Iracema Vale participa da assinatura de ordens de serviço em São Benedito do Rio Preto, Belágua e Urbano Santos

Iracema Vale, Orleans Brandão, Clemilton Barros, Herlon Júnior, Thiago Fernandes e convidados durante assinatura de ordens de serviço em Urbano Santos

Agência Assembleia / Fotos: J. Cardoso

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, na terça-feira (2), da assinatura de ordens de serviço para importantes obras nos municípios de São Benedito do Rio Preto, Belágua e Urbano Santos.

Iracema destacou a relevância das iniciativas para o desenvolvimento da região e para a melhoria da qualidade de vida da população. Além disso, agradeceu a iniciativa do governador Carlos Brandão em trazer melhorias para região. “Nós temos que ser gratos porque a nossa região está melhorando, está avançando porque tem um governador comprometido com o povo do Maranhão”, afirmou.

O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, também destacou a importância do momento e o compromisso do governo com os municípios maranhenses: “Estamos levando trabalho e dignidade para melhorar a vida de cada maranhense. Hoje, assinamos um pacote especial de obras para São Benedito do Rio Preto, Belágua e Urbano Santos. Tenho muito orgulho em afirmar que todos os municípios do Maranhão recebem ações e investimentos do governo do estado”.

As ordens de serviço marcam o início de ações que vão beneficiar diretamente os moradores, garantindo infraestrutura, mobilidade e mais oportunidades para todos.

Estiveram presentes, o secretário de Saúde, Thiago Fernandes; o prefeito de São Benedito do Rio Preto, Wallas Rocha (Republicanos); o prefeito de Belágua, Neném Pontes (Republicanos); o prefeito de Urbano Santos, Clemilton Barros (Republicanos); além de vice-prefeitos e vereadores locais, que acompanharam as assinaturas das ordens de serviço e as entregas.

Obras

São Benedito do Rio Preto vai ganhar 4 quilômetros de asfalto, a reforma da unidade Odilon Silva Soares e a construção de uma areninha esportiva, além do portal da cidade, que será um novo cartão-postal. Para fortalecer a economia local, foram entregues oito carrinhos do programa Mais Renda, ajudando famílias a empreender e garantir sua renda.

Iracema Vale, Orleans Brandão, Wallas Rocha, Herlon Júnior, outras autoridades e a população comemoram as novas obras e melhorias em São Benedito do Rio Preto

O município de Belágua também foi contemplado com 4 quilômetros de asfalto e a construção de um estádio para incentivar o esporte. A população recebeu, ainda, 259 óculos e oito carrinhos do Mais Renda. Outro destaque é a construção da Estação Tech, que vai levar tecnologia e inovação para a região.

Iracema Vale, Neném Pontes, Orleans Brandão, demais autoridades e população durante visita a obras no município de Belágua

Já em Urbano Santos, além de 5 quilômetros de asfalto e 1 quilômetro de recapeamento, serão construídos o portal, o Colégio Militar e a Estação Tech. O Parque Solon Soeiro será totalmente revitalizado, e o povoado Cajazeiras vai ganhar uma nova Praça da Família. Para completar, houve, também, a entrega de 400 óculos e oito carrinhos do programa Mais Renda, reforçando as ações de saúde e geração de renda para a comunidade.

Em Urbano Santos, Iracema Vale, Orleans Brandão, Clemilton Barros, Herlon Júnior, outras autoridades e a população durante momento de felicidade pelo município receber serviços e outros benefícios importantes

Com esse pacote de investimentos, o governo estadual reforça o compromisso de levar desenvolvimento, infraestrutura e qualidade de vida para todos os cantos do Maranhão.

