SAF realiza 1º Festival de Comidas Típicas, no Arraial Santo Antônio

O Arraial do Largo de Santo Antônio é um dos festejos juninos mais tradicionais da capital maranhense e que busca manter viva a essência das festas de São João, além de ser conhecido por sua atmosfera familiar e acolhedora, atraindo moradores e turistas que buscam vivenciar a autêntica cultura local.

Com o apoio do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), o arraial conta com apoio, desde 2023, com a realização da Feirinha da Agricultura Familiar – Mais Renda Rural, com a comercialização de uma variedade de produtos do campo e do artesanato produzidos pelos trabalhadores rurais e economia criativa. Neste ano, o arraial será de 20 a 29 de junho.

A novidade para o arraial Santo Antônio deste ano é o 1º Festival de Comidas Típicas com o intuito de valorizar a gastronomia local e fortalecer a identidade cultural com fortes raízes no campo, uma oportunidade para destacar a qualidade e singularidade dos alimentos produzidos pela agricultura familiar capazes de se transformar em uma vitrine gastronômica e cultural.

Podem participar da competição, os barraqueiros de comida típicas que estão sempre presentes no arraial do Santo Antônio e, para concorrer ao título de “Melhor Prato Típico do Arraial do Largo de Santo Antônio”, as barracas terão de manifestar interesse inscrevendo-se no edital que já está disponível no site da SAF ([url=https://forms.gle/Vj3yF2xHfrzbKy548]https://forms.gle/Vj3yF2xHfrzbKy548[/url]).

A escolha do Melhor Prato Típico será feita a partir de votação do júri popular e do júri técnico formado por profissionais renomados nas áreas de gastronomia e cultura popular.

As inscrições acontecem até dia 15 de junho e poderá inscrever apenas um prato típico que deverá ser composto, obrigatoriamente, por, no mínimo, dois tipos de proteínas (peixe, camarão, carne, tortas etc) , um tipo de arroz (de cuxá, baião de dois, branco, maria isabel etc) e dois acompanhamentos (vatapá, cuxá, farofa, vinagrete etc). Mais detalhes e regras do concurso estão disponíveis no edital.

O vencedor do 1º Festival de Comida Típicas receberá uma premiação no valor de R$ 4 mil e um troféu, incentivando a culinária maranhense.

O Festival será realizado no período de 20 a 29 de junho, sendo no dia 29, último dia de arraial, o anúncio do melhor prato típico do festejo junino no coração do centro de São Luís.

SERVIÇO
O quê: 1º Festival de Comida Típicas
Quando: 20 a 29 de junho
Onde: Arraial do Largo de Santo Antônio
Porta-voz: Secretário da SAF-Bira do Pindaré
Contato: Samara Andrade (assessora de Comunicação 98 984241979)

Na França, Maranhão e Brasil recebem certificação de Zona Livre da febre aftosa sem vacinação

Como parte de sua agenda de compromissos oficiais na Europa, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, participou nesta sexta-feira, 6, ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da cerimônia de entrega do certificado internacional que reconhece o Brasil como país livre da febre aftosa sem vacinação. O título foi conferido pela Organização Internacional de Saúde Animal (OMSA) e a solenidade foi realizada em Paris, na França.

O reconhecimento abrange todas as regiões do país, incluindo o Maranhão, que desde abril de 2024 já havia sido reconhecido no âmbito nacional, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), como zona livre da febre aftosa sem vacinação.

A outorga do certificado ao Brasil é uma conquista histórica para o setor agropecuário brasileiro, líder mundial na exportação de carne bovina e é resultante de mais de 60 anos de trabalhos conjuntos que envolveram vacinação em massa, reforço na vigilância sanitária e cooperação entre União, estados e produtores rurais.

Com a certificação internacional, a carne exportada pelo Brasil e pelo Maranhão terão acesso a mercados internacionais que exigem maior controle sanitário de carnes, redução de custos e a melhoria da imagem da pecuária brasileira em todo o mundo, como avalia o governador Carlos Brandão.

