Brandão entrega 80 km de requalificação da MA-106, melhorando acesso ao Cujupe, na Baixada

Alegria e satisfação marcaram a carreata da comitiva do Governo do Estado do Maranhão pela MA-106, neste sábado (11), uma solenidade que oficializou a entrega da requalificação de cerca de 80 km da rodovia, no trecho que conecta o povoado de Cujupe, em Alcântara, ao município de Pinheiro.

O governador Carlos Brandão pontuou como a obra contribui para a mobilidade na Baixada maranhense. “A gente resolveu fazer uma obra diferente. Ao longo de 34 anos, desde quando foi construída pelo ex-governador Cafeteira, os governos vinham fazendo tapa-buraco para dar tráfego. Agora, resolvemos tirar esse asfalto velho e fazer um asfalto novo. Pela primeira vez a gente requalificou 100% com pavimentação de primeira qualidade”, frisou.

A intervenção incluiu a aplicação de microrevestimento asfáltico em toda a extensão, recuperação da camada de rolamento e implantação de sinalização horizontal. O resultado imediato foi percebido no fluxo contínuo de veículos, especialmente nos pontos, antes, mais desgastados da rodovia.

A MA-106 é considerada essencial para a Baixada Maranhense por concentrar parte significativa do tráfego que liga o Terminal do Cujupe — principal acesso hidroviário entre a capital e o interior — aos municípios da região. Com a nova pavimentação e sinalização, o trecho passa a oferecer melhores condições de trânsito durante todo o ano, inclusive no período chuvoso, quando há maior desgaste da pista.

Após a carreata, repleta de interação com os moradores, uma cerimônia contou com a presença do governador Carlos Brandão, autoridades estaduais e municipais que acompanharam de perto a liberação da nova via.

“Recebemos com satisfação e orgulho essa obra. Mesmo com tantas dificuldades, o Governo do Estado sempre nos apoia e traz benefícios para a nossa região. É isso que nós queremos: ser valorizados para ter dignidade”, destacou o prefeito de Pinheiro, André da Ralpnet.

“É uma obra de grande importância para todos os municípios da Baixada e do litoral. É uma estrada que foi requalificada, são 80 quilômetros que darão mais segurança à trafegabilidade, e isso ajuda muito também para os nossos hospitais quando precisam de serviços maiores na capital”, apontou o prefeito de Bequimão, Zé Martins.

O prefeito de São Bento, Dino Penha, também reconheceu o trabalho da gestão estadual. “Graças ao apoio do nosso governador Carlos Brandão, foi feito um trabalho excelente. É um governador participativo, é um governador que gosta da Baixada, e a gente, na nossa região, só tem a agradecer por tudo o que ele vem fazendo”.

Já o prefeito de Alcântara, Nivaldo Araújo, destacou o histórico da rodovia. “Estamos aqui inaugurando a tão sonhada e esperada MA que liga o Terminal do Cujupe a Pinheiro. Ela estava totalmente intransitável e, por anos e anos, recebeu apenas remendos e tapa-buracos. Mas o governo do Carlos Brandão, com sensibilidade, fez a recuperação completa, respeitando a população”.

Moradores e trabalhadores que utilizam a rodovia diariamente também relataram a transformação. “Quero só agradecer por esse presente. Agora, essa estrada está um tapete, governador! Obrigado por sempre lembrar da nossa região, da nossa Baixada”, afirmou o servidor municipal Dercio Pinto.

Para o enfermeiro do município de São Bento, Américo Costa, o sentimento é de gratidão. “Obrigado, nosso governador. Muito obrigado! Essa MA era o sonho de muitos anos e, hoje, está sendo concluída. O senhor está de parabéns. A nossa comunidade da Baixada Maranhense também está muito feliz”, disse.

Além de beneficiar o deslocamento de passageiros, a melhoria impacta diretamente no escoamento da produção local, especialmente de pequenos produtores que dependem da rodovia para transportar mercadorias até centros comerciais e pontos de distribuição.

A obra integra um conjunto de intervenções voltadas à recuperação da malha viária maranhense, com foco em corredores logísticos que criam rotas de integração regional. Ainda segundo o governador, também estão em andamento obras como a MA-014, entre Vitória do Mearim e Pinheiro e novos trechos; intervenções na estrada da Barragem Maria Rita, ligando São Bento a Cajapió; a Travessia da Baixada, entre Anajatuba e São João Batista, e, em breve, a reconstrução de rodovias em regiões como Santa Helena e Turilândia.

Governo do Estado entrega 80 km de requalificação da MA-106, melhorando acesso ao Cujupe, na Baixada

– Governo do Maranhão entrega MA-106 requalificada (Foto: Gilson Teixeira)

Alegria e satisfação marcaram a carreata da comitiva do Governo do Estado do Maranhão pela MA-106, neste sábado (11), uma solenidade que oficializou a entrega da requalificação de cerca de 80 km da rodovia, no trecho que conecta o povoado de Cujupe, em Alcântara, ao município de Pinheiro.

