– Brandão participa da entrega de cartões do Maranhão Livre da Fome (Foto: Brunno Carvallho)
Mais de 700 famílias de Barreirinhas, cidade que dá acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, foram beneficiadas neste sábado (13), com a entrega e desbloqueio de cartões do Programa Maranhão Livre da Fome. O governador do Estado, Carlos Brandão, participou da entrega dos cartões no município e assinou ordem de serviço para início de obra de pavimentação asfáltica em 10 km de vias urbanas de Barreirinhas.
A agenda de Carlos Brandão em Barreirinhas, entretanto, foi iniciada com um compromisso voltado ao crescimento do turismo na região: um sobrevoo pelos Lençóis Maranhenses na companhia de executivos da empresa aérea TAP Air Portugal. Antes do sobrevoo deste sábado, ainda na noite da sexta-feira, o governador recepcionou representantes da companhia aérea para uma reunião no Palácio dos Leões, em São Luís, dando início às tratativas sobre a criação de um voo direto entre São Luís e Lisboa, capital portuguesa.
Após participar do passeio com os representantes da TAP, Brandão seguiu para o Ginásio Valdy Soares dos Santos, no Centro de Barreirinhas, onde foram realizadas as entregas dos cartões do Maranhão Livre da Fome.
Programa de segurança alimentar instituído por Lei, o Maranhão Livre da Fome garante um complemento financeiro de R$ 200,00 às famílias beneficiárias do Bolsa Família que, mesmo recebendo o auxílio federal, ainda possuem renda mensal inferior a R$ 218,00 per capita, permanecendo abaixo da linha da extrema pobreza. A meta da gestão estadual é que o programa beneficie cerca de 400 mil pessoas em todo o Maranhão.
“Um momento de muita alegria, não só para aqueles que estão recebendo o cartão Maranhão Livre da Fome, para aquisição de alimentos, especificamente, mas também para o governo do Estado, que proporciona a retirada de quase 400 mil pessoas da extrema pobreza, cerca de 90 mil famílias. Só aqui em Barreirinhas são 700 famílias que estão recebendo esse cartão”, comemorou o governador.
Serviços de saúde e qualificação profissional
As famílias incluídas no programa que têm filhos de 0 a 6 anos recebem um adicional de R$ 50,00 por cada criança. Além de garantir condições dignas de alimentação, o programa oferta serviços de saúde e reduz a dependência da assistência financeira do Estado, por meio do pilar da inclusão socioprodutiva, que também oferece capacitação profissional a beneficiários maiores de 16 anos.
Só na área da saúde foram realizadas ações de atenção primária em saúde, como aferição de pressão arterial, vacinação, atendimento de saúde bucal, teste rápido para hepatites, HIV e sífilis, distribuição de medicamentos e consultas oftalmológicas.
“O programa envolve também cuidar da saúde. A gente faz um check-up nas mulheres e a gente identifica se precisa de cirurgia de catarata, pterígio, e fazem a cirurgia; se precisa de óculos é identificado o grau, já escolhe a armação, remédio para diabetes e hipertensão, tudo isso está no pacote para a gente cuidar da saúde. Por último temos a qualificação profissional. É muito importante. As pessoas às vezes querem trabalhar e não tem uma qualificação”, frisou Brandão.
Comida na mesa e dignidade
Para o prefeito de Barreirinhas, Vinícius Vale, a chegada do programa ao município tem grande impacto social para populações em situação de vulnerabilidade, porque leva “dignidade” para quem mais precisa.
“Talvez seja a maior entrega que o governador pode fazer dentro do Estado. Mais do que a ponte, mais do que o asfalto que ele está entregando. Porque é um programa que traz dignidade para a população. É um programa que enxerga, muitas vezes, aquela pessoa que está esquecida. Aquela pessoa que está passando fome dentro de casa. E não só dá o peixe, como tem aquele ditado, mas também ajuda a pescar”, pontuou o prefeito de Barreirinhas.
O programa chegou a Barreirinhas fazendo a diferença na vida de pessoas como a dona de casa Camila Lima. Beneficiária do Maranhão Livre da Fome, ela agradeceu pelo compromisso do programa em garantir a segurança alimentar na casa das famílias mais necessitadas.
“Esse cartão vai ajudar muitas pessoas que são carentes, que precisam de uma renda melhor, para ter o alimento na sua mesa. Deixo aqui o meu agradecimento ao governador Carlos Brandão pelo desempenho e pela força de vontade de ajudar a população“, agradeceu Camila Lima.
O Programa Maranhão Livre da Fome foi idealizado pela Secretaria de Estado de Monitoramento de Ações Governamentais (Semag) e desenvolvido em conjunto com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes).
Brandão encerrou a agenda em Barreirinhas assinando a ordem de serviço para a implantação de 10 Km de asfalto em diversos bairros da cidade e acompanhou o início de pavimentação asfáltica no bairro Sertãozinho.
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima), realizou, nesta sexta-feira (12), o 2º sorteio de beneficiários do programa Tempo de Semear. Ao todo, 676 produtores rurais familiares foram contemplados e receberão um auxílio financeiro de R$ 2 mil para aquisição de sementes, insumos e equipamentos agrícolas.
O sorteio foi conduzido pelo governador Carlos Brandão e o secretário da Sagrima, Fábio Gentil. O ato ocorreu no Salão de Atos do Palácio dos Leões e beneficiou 18 municípios localizados na mesorregião Oeste Maranhense.
Durante o evento, Brandão parabenizou os contemplados e destacou a importância do programa. “Este é um momento de celebração. Quero parabenizar cada agricultor contemplado neste sorteio. O Tempo de Semear é uma iniciativa que garante mais autonomia para o nosso produtor, permitindo que ele escolha as sementes e os insumos que realmente precisa, fortalecendo a produção e aumentando as oportunidades no campo”, afirmou.
O secretário Fábio Gentil reforçou que a ação valoriza o agricultor familiar e fortalece a produção no Maranhão. “Hoje, beneficiamos mais de 600 agricultores familiares com o programa Tempo de Semear. Eu tenho a certeza de que, sob o comando do governador Carlos Brandão, estamos fazendo um grande trabalho, enaltecendo o pequeno produtor”, destacou.
Com a realização do segundo sorteio, o programa já conta com mais de 800 agricultores contemplados. Até o final da 1ª etapa, serão 4 mil produtores rurais beneficiados. O próximo sorteio está previsto para o dia 19 de setembro e será voltado para mesorregião Norte Maranhense.
