Crédito solicitado por Brandão prepara o Maranhão para o futuro

O empréstimo articulado pelo governador Carlos Brandão e aprovado na Assembleia com votação expressiva nesta quinta-feira (07) já nasce com um objetivo claro: preparar o Maranhão para o futuro. Trata-se de uma carteira de investimentos que será executada nos próximos anos pelo próximo governo e que mira em setores estratégicos como infraestrutura, conectividade, mobilidade, habitação e inclusão social em todos os 217 municípios do estado. Essa é a parte que muitos tentam esconder enquanto espalham desinformação: não se trata de gasto imediato, mas de planejamento a longo prazo para mudar estruturalmente o Maranhão.

O debate público tem sido contaminado por má-fé e desonestidade intelectual. Enquanto alguns tentam transformar crédito público em escândalo político, ignoram o básico: governar um estado inteiro é muito diferente de administrar apenas a capital, São Luís, que há décadas convive com problemas crônicos de drenagem, transporte público, mobilidade e habitação que continuam sem solução pela gestão municipal. Basta uma chuva para que a realidade apareça e ainda assim tentam atacar quem está investindo no estado inteiro.

É preciso repetir o óbvio: empréstimos públicos não acontecem por vontade política isolada. Eles seguem regras rígidas da Lei de Responsabilidade Fiscal e passam pelo crivo técnico da Secretaria Nacional de Tesouro. Não existe operação de crédito “aleatória”. Existe gestão, planejamento, controle e transparência, exatamente o que incomoda quem prefere narrativa fácil a debate sério.

Os números derrubam qualquer tentativa de distorção. Em apenas três anos, o Maranhão saiu da nota C para a nota A na Capacidade de Pagamento. Em linguagem simples: o estado passou a ser visto como bom pagador, com contas equilibradas, despesas controladas e arrecadação eficiente. Essa conquista permite acesso a crédito com garantia da União, juros menores e prazos melhores ou seja, investir mais pagando menos.

Outro fato ignorado por quem insiste em criar pânico: a operação com o Banco do Brasil não aumenta a dívida. É substituição de contrato. O estado havia contratado R$ 1,9 bilhão e recebido R$ 665 milhões. O novo contrato cobre apenas o saldo devedor, cerca de R$ 1,3 bilhão, com condições mais vantajosas. A dívida não cresce fica mais barata. Simples e direto.

E para onde vão esses recursos? Para aquilo que realmente muda a vida das pessoas. O Maranhão será conectado diretamente à Europa pelo cabo submarino do programa Maranhão Mais Conectado, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Agence Française de Développement, para garantir mais conexão na Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Haverá urbanização de comunidades e construção de moradias populares, ação nunca antes realizada pelo Estado, com o aporte da Caixa Econômica Federal, renovação da frota com 50 ônibus elétricos, além da ampliação de hospitais, aparelhamento do centro de hemodiálise, mais escolas conectadas, estradas, Restaurantes Populares, ambulâncias e ações chegando em todos os municípios maranhenses.

A verdade que incomoda é simples: esse empréstimo não é sobre o agora. É sobre garantir que o Maranhão tenha infraestrutura, tecnologia e capacidade de crescer de forma sustentável. Quando um estado melhora sua saúde fiscal, paga menos juros, acessa financiamentos internacionais e planeja investimentos estruturantes, a narrativa da crise permanente perde força.

O que está em jogo não é dívida. É futuro. E ele já começou a ser preparado por Brandão.

Neto Evangelista confronta oposição e diz que votar contra empréstimos é “votar contra moradia, asfalto e desenvolvimento”

POLITICA: Neto Evangelista confronta oposição e diz que votar contra empréstimos é “votar contra moradia, asfalto e desenvolvimento

Durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão, nesta quinta-feira (07), o deputado estadual Neto Evangelista defendeu os empréstimos solicitados pelo governador Carlos Brandão, afirmando que os recursos vão financiar obras estruturantes, habitação popular, mobilidade urbana e modernização tecnológica no estado.

