Orleans Brandão participa da inauguração da Casa da Mulher Maranhense em Barra do Corda

O Maranhão passa a contar com mais um importante equipamento para o enfrentamento à violência contra as mulheres com a inauguração da quarta Casa da Mulher Maranhense, inaugurada segunda-feira (07) em Barra do Corda pelo governo estadual, representado pela secretária da Mulher, Abigail Cunha, e pelo secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão.

Da solenidade também participaram o prefeito Rigo Teles, o secretário estadual de Planejamento, Vinícius Ferro, prefeitos e lideranças políticas da região.

“A secretária Abigail tem sido guerreira na determinação de expandir para todas as regiões do Maranhão esse equipamento público de acolhimento, de proteção e orientação às mulheres em situação de vulnerabilidade e vítimas de diversas formas de violência. Só havia a Casa da Mulher Brasileira em São Luís, hoje já são quatro, e vamos chegar às 18 regionais do estado, graças também à parceria com o Ministério Público e o Tribunal de Justiça. E temos também as carretas da Mulher, levando assistência à saúde aos municípios”, avalia Orleans Brandão.

Abigail Cunha destacou que a inauguração do equipamento reforça o compromisso do Governo do Estado de interiorizar as políticas públicas e afirmar, com clareza, que o Maranhão não tolera a violência contra a mulher. “A Casa da Mulher Maranhense de Barra do Corda mostra o compromisso do Governo do Maranhão com a vida e a dignidade das mulheres. Este espaço foi pensado para acolher, proteger e transformar realidades. Aqui, as mulheres terão não apenas atendimento especializado e ágil, mas também respeito, escuta qualificada e apoio para reconstruírem suas vidas”, enfatizou.

Ao citar os resultados positivos da parceria do Governo do Estado com os municípios, Orleans Brandão fez questão de parabenizar também os prefeitos Rigo Teles, de Barra do Corda, e Gilson Guerreiro, de Grajaú, pelas gestões que estão realizando, e reafirmar a determinação de levar as políticas públicas a quem mais precisa, em todas as 217 cidades maranhenses. “Barra do Corda já recebeu pavimentação de ruas e perfuração de poços, centro esportivo, hospital e escolas reformadas. Hoje, inauguramos a Casa da Mulher e estamos concluindo a instalação de um grande Centro de Hemodiálise, e assinamos ordem de serviço para reforma da 15ª delegacia da Polícia Civil, dentro do plano de restruturação que já reformou mais de 150 delegacias, além de dar melhores condições de trabalho para os policiais, que também foram valorizados com aumento salarial”, ressaltou o secretário de Assuntos Municipalistas.

Orleans Brandão anunciou, ainda, que o governo levará mais de mil quilômetros de asfalto para todos os municípios, a partir de agosto. “Além dos 40 quilômetros de asfaltamento já realizado, Barra do Corda receberá mais 10 quilômetros de pavimentação asfáltica. Os barra-cordenses também terão a reforma completa da UPA. Há muita coisa boa acontecendo, e vamos continuar trabalhando muito por todos os maranhenses”, concluiu ele.

Casa da Mulher Maranhense

Fruto de uma articulação interinstitucional do Governo do Maranhão, a Casa da Mulher Maranhense foi idealizada para garantir às mulheres da Regional de Barra do Corda acesso direto e centralizado a serviços especializados, proporcionando agilidade nos processos judiciais, apoio psicológico e proteção integral.

Coordenada pela Semu, em parceria com a Segov, a Casa reúne no mesmo espaço órgãos essenciais da rede de proteção à mulher e foi estruturada para oferecer um atendimento eficiente e humanizado, promovendo acolhimento digno às mulheres em situação de violência.

Instalada em um ponto estratégico e de fácil acesso, a Casa da Mulher Maranhense de Barra do Corda abrigará a Vara de Violência Doméstica, com sala de audiência e gabinete para o(a) juiz(a); o Ministério Público, com gabinete da Promotoria Especializada contra Violência Doméstica e Familiar; a Defensoria Pública do Estado; a Delegacia Especializada da Mulher, com sala de investigação e atendimento; o gabinete da Patrulha Maria da Penha; além de um alojamento de passagem e serviços de atendimento psicossocial, compondo uma rede completa de amparo e resposta rápida às vítimas.

Antônio Pereira pede seriedade à oposição e afirma que Brandão é líder natural da sucessão estadual

POLITICA: Em aprofundado discurso, o deputado Antônio Pereira (PSB) ressaltou que o governador Carlos Brandão (PSB) tem mostrado trabalho e feito uma grande gestão, mesmo com a oposição tentando tumultuar o andamento das ações. Na fala, durante o Grande Expediente da sessão desta quarta-feira (9), o parlamentar pontuou ações de impacto do governo e destacou a capacidade administrativa do chefe do Executivo.

“Quem observa as atitudes do governador Carlos Brandão sabe que ele pensa muito em gestão e em fazer uma grande gestão, como está fazendo pelo povo do Maranhão. Agora, a oposição tem obstaculado essa gestão dele”, resumiu.

Ao criticar o discurso vazio de oposicionistas, Antônio Pereira cobrou sensatez do grupo de opositores ao governo. “Acho que devemos tratar essas questões com muita seriedade. Nós não podemos fazer oposição por oposição”.

O parlamentar defendeu que Carlos Brandão é o líder natural da sucessão estadual, assim como fizeram seus antecessores. “Um governador que está já no último ano do seu mandato, porque nós estamos praticamente a um ano das eleições, não pode pensar numa reeleição? Não pode pensar num projeto de sucessão? Pode sim. Todos pensaram”, argumentou.