O governador Carlos Brandão pontuou como a obra contribui para a mobilidade na Baixada maranhense. “A gente resolveu fazer uma obra diferente. Ao longo de 34 anos, desde quando foi construída pelo ex-governador Cafeteira, os governos vinham fazendo tapa-buraco para dar tráfego. Agora, resolvemos tirar esse asfalto velho e fazer um asfalto novo. Pela primeira vez a gente requalificou 100% com pavimentação de primeira qualidade”, frisou.

A intervenção incluiu a aplicação de microrevestimento asfáltico em toda a extensão, recuperação da camada de rolamento e implantação de sinalização horizontal. O resultado imediato foi percebido no fluxo contínuo de veículos, especialmente nos pontos, antes, mais desgastados da rodovia.

A MA-106 é considerada essencial para a Baixada Maranhense por concentrar parte significativa do tráfego que liga o Terminal do Cujupe — principal acesso hidroviário entre a capital e o interior — aos municípios da região. Com a nova pavimentação e sinalização, o trecho passa a oferecer melhores condições de trânsito durante todo o ano, inclusive no período chuvoso, quando há maior desgaste da pista.

Após a carreata, repleta de interação com os moradores, uma cerimônia contou com a presença do governador Carlos Brandão, autoridades estaduais e municipais que acompanharam de perto a liberação da nova via.

“Recebemos com satisfação e orgulho essa obra. Mesmo com tantas dificuldades, o Governo do Estado sempre nos apoia e traz benefícios para a nossa região. É isso que nós queremos: ser valorizados para ter dignidade”, destacou o prefeito de Pinheiro, André da Ralpnet.

“É uma obra de grande importância para todos os municípios da Baixada e do litoral. É uma estrada que foi requalificada, são 80 quilômetros que darão mais segurança à trafegabilidade, e isso ajuda muito também para os nossos hospitais quando precisam de serviços maiores na capital”, apontou o prefeito de Bequimão, Zé Martins.

O prefeito de São Bento, Dino Penha, também reconheceu o trabalho da gestão estadual. “Graças ao apoio do nosso governador Carlos Brandão, foi feito um trabalho excelente. É um governador participativo, é um governador que gosta da Baixada, e a gente, na nossa região, só tem a agradecer por tudo o que ele vem fazendo”.

Já o prefeito de Alcântara, Nivaldo Araújo, destacou o histórico da rodovia. “Estamos aqui inaugurando a tão sonhada e esperada MA que liga o Terminal do Cujupe a Pinheiro. Ela estava totalmente intransitável e, por anos e anos, recebeu apenas remendos e tapa-buracos. Mas o governo do Carlos Brandão, com sensibilidade, fez a recuperação completa, respeitando a população”.

Moradores e trabalhadores que utilizam a rodovia diariamente também relataram a transformação. “Quero só agradecer por esse presente. Agora, essa estrada está um tapete, governador! Obrigado por sempre lembrar da nossa região, da nossa Baixada”, afirmou o servidor municipal Dercio Pinto.

Para o enfermeiro do município de São Bento, Américo Costa, o sentimento é de gratidão. “Obrigado, nosso governador. Muito obrigado! Essa MA era o sonho de muitos anos e, hoje, está sendo concluída. O senhor está de parabéns. A nossa comunidade da Baixada Maranhense também está muito feliz”, disse.

Além de beneficiar o deslocamento de passageiros, a melhoria impacta diretamente no escoamento da produção local, especialmente de pequenos produtores que dependem da rodovia para transportar mercadorias até centros comerciais e pontos de distribuição.

A obra integra um conjunto de intervenções voltadas à recuperação da malha viária maranhense, com foco em corredores logísticos que criam rotas de integração regional. Ainda segundo o governador, também estão em andamento obras como a MA-014, entre Vitória do Mearim e Pinheiro e novos trechos; intervenções na estrada da Barragem Maria Rita, ligando São Bento a Cajapió; a Travessia da Baixada, entre Anajatuba e São João Batista, e, em breve, a reconstrução de rodovias em regiões como Santa Helena e Turilândia.

Orleans Brandão é recebido por comunidades de São José de Ribamar em apoio à sua pré-candidatura

POLITICA: Em mais um momento de escuta e de fortalecimento do diálogo com as comunidades maranhenses, o pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), foi carinhosamente recebido pelos moradores das comunidades de Juçatuba e do Bom Jardim, na zona rural de São José de Ribamar, sábado (11). Ele esteve acompanhado pelo ex-vereador Dudu Diniz.

A agenda fez parte de uma série de encontros que Orleans tem participado, com o objetivo de ouvir demandas e reforçar a construção de propostas alinhadas às realidades locais.

O primeiro compromisso ocorreu na comunidade tradicional quilombola de Juçatuba, onde foi acolhido com um almoço na casa de Dona Maria José, importante liderança comunitária da região. Na ocasião, os moradores apresentaram suas principais necessidades e sugeriram melhorias para a comunidade.

Em seguida, Orleans esteve no bairro Bom Jardim, onde também foi calorosamente recebido pelos moradores em encontro conduzido pelas lideranças Júlio César e Joelma. A reunião também foi marcada pela escuta ativa e o diálogo aberto acerca das demandas locais.