Iracema Vale e Orleans Brandão conversam com trabalhadores em uma das ruas que será asfaltada em Belágua

 

Iracema Vale, Orleans Brandão, Clemilton Barros e Herlon Júnior mostram a força da união em Urbano Santos

Belágua e Urbano Santos terão pacote de obras estaduais

Os municípios de Belágua e Urbano Santos vão receber mais um pacote de obras do Governo do Estado, nas áreas de infraestrutura, educação e capacitação tecnológica. Na terça-feira (02), o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, representou o governador Carlos Brandão na assinatura de ordens de serviços e entregas que garantirão melhor qualidade de vida à população.

“O maior programa de pavimentação asfáltica do Maranhão está chegando também a esta região. As obras foram autorizadas e as máquinas já estão aqui para iniciar os trabalhos e melhorar a infraestrutura dessas cidades, garantindo melhor qualidade de vida para os moradores. Por todo o estado, serão mais de 1.000 quilômetros de vias asfaltadas”, destacou Orleans Brandão.

Acompanhando a agenda de trabalho, a presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, destacou que os gestores e lideranças políticas da região estão muito felizes pelos grandes investimentos feitos pelo Governo do Estado.

“O Governo do Estado está construindo a estrada de Urbano Santos a Barreirinhas que interligará todos os municípios do Baixo Parnaíba, está trazendo pavimentação asfáltica para São Benedito do Rio Preto, Belágua e Urbano Santos, e tantas outras obras na área de educação e saúde. Nosso sentimento é só de gratidão”, declarou a deputada, que é ex-prefeita de Urbano Santos.

Em Belágua, com o prefeito Neném Pontes, foram assinadas ordens de serviço de pavimentação asfáltica de quatro quilômetros de vias urbanas e da implantação da Estação Tech, para capacitação tecnológica de jovens da cidade, além de ter sido autorizada a construção de estádio de futebol. Na ocasião, o secretário fez a entrega de 8 carrinhos do Programa Mais Renda e de 259 óculos no âmbito do Programa Cuidar dos Olhos.

Em Urbano Santos, por meio da parceria com o Governo do Estado, foi autorizada a implantação de 6 km de pavimentação asfáltica, a construção do portal da cidade, a implantação do Colégio Militar e da Estação Tech, a reforma e revitalização do Parque Municipal Solon Soeiro e a Implantação de Praça da Família no Povoado Cajazeiras. Também foram entregues 403 óculos a pessoas atendidas pelo Programa Cuidar de Olhos, além de 8 carrinhos do Programa Mais Renda.

“São muitas obras e serviços trazidos pelo Governo do Estado para nosso município. A população de Urbano Santos tem muita gratidão por todos os benefícios já recebidos e por mais investimentos aqui anunciados”, declarou o prefeito Clemilton Araújo.

Iracema Vale participa da abertura da 65ª edição da Expoema, em São Luís

Iracema Vale com Orleans Brandão, Antônio Pereira, Ariston, Roberto Costa, Marcus Brandão, Edilson Baldez e Claudio Azevedo durante a abertura da 65ª Expoema, no Parque Independência, em São Luís

Agência Assembleia / Fotos: J. Cardoso

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, neste domingo (31), da abertura oficial da 65ª edição da Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), um dos maiores eventos do setor agropecuário do estado.

Realizada de 31 de agosto a 7 de setembro, no Parque Independência, no bairro São Cristóvão, a Expoema promete movimentar a economia, gerar oportunidades de negócios e valorizar o trabalho dos produtores rurais maranhenses. A feira também reforça a tradição do agronegócio no estado e celebra conquistas recentes, como o título de “Maranhão Livre de Aftosa sem Vacinação”.

Durante a solenidade, Iracema Vale ressaltou a importância da união entre os poderes para o fortalecimento do setor. “Nesta época, as famílias vêm para se confraternizar, trazer as crianças para brincar, e ainda têm os shows para a juventude. É um ambiente de negócios e de exposição do setor agropecuário. Além de gerar renda para pequenos, médios e grandes empreendedores, o evento também divulga as ações que estão sendo realizadas no setor agropecuário do Maranhão”, destacou a parlamentar.