“Isso abre portas para a exportação tanto do bovino como do suíno, e abre, inclusive, o mercado internacional. A gente já vendia para dentro do país, com certificado de zona livre de aftosa interestadual, mas agora recebemos essa certificação internacional. O que eu pude ver aqui são vários proprietários de frigoríficos com interesse no Maranhão. Agora eles podem se instalar, gerar emprego, gerar renda e exportar pelo Maranhão”, ressaltou o governador.

Porto do Itaqui e a ampliação das exportações

Na última quarta-feira, 4, também em Paris, Brandão participou de reunião com representantes da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes e lideranças brasileiras do Setor das Indústrias Frigoríficas de Bovinos e Exportadores de Carne / Bovinos Vivos.

O objetivo do encontro foi ampliar o relacionamento com o setor e prospectar novos investimentos que ampliem as oportunidades de negócios da pecuária maranhense. Para o governador, as capacidades logística e portuária podem fazer a diferença na ampliação das exportações da carne maranhense.

“Nós temos um diferencial entre muitos estados. Nós temos o Porto do Itaqui, onde a carne pode ser beneficiada, processada e exportada através dos navios para a Ásia ou para a Europa, qualquer lugar do mundo”, destacou o governador.

Potencial do agronegócio brasileiro no mundo

O novo status sanitário internacional foi aprovado durante a realização da 92ª assembleia da OMSA no dia 29 de maio, mas o presidente Lula só recebeu hoje a certificação das mãos da diretora-geral da instituição, Emmanuelle Soubeyran.

Para o presidente Lula, o reconhecimento enaltece o esforço de décadas e reafirma o potencial do agronegócio e da pecuária brasileira para a economia do Brasil, que ele chamou de “principal negócio do Brasil”.

“Então hoje é o reconhecimento de um país que tem no agronegócio, que tem na pecuária, uma das suas mais importantes vertentes econômicas. A gente quer produzir a melhor carne, a gente quer produzir a carne mais saudável e a gente quer disputar os mercados do mundo inteiro com quem quer que seja”, frisou Lula.

Setor agropecuária mais competitivo

A febre aftosa é uma doença raramente fatal aos animais e que não apresenta riscos à saúde humana. Entretanto, o reconhecimento internacional reforça o compromisso dos produtores rurais com a qualidade da proteína animal brasileira ofertada a compradores de todo o planeta.

“O sucesso do Brasil tem mais implicações. Ele fortalecerá a confiança dos parceiros em comércio, facilitará a exportação do Brasil e aumentará a reputação dos produtos de alimentos brasileiros em todo o mundo, e também servirá como exemplo para outros países trabalhando para alcançar sucessos semelhantes”, afirmou a diretora-geral da OMSA, Emmanuelle Soubeyran.

O ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro, participou da solenidade em Paris e salientou o forte processo de integração entre os governos nacional e subnacionais que, após décadas de campanhas e intenso controle sanitário, garantiram o reconhecimento do título de país livre da febre aftosa sem vacinação.

“Foram vários anos e diversas campanhas. A força da integração do sistema brasileiro, o governo federal, os estados, e aqui nós temos o governador do Maranhão, foram muito importantes. Os estados foram relevantes com as suas agências sanitárias, os municípios, os pecuaristas que tomaram para si a responsabilidade de vacinar, tomaram para si o compromisso de ajudar a erradicar a febre aftosa. Foi um processo que o Brasil amadureceu e chegou ao topo da sanidade mundial. O Brasil hoje está igual a todos os países do mundo que têm relevância na sanidade animal e não vamos abrir mais mão desse status”, pontuou o ministro.

Maranhão na frente

Fávaro ressaltou que o Maranhão foi um estado protagonista no plano nacional, no processo de retirada da vacinação contra a febre aftosa, por meio do fortalecimento do sistema sanitário, intensificação de campanhas vacinais e amplo diálogo e com os produtores rurais locais.

