Arraial da Assembleia é sucesso e encerra com noite de exaltação à cultura popular do Maranhão

Festejo junino reuniu atrações de diversos municípios do estado em quatro noites de festa em um espaço confortável, acessível e democrático

Presidente Iracema Vale rende homenagens ao bumba meu boi, ao lado dos deputados Wellington do Curso, Adelmo Soares e Daniella

Agência Assembleia

Uma grande festa da cultura popular em seus mais diversos aspectos. Assim foi o Arraial da Assembleia, sucesso no período e que foi encerrado neste domingo (22), com muita animação, música e dança. O último dia de festança contou com uma programação que reuniu bois de diferentes sotaques, além de danças folclóricas que contagiaram o público que, mais uma vez, lotou o terreiro junino montado no estacionamento do Parlamento Estadual.

A presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB), avaliou esta edição de forma muito positiva. “O Arraial da Assembleia comprovou que é uma festividade que o público aprova, que o povo do Maranhão gosta. As famílias compareceram e aproveitaram bastante. É uma diversidade cultural muito grande e a Assembleia cumpre o seu papel de fomentar a cultura, de apoiar as brincadeira que são genuinamente maranhenses, não só da grande São Luís, mas de outros locais como Lençóis, Munim, Baixo Parnaíba, então, a gente está muito feliz e grata por, junto com os deputados, promover esse momento maravilhoso de confraternização com o povo do Maranhão”, destacou Iracema Vale.

Também prestigiaram o último dia de arraial, os deputados Wellington do Curso (Novo), Adelmo Soares (PSB) e Daniella (PSB), além do secretário de Estado Extraordinário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão.

“A Assembleia é a Casa do povo e nada mais justo que o povo esteja aqui dentro. E a gente vê como esse arraial, a cada ano, se valoriza cada vez mais, recebendo o reconhecimento máximo da população. Todos os dias foram de casa cheia, é uma festa linda, que faz menção a nossa cultura, mas que também fomenta a economia do nosso estado”, frisou a deputada Daniella que estava acompanhada de parte de sua família.

O parlamentar Adelmo Soares parabenizou a deputada Iracema Vale pelo trabalho realizado no Arraial da Assembleia. “Esta é uma festa linda. Quero, mais uma vez, parabenizar a presidente Iracema Vale por mais um belo e maravilhoso São João realizado aqui na Assembleia Legislativa do Maranhão. Atrações maravilhosas, encerramento lindo, muita segurança, festa e alegria”, pontuou o deputado.
Presente em todas as quatro noites do evento, o deputado Wellington do Curso era um dos mais animados.

“O Arraial da Assembleia já está deixando saudades. Nas minhas veias pulsam a cultura maranhense e, por isso, eu participo todos os anos, todas as noites. Com muita segurança, atrações locais, comida típica, este arraial, para nós, é motivo de alegria”.

Iracema Vale, demais deputados, secretário Orleans Brandão e outras autoridades no Arraial da Assembleia

O secretário Orleans Brandão, representando o governador Carlos Brandão, exaltou a importância do Arraial da Assembleia para a cultura do Maranhão. “Esta festa que a Assembleia faz em seu arraial é muito linda. Em nome da presidente Iracema, quero parabenizar todos os deputados. Este é um espaço para celebrarmos nossas tradições”, disse o secretário.

Programação

A programação do último dia do Arraial da Assembleia começou com show da cantora Paula Nordestina, que apresentou o melhor do forró pé-de-serra. Em seguida, o Boizinho Barrica levou ao público um recorte da cultura popular do Maranhão, seu espetáculo de 40 anos de fundação.

O Boi Revelação de São Marçal, representante do sotaque de matraca, se apresentou pela primeira vez no Arraial da Assembleia e elogiou a infraestrutura do espaço.

“Esse espaço valoriza muito bem a nossa cultura e isso é o que nós precisamos, como maranhenses, amantes da cultura. Para nós é um marco estarmos aqui nos apresentando pela primeira vez para mostrarmos nosso trabalho. A gente só agradece”, disse Genilson Cantanhede, presidente do boi.

Índia do Boi Pérola dos Lençóis, uma das atrações da última noite de festança no Arraial da Assembleia

A mesma emoção foi compartilhada pela cantadora Suh Santos, do boi Pérola dos Lençóis, grupo de sotaque de orquestra originário da cidade de Barreirinhas.

“Para a gente que está vindo lá dos Lençóis, de Barreirinhas, é uma grande oportunidade de mostrarmos o nosso trabalho, nossa cultura e o boi Pérola dos Lençóis, que está lindo demais. Então, é uma oportunidade única”, salientou a cantadora.

Compuseram ainda a programação da última noite de festa o boi Barbosa de Rosário (orquestra), Encanto do São Cristóvão (orquestra), a dança Coco Pirinã, boi de São Simão (orquestra), Encanto da Ilha (orquestra), dança portuguesa Realeza da Boa Nova e ainda os bois da Pindoba (matraca) e Matinha (matraca).

Público lotou mais uma vez o Arraial da Assembleia e aproveitou os atrativos do espaço

Festa do povo

Com acessibilidade, segurança, comodidade, decoração e uma infraestrutura de palco, luz e som, além de espaços para comercialização de comidas típicas e bebidas, o Arraial da Assembleia foi o local escolhido pelas famílias para apreciarem os festejos. Turistas também aproveitaram o arraial.

