Fábrica de Farinha da Cooprama, construída com emenda do deputado Hildo Rocha, foi inaugurada

A inauguração de uma Fábrica de Farinha de Mandioca, em Amarante, construída pela Codevasf, com emendas do deputado federal Hildo Rocha (MDB), representa avanço na economia local e fortalecimento do cooperativismo.

Durante a cerimônia de entrega da obra, o deputado Hildo Rocha, vereadores e integrantes da Cooperativa dos Pequenos Produtores Agroextrativistas de Amarante do Maranhão (Cooprama) falaram sobre a importância do benefício.

“Esta fábrica de farinha vai trazer muitos benefícios para todos os cooperados, para toda a população de Amarante, porque vai gerar renda, valorizar a produção local e garantir segurança alimentar. Agora, os associados da Cooprama passam a ter um espaço moderno, com equipamentos adequados, para que eles possam produzir com mais qualidade, vender a produção por preço melhor, garantindo assim mais renda além de contar com assistência técnica e transporte, tudo de forma cooperada”, afiançou Hildo Rocha.

Gratidão aos colaboradores

O parlamentar maranhense ressaltou que o benefício é o resultado de um trabalho que exigiu paciência e persistência.

“A concretização deste benefício é fruto de um trabalho, que envolveu inúmeros parceiros entre os quais destaco o presidente da Cooprama, Antônio Alberto, a ex-prefeita Adriana, os vereadores Azevedo e Netinho, o Dr. Gildásio, o atual diretor da Agemsul, Vagtônio Brandão, o governador Carlos Brandão e o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão. Sem o apoio desses parceiros não teríamos conseguido viabilizar essa unidade de beneficiamento que irá contribuir para melhorar a produção e a qualidade da farinha de mandioca produzida no município de Amarante”, destacou Hildo Rocha.

Fortalecimento do cooperativismo

Milton Gomes de Sousa, um dos sócios fundadores da cooperativa Cooprama, comemorou a inauguração e destacou a importância do novo benefício viabilizado pelo deputado Hildo Rocha.

“A inauguração dessa casa de farinha representa um novo impulso para a nossa cooperativa porque muitos cooperados que nem visitavam mais a sede hoje fazem questão de vir, porque estão vendo as melhorias acontecendo. O deputado federal Hildo Rocha é uma pessoa que entende e apoia o cooperativismo, e isso faz toda a diferença,” afirmou Milton.

O ex-vereador e atual presidente da Cooperativa, Antônio Alberto, reforçou a relevância do projeto para os pequenos agricultores.

“Essa fábrica vai agregar valor à produção dos nossos agricultores e melhorar suas vidas. Nós somos muito gratos ao deputado Hildo Rocha pelo esforço, pela luta, pelo trabalho que resultou na implantação dessa fábrica de farinha. Hoje é, portanto, um dia marcante na história da nossa Cooperativa. Obrigado, deputado Hildo Rocha”, enfatizou Antônio Alberto.

Os vereadores Azevedo Carlota e Netinho também falaram sobre a importância do benefício.

“Essa obra é uma grande conquista para Amarante, fruto do esforço do deputado Hildo Rocha, que sempre trabalha para trazer recursos e melhorias para o nosso município”, declarou Azevedo.

“Hoje, Amarante dá mais um passo rumo ao progresso, com uma obra que vai fomentar a economia, fortalecer a agroindústria e gerar emprego,” afirmou Netinho.

O prefeito de Amarante, Vanderly (MDB) parabenizou o deputado Hildo Rocha e o presidente da Cooprama, Antonio Alberto pela construção daquela fábrica de farinha.

“O deputado Hildo Rocha e o Antonio Alberto estão de parabéns pela construção da casa de farinha. Vamos fazer parceria para ajudar essa casa de farinha”, disse o prefeito.

A inauguração da fábrica de farinha de mandioca, na sede da Cooprama, representa um avanço significativo na valorização da produção agrícola local, além de consolidar o papel do cooperativismo como estratégia de sustentabilidade econômica.

Com o apoio de lideranças e a parceria entre o deputado Hildo Rocha e os agricultores, Amarante dá um passo importante rumo ao desenvolvimento sustentável e à melhoria da qualidade de vida de sua população.

Brandão participa da tradicional Missa do Vaqueiro, em Colinas, e recebe homenagem de pecuaristas na Expo Codó 2025

– Governador foi homenageado pelo reconhecimento internacional do Maranhão como Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação (Foto: Brunno Carvalho)

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, participou de eventos em duas cidades do leste maranhense: Colinas e Codó. O primeiro destino foi Colinas, que sedia a 33ª edição da Vaquejada no Parque Onildo Maior. No município, o governador assistiu à Missa do Vaqueiro e acompanhou o início da cavalgada que antecede a Vaquejada.