Em tom enfático, Neto acusou adversários políticos de espalharem “desinformação” e de tentarem transformar projetos de desenvolvimento em debate eleitoral. Segundo ele, os financiamentos têm fiscalização internacional rigorosa e representam oportunidade histórica para o Maranhão avançar em áreas estratégicas.

Um dos pontos destacados pelo parlamentar foi o projeto de implantação de um cabo submarino de fibra óptica no Maranhão, iniciativa voltada para ampliar a capacidade de conexão digital do estado e atrair novos investimentos econômicos.

Ao comparar o Maranhão com o Ceará, Neto Evangelista afirmou que a qualidade da internet é hoje fator decisivo para atração de empresas e indústrias.

Vá à Fortaleza, vá ao Ceará. Lá a internet não cai. Lá há atração de empresas porque existe conexão internacional. O Maranhão agora tem a chance de entrar nesse novo cenário”, afirmou o deputado.

Neto também rebateu críticas sobre o uso dos recursos internacionais e destacou que os financiamentos passam por controle rígido de organismos multilaterais.

Isso é dinheiro de banco internacional, da Agência Francesa de Desenvolvimento. Alguém acha que instituições desse porte liberam recursos sem acompanhamento e fiscalização?”, questionou.

Na área habitacional, o parlamentar endureceu o discurso ao relacionar o voto contrário aos financiamentos com a permanência de famílias em áreas precárias e de risco em São Luís.

Segundo ele, os recursos permitirão retirar famílias das palafitas e garantir moradia digna em várias comunidades.

Quem votar contra esse financiamento está votando contra as famílias que vivem em palafitas, contra quem mora em área de risco e espera há anos por dignidade”, disparou.

Durante o pronunciamento, Neto Evangelista citou regiões como Alemanha, Vila Jumenta, Fé em Deus, João Paulo e Itaqui-Bacanga, que convivem com situações precárias de moradia.

O deputado também saiu em defesa do projeto de aquisição de ônibus elétricos para o sistema de transporte público da Grande Ilha, afirmando que a medida poderá melhorar o serviço e abrir caminho para redução da tarifa.

O transporte público não está bom. Precisamos investir em sustentabilidade, modernização e eficiência. Ônibus elétrico significa menos poluição e possibilidade real de reduzir tarifa”, destacou.

Sobre as críticas relacionadas ao aumento do endividamento estadual, Neto Evangelista afirmou que o Maranhão vive hoje um dos melhores momentos fiscais de sua história recente. Segundo ele, a elevação da nota Capag para nível A pelo Tesouro Nacional comprova equilíbrio financeiro e capacidade de investimento do estado.

O parlamentar lembrou ainda que empréstimos anteriores aprovados pela Assembleia já resultaram em obras de pavimentação e recuperação de rodovias em diferentes regiões maranhenses.

Quem votar contra esse financiamento está votando contra estrada, contra infraestrutura e contra o asfalto chegando na porta da casa das pessoas”, afirmou.

Ao encerrar o discurso, Neto Evangelista pediu responsabilidade no debate político e reafirmou apoio aos projetos encaminhados pelo Governo do Estado, defendendo que os financiamentos representam investimentos estratégicos para o futuro do Maranhão.

Maranhão foi o estado que mais avançou em gestão pública do Brasil, segundo CLP

– O governador Carlos Brandão destacou o resultado obtido no levantamento (Foto: Divulgação)

O Maranhão é o estado que mais avançou na área da gestão pública entre os anos de 2023 a 2025. Os dados são do “Ranking de Competitividade dos Estados – Eleições 2026” que foi divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) nessa quarta-feira (6). Conforme a pesquisa, o estado passou da 20ª colocação em 2023 para a 9ª em 2025.

Para essa análise foram considerados 20 indicadores em duas áreas: solidez fiscal e eficiência da máquina pública. No pilar solidez fiscal o Maranhão se sobressai. O estado saiu da 14ª posição no ranking de 2023 para a 2ª posição no ranking de 2025, ficando atrás apenas do Espírito Santo. Considerando o crescimento deste pilar, ao longo dos três anos analisados, o Maranhão apresenta o terceiro maior crescimento.