Trabalho

Durante as visitas, Orleans destacou sua trajetória à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas, ressaltando ações desenvolvidas em parceria com municípios maranhenses e reforçando sua intenção de ampliar esse trabalho. Segundo ele, esses momentos têm sido fundamentais para a construção conjunta de seu projeto político.

“Esses encontros têm um significado muito especial. E é isso que eu tenho feito em todo o Maranhão. Ser recebido com tanto carinho nas comunidades, ouvir de perto as pessoas e entender suas realidades fortalece ainda mais o nosso compromisso. É isso que nos motiva a seguir trabalhando e a querer fazer ainda mais pelo Maranhão”, afirmou.

O pré-candidato também enfatizou a importância do contato direto com a população como base para a construção de políticas públicas mais eficazes. “É dessa forma que a gente constrói propostas verdadeiras, que realmente façam a diferença na vida da população”, completou.

O ex-vereador Dudu Diniz, forte liderança local, falou do perfil participativo de Orleans, destacando sua disposição em ouvir a população e conhecer de perto a realidade das comunidades.

“Pela primeira vez, um pré-candidato ao Governo do Maranhão visita a zona rural de Ribamar. Esse é o perfil de Orleans: uma pessoa que gosta de dialogar e estar perto das pessoas”, disse ele, informando ainda que todo o trabalho para melhoria da infraestrutura, que vem sendo executado no município, com a implantação de cerca de 100 km de asfaltamento de vias, foi articulado por Orleans.

Dona Maria José, liderança de Juçatuba, também destacou o ineditismo de ter pela primeira vez na comunidade um pré-candidato a governador. “Estamos muito feliz pela atenção que foi dada à nossa Juçatuba. Realmente, é a primeira vez que um pré-candidato ao governo nos visita. Queremos trabalhar juntos e trazer muitos benefícios para nossa comunidade”, frisou.

Dona Joelma, liderança de Bom Jardim, disse que acredita no propósito de Orlenas e apresentou demandas para melhoria da sua comunidade. “Precisamos aqui de escolas de ensino médio, espaços de lazer e mais policiamento para reforçar nossa segurança”, pontuou ela.

Governo do Maranhão inaugura reforma do Mercado Municipal, entrega óculos para a população e equipamentos para agentes de saúde de Parnarama

– Com o Programa Cuidar dos Olhos foram entregues 300 óculos no município (Foto: Fernando dos Anjos)

Parnarama comemorou 77 anos na sexta-feira (10) e para celebrar o Governo do Maranhão realizou a entrega de obras no município que vão melhorar a vida da população. O governador Carlos Brandão inaugurou as obras do Mercado Municipal, que foi totalmente reformado. Também foram entregues 100 tablets e fardamentos destinados aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e 300 óculos aos beneficiários do Programa Cuidar dos Olhos – Cirurgias e Óculos.

A agenda municipalista em Parnarama começou com a participação do governador Carlos Brandão em ato cívico na Prefeitura Municipal, no Centro, no início da manhã, que reuniu autoridades locais e a população.

O governador Carlos Brandão parabenizou o município pelos seus 77 anos de emancipação e ressaltou que os benefícios entregues hoje em Parnarama são resultado da agenda municipalista de reuniões com os prefeitos maranhenses, garantindo que os investimentos nos 217 municípios sejam executados de forma estratégica.

“Estamos dando continuidade à nossa agenda municipalista. Mais uma vez em Parnarama e, agora, comemorando os 77 anos de emancipação política e anunciando presentes como a inauguração do tão sonhado Mercado Municipal, que quase pegou fogo e fizemos essa obra para ter um mercado bonito e servindo com dignidade tanto para os feirantes quanto para as pessoas que fazem compras”, assinalou Brandão.

Na ocasião, o governador anunciou que ainda este mês será assinada a ordem de serviço para a obra da estrada que interligará Timon a Matões e Parnarama, contribuindo para o desenvolvimento regional e garantindo mais qualidade de vida para a população. Brandão também anunciou que o município será contemplado com o Programa Coopera Maranhão, com a destinação de veículos para a Câmara de Vereadores e para as Secretarias Municipais de Assistência Social e de Educação, além de uma nova viatura para as ações da polícia no município.

Já o prefeito de Parnarama, Juvenal Silva, agradeceu pela parceira que o Governo do Estado tem mantido com os municípios.

“Essa parceria com o governo é de grande importância para a cidade e quem ganha é Parnarama e o povo. Eu aproveito para agradecer por tudo que o governo já fez pelo município, como a reforma e ampliação do Mercado Municipal, entrega de ambulância, unidade do Viva Procon, Estação Tech e muitas obras que ainda virão através do Estado”, afirmou Juvenal Silva.

Mercado Municipal de Parnarama

Em seguida, foram inauguradas as obras do Mercado Municipal de Parnarama, na rua Timbiras, que passou por reforma completa e vai melhorar as atividades comerciais de feirantes e clientes, além de beneficiar a população de modo geral com um espaço mais adequado.