Para o secretário de Agricultura de São Domingos do Maranhão, Astolfo Seabra, o programa traz mais liberdade para o agricultor. “O Tempo de Semear garante que o trabalhador do campo possa escolher como gerenciar os recursos. Essa foi uma decisão do governador Carlos Brandão, que garante liberdade ao produtor. Para nós, é uma honra participar deste momento e levar essa novidade para a população”, afirmou.
A presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (Fetaema), Ângela Silva, lembrou que o programa fortalece a agricultura familiar em todo o estado. “Este sorteio beneficia agricultores de vários municípios, que agora terão acesso aos seus cartões para adquirir sementes e insumos e potencializar ainda mais a produção de alimentos. Nossa expectativa é de que, no próximo ano, possamos ampliar o número de agricultores beneficiados”, disse.
Como ter acesso ao auxílio?
Os agricultores familiares selecionados nos sorteios vão ter acesso ao auxílio através de um cartão de débito, que poderá ser utilizado várias vezes até que o saldo seja esgotado ou até expirar a sua validade, que coincidirá com o final do ano agrícola em curso.
Além disso, o cartão deve ser utilizado exclusivamente para aquisição de sementes, insumos e equipamentos agrícolas. De acordo com o edital do programa, o valor deve ser utilizado apenas em lojas agropecuárias autorizadas pela Sagrima. As datas para entrega dos cartões nos municípios será divulgada em breve nos canais oficiais do Governo do Maranhão e da Sagrima.
Municípios contemplados no 2º sorteio
Os municípios contemplados foram: Dom Pedro, Presidente Dutra, São Mateus do Maranhão, São Domingos do Maranhão, Olho D’Água das Cunhãs, Esperantinópolis, Fernando Falcão, Bacabal, Jenipapo dos Vieiras, Sítio Novo, Barra do Corda, Tuntum, Graça Aranha, São Raimundo do Doca Bezerra, Poção de Pedras, Lago Verde, Governador Eugênio Barros e Lago dos Rodrigues.
Para conferir a lista com o resultado acesse: https://sagrima.ma.gov.br/
A partir desta quinta-feira (11), o Maranhão recebe a nova edição da Caravana Federativa, ação do governo federal que tem o objetivo de atender às demandas dos municípios brasileiros, ampliando o acesso aos diversos serviços oferecidos pela União. Até a sexta-feira (12), representantes de mais de 30 ministérios e 21 agências e bancos federais estarão presentes, tirando dúvidas de prefeitos e gestores municipais acerca de programas, convênios e outras ações do Governo Federal.
Os órgãos do Governo do Maranhão também estarão à disposição dos participantes.
A nova edição da Caravana Federativa acontece no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, no bairro Cohafuma, em São Luís, a partir das 8h. O evento será aberto pelo governador, Carlos Brandão, pela ministra Márcia Lopes (Mulheres), André Fufuca (Esportes), Márcio Macedo (Secretaria Geral da Presidência) e Wolney Queiroz (Previdência Social), além do Secretário de Assuntos Federativos Júlio Pinheiro, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência (SRI).
Para o governador Carlos Brandão a realização da Caravana Federativa é uma oportunidade de unir o governo federal, governo estadual e prefeituras com o propósito de aproximar os serviços públicos disponibilizados pelo governo Lula para quem mais precisa.
“Nos dias 11 e 12 de setembro vamos ter a Caravana Federativa aqui no Maranhão. Já é a segunda edição no nosso estado, e para mim esse momento é muito importante, porque junta o governo federal, o governo do Estado e as prefeituras maranhenses numa mesma mesa de diálogo. A Caravana é uma oportunidade de ouvir mais de perto, de discutir políticas públicas e dar mais apoio aos municípios. A nossa intenção é que os serviços do governo Lula cheguem de verdade até a população, que o desenvolvimento aconteça e que a vida do nosso povo melhore, com mais desenvolvimento, cidadania e dignidade”, destacou Brandão.
A solenidade oficial de abertura do evento será às 11h desta quinta-feira (11), com a conferência “O Brasil que estamos construindo”. Os conferencistas serão os ministros Márcio Macedo e Márcia Lopes.
O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Roberto Costa, reforça o convite a prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e movimentos sociais para o grande encontro no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.
“Essa parceria, liderada pelo presidente Lula e pelo governador Carlos Brandão, é fundamental para fortalecer o municipalismo e impulsionar o desenvolvimento do Maranhão”, ressalta Roberto Costa, que se reuniu com o secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, e José Ilário Gonçalves Marques, diretor de Assuntos Federativos para o Nordeste, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República – está coordenando Caravana Federativa – para debater a organização do evento.
Reunião Federativa
No Maranhão, a Caravana Federativa contará com programação ampla. No dia 11, ocorre a Reunião Federativa, quando prefeitos, vice-prefeitos e gestores públicos federais do Maranhão debatem o tema “Programas e projetos estruturantes para o Maranhão”. Ainda no dia 11, serão feitas entregas, anúncios de convênios, programas e projetos do Governo Federal no estado. Também acontece o “Fórum da Participação Social”, quando atores locais debatem políticas públicas no território maranhense.
Já no dia 12, será a vez de vereadores e vereadoras participarem de reunião com o tema “Como monitorar e impulsionar a execução de programas federais nos municípios”. Também será realizada reunião das coordenações do Fórum dos Gestores Públicos Federais e da Comissão dos Movimentos Sociais.
Oficinas
Nos dois dias também acontecem cerca de 30 oficinas temáticas. Entre as oficinas que serão realizadas no dia 11 estão: Programa “Parcerias Brasil”, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional; “Conhecendo Coordenação-Geral de Memória e Verdade da Escravidão e do Tráfico Transatlântico de Pessoas Escravizadas”, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania; “Caminhos para o Brasil seguir fora doMapa da Fome: Protocolo Brasil Sem Fome e Adesão dos municípios ao Sisan”, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Ainda no dia 11, o Ministério da Saúde realiza quatro oficinas: “Apresentação do Painel de monitoramento do Programa Mais Médicos”; “Cadastramento e Faturamento de Ofertas de Cuidados Integrados OCI Componente Ambulatorial do Programa Agora Tem Especialistas”; “Financiamento da Atenção Primária a Saúde”; e “Componente SUS Digital no Agora Tem Especialistas – Telessaúde”.Na sexta-feira (12), entre as oficinas estão: “Regime Simplificado”; “Soluções Caixa para Desenvolvimento Municipal” e “Minha Casa Minha Vida – como garantir que a moradia chegue a quem mais precisa”, da Caixa.