O governador Carlos Brandão destacou o resultado obtido no levantamento e lembrou que o Maranhão realizou um grande trabalho de planejamento das ações para poder executar as várias obras que estão sendo entregues ao longo dos últimos anos e que tem mudado a vida de maranhenses em todas as regiões do estado.

“Esse resultado reforça a credibilidade da nossa gestão e amplia oportunidades de captar investimentos para fortalecer nossa economia e realizar mais iniciativas que melhoram a vida das pessoas. Só tem acesso a crédito junto a entidades privadas quem tem nome limpo, faz governo com nota máxima em gestão fiscal, paga em dia e realiza ações de fato relevantes e obras estruturantes com os recursos obtidos”, afirmou Brandão.

Diferentemente do ranking de posições que o CLP costuma divulgar considerando a competitividade dos Estados e Municípios, o novo recorte buscou uma abordagem mais voltada para o avanço dos estados, indicando onde houve melhora mais significativa no conjunto de indicadores relativos à dimensão avaliada.

Os resultados obtidos na área da gestão pública ressaltam a importância do avanço da organização financeira e estrutural do Estado para garantir um ambiente cada vez mais seguro e estável, o que impacta na análise recente do CLP.

Maranhão sobe 11 posições e vira destaque como estado que mais avançou em gestão pública no Brasil

De 2023 a 2025, o Maranhão registrou o maior avanço em gestão pública no país. De acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados 2026 – Eleições, levantamento divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), o estado saltou da 20ª para a 9ª colocação, subindo 11 posições, a maior evolução entre os estados.

O fator preponderante para o crescimento do Maranhão foi a melhora nos indicadores de solidez fiscal. Nesse quesito, o estado avançou 12 posições em apenas três anos. O levantamento também aponta melhora na eficiência da máquina pública, área em que o Maranhão subiu quatro colocações.

O levantamento destaca o desempenho das gestões estaduais a partir de indicadores técnicos e dados objetivos ligados à administração pública. Entre os critérios avaliados, estão gasto com pessoal, resultado primário, capacidade de investimento, custo dos Três Poderes, oferta de serviços digitais e nível de transparência.

O avanço dos indicadores do Maranhão acontece em meio à adoção de uma série de medidas voltadas ao equilíbrio das contas públicas, ampliação de investimentos e modernização de serviços administrativos. Nesse período de crescimento apontado pelo ranking, a gestão do estado é comandada pelo governador Carlos Brandão.

Estabilidade
Os dados mostram que estados das regiões Sul e Sudeste seguem entre os mais bem colocados, mas com menor ritmo de crescimento. São Paulo, Paraná e Santa Catarina permanecem em posições de destaque, porém apresentando estabilidade em níveis mais altos de gestão pública.

O ranking traz como primeiro colocado o Espírito Santo, que assumiu o primeiro lugar no levantamento após uma trajetória de crescimento contínuo nos últimos anos. O estado ocupava a terceira posição em 2023, passou para a segunda em 2024 e alcançou o topo em 2025. O desempenho capixaba foi impulsionado principalmente pelo equilíbrio fiscal e pela eficiência administrativa.

O governo do Espírito Santo é comandado por Ricardo Ferraço (MDB), que assumiu o cargo em abril deste ano após a saída de Renato Casagrande (PSB), candidato ao Senado.

O diretor-presidente do CLP, Tadeu Barros, afirmou que o objetivo do levantamento é contribuir para o debate público com base em dados concretos sobre gestão e eficiência administrativa. “A proposta é incentivar políticas públicas mais eficientes e orientadas a resultados”, afirmou.

O levantamento é visto como uma das principais ferramentas de análise da administração pública no país e reúne indicadores sociais, econômicos e fiscais para medir o desempenho das gestões estaduais brasileiras.

Governo inaugura nova sede da Secretaria de Representação Social completamente reformada

– Obra representa mais conforto e dignidade para as ações e parcerias desenvolvidas pela pasta com a sociedade civil (Foto: Gilson Teixeira)

A Secretaria de Estado Extraordinária de Representação Social (SRS) agora conta com um prédio completamente reformado, garantindo melhores condições de trabalho para os servidores e de atendimento à população. A pasta desenvolve parcerias com a sociedade civil para ações de cunho social em todo o Maranhão. O prédio está localizado na Avenida Coronel Colares Moreira, nº 21, Quadra 50, no bairro Jardim Renascença.

