Governo do Maranhão comemora os 106 anos de Pedreiras com entregas de obras para a população

– Governador Carlos Brandão fez várias entregas pelos 106 anos de Pedreiras (Foto: Fernando dos Anjos)

No domingo (26), o Governo do Maranhão comemorou o aniversário de 106 anos de Pedreiras com a entrega de diversas obras. No município, o governador Carlos Brandão inaugurou uma policlínica, uma unidade do Viva/Procon, uma Estação Tech, entregou tablets e fardamentos para agentes comunitários de saúde, além de outras obras voltadas ao fortalecimento dos serviços públicos e à melhoria da infraestrutura urbana e rural da cidade.

O governador Carlos Brandão frisou as entregas que o Governo do Maranhão fez no município. “Nós estamos aqui em mais uma agenda municipalista, desta vez comemorando os 106 anos da cidade de Pedreiras com diversas entregas à população. Inauguramos a policlínica com 17 especialidades para a gente cuidar das pessoas. Fizemos ainda a reforma da Ciretran, entregamos uma Estação Tech, uma nova unidade do Viva Procon entre outros investimentos que vão melhorar a vida da população, trazendo mais cidadania e dignidade para a população”, pontuou.

“São 106 anos de Pedreiras, comemorando aqui com o nosso governador, entregando vários benefícios para a nossa cidade. Então, a gente só tem a agradecer e eu tenho a certeza que o povo de Pedreiras está muito feliz com todas essas realizações”, disse Vanessa Maia, prefeita de Pedreiras.

A agenda teve início com a inauguração da Policlínica de Pedreiras, na Avenida João do Vale, no Center Valley Shopping. A entrega amplia a oferta de atendimentos especializados à população.

A nova unidade funcionará de segunda-feira a sábado, oferecendo consultas e exames em diversas áreas da medicina, tais como: endocrinologia, cardiologia com exames de eletrocardiograma, ecocardiograma, Holter, Monitorização Ambulatorial de Pressão Arterial (M.A.P.A), gastroenterologista, otorrinolaringologista, vascular, urologia com exames de biópsias, eletrocoagulação, nefrologia e psiquiatria.

Além disso, a policlínica disponibilizará serviços de laboratório, tomografia, ultrassonografia, e raio-X, tornando o equipamento em um ponto considerado crucial para a saúde da região.

Em seguida, Brandão fez a entrega de 111 tablets e fardamentos para Agentes Comunitários de Saúde (ACS), reforçando as condições de trabalho desses profissionais. O equipamento permite o registro em tempo real das visitas domiciliares, atualização de cadastros das famílias acompanhadas e monitoramento das condições de saúde da população atendida, o que contribui para maior integração das informações e agilidade na tomada de decisões pelas equipes da rede pública.

A distribuição dos equipamentos faz parte das ações de fortalecimento da Atenção Primária desenvolvidas pelo Programa Cuidar de Todos, iniciativa que amplia a cooperação entre o Governo do Estado e os municípios para qualificar o trabalho dos profissionais.

Na área de infraestrutura hídrica, foram entregues Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água nos povoados Angical I e Pau d’Arco, garantindo mais acesso à água potável para as comunidades.

A programação inclui ainda a assinatura da ordem de serviço para a reforma da delegacia do município. Também como parte da agenda, a comitiva do Governo do Maranhão entregou a unidade do Viva/Procon, na Avenida Rio Branco, fortalecendo os serviços de cidadania e defesa do consumidor.

Logo em seguida, foi inaugurada a Estação Tech, na Praça Saturnino Belo. Um espaço voltado à inovação e capacitação tecnológica.

O governo fechou a agenda na cidade com a inauguração da Ponte Mista Antônio Eugênio dos Santos, no Povoado Sítio Novo, e a inauguração da Ciretran, na Rua das Laranjeiras, ampliando os serviços de trânsito no município.

Redução de tributos por Brandão impacta na queda do preço da cesta básica, assegura secretário

Em entrevista ao Bom Dia Mirante, o secretário de Estado das Cidades, Alberto Bastos, destacou que São Luís registrou, no mês de março, o menor aumento no valor da cesta básica entre as capitais brasileiras.