A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) realiza a oficina “Recursos para obras que transformam: como garantir saneamento e saúde para seu município”; o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), “Contrata+Brasil: escuta dos Compradores Estaduais sobre módulo Aquisição de Alimentos”; e a Advocacia-Geral da União (AGU), “Como os municípios podem negociar a complementação do Fundef, garantindo recursos para a educação básica”.
Caravana Federativa
Sob a coordenação da SRI e de sua Secretaria de Assuntos Federativos (SEAF), a Caravana desempenha um papel considerado crucial em facilitar a comunicação entre os municípios e o governo federal. A primeira edição aconteceu em 2023, na Bahia, e naquele ano passou por diversos estados, incluindo o Maranhão, que recebeu a 5ª edição. A programação foi retomada este ano, começando pelo Rio Grande do Norte. O Maranhão recebe a 2ª edição desta nova rodada da Caravana.
Em 2023, em dois dias de trabalho da Caravana Federativa mais de 2,6 mil atendimentos foram realizados pelas equipes do Governo Federal no Maranhão, que recebeu mais de 350 funcionários de 40 órgãos federais e cerca de 180 representantes de prefeituras, o que corresponde a 82% dos 217 municípios maranhenses.
Os funcionários federais puderam orientar e auxiliar prefeitos, vice-prefeitos e secretários na resolução de questões burocráticas para o destravamento de obras, convênios e demais ações vinculadas ao Governo Federal nos municípios. Ao todo, 40 órgãos federais estiveram presentes, sendo 34 ministérios, três bancos – Caixa Econômica, Banco do Brasil e BNDES – e mais quatro autarquias e fundações: INSS, Codevasf, FNDE e Funasa.
A ação também possibilitou tratativas dos gestores municipais com empresas como a Equatorial, Correios e Serpro, que atua no mercado de Tecnologia da Informação para o setor público.
Resumo da programação: Primeiro dia (11 de setembro, quinta-feira)
8h às 18h – Balcões de atendimento de ministérios e órgãos federais;
10h às 10h30 – Atividade cultural;
11h às 12h30 – Abertura oficial da Caravana Federativa e a conferência “O Brasil que estamos construindo”;
14h às 18h – Oficinas temáticas;
14h30 às 16h – Reunião Federativa (prefeitos, vice-prefeitos e gestores públicos federais do Maranhão);
15h15 às 15h45 – Atividade cultural;
16h às 17h30 – Entregas, anúncios de convênios, programas e projetos do Governo Federal;
17h às 19h – Fórum da Participação Social.
Segundo dia (12 de setembro, sexta-feira)
8h às 12h – Balcões de atendimento de ministérios e órgãos federais;
9h às 12h – Oficinas temáticas;
9h30 às 11h – Reunião Federativa (vereadores e vereadoras);
9h30 às 11h – Reunião das coordenações do Fórum dos Gestores Públicos Federais e da Comissão dos Movimentos Sociais;
12h – Encerramento das atividades da Caravana Federativa com apresentação cultural.
A programação detalhada dos dois dias de Caravana Federativa pode ser acessada pelo link [url=https://portalfederativo.gov.br/pt-br/caravanas-federativas/caravana-federativa-sao-luis-ma-11-e-12-de-setembro]https://portalfederativo.gov.br/pt-br/caravanas-federativas/caravana-federativa-sao-luis-ma-11-e-12-de-setembro[/url].
– Inaugurado Terminal de Passageiros da Baixada e Litoral Ocidental (Fotos: Rodrigo Ribeiro e Dney Justino)
Mais um presente para a capital maranhense, que completou 413 anos na segunda-feira (8), foi entregue pelo Governo do Maranhão: o Terminal de Passageiros da Baixada e Litoral Ocidental. Em uma grande solenidade realizada nesta terça-feira (9), o governador Carlos Brandão inaugurou o espaço, garantindo mobilidade com uma estrutura digna, segurança e conforto para os usuários e prestadores de serviços.
Com a nova estrutura são esperados, aproximadamente, 3.900 passageiros todos os dias, consolidando o Terminal de Passageiros da Baixada e Litoral Ocidental como hub estratégico de embarque/desembarque. A administração do terminal será feita com acompanhamento da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) que contará com um posto de fiscalização.
O Terminal de Passageiros da Baixada e Litoral Ocidental tem extensão de aproximadamente 3.210 m² para o acesso de vans, carros e ônibus que vão transportar os passageiros para 31 destinos. São 16 baias para embarque e desembarque de vans e mais quatro baias dedicadas a ônibus.
A estrutura conta com guichês de passagens para todas as cooperativas e empresas de transporte, além de um guichê da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) como mais um ponto de venda de passagens de ferry boat. O terminal funcionará 24 horas, com bilheterias operando conforme os horários das cooperativas e empresas.
Inauguração
Uma festa foi organizada especialmente para a inauguração do terminal. O cantor e compositor Josias Sobrinho, natural de Penalva, e cantora e poetisa Gracilene Pinto, de São Vicente Férrer, ambos municípios da Baixada Maranhense, apresentaram-se na solenidade, que contou com a presença de dezenas de prefeitos e vereadores de cidades da região, bem como deputados estaduais, vereadores de São Luís, secretários de Estado, líderes de entidades de classe, da sociedade civil organizada, além dos usuários e prestadores de serviço.
Durante a solenidade de entrega do Terminal de Passageiros da Baixada e Litoral Ocidental, o governador Carlos Brandão destacou a importância da obra que se soma a uma série de outros investimentos já feitos em diversas áreas para beneficiar a região da Baixada Maranhense.
“Este terminal representa a realização de um sonho de mais de 30 anos das cooperativas que fazem o transporte para a Baixada, dos moradores da região e todos os trabalhadores. Aqui, todos terão conforto, comodidade, segurança e a certeza de um local digno para trabalhar e esperar pelo seu transporte. O terminal tem banheiros públicos, acesso à internet, quiosques para a venda de passagens e de alimentos. Portanto, é mais um grande benefício para a região da Baixada e também para São Luís já que ela se soma a diversas outras que o governo está fazendo para reurbanizar o Centro Histórico”, assinalou Brandão.
A obra foi executada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), em parceria com a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), e foi pensada em conjunto com os trabalhadores do transporte alternativo e vendedores que há mais de 30 anos reivindicavam melhorias para o local.
Segundo o secretário da Sinfra, Aparício Bandeira, a gestão estadual buscou garantir as condições dignas para as atividades que já eram realizadas na área, mas careciam de infraestrutura. Com a conclusão da obra, o espaço será um importante fator de desenvolvimento econômico para todos que trabalham com o transporte de passageiros.