A inauguração ocorreu na tarde dessa terça-feira (5) e contou com a presença do governador Carlos Brandão e de parte do secretariado estadual. Na ocasião, Brandão destacou a capilaridade das ações sociais alcançadas por meio do trabalho de articulação realizado pela pasta, especialmente junto às igrejas evangélicas, e frisou a importância do novo espaço para o funcionamento da SRS.

“A secretaria está bem mais ampla, com mais salas e locais para atendimento à população e às entidades de classe que precisam desse apoio e desse suporte do governo. Por meio dessa secretaria, levamos ainda mais políticas públicas e ações sociais para aqueles que mais precisam, além de programas como a entrega de kits musicais para igrejas e a regularização fundiária e de CNPJ dessas entidades”, explicou o governador.

Para o secretário da Representação Social, Wellington Amorim, a estrutura reformada garante mais segurança e impulsiona o trabalho desenvolvido pela pasta. Ele ressaltou o impacto da nova sede na garantia de acolhimento e atendimento humanizado aos diversos públicos atendidos.

“A nova sede da Secretaria de Representação Social é um marco na história da administração pública do Estado, pois temos aqui a primeira sala sensorial para atendimento a pessoas neurodivergentes. É um passo extremamente importante na política de inclusão, e as pessoas serão mais bem recebidas e terão o devido acolhimento, como deve ser no serviço público”, declarou o secretário.

Os convidados destacaram a relevância da SRS para o fortalecimento das ações do terceiro setor no Maranhão. “Nunca tivemos um governo que se preocupasse tanto com as instituições no tocante ao social. A Secretaria vem fazendo um trabalho extraordinário, apoiando igrejas evangélicas e instituições do terceiro setor. O governo está de parabéns”, comentou o pastor Alex Martins.

Para o pastor Paulo Fernando, a atuação da pasta representa um apoio fundamental para quem antes se sentia sozinho ao desenvolver ações sociais. “Essa secretaria traz um amparo muito grande para a comunidade evangélica e para aqueles que realizam trabalhos terapêuticos, buscando recuperar famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social. É uma porta aberta para auxiliar quem já realiza um trabalho importante por uma sociedade melhor”, relatou.

Foco no social

Entre os projetos desenvolvidos pela Secretaria Extraordinária de Representação Social está o Nota Solidária, subprograma do Nota Legal, da Secretaria de Estado da Fazenda. A iniciativa permite que parte dos tributos arrecadados por meio das notas fiscais seja destinada a entidades filantrópicas e projetos sociais previamente cadastrados junto à pasta.

Também é por meio da Secretaria de Representação Social que o governo desenvolve o programa Instituição Legal, cujo objetivo é registrar instituições, associações, ONGs, fundações e cooperativas em todo o estado. A pasta garante mais organização, transparência e acesso a direitos, além de fortalecer o terceiro setor e ampliar as ações sociais.

Assembleia aprova urgência na votação de projetos para investimentos no Maranhão

A Assembleia Legislativa aprovou requerimento de urgência apresentado pelo deputado Neto Evangelista, para a apreciação do Projeto de Lei 100/2026 enviado pelo Poder Executivo, que autoriza o Estado a contratar operações de crédito internacionais e nacionais destinadas a áreas estratégicas como habitação popular, mobilidade urbana, infraestrutura digital e a renegociação da dívida pública estadual.

O PL 100/2023 prevê a contratação de R$ 1,3 bilhão. Na prática, a matéria trata da substituição de um empréstimo de R$ 1,9 bilhão aprovado na gestão do ex-governador e hoje ministro do STF, Flávio Dino.

Na ocasião do primeiro empréstimo, deputados estaduais que integravam a base do governo comunista e que hoje atuam na oposição, defenderam de forma enérgica a contratação da operação financeira no estado. No atual cenário, contudo, os mesmos parlamentares manobram para impedir o alcance de recursos para investimentos no Maranhão.