“Todo ano, a gente já espera o Arraial da Assembleia porque é um espaço confortável, com opções para as crianças, seguro e tem uma programação ótima, então, a Casa está de parabéns por mais uma edição feita com muito carinho. Foi tudo muito bom”, destacou Maria da Penha Santana, que esteve no arraial com o marido e as filhas.

Natural de São Paulo, Camila Frias disse estar encantada com as festas do Maranhão. “Estou gostando de tudo e este arraial é muito aconchegante, a gente consegue ver bem os grupos que se apresentam. Sem falar das comidas, muito diferentes e saborosas”, disse.

O Arraial da Assembleia encerrou com um saldo muito positivo, levando alegria, diversão e entretenimento de qualidade ao público que compareceu ao local nas quatro noites de festa. E quem não pôde estar presente, também acompanhou a festa por meio dos canais de comunicação da Casa.

Foram mais de 100 profissionais envolvidos na cobertura do evento que teve todas as noites com transmissão ao vivo pela TV, Rádio e Canal do Youtube, além das redes sociais e Agência de Notícias.

“Mobilizando uma equipe de profissionais que puderam mostrar ao povo do Maranhão a nossa diversidade cultural. Então, o saldo é muito positivo, inclusive com outros portais retransmitindo a nossa programação, o que mostra o acerto da nossa divulgação, graças às condições que foram dadas pela presidente Iracema Vale, para que esse trabalho de comunicação levasse para aqueles que estão distantes, toda essa diversidade de ritmos e cores desta festa que traz as nossas raízes pulsando mais forte no nosso São João, que é o melhor do mundo”, observou o diretor de Comunicação da Alema, Juraci Filho.

Clique para ver todas as fotos do Arraial da Assembleia no domingo (22/06)

SAF realiza festival de comidas típicas no Arraial Santo Antônio

O Arraial do Largo de Santo Antônio é um dos festejos juninos mais tradicionais do Centro Histórico de São Luís e busca manter viva a essência das festas de São João, está com uma novidade nesta edição: O Festival de Comidas Típicas.

O festival é uma iniciativa do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), e visa valorizar a gastronomia local e fortalecer a identidade cultural com fortes raízes no campo, uma oportunidade para destacar a qualidade e singularidade dos alimentos produzidos pela agricultura familiar capazes de se transformar em uma vitrine gastronômica e cultural.

Onze barraqueiros do arraial participam do festival e concorrem ao título de “Melhor prato típico” e também a uma premiação no valor de R$ 4 mil e um troféu.

Tássia Campos é uma das competidoras e falou da importância da culinária em sua vida e a expectativa com o festival. “É muita alegria pra mim participar do Festival porque é um incentivo do ponto de vista financeiro, mas também para fazer o melhor aos clientes. Como empreendedora eu penso que a razão de eu existir é fazer o meu cliente feliz, então, eu fazendo uma coisa bem feita acho que o reconhecimento vem”, contou.

Da barraca João Chiador, o empreendedor Guilherme de Ávila, parabenizou a iniciativa do festival que é realizado pela primeira vez no arraial do Largo de Santo Antônio. “De suma importância este festival porque valoriza a culinária maranhense que é uma maravilha no período junino”.

Dona Naná Mendes não poupou elogios ao festival. “Nós temos na barraca o prato típico que não pode faltar nos arraiais, e é tempo de ganhar uma grana extra e saborear aquela comida que não vemos no cotidiano, e o Festival vem somar na valorização da culinária do nosso Maranhão e, claro, ajudar com a premiação”.

O secretário da SAF, Bira do Pindaré, ressaltou a relevância do festival para a culinária maranhense e sobre a importância da agricultura familiar na gestão do governador Carlos Brandão.

“O primeiro Festival de Comidas Típicas vai escolher o melhor prato típico do Arraial Santo Antônio, uma forma de valorizar a culinária regional que tem sua base na agricultura familiar, esta que tem crescido dia a dia e ganhando destaque na gestão do nosso governador Carlos Brandão. Quem visitar o arraial está convidado a saborear e ajudar a escolher o melhor prato típico, a competição está acirrada, pois todos os barraqueiros são empreendedores de mãos cheias”, disse.

O festival será realizado até dia 29 de junho, quando será feito o anúncio do melhor prato típico do festejo junino do coração do centro de São Luís. A escolha do Melhor Prato Típico será feita a partir de votação do júri popular e do júri técnico formado por profissionais renomados nas áreas de gastronomia e cultura popular.

Os pratos típicos concorrentes do Festival são compostos, obrigatoriamente, por, no mínimo, dois tipos de proteínas (peixe, camarão, carne, tortas etc.), um tipo de arroz (de cuxá, baião de dois, branco, Maria Isabel etc) e dois acompanhamentos (vatapá, cuxá, farofa, vinagrete).

De Tuntum a Barreirinhas: o apoio dos que fazem acontecer vai para Orleans

Do Blog Gazeta do Maranhão

Em diferentes cantos do Maranhão, uma nova geração de líderes começa a se destacar, não apenas pelas boas práticas administrativas, mas também pela capacidade de inspirar confiança no futuro. E um nome surge com força nesse cenário: Orleans Brandão.