A Vaquejada de Colinas reúne vaqueiros de todo o território nacional, sendo uma tradição que mobiliza a população e estimula o desenvolvimento da região. A festa movimenta a cidade e serve como vetor de negócios para a economia local. Natural de Colinas, Brandão enfatizou a importância dos eventos para a preservação da cultura e das tradições populares do município.

“Muita alegria fortalecer este evento que é a nossa Vaquejada, acompanhada da Cavalgada. Temos que fortalecer, porque aqui estão as nossas raízes, a nossa cultura, a nossa tradição, e a gente tem que fazer com que isso permaneça para os nossos filhos e netos”, pontuou.

Homenagem na Expo Codó 2025

Na sequência, Brandão prestigiou o penúltimo dia de programação da 5ª edição da Expo Codó. Na mostra, o governador visitou estandes e foi homenageado por uma recente conquista obtida pela pecuária maranhense: o reconhecimento internacional do Maranhão como Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação.

O novo status sanitário foi conferido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) em junho deste ano, durante solenidade realizada em Paris, na França. A certificação internacional permite que a carne exportada pelo Maranhão tenha acesso a mercados que exigem maior controle sanitário.

A homenagem na Expo Codó foi oferecida pela Associação de Criadores do Vale do Itapecuru (Acrivi), em reconhecimento pela conquista sanitária, que possibilita a redução de custos para os produtores e reposiciona a imagem da pecuária maranhense no mercado global.

“O motivo maior aqui foi receber essa homenagem dos pecuaristas pelo programa Maranhão Livre da Aftosa. Conseguimos, depois de 20 anos, vencer essa luta. Hoje, ninguém precisa mais vacinar os animais para se proteger da aftosa. O Maranhão agora vai viver um novo momento, em que a carne será mais valorizada, com um mercado maior e outros países poderão comprar”, afirmou o governador.

Municipalismo: mais ações estaduais em Codó

Durante a 51ª Expo Codó, Brandão também dialogou com a população, lideranças regionais, parlamentares e com o prefeito de Codó, Francisco Carlos de Oliveira, conhecido como Chiquinho FC. Na ocasião, o governador anunciou a criação de um Parque de Vaquejada no município e sinalizou a intenção de colaborar com a obra de duplicação de uma avenida que dá acesso à localidade conhecida como “Km 17”.

“Aproveitamos também para fazer novos anúncios. O prefeito está disponibilizando o terreno ao lado do parque de exposição para que eu possa fazer um parque de vaquejada. E, além disso, nós também pedimos para o município me apresentar um projeto para duplicar a avenida que dá acesso ao Km 17. A avenida vai dar uma cara nova, a entrada de Codó vai ficar mais bonita”, antecipou Carlos Brandão.

O prefeito de Codó, Chiquinho FC, destacou a atuação constante do governo estadual na cidade e o perfil municipalista da gestão Carlos Brandão, voltado ao diálogo direto com prefeitos e vereadores de todos os 217 municípios do Maranhão.

“O governador, sempre que vem a Codó, anuncia boas notícias para a nossa cidade. O povo de Codó gosta do seu estilo, gosta do governador municipalista. Ele já disse que não quer saber de partido político, quer saber se está ajudando a cidade. Eu, como prefeito municipal de Codó, em nome da população, agradeço por tudo que tem feito por esta cidade”, afirmou.

Sobre a Expo Codó

A 51ª edição da Expo Codó está sendo realizada no Parque de Exposição Walter Zaidan. Com o tema “A Força da Mulher do Agro”, a edição de 2025 homenageia as mulheres que atuam no mundo rural com trabalho, liderança e inovação.

A mostra reúne exposição de animais, feira de negócios, palestras, atividades culturais e grandes shows, atraindo um público diverso e gerando oportunidades. A programação inclui novidades em tecnologia rural, gastronomia típica e atrações musicais, além da Casa de Taipa, Casa de Farinha e uma miniusina de cachaça.

Pré-candidatura de Orleans Brandão recebe o apoio do PSDB

Em mais um grande ato político, o PSDB declarou apoio à pré-candidatura do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB), ao governo do Estado na disputa eleitoral de 2026. Articulado pelo presidente estadual da legenda, Sebastião Madeira, o jantar em São Luís contou com a participação do dirigente nacional tucano, Marconi Perillo; da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, e de dezenas de lideranças municipais (prefeitos e vereadores) e estaduais.