Também elogiou os investimentos feitos em Imperatriz, que hoje reconhece e aprova o trabalho feito por Brandão na cidade. “O governador Carlos Brandão foi para dentro de Imperatriz e conquistou a cidade. E é por isso que ele tem os altos índices de aprovação, sem desmerecer, pelo contrário, nenhum governador anterior”, enfatizou.

Ao contrapor informação infundadas da oposição, o deputado Antônio Pereira ressaltou, ainda, a continuação do trabalho de expansão dos Centros de Hemodiálise, que ganharão em breve novas unidades em Santa Inês, Colinas e Paço do Lumiar. “É o compromisso e a responsabilidade do governador Brandão no sentido da saúde pública, da expansão das clínicas de hemodiálise no Maranhão”, assinalou.

Governo do Estado, FAMEM, BNB e Sebrae assinam termo de cooperação para ampliação do microcrédito

O Governo do Maranhão, Banco do Nordeste (BNB), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), assinaram Termo de Cooperação  que vai garantir a ampliação de microcrédito para micro e pequenos empreendedores que atuam em solo maranhense. A cerimônia de assinatura do documento que selou a parceria foi realizada nesta quinta-feira (3), no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís (MA).

A iniciativa vai facilitar e ampliar o acesso ao microcrédito e a serviços de orientação e capacitação para pequenos empreendedores, formais e informais, utilizando infraestrutura de atendimento já existente no estado: unidades do Viva/Procon, Salas do Empreendedor do Sebrae, além de novas estruturas implantadas pelo BNB.

“É uma parceria excelente que estamos firmando. O Banco do Nordeste vai qualificar os funcionários do Viva/Procon para receber as demandas, as propostas de microcrédito. Cada unidade vai ter um estande para que a gente possa receber as propostas e dar encaminhamento. Assim como pode ser utilizado também através da Sala do Empreendedor do Sebrae, que existe em vários municípios”, explicou o governador do Maranhão, Carlos Brandão, em coletiva de imprensa que antecedeu a solenidade.

O crédito será disponibilizado por meio do Crediamigo do Banco do Nordeste, maior programa de microcrédito produtivo orientado da América Latina. No ano passado, o Crediamigo registrou um volume de R$ 1,4 bilhão aplicados no Maranhão, crescimento de 7,7% em relação ao ano anterior, reflexo da demanda crescente por microcrédito no estado.

Juros zero e geração de renda

De acordo com o governador Carlos Brandão, serão ofertadas operações de microcréditos de até R$ 21 mil. Operações de microcrédito de até R$ 8 mil estarão isentas de juros e créditos de até R$ 10 mil poderão ter isenção de juros por meio do programa estadual Juros Zero – coordenado pela Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (Seinc) -, que anula os juros do microcrédito de até R$ 10 mil adquirido por empreendedores maranhenses junto às instituições financeiras.

“Os pequenos empreendedores podem adquirir financiamento sem pagar juros. Hoje, através do programa Crediamigo, o Banco do Nordeste investe no nosso Estado cerca de R$ 1,5 bilhão, com inadimplência de 4%, que eu considero bastante pequena. Com essa expansão, a gente vai ter a capacidade de investir R$ 3 bilhões. O que significa isso? Significa dizer que a gente vai ter mais investimentos para os pequenos e microempreendedores, mais oportunidade de crédito, mais oportunidade das pessoas mudarem de vida”, reiterou Carlos Brandão.

O ato de assinatura do termo de cooperação interinstitucional também contou com a presença do presidente do BNB, Paulo Câmara; do presidente do Sebrae-MA, Celso Gonçalo; e do presidente da Famem, Roberto Costa; além dos deputados federais Rubens Pereira Júnior e Duarte, e de secretários de Estado.

O presidente do BNB, Paulo Câmara, destacou durante a solenidade de assinatura do Termo de Cooperação que o Maranhão é o terceiro estado do Nordeste brasileiro que mais investe em microcrédito produtivo orientado – linha de crédito que tem como diferencial a orientação oferecida aos empreendedores, auxiliando na análise do crédito e no planejamento do negócio.

“Com essa parceria com o Governo do Estado, nós vamos ter mais de 100 pontos de atendimento só do Viva/Procon, que vai se somar aos pontos de atendimento do Banco do Nordeste. Vamos ter mais de 150 unidades podendo efetivamente levar microcrédito para quem quer ter acesso a esse tipo de financiamento. Porque não é só financiar, é financiar orientando, para que o dinheiro seja bem aplicado”, frisou Paulo Câmara.

 

Para o presidente da FAMEM, o prefeito de Bacabal, Roberto Costa, a parceria vai possibilitar que pequenos empresários de cidades de todo o estado agora possam ter acesso mais facilitado a crédito, impulsionando negócios, gerando empregos e renda.

“Eu acho que a grande preocupação do governador Brandão tem sido exatamente o fortalecimento da nossa economia, principalmente na questão da geração do emprego e renda para a nossa população. Essa parceria fortalece o crédito para um setor da economia que precisa desse apoio e desse suporte. Mais uma ação do governador de fortalecimento da economia, mas pensando no pequeno empresário, no pequeno comerciante, e naquelas pessoas que usam o mercado informal para construir a sua renda familiar”, afirmou Roberto Costa.

Microcrédito

A parceria celebrada entre o Governo do Estado, BNB, Sebrae e Famem, vai beneficiar diretamente pequenos empreendedores como a maranhense Jaclene Ferreira Sousa, mais conhecida como Jaque.

Em 2017, Jaque enfrentou um desafio decisivo em sua vida: Ela encerrou um casamento marcado pela dependência emocional e financeira e precisou se reinventar para cuidar de seus dois filhos, entre eles, um garoto deficiente auditivo diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Para sustentar as crianças e custear serviços de saúde, Jaque vendeu semijoias e trabalhava como manicure “de porta em porta”. Um ano depois, a mãe solo e agora pequena empreendedora decidiu alçar voo ainda mais alto: fez sua primeira operação de microcrédito no valor de R$ 1.000,00, por meio do Crediamigo do BNB e não parou mais. Ela decidiu arriscar e, ao todo, a microempreendedora já realizou 16 operações de crédito com o Crediamigo, sempre com bons resultados no investimento.