O Maranhão elevou recentemente a sua nota de capacidade de pagamento (CAPAG) de “C” para “A” junto ao Tesouro Nacional. Com a nota máxima, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) orientou o governo a substituir o financiamento antigo – contratado no governo Flávio Dino -, por um novo, com condições de juros e parcelamento significativamente mais favoráveis ao erário público.

Com isso, o Estado poderá dar celeridade aos projetos vinculados ao programa Pró-Moradia, integrados ao Novo PAC, e que garante dignidade ao cidadão maranhense.

O PL 105/2026 (R$ 140 milhões), por exemplo, será destinado à construção de 368 unidades habitacionais no Bacanga e outras 240 na Vila Isabel.

Já o PL 106/2026 (R$ 149 milhões), prevê a construção de 120 habitações no bairro Alemanha, 336 na Fé em Deus e 48 no bairro João Paulo.

Outro importante investimento no bojo da contratação de empréstimo, está fixado no PL 107/2026, que autoriza o aporte de R$ 123 milhões para a aquisição de ônibus elétricos para o sistema de transporte semiurbano, o que promove modernização e sustentabilidade da frota.

Há também o PL 104/2026, que tem por objetivo colocar o Maranhão na rota da infraestrutura global de dados. Com um financiamento de 81 milhões de dólares (via BID) e 57 milhões de euros (via Agência Francesa de Desenvolvimento), o Estado planeja a instalação de um cabo submarino. O equipamento conectará o Maranhão à rede que interliga a Europa à Guiana Francesa, espelhando o modelo de conectividade já existente em Fortaleza e ampliando o potencial tecnológico da região.

Governo realiza reparos na MA-014, entre Matinha e Viana, após rompimento com as fortes chuvas

– Comissão liderada pelo secretário Aparício Bandeira realizou vistoria para o início das obras (Foto: divulgação)

O Governo do Maranhão destacou equipes da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) para vistoria e início dos reparos do trecho da MA-014, entre Matinha e Viana, que rompeu na noite de domingo (3) durante as fortes chuvas na região. O secretário da Sinfra, Aparício Bandeira, chegou ao local ainda durante a manhã desta segunda-feira (4) acompanhado de uma comissão com a presença de engenheiros para o planejamento dos serviços.

A via é a principal forma de deslocamento das cidades da Baixada Maranhense com as demais regiões do estado e o rompimento foi causado pelo transbordamento de um açude às margens da rodovia, agravado pelo grande volume de chuvas na região. O governador Carlos Brandão destacou o empenho da gestão estadual para restabelecer o tráfego na rodovia estadual e alertou sobre o perigo de uso irregular das estruturas das rodovias estaduais.

“Historicamente esses açudes são feitos em margem de rodovia, o que é um erro. MA não pode servir de barreira para açude. O excesso de chuva que houve na última noite, de 150 milímetros, fez com que esse açude transbordasse e rompesse esse trecho. Por isso solicitei para o secretário da Infraestrutura que se deslocasse imediatamente para lá, para fazer um diagnóstico e tomar as providências necessárias”, informou o governador.

Com a presença da equipe da Sinfra, foi traçado um planejamento para recuperação emergencial do trecho, iniciando os trabalhos já nesta segunda-feira e previsão de restabelecimento do tráfego nos próximos dias. O secretário Aparício Bandeira lembrou que a via está sendo monitorada pela gestão estadual e que o objetivo é garantir a retomada do fluxo de pessoas e veículos com segurança.

“Em primeiro lugar eu quero frisar a preocupação do governo em resolver essa situação. A rodovia foi recentemente requalificada e aconteceu esse problema devido às fortes chuvas da noite passada. Chegamos cedo com o prefeito de Viana, Carrinho Cidreira, e com o prefeito de Olinda Nova, Valdenir Diniz, com vereadores e toda uma comissão para resolver essa situação. O Estado está presente e não vamos sair daqui antes de darmos trafegabilidade para a via”, ressaltou Aparício Bandeira.