A obra contempla a recuperação completa do prédio antigo e a ampliação com novas estruturas e espaços comerciais. O projeto inclui melhorias na cobertura, pisos, instalações elétricas e hidrossanitárias.

Foram construídos mais cinco quiosques, duas áreas para artesanato, área para floricultura, espaço para banca de revista e área destinada a descarte de resíduos, além de banheiros masculino, feminino e para uso por pessoas com deficiência.

Para os feirantes que trabalham no mercado a reforma garante melhores condições de trabalho. “Melhorou muito e agora está muito bom. Antes era tudo bagunçado, as coisas ficavam todas sujas. Se continuar como estamos agora será muito bom. Antes era tudo mais devagar e hoje estou achando que está se desenvolvendo muito bem”, afirmou Maria Rita.

Já Otaviano Batista, lembrou que antes faltava uma estrutura com mais segurança e conforto para o trabalho da categoria. “Antes eram umas barracas de papelão cobertas com umas telhas de zinco, quando pegou fogo ficou tudo abandonado. Agora é crescer, já estamos num bom tamanho, mas vamos ainda mais para frente”, comentou.

Marlene Moura trabalha há 18 anos no mercado e pela primeira vez possui um local fixo para comercializar seus produtos. “Melhorou muito porque eu já trabalho aqui há muitos anos e nunca tinha encontrado um local para me sentir à vontade para trabalhar como estou me sentindo agora. Eu sofri muito porque antes não tinha local, hoje tenho o meu local de venda e estou muito feliz”, disse.

Com investimento de R$ 2,8 milhões, o espaço modernizado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), garante mais conforto e organização para todos os frequentadores.

Equipamentos para Agentes Comunitários de Saúde

Em seguida, o governador Carlos Brandão realizou a entrega de 100 tablets e fardamentos destinados aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A distribuição dos equipamentos faz parte das ações de fortalecimento da Atenção Primária em Saúde (APS) desenvolvidas pelo Programa Cuidar de Todos, iniciativa que amplia a cooperação entre o Governo do Maranhão e os municípios para qualificar o trabalho dos profissionais.

Os kits entregues aos ACSs incluem bolsa, camisa e colete, além do tablet utilizado nas atividades em campo. O equipamento permite o registro em tempo real das visitas domiciliares, atualização de cadastros das famílias acompanhadas e monitoramento das condições de saúde da população atendida, o que contribui para maior integração das informações e agilidade na tomada de decisões pelas equipes da rede pública.

Entrega de óculos

Ainda no âmbito da saúde, também foram entregues 300 óculos de grau, por meio do Programa Cuidar dos Olhos – Cirurgias e Óculos, da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Desde sua criação, em 2023, o programa já acumula mais de 692 mil atendimentos, incluindo 60 mil cirurgias oftalmológicas e 300 mil óculos entregues, consolidando-se como uma das maiores iniciativas de saúde visual do estado.

A ação tem como objetivo ampliar o acesso à saúde visual da população, levando consultas, exames e tratamento especializado para perto de quem mais precisa, especialmente em municípios do interior.

Governo do Maranhão inicia obras de requalificação da Via Expressa, em São Luís

– Objetivo é proporcionar aos turistas e ao público maranhense um passeio pelas belezas turísticas do estado, por meio de diversas ações no espaço (Foto: Divulgação)

Neste mês de abril, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Governo (Segov), iniciou as obras de requalificação da Via Expressa, uma das vias mais importantes do estado, localizada em São Luís.

A requalificação integra o projeto “Via Expressa – Maranhão, Terra de Encantos”, que tem como objetivo proporcionar aos turistas e ao público maranhense um passeio pelas belezas turísticas do estado, por meio de diversas ações no espaço, como um novo projeto de comunicação visual e paisagismo.

Ao todo, serão 10 polos turísticos, estabelecidos pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-MA), que valorizam a cultura e as belezas naturais de cada região, além de se configurarem como espaços “instagramáveis”. São eles: Polo São Luís, Polo Amazônia Maranhense, Polo Chapada das Mesas, Polo Cocais, Polo Floresta dos Guarás, Polo Lagos e Campos Floridos, Polo Munim, Polo Serras Guajajara, Timbira e Kanela, Polo Lençóis & Delta e Polo Sertão.

Para o secretário Márcio Machado, da Segov, a obra será de grande importância para o estado, ao destacar diversos pontos turísticos de todas as regiões do Maranhão e atrair novos públicos para uma das principais vias da Região Metropolitana de São Luís.

“Sob determinação do governador Carlos Brandão, iniciamos esta importante obra com uma visita técnica aos pontos em que serão instalados os polos turísticos, assim como a execução das bases de totens e portais da via. Além disso, realizamos uma série de ações, como melhoria da iluminação em toda a extensão, paisagismo, pintura da ciclovia e do meio-fio, manutenção das calçadas e roçagem. Assim, reforçamos a capacidade do Governo do Maranhão de realizar muito em pouco tempo”, destacou.

A revitalização tem extensão de aproximadamente 4,5 km, interligando importantes avenidas de São Luís. As obras são realizadas em pista dupla, com três faixas, canteiro central, passeios laterais, ciclovia, iluminação e paisagismo.