“Comecei com muito medo de não conseguir pagar”, relata Jaque.  A empreendedora aprimorou o investimento, se especializou em Nail Designer (profissional dedicado a cuidados e estética das unhas), já possui o próprio estúdio, movimenta cerca de R$ 7 mil por mês com o pequeno negócio e já até mesmo conseguiu comprar a casa própria com a lucratividade da sua microempresa.

“O microcrédito teve um impacto muito positivo na minha vida. Foi assim um divisor de águas na minha vida. Eu não tinha nenhuma renda, tinha acabado de sair de um relacionamento, somente com dois filhos, e o microcrédito do Banco do Nordeste foi muito impactante na minha vida. O que eu tenho a dizer, principalmente às mulheres, que têm muito medo de empreender, assim como eu tive, que se joguem, porque hoje tá bem mais fácil a gente conseguir empreender, porque o governo dá essa condição, essa facilidade”, avalia Jaque.

Viva/Procon

Após a cerimônia, representantes das instituições participaram da inauguração da centésima unidade do Viva/Procon do Maranhão, implantada no Shopping Rua Grande, no Centro de São Luís. Além dos serviços de cidadania, as 100 unidades do Viva/Procon do Maranhão agora também atuarão para facilitar o acesso ao microcrédito a micro e pequenos empreendedores maranhenses.

A 100ª unidade do Viva/Procon possui guichês para emissão de documentos como RG (CIN), CPF, Cartão do SUS, Carteira de Trabalho Digital, Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), além de Balcão do Cidadão, atendimento ao consumidor, e agora, para acesso ao microcrédito e serviços de orientação e capacitação para pequenos empreendedores.

“Em discussão com o presidente do Banco do Nordeste, juntamente com o Sebrae e a Famem, a gente entendeu que tinha uma maneira de ampliar bastante esse programa do microcrédito utilizando as unidades do Viva/Procon”, detalhou Carlos Brandão.

A presidente do Viva/Procon, Karen Barros, ressaltou que a expansão das unidades da entidade é uma prioridade do governador Carlos Brandão, que projeta a instalação de unidades do Viva/Procon em todos os 217 municípios do Maranhão. Karen pontuou, ainda, que faltava uma unidade no centro comercial de São Luís para democratizar ainda mais o acesso a serviços de cidadania e o atendimento ao consumidor.

“Essa unidade tem um lugar especial. A gente vem inaugurando Viva/Procon nos municípios que ainda não tinham acesso à cidadania, mas aqui no Centro de São Luís faltava uma unidade do Viva/Procon e eu tenho certeza que vai ser um grande sucesso. O governador Carlos Brandão, sempre muito empenhado e preocupado com a expansão do Viva/Procon, semanalmente nos cobra o avanço da expansão. Para onde ele vai ele fala do Viva/Procon como um serviço essencial do governo”, disse Karen Barros.

A inauguração da 100ª unidade do Viva/Procon acontece em meio às comemorações pelos 38 anos de atividade do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor (Procon) no Maranhão. O governador ressaltou a relevância social do órgão, que agora também terá como missão o acesso ao microcrédito a pequenos empreendimentos.

“Essa data é muito importante para o Procon, 38 anos servindo a população do Maranhão. Hoje é um marco, não só na cidadania, onde o Procon é um equipamento para a emissão de documentos, para as pessoas terem acesso à identidade, CPF, título de eleitor, regularização de documentos junto ao Detran, mas, acima de tudo, passa a ser uma entidade de crédito. Assinamos uma parceria onde cada unidade do Viva/Procon, que são 100 hoje, vão ter uma cadeira do Banco do Nordeste para financiar o pequeno empresário”, finalizou Carlos Brandão.

Governador Carlos Brandão participa da programação de abertura da 55ª Expoimp, em Imperatriz

A programação da 55ª edição da Expoimp, a Exposição Agropecuária de Imperatriz, será aberta neste fim de semana com a tradicional cavalgada, no sábado, dia 5, e segue até 13 de julho, no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva. O governador Carlos Brandão participa da programação da feira agropecuária no domingo (6), com uma extensa agenda, que inclui visita a obras, inaugurações de investimentos, além do recebimento de homenagem dos produtores rurais pelo reconhecimento internacional do Maranhão como Zona Livre Aftosa em Vacinação.

A agenda do governador Carlos Brandão tem início a partir das 11h30, quando ele participa de almoço com produtores rurais.

Em seguida, às 13h, Brandão recebe homenagem do setor, que fará a entrega do Selo “Maranhão Livre da Febre Aftosa Sem Vacinação”. Em junho deste ano, o Maranhão recebeu certificação internacional fornecida pela Organização Internacional de Saúde Animal (OMSA), em solenidade realizada em Paris, na França – mas desde abril de 2024, o estado já havia sido reconhecido zona livre no âmbito nacional pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Às 13h30,  o governador Carlos Brandão marca presença na abertura do leilão de animais da Fazenda Santa Fátima. A partir de 14h30, governador e comitiva  visitam estandes institucionais dos diversos órgãos do Governo do Maranhão que participam do evento.

A partir das 17h30, Brandão participa da inauguração do portal principal do Parque de Exposições Loureço Vieira da Silva, e da recepção organizada pelo Sinrural.

Na ocasião, o governador entregará a ampliação do parque de diversões existente no local, que passou por melhorias estruturais para receber os produtores e público participante da Expoimp com mais conforto e segurança.

Na faixa das 18h, Carlos Brandão visita às obras de construção da Escola Agrotécnica. Às 19h, o governador participa da cerimônia oficial de abertura da 55ª Expoimp.