Ex-deputado federal e ex-governador de Goiás, Marconi Perillo disse que governo bem avaliado não perde eleição, ainda mais se contar com o apoio de tantas lideranças. “Este é um projeto de continuidade e também de renovação. Orleans será o governador mais jovem do Brasil e o Maranhão vai ganhar muito com a sua gestão. Ele é jovem, correto e equilibrado, e o Brasil está precisando de equilíbrio, voltar a ser o país do diálogo. Por isso, viemos declarar que, sob o comando estadual do Madeira, o PSDB que hoje governa 18 estados apoiará Orleans em 2026”.

Lembrando que o PSDB já teve em seus quadros o então vice-governador Carlos Brandão, Madeira abriu o encontro afirmando que o partido se reergue na política do Maranhão e se prepara para a disputa eleitoral de 2026, quando quer eleger uma bancada de deputados estaduais e federais. “Brandão é um governador humano, que cuida dos municípios, trabalha dia e noite pelos maranhenses, vai atrás das empresas para gerar emprego e renda, e acabar com a fome no estado. Apoiamos Orleans para dar continuidade a esse governo”, afirmou o presidente estadual do partido.

Ao recordar que já foi presidente da juventude do PSDB, em Colinas e no estado, Orleans disse estar muito feliz com a declaração de apoio tucano ao governador Carlos Brandão e à sua pré-candidatura. “Fazemos um governo que tem mostrado resultados. Nos últimos 15 dias, visitei mais de 30 cidades, e tenho muito orgulho de poder dizer, por onde passo, que em todos os 217 municípios o governo do Estado tem obras e serviços que estão mudando a vida das pessoas”, declarou ele.

Agradecendo a manifestação de apoio de dezenas de líderes tucanos, Orleans disse que ver de perto o governador transformando o Maranhão é a sua motivação: “Aceitamos a missão de dar continuidade a esse grandioso trabalho, e tenho certeza de que, com o apoio de todos vocês, seremos vitoriosos”

Primeira a reunir seus aliados em um forte ato de apoio a Orleans, Iracema Vale disse que as lideranças ali reunidas apoiam Orleans porque querem a continuidade de um governo que dialoga e valoriza o povo e a classe política, e a manutenção de todas as políticas públicas como o Maranhão Livre da Fome. “Brandão é um governador empreendedor, que sente as dores do povo e quer o Maranhão avançando. É esse o governo que temos que defender. Orleans é humilde, trabalhador, jovem decidido, inteligente e perseverante. É por tudo isso que ele tem o apoio desse grupo que a cada dia está mais forte”, declarou a deputada.

Governador Carlos Brandão entrega nova ponte de concreto, pavimentação da MA-278 e anuncia mais benefícios em São Francisco do Maranhão

Com foco no fortalecimento dos municípios e na parceria com os gestores locais, o governador Carlos Brandão segue realizando entregas e inaugurando obras em diversas cidades do estado. Nesse domingo (27), os moradores de São Francisco do Maranhão foram contemplados com intervenções na área de infraestrutura, assinatura de ordens de serviço em diferentes setores e a entrega de carrinhos do Programa Mais Renda.

A agenda começou com uma visita ao Festival de Verão do Médio Sertão, realizado na Praia do Rio Parnaíba, evento que contou com atrações nacionais e programação diversificada.

Em seguida, foram entregues a nova ponte de concreto, que liga os municípios de São Francisco do Maranhão e Barão de Grajaú, e 67 km de pavimentação asfáltica na rodovia MA-278, obras executadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra).

“Essa é a nova ponte, com 24 metros de concreto, para garantir melhor mobilidade entre São Francisco do Maranhão e Barão de Grajaú. Nosso governo trabalha para proporcionar mais qualidade de vida à população”, afirmou o governador.

Para ampliar os benefícios à população, Carlos Brandão assinou ordens de serviço nas áreas de infraestrutura, educação e cidadania. Entre os projetos autorizados estão a construção de quatro novas pontes, a revitalização da urbanização do Morro da Santa Cruz e a adesão ao Programa Rua Digna.

“Quero agradecer ao governador pela visita e pela parceria. O que ele está fazendo aqui é pela população. São obras importantes, que beneficiam muita gente e melhoram a qualidade de vida do nosso povo”, declarou o prefeito de São Francisco do Maranhão, Francisco do Posto.

Também foram autorizadas as obras da Praça da Família, do Portal da Cidade, de um Colégio Militar, uma Estação Tech e uma unidade do Viva/Procon — o Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão.

Inclusão produtiva com o Programa Mais Renda

Durante o evento, o governador realizou a entrega de carrinhos do Programa Mais Renda, iniciativa voltada à inclusão socioprodutiva de famílias que buscam gerar ou ampliar renda própria. Segundo a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), mais de 4 mil carrinhos já foram entregues em todo o estado.

