Governo do Maranhão autoriza reforma do campo society da Camboa e da praça do Bequimão, em São Luís

– Brandão anuncia reforma da praça do Bequimão (Foto: Fernando dos Anjos)

O Governo do Maranhão vai requalificar mais dois espaços de lazer, convivência e prática esportiva em São Luís (MA). Nesta segunda-feira (20), o governador Carlos Brandão assinou as ordens de serviço para início das obras de reforma do campo de futebol society do bairro Camboa e da praça do bairro Bequimão.

A agenda de Brandão começou na Ponte Bandeira Tribuzzi, bairro Camboa, onde assinou a ordem de serviço para a reforma do campo society do bairro. As obras incluem a modernização da estrutura para atender ao esporte amador da área, com instalação de novo piso, alambrados, iluminação, arquibancadas e sinalização, entre outras melhorias.

Em seguida, foi assinada ordem de serviço da reforma da praça do bairro Bequimão. A solenidade aconteceu na Avenida 1, no bairro Maranhão Novo. Os serviços incluem a instalação de novos bancos de concreto, equipamentos para a prática de atividade física, paisagismo, iluminação, lixeiras e rampas de acessibilidade.

O governador ressaltou que esta é mais uma iniciativa para aprimorar a qualidade de vida dos cidadãos da capital. “Temos implementado reformas em equipamentos públicos de São Luís para proporcionar à população espaços adequados para a prática esportiva. Na Camboa, observando a frequência de pessoas no local, inclusive crianças praticando esportes, decidimos construir um campo society com instalações modernas, visando oferecer condições ideais aos moradores do bairro. Já no Bequimão, estamos atendendo a uma antiga solicitação antiga da comunidade local. A ideia é que a população não precise se deslocar para outros bairros em busca de lazer e atividades esportivas”, pontuou Brandão.

As duas obras serão executadas pela Agência Executiva Metropolitana (Agem). De acordo com o presidente da Agência, Anderson Borges, os serviços devem ser concluídos em até quatro meses. “Os dois espaços passarão por uma completa reforma. As obras impactarão diretamente os frequentadores dos bairros, com revitalização completa destes locais são equipamentos de lazer e convivência da comunidade. Com este trabalho, também estamos fomentando o surgimento de futuros atletas e promovendo o desenvolvimento social”, assinalou Anderson Borges.

Qualidade de vida

Para as duas comunidades beneficiadas, as obras representam mais qualidade de vida. Juan Riquelme, morador da Liberdade e usuário do campo de futebol society da Camboa, afirmou que a nova arena vai dar mais visibilidade para a região. “A gente vai ser beneficiado com a visibilidade mais positiva da nossa comunidade. Acredito que esse novo local vai gerar mais oportunidades para os nossos atletas nos clubes daqui do Maranhão”, disse.

Moradora da Camboa, Letícia Cantanhede ficou feliz com o anúncio da obra. “Essa obra vai garantir que nossas crianças continuem tendo lazer perto de casa, mas agora mais seguro. Esta era uma área que estava abandonada. Então, agora a gente quer até agradecer ao Governo do Maranhão”, comentou.

No Bequimão, a reforma da praça também foi recebida com alegria pelos moradores. Márcia Andrade, líder comunitária do bairro, acredita que a revitalização do espaço vai mudar a realidade da comunidade. “Essa praça estava servindo só para assalto, lixão e usuários de droga. Então, para nós vai ser muito gratificante ver esse espaço sendo transformado”, avaliou.

Raílson Frazão também aprovou a reforma da Praça do Bequimão. “É de grande importância a revitalização dessa praça, pois aqui é um local onde o pessoal faz atividade física e que estava abandonado. Com esta obra, ela vai ser um ambiente sinônimo de saúde, de confraternização. Um local onde as pessoas podem sentar, conversar e fazer as suas atividades físicas”, comemorou.

Brandão autoriza obras de infraestrutura e requalificação dos canais da Macaúba e Areinha, em São Luís

O governador Brandão autorizou um grande pacote de ações para garantir mais qualidade de vida e lazer para moradores da capital maranhense

No sábado (18), foram assinadas ordens de serviço para a requalificação e construção de parques na região do Canal da Macaúba e do Canal da Areinha, incluindo serviços de drenagem, além de pavimentação de vias urbanas nos bairros Coreia de Baixo e Codozinho.

Na ocasião, o governador Carlos Brandão reafirmou as ações da gestão estadual para promover o desenvolvimento e bem-estar social em todo o Maranhão.