O trabalho conta com maquinário pesado e serão utilizados, entre outros materiais, pedra rachão, material de britagem recomendado para fundações, drenagem, sub-base de pavimentos e outras situações, o que garante o fundamento necessário para o porte da obra.

O prefeito de Olinda Nova, Valdenir Diniz, agradeceu o empenho das equipes da gestão estadual e se prontificou a auxiliar no que for necessário para contribuir com a restauração do tráfego na região. “É um momento difícil, mas o governo está tomando uma ação rápida. Essa é a única via de acesso que temos. Estamos aqui acompanhando com toda essa comissão do governo a solução para esse problema e vamos contribuir no que for necessário para restabelecer o tráfego na via”, observou.

O prefeito de Viana, Carrinho Cidreira, também destacou a celeridade da gestão estadual para início da recuperação do trecho. “Eu quero parabenizar o governo por ter mandado o secretário da Infraestrutura. Quando a gente agride a natureza, ela dá resposta e isso aqui é a reposta da natureza. Foi cortado o bueiro e cercada a área e isso acabou forçando a pressão para cá e houve esse problema”, frisou.

Ações de manutenção

A MA-014 já possui um amplo trabalho de requalificação em curso que faz parte das ações de manutenção das rodovias estaduais desenvolvido pelo Governo do Maranhão, faltando pouco mais de 12 quilômetros para concluir a restauração da via, o que vai garantir, junto com outras obras, mais mobilidade para a Baixada Maranhense.

Governador Carlos Brandão fortalece agenda municipalista e alcança a marca de 210 prefeitos recebidos no Palácio dos Leões

– O marco de 210 prefeitos recebidos no Palácio dos Leões assinala a gestão municipalista de Carlos Brandão (Foto: Rodrigo Ribeiro)

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, segue fortalecendo o diálogo com os municípios por meio da agenda municipalista, consolidada como um dos pilares de sua gestão. Nessa quinta-feira (30), no Palácio dos Leões, em São Luís, o chefe do Executivo estadual recebeu mais quatro prefeitos. Com os novos encontros, o Governo do Estado do Maranhão alcança a marca de 210 prefeituras atendidas nesta rodada de conversas, restando apenas 7 municípios para a conclusão do cronograma de escuta ativa.

A iniciativa tem o objetivo de descentralizar os serviços públicos e fortalecer parcerias diretas para a execução de obras e ações nas áreas de infraestrutura, saúde e cidadania. Participaram da rodada de encontros os prefeitos Flávio Amorim (Araguanã), Bruno Cardoso (São João do Caru), Dilcilene Oliveira (Boa Vista do Gurupi) e Erlanio Xavier (ex-prefeito de Igarapé Grande), iniciativa que teve como objetivo ouvir diretamente as demandas locais e construir soluções conjuntas para melhorar a qualidade de vida da população nos municípios.

Durante as reuniões, os prefeitos apresentaram demandas prioritárias de seus municípios, abrangendo áreas como infraestrutura, saúde, educação e desenvolvimento social. Entre os principais pontos discutidos estiveram a recuperação de estradas vicinais, ampliação de serviços de saúde básica, investimentos em equipamentos públicos e apoio a programas sociais que atendem comunidades em situação de vulnerabilidade.

O governador destacou que a aproximação com os gestores municipais permite ao governo estadual ter uma visão mais precisa das necessidades de cada cidade, respeitando suas particularidades e potencialidades. Segundo ele, essa escuta ativa é fundamental para garantir que as políticas públicas sejam mais eficazes e alcancem quem realmente precisa.

“Já recebemos 210 prefeitos e prefeitas, só hoje foram quatro municípios. E nessas discussões a gente ouve as demandas e autoriza para que a gente possa melhorar os municípios. Daqui saiu Viva Procon, Colégio Militar, asfalto, enfim, várias obras que interessam ao município. E hoje eles estão saindo daqui com ambulância zerinho, para que eles possam transportar pacientes e salvar vidas. É assim o nosso governo: trabalhando para melhorar a vida das pessoas”, disse o governador Carlos Brandão.