Na cidade de Tuntum, o prefeito Fernando Pessoa, jovem, reeleito e com forte aprovação popular, declarou apoio a Orleans Brandão, atual secretário de Assuntos Municipalistas. A declaração foi feita durante uma extensa agenda de inaugurações, ao lado de Orleans, que entregou obras importantes para a população. Mais do que apoio político, o gesto representa alinhamento de ideias, compromisso com os municípios e a defesa de uma gestão pública mais próxima das pessoas. Fernando ainda anunciou a pré-candidatura da irmã, Bruna Pessoa, à Assembleia Legislativa em 2026 – fortalecendo um grupo político coeso e ativo.

Já em Barreirinhas, os números falam por si: uma pesquisa do Instituto Prever mostrou que o prefeito Vinicius Vale alcançou 79,3% de aprovação popular, consolidando-se como um dos gestores mais bem avaliados do estado. No mesmo levantamento, Orleans Brandão apareceu com expressivo crescimento nas intenções de voto para o Governo do Estado, reduzindo a diferença para Eduardo Braide de 20 para apenas 7 pontos percentuais.

Tanto Fernando quanto Vinícius têm trajetórias semelhantes: juventude, boa gestão, conexão direta com a população e visão de futuro. Ambos reconhecem em Orleans alguém com os mesmos valores – um líder jovem, comprometido com o municipalismo, e que representa uma nova forma de governar: mais técnica, mais humana e mais próxima dos maranhenses.

Essa união entre juventude, trabalho e aprovação popular mostra que o Maranhão está abrindo espaço para um novo tempo – e Orleans Brandão é cada vez mais visto como a principal aposta para liderar esse caminho.

Parlamentares destacam a importância das Ações do Governo para o Maranhão

Ações e obras que estão sendo realizadas pelo governo Carlos Brandão (PSB) em diversas áreas e em todas as regiões do Maranhão ganharam repercussão na tribuna da Assembleia Legislativa. Os deputados Guilherme Paz (PRD), Helena Duailibe (PP), Ana do Gás (PCdoB), Adelmo Soares (PSB), Neto Evangelista (União) e Wellington do Curso (Novo), que é de oposição, destacaram iniciativas arrojadas do governo em discursos na sessão desta terça-feira (17).

Ao repercutir a participação em atos de inauguração, entrega e assinatura de ordens de serviço, ao lado do governador, em São João dos Patos, o deputado Guilherme Paz assinalou que tem sido assim por todo o estado. “Por onde a gente roda, vê o governador Carlos Brandão anunciando obras”, disse.

O parlamentar detalhou que, no município, foram assinadas ordem de serviço para poços artesianos; foi feita a entrega de ambulância e do Santuário de São Francisco. “Uma obra linda, que fica em cima da montanha, de lá a gente tem a vista de toda a cidade de São João dos Patos”, afirmou, ressaltando a presença do prefeito Alexandre Magno e do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão.

Reajuste
A deputada Ana do Gás repercutiu o anúncio do reajuste salarial para todos os níveis da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado do Maranhão, incluindo aposentados e pensionistas. A medida foi anunciada nesta terça-feira pelo governador Brandão.

“Essa é uma conquista que representa muito mais do que os números. Representa respeito, reconhecimento e a valorização de homens e mulheres que saem de suas casas para nos proteger, para garantir a segurança de todos nós, maranhenses”, enfatizou Ana do Gás.

A parlamentar também parabenizou o governo pela entrega de 2 mil cartões universitários. “É uma bolsa de R$ 800,00 que ajuda, que é bem-vinda, que é útil para os nossos jovens que têm dificuldade de sair de casa, principalmente, aqui na Região Metropolitana, no interior do Estado, para que possam chegar à universidade. Já se soma mais de 30 mil estudantes sendo beneficiados”, observou.

Deputado da oposição, Welington do Curso (Novo) também repercutiu, além do aumento para PMs e bombeiros, outras ações na área de segurança. “Mesmo sendo oposição, quero fazer um elogio ao governador Carlos Brandão por ter nomeado todos os aprovados na Polícia Militar e todos os aprovados na Polícia Civil. Uma luta antiga do professor e deputado Wellington do Curso, uma luta antiga na gestão anterior, mas que contou com a sensibilidade do governador Carlos Brandão e nomeou todos”, afirmou.

E Wellington emendou acerca do aumento concedido pelo governador: “Hoje, mais uma vez, parabenizar pelo reajuste que ele anunciou à Polícia Militar e Bombeiros do Estado do Maranhão”.

Catraca livre
Helena Duailibe comemorou a notícia de que o governador Brandão garantiu que, na quinta-feira (19), feriado de Corpus Christi, o transporte semiurbano na Região Metropolitana de São Luís terá catraca livre, das 5h até a meia-noite.

“Parabéns, governador. Essa iniciativa vai ajudar ainda mais a participação dos mais de 40 mil católicos que nós estamos esperando na solenidade do Corpus Christi”, disse ela.

O deputado Adelmo Soares assinalou ações voltadas ao São João do Maranhão visando o incremento da economia. “Estive ontem no Arraial do Ipem e vi o movimento e a economia do Estado se desenvolvendo a partir das manifestações culturais”, salientou.