Ele destacou a importância da requalificação dos espaços urbanos, especialmente com a oferta de atividades de esporte e lazer, assim como a promoção da mobilidade urbana.

“Estamos fazendo as obras estruturantes, mas não podemos esquecer dos bairros, então, estamos com várias obras nos bairros, a exemplo de requalificação, asfalto, drenagem. Essa obra aqui está entre as mais demandadas de São Luís, e as pessoas já não acreditavam mais, mas agora estão vendo que vai acontecer. É importante lembrar que nós temos obras nos 217 municípios, em todos os municípios o governo estadual está fazendo obras”, afirmou Brandão.

As obras de requalificação dos canais serão executadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra).

Na região da Macaúba, será implantado um parque e haverá um trabalho de urbanização para transformar o local em um ambiente público moderno, seguro e acessível, voltado à promoção do lazer, da prática esportiva e da convivência social.

“Esta é uma obra importantíssima, que lá atrás, em 1990, foi feita a canalização do Canal da Macaúba, mas não foi feita a drenagem, não foi feita a urbanização, não foi pensada uma faixa para ciclistas, pista de caminhada. Então, agora, será feito tudo. É uma obra de grande relevância para a comunidade”, destacou o secretário de Estado da Infraestrutura, Aparício Bandeira.

Macaúba

O projeto na Macaúba prevê a recuperação de uma área total de aproximadamente 3.800 m². Será feita a implantação de um sistema de drenagem profunda para mitigar problemas históricos de alagamentos na área.

O projeto contempla, ainda, a implantação de equipamentos urbanos modernos e inclusivos, garantindo mais qualidade de vida para a população.

Areinha

Já na região do Canal da Areinha, será feito um parque para atividades de esporte e lazer. Assim como na Macaúba, o trabalho da Sinfra contemplará um sistema de drenagem profunda por conta dos problemas de alagamento durante o período de chuvas.

Para a população, as obras representam um sonho que se transforma em realidade, colocando fim a uma espera de várias décadas.

“Vai ficar uma maravilha aqui, não vejo a hora de ver tudo pronto. Esperamos por isso há muitos anos. A comunidade não tem para onde levar as crianças para se distraírem, e até mesmo para nós vai ficar ótimo”, comemorou a dona de casa Conceição de Araújo, de 58 anos, moradora do bairro Macaúba.

O servidor público Gil Cleison lembrou que a obra inicial foi feita na década de 90 e que não houve continuidade nos anos seguintes para o avanço do serviço, essencial para a comunidade.

“É muito bem-vinda essa obra do governo do Estado. Aqui tem mais de 40 anos que a comunidade passa por essa situação de transtornos no saneamento básico e alagamentos no período chuvoso. Moradores passam por dificuldades com esse problema que vem se agravando a cada ano. Então, especialmente as pessoas mais antigas da comunidade esperavam por esse trabalho, e já se passaram vários anos”, comentou o morador.

Mobilidade urbana

Foi assinada ordem de serviço para as obras de pavimentação asfáltica nos bairros Codozinho e Coreia de Baixo.

São quase três quilômetros de pavimentação de vias urbanas para beneficiar áreas que historicamente enfrentam desafios relacionados à mobilidade e infraestrutura viária. Os trabalhos serão realizados pela Agência Executiva Metropolitana (Agem).

Além do impacto para a mobilidade urbana nessas comunidades, a obra também representa mais qualidade de vida, especialmente em períodos chuvosos, quando era mais difícil o acesso da população a diversos serviços.

“Essa é uma importante obra, que vai trazer mobilidade e acessibilidade para todas as comunidades atendidas aqui nessa região. O pai de família vai sair para trabalhar com condições muito melhores, as crianças poderão ir para a escola com segurança, e todas as famílias serão atendidas com dignidade, toda a comunidade será beneficiada”, afirmou o presidente da Agem, Anderson Borges.

Governo do Estado autoriza obras de infraestrutura e requalificação de espaços públicos em São Luís

O Governo do Maranhão autorizou um grande pacote de ações para garantir mais qualidade de vida e lazer para moradores da capital maranhense.

No sábado (18), foram assinadas ordens de serviço para a requalificação e construção de parques na região do Canal da Macaúba e do Canal da Areinha, incluindo serviços de drenagem, além de pavimentação de vias urbanas nos bairros Coreia de Baixo, Codozinho e Vila Bessa.

Na ocasião, o governador Carlos Brandão reafirmou as ações da gestão estadual para promover o desenvolvimento e bem-estar social em todo o Maranhão.
Ele destacou a importância da requalificação dos espaços urbanos, especialmente com a oferta de atividades de esporte e lazer, assim como a promoção da mobilidade urbana.