O senador Weverton Rocha também destacou a relevância da Expoema para o estado. “Quero parabenizar o governo pela realização deste grande evento, que já é uma tradição passada de geração em geração. Espero ver o Maranhão cada vez mais como grande protagonista no cenário nacional”, afirmou.

Iracema Vale cumprimenta uma das expositoras durante visita aos estandes da Expoema

Livre da febre aftosa

Já o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, lembrou a importância da feira para o setor produtivo e para as famílias maranhenses. “A Expoema, além de ser um espaço de grandes negócios, é um ambiente para a família. Quero parabenizar o governo pela realização dessa grande exposição, que reúne atrações culturais e nacionais. Reforço, ainda, que, recentemente, na gestão do governador Carlos Brandão, o Maranhão conquistou o título de livre de aftosa sem vacinação, um marco para o nosso estado”, disse.

Com uma programação diversificada, a 65ª edição da Expoema reúne exposição de animais, leilões, palestras técnicas, feira gastronômica, shows e atrações culturais, tornando-se um espaço de negócios, lazer e integração para toda a família maranhense.

O evento também contou com a presença do presidente da Famem, Roberto Costa (MDB); do Ministro do Esporte, André Fufuca (PP); dos deputados estaduais, Antônio Pereira (PSB), Arnaldo Melo (PP) e Ariston (PSB), além de outras autoridades.

Presidente Iracema Vale com Weverton Rocha, Roberto Costa, Antônio Pereira e o presidente da Caema, Marcos Aurélio Freitas, em visita ao estande da companhia

Governo e Associação de Criadores realizam abertura da 65ª edição da Expoema

– É a primeira edição do evento após a conquista do status de estado livre da febre aftosa sem vacinação (Foto: Handson Chagas)

Considerada a maior feira agropecuária do estado, teve início na tarde deste domingo (31), em São Luís, a 65ª edição da Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema) no Parque Independência, no São Cristóvão. Com apoio do Governo do Estado, o evento é realizado pela Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem) e conta com uma vasta programação até o dia 7 de setembro, incluindo exposições de animais, leilões, capacitações e atrações culturais com shows de artistas nacionais e locais.

O secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, esteve presente na abertura do evento representando o governador Carlos Brandão, e destacou a representatividade da edição deste ano, a primeira após o Maranhão conquistar o status de Zona Livre da Febre Aftosa Sem Vacinação, o que permite a comercialização da carne bovina maranhense para mercados internacionais.

“São vários anos de articulação, desde que o Brandão era chefe da Casa Civil, e o destino quis que ele como governador conseguisse esse título tão importante que vai melhorar a nossa exportação para o mundo todo. Então, viemos prestigiar esta festa tão linda que gira a nossa economia. Podemos ver que o parque está cheio como um espaço familiar. Temos também muita gente fazendo negócios. Essa é a nossa intenção, fomentando esses eventos em todo o estado”, frisou Orleans Brandão.

Durante a solenidade de abertura do evento, o presidente da Ascem, Ricardo Ataíde, lembrou que ao longo dos anos a Expoema tem sido uma vitrine dos avanços da agricultura e pecuária no estado e que a edição deste ano tem como marca a conquista do status de Zona Livre da Febre Aftosa Sem Vacinação, condição que possibilita a abertura de novos mercados para a produção maranhense.

“Esses anos todos estão sendo consagrados com cada vez mais melhoramento genético na bovinocultura no estado, tanto de corte quanto de leite. Além disso, a parte da pecuária tem crescido cada vez mais e a Expoema é palco de todo esse crescimento. Hoje o Maranhão é zona livre de aftosa sem vacinação. É um reconhecimento internacional com muito esforço no dia a dia do produtor e não poderia deixar de agradecer ao governador Brandão por ter nos apoiado e aparelhado an Aged”, destacou.

Também presente na solenidade, o vice-presidente executivo da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e presidente do Centro das Indústrias do Estado do Maranhão (Ciema), Cláudio Azevedo, pontuou que a parceria público-privada tem possibilitado o desenvolvimento do Maranhão.