Já às 21h, o governador participa de jantar com representantes da empresa Suzano, e à 0h da segunda-feira (7), Brandão prestigia o show de Léo Santana, uma das atrações musicais do evento.

Sobre a Expoimp

A Expoimp faz parte do calendário de feiras agropecuárias do estado e este ano tem como tema: “Há 55 anos Conectando o Produtor com o Mundo”. Além de movimentar o setor agropecuário, com venda direta, exposições de animais, produtos e máquinas agrícolas, leilões, rodeio e capacitações para o setor, a programação artística de shows garante o entretenimento na cidade por vários dias.

Até o dia 13 de julho, o público também poderá conferir uma série de shows com artistas locais e nacionais. Na abertura oficial da Expoimp, que acontece neste sábado (5), às 19h, quem se apresenta é o cantor Léo Santana.

Serviço:
O quê: Governador Carlos Brandão participa da abertura da Expoimp;
Quando: domingo, 6 de julho de 2025, a partir das 11h30.
Onde: Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, Imperatriz (MA).

Governo do Estado, Famem, BNB e Sebrae assinam termo de cooperação para ampliação do microcrédito

– Governo do Maranhão, Sebrae, BNB e Famem assinam termo de cooperação para ampliação do microcrédito (Foto: Gilson Teixeira)

Um termo de cooperação firmado entre o Governo do Maranhão, Banco do Nordeste (BNB), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) vai garantir a ampliação de microcrédito para micro e pequenos empreendedores que atuam em solo maranhense. A cerimônia de assinatura do documento que selou a parceria foi realizada nesta quinta-feira (3), no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís (MA).

A iniciativa vai facilitar e ampliar o acesso ao microcrédito e a serviços de orientação e capacitação para pequenos empreendedores, formais e informais, utilizando infraestrutura de atendimento já existente no estado: unidades do Viva/Procon, Salas do Empreendedor do Sebrae, além de novas estruturas implantadas pelo BNB.

“É uma parceria excelente que estamos firmando. O Banco do Nordeste vai qualificar os funcionários do Viva/Procon para receber as demandas, as propostas de microcrédito. Cada unidade vai ter um estande para que a gente possa receber as propostas e dar encaminhamento. Assim como pode ser utilizado também através da Sala do Empreendedor do Sebrae, que existe em vários municípios”, explicou o governador do Maranhão, Carlos Brandão, em coletiva de imprensa que antecedeu a solenidade.

O crédito será disponibilizado por meio do Crediamigo do Banco do Nordeste, maior programa de microcrédito produtivo orientado da América Latina. No ano passado, o Crediamigo registrou um volume de R$ 1,4 bilhão aplicados no Maranhão, crescimento de 7,7% em relação ao ano anterior, reflexo da demanda crescente por microcrédito no estado.

 

Juros zero e geração de renda

De acordo com o governador Carlos Brandão, serão ofertadas operações de microcréditos de até R$ 21 mil. Operações de microcrédito de até R$ 8 mil estarão isentas de juros e créditos de até R$ 10 mil poderão ter isenção de juros por meio do programa estadual Juros Zero – coordenado pela Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (Seinc) -, que anula os juros do microcrédito de até R$ 10 mil adquirido por empreendedores maranhenses junto às instituições financeiras.

“Os pequenos empreendedores podem adquirir financiamento sem pagar juros. Hoje, através do programa Crediamigo, o Banco do Nordeste investe no nosso Estado cerca de R$ 1,5 bilhão, com inadimplência de 4%, que eu considero bastante pequena. Com essa expansão, a gente vai ter a capacidade de investir R$ 3 bilhões. O que significa isso? Significa dizer que a gente vai ter mais investimentos para os pequenos e microempreendedores, mais oportunidade de crédito, mais oportunidade das pessoas mudarem de vida”, reiterou Carlos Brandão.

O ato de assinatura do termo de cooperação interinstitucional também contou com a presença do presidente do BNB, Paulo Câmara; do presidente do Sebrae-MA, Celso Gonçalo; e do presidente da Famem, Roberto Costa; além dos deputados federais Rubens Pereira Júnior e Duarte, e de secretários de Estado.

O presidente do BNB, Paulo Câmara, destacou durante a solenidade de assinatura do Termo de Cooperação que o Maranhão é o terceiro estado do Nordeste brasileiro que mais investe em microcrédito produtivo orientado – linha de crédito que tem como diferencial a orientação oferecida aos empreendedores, auxiliando na análise do crédito e no planejamento do negócio.

“Com essa parceria com o Governo do Estado, nós vamos ter mais de 100 pontos de atendimento só do Viva/Procon, que vai se somar aos pontos de atendimento do Banco do Nordeste. Vamos ter mais de 150 unidades podendo efetivamente levar microcrédito para quem quer ter acesso a esse tipo de financiamento. Porque não é só financiar, é financiar orientando, para que o dinheiro seja bem aplicado”, frisou Paulo Câmara.

Para o presidente da Famem, o prefeito de Bacabal, Roberto Costa, a parceria vai possibilitar que pequenos empresários de cidades de todo o estado agora possam ter acesso mais facilitado a crédito, impulsionando negócios, gerando empregos e renda.

“Eu acho que a grande preocupação do governador Brandão tem sido exatamente o fortalecimento da nossa economia, principalmente na questão da geração do emprego e renda para a nossa população. Essa parceria fortalece o crédito para um setor da economia que precisa desse apoio e desse suporte. Mais uma ação do governador de fortalecimento da economia, mas pensando no pequeno empresário, no pequeno comerciante, e naquelas pessoas que usam o mercado informal para construir a sua renda familiar”, afirmou Roberto Costa.