“O Mais Renda é uma oportunidade muito boa para quem precisa aumentar a renda. Agradeço demais por essa iniciativa do governador, que tem nos ajudado muito”, afirmou a beneficiária Gracenilde Campos Serra.

Outra beneficiária, Tailane Costa Bastos, relatou como o programa transformou sua vida:

“O Programa tem sido uma benção em minha vida. Antes, eu trabalhava com minha sogra, e depois que ganhei o carrinho se abriram portas, porque eu consigo sustentar minha família, conquistar minhas coisas. Então, realmente foi um diferencial”, relatou Tailane.

Investimentos em espaços esportivos

Durante seu discurso, o prefeito Francisco do Posto solicitou ao governador a reforma e ampliação de dois estádios de futebol localizados em povoados do município. Brandão prontamente atendeu ao pedido e apresentou o projeto de revitalização dos espaços esportivos.

Em Alto Alegre do Pindaré, Governo entrega 1.056 cartões do Maranhão Livre da Fome e 800 títulos de imóveis da área urbana

O Governo do Maranhão levou ações municipalistas para Alto Alegre do Pindaré no último sábado (26). O governador Carlos Brandão entregou 1.056 cartões a beneficiários do programa Maranhão Livre da Fome e 800 títulos de domínio de imóveis em área urbana para moradores.

Na ocasião, também foram anunciados novos investimentos para o município. A entrega dos 800 títulos de propriedade aconteceu no Complexo Esportivo Professora Flávia Maria Vasconcelos, localizado na Rua do Sol, no povoado Auzilândia.

Durante a solenidade o governador definiu o sábado como um dia de grandes conquistas para Alto Alegre do Pindaré e região. “Entregamos 800 títulos urbanos para famílias de baixa renda, garantindo dignidade e direito à moradia. Também trouxemos o Maranhão Livre da Fome, beneficiando mais de mil famílias com serviços de saúde, cidadania e a certeza de que a comida não vai mais faltar na mesa. Entregamos também ambulância para reforçar os atendimentos de saúde no município. E assim estamos fazendo em todo o Maranhão. O trabalho não para”, assinalou Brandão.

O prefeito de Alto Alegre do Pindaré, Didi do PP, destacou que os 800 títulos entregues nesse sábado (26) beneficiam um total de 4 mil pessoas. “A gente só tem a agradecer pela parceria constante do Governo do Maranhão. Alto Alegre do Pindaré é o munícipio com o maior número de títulos entregues. Esta ação está transformando a história da nossa cidade”, informou.

Os títulos, que estão devidamente registrados em cartório, contemplam lotes enquadrados como Regularização Fundiária Urbana (REURB-S).

A ação é executada pelo Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) para garantir segurança jurídica às famílias que residem nos imóveis por meio do programa Essa casa agora é minha.

Segundo o presidente do órgão, Anderson Ferreira, trata-se de uma ação inédita no estado.“Aqui em Auzilândia já tínhamos entregado títulos rurais do programa Paz no Campo e agora chegaram os títulos para os imóveis urbanos. Ainda temos cerca de mil casas no povoado para serem cadastradas e fazermos outra grande entrega de títulos, garantindo a regularização fundiária da comunidade”, afirmou Anderson Ferreira.

O município já foi beneficiado com 760 títulos de domínio rural entre 2022 e 2025, alcançando mais de 1.500 famílias e regularizando uma área de 13.592 hectares.

Ao todo, segundo dados do Iterma, por meio do programa Paz no Campo já foram entregues 22 mil títulos de propriedades rurais e 15 mil de propriedades urbanas, estas dentro do programa Essa casa agora é minha.

Para os moradores beneficiados os títulos de propriedade representam a realização de um sonho. “Finalmente tenho o documento da minha casa própria. Isso é muito importante, por isso, peço a todo mundo que faça o seu cadastro para ter o registro da sua casa. Sou muito grata ao governador Carlos Brandão”, disse Antônia Rocha.

Quem também voltou para casa com o documento do imóvel em mãos foi Albertina Medeiros. “Com a graça de Deus e a Virgem Maria agora estou com meu documento em mãos e me sinto mais segura. Também agradeço ao governador Carlos Brandão por proporcionar essa felicidade para a nossa comunidade”, comentou.

A entrega dos títulos de propriedade tanto na área urbana quanto a rural garante segurança jurídica, dignidade, direito à moradia formalizada, fomento à cidadania e à valorização imobiliária.