Brandão também ressaltou que o municipalismo é uma diretriz permanente de sua gestão, baseada na cooperação institucional e no fortalecimento das prefeituras. Ele enfatizou que o governo está aberto ao diálogo e disposto a firmar parcerias que resultem em benefícios concretos para a população, independentemente de posicionamentos políticos ou partidários.

O prefeito de São João do Caru, Bruno Cardoso, celebrou os investimentos anunciados. O prefeito avaliou de forma positiva a oportunidade de apresentar suas demandas diretamente ao governador. “Essa é uma ótima oportunidade para tratar de assuntos de grande interesse para o nosso município de São João do Caru. Fortalecemos a parceria, e já já tem novidade chegando na cidade”, destacou.

Uma ambulância foi entregue para atender a população de Boa Vista do Gurupi. A prefeita Dilcilene Oliveira destacou a receptividade e os resultados da reunião com o Governo do Estado. “Hoje eu estou aqui com o nosso governador, trazendo as demandas do nosso município e estou levando a ambulância. Este é o tipo de parceria que precisamos. Estaremos sempre juntos para que a gente possa fazer o melhor pelo nosso município”, disse a prefeita.

Na mesma direção, o prefeito de Araguanã, Flávio Amorim, ressaltou a agilidade no atendimento às demandas locais e a entrega da ambulância para o município. “Agradecer aqui ao nosso governador Carlos Brandão por atender as demandas de Araguanã. Vamos receber agora uma ambulância e daqui alguns dias receber uma patrulha mecanizada para a agricultura do nosso município. Também saímos com a garantia de 3 km de asfalto e de bloquetes para poder melhorar a qualidade das nossas ruas. Quero agradecer a parceria e as portas abertas para poder atender as demandas do nosso povo de Araguanã”, concluiu.

A agenda municipalista se fortalece como uma estratégia eficiente de governança, promovendo integração entre estado e municípios e garantindo que as ações governamentais estejam alinhadas com as reais necessidades da população maranhense. Ao atingir a marca de 210 prefeitos recebidos, o governo reforça seu compromisso com uma gestão participativa, transparente e voltada para resultados.

Segov celebra aniversários de Pedreiras e Grajaú com entregas importantes para as regiões do Alto e Médio Mearim

Um novo ciclo celebrado com garantias de serviços, acesso à tecnologia e melhorias em diversos eixos. Assim foram as entregas realizadas pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Governo (Segov), nos últimos dias, em dois importantes municípios maranhenses: Pedreiras e Grajaú.

Em Pedreiras, em comemoração aos 106 anos da cidade, a Segov fortaleceu o acesso democrático às tecnologias de ponta, com a entrega de mais uma unidade da Estação Tech – a 61ª no estado que irá garantir marketing digital, informática básica e avançada, robótica e programação à população maranhense.

Outro avanço significativo do Governo do Estado na cidade foram as obras de reforma e revitalização da 7ª Ciretran de Pedreiras. Com a iniciativa, o espaço foi modernizado, possibilitando ao público um melhor atendimento e acesso aos serviços de trânsito.

Ainda no Médio Mearim, a gestão estadual entregou uma nova unidade do Viva Procon, Ciretran e dois Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA) nos povoados Angical I e Pau D´arco.

Grajaú

Já no município de Grajaú, em celebração aos seus 215 anos de fundação, o Governo do Maranhão, via Segov, também garantiu novas unidades do Ciretran e da Estação Tech.

Além disso, a Secretaria também foi responsável por duas importantes assinaturas para a região: a do Termo de Autorização para construção de Abatedouro; e , ainda, da Ordem de Serviço para implantação da sede da 7ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (7ª CIBM).

“Realizar todas essas entregas é reforçar que tanto a Segov, quanto o Governo do Estado, está e continuará fazendo o melhor para a população. Possibilitar oportunidades, garantir acesso a direitos e novos serviços, ampliar o desenvolvimento e a geração de renda. Características importantes de uma gestão que pensa em futuro ainda mais promissor”, destacou o secretário Márcio Machado, da Segov.