Entre os serviços a serem executados estão: implantação de totens e portais com referência aos polos turísticos do Maranhão; limpeza com poda e roçagem ao longo de toda a via; paisagismo, incluindo pintura nas muretas das pontes; recuperação das ciclovias com nova pintura e melhorias nas calçadas; ampliação do sistema de iluminação nas laterais da via, ao longo da ciclovia e dos passeios, com implantação de novos postes e luminárias; além da requalificação de toda a iluminação existente, com aumento dos níveis de luminância no canteiro central.

“Nós estamos vivendo um momento importante, e o governador Carlos Brandão tem valorizado muito o turismo do Maranhão. Saímos recentemente de uma grande feira, a Expoturismo, onde evidenciamos os 10 polos turísticos do estado e, a partir disso, surgiu a ideia de homenageá-los em uma avenida de grande extensão e fluxo em São Luís, que é a Via Expressa, onde esses polos serão representados e identificados. A proposta é instalar portais que valorizem e evidenciem a cultura desses polos, permitindo que o Maranhão se reconheça a partir deles. Trata-se de um trabalho contínuo de municipalização do turismo e de valorização promovida por todo o Governo do Estado. Uma iniciativa da Segov que fortalece o turismo maranhense”, acrescentou Socorro Araújo, secretária de Estado do Turismo.

Orleans Brandão visita obras estaduais em Itapecuru e defende parceria durante agenda na cidade

POLITICA: O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), esteve em Itapecuru-Mirim na quinta-feira (9), onde visitou obras em execução e defendeu a parceria entre o governo estadual e a gestão municipal.

Acompanhado do prefeito Felipe Marreca, Orleans visitou as obras de reforma e ampliação do Corpo de Bombeiros, do Centro de Hemodiálise, do Centro de Especialidades Médicas, do Mercado Municipal e intervenções de saneamento básico, além de outras frentes de trabalho em andamento na cidade.

Ao destacar a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Itapecuru, Orleans ressaltou sua atuação quando era secretário de Assuntos Municipalistas na articulação de investimentos para o município e destacou o volume de obras em execução. Segundo ele, Itapecuru vive um momento importante de transformação e se consolida como um verdadeiro canteiro de obras, fruto da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura.

“Eu me sinto muito feliz em ter contribuído com esse processo, mantendo o diálogo permanente e buscando sempre o melhor para a população de Itapecuru. O Estado já entregou importantes obras e em diversas áreas, além de ter outras em andamento. Tudo resultado da boa interlocução que mantivemos com a gestão municipal”, afirmou Orleans, citando ainda a entrega de três Areninhas Esportivas, um marco para o esporte e o lazer local.

Durante a visita, o prefeito Felipe Marreca ressaltou o papel estratégico de Orleans Brandão quando era secretário na articulação institucional, que viabilizou importantes investimentos para Itapecuru. Segundo o gestor, a atuação dele foi decisiva para garantir que demandas históricas do município fossem concretizadas.

“Quero reconhecer, de forma especial, o trabalho de Orleans Brandão, peça importante nessa interlocução junto ao Governo do Estado, que contribuiu diretamente para que obras e ações relevantes se tornassem realidade em Itapecuru. Também sou grato ao governador Brandão pelo compromisso com a nossa cidade. Este é um momento de grande significado para todos nós, especialmente para a juventude e para o esporte, com a entrega da terceira Areninha Esportiva na nossa cidade, e de diversas outras obras em andamento”, frisou o prefeito.

106 anos de Coroatá: Brandão entrega obras de educação, saneamento, pavimentação e de lazer

A quarta-feira (8) foi de comemoração em Coroatá, já que o município chegou aos seus 106 anos. Para marcar a data, o Governo do Maranhão fez entregas de obras para beneficiar a população do município. O governador Carlos Brandão inaugurou o Centro Educa+ Clodomir Milet, a reforma do Mercado Municipal, obras de pavimentação, abastecimento d’água e de novos espaços de lazer e prática esportiva. Na ocasião, o governador Carlos Brandão falou da satisfação em poder trabalhar em parceria com o município, fortalecendo as ações e melhorias para a vida dos coroataenses.

“Eu fico muito feliz de ver as obras saindo do papel, onde prometemos no aniversário do ano passado e, hoje, estamos aqui, entregando. Vendo aqui uma ambulância chegando hoje para a UPA, vendo as entregas dos equipamentos que fizemos aos agentes comunitários de saúde, que vão de casa em casa; entrega de uma praça, entrega de mais uma escola, inauguração de vias urbanas, entrega de sistema de abastecimento de água, entre tantas outras obras que estamos aqui, entregando para a população. E ainda temos diversas outras em andamento, que serão inauguradas em breve”, comemorou Brandão.

O prefeito de Coroatá, Edimar Vaqueiro, destacou que a presença do Governo do Maranhão no município tem levado ações efetivas, com o cumprimento dos compromissos firmados. “Coroatá está passando por uma transformação, em pleno desenvolvimento, e o governador Brandão faz parte desse processo, entregando obras que muitos prometeram, mas não cumpriram, como o estádio, o mercado e tantas outras. Nós só temos a agradecer ao Governo pela presença, o povo de Coroatá agradece, por tantas obras importantes que foram entregues hoje”, disse o prefeito.