Segundo ele, o resultado é reflexo direto de uma medida adotada pelo governador Carlos Brandão no ano passado, que reduziu a tributação de itens essenciais de 12% para 8%. A mudança impactou produtos como arroz, feijão, açúcar, café e farinha.

O secretário também reforçou que não há previsão de reajuste na tributação, destacando o compromisso do governo com a segurança alimentar. Ele citou ainda outras iniciativas que fortalecem esse cenário, como a ampliação dos restaurantes populares, que já passam de 200 unidades, e o programa Maranhão Livre da Fome, que garante auxílio de R$ 300,00 para famílias em situação de vulnerabilidade.

Deputados destacam realização de obra na rodovia MA-106

Deputados Jotta Pinto, João Batista Segundo e Cláudio Cunha comemoraram a realização de obra na rodovia MA-106

Agência Assembleia

Os deputados Jotta Pinto (Republicanos), Cláudio Cunha (PL) e João Batista Segundo (PL) comemoraram, na sessão plenária de terça-feira (14), a realização de obra na rodovia MA-106, no trecho que conecta o povoado de Cujupe, em Alcântara, ao município de Pinheiro.

O primeiro a abordar o assunto na tribuna foi o deputado Jotta Pinto. Ele disse que o governador Carlos Brandão acaba  de entregar à população uma das obras mais importantes para a região da Baixada Maranhense.

“Ocupo esta tribuna para fazer este registro importante de mais uma grande obra para a Baixada Maranhense. Foi entregue, no último final de semana, a requalificação do trecho do Cujupe até Pinheiro. Um trecho importante, que tem uma grande trafegabilidade, onde o governador Carlos Brandão agora entregou praticamente todo sinalizado, com asfalto todo novo, onde dá uma segurança maior para quem trafega nessa região”, declarou Jotta Pinto.

Ele acrescentou que a intervenção incluiu a aplicação de microrevestimento asfáltico em toda a extensão, recuperação da camada de rolamento e implantação de sinalização horizontal. O resultado imediato foi percebido no fluxo contínuo de veículos, especialmente nos pontos, antes, mais desgastados da rodovia.

O deputado Cláudio Cunha observou que a MA-106 é considerada essencial para a Baixada Maranhense por concentrar parte significativa do tráfego que liga o Terminal do Cujupe, principal acesso hidroviário entre a capital e o interior, aos municípios da região. Com a nova pavimentação e sinalização, o trecho passa a oferecer melhores condições de trânsito durante todo o ano, inclusive no período chuvoso, quando há maior desgaste da pista.

“Há muito tempo que essa MA-106 não passava por uma reforma, desde a época do Cafeteira. E, agora, o governador Carlos Brandão, ouvindo a mim e ao deputado João Batista Segundo, que assinamos um requerimento em conjunto, realiza esta tão sonhada obra”, declarou Cláudio Cunha.

O deputado João Batista Segundo frisou que, além de beneficiar o deslocamento de passageiros, a melhoria da MA-106 impacta diretamente no escoamento da produção local, especialmente de pequenos produtores que dependem da rodovia para transportar mercadorias até centros comerciais e pontos de distribuição.

“É uma obra de grande importância para todos os municípios da Baixada e do litoral. É uma estrada que foi requalificada, são 80 quilômetros que darão mais segurança à trafegabilidade, e isso ajuda muito também para os nossos hospitais quando precisam de serviços maiores na capital”, ressaltou João Batista Segundo.

Ele também assinalou, em seu discurso, que a obra integra um conjunto de intervenções voltadas à recuperação da malha viária maranhense, com foco em corredores logísticos que criam rotas de integração regional.

Ainda segundo o parlamentar, também estão em andamento obras como a MA-014, entre Vitória do Mearim e Pinheiro e novos trechos; intervenções na estrada da Barragem Maria Rita, ligando São Bento a Cajapió; a Travessia da Baixada, entre Anajatuba e São João Batista, e, em breve, a reconstrução de rodovias em regiões como Santa Helena e Turilândia.