“O estado de Maranhão vem crescendo de forma muito robusta, muito eficiente na sua agropecuária. O Maranhão tomou pra si o protagonismo, foi um dos estados que antecipou o processo de retirada de vacinação, fortalecendo o sistema sanitário local, que permitiu que ele entrasse até mais rápido que os demais estados. O governador Carlos Brandão e toda a sua equipe de defesa agropecuária vêm cumprindo um belíssimo papel, preparando o estado para o melhor dos status sanitários do mundo. Hoje ele [o Maranhão] tem esse estado garantido também”, reforçou Carlos Fávaro.

A projeção dos governos brasileiro e maranhense é que a certificação amplie o acesso a mercados mais exigentes, como o asiático, que não compra carne de países que dependem de vacinação. O novo status sanitário internacional também abre a possibilidade de que produtos brasileiros passem a receber prêmios de precificação, já que agora a carne brasileira terá maior capacidade competitiva global.

Solução para conflito territorial foi aprovada na forma do substitutivo do deputado Hildo Rocha

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou proposta que disciplina procedimentos para solucionar conflitos territoriais entre municípios do mesmo estado, sem criação de novas cidades.

O texto aprovado é um substitutivo do relator, deputado Hildo Rocha (MDB-MA), ao Projeto de Lei Complementar 6/24, do deputado Rafael Simoes (União-MG).

Segurança jurídica para solução simplificada de antigas disputas territoriais

A medida é voltada, por exemplo, para casos em que um povoado de uma cidade quer se associar a uma outra cidade vizinha, com o qual se relaciona mais. O texto estabelece as condições e o roteiro para o desmembramento simplificado. De acordo com o parlamentar, a proposta permite solucionar antigas disputas com segurança jurídica.

“Milhares dos 5.570 municípios do país apresentam conflitos territoriais. Parte significativa desses casos decorrem de antigos mapas que apontavam imprecisamente acidentes geográficos como demarcadores dos limites. No Maranhão, por exemplo, existem inúmeros municípios que enfrentam problemas referentes a imprecisões de limites territoriais. Portanto, a aprovação dessa proposta, no âmbito da Comissão de Desenvolvimento Urbano, representa um avanço significativo porque irá proporcionar segurança jurídica para solução simplificada de antigas disputas territoriais”. Argumentou Hildo Rocha.

Assembleias Legislativas serão mediadoras das disputas

O parlamentar destacou que a solução é muito simples. “O substitutivo de nossa autoria delega às Assembleias Legislativas o poder de realizar o plebiscito nas localidades onde houver conflitos entre municípios. Hoje, com a questão do georreferenciamento, que não existia anos atrás, fica muito mais fácil você fazer a delimitação dos territórios municipais”, argumentou Hildo Rocha.

Para se encaixar no procedimento, as áreas em disputa precisam ter algumas características, como possuir no mínimo quatro hectares.

Processo

O procedimento simplificado de desmembramento seguirá os seguintes passos:

  • elaboração de um estudo simplificado, pela Assembleia Legislativa, sobre a viabilidade da mudança, inclusive econômica, e consulta prévia à população da área em conflito;
  • os deputados estaduais precisarão aprovar um decreto para ouvir a população interessada em plebiscito. Se houver concordância dos moradores, as mudanças de limites municipais devem acontecer até agosto de 2029, para os dados serem usados no Censo de 2030;
  • quanto às verbas que os municípios recebem do governo federal (como o Fundo de Participação dos Municípios), a nova distribuição, considerando os limites ajustados, só começará a valer dois anos após a aprovação da lei estadual que oficializar a mudança.

Governador Brandão inicia missão internacional para consolidar parcerias em energia, turismo e carne bovina

– Compromissos pela Europa terão duração de quatro dias e incluem agendas na França e Suécia (Foto: Divulgação)

Acompanhado por uma comitiva do Executivo estadual, o governador Carlos Brandão cumpre, nos próximos dias, agenda internacional na França e na Suécia para fortalecer parcerias e desenvolver as cadeias produtivas de combustíveis, turismo e da agroindústria da carne bovina. O primeiro destino a ser visitado é a cidade de Paris, onde o governador maranhense terá duas importantes reuniões na terça-feira (3).