“São 65 anos de evento e este ano é a primeira edição da Expoema após o Maranhão ter conquistado o status de Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação. Eu agradeço essa conquista ao governador Carlos Brandão, que tem se empenhado em ajudar muito o setor produtivo do estado, não só da agropecuária como também da agricultura familiar e do agronegócio. Isso é muito importante para todos nós”, frisou Cláudio Azevedo.

Ações e políticas públicas

Cerca de 30 órgãos da gestão estadual estarão presentes na Expoema levando orientação e informações sobre ações e serviços públicos, especialmente na área do setor primário, que inclui a agricultura, pecuária, extrativismo e pesca. Também será possível conhecer outras experiências importantes para o desenvolvimento do estado, como o trabalho desenvolvido pelo Porto do Itaqui, Investe Maranhão, Secretaria de Estado da indústria e Comércio, entre outras.

O evento também movimenta a economia e representa para muitos trabalhadores novos horizontes, como é o caso dos beneficiários do programa estadual Mais Renda. Nacreomar Ferreira vende cachorro-quente, batata frita e pastel, e pela primeira vez tem a oportunidade de comercializar seus produtos na Expoema.

“Meu objetivo maior é conquistar o meu cantinho e dar um sustento melhor para os meus filhos. Com o Mais Renda, eu consegui melhorar a minha renda, pois antes eu só vendia meu lanche em casa e hoje consigo levar para outros lugares e as pessoas conhecem mais o meu trabalho, aí eu vendo mais”, contou.

Outra beneficiária é a vendedora Karla Regina, que pela segunda vez tem a oportunidade de trabalhar no evento. “O Programa Mais Renda só me trouxe coisas boas. É uma oportunidade para fazermos uma renda extra, eu tenho as minhas coisas e consegui comprar a minha moto, a minha casa, tudo com o Mais Renda, e agora estou buscando conquistar mais um objetivo”, relatou.

Osmar Filho participa da entrega do Programa Maranhão Livre da Fome em Morros

Deputado Osmar Filho participou da entrega do Programa Maranhão Livre da Fome em Morros

Agência Assembleia

O deputado estadual Osmar Filho (PDT) esteve no município de Morros, onde participou da entrega e desbloqueio dos Cartões do Programa Maranhão Livre da Fome. O evento contou com a presença do prefeito Milton José Sousa Santos (PL), conhecido como “Paraíba”, e do secretário estadual de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão.

O deputado Osmar Filho agradeceu o apoio e destacou seu compromisso com a população de Morros. “Quero destacar a luta e dedicação do prefeito Paraíba para que Morros avance cada vez mais. Lá na Assembleia Legislativa, vocês têm um soldado aguerrido que está ao lado da cidade. Não mediremos esforços para contribuir com o desenvolvimento de Morros e para melhorar a qualidade de vida do seu povo”, declarou o parlamentar.

Durante a solenidade, o prefeito destacou a importância da parceria com o governo estadual e o apoio recebido do deputado.

“Estamos buscando melhorias para a nossa cidade. Tenho certeza de que o povo de Morros saberá reconhecer esse trabalho. Estou com o governo do Estado, não abro mão. Estou com o Osmar, não abro mão”, afirmou Paraíba.

O secretário Orleans Brandão reforçou a relevância do programa para as famílias em situação de vulnerabilidade.

“Cada criança de 0 a 6 anos vai receber mais R$ 50,00, além do benefício social já garantido. Esse programa está salvando vidas, e o deputado Osmar é um dos responsáveis por ele estar chegando hoje aqui em Morros. Podem contar com o governador Brandão, que está muito empenhado em trabalhar por todo o Maranhão”, disse.

O Programa Maranhão Livre da Fome, iniciativa do Governo do Estado, busca combater a insegurança alimentar e garantir apoio direto às famílias em situação de vulnerabilidade, através da transferência de renda e benefícios sociais.