Brandão percorre MA-014 de ponta a ponta vistoriando obras de requalificação que estão na fase final

Durante a agenda, o governador anunciou a construção da estrada entre Santeiro, em Viana, e Pedro do Rosário

As obras de requalificação da MA-014 seguem avançando e já se aproximam do fim. Neste domingo (12), durante passagem pela Baixada Maranhense, o governador Carlos Brandão percorreu toda a rodovia no trecho entre os municípios de Pinheiro e Vitória do Mearim. Dos 150 quilômetros da estrada, restam apenas oito ainda sob intervenção.

A agenda permitiu acompanhar de perto trechos já concluídos e outros ainda em andamento. A MA-014 é uma das principais ligações da região e tem papel estratégico para o deslocamento da população e o escoamento da produção.

“O nosso objetivo é verificar de perto a qualidade da obra, atestar que tudo está sendo executado da forma correta. O nosso governo tem trabalhado para garantir serviços bem feitos, porque a população da Baixada merece uma rodovia segura e duradoura. Essa é uma estrada estratégica, muito importante para o deslocamento e para a economia da região”, afirmou o governador.

No primeiro perímetro, entre Pinheiro e São Bento, a rodovia está em boas condições. Em São Bento, o governador esteve com o prefeito da cidade, Dino Penha, vereadores e a população.

Após a vistoria naquele trecho, o governador seguiu para o município de Matinha, onde foi recebido também pelo prefeito Nilton Everton e autoridades municipais.

O segundo perímetro, entre São Bento e São Vicente Ferrer, concentra os trabalhos em andamento. Considerado o trecho mais crítico, segue com operários atuando de forma contínua. As equipes executam a base da pista, etapa fundamental para garantir resistência e maior vida útil ao pavimento, com máquinas em plena atividade.

“O trabalho na MA-014 segue de forma contínua, com equipes mobilizadas e empenhadas em concluir os trechos restantes no menor tempo possível. Há um compromisso com a qualidade da obra e com a entrega de uma rodovia segura e duradoura para a população da Baixada”, destacou o secretário de Estado da Infraestrutura, Aparício Bandeira, que realizou a vistoria ao lado do governador Carlos Brandão.

Já no terceiro perímetro, entre Viana e Vitória do Mearim, a requalificação também foi concluída. No local, foi aplicada a técnica de macadame, com uma base de pedra de aproximadamente 70 centímetros de altura, garantindo maior estabilidade ao solo. As pedras utilizadas vieram do município de Rosário, contribuindo para reforçar a estrutura da via. O trecho já conta com sinalização completa.

Em Viana, o governador foi recebido pelo prefeito Carrinho Cidreira. A agenda foi encerrada em Vitória do Mearim, onde também houve recepção de autoridades locais e da população. A vistoria reforça o estágio avançado da obra e o acompanhamento direto das intervenções na fase final dos serviços.

Mais infraestrutura e mobilidade

Além da requalificação completa da MA-014, o governador Carlos Brandão anunciou, durante a agenda, a construção de uma nova estrada para encurtar o trajeto de quem sai ou passa pela Baixada Maranhense em direção a Belém, no Pará.

A estrada será construída entre Santeiro, em Viana, e o município de Pedro do Rosário, e irá reduzir em cerca de 100 km a viagem até a capital maranhense. Depois de pronta, não será mais necessário passar por Pinheiro.

De acordo com o governador, o recurso está garantido, a obra já foi licitada e, logo que as chuvas na região cessarem, os trabalhos serão iniciados.

Brandão entrega 80 km de requalificação da MA-106, melhorando acesso ao Cujupe, na Baixada

Alegria e satisfação marcaram a carreata da comitiva do Governo do Estado do Maranhão pela MA-106, neste sábado (11), uma solenidade que oficializou a entrega da requalificação de cerca de 80 km da rodovia, no trecho que conecta o povoado de Cujupe, em Alcântara, ao município de Pinheiro.

O governador Carlos Brandão pontuou como a obra contribui para a mobilidade na Baixada maranhense. “A gente resolveu fazer uma obra diferente. Ao longo de 34 anos, desde quando foi construída pelo ex-governador Cafeteira, os governos vinham fazendo tapa-buraco para dar tráfego. Agora, resolvemos tirar esse asfalto velho e fazer um asfalto novo. Pela primeira vez a gente requalificou 100% com pavimentação de primeira qualidade”, frisou.