“Em pouco mais de um ano realizamos esta obra, atendendo à determinação do governador Carlos Brandão, que vistoriou pessoalmente todo o projeto e andamento da obra, solicitando modificações para que este terminal pudesse, de fato, atender a todas as necessidades do dia a dia dos passageiros, dos cooperativados e demais trabalhadores do espaço. Não foi uma obra fácil, pois o terreno fica em área de manguezal, que traz algumas dificuldades, mas nós conseguimos em pouco tempo superá-las”, declarou Aparício Bandeira.
O presidente da MOB, Adriano Sarney, ressaltou que a gestão estadual está comprometida com o desenvolvimento do estado e isso se faz cuidando das pessoas, escutando as demandas da sociedade e promovendo o desenvolvimento econômico. Ele destacou que o novo terminal é um exemplo desse modo de administração.
“Este é um projeto inovador e revolucionário não apenas no Maranhão, mas em todo o Brasil, pois é o primeiro terminal deste tipo no país. Esta obra é uma mudança de paradigma para o transporte entre São Luís, a Baixada e o Litoral Ocidental, pois vai atender com conforto, segurança e de forma moderna 3.900 pessoas que passarão por aqui diariamente”, pontuou.
Diálogo com os prestadores de serviço
A interlocução entre os trabalhadores do transporte alternativo e a gestão estadual será mantida para garantir a qualidade dos trabalhos. Com o terminal, que passa a funcionar plenamente a partir da sua inauguração, os vários serviços foram integrados com maior organização das cooperativas e opções para os passageiros, incluindo a venda de passagens de ferry boat.
A presidente da Cooperativa Alternativa de Transportes de Passageiros da Baixada Maranhense (Coopbama), Gracirene Fonseca, também conhecida como “Samica”, destacou o impacto positivo do terminal. “Só nós sabemos o que nós passamos aqui junto com essa população. Hoje, nós ganhamos um espaço maravilhoso, com toda a estrutura para nos dar dignidade. Isso é fruto de muita luta, da nossa determinação, mas também da sensibilidade do governador Carlos Brandão em abrir as portas do governo para nós e atender nosso sonho”, disse.
Expedito Moraes, presidente do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense, também falou da importância da obra. “Hoje foi atendida mais uma das grandes aspirações da região da Baixada. Aqui, além de ser um espaço físico capaz de proporcionar um atendimento de qualidade aos usuários e trabalhadores do setor, é a realização do sonho de toda uma comunidade que agora será tratada com respeito e dignidade. Por tudo isso, hoje é um dia histórico”, celebrou.
Francisco das Chagas Barros Diniz, de 67 anos, há 26 anos trabalha como motorista, fazendo o transporte de passageiros entre a capital maranhense e as regiões da Baixada e Litoral Ocidental. Para ele o terminal representa uma transformação da realidade do serviço prestado.
“Antes, a nossa situação era muito precária. Hoje, graças a Deus, o governador Carlos Brandão olhou para as nossas necessidades e esse terminal vai trazer vários benefícios. Tudo vai melhorar para nós. Agora a gente tem um local de verdade para trabalhar”, contou.
Júlio César Barros da Silva, 31 anos, há 11 anos também é motorista de van e ficou feliz com o novo terminal. “Esse terminal vai dar mais conforto para o passageiro e a gente tem um local para chegar, estacionar nossa van, usar o banheiro, comer com tranquilidade sem se preocupar com o sol e a chuva”, comentou.
Comércio e serviços
Pensando nos comerciantes do ramo de alimentação, artesanato e outros serviços, que antes enfrentavam condições precárias, foram instaladas 24 bancas para essas atividades. Para maior conforto dos usuários, o espaço conta com cobertura em estrutura metálica e telha com revestimento termoacústico tanto na área principal quanto na área de embarque. Também foi garantido mobiliário e equipamentos urbanos, incluindo bancos em concreto. A obra realizada pela Sinfra inclui, ainda, a iluminação externa e interna do terminal.
Uma dessas comerciantes é Lucilene Barbosa, 47 anos, que há 20 anos vende mercadorias para os usuários do serviço de transporte alternativo. “Eu não tenho nem palavras para descrever a minha felicidade. Agora, eu tenho uma banca toda estruturada para vender meus produtos e todos nós ganhamos um terminal confortável para ficarmos protegidos do sol, da chuva, com segurança”, disse.
Usuários
Instalado no Aterro do Bacanga, no coração do Centro Histórico de São Luís, em um local estratégico, o terminal também recebeu a aprovação dos usuários do sistema. A manicure Gracilene Lima Pereira viajou para Pinheiro nesta manhã e antes de embarcar falou sobre o novo terminal de passageiros. “Antes, era uma bagunça e agora a gente tem esse terminal que ficou muito bem feito para a gente esperar com conforto a saída das vans”, elogiou.
A servidora pública Jaciara Gomes, 63 anos, estava voltando para Bequimão, onde mora e também está feliz com o terminal entregue nesta terça-feira (9). “Esse terminal é tudo que o povo da Baixada precisava. Um espaço seguro, com conforto, com banheiro limpo, com bancos para a gente sentar e esperar a saída e chegada das vans. Há muitos anos a gente espera por isso e hoje finalmente aconteceu”, celebrou.
A gerente de lotérica Maria Emília Durans, 40 anos, voltou para São Luís após passar o feriadão em Presidente Sarney e ficou surpresa com o novo local de desembarque. “Eu estava acostumada com a estrutura de tendas e quando cheguei hoje e vi toda essa estrutura já funcionando me surpreendi positivamente. É realmente uma ótima estrutura que vai deixar o embarque e desembarque mais confortável. Muito bom ver que a gente que vai para a Baixada também tem um terminal rodoviário de verdade”, parabenizou.
Também acompanharam o governador Carlos Brandão durante a entrega do Terminal de Passageiros da Baixada e Litoral Ocidental, os secretários de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão; Articulação Política, Rubens Pereira; Turismo, Socorro Araújo; e os presidentes da Agência Executiva Metropolitana, Leônidas Araújo; e da Maranhão Parcerias, Cassiano Pereira.
– Governador Carlos Brandão visita estandes da Expoema no último dia da feira agropecuária (Foto: Gilson Teixeira)
A 65ª Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema) foi encerrada no domingo (7). Durante oito dias, produtores rurais puderam prospectar e fechar novos negócios e a população teve acesso a diversos serviços, além de uma ampla programação cultural. O governador Carlos Brandão compareceu ao último dia de exposições, visitou os estandes institucionais do Governo do Maranhão e avaliou de forma positiva a Expoema 2025.