Maranhão Livre da Fome

Já a entrega dos 1.056 cartões do programa Maranhão Livre da Fome aconteceu no Iema de Alto Alegre do Pindaré, onde também foram realizadas ações de atenção primária em saúde, como aferição de pressão arterial, vacinação, atendimento odontológico, testes rápidos para hepatites, HIV e sífilis, além da distribuição de medicamentos.

A lavradora Gracilene Pereira Martins é uma das beneficiárias do programa no município. “É uma felicidade muito grande receber esse cartão porque a gente pode ir ao mercado fazer compras para os nossos filhos. Eu já recebo o Bolsa Família, mas todo dinheiro extra que entra para a gente ajuda muito. E também fiz consulta de vista e vou receber meus óculos, que eu não ia ter condições de comprar. Muito obrigado, governador Carlos Brandão”, comemorou.

Quem também recebeu o cartão do programa foi Ana Mikaella Carvalho. “Para mim é muito importante esse esforço do Governo do Maranhão para ajudar as mulheres mãe de família de Alto Alegre do Maranhão. A gente recebeu o cartão, fez várias consultas, então, de uma só vez ganhamos vários benefícios”, disse.

Por meio do Programa Maranhão Livre da Fome, o Governo do Estado busca erradicar a fome nos 217 municípios maranhenses, garantindo um complemento financeiro de R$ 200 às famílias beneficiárias do Bolsa Família que, mesmo recebendo o auxílio federal, ainda vivem com renda mensal inferior a R$ 218 per capita (por pessoa), portanto, permanecem abaixo da linha da pobreza extrema.

Além desse valor, famílias incluídas no programa que têm crianças de 0 a 6 anos de idade recebem um adicional de R$ 50 por criança.
“O programa contempla, ainda, assistência em saúde e capacitação profissional para os beneficiários. Com isso, ampliamos o acesso à atenção básica em saúde e damos condições para que as famílias mais vulneráveis tenham uma formação, um emprego e uma renda própria, ganhando, no futuro, sua independência financeira”, explicou Paulo Casé, secretário de Estado de Desenvolvimento Social.

Mais investimentos

Ainda em Alto Alegre do Pindaré, Brandão assinou ordem de serviço para a implantação de 5 quilômetros de asfalto em diversos bairros da cidade, melhorando a mobilidade urbana, dando mais segurança ao trânsito e acabando com incômodos para os moradores como poeira, lama e buracos.

Também foi feita a entrega uma ambulância para fortalecer o serviço de saúde no município.

Trata-se de ambulância tipo B (Suporte Básico), equipada com ar-condicionado, cilindros de oxigênio, maca retrátil, prancha, cadeira de rodas e kit de primeiros socorros e possibilidade de adaptação para Suporte Avançado (USA).

Pindaré-Mirim comemora aniversário e recebe mais obras estaduais

A comemoração dos 102 anos de Pindaré-Mirim foi marcada pela entrega de obras e a assinatura de ordens de serviço para mais investimentos estaduais no município. Representando o governador Carlos Brandão (PSB), o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB), participou da programação ao lado do prefeito Dr. Alexandre e reafirmou a parceria que já garantiu vários benefícios para a população.

“Em Pindaré, já fizemos a reforma e modernização do hospital municipal e asfaltamento de ruas, estamos trabalhando na pavimentação da estrada que liga Pindaré a Santa Inês, uma obra desejada há 50 anos, e hoje viemos entregar a Estação Tech, para a formação tecnológica dos jovens; a reforma da Delegacia de Polícia, melhorando as condições de trabalho dos nossos policiais, e 149 títulos de propriedade para que as pessoas tenham segurança jurídica em suas moradias. Tudo isso graças a essa parceria que só beneficia a população”, destacou Orleans Brandão.

O secretário de Assuntos Municipalistas também assinou ordens de serviço para reforma do Estádio Municipal e a implantação da Escola Militar Tiradentes em Pindaré-Mirim. Acompanhado do prefeito, Orleans vistoriou as obras da quadra poliesportiva do IEMA e a construção do cais da cidade, que aguarda o nível do rio baixar para ser concluída. “Até o final deste ano, entregaremos mais esse investimento, que vai favorecer o desenvolvimento do turismo na cidade”, afirmou.

“Encontramos o município com muitas dificuldades, mas com muito trabalho e parcerias conseguimos avançar. Recebemos o Viva Procon, o portal da cidade, o Restaurante Popular, a Estação Tech, a Escola Militar, a regularização fundiária, e muitas outras obras estão em andamento. Somos gratos por essa parceria, e Orleans tem sido um grande amigo da nossa cidade, sempre aberto a nossas solicitações”, declarou Dr. Alexandre.