A intervenção incluiu a aplicação de microrevestimento asfáltico em toda a extensão, recuperação da camada de rolamento e implantação de sinalização horizontal. O resultado imediato foi percebido no fluxo contínuo de veículos, especialmente nos pontos, antes, mais desgastados da rodovia.

A MA-106 é considerada essencial para a Baixada Maranhense por concentrar parte significativa do tráfego que liga o Terminal do Cujupe — principal acesso hidroviário entre a capital e o interior — aos municípios da região. Com a nova pavimentação e sinalização, o trecho passa a oferecer melhores condições de trânsito durante todo o ano, inclusive no período chuvoso, quando há maior desgaste da pista.

Após a carreata, repleta de interação com os moradores, uma cerimônia contou com a presença do governador Carlos Brandão, autoridades estaduais e municipais que acompanharam de perto a liberação da nova via.

“Recebemos com satisfação e orgulho essa obra. Mesmo com tantas dificuldades, o Governo do Estado sempre nos apoia e traz benefícios para a nossa região. É isso que nós queremos: ser valorizados para ter dignidade”, destacou o prefeito de Pinheiro, André da Ralpnet.

“É uma obra de grande importância para todos os municípios da Baixada e do litoral. É uma estrada que foi requalificada, são 80 quilômetros que darão mais segurança à trafegabilidade, e isso ajuda muito também para os nossos hospitais quando precisam de serviços maiores na capital”, apontou o prefeito de Bequimão, Zé Martins.

O prefeito de São Bento, Dino Penha, também reconheceu o trabalho da gestão estadual. “Graças ao apoio do nosso governador Carlos Brandão, foi feito um trabalho excelente. É um governador participativo, é um governador que gosta da Baixada, e a gente, na nossa região, só tem a agradecer por tudo o que ele vem fazendo”.

Já o prefeito de Alcântara, Nivaldo Araújo, destacou o histórico da rodovia. “Estamos aqui inaugurando a tão sonhada e esperada MA que liga o Terminal do Cujupe a Pinheiro. Ela estava totalmente intransitável e, por anos e anos, recebeu apenas remendos e tapa-buracos. Mas o governo do Carlos Brandão, com sensibilidade, fez a recuperação completa, respeitando a população”.

Moradores e trabalhadores que utilizam a rodovia diariamente também relataram a transformação. “Quero só agradecer por esse presente. Agora, essa estrada está um tapete, governador! Obrigado por sempre lembrar da nossa região, da nossa Baixada”, afirmou o servidor municipal Dercio Pinto.

Para o enfermeiro do município de São Bento, Américo Costa, o sentimento é de gratidão. “Obrigado, nosso governador. Muito obrigado! Essa MA era o sonho de muitos anos e, hoje, está sendo concluída. O senhor está de parabéns. A nossa comunidade da Baixada Maranhense também está muito feliz”, disse.

Além de beneficiar o deslocamento de passageiros, a melhoria impacta diretamente no escoamento da produção local, especialmente de pequenos produtores que dependem da rodovia para transportar mercadorias até centros comerciais e pontos de distribuição.

A obra integra um conjunto de intervenções voltadas à recuperação da malha viária maranhense, com foco em corredores logísticos que criam rotas de integração regional. Ainda segundo o governador, também estão em andamento obras como a MA-014, entre Vitória do Mearim e Pinheiro e novos trechos; intervenções na estrada da Barragem Maria Rita, ligando São Bento a Cajapió; a Travessia da Baixada, entre Anajatuba e São João Batista, e, em breve, a reconstrução de rodovias em regiões como Santa Helena e Turilândia.

Governo do Estado entrega 80 km de requalificação da MA-106, melhorando acesso ao Cujupe, na Baixada

– Governo do Maranhão entrega MA-106 requalificada (Foto: Gilson Teixeira)

Alegria e satisfação marcaram a carreata da comitiva do Governo do Estado do Maranhão pela MA-106, neste sábado (11), uma solenidade que oficializou a entrega da requalificação de cerca de 80 km da rodovia, no trecho que conecta o povoado de Cujupe, em Alcântara, ao município de Pinheiro.