“Estamos fazendo as obras estruturantes, mas não podemos esquecer dos bairros, então, estamos com várias obras nos bairros, e exemplo de requalificação, asfalto, drenagem. Essa obra aqui está entre as mais demandadas de São Luís e as pessoas já não acreditavam mais, mas agora estão vendo que a obra vai acontecer. É importante lembrar que nós temos obras nos 217 municípios, em todos os municípios o governo estadual está fazendo obras”, afirmou Brandão.

As obras de requalificação dos canais serão executadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra).

Na região da Macaúba, será implantado um parque e haverá um trabalho de urbanização para transformar o local em um ambiente público moderno, seguro e acessível, voltado à promoção do lazer, da prática esportiva e da convivência social.

“Esta é uma obra importantíssima que lá atrás, em 1990, foi feita a canalização do Canal da Macaúba, mas não foi feita a drenagem, não foi feita a urbanização, não foi pensada uma faixa para ciclistas, pista de caminhada, então, agora, será feito tudo. É uma obra de grande relevância para a comunidade”, destacou o secretário de Estado da Infraestrutura, Aparício Bandeira.

Macaúba 

O projeto na Macaúba prevê a recuperação de uma área total de aproximadamente 3.800 m². Será feita a implantação de um sistema de drenagem profunda para mitigar problemas históricos de alagamentos na aérea.

O projeto contempla, ainda, a implantação de equipamentos urbanos modernos e inclusivos, garantindo mais qualidade de vida para a população.

Areinha

Já na região do Canal da Areinha será feito um parque para atividades de esporte e lazer. Assim como na Macaúba, o trabalho da Sinfra contemplará um sistema de drenagem profunda por conta dos problemas de alagamento durante o período de chuvas.

Para a população, as obras representam um sonho que se transforma em realidade, colocando fim a uma espera de várias décadas.

“Vai ficar uma maravilha aqui, não vejo a hora de ver tudo pronto. Esperamos por isso há muitos anos. A comunidade não tem para onde levar as crianças para se distraírem e até para nós mesmos. Vai ficar ótimo”, comemorou a dona de casa Conceição de Araújo, de 58 anos, moradora do bairro da Macaúba.

O servidor público Gil Cleison lembrou que a obra inicial foi feita na década de 90 e que não houve continuidade nos anos seguintes para o avanço do serviço, essencial para a comunidade.

“É muito bem-vinda essa obra do Governo do Estado. Aqui tem mais de 40 anos que a comunidade passa por essa situação de transtornos no saneamento básico e alagamentos no período chuvoso. Moradores passam por dificuldades com esse problema que vem se agravando a cada tempo, a cada ano. Então especialmente as pessoas mais antigas da comunidade esperavam por esse trabalho e já se passaram vários anos”, comentou.

Mobilidade urbana

Foi assinada ordem de serviço para as obras de pavimentação asfáltica nos bairros Codozinho, Vila Bessa e Coreia de Baixo.

São quase três quilômetros de pavimentação de vias urbanas que beneficiarão áreas que, historicamente, enfrentam desafios relacionados à mobilidade e infraestrutura viária. Os trabalhos serão realizados pela Agência Executiva Metropolitana (Agem).

Além do impacto para a mobilidade urbana nessas comunidades, a obra também representa mais qualidade vida, especialmente em períodos chuvosos, o que dificultava o acesso da população a diversos serviços.

“Essa é uma importante obra que vai trazer mobilidade e acessibilidade para todas as comunidades atendidas aqui nessa região. O pai de família vai sair para trabalhar com condições muito melhores, as crianças poderão ir para a escola com segurança e todas as famílias serão atendidas com dignidade, toda a comunidade será beneficiada”, afirmou o presidente da Agem, Anderson Borges.

MOB abre cadastro para transporte gratuito com Expresso do Trabalhador nas rotas São Luís X Rosário X Icatu

Na sexta-feira (17), a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) disponibilizou o link para cadastro do público no programa Expresso do Trabalhador, que foi reformulado e agora garante transporte gratuito nas rotas entre São Luís X Rosário X Icatu.

A iniciativa é voltada para trabalhadores, estudantes e pessoas em tratamento de saúde que precisam se deslocar entre esses municípios e integra a estratégia da MOB para assegurar uma solução definitiva de mobilidade nessas rotas, que recentemente deixaram de ser operadas pela empresa Cisne Branco.