A Expoema 2025 aconteceu de 31 de agosto a 7 de setembro, no Parque Independência, em São Luís. Realizada pela Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (Ascem), em parceria com o Governo do Estado, a Expoema 2025 foi marcada pela evolução das raças, valorização da trajetória dos produtores, e inovações que transformaram o setor agropecuário nos últimos anos.
A feira de exposições contou com shows, mostras agropecuárias, competições, capacitações e um grande leque de serviços e ações de cerca de 30 órgãos estaduais. Também foi instalado o Gabinete Itinerante, medida do Governo do Maranhão que aproxima a população e a gestão estadual. Graças a esta iniciativa, foi possível debater ações diretamente com os produtores rurais, resultando em decretos e projetos de lei voltados exclusivamente para o desenvolvimento do setor.
Na noite de domingo (7), o governador Carlos Brandão visitou a Expoema, passando por diversos estandes e conversando com a população. Ele avaliou a edição 2025 da feira agropecuária como um sucesso.
“Nós encerramos mais uma Expoema, a edição de 65 anos, e foi um sucesso total na venda de animais, comercialização de máquinas e suprimentos agrícolas. Também tivemos diversos cursos de capacitação e grandes shows. E também é muito importante destacar a presença das famílias, pois a Expoema sempre foi uma festa popular. Se este ano foi tão bom, todos podem se preparar já para o ano que vem que será ainda melhor”, assinalou.
O presidente da Associação dos Criadores do Estado do Maranhão, Ricardo Ataíde, destacou a edição 2025 da Expoema como a maior já realizada. “Este ano nós superamos todos os recordes das edições anteriores. A marca Expoema é muito forte e chega aos 65 anos como este grande evento cultural e de negócios no estado. O público lotou a Expoema como não víamos há muitos anos para acompanhar toda a programação, os serviços e os shows. Tudo isto foi possível graças à parceria de sempre do Governo do Maranhão”, pontuou Ricardo Ataíde.
E o público também avaliou de forma positiva a edição 2025 da Expoema. “Gostei da infraestrutura. Mesmo estando lotado dá para circular tranquilamente. A programação de shows foi muito boa também. Por isso, vim aproveitar o último dia”, disse o professor Leonardo Garcez.
O engenheiro agrônomo Edaciano Furtado elogiou a diversidade de serviços. “Tem muitas opções de comida e com preços para todos os públicos. Essa edição teve muita opção diferenciada entretenimento também. Muito boa a organização em geral”, comentou.
Visitas aos estandes
A visita do governador Carlos Brandão à Expoema começou pelo stand do projeto Recicla Maranhão pela Agência Executiva Metropolitana (Agem) onde conheceu a Central de Compostagem montada para a Expoema 2025. Por meio da iniciativa os resíduos orgânicos, como restos de comida e sobras das cozinhas, gerados durante os dias de evento foram destinados às ilhas de compostagem montadas no local, onde passam por um processo controlado, até serem transformados em adubo e biofertilizante.
Ainda como parte do Recicla Maranhão, seis cooperativas de catadores de materiais recicláveis atuaram durante todos os dias, fazendo a coletiva seletiva no Parque Independência, inclusive após o encerramento das programações diárias, encaminhando para a reciclagem todos os itens recolhidos.
Educação e inovação
Já no estande do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) Brandão conheceu diversos projetos de inovação e sustentabilidade desenvolvidos por estudantes e professores das diversas unidades do Maranhão. Um desses projetos foi o “Uso de placas solares para o consumo sustentável de energia”, desenvolvidos por alunos do Iema Pleno Jardim América, em São Luís.
A aluna do 1º ano da unidade, Nycolli Beserra, 16 anos, explicou o projeto para o governador. “O principal objetivo desse projeto é diminuir os impactos ambientais causados pela energia hidroelétrica, e fazer com que a energia solar fique cada vez mais acessível para todas as classes”, disse.
Ainda na área da educação, o governador visitou o estande da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), onde alunos e professores do Centro de Ciências Agrárias (CCA) expuseram diversas iniciativas da universidade. Uma das iniciativas que chamou a atenção do governador foi a Apimel Company, que atua na valorização da cadeia do mel de abelha tiúba no Maranhão.
O professor do Departamento de Biologia do CCA da Uema, Maurício Bezerra, esclareceu que a Apimel Company é apoiada pela Agência de Inovação e Empreendedorismo da Uema (Marandu) com o objetivo de ampliar a distribuição de colônias de abelhas tiúbas em larga escala para os municípios maranhenses.
“Atualmente, existe um déficit dessas colônias no mercado. Então, quem tem as colônias acaba centralizando o mercado. Nossa ideia é distribuir essas colônias pelo Maranhão, pois além de reduzimos o déficit e ampliarmos a produção de mel, também termos um modelo didático, instrumental, para as aulas de biologia, fortalecendo também a educação”, relatou Maurício Bezerra.
Geração de emprego e renda
O governador Carlos Brandão encerrou sua visita ao último dia da 65º Expoema na Praça de Alimentação do Programa Mais Renda. Durante os oito dias de evento os beneficiários do programa tiveram um espaço exclusivo para comercializarem seus produtos e garantir um incremento na renda mensal.
Beneficiária do programa há 4 anos, Adriana Garcia encerrou o último dia de vendas com comercialização total dos produtos. “Hoje, último dia do evento, já acabou toda a batata frita e os pastéis que eu trouxe para a venda do dia. Estou finalizando com os cachorros-quentes e vou voltar para casa com tudo vendido”, comemorou.
Maria dos Anjos Costa, vendedora de churrasquinho e batata frita, é beneficiária do programa há apenas 8 meses e também comemorou as vendas. “Quase todo o churrasco que eu trouxe para o domingo já foi vendido e até o fim da noite devo vender tudo. Valeu muito à pena passar esses dias aqui na Expoema”, contou.
O Mais Renda é um programa de inclusão socioprodutiva do Governo do Maranhão que tem o objetivo fortalecer a geração de emprego, renda e empreendedorismo de famílias em situação de vulnerabilidade social. O programa já beneficiou 5.563 empreendedores nas atividades de alimentação, beleza, confeitaria e costura, em 158 municípios do Maranhão até julho deste ano.
Só na gestão Brandão foram entregues 2.474 equipamentos, em 76 municípios. Os beneficiários recebem kit de negócio composto por fardamento oficial, utensílios e equipamentos, como carrinhos adequados à venda de alimentos ou no manuseio da área da beleza.