O governador Carlos Brandão pontuou como a obra contribui para a mobilidade na Baixada maranhense. “A gente resolveu fazer uma obra diferente. Ao longo de 34 anos, desde quando foi construída pelo ex-governador Cafeteira, os governos vinham fazendo tapa-buraco para dar tráfego. Agora, resolvemos tirar esse asfalto velho e fazer um asfalto novo. Pela primeira vez a gente requalificou 100% com pavimentação de primeira qualidade”, frisou.

A intervenção incluiu a aplicação de microrevestimento asfáltico em toda a extensão, recuperação da camada de rolamento e implantação de sinalização horizontal. O resultado imediato foi percebido no fluxo contínuo de veículos, especialmente nos pontos, antes, mais desgastados da rodovia.

A MA-106 é considerada essencial para a Baixada Maranhense por concentrar parte significativa do tráfego que liga o Terminal do Cujupe — principal acesso hidroviário entre a capital e o interior — aos municípios da região. Com a nova pavimentação e sinalização, o trecho passa a oferecer melhores condições de trânsito durante todo o ano, inclusive no período chuvoso, quando há maior desgaste da pista.

Após a carreata, repleta de interação com os moradores, uma cerimônia contou com a presença do governador Carlos Brandão, autoridades estaduais e municipais que acompanharam de perto a liberação da nova via.

“Recebemos com satisfação e orgulho essa obra. Mesmo com tantas dificuldades, o Governo do Estado sempre nos apoia e traz benefícios para a nossa região. É isso que nós queremos: ser valorizados para ter dignidade”, destacou o prefeito de Pinheiro, André da Ralpnet.

“É uma obra de grande importância para todos os municípios da Baixada e do litoral. É uma estrada que foi requalificada, são 80 quilômetros que darão mais segurança à trafegabilidade, e isso ajuda muito também para os nossos hospitais quando precisam de serviços maiores na capital”, apontou o prefeito de Bequimão, Zé Martins.

O prefeito de São Bento, Dino Penha, também reconheceu o trabalho da gestão estadual. “Graças ao apoio do nosso governador Carlos Brandão, foi feito um trabalho excelente. É um governador participativo, é um governador que gosta da Baixada, e a gente, na nossa região, só tem a agradecer por tudo o que ele vem fazendo”.

Já o prefeito de Alcântara, Nivaldo Araújo, destacou o histórico da rodovia. “Estamos aqui inaugurando a tão sonhada e esperada MA que liga o Terminal do Cujupe a Pinheiro. Ela estava totalmente intransitável e, por anos e anos, recebeu apenas remendos e tapa-buracos. Mas o governo do Carlos Brandão, com sensibilidade, fez a recuperação completa, respeitando a população”.

Moradores e trabalhadores que utilizam a rodovia diariamente também relataram a transformação. “Quero só agradecer por esse presente. Agora, essa estrada está um tapete, governador! Obrigado por sempre lembrar da nossa região, da nossa Baixada”, afirmou o servidor municipal Dercio Pinto.

Para o enfermeiro do município de São Bento, Américo Costa, o sentimento é de gratidão. “Obrigado, nosso governador. Muito obrigado! Essa MA era o sonho de muitos anos e, hoje, está sendo concluída. O senhor está de parabéns. A nossa comunidade da Baixada Maranhense também está muito feliz”, disse.

Além de beneficiar o deslocamento de passageiros, a melhoria impacta diretamente no escoamento da produção local, especialmente de pequenos produtores que dependem da rodovia para transportar mercadorias até centros comerciais e pontos de distribuição.

A obra integra um conjunto de intervenções voltadas à recuperação da malha viária maranhense, com foco em corredores logísticos que criam rotas de integração regional. Ainda segundo o governador, também estão em andamento obras como a MA-014, entre Vitória do Mearim e Pinheiro e novos trechos; intervenções na estrada da Barragem Maria Rita, ligando São Bento a Cajapió; a Travessia da Baixada, entre Anajatuba e São João Batista, e, em breve, a reconstrução de rodovias em regiões como Santa Helena e Turilândia.