 

Microcrédito

A parceria celebrada entre o Governo do Estado, BNB, Sebrae e Famem, vai beneficiar diretamente pequenos empreendedores como a maranhense Jaclene Ferreira Sousa, mais conhecida como Jaque.

Em 2017, Jaque enfrentou um desafio decisivo em sua vida: Ela encerrou um casamento marcado pela dependência emocional e financeira e precisou se reinventar para cuidar de seus dois filhos, entre eles, um garoto deficiente auditivo diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Para sustentar as crianças e custear serviços de saúde, Jaque vendeu semijoias e trabalhava como manicure “de porta em porta”. Um ano depois, a mãe solo e agora pequena empreendedora decidiu alçar voo ainda mais alto: fez sua primeira operação de microcrédito no valor de R$ 1.000,00, por meio do Crediamigo do BNB e não parou mais. Ela decidiu arriscar e, ao todo, a microempreendedora já realizou 16 operações de crédito com o Crediamigo, sempre com bons resultados no investimento.

“Comecei com muito medo de não conseguir pagar”, relata Jaque.  A empreendedora aprimorou o investimento, se especializou em Nail Designer (profissional dedicado a cuidados e estética das unhas), já possui o próprio estúdio, movimenta cerca de R$ 7 mil por mês com o pequeno negócio e já até mesmo conseguiu comprar a casa própria com a lucratividade da sua microempresa.

“O microcrédito teve um impacto muito positivo na minha vida. Foi assim um divisor de águas na minha vida. Eu não tinha nenhuma renda, tinha acabado de sair de um relacionamento, somente com dois filhos, e o microcrédito do Banco do Nordeste foi muito impactante na minha vida. O que eu tenho a dizer, principalmente às mulheres, que têm muito medo de empreender, assim como eu tive, que se joguem, porque hoje tá bem mais fácil a gente conseguir empreender, porque o governo dá essa condição, essa facilidade”, avalia Jaque.

 

Viva/Procon

Após a cerimônia, representantes das instituições participaram da inauguração da centésima unidade do Viva/Procon do Maranhão, implantada no Shopping Rua Grande, no Centro de São Luís. Além dos serviços de cidadania, as 100 unidades do Viva/Procon do Maranhão agora também atuarão para facilitar o acesso ao microcrédito a micro e pequenos empreendedores maranhenses.

A 100ª unidade do Viva/Procon possui guichês para emissão de documentos como RG (CIN), CPF, Cartão do SUS, Carteira de Trabalho Digital, Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), além de Balcão do Cidadão, atendimento ao consumidor, e agora, para acesso ao microcrédito e serviços de orientação e capacitação para pequenos empreendedores.

“Em discussão com o presidente do Banco do Nordeste, juntamente com o Sebrae e a Famem, a gente entendeu que tinha uma maneira de ampliar bastante esse programa do microcrédito utilizando as unidades do Viva/Procon”, detalhou Carlos Brandão.

A presidente do Viva/Procon, Karen Barros, ressaltou que a expansão das unidades da entidade é uma prioridade do governador Carlos Brandão, que projeta a instalação de unidades do Viva/Procon em todos os 217 municípios do Maranhão. Karen pontuou, ainda, que faltava uma unidade no centro comercial de São Luís para democratizar ainda mais o acesso a serviços de cidadania e o atendimento ao consumidor.

“Essa unidade tem um lugar especial. A gente vem inaugurando Viva/Procon nos municípios que ainda não tinham acesso à cidadania, mas aqui no Centro de São Luís faltava uma unidade do Viva/Procon e eu tenho certeza que vai ser um grande sucesso. O governador Carlos Brandão, sempre muito empenhado e preocupado com a expansão do Viva/Procon, semanalmente nos cobra o avanço da expansão. Para onde ele vai ele fala do Viva/Procon como um serviço essencial do governo”, disse Karen Barros.

A inauguração da 100ª unidade do Viva/Procon acontece em meio às comemorações pelos 38 anos de atividade do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor (Procon) no Maranhão. O governador ressaltou a relevância social do órgão, que agora também terá como missão o acesso ao microcrédito a pequenos empreendimentos.

“Essa data é muito importante para o Procon, 38 anos servindo a população do Maranhão. Hoje é um marco, não só na cidadania, onde o Procon é um equipamento para a emissão de documentos, para as pessoas terem acesso à identidade, CPF, título de eleitor, regularização de documentos junto ao Detran, mas, acima de tudo, passa a ser uma entidade de crédito. Assinamos uma parceria onde cada unidade do Viva/Procon, que são 100 hoje, vão ter uma cadeira do Banco do Nordeste para financiar o pequeno empresário”, finalizou Carlos Brandão.

Hildo Rocha se reúne com Aparício Bandeira, secretário da Sinfra, para tratar sobre restauração da MA-332

No último final de semana, representantes das prefeituras de Matões do Norte, Cantanhede e Pirapemas se reuniram na Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) para tratar da situação da rodovia estadual MA-332, que liga a BR-135 a Pirapemas e outras localidades.

O encontro contou com a presença de lideranças políticas, empresários e usuários da MA 332, todos em busca de soluções para os problemas de infraestrutura da estrada.

Participaram do encontro o deputado federal Hildo Rocha (MDB); o secretário da Sinfra, Aparício Bandeira; o prefeito de Cantanhede, José Martinho; o presidente da Câmara Municipal de Matões do Norte, Wallas Lisboa; o secretário do prefeito de Matões do Norte, Josafá além de vereadores e lideranças de Cantanhede, Matões do Norte e Pirapemas.

Governo do diálogo e desenvolvimento

Durante a reunião, o deputado Hildo Rocha destacou a importância da rodovia e do diálogo permanente que o governo estadual mantém com as lideranças políticas, empresariais, sindicais e comunitárias.