Governo leva ações de educação ambiental para o maior evento agropecuário do estado

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) participa este ano da 65º edição da Expoema, tradicional Exposição Agropecuária do Maranhão, com programação focada em ações de educação ambiental, conservação de florestas e reciclagem. O evento acontece entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro, em São Luís.

Entre os atrativos o público pode visitar a exposição ‘Maranhão de Encantos’ que retrata em belas imagens os biomas maranhenses da Amazônia, Cerrado e Caatinga, além das áreas úmidas declaradas sítios ramsar, como as reentrâncias e baixada maranhense.

Com 28 unidades de conservação, sendo 15 de gestão estadual, a mostra apresenta registros fotográficos da fauna, flora e ecossistemas captados com viagens e atividades de campo nas áreas protegidas.

Durante a Feira está prevista a visita de escolas e outras instituições ao espaço da Sema, uma forma de promover a conscientização ambiental e ampliar o conhecimento sobre os projetos realizados.

Outra atividade presente na Expoema é o projeto “Recicla Maranhão”, realizado em parceria com a Agência Executiva Metropolitana (Agem). O objetivo é incentivar a coleta seletiva e o descarte correto dos resíduos sólidos e apoiar o trabalho das cooperativas de catadores fomentando a cadeia produtiva e gerando renda para esses trabalhadores.

A programação conta ainda com oficina de produção de mudas e exposição de um mini viveiro com mudas de açaí do Floresta Viva, programa que visa a recuperação de áreas degradadas do estado e apoia as comunidades com a implantação de viveiros de mudas nativas.

Deputado Davi Brandão acompanha governador Carlos Brandão em agenda de entregas e obras em Bacabal

Governador Carlos Brandão, deputados Davi Brandão e Florêncio Neto, prefeito Roberto Costa e população durante entregas em Bacabal

Assecom / Dep. Davi Brandão

O município de Bacabal recebeu, nesta semana, uma série de ações do Governo do Estado, com a presença do governador Carlos Brandão e do deputado estadual Davi Brandão, que reforçou mais uma vez seu compromisso de estar próximo à população e trabalhando em conjunto para garantir melhorias em diversas áreas.

A agenda teve início com a entrega dos cartões do Programa Maranhão Livre da Fome, iniciativa que assegura auxílio direto para famílias em situação de vulnerabilidade. Para muitos beneficiados, o momento foi de esperança renovada. “Esse cartão chegou na hora certa e vai ajudar muito lá em casa”, destacou uma moradora.

O deputado ressaltou que a ação representa dignidade e cuidado com quem mais precisa, reafirmando que sua luta, ao lado do governador, é garantir que nenhuma família maranhense seja deixada para trás.

Outro ponto de destaque foi a assinatura da Ordem de Serviço para pavimentação asfáltica de 10 km de vias urbanas, sob responsabilidade da Sinfra. A obra promete transformar a mobilidade e a qualidade de vida dos moradores, especialmente em bairros que há anos aguardam melhorias. “É mais asfalto e mais qualidade de vida pra gente!”, comemorou um morador.

Segundo o deputado, esse investimento é mais um passo importante para modernizar a cidade e assegurar ruas mais seguras e acessíveis.

Parque Ambiental

Encerrando a agenda, foi inaugurada a reforma e requalificação do Parque Ambiental Papete, localizado no bairro Ramal. O espaço, importante para o lazer, convivência e prática de esportes, volta a ser entregue à comunidade em condições modernas e revitalizadas. “Muito feliz em ver esse espaço novinho de novo, aqui é um espaço de lazer, esporte e convivência para todos nós!”, relatou uma moradora.

Presente em todos os momentos, o deputado Davi Brandão destacou que as entregas representam a soma de esforços e a sintonia de seu mandato com o governo estadual. “Cada ação tem um impacto direto na vida do povo. Estar ao lado do governador, acompanhando essas conquistas em Bacabal, é reafirmar que seguimos juntos, trabalhando por uma cidade cada vez melhor”, afirmou.