A primeira entrega do dia foi o Centro Educa+ Clodomir Milet, reforçando a educação no município. A unidade está localizada na Rua Gonçalves Dias, nas proximidades do Fórum, e tem capacidade para 246 estudantes e estrutura com 5 salas de aula, salas de secretaria, diretoria e dos professores, biblioteca, sala de informática, laboratório, cozinha e refeitório. A unidade também tem quadra coberta para prática de atividades físicas. A escola foi adaptada para garantir a acessibilidade de alunos e profissionais com deficiência.

Raimundo Josias Silva, gestor geral da escola, afirmou que a obra representa um marco significativo para a educação do município. “Esta escola oferecerá educação em tempo integral para os nossos alunos. Por isso, é com grande satisfação que celebramos hoje a entrega da segunda maior escola de tempo integral em nossa cidade com uma estrutura sem precedentes em nosso município. Como educadores e na minha função de gestor, expresso nossa grande alegria, pois esta escola proporcionará aos nossos alunos amplas oportunidades de estudo e aprendizado, impulsionando seu desenvolvimento intelectual e sua busca pelo conhecimento”, enfatizou.

O governador Carlos Brandão também fez a entrega de 163 tablets e fardamentos destinados aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Os kits entregues aos ACSs incluem bolsa, camisa e colete, além do tablet utilizado nas atividades em campo. O equipamento permite o registro em tempo real das visitas domiciliares, atualização de cadastros das famílias acompanhadas e monitoramento das condições de saúde da população atendida, o que contribui para maior integração das informações e agilidade na tomada de decisões pelas equipes da rede pública.

A distribuição dos equipamentos faz parte das ações de fortalecimento da Atenção Primária em Saúde (APS) desenvolvidas pelo Programa Cuidar de Todos, iniciativa que amplia a cooperação entre o Governo do Maranhão e os municípios, para qualificar o trabalho. Ainda no âmbito da saúde, também foram entregues 200 óculos de grau, por meio do programa Cuidar dos Olhos – Cirurgias e Óculos, da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A ação integra o cronograma permanente do programa, que segue em execução em diferentes municípios e mantém o atendimento oftalmológico como prioridade da gestão estadual.

Para garantir espaços de lazer, convivência comunitária e prática esportiva, no município foi entregue também a Praça da Família Pastor Raimundo Bené da Silva, no Bairro Novo Areal. A praça conta com 1.376 metros quadrados de área urbanizada, playground, academia ao ar livre, projeto paisagístico e iluminação artística.

O morador José Raimundo afirmou que a nova praça vai proporcionar uma nova perspectiva para a comunidade. “Com essa praça vamos renovar a visão sobre a nossa rua, que se tornou mais valorizada, pois antes não era tão notada pela administração pública. Hoje, graças a Deus, temos em nossa rua, em nosso bairro, uma praça de grande porte”, comemorou.

Em seguida, foi entregue a obra do Mercado Municipal, executada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra). O mercado passou por serviços de revitalização da cobertura e piso, reformulação dos boxes e arquibancadas, além da construção de banheiros para uso pelos comerciantes e consumidores.

Melhorando a mobilidade urbana, o Governo do Estado entregou 2 quilômetros de pavimentação asfáltica, no trecho que liga a Avenida Magalhães de Almeida até a Areninha Esportiva no povoado Marajá, localizada às margens da MA-332.

A Areninha Esportiva representa um incentivo para que os jovens desenvolvam suas potencialidades no mundo do esporte. O espaço conta com quadra, arquibancada, aparelhos de exercícios físicos, iluminação, bancos, passeio e caramanchão.

No encerramento da programação, foram entregues dois sistemas simplificados de abastecimento de água, beneficiando as comunidades dos bairros União e Centro, ampliando o acesso à água encanada e tratada.

Na oportunidade, o governador Carlos Brandão também visitou as instalações da Fazenda da Esperança de Coroatá, acompanhado do prefeito Edimar Vaqueiro, dos deputados Estaduais Arnaldo Melo e Helena Duailibe; e demais autoridades. A instituição é uma comunidade terapêutica católica de destaque na recuperação de dependentes químicos.

106 anos de Coroatá: Governo do Maranhão entrega obras de educação, saneamento, pavimentação e de lazer

– Governo entrega pacote de obras nos 106 anos de Coroatá (Foto: Gilson Teixeira)

A quarta-feira (8) foi de comemoração em Coroatá, já que o município chegou aos seus 106 anos. Para marcar a data, o Governo do Maranhão fez entregas de obras para beneficiar a população do município. O governador Carlos Brandão inaugurou o Centro Educa+ Clodomir Milet, a reforma do Mercado Municipal, obras de pavimentação, abastecimento d’água e de novos espaços de lazer e prática esportiva. Na ocasião, o governador Carlos Brandão falou da satisfação em poder trabalhar em parceria com o município, fortalecendo as ações e melhorias para a vida dos coroataenses.