Deputado Hildo Rocha reforça pedido por obras e equipamentos no Maranhão e destaca parceria com a Codevasf durante reunião com novo presidente da empresa

Durante encontro com o novo presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco, do Parnaíba e Itapecuru (Codevasf), Lucas Felipe Oliveira, o deputado federal Hildo Rocha (MDB) reforçou a importância de acelerar a execução de obras no Maranhão e destacou a parceria com a instituição para o desenvolvimento do estado.

“Estamos fazendo uma visita ao novo diretor-presidente da Codevasf, Dr. Lucas, a fim de parabenizá-lo, lhe desejar boa sorte e êxito no seu novo cargo na companhia. Também aproveitei para tratar sobre o andamento de algumas obras da Codevasf no Maranhão”, declarou o parlamentar.

De acordo com Hildo Rocha, no Maranhão existem inúmeras obras importantes em execução, sendo que algumas já estão bem adiantadas. Entre os municípios que estão com obras em execução e projetos a serem iniciados estão:

Amarante, Bacabal, Brejo, São João do Paraíso, Barra do Corda, Cantanhede, Grajaú, Imperatriz, Lago do Junco, Jenipapo dos Vieiras, Matões do Norte, Nina Rodrigues, Santa Quitéria, São José de Ribamar e São Luís, entre outros.

Alguns exemplos

No município de Brejo, por exemplo, a Codevasf está construindo uma unidade de beneficiamento de mandioca (casa de farinha); na cidade de Lago do Junco, uma unidade de produção de polpa de frutas e no município de Amarante uma fábrica comunitária de extrato de tomate, obras bem adiantadas, já em fase realmente de conclusão, e uma fábrica de farinha do município que será administrada pela Cooperativa Cooprama.

Nos municípios de Cantanhede, Jenipapo dos Vieiras e São João do Paraíso foram iniciadas as obras de pavimentação em bloquetes, mas nunca concluídas porque a Construservice, construtora contratada pela Codevasf, deu um cano na empresa e nunca concluiu as obras.

Equipamentos agrícolas e rodoviários

Hildo Rocha também lembrou ao presidente Lucas Felipe que foram realizadas centenas de parcerias entre a Codevasf e o mandato dele para adquirir, também de forma pioneira, mais de trezentos equipamentos doados para as entidades e prefeituras.

“Fui o primeiro deputado federal maranhense a destinar recursos para compra de tratores agrícolas, escavadeiras hidráulicas, retroescavadeiras, tratores de esteira, patrol, pá carregadeira, caçambas, caminhões de lixo, caminhões pipas, caminhões, barracas de feiras, entre outras dezenas de equipamentos. Já foram mais de trezentos equipamentos e dezenas de unidades produtivas que conseguem aumentar a renda dos pequenos empreendedores rurais do Maranhão “, enfatizou Hildo Rocha.

Hildo Rocha visita Expoagra, com Gilson Guerreiro, e anuncia novos benefícios

A convite do prefeito Gilson Guerreiro, o deputado federal Hildo Rocha (MDB) participou da 46° Edição da Exposição Agropecuária de Grajaú (Expoagra). O evento, promovido pela Associação dos Criadores do Município de Grajaú (Ascigra), tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento das cadeias produtivas que envolvem o setor Agropecuária do município.

Tradicional e importante

Durante pronunciamento, Hildo Rocha parabenizou os organizadores e destacou a importância da exposição.

“Nós temos poucos parques de exposição permanentes no Maranhão, entre eles esse de Grajaú que além ser antigo e tradicional é muito bem estruturado. Parabenizo o nosso prefeito Gilson Guerreiro, o nosso amigo Raniel Brasil, presidente da Associação dos Criadores do Município de Grajaú pela organização e pelo esforço em promover uma das melhores e mais importantes feiras agropecuárias do Maranhão”, declarou o parlamentar.

Apoio institucional

Hildo Rocha destacou também a importância do apoio institucional de diversos órgãos governamentais.

“Além do forte apoio do prefeito Gilson Guerreiro, o governador Carlos Brandão também encaminhou R$ 300 mil para ajudar nessa exposição. Sem o apoio institucional da prefeitura e do governo do estado essa exposição não teria tido o grande sucesso. Essa exposição revelou vários talentos grajauenses, além de apresentar as novas tecnologias usadas com excelente produtividade na economia rural. Os organizadores, os expositores, os produtores, os empreendedores e a população de Grajaú estão de parabéns pela beleza e organização da exposição. Esse evento é importante para a economia regional”, afiançou Hildo Rocha.

Emenda para agropecuária

Durante o seu pronunciamento o deputado Hildo Rocha anunciou a destinação de recursos à prefeitura de Grajaú para serem investidos na produção rural.