Adelmo aproveitou para ressaltar o cuidado do governador com todos os setores no estado. “É muito bom a gente saber que tem um governador que olha para todas as áreas. Anunciou o aumento, agora, dos policiais, fez um carnaval maravilhoso e está fazendo mais uma vez um São João espetacular no estado do Maranhão”, resumiu.

Neto Evangelista também tratou sobre o São João do Maranhão e ressaltou o aumento do cachê das manifestações após 12 anos de congelamento.

“Agora, depois de 12 anos, de 12 anos, sem reajuste para as atrações locais, ou seja, há 12 anos, o bumba-boi quando ia se apresentar no arraial do Estado, recebia R$ 7.000, durante 12 anos. No Governo de Carlos Brandão, esse recurso aumentou de R$ 7.000 para R$ 9.000, nesse ano de 2025”, disse.

Evangelista também assinalou que as atrações nacionais da festa são financiadas com recursos da iniciativa privada. “Porque é gasto, hoje, no São João, zero com artista nacional”, afirmou o deputado, que é líder do governo na Assembleia.

Ascem homenageia governador Carlos Brandão pela conquista para o Maranhão da Certificação Internacional de Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação

– Governador Carlos Brandão recebe homenagem da Ascem (Foto: Rodrigo Ribeiro)

O governador Carlos Brandão foi homenageado pela Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (Ascem) pela conquista para o Maranhão da Certificação Internacional de Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação. A solenidade aconteceu no Parque Independência, em São Luís, onde anualmente acontece a maior feira agropecuária do estado, a Expoema.

O governador Carlos Brandão recebeu uma placa de honra ao mérito aprovada por unanimidade pela diretoria e associados da Ascem em reconhecimento pela sua ativa atuação para a conquista do Certificado Internacional de Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, no dia 6 de junho, em Paris, França.

Durante a solenidade, o governador Carlos Brandão ressaltou que a certificação internacional é resultado do trabalho feito pelo Governo do Estado em parceria com o setor produtivo do estado. “O Maranhão já tinha certificação nacional e, para coroar todo esse processo, obtivemos também, ao lado do presidente Lula, a certificação internacional. Isso só foi possível graças a uma grande parceria. Nós recebemos um check-list do Ministério da Agropecuária de ações que precisávamos executar e seguimos à risca. Os produtores rurais foram fundamentais, pois cumpriram todas as orientações dadas pela Aged e agora temos essa certificação internacional”, pontuou Brandão.

Brandão também falou das novas perspectivas econômicas para o setor com a certificação. “A partir de agora as portas do Maranhão estão abertas para o mundo. Poderemos vender carne bovina e suína para todos os mercados internacionais. Com essa certificação, novas redes de frigoríficos vão se interessar em investir no nosso estado, pois, além da certificação, temos um grande porto, que é um grande diferencial logístico no transporte da carne. Com isso, o setor pecuarista do estado vai crescer, gerando emprego, renda e desenvolvimento econômico e social”, avaliou.

Ricardo Ataíde, presidente da Ascem, classificou a certificação internacional como um grande momento para a história do estado e o setor pecuarista. “A partir de agora o setor pecuarista, sobretudo a bovinocultura de corte, vai poder empreender novos negócios, conquistando novos mercados com um gado com cada vez mais qualidade. O empreendedorismo rural sai muito fortalecido, abrindo mais oportunidades de investimentos, postos de trabalho e mais avanços no setor”, assinalou.

A presidente da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), Jucielly Oliveira, afirmou que a certificação internacional reposiciona o Maranhão no mercado. “Com esse novo status colocamos o Maranhão no cenário mundial, trazendo valorização, não só para o rebanho maranhense, mas também para todos os produtos gerados pela bovinocultura do nosso estado. É o Maranhão e o agronegócio avançando cada vez mais, gerando emprego, renda e aumentando seu potencial econômico”, disse.

 

Certificação internacional

Em 2024, o Maranhão foi reconhecido oficialmente como zona livre de febre aftosa sem vacinação pelo Ministério da Agricultura, Pecuária (Mapa). No começo de junho deste ano, a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) concedeu ao Brasil o mesmo certificado, agora, em nível internacional. Um passo fundamental para consolidar o status sanitário e expandir ainda mais as exportações.

O Brasil é o maior exportador mundial de carne bovina. E o Maranhão tem o segundo maior rebanho do Nordeste, com 10.971.043 cabeças de bovídeos e o registro de 192.644 propriedades. A conquista representa mais desenvolvimento para a pecuária do Estado. Gera mais oportunidades de investimentos, mais trabalho e emprego e ampliação de novos mercados.

A nova certificação sanitária posiciona o estado em um novo patamar no comércio internacional e poderá ajudar na abertura de mercados altamente exigentes, como o Japão. Além da possibilidade de ampliação do mercado internacional, o reconhecimento pode trazer redução de custos para o produtor rural e para o estado. O pecuarista também pode ser melhor remunerado, porque alguns dos possíveis novos mercados, como o Japão, pagam mais pelo produto.

 

Ações do Governo do Maranhão

Tal certificação internacional é resultado do esforço conjunto de diversos órgãos do Governo do Maranhão, como a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged).  Somente na atual gestão estadual, o órgão reformou dezenas de escritórios, ampliou a frota de veículos, adquiriu novos equipamentos e mobiliários.