O primeiro encontro será com a diretoria da empresa Axens, fornecedora de tecnologias e serviços para a refinação de petróleo, tratamento de gás natural e produção de petroquímicos. O segundo compromisso será com representantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), que serão formalmente convidados para as cerimônias de comemoração dos títulos de patrimônio concedidos ao Bumba Meu Boi e aos Lençóis Maranhenses, que serão realizadas em junho no Maranhão.

Durante as tratativas com a Axens, o governador Carlos Brandão estará acompanhado por representantes da iniciativa privada, a OIL Group Refinarias Brasil, responsável pelo projeto de implantação de refinarias modulares no Brasil, tendo o Maranhão como polo estratégico.

Na quarta-feira (4), com a presença da OIL Group, o governador participará de uma visita técnica à IFP Energies Nouvelles, em Lyon. Essa instituição pública francesa atua nas áreas de energia, transporte e meio ambiente, com foco em pesquisa, inovação e treinamento.

Na quinta-feira (5), o governador Carlos Brandão, acompanhado por representantes da Vale, fará uma visita institucional à empresa sueca Stegra, em Estocolmo. A Stegra realiza um estudo de viabilidade para a implantação de uma planta de Hidrogênio Verde e HBI (ferro briquetado a quente) no Maranhão. Os representantes da empresa já visitaram o Porto do Itaqui e a área da Zona de Processamento de Exportação (ZPE); a presença da comitiva maranhense reforça o interesse nos investimentos, em parceria com a mineradora brasileira.

“Vamos aproveitar a ocasião para convidar a equipe da Unesco a celebrar conosco, em São Luís, o título dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Mundial Natural. E, como não poderia deixar de ser, vamos dialogar com investidores interessados em se instalar na Zona de Processamento de Exportação de Bacabeira e em fortalecer a sustentabilidade do nosso polo industrial. É mais uma agenda que reforça o compromisso do nosso governo com o desenvolvimento econômico, e com a geração de emprego e renda”, frisou Brandão.

 

Brasil como país livre da aftosa

Na sexta-feira (6), o governador retorna a Paris para participar da cerimônia de reconhecimento do Brasil como País Livre de Febre Aftosa sem Vacinação. O evento, promovido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Essa viagem a Paris será estratégica para o Maranhão e para o Brasil. Vamos participar, ao lado do presidente Lula, da cerimônia internacional de reconhecimento do Brasil como zona livre de febre aftosa — uma conquista histórica, que abre portas para novos mercados e valoriza a nossa produção agropecuária”, ressaltou o governador.

A nova condição sanitária facilita a abertura de novos mercados internacionais para a carne brasileira. Países como Filipinas e Indonésia já demonstraram interesse em importar miúdos bovinos com base nesse novo status sanitário. A condição é considerada um ativo estratégico em negociações com mercados exigentes, como o Japão. Além da ampliação do mercado internacional, o reconhecimento reduz custos para o produtor rural e para os estados.

Orleans Brandão lidera entregas do Governo do Maranhão em Loreto

O secretário de Estado Extraordinário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, liderou, nesta sexta-feira (30), uma série de ações no município de Loreto, no sul do Maranhão. A agenda institucional foi marcada por entregas que reforçam o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento local, a segurança alimentar e a valorização cultural.

“Chegamos a Loreto nesse importante dia de festividades com a Cavalgada Cidadã trazendo inúmeros benefícios para a população na área da infraestrutura, no combate à fome e no fortalecimento da saúde. O municipalismo é a bandeira do Governo do Estado e levar benefícios e cidadania para a cada cidade é nossa missão,” afirmou Orleans.

Entre os destaques, a entrega da pavimentação com blocos de concreto na Rua Siqueira Campos, realizada por meio do programa Rua Nova para melhorar a infraestrutura urbana, garantir maior mobilidade, segurança viária e qualidade de vida para os moradores da região.

A programação também incluiu a tradicional Cavalgada Cidadã, realizada pelas ruas da cidade até o Parque Bebé Coelho. O evento visou promover a conservação das tradições locais.