“Atendendo ao pedido do Gilson Guerreiro e do Telmiston, viabilizei R$ 600 seiscentos mil reais para a prefeitura de Grajaú comprar duas patrulhas agrícolas que vão ajudar os produtores rurais do município aumentar a produtividade com o uso dos tratores e implementos agrícolas adequados”, enfatizou Hildo Rocha.

Recursos para obras de macrodrenagem

O prefeito Gilson Guerreiro agradeceu a presença Hildo Rocha e enalteceu o trabalho realizado pelo parlamentar em prol do desenvolvimento de Grajaú e de dezenas de outros municípios maranhenses.

“Nós estamos aqui diante do deputado federal mais atuante do Brasil. E hoje ele está aqui conosco para prestigiar a 46° Edição da Exposição Agropecuária de Grajaú. Mas não é apenas para prestigiar o nosso evento, Hildo Rocha trouxe uma boa notícia para a nossa população. Ele está trabalhando para assegurar recursos que serão investidos em obras importantes na área de saneamento, com aplicação de R$ 40 milhões de reais para as macrodrenagens em Grajaú. Acredito que em breve ele voltará aqui já com a confirmação desse grande benefício para a nossa cidade”, sublinhou Guerreiro.

Deputado dos povos indígenas

O prefeito citou obras importantes viabilizadas por Hildo Rocha e enfatizou a importância social do trabalho que Hildo Rocha realiza em favor da população indígena de Grajaú.

“Hildo Rocha é um amigo de longas datas. Mas ele não é apenas um grande amigo, Hildo Rocha é o deputado dos indígenas de Grajaú, há muitos anos ele ajuda os indígenas do nosso município”, ressaltou Guerreiro.

Ajuda durante a pandemia da Covid-19

O prefeito citou também a grande ajuda de Hildo Rocha durante trágica pandemia da Covid-19; além dos recursos que foram aplicados na modernização do Estádio de Futebol; o caminhão compactador de lixo, construção da quadra coberta na Vila Viana, a pavimentação da Vila Tucum, casas rurais e urbanas, entre outras ações relevantes.

Governo anuncia obras de infraestrutura, tecnologia e saúde em São Domingos do Maranhão

O governador Carlos Brandão assinou, nesta quinta-feira (24), diversas ordens de serviço para obras no município de São Domingos do Maranhão. Serão pavimentados 23,5 quilômetros da estrada entre os municípios de Graça Aranha e São Domingos, além da implantação de uma Estação Tech e de um novo hospital no município.

A solenidade de anúncio de novos investimentos em São Domingos do Maranhão ocorreu durante a abertura da 6ª edição do Festival do Abacaxi, que ocorre até o domingo (27) e é uma das principais vitrines da fruticultura no estado.

Durante a solenidade o governador Carlos Brandão destacou os novos investimentos do Governo do Estado no Município. “A tão sonhada Estrada do Abacaxi vai se tornar realidade. Autorizamos a pavimentação de 23,5 quilômetros, ligando Graça Aranha a São Domingos do Maranhão e a construção de um hospital. Além disso, entregamos o novo Centro de Ensino Horácio Alves de Andrade”, pontuou o governador Carlos Brandão.

A Estrada do Abacaxi vai encurtar a distância entre os dois municípios, favorecendo a mobilidade urbana, o escoamento da produção e o acesso da população aos municípios e regiões vizinhas. Será pavimentado o trecho de Graça Aranha, na R-360, a São Domingos do Maranhão, no entroncamento da BR-135 e MA-128.

O prefeito de São Domingos do Maranhão, Kleber Tratorzão, frisou a parceria entre o Governo do Maranhão e o Município. “Já recebemos Iema, um Procon, Restaurante Popular, Praça da Família e agora está nos trazendo um hospital, que é o sonho da nossa população. E essa estrada que vai fomentar muito o nosso produtor de abacaxi”, afirmou.

O secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, assinalou que o trabalho com foco no municipalismo tem como objetivo levar melhorias para a população. “O Governo do Maranhão tem expandido seus investimentos para todas as regionais e municípios. Essa estrada vai beneficiar muita gente, melhorar o escoamento da produção de abacaxi e o tráfego entre as duas cidades”, afirmou.

Outra ação de grande importância para a cidade foi a inauguração do Centro de Ensino Horácio Alves de Andrade, no Centro. Com parceria das secretarias de Estado da Educação (Seduc) e da Infraestrutura (Sinfra), o prédio foi completamente reformado e agora oferece melhores condições para o aprendizado dos alunos e trabalho para os servidores.

O centro de ensino passou por reforma do telhado, das instalações elétricas e hidrossanitárias, recebeu nova pintura, novo mobiliário, adaptações para acessibilidade e climatização, garantindo um ambiente mais adequado às atividades pedagógicas.