– Fábio Gentil (Sagrima) e o governador Carlos Brandão no lançamento do Tempo de Semear (Foto: Divulgação)
O Governo do Maranhão lançou, no último sábado (6), o Tempo de Semear, programa que concederá um auxílio financeiro no valor de R$ 2 mil para a aquisição de sementes, insumos e maquinário agrícola pelos produtores rurais familiares. A cerimônia contou ainda com o primeiro sorteio de beneficiários, voltado para a mesorregião sul maranhense.
O evento ocorreu durante a programação da Expoema 2025 e contou com a presença do Governador do Maranhão, Carlos Brandão, e do secretário Fábio Gentil, da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima). Ainda estiveram presentes parlamentares, prefeitos, secretários municipais de agricultura, representantes de entidades ligadas ao setor agropecuário e produtores rurais.
Neste primeiro sorteio foram beneficiados agricultores dos municípios de Loreto, Estreito, Sambaíba, Riachão, São Raimundo das Mangabeiras e Carolina. Os produtores sorteados receberão o auxílio através de um cartão de débito e só poderão utilizá-lo em lojas agropecuárias credenciadas.
O governador Carlos Brandão ressaltou que o Tempo de Semear representa um avanço na forma de aquisição das sementes. “Em programas anteriores, as sementes eram compradas em outros estados, chegavam atrasadas e dificultavam a logística de distribuição. Agora, o recurso vai direto para as mãos do produtor, que pode escolher sementes de qualidade em sua própria região”, explicou.
O titular da Sagrima, Fábio Gentil, ressaltou que o programa garante liberdade de decisão ao agricultor familiar. “O Tempo de Semear dá autonomia ao pequeno produtor, que agora pode escolher o que deseja adquirir para fortalecer sua produção. O cartão permite que cada agricultor decida o caminho a seguir, comprando o que realmente necessita nas lojas de agropecuária credenciadas pela Sagrima”, destacou.
A presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (Fetaema), Ângela Silva, destacou a importância do Tempo de Semear. “Essa é uma conquista importante, fruto de uma reivindicação antiga dos agricultores e agricultoras. Agora, eles poderão adquirir sementes em seus próprios territórios, fortalecendo a economia local e regional e gerando renda para milhares de famílias do campo”, afirmou.
A produtora rural Maria José parabenizou a iniciativa. “Esse programa vai nos permitir comprar insumos, sementes e o que for necessário para melhorar nossa atividade. Por isso, quero destacar que o Governo do Maranhão está de parabéns. O auxílio vai nos ajudar bastante na hora de produzir”, comemorou.
A iniciativa, idealizada pela Sagrima, faz parte da estratégia do Governo do Maranhão para ampliar a inclusão produtiva no campo, estimular o comércio local e assegurar mais desenvolvimento para a agricultura familiar, reconhecida como fundamental para a economia e para a segurança alimentar do estado.
Sobre o cartão
O cartão do programa poderá ser utilizado várias vezes até que o saldo seja esgotado ou até expirar a sua validade, que coincidirá com o final do ano agrícola em curso, neste caso, em 30 de junho de 2026.
Primeira etapa
Na primeira etapa, o Tempo de Semear vai contemplar 4 mil agricultores distribuídos em 100 municípios maranhenses. A seleção dos beneficiários será feita por sorteios eletrônicos, com base nos registros ativos do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) até 30 de junho de 2025.
Os sorteios serão conduzidos pela Agência Estadual de Tecnologia da Informação do Maranhão (ATI) e transmitidos pelos canais oficiais do Governo do Maranhão e da Sagrima. As datas dos próximos sorteios serão divulgadas em breve.
Quem pode participar?
Entre os critérios estabelecidos para concessão do benefício, o agricultor deve ser maior de 18 anos, apresentar documentação regular (RG, CPF e comprovante de residência no Maranhão), possuir Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), estar inscrito no CAF até o dia 30 de junho de 2025.
De acordo com o edital do programa, o benefício será concedido apenas a uma única pessoa por Unidade Familiar de Produção Agrária.
Critério de vagas
A distribuição das vagas foi definida a partir do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). Para os municípios selecionados, foi instituído um percentual proporcional ao número total de cadastros ativos, garantindo que cada localidade tenha, no mínimo, 10 agricultores contemplados.
Além da proporcionalidade, a Sagrima também levou em consideração aspectos estratégicos. Municípios com maior vocação agrícola ou que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica foram priorizados, sempre em conformidade com as regras previstas no edital.
Protagonismo feminino
O programa assegura ainda, no mínimo, 30% das vagas de cada município para as mulheres. A decisão visa corrigir desigualdades históricas e fortalecer o protagonismo feminino no campo, garantindo a renda dessas mulheres.
O governador do Maranhão, Carlos Brandão, inaugura na próxima terça-feira (9), às 8h30, o novo Terminal de Passageiros da Baixada e do Litoral Ocidental Maranhense, localizado no Centro, próximo ao Anel Viário.
Beneficiando diretamente a população de 28 municípios das duas microrregiões, o terminal oferece 16 baias para embarque e desembarque de vans, além de quatro baias dedicadas a ônibus, e estacionamento para automóveis particulares que realizam pequenas viagens.
O terminal possui também oito guichês de venda de passagens, cobertura com estrutura metálica e telha termoacústica, faixas de pedestres elevadas, bancos em concreto natural, 24 bancas para comerciantes e artesãos, além de banheiros e sistema eletrônico de bilhetagem unificado.
São aproximadamente 2.500 m² de área construída, oferecendo uma infraestrutura moderna para usuários, operadores, empreendedores e turistas.
O novo espaço foi projetado para facilitar a mobilidade para pessoas que moram ou trabalham na Baixada ou no litoral ocidental do estado, conectando São Luís a dezenas de municípios das microrregiões, com conforto, segurança e acessibilidade.
O terminal funcionará 24 horas por dia, com as bilheterias operando conforme os horários das cooperativas e empresas de transporte. A administração estará sob responsabilidade da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB).
Com base na demanda histórica das duas regiões beneficiadas, a estimativa da MOB é que o Terminal de Passageiros da Baixada e do Litoral Ocidental Maranhense atenda aproximadamente 3.900 passageiros por dia, consolidando-se como ponto estratégico de embarque e desembarque.
A projeção da MOB é que o fluxo de passageiros aumente progressivamente com ajustes na organização do transporte alternativo e a integração ao sistema de ferry boat.