Outro marco da agenda foi a inauguração do Restaurante Popular de Loreto, com capacidade para servir 1.000 refeições diárias entre café da manhã, almoço e jantar. O equipamento garantirá segurança alimentar para as populações mais vulneráveis e fomentará a agricultura familiar, por meio de compras institucionais. Agora a população poderá fazer suas refeições diárias por apenas R$ 2,50: R$ 0,50 para o café da manhã, R$ 1,00 para o almoço e jantar.

A programação encerrou com a entrega de uma ambulância, reforçando o compromisso do Estado com a melhoria dos serviços de saúde no município.

Todas as ações ocorreram durante o festejo de Nossa Senhora de Loreto, padroeira da cidade, fortalecendo o vínculo entre o poder público e as manifestações culturais e religiosas locais.

O prefeito de Loreto, Germano Coelho, demonstrou-se agradecido pelos benefícios entregues para a cidade.
“O Governo do Estado é nosso grande parceiro no trabalho em busca do desenvolvimento de Loreto. Temos feito parcerias e contamos sempre com a sensibilidade do Orleans e do governador para tornar nossa cidade ainda melhor,” afirmou.

Brasil recebe certificação internacional de zona livre de aftosa sem vacinação

Um dia histórico para a pecuária brasileira. A Organização Mundial  da Saúde Animal (OMSA) anunciou nesta quinta-feira (29) o reconhecimento do Brasil como zona livre de febre aftosa sem vacinação. A conquista foi anunciada oficialmente em Paris durante a 92ª Sessão Geral da Assembleia Mundial de Delegados da OMSA.

O anúncio da Certificação foi recebido com muita emoção e entusiasmo pela delegação brasileira presente ao evento. A presidente da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), Jucielly Oliveira, e a diretora de Defesa e Inspeção Sanitária Animal, Kamilla Vidigal, integraram a equipe.

“Nós, da Aged, lembramos de todo o trabalho e esforços empenhados desde a criação da Agência, que nasceu com o intuito de combater a febre aftosa, até os investimentos recentes feitos pelo governador Carlos Brandão para o desenvolvimento da pecuária maranhense e o alcance desta grande conquista”, destaca a presidente da Aged. “O novo status sanitário concedido representa a força e a união de toda nossa cadeia produtiva, incluindo, produtores rurais, instituições públicas e privadas, alèm dos servidores da Aged”.

Para celebrar esse momento especial de reconhecimento do Estado do Maranhão como zona livre de aftosa sem vacinação está reservada uma solenidade especial no próximo dia 06 de junho, em que o governador Carlos Brandão, acompanhado do presidente Luís Inácio Lula da Silva, recebe oficialmente o certificado do novo status sanitário.

O Maranhão possui atualmente 10.971.043 cabeças de bovídeos e o registro de 192.644 propriedades. A conquista representa mais desenvolvimento para a pecuário do Estado. Gera mais oportunidades de investimentos, mais trabalho e emprego e ampliação de novos mercados.

Deputados destacam ações e avanços alcançados pelo governo Brandão

Os deputados Cláudia Coutinho (PDT), Neto Evangelista (União), Dra. Vivianne (PDT) e Eric Costa (PSD) destacaram ações de impacto do governo do Estado, em pronunciamentos na sessão desta quinta-feira (22), na Assembleia Legislativa. Eles parabenizaram o governador Carlos Brandão (PSB) por enfrentar as dificuldades e garantir serviços e avanços para a população do estado.

Claudia Coutinho enalteceu a entrega do Complexo Regulador Estadual do Maranhão, no bairro São Francisco. “Parabenizar o governador Carlos Brandão, pela criação e a entrega do nosso Complexo Regulador, centralizado. E digo que esta iniciativa vai muito além de uma estrutura física, que lá estive, uma estrutura perfeita. É, acima de tudo, um ambiente humanizado. Um compromisso renovado com a vida, com a dignidade de cada cidadão” afirmou.

A parlamentar, na mesma sessão, destacou que o novo espaço contribuirá para a redução de filas de espera de cirurgia, um problema antigo enfrentado pelos pacientes. “Essa problemática da espera desses pacientes, principalmente os de alta complexidade, não é de agora. Eu convivi como médica, vivi como médica, ou como enfermeira reguladora, juntamente com a equipe médica, vivíamos constantemente nessa angústia de um leito, numa unidade realmente que pudesse resolver o caso daquele paciente”, relatou.