Esse cadastro é obrigatório e pode ser realizado por meio do formulário disponível abaixo. Após o envio das informações e da documentação comprobatória, os beneficiários aprovados receberão um cartão que dará acesso gratuito aos ônibus do programa.

Também é possível realizar o cadastro de forma presencial, procurando os fiscais da MOB na Rodoviária de São Luís ou na sede da Agência. Além disso, a população continua com a opção de utilizar as vans da cooperativa COOPERTRARIO, que também estão operando nessas rotas e encontram-se na Rodoviária de São Luís.

Os veículos do Expresso do Trabalhador passam a operar nas regiões para oferecer mais eficiência, economia e segurança aos usuários. Com a iniciativa, o Governo do Estado, por meio da MOB, reforça o compromisso de ampliar o acesso à mobilidade e garantir o direito de ir e vir com mais qualidade para quem mais precisa.
Acesse o link e faça seu cadastro:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc-vW75Uc7BJSPlhdVKDsf2XmhBxT4cUxdcbgU-Ild9DEY74g/viewform?usp=header

Maranhão alcança avanços no abastecimento de água e coleta de lixo, revela pesquisa do IBGE

– Dados foram coletados em 2025 e fazem parte da PNAD Contínua sobre as características gerais dos moradores e domicílio (Foto: Divulgação)

O Maranhão tem obtido avanços importantes que impactam na qualidade de vida da população ao longo dos últimos anos. Na sexta-feira (17), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados da PNAD Contínua sobre as características gerais dos moradores e domicílios. As informações mostram avanços significativos no abastecimento de água e coleta de lixo no estado.

O percentual de domicílios atendidos por uma rede geral de abastecimento de água no Maranhão foi de 71,2% em 2025. O que representa um avanço de 3,6 pontos percentuais (p.p.) nos últimos dez anos, uma vez que em 2016 o percentual de domicílios era de 67,6%. Com esse avanço, o Maranhão ficou acima da média nacional que foi de 0,3 p.p.

Outro indicador importante que mostra um avanço substancial nos últimos dez anos diz respeito à frequência de fornecimento diário do abastecimento de água. Nesse caso, no Maranhão, houve um salto de 7,7 p.p. entre 2016 e 2025. Somente outros três estados tiveram um avanço superior: Paraíba (+29,3 p.p.), Ceará (+11,2 p.p.) e Rio Grande do Norte (+10,6 p.p.).

As ações para a universalização do abastecimento de água no estado são articuladas pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema). Segundo o presidente da Caema, Marcos Aurélio Freitas, os resultados mostram a importância dos investimentos públicos, que cresceram ao longo dos últimos anos, e o compromisso com a qualidade do serviço ofertado.

“Os dados da PNAD evidenciam um avanço consistente no acesso à água no Maranhão, com o percentual de domicílios atendidos por rede geral de abastecimento alcançando 71,2% em 2025, frente a 67,6% em 2016. Quando se considera também o uso de poços profundos ou artesianos, a cobertura total chega a 92,4%, reforçando a ampliação do acesso no Estado. Além disso, destaca-se o aumento na regularidade do serviço, com 79% dos domicílios atendidos por rede geral contando com fornecimento diário em 2025, é um salto expressivo de 7,6 pontos percentuais em dez anos, colocando o Maranhão entre os Estados que mais avançaram nesse indicador. Esses resultados refletem as ações institucionais importantes do governador Carlos Brandão na expansão e melhoria na infraestrutura de abastecimento de água”, afirmou Marcos Aurélio Freitas.

Coleta de lixo

Na parte da coleta de lixo, a PNAD Contínua 2025 mostra um avanço de 19,1 p.p. entre 2016 e 2025, que representa a melhora na prestação do serviço. Esse foi o maior aumento em pontos percentuais dentre todos os estados brasileiros. Apesar desse salto positivo, a pesquisa mostra que ainda há muito a ser feito, uma vez que o percentual de domicílios com coleta direta de lixo em 2025 no estado correspondeu a 65,5% domicílios, ou seja, cobrindo apenas quase dois terços dos domicílios.

Embora seja de competência do poder público municipal, a gestão estadual tem contribuído nesse desafio com várias ações educativas desenvolvidas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) para o fortalecimento da gestão de resíduos sólidos no estado. As iniciativas incluem o Conexão Resíduos, programa que incentiva a estruturação e adequação dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) nos municípios, o Recicla MA, que apoia o trabalho das cooperativas e associações de catadores durante grandes eventos, como o São João (Recicla Siô), Carnaval do Maranhão (Recicla Folia), feiras agropecuárias, festivais etc.