Orleans Brandão é recebido por comunidades de São José de Ribamar em apoio à sua pré-candidatura

POLITICA: Em mais um momento de escuta e de fortalecimento do diálogo com as comunidades maranhenses, o pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), foi carinhosamente recebido pelos moradores das comunidades de Juçatuba e do Bom Jardim, na zona rural de São José de Ribamar, sábado (11). Ele esteve acompanhado pelo ex-vereador Dudu Diniz.

A agenda fez parte de uma série de encontros que Orleans tem participado, com o objetivo de ouvir demandas e reforçar a construção de propostas alinhadas às realidades locais.

O primeiro compromisso ocorreu na comunidade tradicional quilombola de Juçatuba, onde foi acolhido com um almoço na casa de Dona Maria José, importante liderança comunitária da região. Na ocasião, os moradores apresentaram suas principais necessidades e sugeriram melhorias para a comunidade.

Em seguida, Orleans esteve no bairro Bom Jardim, onde também foi calorosamente recebido pelos moradores em encontro conduzido pelas lideranças Júlio César e Joelma. A reunião também foi marcada pela escuta ativa e o diálogo aberto acerca das demandas locais.

Trabalho

Durante as visitas, Orleans destacou sua trajetória à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas, ressaltando ações desenvolvidas em parceria com municípios maranhenses e reforçando sua intenção de ampliar esse trabalho. Segundo ele, esses momentos têm sido fundamentais para a construção conjunta de seu projeto político.

“Esses encontros têm um significado muito especial. E é isso que eu tenho feito em todo o Maranhão. Ser recebido com tanto carinho nas comunidades, ouvir de perto as pessoas e entender suas realidades fortalece ainda mais o nosso compromisso. É isso que nos motiva a seguir trabalhando e a querer fazer ainda mais pelo Maranhão”, afirmou.

O pré-candidato também enfatizou a importância do contato direto com a população como base para a construção de políticas públicas mais eficazes. “É dessa forma que a gente constrói propostas verdadeiras, que realmente façam a diferença na vida da população”, completou.

O ex-vereador Dudu Diniz, forte liderança local, falou do perfil participativo de Orleans, destacando sua disposição em ouvir a população e conhecer de perto a realidade das comunidades.

“Pela primeira vez, um pré-candidato ao Governo do Maranhão visita a zona rural de Ribamar. Esse é o perfil de Orleans: uma pessoa que gosta de dialogar e estar perto das pessoas”, disse ele, informando ainda que todo o trabalho para melhoria da infraestrutura, que vem sendo executado no município, com a implantação de cerca de 100 km de asfaltamento de vias, foi articulado por Orleans.

Dona Maria José, liderança de Juçatuba, também destacou o ineditismo de ter pela primeira vez na comunidade um pré-candidato a governador. “Estamos muito feliz pela atenção que foi dada à nossa Juçatuba. Realmente, é a primeira vez que um pré-candidato ao governo nos visita. Queremos trabalhar juntos e trazer muitos benefícios para nossa comunidade”, frisou.

Dona Joelma, liderança de Bom Jardim, disse que acredita no propósito de Orlenas e apresentou demandas para melhoria da sua comunidade. “Precisamos aqui de escolas de ensino médio, espaços de lazer e mais policiamento para reforçar nossa segurança”, pontuou ela.

Governo do Maranhão inaugura reforma do Mercado Municipal, entrega óculos para a população e equipamentos para agentes de saúde de Parnarama

– Com o Programa Cuidar dos Olhos foram entregues 300 óculos no município (Foto: Fernando dos Anjos)

Parnarama comemorou 77 anos na sexta-feira (10) e para celebrar o Governo do Maranhão realizou a entrega de obras no município que vão melhorar a vida da população. O governador Carlos Brandão inaugurou as obras do Mercado Municipal, que foi totalmente reformado. Também foram entregues 100 tablets e fardamentos destinados aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e 300 óculos aos beneficiários do Programa Cuidar dos Olhos – Cirurgias e Óculos.