Neto Evangelista destacou que os entraves que persistem na saúde estadual ocorrem em todo o país. “Não é um problema exclusivo do Maranhão”. O parlamentar ressaltou, ainda, que a Saúde no Maranhão é diferenciada.

“Uma vez, conversando com o Secretário Executivo do Ministério da Saúde, ele me disse que é como se o Maranhão tivesse um Sistema de Saúde diferenciado do SUS. É como se tivesse Sistema de Saúde do Maranhão, porque ele abarcava responsabilidades que, na verdade, pelo SUS nem seriam suas. Acho que pouquíssimos estados, inclusive, têm UPAs sendo geridas pelo Governo do Estado. Então, é uma situação muito peculiar”, observou.

Evangelista fez, inclusive, uma proposta aos colegas deputados de repasse de emendas parlamentares para mais investimentos no setor. “Destinar, no mínimo, 50% dos nossos recursos para a área da saúde”, disse, como forma de investir e alavancar mais os serviços à população.

*Avanços*
Eric Costa enfatizou que é preciso reconhecer os avanços alcançados pelo governo, assim como entender que o tamanho da engrenagem do Estado é proporcional aos problemas que surgem.

“Nós temos um grande estado e uma rede muito grande, temos milhares de escolas, de prédios, todos os dias sendo utilizados. Tem o desgaste natural do uso, do tempo, e sempre teremos escolas necessitando de reformas. Temos milhares de quilômetros de MAs, sendo construídas, sendo recuperadas, mas sempre nós teremos MAs que necessitam de melhorias, pelo desgaste do tempo, do uso”, argumentou.

Dra. Vivianne reconheceu o trabalho realizado pelo governador, principalmente na saúde e infraestrutura.

“São áreas muito desafiadoras e que jamais vão deixar de ter problemas. Problemas sempre vão ter, vão ser desafios. E eu acredito que o governador Carlos Brandão está, na medida do possível, tentando resolver e avançando o máximo possível nessas áreas”, disse Dra. Vivianne.

Neto Evangelista aponta impactos positivos na vida das famílias beneficiárias do programa Maranhão Livre da Fome

O deputado afirmou que, na Grande Ilha, 60% das famílias cadastradas já estão usando o cartão do Programa que visa erradicar a extrema pobreza no estado

Neto Evangelista disse que, além da transferência de renda, o foco do programa é dar condições para que as famílias alcancem autonomia financeira

Assecom / Dep. Neto Evangelista

Durante a sessão plenária desta quarta-feira (21), o deputado estadual Neto Evangelista (União) destacou os avanços do programa ‘Maranhão Livre da Fome’, iniciativa do Governo do Estado voltada à erradicação da extrema pobreza e à promoção da inclusão socioprodutiva no Maranhão. Em seu pronunciamento, o parlamentar ressaltou os resultados já obtidos na Grande Ilha de São Luís e anunciou a próxima etapa da ação, que será levada para a Baixada Maranhense.

O deputado enfatizou ainda que os benefícios da iniciativa já impactam positivamente a vida de diversas famílias que antes viviam em situação de extrema pobreza.

“Na Grande Ilha de São Luís, o programa já está atendendo 60% das famílias, que já estão utilizando o cartão do Programa Maranhão Livre da Fome. Nós temos, hoje, famílias que já podem dizer que não fazem mais parte desse índice, que outrora eram classificadas como famílias em situação de extrema pobreza, pois, com o recurso que estão recebendo, entraram em outro patamar no que diz respeito à sua classificação socioeconômica”, disse Evangelista.

Segundo o deputado, além da transferência de renda, a preocupação do Governo do Estado é também com a inclusão produtiva das famílias beneficiadas, por meio de ações de capacitação e encaminhamento ao mercado de trabalho. Ele reforçou que o foco principal do programa é oferecer condições para que essas famílias possam alcançar autonomia financeira por meio do trabalho.