Para o secretário do Meio Ambiente, Pedro Chagas, o estado tem avançado na gestão integrada de resíduos sólidos. “Temos trabalhado para fortalecer a destinação correta, a construção de soluções sustentáveis para os municípios maranhenses, um compromisso com um futuro melhor, com mais saúde e mais qualidade de vida para a população”, ressaltou.

Em 2025, um dos principais rios da capital, o Rio Anil recebeu a instalação de ecobarreira com o objetivo de mitigar impactos ambientais gerados pelo descarte irregular de resíduos, com mutirão de limpeza e ações de educação ambiental. A Sema também realiza vistorias de descarte irregular de resíduos, mapeamento de lixões municipais, capacitações, audiências para instalação de aterros e promoção da logística reversa.

Governo do Maranhão entrega pacote de ações na comemoração dos 130 anos do município de Codó

– Governo do Maranhão celebra 130 anos de Codó com ações e inaugurações (Foto: Rodrigo Ribeiro)

O Governo do Maranhão entregou um pacote de investimentos durante o 130º aniversário do município de Codó, comemorado na quinta-feira (16). Entre as ações, estão benefícios para as áreas da saúde, segurança, educação e infraestrutura, incluindo vistorias técnicas que reforçam o compromisso da gestão estadual com o desenvolvimento socioeconômico e a qualidade de vida da população codoense.

O governador Carlos Brandão esteve presente na celebração, que teve como marco inicial a inauguração da Delegacia Regional da Polícia Civil. O prédio foi completamente reformado e modernizado para oferecer um ambiente digno para o exercício das funções dos servidores da segurança pública e um atendimento mais célere e humanizado aos cidadãos do município.

“Isso tem acontecido em todo o Maranhão, em todos os 217 municípios maranhenses temos obras do Governo do Estado, seja inaugurando escolas, hospitais, enfim, entregando equipamentos. Esse é um governo municipalista e quero destacar a participação dos deputados que têm colocado suas emendas para ajudar a desenvolver os municípios”, frisou o governador Carlos Brandão.

No setor educacional, a gestão estadual entregou a reforma da Unidade Regional de Educação (URE) de Codó. A nova estrutura física foi planejada para otimizar a gestão pedagógica e administrativa, refletindo diretamente na melhoria do suporte às escolas da rede estadual na região.

Dando continuidade aos compromissos de infraestrutura, a comitiva da gestão estadual, liderada pelo governador, realizou uma vistoria técnica na Ponte Trizidela. Obra estratégica para a mobilidade urbana local, a ponte é o principal elo entre o centro da cidade e o bairro Trizidela, facilitando o fluxo de pessoas e o escoamento de mercadorias.

“É um governo municipalista que tem ajudado não só Codó, mas está ajudando os 217 municípios. Essa ponte aqui da Trizidela era um sonho que não seria realizado e agora temos esse investimento do Estado de mais de R$ 60 milhões para a população poder ir e voltar do Km 17. Em nome de todos de Codó, agradecemos por tudo que o governo tem feito aqui na nossa cidade, são muitas ações, muito trabalho”, destacou o prefeito de Codó, Francisco Oliveira.

Ações na aérea da saúde

O fortalecimento da Atenção Primária é um dos pilares das ações de saúde desenvolvidas pelo Governo do Maranhão com foco no municipalismo. Por meio dos programas Cuidar dos Olhos e Cuidar de Todos, a gestão estadual entregou 238 óculos para pacientes beneficiados pelos mutirões de saúde em Codó; além de 259 tablets para modernização da coleta de dados pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que também receberam kits de fardamento completo.

Para o agente comunitário de saúde Valdeci Medeiros, o kit com fardamento e o tablet representam benefício para a população como um todo. “Através desses tablets serão compartilhadas informações em nível federal, estadual e municipal. É uma informação em tempo real que os gestores precisam e vai ajudar a melhorar as ações de saúde preventiva em nosso município. Esse equipamento chega para garantir melhorias no nosso trabalho e beneficiar toda a população”, observou.

Maria Luiza dos Santos, agente comunitária de saúde, destacou a importância da união dos entes nas três esferas para garantir a saúde da população. “Esse material que foi entregue pelo Governo do Estado é importante para melhorar o nosso trabalho de campo. O nosso trabalho é uma parceria do Governo Federal junto com o Governo Municipal, com a nossa Federação dos Agentes Comunitários de Saúde e, também, com os Sindicatos Regionais. As equipes do Estado e da Prefeitura estão de parabéns porque juntos somos fortes”, comentou.