Serviço: O quê: Inauguração do novo Terminal de Passageiros da Baixada e do Litoral Ocidental Maranhense Quando: Terça-feira (9) às 8h30 Onde: Avenida Senador Vitorino Freire, próximo ao Entreposto Pesqueiro do Maranhão, no Aterro do Bacanga, Centro Histórico de São Luís (MA)
O governador Carlos Brandão recebeu, nesta sexta-feira (5), mais oito prefeitos maranhenses em reuniões presenciais no Palácio dos Leões, em São Luís. Os encontros seguem a estratégia de fortalecer o diálogo direto com as gestões municipais e ampliar a presença do governo do Estado em todas as regiões.
Nesta rodada, participaram os prefeitos: Caçula Coelho (Presidente Médici), Jhulio Sousa (Poção de Pedras), Amin Quemel (Carutapera), Romulo Arruda (São Pedro dos Crentes), Mecinho (São João Batista), Abnadar Portela (Capinzal do Norte), Itaires Tratorzao (Lajeado Novo) e Chiquinho do Banco (Governador Eugênio Barros).
Durante as audiências, cada gestor municipal apresentou demandas, prioridades e projetos de suas cidades, sendo ouvido pelo governador e sua equipe de secretários. Desde o início de 2025, já foram recebidos 133 prefeitos no Palácio dos Leões e também na Agemsul, quando Brandão esteve em agenda na Região Tocantina.
“Mais um dia de municipalismo, discutindo várias ações, como construção e reforma de escolas, praças, pavimentação de vias urbanas, hospitais, Maranhão Livre da Fome e diversas outras ações que o governo do Maranhão está executando nos municípios. E vamos continuar nesta pegada. Seguiremos atendendo os prefeitos e prefeitas, bem como liberando os recursos para melhorar a vida das pessoas nas cidades”, destacou Brandão.
Para o prefeito Jhulio Sousa, de Poção de Pedras, ter este momento de diálogo é uma grande satisfação. “Estou muito feliz em estar aqui com a equipe do governador, que vai atender os pleitos da nossa cidade. Com asfalto, investimento na área esportiva, Escola Militar, Estação Tech, portal novo na entrada da cidade e muito mais. Só tenho a agradecer ao secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, e todo o secretariado”.
Já o prefeito de São Pedro dos Crentes, Rômulo Arruda, falou da expectativa para as melhorias necessárias na infraestrutura do município. “Saio muito otimista dessa audiência. Trouxe as demandas, não só do nosso município, mas também da nossa MA-138 e das pontes de concreto usadas na região. Saímos cheios de esperança de dias melhores para São Pedro dos Crentes. Teremos asfalto nas vias urbanas, prolongamento da Avenida Governador Luiz Rocha, algo que vai contribuir muito com a vida do povo que sofre com a poeira em suas casas. Para mim foi muito gratificante esse encontro. Gratidão à equipe do governo do Maranhão e ao governador, por toda a sua receptividade”, finalizou Rômulo.
As reuniões dão continuidade à agenda de aproximação permanente entre o governo estadual e as prefeituras, assegurando que políticas públicas sejam implementadas de forma descentralizada e eficaz.
Garantir regularização fundiária, moradia digna e segurança jurídica: estas são as premissas centrais dos Programas “Esta Casa Agora é Minha” e “Paz no Campo”, iniciativas estaduais que foram oficialmente instituídas neste sábado (6), pelo governador do Maranhão, Carlos Brandão.
A solenidade de assinatura das Medidas Provisórias (MPs) que instituíram os dois programas foi realizada na sede da Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem), localizada no Parque Independência, em São Luís (MA), palco da 65ª Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), durante a terceira edição do Gabinete Itinerante.
Para Carlos Brandão, a presença do Gabinete Itinerante do Governador na Expoema fortalece o diálogo com setores produtivos, impulsiona políticas públicas direcionadas ao campo e democratiza o acesso da população às ações governamentais.
“O nosso governo criou o modelo do Governo Itinerante. O que significa isso? Trazer todo o governo para dentro da Expoema, não só a parte das secretarias do agro, mas também as secretarias que funcionam no governo, para que a população tenha conhecimento. É uma maneira de aproximar o governo da população”, frisou o governador.
Regularização fundiária urbana e rural
Antes de assinar as MPs, o governador Carlos Brandão participou do plantio de mudas de ipê amarelo na Praça dos Criadores, na entrada da sede da Ascem, acompanhado do presidente da Associação, Ricardo Ataíde, do secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Bira do Pindaré, e do presidente do Iterma, Anderson Ferreira.
Na sequência, foram apresentados, em coletiva de imprensa, mais detalhes sobre os dois programas. O Programa Estadual “Esta Casa Agora É Minha” visa instituir a Regularização Fundiária Urbana (Reurb). O processo acontece mediante a concessão de títulos de propriedade, implantação de infraestrutura básica e demais medidas de inclusão social, ambiental, jurídica e urbanística.
De acordo com o presidente do Iterma, Anderson Ferreira, a meta do governo estadual é atingir a marca de 10 mil títulos de regularização entregues até o final de 2025, e 20 mil títulos em 2026.
“O governador viu a necessidade de atender quem mora nas cidades, que não tem o documento da sua casa. Começamos a fazer a regularização, por meio da Reurb, e a parcerias com as prefeituras é fundamental. Já entregamos 4 mil títulos e temos mais 5 mil que estão em processamento”, detalhou Anderson. Após a assinatura, a minuta do documento será encaminhada à Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Alema) para apreciação, transformando a Medida Provisória em um arcabouço legal permanente, para garantia de moradias dignas e cidades mais justas e ordenadas.
Já na zona rural, o Programa Paz no Campo se destaca como um marco que já resultou na entrega de mais de 18.500 títulos, regularizando mais de 242 mil hectares e beneficiando mais de 22 mil famílias.
Em 2024, o Iterma alcançou marca recorde, com a entrega de mais de 5.000 títulos. A projeção para 2025 é ainda mais ambiciosa, com a expectativa de mais de 10.000 novos títulos entregues até o final do ano.
Paz no Campo – Em agosto deste ano, o Programa Paz no Campo foi contemplado com o Prêmio “Solo Seguro”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), referente à edição 2024/2025. A premiação representa a chancela oficial do Poder Judiciário a projetos que identificam, reconhecem e disseminam as melhores práticas em regularização fundiária urbana e rural em todo o Brasil.
“De 143 projetos de todo o Brasil, o Iterma ganhou em primeiro lugar com a melhor regularização fundiária rural do país. Nós ganhamos esse prêmio. O Maranhão está se destacando nessa questão da regularização fundiária. Nós pegamos a expertise, sabemos como fazer e isso trouxe prêmios para o Maranhão”, celebrou o governador Carlos Brandão.