“O atendimento que está sendo feito no Ginásio Castelinho, recebendo as famílias cadastradas no programa, já está traçando o perfil profissional do chefe de cada família. E o governo foi além, chamou redes de supermercados do estado, que podem ofertar muito emprego; chamou o Sindicato das Indústrias da Construção Civil, o Sinduscon, que também gera muito emprego, e esses parceiros já disponibilizaram 300 vagas na rede de supermercados e mil vagas de emprego capitaneadas pelo Sinduscon. Ou seja, são 1.300 vagas de empregos na Grande Ilha de São Luís, destinadas para estas famílias que antes estavam relacionadas como em situação de extrema pobreza”, disse.

Transferência de Renda

O deputado enfatizou que programa inicia com a transferência de renda para tirar, de imediato, essas famílias da situação de extrema pobreza, mas que não deixa de cumprir o seu principal papel, que é inseri-las no mercado de trabalho para que possam garantir o sustento da sua casa, colocar comida na mesa para seus filhos.

O parlamentar também celebrou a expansão do programa para outras regiões do estado, como a Baixada Maranhense.

“O Programa Maranhão Livre da Fome precisou iniciar com um projeto-piloto aqui na Grande Ilha e, agora, vai começar a expandir para o interior do estado. A próxima região que vai receber o Programa é a Baixada Maranhense, que, proporcionalmente, é a região com o maior percentual de pessoas em condição de extrema pobreza”, informou Evangelista.

O deputado ressaltou ainda a relevância dessa política pública para o desenvolvimento social do estado: “E eu precisava destacar isso aqui, nessa tribuna, porque agora a gente começa a colocar o Maranhão, de fato, em outro patamar, em um nível em que nós poderemos dizer que nosso Estado erradicou a extrema pobreza sob a administração do governador Carlos Brandão”, concluiu.

Governo do Maranhão passa a contar com sede da gestão estadual na Região Tocantina

O Governo do Maranhão contará com uma sede da gestão estadual na Região Tocantina em breve. O local, onde funcionava o Fórum de Imperatriz, servirá como ponto estratégico para ampliar a presença institucional do Governo na região, e deve começar a funcionar no mês de junho.

O ato de cessão do prédio pelo Tribunal de Justiça do Maranhão ao Executivo Estadual foi assinado, na manhã de quarta-feira (21), pelo desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho e o governador Carlos Brandão, este se comprometendo em instalar a sede da gestão estadual na cidade de Imperatriz.

O imóvel, que passará por reforma, está situado na Rua Rui Barbosa, s/n, Centro de Imperatriz. O prédio possui fácil acesso e está inserido na área urbana do município. A edificação conta com área construída aproximada de 1.774,75 m², distribuída em dois pavimentos: térreo e primeiro andar.

A instalação de uma sede regional do Governo em Imperatriz representa um avanço na política de regionalização dos serviços públicos, permitindo maior eficiência na gestão e no atendimento às demandas da Região Tocantina.

“Esse local será o Palácio dos Leões na Região Tocantina. Agora vamos concentrar num prédio só os trabalhos em prol dessa região, com foco em valorizar a Região Tocantina e dizer que Imperatriz é a nossa segunda capital. Vamos fazer a instalação de todos órgãos do governo neste local para deixar na história que o governo Brandão valoriza Imperatriz e a Região Tocantina”, destacou o governador Carlos Brandão.

O desembargador Froz Sobrinho falou sobre a parceria do Estado com o Tribunal de Justiça. Segundo ele, a iniciativa objetiva dinamizar os trabalhos em prol da população.
“O povo de Imperatriz pede pela nossa presença, pela presença dos poderes mais próximos da comunidade de Imperatriz e de toda aquela região. Vamos trabalhar juntos para o engrandecimento do sul do Maranhão”, pontuou o desembargador.

Cabe ressaltar que o Governo do Maranhão tem investido no municipalismo e na descentralização das ações e políticas públicas estaduais. Entre os atos já em curso, destaque para o trabalho da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (Agemsul), que articula o desenvolvimento da região. Com uma sede da gestão estadual, haverá ainda mais celeridade e apoio para as demandas existentes.