Fomento à economia

Com o programa Avança Maranhão, a gestão estadual beneficiou a categoria dos condutores autônomos. A ideia do programa é incentivar a segurança viária e a qualificação profissional a partir da entrega de novas motocicletas para mototaxistas e motofretistas da região. A iniciativa não apenas renova a frota local, mas garante mais segurança para o trabalhador e eficiência para o transporte de passageiros e serviços de entrega no município.

Durante a agenda institucional também foram entregues três veículos no âmbito do Programa Coopera Maranhão, reforçando o apoio da gestão estadual ao municipalismo. Os veículos foram destinados para o trabalho da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Assistência Social e para a Câmara de Vereadores; além da entrega de uma patrol que beneficiará trabalhadores da agricultura familiar na região.

Além de tudo isso, foram assinadas ordens de serviço para implantação de uma segunda unidade do Restaurante Popular no município, reforma e manutenção da Praça do Km 17 e pavimentação de mais 10 quilômetros de vias urbanas. Também foram iniciadas tratativas para o projeto de um hospital macrorregional no município, que deverá contar com contrapartidas da gestão estadual e municipal.

O deputado estadual Francisco Nagib esteve presente e afirmou que a união de esforços é fundamental para proporcionar o avanço das políticas públicas. “Esse é um momento histórico e o governo está de parabéns. A busca de um hospital macrorregional é um presente tão sonhado pela população e vamos trabalhar e contribuir para tirar esse projeto do papel porque a nossa função é servir a sociedade”, pontuou.

Com esse conjunto de ações, o Governo do Maranhão participou das celebrações pela história da cidade e garantiu inovação e benefícios concretos para o desenvolvimento do município.

Governo do Maranhão anuncia parceria com o Governo Federal para requalificação de prédios históricos na capital maranhense

– Mais de dez casarões serão contemplados com a medida que contribui para a preservação do patrimônio mundial (Foto: Gilson Teixeira)

O Governo do Maranhão anunciou o lançamento de um conjunto de obras arquitetônicas para a reforma de aproximadamente 12 casarões no Centro Histórico de São Luís. O anúncio foi feito pelo governador Carlos Brandão, durante esta semana, ao visitar as obras das futuras instalações da rede hoteleira Vila Galé, que está reformando três imóveis de grande relevância para o conjunto patrimonial de São Luís e que vão contribuir para o fluxo do turismo no estado.

“Na próxima semana vamos lançar um conjunto de obras arquitetônicas para reforma dos casarões. São aproximadamente 12 casarões que serão reformados em parceria com o Governo Federal e, também, uma parte com a participação da iniciativa privada. Essa reforma e requalificação de prédios históricos dará ainda mais vida ao nosso Centro Histórico que é Patrimônio Mundial pela Unesco”, frisou o governador.

O anúncio foi feito ao lado do fundador e presidente da rede hoteleira Vila Galé, Jorge Rabelo de Almeida, que na ocasião vistoriou as obras do prédio da Casa do Maranhão, na Rua do Trapiche, que será transformado em um dos hotéis do grupo português. Ele destacou o compromisso com o projeto de valorização do Centro Histórico desenvolvido pela gestão estadual.

“Em boa hora o governo nos trouxe para cá e estou muito feliz de estarmos fazendo essa obra, que ficará linda. Esse é um espaço de padrão muito elevado e será uma contribuição com o trabalho que o governo tem feito de revitalização do Centro Histórico. Podemos ser um exemplo para o Brasil de união de esforços para valorização de uma área histórica”, ressaltou Jorge Rabelo de Almeida.

As obras do imóvel na Rua do Trapiche estão avançadas e, por isso, a data para o lançamento do empreendimento foi adiantada. Inicialmente, o funcionamento estava previsto para fevereiro de 2027, e a nova previsão é iniciar os trabalhos no dia 25 de outubro, estando apto para a recepção de visitantes do primeiro voo entre São Luís e Lisboa, que será operado pela companhia aérea TAP Air Portugal a partir do dia 26 de outubro.

Durante a vistoria às obras do prédio, também estiveram presentes a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, e o presidente da empresa Maranhão Parcerias, Rafael Borges.

Porto do Itaqui amplia conexões globais e atrai investimentos durante a Intermodal

– A participação maranhense evidenciou o potencial do estado como hub de oportunidades para o mundo, com foco em inovação e sustentabilidade (Foto: Divulgação)

O Porto do Itaqui reforçou seu papel estratégico no cenário logístico nacional e internacional durante a Intermodal South America, maior evento de logística, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina. A participação maranhense evidenciou o potencial do estado como hub de oportunidades para o mundo, com foco em inovação, sustentabilidade e atração de investimentos.