Estes investimentos têm permitido à Aged melhorar o atendimento aos criadores e produtores maranhenses. Este esforço de reestruturação também incluiu um reajuste significativo nos vencimentos dos servidores, bem como a convocação dos concursados. Medidas que reforçam o compromisso da gestão estadual com o fortalecimento das instituições responsáveis pela defesa agropecuária.

Estado inaugura 185º restaurante popular e amplia ações de segurança alimentar e assistência social em Imperatriz

O Maranhão segue ampliando a maior rede de equipamentos de segurança alimentar da América Latina. Na manhã desta quarta-feira (11), o governador Carlos Brandão inaugurou mais um Restaurante Popular, totalizando 185 unidades em funcionamento em todo o estado.
Desta vez, o Restaurante Popular foi entregue para a população de Imperatriz, sendo o quarto em funcionamento no município.

“Estamos praticamente dobrando, em dois anos, o número de Restaurantes Populares que já existiam. Esse é um programa de segurança alimentar que com R$ 2,50 a população de baixa renda tem acesso a café da manhã, almoço e jantar, com refeições balanceadas e nutricionalmente ricas. É um programa que atende, por dia, mais de 186 mil pessoas, nenhum estado do Brasil têm isso. É a maior rede de segurança alimentar da América Latina”, destacou o governador Carlos Brandão.

O governador fez questão de lembrar que o equipamento foi um pedido de parceria da Prefeitura de Imperatriz, que cedeu o prédio para que fosse instalado um quarto equipamento para atender a população. Com o Restaurante Popular, a refeição é servida pelo valor simbólico de R$ 1,00, seja almoço ou jantar, e o café da manhã por apenas R$ 0,50.

“O prefeito Rildo e a secretária Carol Pereira (Desenvolvimento Social) me pediram para fazer essa parceria. São pedidos justos que precisam ser atendidos e, em menos de dois meses, ficou pronto. Além disso, mesmo com a crise, temos mantido o preço, o valor tem aumentado para o governo, mas não para a população, pois entendemos que quem precisa desse serviço não tem dinheiro para pagar um valor maior”, explicou Brandão.

Para o prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral, os avanços obtidos no município se devem ao caráter municipalista da gestão estadual. Ele lembrou que além da inauguração do Restaurante Popular, a agenda do governador à cidade incluiu a celebração de parcerias para reforma e ampliação da Casa do Idoso, reforma do Estádio Municipal Frei Epifânio D’Abadia, construção de um ginásio esportivo e reforma e construção de 13 praças.

“O governador Carlos Brandão e o secretário Orleans Brandão (Assuntos Municipalistas) têm se disponibilizado a ajudar Imperatriz e com o espírito de gratidão estamos fazendo essa cidade renascer todos os dias. São diversas parcerias que somente com um governador amigo da cidade é possível”, declarou o prefeito.

A população aprovou o novo Restaurante Popular inaugurado na cidade. Para a aposentada Creuza Sousa Silva, além da refeição ser de qualidade e muito saborosa é uma ação fundamental para as famílias carentes. “É muito boa essa iniciativa do governador. No Restaurante Popular a comida é muito boa e agora já fica perto aqui de casa. É bom demais, é um privilégio”, disse.

O aposentado Benedito Queirós também lembrou da importância do equipamento para as pessoas que mais precisam. Ele fez questão de acompanhar a inauguração e aprovou a qualidade da refeição servida.
“É de uma importância muito grande para cidade de Imperatriz, mesmo sendo o quarto Restaurante Popular da cidade, e creio que este seja um dos maiores. Temos muitas famílias carentes em nossa cidade e o preço simbólico de R$ 1,00 garante que qualquer pessoa poderá vir”, comentou.

Maranhão empenhado no combate à fome

Também presente na inauguração, o secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, lembrou que a gestão estadual possui parcerias em várias áreas na cidade de Imperatriz, da saúde à assistência social. Ele explicou que a expansão dos Restaurantes Populares é uma determinação do governador Carlos Brandão, como parte das estratégias de combate à fome.

“O governador Carlos Brandão deu essa missão à Secretaria de Desenvolvimento Social e à Secretaria de Assuntos Municipalistas para levar o Restaurante Popular a todos os municípios maranhenses. Por isso, estamos conseguindo reverter muitos dados negativos do estado e, também, estamos colocando projetos em pauta, levando obras e ações a todos os municípios”, afirmou.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Paulo Casé Fernandes, ressaltou que a expansão dos Restaurantes Populares é acompanhada por outras ações fundamentais para o combate à fome e promoção da segurança alimentar. Ele destacou a sensibilidade do governador em colocar em pauta o problema da fome e da extrema pobreza para ser solucionado pela gestão estadual.

“Temos a transformação dessa grande rede, que é a maior da América Latina, em uma rede de inclusão socioprodutiva através dos cursos de padaria artesanal que teve a sensibilidade da primeira-dama Larissa Brandão em trazer essa iniciativa para o Maranhão. Temos aprimorado em vários outros módulos dando oportunidade às chefes de família que frequentam os Restaurantes Populares para gerarem renda e atender outras necessidades de suas famílias”, frisou.