Maranhão integra a Estratégia Brasil 2050 do Governo Federal

O futuro do país e do estado estará em pauta de discussão na próxima sexta-feira, 23 de maio, na 12ª edição dos Diálogos para a Construção da Estratégia Brasil 2025-2050, evento promovido pelo Governo Federal e pelo Governo do Maranhão com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema). Com início às 14h, no Auditório da Fiema, o seminário marca a passagem das discussões do plano de longo prazo nacional.

Os Diálogos são para discutir “o Brasil que queremos” por meio das ações do plano de desenvolvimento de longo prazo do país, promovendo maior previsibilidade na gestão pública, melhoria no ambiente de negócios nacional e transparência nas políticas públicas brasileiras.

A iniciativa também tem objetivo de articular e integrar as estratégias nacionais, setoriais e regionais – a exemplo do Plano Maranhão 2050.

No evento, serão mostrados os avanços e as experiências obtidas com a implantação do plano de longo prazo maranhense. Financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e lançado em junho de 2024, o Plano já contou com sete reuniões da Comissão Maranhão 2050, formada por representantes de 31 instituições do setor público, setor privado, terceiro setor e academia.

“O compromisso dessa gestão é com o Maranhão em curto, médio e longo prazo. O governador Carlos Brandão tem enfrentado corajosamente os problemas emergenciais do Maranhão sem perder de vista problemas estruturais que exigem estratégia duradoura e essa Comissão atua para garantir o cumprimento de todas as metas”, comentou o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento e presidente da Comissão Maranhão 2050, Vinícius Ferro.

Uma das principais entregas viabilizadas pelo plano de longo prazo estadual foi o Edital Plano Maranhão 2050, o maior já lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), com investimento de dez milhões para o financiamento de pesquisas que promovam inovações tecnológicas e metodológicas para o avanço do desenvolvimento sustentável, o equilíbrio regional e a qualidade de vida no estado. No total, 441 projetos foram submetidos, um marco no engajamento da pesquisa científica do Maranhão.

Atualmente, as propostas estão no período de análise de recurso do Resultado Parcial da primeira etapa do seletivo.

Além disso, a formação das Câmaras Técnicas da Comissão Maranhão 2050 – de Desenvolvimento Social; Desenvolvimento Econômico; Desenvolvimento Ambiental; e Desenvolvimento Institucional – proporcionou a organização das ações da Carteira de Projetos do Plano Maranhão 2050 e a estruturação nos debates sobre os indicadores maranhenses em diversos setores, com foco desenvolvimento do Maranhão a longo prazo.

Fazem parte da Carteira de Projetos grandes programas governamentais como o Maranhão Livre da Fome, Programa Cuidar de Todos, Pacto pela Paz, Educa Mais, Infovia Digital, Trabalho Jovem, Infraestrutura para a Educação Básica, Melhoramento e Requalificação de Rodovias, Zona de Processamento de Exportação, Água para Todos, Maranhão Sem Queimadas, entre outros.

Em números, o Plano Maranhão 2050 já movimentou 12 reuniões das Câmaras Técnicas, nomeou 18 líderes, promoveu debates com mais 55 instituições e contou com a participação de 160 especialistas para as análises dos encontros. Uma inovação proporcionada pela coordenação do Plano foi a criação do Painel de Monitoramento do Plano, em que os representantes conseguem analisar a evolução das ações de modo on-line.

Inscrições

As inscrições para a participação nos Diálogos para a Construção da Estratégia Brasil 2025-2050 seguem abertas e podem ser feitas no link [url=https://www.even3.com.br/estrategia-brasil-2050-567203/]https://www.even3.com.br/estrategia-brasil-2050-567203/[/url]. O evento contará com a presença de representantes da Secretaria Nacional de Planejamento do MPO, do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Alema), da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), da Fiema e de membros do setor privado, setor acadêmico e sociedade civil.

SERVIÇO:
O QUE: Diálogos para a Construção da Estratégia Brasil 2025-2050
QUANDO: 23 de maio (sexta-feira), às 14h
ONDE: Auditório da Fiema, Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n – Cohama.