Logo no primeiro dia do evento, o estande do Porto do Itaqui recebeu representantes de instituições nacionais e internacionais, além de investidores interessados nas oportunidades logísticas e industriais do Maranhão. A programação também destacou a cultura local, com apresentações do bumba meu boi, fortalecendo a identidade maranhense no ambiente de negócios.

Um dos principais destaques foi o diálogo com a Embaixada dos Países Baixos, que manifestou interesse em investir no Maranhão, especialmente em projetos voltados à sustentabilidade, inovação e tecnologia. O Porto do Itaqui, junto à Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e à Investe Maranhão, apresentou oportunidades concretas durante a reunião. O Porto do Itaqui apresentou projetos como a disponibilidade de áreas com espelho d’água para operações portuárias ligadas à produção e movimentação de amônia verde e hidrogênio verde, combustíveis considerados estratégicos na transição energética global.

Além disso, o porto avança na diversificação de cargas e na otimização operacional. Em parceria com a empresa Ziran Fertilizantes, estão em estudo novas possibilidades para ampliar o portfólio de movimentações, indo além dos fertilizantes e abrindo espaço para novas commodities.

A presença de autoridades como o diretor da ANTAQ, Frederico Dias, o diretor Lima Filho e o secretário nacional de Portos, Alex Ávila, reforçou o protagonismo do Porto do Itaqui no desenvolvimento logístico do país.

Para a presidente do Porto do Itaqui, Oquerlina Costa, a participação na Intermodal consolida o posicionamento do porto como plataforma de oportunidades globais.“O Porto do Itaqui se apresenta ao mundo como um ambiente seguro, eficiente e preparado para receber novos investimentos. Estamos conectando o Maranhão às grandes agendas globais, especialmente nas áreas de energia limpa, inovação e sustentabilidade. A Intermodal é uma vitrine estratégica para mostrar que temos infraestrutura, localização privilegiada e, principalmente, projetos consistentes para o futuro”, pontuou.

Com atuação integrada e visão estratégica, o Porto do Itaqui segue se consolidando como um dos principais ativos logísticos do Brasil, impulsionando o desenvolvimento do Maranhão e ampliando sua inserção no mercado internacional.

Deputados destacam realização de obra na rodovia MA-106

Deputados Jotta Pinto, João Batista Segundo e Cláudio Cunha comemoraram a realização de obra na rodovia MA-106

Agência Assembleia

Os deputados Jotta Pinto (Republicanos), Cláudio Cunha (PL) e João Batista Segundo (PL) comemoraram, na sessão plenária de terça-feira (14), a realização de obra na rodovia MA-106, no trecho que conecta o povoado de Cujupe, em Alcântara, ao município de Pinheiro.

O primeiro a abordar o assunto na tribuna foi o deputado Jotta Pinto. Ele disse que o governador Carlos Brandão acaba  de entregar à população uma das obras mais importantes para a região da Baixada Maranhense.

“Ocupo esta tribuna para fazer este registro importante de mais uma grande obra para a Baixada Maranhense. Foi entregue, no último final de semana, a requalificação do trecho do Cujupe até Pinheiro. Um trecho importante, que tem uma grande trafegabilidade, onde o governador Carlos Brandão agora entregou praticamente todo sinalizado, com asfalto todo novo, onde dá uma segurança maior para quem trafega nessa região”, declarou Jotta Pinto.

Ele acrescentou que a intervenção incluiu a aplicação de microrevestimento asfáltico em toda a extensão, recuperação da camada de rolamento e implantação de sinalização horizontal. O resultado imediato foi percebido no fluxo contínuo de veículos, especialmente nos pontos, antes, mais desgastados da rodovia.

O deputado Cláudio Cunha observou que a MA-106 é considerada essencial para a Baixada Maranhense por concentrar parte significativa do tráfego que liga o Terminal do Cujupe, principal acesso hidroviário entre a capital e o interior, aos municípios da região. Com a nova pavimentação e sinalização, o trecho passa a oferecer melhores condições de trânsito durante todo o ano, inclusive no período chuvoso, quando há maior desgaste da pista.

“Há muito tempo que essa MA-106 não passava por uma reforma, desde a época do Cafeteira. E, agora, o governador Carlos Brandão, ouvindo a mim e ao deputado João Batista Segundo, que assinamos um requerimento em conjunto, realiza esta tão sonhada obra”, declarou Cláudio Cunha.