As entregas desta semana consolidam Bacabal como prioridade na agenda do parlamentar, que segue ampliando sua atuação ao lado do governo em áreas estratégicas e fortalecendo a confiança da população no seu trabalho.

Davi Brandão reafirmou seu compromisso com a população e por mais conquistas para Bacabal

Trabalho de Orleans Brandão é destacado pelos deputados Davi Brandão e Florêncio Neto na Assembleia

POLITICA: O trabalho que vem sendo realizado pelo secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB), foi destacado, na sessão plenária desta quinta-feira (28), na Assembleia Legislativa, pelos deputados Davi Brandão (PSB) e Florêncio Neto (PSB). As falas foram durante repercussão, pelos parlamentares, de atos de entrega de obras e ações pelo governador Carlos Brandão (PSB) no município de Bacabal.

“Secretário tão jovem, mas que tem revolucionado a forma de trabalhar aqui no Maranhão, idealizando projetos importantes, encabeçando projetos importantes para mudar a vida do povo. É um jovem de futuro e para o futuro do nosso estado”, observou Davi Brandão.

O deputado afirmou, ainda, que o secretário de Assuntos Municipalistas está colhendo os frutos e sendo reconhecido. “Orleans tem conquistado seu espaço a cada dia que passa pelas cidades. E este trabalho tem se enraizado, acima de tudo, no coração do povo do estado do Maranhão”, declarou.

O deputado Florêncio Neto ressaltou o trabalho e fez um agradecimento enquanto elencou obras entregues.

“Quero agradecer ao governador Carlos Brandão, ao nosso secretário Municipalista, Orleans Brandão, por todos esses benefícios levados à cidade de Bacabal, por levar agora um grande trabalho, que é a recuperação asfáltica de cerca de 15 km também na minha cidade”, ressaltou Florênicio Neto.

Além da pavimentação de ruas, em Bacabal também foram entregues cartões do programa Maranhão Livre da Fome a mais de mil famílias e reinaugurado o Parque Ambiental.

Com o Paz no Campo, Maranhão é destaque em regularização fundiária rural no Prêmio Solo Seguro

Prêmio Solo Seguro reconheceu iniciativa do Maranhão como referência nacional (Foto: Gilson Teixeira)

O Maranhão foi destaque na edição 2024/2025 do Prêmio Solo Seguro realizada nesta segunda-feira (25) na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília (DF). O governador Carlos Brandão e o presidente do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), Anderson Ferreira, estiveram presentes na solenidade. O programa maranhense Paz no Campo foi premiado como referência nacional na regularização fundiária rural, com mais de 20 mil famílias beneficiadas com títulos de propriedade.

O governador Carlos Brandão destacou que a escolha do programa maranhense como referência nacional, foi feita por uma das instâncias mais respeitadas do judiciário brasileiro e que, em um universo de 143 propostas de todo o país, se destacou e foi reconhecido entre os 27 projetos vencedores. Ele ressaltou o orgulho de ter o trabalho da gestão estadual como exemplo em uma questão tão importante com a da regularização fundiária.

“O Maranhão ficou em primeiro lugar na regularização fundiária rural. Portanto, eu divido esse prêmio com toda a nossa equipe do Iterma, que fez um trabalho eficiente. Lembrando que esse ano está programado para distribuirmos mais 10 mil títulos de terra no Maranhão, pois entendemos que regularização fundiária é cidadania, é reconhecimento e, acima de tudo, é justiça social”, declarou Brandão.

A cerimônia de premiação contou com a presença do presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso. Ele lembrou a importância da premiação por fomentar iniciativas em todo o país e convidou todos os presentes a se empenharem cada vez mais por essas pautas.

“Eu queria encorajar todas as pessoas que estão aqui e que provavelmente já têm esse compromisso a incluírem no seu rol de preocupações prioritárias o tema da regularização fundiária e ajudar a pensar soluções, ajudar a empurrar a história na direção certa para termos um país com uma organização fundiária que assegure justiça, produção e proteção ambiental, que é outro valor que prezamos muito”, conclamou.