“Eu fico muito feliz de ver as obras saindo do papel, onde prometemos no aniversário do ano passado e, hoje, estamos aqui, entregando. Vendo aqui uma ambulância chegando hoje para a UPA, vendo as entregas dos equipamentos que fizemos aos agentes comunitários de saúde, que vão de casa em casa; entrega de uma praça, entrega de mais uma escola, inauguração de vias urbanas, entrega de sistema de abastecimento de água, entre tantas outras obras que estamos aqui, entregando para a população. E ainda temos diversas outras em andamento, que serão inauguradas em breve”, comemorou Brandão.

O prefeito de Coroatá, Edimar Vaqueiro, destacou que a presença do Governo do Maranhão no município tem levado ações efetivas, com o cumprimento dos compromissos firmados. “Coroatá está passando por uma transformação, em pleno desenvolvimento, e o governador Brandão faz parte desse processo, entregando obras que muitos prometeram, mas não cumpriram, como o estádio, o mercado e tantas outras. Nós só temos a agradecer ao Governo pela presença, o povo de Coroatá agradece, por tantas obras importantes que foram entregues hoje”, disse o prefeito.

A primeira entrega do dia foi o Centro Educa+ Clodomir Milet, reforçando a educação no município. A unidade está localizada na Rua Gonçalves Dias, nas proximidades do Fórum, e tem capacidade para 246 estudantes e estrutura com 5 salas de aula, salas de secretaria, diretoria e dos professores, biblioteca, sala de informática, laboratório, cozinha e refeitório. A unidade também tem quadra coberta para prática de atividades físicas. A escola foi adaptada para garantir a acessibilidade de alunos e profissionais com deficiência.

Raimundo Josias Silva, gestor geral da escola, afirmou que a obra representa um marco significativo para a educação do município. “Esta escola oferecerá educação em tempo integral para os nossos alunos. Por isso, é com grande satisfação que celebramos hoje a entrega da segunda maior escola de tempo integral em nossa cidade com uma estrutura sem precedentes em nosso município. Como educadores e na minha função de gestor, expresso nossa grande alegria, pois esta escola proporcionará aos nossos alunos amplas oportunidades de estudo e aprendizado, impulsionando seu desenvolvimento intelectual e sua busca pelo conhecimento”, enfatizou.

O governador Carlos Brandão também fez a entrega de 163 tablets e fardamentos destinados aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Os kits entregues aos ACSs incluem bolsa, camisa e colete, além do tablet utilizado nas atividades em campo. O equipamento permite o registro em tempo real das visitas domiciliares, atualização de cadastros das famílias acompanhadas e monitoramento das condições de saúde da população atendida, o que contribui para maior integração das informações e agilidade na tomada de decisões pelas equipes da rede pública.

A distribuição dos equipamentos faz parte das ações de fortalecimento da Atenção Primária em Saúde (APS) desenvolvidas pelo Programa Cuidar de Todos, iniciativa que amplia a cooperação entre o Governo do Maranhão e os municípios, para qualificar o trabalho. Ainda no âmbito da saúde, também foram entregues 200 óculos de grau, por meio do programa Cuidar dos Olhos – Cirurgias e Óculos, da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A ação integra o cronograma permanente do programa, que segue em execução em diferentes municípios e mantém o atendimento oftalmológico como prioridade da gestão estadual.

Para garantir espaços de lazer, convivência comunitária e prática esportiva, no município foi entregue também a Praça da Família Pastor Raimundo Bené da Silva, no Bairro Novo Areal. A praça conta com 1.376 metros quadrados de área urbanizada, playground, academia ao ar livre, projeto paisagístico e iluminação artística.

O morador José Raimundo afirmou que a nova praça vai proporcionar uma nova perspectiva para a comunidade. “Com essa praça vamos renovar a visão sobre a nossa rua, que se tornou mais valorizada, pois antes não era tão notada pela administração pública. Hoje, graças a Deus, temos em nossa rua, em nosso bairro, uma praça de grande porte”, comemorou.

Em seguida, foi entregue a obra do Mercado Municipal, executada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra). O mercado passou por serviços de revitalização da cobertura e piso, reformulação dos boxes e arquibancadas, além da construção de banheiros para uso pelos comerciantes e consumidores.

Melhorando a mobilidade urbana, o Governo do Estado entregou 2 quilômetros de pavimentação asfáltica, no trecho que liga a Avenida Magalhães de Almeida até a Areninha Esportiva no povoado Marajá, localizada às margens da MA-332.

A Areninha Esportiva representa um incentivo para que os jovens desenvolvam suas potencialidades no mundo do esporte. O espaço conta com quadra, arquibancada, aparelhos de exercícios físicos, iluminação, bancos, passeio e caramanchão.

No encerramento da programação, foram entregues dois sistemas simplificados de abastecimento de água, beneficiando as comunidades dos bairros União e Centro, ampliando o acesso à água encanada e tratada.