A agenda municipalista em Parnarama começou com a participação do governador Carlos Brandão em ato cívico na Prefeitura Municipal, no Centro, no início da manhã, que reuniu autoridades locais e a população.

O governador Carlos Brandão parabenizou o município pelos seus 77 anos de emancipação e ressaltou que os benefícios entregues hoje em Parnarama são resultado da agenda municipalista de reuniões com os prefeitos maranhenses, garantindo que os investimentos nos 217 municípios sejam executados de forma estratégica.

“Estamos dando continuidade à nossa agenda municipalista. Mais uma vez em Parnarama e, agora, comemorando os 77 anos de emancipação política e anunciando presentes como a inauguração do tão sonhado Mercado Municipal, que quase pegou fogo e fizemos essa obra para ter um mercado bonito e servindo com dignidade tanto para os feirantes quanto para as pessoas que fazem compras”, assinalou Brandão.

Na ocasião, o governador anunciou que ainda este mês será assinada a ordem de serviço para a obra da estrada que interligará Timon a Matões e Parnarama, contribuindo para o desenvolvimento regional e garantindo mais qualidade de vida para a população. Brandão também anunciou que o município será contemplado com o Programa Coopera Maranhão, com a destinação de veículos para a Câmara de Vereadores e para as Secretarias Municipais de Assistência Social e de Educação, além de uma nova viatura para as ações da polícia no município.

Já o prefeito de Parnarama, Juvenal Silva, agradeceu pela parceira que o Governo do Estado tem mantido com os municípios.

“Essa parceria com o governo é de grande importância para a cidade e quem ganha é Parnarama e o povo. Eu aproveito para agradecer por tudo que o governo já fez pelo município, como a reforma e ampliação do Mercado Municipal, entrega de ambulância, unidade do Viva Procon, Estação Tech e muitas obras que ainda virão através do Estado”, afirmou Juvenal Silva.

Mercado Municipal de Parnarama

Em seguida, foram inauguradas as obras do Mercado Municipal de Parnarama, na rua Timbiras, que passou por reforma completa e vai melhorar as atividades comerciais de feirantes e clientes, além de beneficiar a população de modo geral com um espaço mais adequado.

A obra contempla a recuperação completa do prédio antigo e a ampliação com novas estruturas e espaços comerciais. O projeto inclui melhorias na cobertura, pisos, instalações elétricas e hidrossanitárias.

Foram construídos mais cinco quiosques, duas áreas para artesanato, área para floricultura, espaço para banca de revista e área destinada a descarte de resíduos, além de banheiros masculino, feminino e para uso por pessoas com deficiência.

Para os feirantes que trabalham no mercado a reforma garante melhores condições de trabalho. “Melhorou muito e agora está muito bom. Antes era tudo bagunçado, as coisas ficavam todas sujas. Se continuar como estamos agora será muito bom. Antes era tudo mais devagar e hoje estou achando que está se desenvolvendo muito bem”, afirmou Maria Rita.

Já Otaviano Batista, lembrou que antes faltava uma estrutura com mais segurança e conforto para o trabalho da categoria. “Antes eram umas barracas de papelão cobertas com umas telhas de zinco, quando pegou fogo ficou tudo abandonado. Agora é crescer, já estamos num bom tamanho, mas vamos ainda mais para frente”, comentou.

Marlene Moura trabalha há 18 anos no mercado e pela primeira vez possui um local fixo para comercializar seus produtos. “Melhorou muito porque eu já trabalho aqui há muitos anos e nunca tinha encontrado um local para me sentir à vontade para trabalhar como estou me sentindo agora. Eu sofri muito porque antes não tinha local, hoje tenho o meu local de venda e estou muito feliz”, disse.

Com investimento de R$ 2,8 milhões, o espaço modernizado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), garante mais conforto e organização para todos os frequentadores.

Equipamentos para Agentes Comunitários de Saúde

Em seguida, o governador Carlos Brandão realizou a entrega de 100 tablets e fardamentos destinados aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A distribuição dos equipamentos faz parte das ações de fortalecimento da Atenção Primária em Saúde (APS) desenvolvidas pelo Programa Cuidar de Todos, iniciativa que amplia a cooperação entre o Governo do Maranhão e os municípios para qualificar o trabalho dos profissionais.