Outra ação destacada pelo secretário Paulo Casé Fernandes para avançar no combate à fome no estado foi o lançamento do programa Maranhão Livre da Fome. O programa busca assegurar que todas as famílias tenham condições dignas de alimentação e possam deixar de depender da assistência financeira do estado, por meio do pilar da inclusão socioprodutiva.

“Isso mostra a sensibilidade e coragem do governador Carlos Brandão em colocar esses nomes na mesa para resolver o problema da extrema pobreza para essas famílias e também em buscar as outras necessidades que essas famílias têm, seja na parte da saúde, mas principalmente na parte de capacitação e inclusão socioprodutiva fazendo a conexão dessas famílias com o mercado de trabalho e a formalização”, pontuou.

Iracema Vale reúne lideranças em apoio à pré-candidatura de Orleans Brandão ao Governo do Maranhão

Em Urbano Santos, a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), promoveu em sua casa um grande encontro que reuniu lideranças de 38 municípios maranhenses para consolidar o apoio à pré-candidatura de Orleans Brandão (MDB) ao governo do Maranhão. O encontro político contou com a participação de vereadores, prefeitos, deputados e dezenas de aliados históricos da deputada.

A reunião teve como foco o alinhamento político do grupo que defende a continuidade do projeto liderado pelo governador Carlos Brandão (PSB). Em seu discurso, Iracema Vale foi enfática ao afirmar que o Maranhão precisa de alguém comprometido com o povo e que esteja preparado para dar continuidade ao trabalho que está mudando a realidade do estado.

“Queremos alguém que continue esse governo voltado para o interesse do povo e que está dando certo”, declarou a deputada Iracema. E complementou: “Vim para dentro da minha casa, com os meus amigos, que são soldados, que são guerreiros, que são meus aliados incondicionais e que brigam por mim, dizer que a partir de hoje nosso grupo tem pré-candidato a governador”.

Diversas lideranças políticas do grupo de Iracema Vale fizeram questão de declarar apoio ao nome de Orleans como sucessor natural de Carlos Brandão, entre elas os prefeitos Clemilton Barros (Urbano Santos), Neném Pontes (Belágua), Wallas Rocha (São Benedito do Rio Preto), Vinícius Vale (Barreirinhas), Caçula Coelho (Presidente Médici), André Gaúcho (Buriti), Jones Braga (Nina Rodrigues), Amin Quemel (Carutapera) e Dr Tanios (Anapurus). Também presentes os prefeitos de Paco do Lumiar, Fred Campos, e de Bacabal, Roberto Costa.

“Hoje não tenho dúvidas que a maior liderança do governo que surgiu para solução dos problemas do Maranhão é o Orleans Brandão. Sei da sua sensibilidade e falo como quem veio do meio do povo e deseja a continuidade do governo que mais olhou para as necessidades dos maranhenses”, afirmou Roberto Costa.

Deputados estaduais marcaram presença no encontro em Urbano Santos, como Ana do Gás (PCdoB), Florêncio Neto (PSB), Davi Brandão (PSB), Antônio Pereira (PSB) e o suplente Jota Pinto (Podemos). O deputado federal Aluísio Mendes (Republicanos) também manifestou apoio ao nome de Orleans e reforçou a união do grupo político.

“Tenho três mandatos e, em todos eles, estive na oposição aos governos anteriores. Mas, o Maranhão vive hoje um novo tempo. O maior legado do governador Brandão é a forma de fazer política sem perseguir seus opositores. O grupo liderado por ele faz política pensando no povo e nas reais necessidades do Maranhão. Hoje, estou aqui para declarar meu apoio a um projeto político que tem dado certo,” afirmou Aluísio Mendes.

O evento também contou com a presença do senador Weverton Rocha e outras lideranças do PDT, reforçando a dimensão do encontro e o fortalecimento da base política que defende a continuidade do atual modelo de gestão no Maranhão. A reunião em Urbano Santos sinalizou que o nome de Orleans Brandão vem ganhando corpo e respaldo, com foco na continuidade, no trabalho e na sensibilidade social.

Brandão inaugura Viva/Procon, anuncia estrada e entrega equipamentos de segurança, saúde e desenvolvimento social em comemoração aos 61 anos de Cedral

Para ampliar o acesso a serviços de cidadania e a promoção da defesa dos consumidores, o governador Carlos Brandão, inaugurou nesta segunda-feira (9), a 95ª unidade do Viva/Procon do Maranhão, em Cedral, município localizado no litoral ocidental maranhense. O espaço contará com o Balcão do Cidadão, emissão de documentos como a Carteira de Trabalho Digital (CTPS), entre outros serviços.

A atividade é uma das diversas ações governamentais realizadas em celebração aos 61 anos de emancipação política da cidade, que foi elevada à categoria de município no dia 9 de junho de 1964. A agenda comemorativa também foi marcada pela autorização de obras de abastecimento, infraestrutura, desenvolvimento social, educação e tecnologia, além da entrega de uma ambulância, uma viatura da Polícia Militar e carrinhos entregues por meio dos programas sociais Mais Renda e Minha Renda.

Além disso, o governador aproveitou para assinar ordens de serviço autorizando o início de uma série de obras no município, como a implantação do Colégio Militar Tiradentes, do portal da cidade, do Restaurante Popular e da Estação Tech do município, bem como a implantação de Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA) nos povoados Retiro e Pericaua e pavimentação no povoado Santaninha.

“Nós realizamos vários anúncios importantes para a cidade. Mas tem uma obra muito importante e muito desejada por muitos anos, que sai da sede da cidade até a Praia de Barreirão, no Povoado Pericaua. Com isso, a gente incentiva turismo, gerando emprego e renda, e melhorando a vida das pessoas. Parabéns, Cedral!”, pontuou Brandão.

Fortalecimento do turismo

Um dos anúncios mais esperados foi a ordem de serviço para a implementação de 6,3 km de asfalto que liga a sede do município de Cedral à Praia do Barreirão, no povoado Pericaua. A obra será executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) e tem como objetivo estimular o fortalecimento da atividade turística no litoral ocidental maranhense, como explicou o governador.

“Nós temos feito um grande trabalho para desenvolver o turismo na região da Baixada e no litoral ocidental do Maranhão. Outro dia inauguramos a estrada que vai do município de Guimarães até a estrada de Araoca. Foi um acerto muito grande, fortaleceu o turismo, gerou aquecimento da economia, muitos empregos e renda. Anunciamos aqui esse trecho novo, de Cedral até a praia de Pericaua. Uma praia belíssima que faltava o acesso”.

*Ambulância, viatura policial e carrinhos do Mais Renda e Minha Renda*
Os moradores de Cedral também foram contemplados com uma ambulância para o município. Com esta nova unidade, o estado atinge a marca de 135 ambulâncias distribuídas desde julho de 2022, reforçando a rede estadual de atenção à saúde e garantindo o transporte seguro de pacientes. A ambulância entregue é do modelo Suporte Básico Tipo B, com estrutura moderna, totalmente equipada e que pode ser adaptada para funcionar como Suporte Avançado (USA), ampliando sua capacidade de atendimento, inclusive para pacientes em estado crítico.

A população cedralense também foi contemplada com a entrega de uma nova viatura da Polícia Militar, para reforçar os serviços de segurança ostensiva na cidade. Reforçando a agenda municipalista, marca da gestão Brandão, o governador destacou que as entregas e anúncios direcionados à Cedral são resultantes de diálogo direto com o prefeito do município, Danilo Moraes. “Isso aqui foi fruto de uma audiência que o prefeito teve com a gente. Nós já recebemos 100 prefeitos e essa audiência gerou esses frutos”, frisou Carlos Brandão.

O prefeito de Cedral, Danilo Moraes, comemorou as entregas e autorização de novas obras, destacando o perfil municipalista adotado pelo governador do estado. “Tudo que nós conversamos e alinhamos o governador atendeu prontamente. Ele tem um carinho imenso pela nossa terra e nós só temos a agradecer. Obrigado, governador, por ter atendido nossos pedidos e por ser esse homem íntegro que sempre atende a gente”, disse o prefeito.

A agenda de inaugurações e anúncio de novas obras em Cedral contou com a presença do deputado federal Duarte Júnior e do secretário de Estado de Assuntos Municipalistas (Seam), Orleans Brandão.

Governo do Maranhão inicia audiências do Orçamento Participativo 2025 em São Luís

O Governo do Maranhão dá início, no próximo dia16, ao ciclo de audiências públicas do Orçamento Participativo (OP) 2025, política pública que há 10 anos garante a participação popular na definição das prioridades para o orçamento estadual. Este ano o evento terá programação especial, que acontece a partir das 8h30, no Auditório Paulo Freire, localizado no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís.

Coordenado pelas Secretarias de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e do Planejamento e Orçamento (Seplan), o Orçamento Participativo é um instrumento de diálogo entre o Governo e a sociedade civil, que permite aos maranhenses de todas as regiões opinar e decidir sobre as ações, obras e projetos prioritários que devem integrar o orçamento público.

“Nesses 10 anos, o Orçamento Participativo se estruturou como uma política pública de referência não só no Brasil como também no mundo, visto que comitivas de outros países têm nos visitado para conhecer essa experiência. Este ano celebramos esse marco que é uma estratégia de governo para garantir a construção colaborativa do planejamento do orçamento estadual, de forma democrática e com transparência, que fortalece a participação popular e amplia a interlocução entre sociedade civil e o estado”, ressalta a secretária de estado da Sedihpop, Lília Raquel.

O secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Vinícius Ferro, destacou as conquistas alcançadas ao longo de uma década de OP. “O Orçamento Participativo é um grande projeto do Governo do Maranhão que há uma década garante a execução do que a população aponta como prioridade. É um case de sucesso que no Maranhão proporcionou a entrega de mais de 300 obras demandadas pela população. Ao longo dos últimos três anos, o governador Carlos Brandão quase triplicou o número de municípios maranhenses com audiências: Em 2022 eram doze municípios; e, desde 2023, 32 municípios recebem audiências, ampliando a participação popular”.

Programação Especial — 10 anos de OP
Uma programação especial irá celebrar os 10 anos de implantação do Orçamento Participativo no Maranhão. Além das tradicionais audiências públicas e dinâmicas para elaboração de propostas, a abertura contará com o painel “10 anos do Orçamento Participativo no Maranhão: conquistas e desafios”, seguido da apresentação da Revista OP 10 Anos, além de momentos de interação e escuta popular.