“Estamos aqui na secretaria de infraestrutura do Maranhão buscando soluções para garantir que a MA-332 seja totalmente recuperada o mais rápido possível. Essa rodovia tem uma importância muito grande para a região do médio Itapecuru. O secretário Aparício Bandeira nos atendeu com muita presteza, nos informou sobre a programação de obras previstas para a rodovia MA-332. Explicou que o próprio governador Carlos Brandão autorizou o recapeamento daquela rodovia. Isso mostra que o governador Carlos Brandão tem compromisso com o desenvolvimento do nosso Estado, que passa por estradas de boa qualidade e que está empenhado em solucionar as demandas da população maranhense”, sublinhou Hildo Rocha.

Prazo definido, obra de qualidade

O secretário Aparício Bandeira informou que o início da restauração completa da estrada está previsto para ser iniciado no mês de setembro. Ainda de acordo com Bandeira, até essa data os trechos mais danificados serão melhorados por meio da operação tapa-buraco que já está em andamento.

“A estrada que liga a BR-135 a Pirapemas, passando por Matões do Norte e Cantanhede, após 25 anos, precisa urgentemente de novo pavimento. Conversei com o governador Carlos Brandão que autorizou o início até setembro da nova pavimentação, sem remendos. Peço paciência à população enquanto trabalhamos em um projeto de alta qualidade”, afiançou Aparício.

Confiança no governo Brandão

O prefeito de Cantanhede, Zé Martinho, agradeceu ao deputado Hildo Rocha pela iniciativa de articular a reunião e manifestou otimismo quanto ao compromisso firmado pelo secretário Aparício Bandeira.

“O secretário Aparício Bandeira é um homem sério e competente. Ele conhece a realidade e discutiu as questões sem rodeios, foi muito sincero e nos deixou confiantes. A operação tapa-buracos, é apenas um paliativo, mas nós precisamos de uma estrada de boa qualidade e saímos da reunião otimistas porque Aparício Bandeira é um secretário competente, sabe honrar os compromissos e o governador Carlos Brandão é municipalista e comprometido com o povo do Maranhão”, disse Zé Martinho.

Melhorias imediatas

A expectativa é que as obras tragam melhorias significativas para a mobilidade e o desenvolvimento local, beneficiando especialmente os usuários da rodovia. A promessa de ações concretas até setembro animou as lideranças e os representantes das comunidades que reivindicam a recuperação total da rodovia.

“A população tem cobrado bastante por esse motivo estamos aqui para buscar uma resposta concreta. Nosso objetivo é, portanto, contribuir com essa questão porque a MA-332 está muito danificada necessitando urgentemente de obras de qualidade. Saímos da reunião muito otimistas porque o secretário nos deu a garantia de que a recuperação começará até setembro”, comentou Wallas Lisboa, presidente da Câmara Municipal de Matões do Norte.

Articulação eficiente

O secretário Josafá, de Matões do Norte, ressaltou a importância da articulação realizada pelo deputado Hildo Rocha que resultou em uma reunião bastante produtiva.

“A informação de que o processo licitatório para contratação dos serviços de recuperação da MA-332 já está em andamento é muito animadora e vai ao encontro da expectativa da população. A gente agradece ao secretário Aparício Bandeira, pelo compromisso assumido conosco e agradecemos também ao deputado Hildo Rocha pela iniciativa de articular essa reunião esclarecedora, útil e produtiva”, declarou Josafá.

Em Rosário, governador Carlos Brandão lança o Terras Para Elas e anuncia mais investimentos para o município

O Maranhão deu mais um grande passo nas ações de justiça social e desenvolvimento sustentável. Neste sábado (28), o governador Carlos Brandão esteve na cidade de Rosário onde lançou o Terras Para Elas, projeto financiado a partir do Fundo Brasil-ONU, beneficiando 2,5 mil mulheres do quilombo Boa Vista com o título de propriedade da terra e garantindo capacitação para 5 mil pessoas.

“Recebemos R$ 15 milhões para fazer regularização fundiária. Com o Terras Para Elas vamos distribuir títulos de terra para as mulheres, são 2,5 mil títulos. A gestão estadual aproveitou para beneficiar 5 mil pessoas com capacitação, pois não basta entregarmos o título de terra, precisamos capacitar essas pessoas para usarem o subproduto do babaçu para ganhar dinheiro”, ressaltou o governador.

Como todo o projeto, essa capacitação é direcionada a mulheres e tem como foco o manejo agrícola integrado à bioeconomia, ao empreendedorismo e à gestão de recursos naturais. O projeto também promove acesso ao crédito rural, implantação de monitoramento fundiário, capacitação de agentes comunitários e fiscalização ambiental.

A coordenadora residente do escritório da Organização das Nações Unidas no Brasil (ONU/BR), Sílvia Rucks, acompanhou a solenidade e destacou a sincronia do projeto maranhense com a proposta do Fundo Brasil-ONU. A proposta maranhense foi a primeira a ser selecionada de um total de 14 propostas brasileiras apresentadas e três escolhidas, sendo as demais selecionadas do Governo do Acre e da ONU Brasil.

“O objetivo principal desse fundo da ONU para a questão do desenvolvimento sustentável da Amazônia é justamente a preservação, o combate ao desmatamento, a recuperação [da floresta], mas também tem esse foco nas pessoas. Você não vai conseguir avançar no desenvolvimento sustentável se não colocar as pessoas no centro das questões e o projeto que o Maranhão apresentou cumpriu com todos os pré-requisitos”, frisou.

Sílvia Rucks chamou a atenção para a integração das diversas ações voltadas para a preservação do meio ambiente a partir do engajamento da comunidade. “Na proposta tem o termo sociobiodiversidade, ou seja, trabalhar com as pessoas e nesse caso com as mulheres, garantindo coisas importantes como a propriedade da terra, mas também crédito, cooperação técnica. É um trabalho conjunto com diferentes atores”, pontuou.

Para o prefeito de Rosário, Jonas Magno, o lançamento do programa Terras Para Elas é um marco na história do município e une a preservação do meio ambiente com a garantia de direitos para a comunidade quilombola de Boa Vista.

“Demos o pontapé em dar direitos para todos os quilombolas aqui do povoado Boa Vista e a população está muito feliz, pois era um sonho de décadas. Essas famílias precisavam dessa titulação. Além disso, estamos assegurando a economia de forma sustentável onde podemos preservar a natureza e ter a atividade econômica”, observou.

O secretário de Estado de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, acompanhou a agenda e também destacou o avanço social da medida. Ele lembrou que o projeto Terras Para Elas é uma construção com muitas mãos, envolvendo vários órgãos estaduais.

“A partir do trabalho de várias secretarias do Governo do Estado, sob o comando do governador Carlos Brandão, estamos dando mais um passo para o desenvolvimento, inclusão produtiva e garantia de direitos para as comunidades quilombolas. É um dia histórico”, afirmou.

A união de forças também foi destacada pelo presidente do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), Anderson Ferreira. Ele lembrou que além do envolvimento dos vários órgãos estaduais, o projeto Terras Para Elas conta com recurso internacional aprovado pela ONU e com o Consórcio de Governadores da Amazônia.

“O Maranhão está alcançando mais um patamar trazendo políticas públicas para as nossas comunidades tradicionais, pois essa é a diretriz do governador: dar a segurança jurídica da terra e também dar o pacote de tecnologia e políticas públicas para que as comunidades possam gerar renda e manter a floresta de pé. Estamos mostrando que o Maranhão preserva sua floresta e suas comunidades tradicionais”, declarou.

Durante a agenda também foram entregues 2 mil mudas de açaí e dois kits de irrigação para a Associação dos Pequenos Agricultores Rurais Quilombolas do Povoado Boa Vista e assinada ordem de serviço para construção de viveiro de mudas para reflorestamento, uma articulação por meio do Projeto Terras para Elas e do Programa Floresta Viva.

A presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão, França do Macaquinho, lembrou que com a titularidade das terras é iniciado um novo momento para a comunidade com assistência técnica e acesso a outras políticas públicas.

“A Agerp entra com um grande trabalho e com todo apoio do Governo do Estado, pois esta é uma orientação do governador Carlos Brandão: darmos assistência técnica e fazermos com que as mulheres contempladas tenham acesso a crédito para serem inclusas nos projetos produtivos e assim obterem autonomia financeira”, explicou.

Entre as beneficiárias do Terras Para Elas está Rosa Gaspar. Ela ressaltou a importância da capacitação para desenvolver subprodutos a partir do babaçu e, principalmente, o reconhecimento do território e a preservação do meio ambiente.

“É motivo de muita alegria receber o título do território e com isso ganhamos muita coisa. O nosso primeiro ganho é fazer parte desse projeto, que vai nos ajudar a preservar os nossos babaçuais, que é uma grandeza do nosso território. Eu agradeço ao governador Carlos Brandão por dar essa oportunidade ao quilombo Boa Vista”, disse.

Ampliação do abastecimento de água e mais obras

Durante a agenda em Rosário, o governador Carlos Brandão também entregou outras obras para o município como um Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SSAA); a reinauguração da unidade do Viva/Procon, agora com melhor localização no centro da cidade e ambiente adequado para os serviços; assinatura da ordem de serviço para as obras da rodoviária da cidade, para pavimentação de vias urbanas e para a estrada da sede do município até o Povoado Boa Vista.

O governador também reforçou o compromisso com a instalação de um polo de confecção a partir de parceria que possibilitará a geração de 300 empregos para a região. “Estamos construindo o prédio [da Fábrica de Costura de Rosário] e arrumamos 160 máquinas em ótimo estado para que possam ser instaladas e o negócio começar, gerando cerca de 300 empregos”, informou.

Orleans Brandão é primeiro colocado para o governo em pesquisa no município de Timon

POLITICA: No município de Timon, pesquisa para o governo do Estado aponta o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB), em primeiro lugar, com 35,23% das intenções de voto. O Instituto Nacional de Opinião Pública (Inop Previsão) realizou o levantamento.

De acordo com os dados, em cenário estimulado, aparecem empatados na segunda colocação, com 20,45% cada, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), e o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (Novo). Depois, vem o vice-governador Felipe Camarão (PT), que tem 13,64%. A pesquisa também aponta que 1,14% afirmaram não votar em nenhum dos pré-candidatos apresentados, e 9,09% não sabem ou não quiseram responder.

Para o Senado, também em cenário estimulado, o governador Carlos Brandão (PSB) soma 50% e tem a preferência dos timonenses. Na segunda colocação, está o senador Weverton Rocha (PDT), com 22,73%.

Em seguida, vem a senadora Eliziane Gama (PSD), que tem 6,82%; o ministro dos Esportes, André Fufuca, com 4,55%; o deputado federal Pedro Lucas (União) e o deputado estadual Dr. Yglésio (PRTB) empatados com o percentual de 1,14%. Ao todo, 6,82% disseram não votar em nenhum dos candidatos e, também, 6,82% não souberam ou não quiseram responder.

O levantamento também avaliou a gestão do prefeito Rafael (PSB), que teve aprovação de 69,32%. O índice de desaprovação foi de 23,86%, com 6,82% não sabendo ou não querendo opinar.

Hildo Rocha fala na Câmara sobre reunião com ministro dos Transportes, Renan Filho

O deputado federal Hildo Rocha (MDB), o ministro dos Transportes, senador Renan Filho (MDB) e o diretor-geral do Departamento Nacional do Dnit, Fabrício Galvão, se reuniram com prefeitos, vereadores e secretários dos municípios de Açailândia, Balsas, Estreito, Governador Edison Lobão, Grajaú e Matões do Norte, em mais uma rodada de diálogos sobre demandas e projetos de interesse da população maranhense.

Também participam do ato, de forma presencial os prefeitos Dr. Benjamin (Açailândia); Léo Cunha (Estreito); Gilson Guerreiro (Grajaú) e Alan da Marissol (Balsas), por meio de videoconferência.

O prefeito de Matões do Norte, Solimar Alves, foi representado pelo secretário Josafá e pelo presidente da Câmara, vereador Wallas.  O gestor não pode comparecer porque está em São Paulo, para tratamento de saúde.

Repercussão positiva

Satisfeito com os resultados obtidos durante a reunião, o deputado Hildo Rocha fez ontem um pronunciamento na tribuna da Câmara para agradecer ao ministro Renan Filho, em nome dos prefeitos e demais representantes dos executivos municipais, pelas conquistas anunciadas.

Assuntos tratados na reunião

A seguir estão resumidas as demandas dos municípios do Maranhão que tem o apoio do deputado federal Hildo Rocha, entre eles Açailândia, Balsas, Barra do Corda, Estreito, Grajaú, Governador Edison Lobão e Matões do Norte. Resumo dos principais temas discutidos por cada município representado na reunião.

Açailândia

O prefeito Benjamin e o deputado Hildo Rocha trataram sobre duas demandas relevantes: a necessidade de duplicação da BR-222, na área urbana daquele município e a construção de um anel viário na BR-010, no sentido Açailândia /Imperatriz. O ministro Renan Filho recomendou que o prefeito faça urgentemente os projetos e, em seguida, apresente a planilha de custos para que os recursos financeiros possam ser viabilizados.

Balsas

As demandas de Balsas foram apresentadas pelo prefeito Alan da Marissol, por meio de videoconferência.  A demanda mais importante da cidade é a construção de um anel viário na BR-230 para desviar o tráfego de caminhões pesados que atualmente trafegam dentro da cidade. O projeto desse anel está quase concluído e será executado pelo Dnit. Além disso, o prefeito pediu urgência na sinalização da BR no trecho urbano e também a instalação de aduelas para drenagem, pois a cidade enfrenta inundações durante as chuvas.

Estreito

Mais uma vez, o prefeito Léo Cunha e o deputado Hildo Rocha trataram sobre o andamento da construção da ponte; solicitaram melhorias nos serviços das balsas que fazem a travessia do Rio Tocantins e reivindicaram também obras de urbanização nas duas BR que cruzam a cidade (BR-010 e a BR-230).

Grajaú

O prefeito Gilson Guerreiro e o secretário Telmiston Carvalho, fizeram a solicitação para que o Dnit realize intervenções a fim de solucionar os problemas que acontecem na travessia urbana da BR-226. Por iniciativa do prefeito Gilson Guerreiro a prefeitura já entregou o projeto ao Dnit que já está analisando o mesmo para que as intervenções sejam executadas dentro do que foi solicitado pelo prefeito Gilson ao ministro Renan Filho.

Matões do Norte

Impossibilitado de participar da reunião, por estar em tratamento de saúde na cidade de São Paulo, o prefeito Solimar Alves foi representado pelo assessor Josafá e pelo presidente da Câmara, vereador Wallas. Discutiram sobre o andamento da pavimentação em concreto da BR-135, no trecho entre Miranda do Norte e Alto Alegre do Maranhão, obra viabilizada por meio de emenda de comissão de autoria do deputado Hildo Rocha. A obra está sendo executada com bastante agilidade e excelente qualidade. Agora, o deputado maranhense e os representantes do povo de Matões do Norte estão solicitando ao ministro Renan obras de urbanização e a construção das pistas laterais no trecho que corta a cidade de Matões do Norte.

Governador Edison Lobão

O prefeito de Governador Edison Lobão, Flávio Soares, também não pôde participar da reunião. Entretanto, a pedido do prefeito, o parlamentar maranhense explicou ao ministro as duas demandas do município que são a duplicação de pistas na travessia urbana da BR-010 tanto na sede do município como no distrito do Bananal. Também neste caso, o ministro Renan Filho recomendou que a prefeitura elabore os projetos para que se possa viabilizar os recursos financeiros que serão aplicados na obra.

Barra do Corda

Em relação ao município de Barra do Corda, o deputado Hildo Rocha apresentou ao ministro Renan Filho uma indicação de sua autoria que já tramitou na Câmara dos Deputados que solicita do Ministério dos Transportes providências urgentes no sentido de construir acostamento no trecho da BR-226, na entrada da cidade, no sentido de Barra do Corda a Grajaú, em função dos vários acidentes ocorridos naquele local por falta do acostamento.

Tuntum – Orleans Brandão lidera pesquisa para o governo do Estado

POLITICA: No município de Tuntum, pesquisa para o governo do Estado, realizada pelo Instituto Nacional de Opinião Pública (Inop Previsão), mostra liderança do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB), com 50% das intenções de voto.

O segundo colocado, em um cenário estimulado, é o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (Novo), que aparece com 20%. Em seguida, empatados com 10% das intenções de voto, estão o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD) e o vice-governador Felipe Camarão (PT). Um total de 10% não sabe ou não respondeu.

A pesquisa também traz uma avaliação do prefeito de Tuntum, Fernando Pessoa. De acordo com os dados, 90% aprovam as medidas da gestão municipal e apenas 10% desaprovam.

Em cenário estimulado para o Senado, o levantamento da Inop Previsão mostra o governador Carlos Brandão em primeiro, com 65%. Na sequência, aparecem o senador Weverton Rocha (20%), o deputado estadual Dr. Yglésio (5%) e o ministro dos Esportes, André Fufuca (5%). O total dos que não souberam ou não opinaram foi de 5%.