Brandão também assinou ordem de serviço para implantação de uma Estação Tech, equipamento que promove inclusão digital, acesso às novas tecnologias e qualificação para o mercado digital.

Foi assinado, ainda, termo de autorização para implantação do Hospital Municipal de São Domingos do Maranhão, ampliando a oferta dos serviços de saúde na cidade.

Durante a agenda em São Domingos do Maranhão, o governador Carlos Brandão também participou do Festival do Abacaxi. A sexta edição do evento foi aberta nesta quinta-feira (24) e segue até domingo (27) com atrações culturais e muitas receitas com a fruta, de grande importância para a economia da região.

No Festival do Abacaxi Brandão visitou os estandes institucionais do Governo do Maranhão e acompanhou a certificação de 90 alunos participantes do Curso de Manipulação de Produtos à Base de Abacaxi e de 45 alunos do Curso de Drinks, promovidos pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes).

Também foi assinado, por meio da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), um acordo de cooperação técnica com o Ibama.

Governo do Maranhão, BNDES, Fiema e Sebrae discutem ampliação do crédito no Maranhão

– Evento “Bndes mais perto de você” na Fiema, em São Luís (Foto: Divulgação)

O secretário-chefe da Secretaria-Geral da Governadoria, Luís Fernando Silva, representou o governador Carlos Brandão na edição do projeto “BNDES mais perto de você”, realizado nesta quarta-feira (23), na Casa da Indústria Albano Franco, da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), em São Luís (MA).

O evento é uma realização do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em parceria com o Governo do Maranhão, Sebrae, Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), agentes financeiros e entidades empresariais. Seu objetivo é apresentar as principais soluções de crédito do banco, incluindo linhas para capital de giro, aquisição de máquinas e equipamentos, garantias, entre outras.

A solenidade contou com representantes da classe empresarial e de instituições financeiras que atuam no estado. Na ocasião, o secretário Luís Fernando Silva destacou a importância da parceria com o BNDES para fomentar o desenvolvimento econômico local.

“O governo Carlos Brandão tem sido marcado por parcerias com o Governo Federal, municípios e o setor produtivo. O papel do Estado é induzir o crescimento econômico e orientar políticas públicas que beneficiem quem gera emprego. Nossa gestão se fundamenta na trilogia produção, emprego e renda. É preciso produzir, gerar trabalho e renda e, acima de tudo, reduzir as desigualdades sociais e econômicas”, enfatizou o secretário.

A diretora de crédito digital para micro, pequenas e médias empresas e gestão do Fundo Rio Doce do BNDES, Maria Fernanda Coelho, destacou que o Maranhão é vice-líder na captação de recursos para atividades empresariais.

“Isso revela o potencial dos projetos e soluções que podem dinamizar ainda mais a indústria local. Outro ponto relevante é que o Maranhão ocupa a primeira posição em recursos destinados à inovação, o que demonstra uma característica diferenciada do estado. Estamos aqui para incentivar novos negócios”, afirmou.

O vice-presidente executivo da Fiema, Luiz Fernando Renner, ressaltou a importância do evento para a aproximação entre o banco e os empresários locais. “A iniciativa facilita o acesso dos empreendedores às linhas de crédito disponíveis, oferecendo soluções concretas para expandir os negócios no Maranhão”, explicou.

Também participaram do evento o secretário executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas; o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Celso Gonçalo; o presidente do Centro das Indústrias do Maranhão (Ciema), Cláudio Azevedo; além de empresários de diversos segmentos e representantes de instituições financeiras que atuam no estado.

BNDES mais perto de você

Nesta edição, o BNDES detalhou a ação conjunta de fomento da Nova Indústria Brasil (NIB), uma iniciativa realizada em parceria com Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), contando ainda com o apoio técnico da Sudene e do Consórcio Nordeste.

O programa prevê a destinação de R$ 10 bilhões para projetos estruturantes voltados à inovação, reindustrialização e desenvolvimento sustentável no Nordeste — representando a maior disponibilidade de recursos já destinada ao setor industrial da região.

Apoio ao Maranhão

Somente em 2024 foram aprovados R$ 1,8 bilhão em operações de crédito do BNDES para empresas maranhenses. Desse total, a maior parte destinou-se ao setor agropecuário (R$ 995 milhões), seguida pelo comércio e serviços (R$ 482 milhões) e infraestrutura (R$ 344,9 milhões). Quanto ao porte das empresas beneficiadas, 76% das aprovações foram para micro, pequenas e médias empresas, reforçando o compromisso com o fortalecimento da economia local.