O programa segue o modelo do Projeto Terra Para Elas, que tem como objetivos garantir o acesso à terra e fortalecer a autonomia econômica das mulheres rurais, por meio da regularização fundiária, da inclusão produtiva e da igualdade de gênero. A iniciativa prevê a entrega de 2.500 títulos e a capacitação de 5.000 mulheres em áreas como bioeconomia, manejo sustentável e empreendedorismo, com prioridade para agricultoras familiares, extrativistas, quilombolas, indígenas e assentadas da reforma agrária.
Tempo de Semear
Ainda como parte dos compromissos agendados para o 3º Gabinete Itinerante do Governador, houve o lançamento Programa Tempo de Semear, que será coordenado e executado pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima) e vai conceder auxílio financeiro aos agricultores maranhenses para a aquisição de sementes, insumos e equipamentos agrícolas, por meio de cartão de débito, em estabelecimentos comerciais autorizados a efetuarem a comercialização no Estado do Maranhão.
O auxílio do programa será concedido por meio de crédito disponibilizado em cartão bancário, no valor de R$2.000,00 por beneficiário, pago em parcela única. O Cartão Tempo de Semear poderá ser utilizado várias vezes até que o saldo seja esgotado ou até expirar a sua validade, que coincidirá com o final do ano agrícola em curso, neste caso, em 30 de junho de 2026.
“Nós vamos distribuir um cartão e o agricultor vai ter o dinheiro dentro do cartão mesmo e ele vai comprar na casa de produtos veterinários. Ele compra, já leva e já planta, para que não possa ter nenhum prejuízo. A gente aquece o comércio local e o produtor fica mais independente. É um programa feito para o pequeno produtor”, destacou o governador.
Vagas exclusivas para mulheres produtoras – Para garantir a equidade de gênero, o programa Tempo de Semear destinará, no mínimo, 30% das vagas a serem sorteadas em cada município para as mulheres. A iniciativa visa corrigir as disparidades históricas e fomentar a inclusão das mulheres no setor agrícola.
O primeiro sorteio do programa foi destinado a agricultores de seis municípios do Sul do Maranhão (Loreto, Estreito, Sambaíba, Riachão, São Raimundo das Mangabeiras e Carolina), no total 115 produtores foram contemplados. A região foi escolhida para o sorteio de abertura por ser a primeira a iniciar o período de plantio no estado. Nesta primeira etapa vão ser beneficiados 4.000 produtores rurais maranhenses, distribuídos em 100 municípios do estado.
Expoema com o Maranhão Zona Livre da Febre Aftosa sem Vacinação
Outro ponto destacado durante a coletiva foi a realização da primeira edição de uma Expoema com o Maranhão já certificado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como Zona Livre da Febre Aftosa. O reconhecimento aconteceu em cerimônia na sede da OMSA, em Paris, França, em junho deste ano.
O presidente da Ascem, Ricardo Ataíde, parabenizou o empenho do Poder Executivo estadual para obtenção do novo status sanitário do rebanho maranhense, que agora figura mais competitivo no mercado interno e externo.
“Nós estamos em festa, comemorando 65 anos de Expoema, um marco muito importante para a agropecuária do Maranhão. Somos hoje Zona Livre da Aftosa sem Vacinação. É um esforço do dia a dia do produtor, juntamente com a mão amiga do governador Carlos Brandão, que não mediu esforços para conseguir esse título”, finalizou Ataíde.
Obras e serviços estaduais nas áreas de educação, saúde, geração de renda e combate à fome vão melhorar a qualidade de vida da população nos municípios de Boa Vista do Gurupi, Junco do Maranhão e Amapá do Maranhão. O secretário de Assuntos Municipalistas (Seam), Orleans Brandão, esteve nas três cidades nesta quinta-feira (4), representando o Governo do Estado, para autorizar novos investimentos, entregar equipamentos e cartões a beneficiários do programa Maranhão Livre da Fome.
“Estamos todos os dias indo ao interior do Maranhão, entregando obras e serviços, levando boas notícias nessa parceria do Governo do Estado com todos os municípios. Nosso foco é trabalhar para desenvolver o estado e melhorar a vida das pessoas, e é com esse objetivo que as políticas públicas estão saindo do papel, com obras e serviços acontecendo em todas as regiões”, declarou Orleans Brandão.
Em Boa Vista do Gurupi, Orleans Brandão fez a entrega de cartões do Programa Maranhão Livre da Fome a 278 famílias, e explicou que, além do benefício mensal para a compra de alimentos, terão também assistência à saúde e cursos de capacitação para que possam ingressar no mercado de trabalho. No mesmo ato, oito carrinhos do programa Mais Renda foram disponibilizados para microempreendedores.
“Ao mesmo tempo em que fazemos o maior programa de transferência de renda da história do Maranhão, criamos as condições para que as pessoas tenham trabalho e renda”, acrescentou o secretário. No município também foi autorizada a implantação do Viva Procon e da Estação Tech para capacitação tecnológica.
Em Junco do Maranhão, outras 133 famílias foram incluídas no Programa Maranhão Livre da Fome, e mais oito comerciantes informais receberam carrinhos do Programa Mais Renda, para que tenham melhores condições de trabalho. Com o prefeito Zé Ricardo, os secretários Orleans Brandão (Seam) e Tiago Fernandes (SES), fizeram a entrega de 428 óculos a pessoas atendidas pelo programa estadual Cuidar dos Olhos.
Para o município também foi autorizada a implantação da Estação Tech, do Viva Procon, do Colégio Militar e do portal da cidade. “Expressamos nossa gratidão ao Governo do Estado por essa parceria que tantos benefícios tem trazido para Junco do Maranhão”, declarou o prefeito Zé Ricardo.
O combate à fome também chegou a Amapá do Maranhão, onde 232 famílias vão receber crédito mensal para comprar alimentos, assistência à saúde e capacitação para o trabalho. No município, Orleans Brandão também entregou 225 óculos do Programa Cuidar dos Olhos e oito carrinhos do Programa Mais Renda; autorizou a construção do estádio de futebol, do Viva Procon e da Estação Tech; e anunciou a inclusão de três quilômetros de vias urbanas do município no programa de pavimentação asfáltica do Governo do Estado.
“Amapá do Maranhão está crescendo graças à parceria com o Governo do Estado. Estamos vendo os benefícios chegando, a obra do estádio é importante para nossa cidade, onde o esporte é forte. Assim como todas as outras obras e serviços já anunciados. Continuaremos juntos, trabalhando pelo desenvolvimento do nosso município”, afirmou a prefeita Nelene Gomes.