O Prêmio Solo Seguro é uma iniciativa da Corregedoria Nacional de Justiça, que reconhece projetos inovadores voltados à regularização fundiária em todo o país. Ao entregar o prêmio para a iniciativa maranhense, o corregedor nacional de justiça, ministro Mauro Campbell Marques, ressaltou a alegria com os exemplos no Maranhão.

“É um trabalho que, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado, faz com que o judiciário seja um veículo indutor de políticas públicas de regularização fundiária, isso faz com que haja não só a titulação, mas tudo o que decorre dela, sobretudo cidadania, respeito e segurança para o cidadão que não tinha o registro, além da possibilidade de acesso a crédito, o que gera riqueza. Parabéns ao estado do Maranhão”, elogiou.

Para o presidente do Iterma, Anderson Ferreira, a premiação dá ainda mais forças para o avanço do programa estadual, que tem como objetivo reduzir os conflitos de terra proporcionando segurança jurídica através do fortalecimento da regularização fundiária.

“Isso é um marco e um sinal de que estamos no caminho certo. O governador Carlos Brandão foi muito assertivo quando teve a coragem e a determinação de colocar a regularização fundiária como prioridade do seu governo e estamos tendo esse reconhecimento do CNJ como referência nacional em regularização fundiária rural”, destacou Anderson Ferreira.

O presidente do Iterma também ressaltou que o programa maranhense combate a grilagem e trabalha a arrecadação de terras devolutas.

“São mais de 200 mil hectares de terras que foram retomadas para o patrimônio público. Todo esse leque, incluindo os combates aos conflitos, foi reconhecido pelo CNJ e, por isso, estamos recebendo esse prêmio que mostra que o Iterma é referência entre os melhores órgãos de terra do Brasil. Isso é reflexo de muito trabalho, de uma equipe engajada e especializada”, frisou.

O Prêmio Solo Seguro também concedeu 15 menções honrosas, sendo duas delas para o Maranhão por iniciativas inovadoras do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), que impactaram diretamente a vida de comunidades tradicionais e promoveram a sustentabilidade ambiental: o Projeto Alcântara e o Projeto Florestas Seguras: Justiça e Sustentabilidade.

O presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, agradeceu a homenagem e lembrou que o Projeto Florestas Seguras é o maior plano de regularização da Floresta dos Guarás como área de proteção permanente, impactando os municípios de Cururupu e Serrano do Maranhão, tornando possível trabalhar a sustentabilidade com desenvolvimento humano, social e econômico para famílias que vivem da floresta, como pescadores, coletadores e pequenos agricultores familiares.

Ele também destacou a união de forças para tornar possível o Projeto Alcântara, que solucionou um impasse que se arrastava por 40 anos e trouxe segurança jurídica para mais de 3 mil famílias maranhenses.

“O projeto de Alcântara tivemos a justiça federal e todos os órgãos, como o Ministério Público Federal, nos apoiando. Foram mais de 152 comunidades beneficiadas em um acordo firmado com o Centro de Lançamento do Alcântara, em um projeto de conciliação que durava 40 anos e conseguimos solucionar e entregar [os títulos] para essas comunidades, impactando mais de 3 mil famílias em Alcântara, com apoio também do Governo do Maranhão”, observou.

Casas para Porquinhos e Escalvado são viabilizadas por Hildo Rocha

O deputado federal Hildo Rocha (MDB), acompanhado da prefeita Raimunda do Josemar, da vice-prefeita, professora Neide, de vários vereadores e do secretário de articulação, Adailton Cavalcante vistoriou a construção de cem casas localizadas nas aldeias Porquinhos e Escalvado, no município de Fernando Falcão. As unidades habitacionais foram viabilizadas por Hildo Rocha, dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida.