O deputado João Batista Segundo frisou que, além de beneficiar o deslocamento de passageiros, a melhoria da MA-106 impacta diretamente no escoamento da produção local, especialmente de pequenos produtores que dependem da rodovia para transportar mercadorias até centros comerciais e pontos de distribuição.

“É uma obra de grande importância para todos os municípios da Baixada e do litoral. É uma estrada que foi requalificada, são 80 quilômetros que darão mais segurança à trafegabilidade, e isso ajuda muito também para os nossos hospitais quando precisam de serviços maiores na capital”, ressaltou João Batista Segundo.

Ele também assinalou, em seu discurso, que a obra integra um conjunto de intervenções voltadas à recuperação da malha viária maranhense, com foco em corredores logísticos que criam rotas de integração regional.

Ainda segundo o parlamentar, também estão em andamento obras como a MA-014, entre Vitória do Mearim e Pinheiro e novos trechos; intervenções na estrada da Barragem Maria Rita, ligando São Bento a Cajapió; a Travessia da Baixada, entre Anajatuba e São João Batista, e, em breve, a reconstrução de rodovias em regiões como Santa Helena e Turilândia.

Brandão percorre MA-014 de ponta a ponta vistoriando obras de requalificação que estão na fase final

Durante a agenda, o governador anunciou a construção da estrada entre Santeiro, em Viana, e Pedro do Rosário

As obras de requalificação da MA-014 seguem avançando e já se aproximam do fim. Neste domingo (12), durante passagem pela Baixada Maranhense, o governador Carlos Brandão percorreu toda a rodovia no trecho entre os municípios de Pinheiro e Vitória do Mearim. Dos 150 quilômetros da estrada, restam apenas oito ainda sob intervenção.

A agenda permitiu acompanhar de perto trechos já concluídos e outros ainda em andamento. A MA-014 é uma das principais ligações da região e tem papel estratégico para o deslocamento da população e o escoamento da produção.

“O nosso objetivo é verificar de perto a qualidade da obra, atestar que tudo está sendo executado da forma correta. O nosso governo tem trabalhado para garantir serviços bem feitos, porque a população da Baixada merece uma rodovia segura e duradoura. Essa é uma estrada estratégica, muito importante para o deslocamento e para a economia da região”, afirmou o governador.

No primeiro perímetro, entre Pinheiro e São Bento, a rodovia está em boas condições. Em São Bento, o governador esteve com o prefeito da cidade, Dino Penha, vereadores e a população.

Após a vistoria naquele trecho, o governador seguiu para o município de Matinha, onde foi recebido também pelo prefeito Nilton Everton e autoridades municipais.

O segundo perímetro, entre São Bento e São Vicente Ferrer, concentra os trabalhos em andamento. Considerado o trecho mais crítico, segue com operários atuando de forma contínua. As equipes executam a base da pista, etapa fundamental para garantir resistência e maior vida útil ao pavimento, com máquinas em plena atividade.

“O trabalho na MA-014 segue de forma contínua, com equipes mobilizadas e empenhadas em concluir os trechos restantes no menor tempo possível. Há um compromisso com a qualidade da obra e com a entrega de uma rodovia segura e duradoura para a população da Baixada”, destacou o secretário de Estado da Infraestrutura, Aparício Bandeira, que realizou a vistoria ao lado do governador Carlos Brandão.

Já no terceiro perímetro, entre Viana e Vitória do Mearim, a requalificação também foi concluída. No local, foi aplicada a técnica de macadame, com uma base de pedra de aproximadamente 70 centímetros de altura, garantindo maior estabilidade ao solo. As pedras utilizadas vieram do município de Rosário, contribuindo para reforçar a estrutura da via. O trecho já conta com sinalização completa.

Em Viana, o governador foi recebido pelo prefeito Carrinho Cidreira. A agenda foi encerrada em Vitória do Mearim, onde também houve recepção de autoridades locais e da população. A vistoria reforça o estágio avançado da obra e o acompanhamento direto das intervenções na fase final dos serviços.

Mais infraestrutura e mobilidade

Além da requalificação completa da MA-014, o governador Carlos Brandão anunciou, durante a agenda, a construção de uma nova estrada para encurtar o trajeto de quem sai ou passa pela Baixada Maranhense em direção a Belém, no Pará.

A estrada será construída entre Santeiro, em Viana, e o município de Pedro do Rosário, e irá reduzir em cerca de 100 km a viagem até a capital maranhense. Depois de pronta, não será mais necessário passar por Pinheiro.

De acordo com o governador, o recurso está garantido, a obra já foi licitada e, logo que as chuvas na região cessarem, os trabalhos serão iniciados.