, como usar esses recursos e, principalmente, de união entre os municípios, o estado e outras instituições públicas”, declarou o prefeito de Grajaú, Gilson Guerreiro.

“O encontro está maravilhoso. Gostei muito de tudo que recebi aqui, essa atuação da Famem e a união entre os prefeitos é muito positiva para nós”, disse a prefeita Juceni Oliveira, de Formosa da Serra Negra.

 

Visita aos estandes

No segundo dia do evento, o governador Carlos Brandão também visitou os estandes como o da Padaria Artesanal, onde conversou com as beneficiárias do projeto coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) e que foi lançado no estado por iniciativa da primeira-dama, Larissa Brandão, a fim de fortalecer as ações de combate à insegurança alimentar e impulsionar a inclusão socioprodutiva, a geração de emprego, renda e oportunidades aos maranhenses em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Acompanhado da primeira-dama, Larissa Brandão, do presidente da Famem, Roberto Costa, e da presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, Iracema Vale, o governador também conversou com os servidores estaduais que trabalharam no evento, apresentando os projetos, ações e políticas públicas do Governo do Maranhão aos participantes.

Setur-MA representa o Maranhão na Galeria Visit Brasil, na França

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) representará o Governo do Maranhão na Galeria Visit Brasil: Uma viagem ilustrada aos patrimônios da Unesco, que acontece em Paris, França, deste sábado (26) até a próxima quarta-feira (30).

A participação do Maranhão no evento internacional reforça a visibilidade do destino Maranhão que tem patrimônios reconhecidos mundialmente pela Unesco como o Centro Histórico de São Luís (Patrimônio Cultural), o Bumba Meu Boi (Patrimônio Cultural Imaterial) e os Lençóis Maranhenses (Patrimônio Natural).

“Agradeço ao governador Carlos Brandão por me incumbir desta missão. A presença da Setur-MA neste evento mostra o compromisso da gestão com a promoção do turismo maranhense em mercados estratégicos, sejam eles nacionais ou internacionais”, disse Socorro Araújo (Setur-MA).

Organizada pela Embratur, a Galeria Visit Brasil propõe uma imersão cultural e sensorial pelos patrimônios brasileiros reconhecidos pela Unesco, por meio de experiências visuais, sonoras e interativas. O Maranhão integra essa vitrine internacional com toda a diversidade natural e riqueza cultural que possui.

A delegação maranhense é composta por integrantes da Setur-MA e do Governo do Maranhão, incluindo profissionais das áreas de gestão, marketing e comunicação, com o objetivo de promover o destino Maranhão e estabelecer conexões com o mercado europeu.

 

Serviço

O quê: Participação institucional da Setur-MA na Galeria Visit Brasil.

Quando: De 26 a 30 de abril de 2025.

Onde: Paris, França – Galeria Visit Brasil.