“Tirei o dia de hoje para vistoriar, juntamente com a prefeita Raimunda, a vice Neide, o Adailton, os vereadores Júnior, Neto, Luruta, Patrícia e Emivaldo, essas cem casas que beneficiam as duas maiores aldeias do Maranhão, da etnia Kanela, que são a Escalvado e Porquinhos”, destacou Hildo Rocha.

Durante a vistoria o deputado federal Hildo Rocha verificou a evolução e a qualidade das casas que estão sendo construídas nas duas aldeias indígenas e conversou com vários beneficiados que mostraram ao parlamentar as suas futuras moradias e a casas que moram atualmente.

“A alegria dessas famílias que estão realizando o sonho de ter uma casa de alvenaria com piso e cobertura cerâmica é contagiante. Eles fizeram questão de mostrar as péssimas condições de moradia e as suas futuras residências”, comentou o parlamentar maranhense.

Realização de sonhos 

Em roda de conversas com as pessoas que serão beneficiadas com uma casa o parlamentar maranhense falou sobre o retorno do programa Minha Casa, Minha Vida.

“Fui nomeado secretário executivo do Ministério das Cidades pelo presidente Lula com a responsabilidade de implantar vários programas no âmbito do ministério, entre eles, o Minha Casa, Minha Vida. Tive o apoio integral do ministro Jader Filho para o retorno do programa que atualmente tem quase dois milhões de habitações contratadas, sendo que muitas já entregues e outras em construção, a exemplo dessas cem casas, o que me deixa muito satisfeito por ver que meu trabalho, a minha dedicação, o meu esforço estão resultando em realizações de sonhos de muitas famílias”, declarou Hildo Rocha.

A prefeita Raimunda do Josemar destacou a satisfação das famílias contempladas e agradeceu ao deputado Hildo Rocha.

“Sinto uma enorme felicidade em testemunhar a alegria das pessoas que serão beneficiadas. Agradeço ao deputado Hildo Rocha pelo incansável apoio, pois sem ele, isso não seria possível. Também agradeço ao cacique Ari e a todos os líderes da aldeia pela parceria”, disse a prefeita.

Outros benefícios

O secretário de Articulação Política, Adailton Cavalcante, ressaltou que além das 100 casas viabilizadas pelo deputado Hildo Rocha, 50 na Aldeia Porquinhos e 50 na Aldeia Escalvado, o deputado é autor de dezenas de outras ações relevantes que contribuíram para a melhoria da qualidade de vida da população fernandense, inclusive as comunidades indígenas.

“Falar dos benefícios viabilizados pelo deputado Hildo Rocha é muito fácil porque aqui em Fernando Falcão, para todo lado que a gente ande tem benefícios que só foram conquistados, graças ao apoio dele. Estradas, escolas, poços artesianos, postos de saúde, enfim, em todos os setores da administração pública de Fernando Falcão tem benefícios assegurados por Hildo Rocha. Hoje, por exemplo, estamos realizando a vistoria nas 100 casas que serão entregues em breve, nas Aldeias dos Calvados e Porquinhos”, sublinhou Adailton.

A secretária de Assuntos Indígenas, Elinete Horarac Canela, reforçou a expectativa da comunidade.

“Primeiro, quero agradecer a Deus. Estamos recebendo o Hildo Rocha e sua comitiva, junto com o cacique Ari. Sou muito grata, pois o povo Kanela estava aguardando ansiosamente. Todos estão muito felizes por essa ação tão importante realizada em parceria com o nosso deputado federal Hildo Rocha”, declarou Elinete.

O cacique Ari também destacou a relevância das obras: “Primeiramente, quero agradecer ao deputado Hildo Rocha por ele ter atendido o nosso pedido. Ele mais uma vez abraçou nossa luta em prol do desenvolvimento do povo Kanela e do município de Fernando Falcão. Juntos com a prefeita Raimunda, o secretário Adailton Cavalcante, a vice-prefeita Neide e todos do grupo. Agradeço também ao presidente Lula por oferecer benefícios ao nosso povo”, sublinhou o cacique.