À tarde, às 14h, será realizada a Audiência Pública da região da Ilha do Maranhão, que contempla a capital São Luís e os municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

O evento contará com a presença do governador Carlos Brandão e será aberto ao público. Também será realizado o lançamento da Revista do OP Anos. Toda a população pode participar para debater propostas que beneficiem a região a partir dos eixos estratégicos do Plano Maranhão 2050, que organiza o planejamento de longo prazo do Estado em áreas como: Economia próspera e inclusiva; Educação, identidade e cultura transformadoras e estruturantes; Meio ambiente valorizado e resiliente; Governança efetiva, conectada e inovadora; e Sociedade saudável, segura e justa. Ao final, as propostas serão debatidas em plenária. As selecionadas vão ser submetidas à votação pública por meio do atendimento virtual do Governo do Maranhão, no Whatsapp.

OP 2025
As audiências do Orçamento Participativo 2025 serão realizadas nas 32 regiões de planejamento do estado, contemplando os 217 municípios maranhenses. Os municípios que irão sediar as audiências são Porto Franco, Açailândia, Colinas, São João dos Patos, Balsas, São Raimundo das Mangabeiras, Junco do Maranhão, Carutapera, Barra do Corda, Presidente Dutra, Lago da Pedra, Bacabal, Zé Doca, Santa Inês, Timon, Caxias, Araioses, Barreirinhas, Dom Pedro, Pedreiras, São Bento, Viana, Codó, Itapecuru Mirim, Anapurus, Rosário, Cururupu, Pinheiro, Grajaú, São Mateus do MA, Imperatriz.

Cada regional poderá apresentar 04 propostas, a partir do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, que seguirão para votação online. Apenas uma proposta será eleita para integrar o projeto da Lei Orçamentária Anual de 2026 (LOA). A participação é aberta ao público e todos os maranhenses estão convidados a contribuir na construção coletiva de um Maranhão mais inclusivo e democrático. O calendário completo das audiências do OP 2025 está disponível na plataforma participa.ma.gov.br.

Programação de Abertura — OP 2025
Data: 16 de junho (segunda)
Local: Auditório Paulo Freire — UFMA, São Luís
Horário: A partir das 8h30

MANHÃ
8h30 – Credenciamento
9h30 – Painel “10 anos do Orçamento Participativo no Maranhão: conquistas e desafios”11h – Manifestação dos participantes
12h – Almoço

TARDE
13h – Credenciamento
14h – Abertura da Audiência Pública e Lançamento da Revista OP 10 Anos
15h – Apresentações técnicas e devolutivas (Sedihpop e Seplan)
15h30 – Dinâmica dos trabalhos no plenário
16h40 – Apresentação e priorização das propostas
17h30 – Saudação final e coquetel

Começou o “Viva São João na Nova Bacabal” e a Avenida João Alberto se transforma no mais novo ponto turístico da cidade

A Avenida Governador João Alberto de Souza, em Bacabal, que já é o principal ponto de encontro para quem curte uma atividade física ao ar livre, agora ganhou ainda mais destaque. A Prefeitura deixou o espaço mais bonito, transformando-o no principal ponto turístico da cidade neste mês de junho.

As cores e as bandeirinhas do “Viva São João na Nova Bacabal” já invadiram a avenida e estão fazendo o maior sucesso. Quem passa caminhando, correndo ou de bicicleta não resiste e logo faz aquela bela foto para as redes sociais. A programação oficial acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de junho, com uma vasta agenda que inclui atrações musicais, quadrilhas juninas, bumba meu boi, cacuriá e muitas surpresas.

Aproveitando o fim de tarde para fazer sua atividade física, o vaqueiro Jocimar Sousa não pediu segredo: “Rapaz, aqui tá muito lindo. Tudo bonito mesmo. Minha filha disse logo que tá parecendo a capital. Gostei, viu!”

“Está sendo o ponto turístico da cidade e está trazendo muitos benefícios para a nossa região. Eu moro aqui no Green Park e, pra mim, vai ser muito bom, aqui pertinho de casa. Vou vir todos os dias e pedalar muito pra poder comer as comidas típicas aqui”, disse a ciclista Nilde Costa.

O prefeito Roberto Costa fez o anúncio oficial da festa no dia 1º de junho e falou sobre o preparo do espaço, que contou com mutirão de limpeza, melhorias na iluminação e uma grande ornamentação com bandeirinhas.

“Pela primeira vez estamos colocando essas bandeirinhas que são famosas no São João de Caruaru, de Campina Grande, de Recife e lá no Projeto Reviver, em São Luís. Todo mundo vai pra lá fazer foto, e agora ninguém precisa mais sair de Bacabal pra fazer as suas belas fotos de São João.”, afirmou.

O prefeito disse ainda que a proposta da festa junina é reunir as famílias bacabalenses para momentos de alegria, cultura e lazer. “O nosso São João será tranquilo, feito para as famílias, para que as crianças, os jovens, os pais, as mães e os avós possam vir, brincar e participar desta festividade. E aqui essas bandeirinhas estão sendo um sucesso muito grande, e é apenas o começo dessa linda festa junina em Bacabal.”, destacou.
A programação oficial será divulgada nos próximos dias pela prefeitura.