215 anos de Grajaú: Governo do Maranhão inaugura obras e anuncia novos investimentos no município

– Governo entrega pacote de obras e serviços em Grajaú (Foto: Fernando dos Anjos)

Para celebrar o aniversário do município de Grajaú, que está comemorando 215 anos de fundação, o Governo do Maranhão levou uma série de ações para a população. O governador Carlos Brandão entregou 800 títulos de domínio de terra, inaugurou uma areninha esportiva, entre outras ações.

As entregas começaram pela concessão de 800 títulos de domínio de terra. A ação marca mais uma etapa do Programa “Esta Casa Agora é Minha”, coordenado pelo Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), para garantir segurança jurídica e o direito à moradia digna. As entregas ocorrem no povoado Alto Brasil, que fica a 47 quilômetros da sede do município, na BR-226.

“Hoje, aqui em Grajaú, comemoramos 215 anos, em mais uma agenda municipalista, com diversas entregas à população. Começamos aqui pelo Alto Brasil, um grande povoado de Grajaú pelo qual temos o maior carinho, entregando 800 títulos de propriedades urbanas. “Esta Casa Agora é Minha” é um programa criado pelo nosso governo, onde a gente distribuiu o título para pessoas que há 30, 40 anos estavam esperando o documento. Gente que sai daqui com a certeza que a casa é sua”, destacou Brandão.

O governador também destacou o perfil municipalista da sua gestão e a parceria com a Prefeitura de Grajaú, o que tem garantido diversos investimentos da gestão estadual na cidade em benefício da população.

O prefeito de Grajaú, Gilson Guerreiro, reforçou a importância da parceria entre o município e o Governo do Maranhão. “Festa, alegria, vitória, resultado de quando você deposita a sua confiança nos líderes, você colhe o positivo, que é o que está acontecendo hoje aqui. Isso é um trabalho, uma política de Estado bem executada, bem orquestrada, do governador que ordena, que autoriza o trabalho do seu corpo técnico e que as obras e serviços são bem executados”, reforçou o gestor.

Benefícios às comunidades rurais

Durante as entregas dos títulos, a presidente do Iterma, Polianna Macedo, destacou que a ação representa o reconhecimento de uma trajetória marcada pela resistência e pela luta das comunidades rurais da região.

“Estamos aqui hoje no Alto Brasil para reconhecer uma história que já existe. Cada família que está aqui construiu ao longo dos anos sua relação com a terra, com o trabalho, com a resistência e com a esperança. O que o Estado faz hoje é algo essencial: transformar esse direito vivido em um direito garantido. Porque o título que eles recebem hoje não é apenas um documento. Ele é dignidade, ele é segurança, ele é cidadania”, assinalou.

Para os beneficiados, que agora passam a ter a posse legal da terra onde vivem e produzem, garantindo estabilidade, dignidade e novas perspectivas de desenvolvimento, foi um dia histórico.

A lavradora Maria José Chaves disse que há muito aguardava por este momento. “Eu fico muito feliz por este momento tão esperado. Há 20 anos, a gente esperava pela oportunidade de receber a documentação das nossas casas. Quero agradecer a Deus por tudo e ao nosso governador Carlos Brandão”, comemorou.

O motorista Antônio Abelson também festejou a conquista. “Primeiramente quero agradecer essa oportunidade de estar realizando um sonho que todos nós temos de ter o documento dos nossos bens. Já tem já 14 anos que moramos aqui e tem já mais de dois anos que havíamos esperando esse momento. E eu tenho só gratidão por tudo que está acontecendo”.

Bolo comemorativo

Ainda como parte da cerimônia comemorativa, Brandão e a comitiva governamental participaram de um café da manhã com representantes do polo gesseiro, uma das principais atividades econômicas do município. Na ocasião, ocorreu o corte do bolo pelo aniversário da cidade. A solenidade aconteceu na Indústria Gesso Integral LTDA.

Encerrando a agenda em Grajaú, ocorreu a entrega da Areninha Esportiva, localizada no setor Ronierd Barros, no bairro Extrema. Com esses equipamentos, o Governo do Maranhão tem garantido espaços qualificados para a prática de atividades esportivas e de lazer nos municípios do estado.