Os kits entregues aos ACSs incluem bolsa, camisa e colete, além do tablet utilizado nas atividades em campo. O equipamento permite o registro em tempo real das visitas domiciliares, atualização de cadastros das famílias acompanhadas e monitoramento das condições de saúde da população atendida, o que contribui para maior integração das informações e agilidade na tomada de decisões pelas equipes da rede pública.

Entrega de óculos

Ainda no âmbito da saúde, também foram entregues 300 óculos de grau, por meio do Programa Cuidar dos Olhos – Cirurgias e Óculos, da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Desde sua criação, em 2023, o programa já acumula mais de 692 mil atendimentos, incluindo 60 mil cirurgias oftalmológicas e 300 mil óculos entregues, consolidando-se como uma das maiores iniciativas de saúde visual do estado.

A ação tem como objetivo ampliar o acesso à saúde visual da população, levando consultas, exames e tratamento especializado para perto de quem mais precisa, especialmente em municípios do interior.

Polícia Civil deflagra operação contra golpe da “sextorsão” e cumpre mandados em São Luís

A Polícia Civil do Maranhão deflagrou, na manhã desta terça-feira (7), uma operação para combater o crime de extorsão qualificada. A ação foi conduzida pelo Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos (DCCT), vinculado à Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), e resultou no cumprimento de mandados de busca e apreensão em residências ligadas a suspeitos do crime de extorsão, na modalidade conhecida como “sextorsão”. Trata-se de uma prática criminosa em que os autores coagem a vítima ao pagamento de valores elevados mediante ameaças de divulgação de imagens íntimas a familiares, amigos e colegas de trabalho. As ações ocorreram em imóveis localizados no bairro Vila Luizão, em São Luís, e na Vila J. Lima, em São José de Ribamar.

De acordo com as investigações, os criminosos exigiram o pagamento de R$ 20 mil para não divulgarem imagens íntimas da vítima. Após a recusa, o material foi disseminado em redes sociais e grupos de mensagens, sendo enviado a familiares, colegas de trabalho e outros contatos pessoais, causando prejuízos à honra, à dignidade e à vida privada da vítima.

Durante as diligências, a Polícia Civil identificou que a principal suspeita possui antecedentes pelo crime de roubo. No cumprimento das ordens judiciais, foram apreendidos dispositivos eletrônicos e outros materiais que podem estar relacionados à prática criminosa. Os itens passarão por análise pericial para subsidiar o andamento das investigações.

A Polícia Civil segue empenhada no combate aos crimes cibernéticos e na proteção de vítimas de violações digitais, orientando a população a procurar as autoridades em casos semelhantes.

SAF abre chamada pública do PAA com investimento de R$ 4,6 milhões para agricultura familiar

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), está com chamada pública aberta para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com dispensa de licitação, destinada à compra de alimentos produzidos por empreendimentos da agricultura familiar em todo o estado. Ao todo, serão investidos R$ 4,6 milhões na aquisição dos produtos.

O PAA é uma ação do Governo Federal, executada por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que tem como objetivo fortalecer a produção local, gerar renda no campo e ampliar o acesso a alimentos para a população em situação de vulnerabilidade social.

Serão selecionados fornecedores de municípios que possuam formalização de adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). Entre os critérios estabelecidos no edital, está a obrigatoriedade de cadastramento de indígenas, quilombolas e demais comunidades tradicionais, além da garantia de, no mínimo, 50% de participação de mulheres.

Também terão prioridade agricultores e agricultoras familiares inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), pessoas negras, assentados da reforma agrária, quebradeiras de coco, pescadores ribeirinhos e jovens com idade entre 18 e 29 anos.

As inscrições devem ser feitas com o preenchimento de formulário disponível no site: www.saf.ma.gov.br até dia 20 de abril.

Serão consideradas válidas apenas as inscrições realizadas dentro do prazo e em conformidade com as regras estabelecidas no edital.