Na oportunidade, o governador Carlos Brandão também visitou as instalações da Fazenda da Esperança de Coroatá, acompanhado do prefeito Edimar Vaqueiro, dos deputados Estaduais Arnaldo Melo e Helena Duailibe; e demais autoridades. A instituição é uma comunidade terapêutica católica de destaque na recuperação de dependentes químicos.

Governo celebra o aniversário de 77 anos de Parnarama com inaugurações e entregas na sexta-feira (10)

Na próxima sexta-feira (10), o governador Carlos Brandão cumprirá agenda na cidade de Parnarama, onde fará inaugurações e entregas em comemoração ao aniversário de 77 anos de emancipação do município. Serão benfeitorias nas áreas de infraestrutura e saúde.

Às 8h30, o governador participará de ato cívico na Prefeitura Municipal, no Centro. Logo depois, por volta das 10h, Brandão participa da inauguração das obras do Mercado Municipal de Parnarama, na rua Timbiras, que passou por reforma completa e vai melhorar as atividades comerciais de feirantes e clientes, além de beneficiar a população de modo geral com um espaço mais adequado.

A obra contempla a recuperação completa do prédio antigo e a ampliação com novas estruturas e espaços comerciais. O projeto inclui melhorias na cobertura, pisos, instalações elétricas e hidrossanitárias, além da construção de quiosques, áreas para artesanato, floricultura e novos banheiros. Com investimento de R$ 2,8 milhões, o local modernizado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), vai oferecer mais conforto e organização para todos frequentadores.

A celebração segue com a entrega de 100 tablets e fardamentos destinados aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A distribuição dos equipamentos faz parte das ações de fortalecimento da Atenção Primária em Saúde (APS) desenvolvidas pelo Programa Cuidar de Todos, iniciativa que amplia a cooperação entre o Governo do Maranhão e os municípios para qualificar o trabalho dos profissionais.

Ainda no âmbito da saúde, também serão entregues 300 óculos de grau, por meio do Programa Cuidar dos Olhos – Cirurgias e Óculos, da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A ação acontecerá ao lado do Mercado Central.

Serviço

O quê: Governo celebra o aniversário de 77 anos de Parnarama, com inaugurações e entregas.

Quando: Na sexta-feira (10), a partir das 8h30.

Onde: Parnarama (ato cívico na Prefeitura Municipal – Centro; e Mercado Municipal de Parnarama –  Rua Timbiras, centro).

UTI do Hospital Dr. Carlos Macieira se destaca pela qualidade assistencial e eficiência no cuidado intensivo

– UTI do Hospital Dr. Carlos Macieira (Foto: Glauber Dias)

“É uma equipe muito humanizada, que conforta e acolhe não só o paciente, mas a família também”. Esse é o relato da dona Márcia Leite, que compartilhou a sua experiência ao acompanhar o irmão durante tratamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI Cirúrgica) do Hospital Dr. Carlos Macieira, unidade que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A unidade é referência em atendimentos de alta complexidade e, pelo terceiro ano consecutivo, conquistou o selo UTI Eficiente, concedido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e da Epimed Solutions, que reconhecem as unidades de terapia intensiva que têm eficiência e qualidade em resolução e melhor desempenho no país. A certificação foi conquistada também em 2024 e 2025.

A experiência vivida por Márcia e seu irmão é o reflexo da qualidade e do atendimento humanizado e seguro da equipe multiprofissional do Hospital Dr. Carlos Macieira. Para ela, o acolhimento e a resposta rápida diante de um quadro clínico grave, fizeram a diferença no período de internação. O paciente deu entrada na unidade no início de março, onde passou por um procedimento cirúrgico de emergência e recebeu acompanhamento intensivo. Durante a permanência na UTI, apresentou evolução e teve alta, ficando em observação na enfermaria da clínica médica.

“O meu irmão passou uns dez dias na UTI Cirúrgica após a cirurgia. As equipes que nos acolheram foram nota 10. Todos os profissionais que cuidaram dele são muito humanizados, atenciosos e afetuosos. Só tenho a agradecer”.

Para a coordenadora da UTI Cirúrgica, Myrella Neiva, o empenho e o compromisso coletivo da equipe multiprofissional em salvar vidas, no cuidado com o paciente, como no caso do irmão da Márcia Leite, contribuiu diretamente para a conquista do selo de UTI Eficiente.

“Me sinto muito honrada em fazer parte dessa equipe, que pelo terceiro ano consecutivo, conquistou o selo UTI Eficiente. Esse título é o reflexo direto do compromisso de cada técnico, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico e profissional da equipe multiprofissional que atua na linha de frente. Ser ‘eficiente’ em uma UTI significa salvar vidas com precisão e segurança. Parabéns a todos que, com talento e dedicação, mantêm nossa unidade como uma referência de excelência”, destacou.

O Hospital Dr. Carlos Macieira integra a rede de Estado da Saúde e é gerenciado pelo Instituto Acqua. Dispõe de 84 leitos de UTI, sendo 72 adultos, 10 pediátricos e mais 2 Geral Tipo 3, destinado a pacientes que precisam de maior tempo de permanência em cuidados intensivos.

A unidade recebeu os certificados de Acreditação Níveis 1 e 2, emitido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde.