Governo do Maranhão celebra 120 anos de São Bento com entrega de obras e avanços para a cidade

– Unidade 91 do Viva/Procon São Bento (Foto: Matheus Soares)

Em comemoração aos 120 anos de fundação da cidade, o município de São Bento recebeu a visita do Secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, representando o Governo do Maranhão. O evento contou com a entrega de importantes obras que marcam a parceria entre o Estado e a administração municipal.

Durante a cerimônia, foram entregues a reforma da Praça São Benedito, um dos novos pontos de lazer e convivência da cidade, e a unidade 91 do Viva/Procon, espaço fundamental para de promoção da cidadania aos cidadãos.

As obras são fruto de esforços conjuntos entre a Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) e Secretaria de Estado de Governo do Maranhão (Segov) por articulação da Secretaria Extraordinária de Assuntos Municipalistas (Seam). Além disso, também foram assinadas ordens de serviço para novos avanços nas áreas de infraestrutura e educação, com o compromisso para melhoria na qualidade de vida dos habitantes do município.

“São Bento é um exemplo de como a parceria entre o Governo do Estado e as prefeituras pode transformar a realidade das cidades. Estamos trabalhando juntos para levar melhorias que impactam diretamente a vida da população, e o município celebra seus 120 anos com mais qualidade de vida, mais desenvolvimento e mais oportunidades”, destacou Orleans durante a cerimônia de entrega das obras.

O prefeito de São Bento, Dino Penha, também comemorou o sucesso das entregas e destacou a importância da colaboração entre o município e o governo estadual. “Essas obras representam um avanço considerável para nossa cidade. A união com o Governo do Estado tem sido fundamental para conquistarmos esse progresso. São Bento está cada vez mais forte, mais desenvolvido, e estamos prontos para continuar trabalhando para melhorar a vida do nosso povo”, afirmou o prefeito.

As ações simbolizam o compromisso do Governo do Estado com os municípios maranhenses, especialmente nas áreas de infraestrutura, educação e serviços públicos. A reforma da Praça São Benedito, por exemplo, visa proporcionar um espaço de lazer ainda mais agradável para a população, enquanto a entrega do Viva/Procon garante mais dignidade e direitos aos são-bentuenses.

O evento também foi marcado por um clima de celebração e agradecimento, com a presença de diversas autoridades locais, além da população que se reuniu para comemorar os 120 anos de São Bento, uma data que será lembrada pela melhoria significativa na qualidade dos serviços públicos da cidade.

Secretário Orleans Brandão prestigia aniversário de Loreto com sequência de entregas e assinatura de novos investimentos

– No aniversário de 87 anos de Loreto, governo entrega carrinhos do programa Minha Renda (Foto: Divulgação)

O município de Loreto, localizado na região Sul do Maranhão, completou 87 anos de história, neste sábado (29), ocasião celebrada pelo Governo do Maranhão, ali representado pelo secretário de Estado de Assuntos Municipalistas (Seam), Orleans Brandão.

“São obras de esporte e infraestrutura, além de visita ao Restaurante Popular, que, em breve, será finalizado e entregue pelo governador Carlos Brandão. Também ações em diversos setores, pensadas para atender todas as demandas necessárias. Avanços que fazemos por Loreto e por todo o Maranhão”, enfatizou Orleans durante a solenidade.

Por conseguinte, foram inauguradas duas novas areninhas esportivas, cujas obras foram executadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), sendo uma na sede e outra no povoado Agrovila, contemplando a zona urbana e rural. Também ocorreram ações do programa Mais Renda, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), e oferta de kits esportivos pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel).

O prefeito Germano Coelho agradeceu com alegria pelo olhar atento do governador e destacou a firme parceria, que resulta em maior valorização das comunidades, gerando conforto, segurança e bem-estar.

“Todos estão maravilhados com as obras, que além de embelezar os nossos espaços públicos servem de incentivo ao esporte e ao lazer da população. Nós só temos a ganhar. Como gestor só posso agradecer por toda confiança e incentivo”, concluiu o prefeito de Loreto.

A ponte sobre o Riacho Tranqueira também foi inaugurada e, ainda na ocasião, houve anúncio e assinatura de ordem de serviço para reforma de duas praças públicas, uma nova unidade do Viva/Procon e uma Estação Tech, a ser executada pela Secretaria de Governo (Segov).

São, enfim, um conjunto investimentos que agregam ao desenvolvimento municipal, reforçando a continuidade de uma gestão construída com parcerias e união de esforços.

Maranhão é o 4º estado com maior potencial de mercado no país

Os dados são do Ranking de Competitividade dos Estados, do Centro de Liderança Pública.

 

O Maranhão subiu duas posições em relação a 2023 e ocupa o 4º lugar no país entre os estados com maior potencial de mercado. Em 2022, o estado ocupava o 12º lugar. A pesquisa é realizada anualmente pelo Ranking de Competitividade dos Estados, do Centro de Liderança Pública, e avalia indicadores como tamanho de mercado, crescimento potencial da força de trabalho, volume de crédito, qualidade de crédito para pessoa física, taxa de crescimento, comprometimento de renda e inadimplência.

Para o secretário de Estado de Planejamento e Orçamento, Vinícius Ferro Castro, “o tamanho da economia do estado é um dos principais atrativos para os setores privados, favorecendo investimentos em áreas estratégicas no estado, gerando um ciclo de competitividade e desenvolvimento econômico e social”.

O crescimento da população em idade ativa também é um fator crucial para o crescimento potencial de longo prazo da economia. Já os indicadores de crédito desempenham um papel importante na evolução dos investimentos e do consumo, sendo especialmente significativos no contexto atual do Brasil, onde a alta porcentagem de comprometimento da renda da população se destaca.

 

Ranking

O Ranking de Competitividade dos Estados foi desenvolvido para realizar uma análise detalhada das 27 unidades da federação do Brasil, oferecendo uma ferramenta objetiva para auxiliar os gestores públicos a buscarem maior eficiência na administração pública e a promoverem a competitividade no nível estadual.

Visando tornar a gestão pública mais eficaz e aumentar a competitividade dos estados, ele incentiva a melhoria dos serviços públicos, favorece a justiça social, promove a equidade e impulsiona o desenvolvimento econômico e social. Ao possibilitar a comparação entre os estados, o ranking estimula a responsabilidade, cobra resultados das administrações públicas e promove a adoção das melhores práticas de gestão, tornando-se uma ferramenta valiosa para o aprimoramento das políticas públicas.

Governo entrega nova sede da Aged e fortalece ações para a agropecuária maranhense

– Governo entrega nova sede da Aged (Foto: Rodrigo Ribeiro)

O Maranhão passa a contar com uma nova sede administrativa para os trabalhos da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged-MA). O espaço completamente reformado para atender as necessidades dos servidores foi entregue pelo governador Carlos Brandão e pela presidente da Aged-MA, Jucielly Campos de Oliveira, na tarde desta segunda-feira (17).

O novo centro administrativo do órgão está localizado no Edifício Toquinho, no Calhau e possui uma área de 1.563,80 metros quadrados. Com espaços e equipamentos modernos para execução das atividades laborais, as 40 salas trarão mais conforto e dinamismo para as tarefas dos servidores, garantindo mais qualidade nos serviços prestados e avanços para o Maranhão.

“A Aged tem um papel importantíssimo na defesa agropecuária, então precisávamos modernizar e ampliar o espaço físico, por isso estamos entregando essa sede moderna, com equipamentos novos, computadores, mobília, ares-condicionados, com tudo que os funcionários precisam para trabalhar bem e melhor. Também entregamos 18 veículos para o trabalho nas regionais que vão da fiscalização a liberação de certificados”, relatou o govenador Carlos Brandão.

Ele também destacou que dentro do pacote de ações para melhoria das condições de trabalho dos servidores, a gestão estadual sancionará em breve o reajuste salarial para a categoria. “Temos a questão salarial, que é um estímulo para o trabalhador. Debatemos muito para poder atender essa demanda e na semana passada aprovamos na Assembleia Legislativa o aumento salarial e vamos sancionar essa medida para que os trabalhadores da Aged possam ficar ainda mais motivados”, destacou.

Além da inauguração da nova sede e da entrega de veículos para as regionais, a solenidade também contou com a entrega simbólica de mais de 200 notebooks e computadores para o trabalho da Aged em todo o estado.

Para a presidente da Aged-MA, Jucielly Campos de Oliveira, as ações representam um grande avanço para o trabalho desenvolvido pelo órgão. “Executamos com transparência e muita eficácia as ações para a segurança do rebanho maranhense. A entrega de veículos para os escritórios da Aged é uma ferramenta importantíssima para execução das nossas ações, assim como a reestruturação que fizemos de vários escritórios no interior do estado”, pontuou.

O trabalho de reforma de prédios públicos tem sido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Governo (Segov). Além da nova sede da Aged na capital, mais de 40 escritórios do órgão no interior do estado já foram reformados a partir da parceria.

“O papel da Segov é exatamente esse, damos suporte às secretarias e aos demais órgãos estaduais. Fizemos essa parceria com a Aged para transformar esse espaço em um local moderno para o trabalho dessa importante agência. Fizemos toda a adequação do prédio, dando melhores condições de trabalho aos servidores”, frisou secretário de Estado de Governo, Márcio Machado.

O modelo de parcerias também incluiu os móveis, como bancadas, mesas, armários, entre outros, da nova sede que foram montados pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), através do programa de ressocialização dos apenados do sistema prisional.

Outros parceiros incluem a Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), que orientou a compra de notebooks e computadores de nível avançado e intermediário, e o Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Maranhão (Fundepec-MA), que destinou os recursos para a compra dos equipamentos de computação.

Como exemplo da importância do trabalho da Aged, durante a solenidade de entrega da nova sede, autoridades públicas e representantes de entidades destacaram o status de estado livre da aftosa sem vacinação alcançando pelo Maranhão a partir do trabalho da Aged-MA.

“Esse é um grande status sanitário para que possamos abrir a porta do Maranhão para o mundo, não apenas a exportação de carne, mas também de milho, soja, pois através desse status outros países poderão comprar os nossos produtos. Unidos, setor público e privado, estamos conseguindo importantes avanços”, destacou o presidente da Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem), Ricardo Ataíde.

Em breve, o Maranhão receberá o Certificado Internacional de Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), que será entregue em Paris na França.

Em Imperatriz, Brandão vistoria obras, inaugura praça, sistemas de abastecimento de água e garante novos investimentos para a Uemasul

– Governador inaugurou, vistoriou e anunciou investimentos estaduais (Foto: Gilson Teixeira)

A cidade de Imperatriz recebeu neste sábado (15) novos equipamentos públicos estaduais voltados para lazer, abastecimento e educação superior. Durante agenda no município, o governador Carlos Brandão inaugurou, vistoriou e anunciou investimentos estaduais. Entre as entregas, estão uma praça, um sistema de abastecimento de água e novos laboratórios para a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul).

A universidade foi beneficiada com laboratórios para ensino, pesquisa e extensão em diversas áreas científicas, além de ambulatórios e um centro cirúrgico para o curso de Medicina.

“Acabamos de realizar um evento na Uemasul para anunciar diversas ações simultaneamente, incluindo a inauguração de obras essenciais para a ciência, a tecnologia e a inovação, valorizando o ensino universitário”, destacou o governador Carlos Brandão.

Obras de infraestrutura e lazer

O primeiro compromisso do governador na cidade foi a vistoria das obras de pavimentação nos bairros Nova Imperatriz e Entroncamento. Em seguida, Brandão e sua comitiva visitaram as futuras instalações do Hospital Veterinário para Animais de Pequeno Porte da Uemasul.

Na sequência, ao lado do prefeito Rildo Amaral, Brandão inaugurou uma praça pública e um Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SSAA) no bairro Itamar Guará. No total, sete SSAA foram entregues à população imperatrizense neste sábado.

“Entregamos mais um espaço de lazer e bem-estar para a população. Inauguramos a Praça do Itamar Guará, equipada com quadra de vôlei, playground, academia ao ar livre, quiosque, pista de caminhada e iluminação em LED”, ressaltou Brandão.

Morador do bairro, o motorista Genilson Pereira aprovou a construção da praça, que substituiu um terreno abandonado. “Foi um investimento excelente. Aqui era um terreno sem uso, e agora temos essa praça estruturada. As crianças podem brincar, jogar bola, e isso só trouxe benefícios para a nossa comunidade”, afirmou.

A empreendedora Regiane Barros, também residente na região, celebrou a criação do novo espaço.

“Muito bom. Precisávamos disso com urgência. Agora as crianças têm um lugar para lazer, e a quadra ficou maravilhosa. Agradecemos muito ao governador”, disse.

Expansão da Uemasul: laboratórios, Casas de Vegetação e novas infraestruturas

A agenda do governador em Imperatriz incluiu uma série de investimentos na Uemasul. Foram inauguradas duas Casas de Vegetação no Centro de Ciências Agrárias (CCA) e assinadas ordens de serviço para a construção de um refeitório, uma cantina, uma câmara de crescimento, guaritas de vigilância, um galpão de patrimônio e melhorias na iluminação externa da universidade.

“O governador está entregando mais de 10 obras em Imperatriz apenas na Uemasul. Isso demonstra compromisso com a educação e o desenvolvimento da nossa cidade”, destacou o prefeito Rildo Amaral.

No campus II da Uemasul, Brandão também inaugurou novos laboratórios, incluindo os de Química Analítica e Físico-Química, Microscopia e Botânica Aplicada, Administração (com coworking, empresa júnior e incubadora), Geografia Física, Humana e Regional, Microbiologia e Simulação Realística, além dos ambulatórios e do centro cirúrgico para o curso de Medicina.

A reitora da Uemasul, Luciléia Gonçalves, ressaltou a importância dos investimentos. “A presença do governador Carlos Brandão para anunciar obras, reformas e aquisição de prédios reforça o compromisso com a educação superior e o desenvolvimento do estado por meio do ensino universitário”, celebrou.

Comércio varejista do Maranhão cresce 5,7% em 2024 e supera média nacional

O comércio varejista do Maranhão fechou o ano de 2024 com um crescimento de 5,7% em relação ao ano anterior, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse desempenho colocou o estado acima da média nacional, que registrou um crescimento de 4,7% no período. É o que aponta a Nota do Comércio Varejista, divulgada na última quarta-feira (12) pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), disponível para download no site do Imesc.

O avanço significativo do setor foi impulsionado por um contexto macroeconômico favorável, especialmente no primeiro semestre de 2024. Fatores como o aumento da massa de rendimento da população e a redução da taxa do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) estimularam a demanda por crédito, beneficiando diretamente o varejo estadual.

Apesar do crescimento anual, o comércio varejista apresentou uma queda de 3,8% em dezembro, na comparação com novembro, marcando a terceira retração mensal consecutiva. Esse resultado reflete um cenário de desaceleração econômica, influenciado por fatores como a inflação e a elevação da taxa de juros.

No varejo ampliado, que engloba os segmentos de veículos e motos, material de construção e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, o crescimento anual foi ainda mais expressivo, alcançando 6,9%. Esse desempenho superou a média nacional, que foi de 4,1%. Em dezembro, o varejo ampliado do Maranhão registrou uma alta de 0,8% em relação a novembro, contrastando com a queda de 1,1% observada no panorama nacional.

O aumento da frota de veículos no Maranhão também ajudou a impulsionar o comércio varejista. Segundo dados do Ministério dos Transportes, o estado registrou uma expansão de 5,4% na frota de veículos em 2024, com destaque para o crescimento de motonetas (8,2%), caminhonetes (7,4%), motocicletas (4,86%) e automóveis (4,3%).

Outro fator relevante foi a expansão das transações realizadas por meio do Pix. O volume de valores recebidos por pessoas jurídicas no Maranhão atingiu aproximadamente R$ 172 bilhões em 2024, um aumento de R$ 90 bilhões em relação ao ano anterior. De acordo com o Banco Central, cerca de 840,7 milhões de transações foram realizadas no estado utilizando esse meio de pagamento, evidenciando sua crescente importância na economia local.

As perspectivas para o início de 2025 são positivas, impulsionadas pelo período carnavalesco, que deve aquecer a economia do setor terciário até março. No entanto, desafios como a taxa de juros elevada (13,25% no início do ano) e o alto nível de inadimplência dos consumidores podem impactar a capacidade de consumo das famílias e influenciar o desempenho do varejo nos próximos meses.

Imprensa nacional destaca investimentos na economia, turismo e combate à pobreza no Maranhão

Em entrevista para as emissoras CNN Brasil, Times Brasil,  licenciada exclusiva CNBC, e para a revista Exame, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, falou sobre economia, desenvolvimento social, o sucesso do carnaval maranhense em 2025, política nacional, crescimento do turismo, e a redução gradual do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço (ICMS), que o Maranhão já vem desenvolvendo sobre os produtos da cesta básica no estado, entre outros assuntos.

Nos estúdios da Exame, em São Paulo (SP), Brandão conversou ao vivo com o repórter César H. S. Rezende e com o editor de macroeconomia da revista, Luciano Pádua. Em pauta, as ações adotadas em sua gestão, como é o caso do programa Maranhão Livre da Fome, iniciativa em combate à insegurança alimentar que chamou a atenção da imprensa nacional diante do contexto de alta no preço dos alimentos.

Já em entrevista ao vivo, via internet, para o programa Real Time, da Times Brasil, Brandão destacou, entre outros pontos, o fortalecimento do setor agrícola maranhense e o vínculo do bom resultado ao aperfeiçoamento no escoamento da produção e na ampliação da capacidade logística do Porto do Itaqui, terminal que possui conexão estratégica com importantes ferrovias e rodovias.

Também no formato online, o governador falou a jornalistas da CNN Brasil sobre números positivos obtidos no Maranhão em áreas como o turismo, que registrou alta movimentação econômica, crescimento ancorado no sucesso do Carnaval do Maranhão 2025 e no reconhecimento dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Natural da Humanidade, concedido pela UNESCO.

Nas entrevistas, Brandão ressaltou que o governo do Maranhão já vem aplicando redução gradual do ICMS que incide sobre produtos da cesta básica de alimentos. Em dois anos, reduziu 33%. Saiu de 12% para 10% e, mais recentemente, de 10% para 8%. O tema ganhou as manchetes de todo o país após solicitação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para que as unidades federativas zerem o ICMS dos alimentos.

Confira abaixo os principais tópicos abordados nas três entrevistas:

Crescimento agrícola e Porto do Itaqui

Um dos assuntos tratados na Times Brasil foi a reação positiva da produção agrícola maranhense às chuvas. Brandão pontuou a qualidade do solo para o agronegócio e a posição estratégica do Maranhão no MATOPIBA, que é a fronteira agrícola formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Outro vetor para o crescimento da produção agrícola maranhense é a atuação logística do Porto do Itaqui, quarto maior porto público do Brasil.
“Tem um fator muito importante que é a logística em relação aos outros estados. Nós estamos na região do MATOPIBA [fronteira agrícola formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia]  e temos, associado a isso, o nosso Porto do Itaqui, que exporta milho, exporta soja e importa fertilizantes. Temos três ferrovias chegando a esse porto. Uma logística que poucos estados do Brasil têm”, ressaltou Brandão.

Carnaval e Lençóis patrimônio natural da humanidade

Outros dois temas abordados nas entrevistas foram turismo e carnaval. Perguntado sobre o que o Maranhão tem feito para estimular a atividade turística no estado, o governador citou o sucesso recente do Carnaval do Maranhão 2025, festa que contou com grandes atrações nacionais e dezenas de artistas e grupos locais, atraindo cerca de 4,5 milhões de pessoas nas prévias carnavalescas e no período oficial de folia.

“Ano passado foi bom, mas este ano foi excelente. Nós levamos as melhores bandas, os melhores artistas do Brasil e o carnaval do Maranhão estourou. Você pode acompanhar aí nas redes sociais o resultado”, afirmou o governador.

Brandão lembrou que o sucesso da festa foi fruto de investimento estadual, parceria com o setor privado e emendas parlamentares, recursos que somados chegaram a R$ 68 milhões. Segundo o governador, a estimativa é que a temporada de carnaval no Maranhão tenha movimentado em torno de R$ 800 milhões, ativando vários segmentos econômicos do estado.

“Nós tivemos quatro milhões e meio de pessoas que passaram pelo nosso circuito. Segundo o Observatório do Turismo, 95% de ocupação nos hoteis, motorista de táxi, motorista de aplicativos, comerciante informal, tudo isso circulou cerca de R$ 800 milhões com investimento de 68 milhões”, reiterou.

Para o governador, outro importante gancho para o desenvolvimento do turismo no estado foi o reconhecimento do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Natural da Humanidade, título conferido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em julho do ano passado.

“As pessoas dizem que passaríamos 10 anos para conseguir aprovar isso. Nós aprovamos em um ano, porque os Lençóis são diferenciados. Hoje, os Lençóis Maranhenses são Patrimônio Natural da Humanidade aprovado pela Unesco. Isso é uma grife muito forte. Estou bastante entusiasmado com o que eu estou vendo acontecer no nosso estado. Isso aquece a economia, todos os segmentos se movimentam por conta do turismo”, reforçou Carlos Brandão.

Maranhão Livre da Fome

Brandão destacou outras ações estaduais que têm como foco a garantia da segurança alimentar e nutricional à população: a rede de Restaurantes Populares e o programa Maranhão Livre da Fome, sancionado no mês passado.

Coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), a rede de Restaurantes Populares do Maranhão é a maior rede pública do tipo na América Latina, com mais de 180 equipamentos que ofertam alimentação balanceada ao preço simbólico de R$ 1,00.

“A gente tem a maior rede de segurança alimentar da América Latina, Servimos 185 mil refeições todos os dias”, pontuou o governador. Já o programa Maranhão Livre da Fome é a nova aposta da gestão pública estadual para erradicar a pobreza extrema no estado, retirando quase meio milhão de maranhenses desta condição.

O programa garantirá benefício de R$ 200 mensais para a compra de alimentos, concedido a famílias que, mesmo recebendo o Bolsa Família, ainda vivem com renda per capita inferior a R$ 218.

Famílias com crianças de 0 a 6 anos receberão ainda R$ 50 adicionais por filho. Cerca de 95 mil famílias serão alcançadas pelo programa, o que corresponde a aproximadamente 432 mil maranhenses, conforme o Observatório do Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico).

“Vamos distribuir um cartão para aquelas famílias que estão na extrema pobreza. São R$ 200,00, R$ 50,00 para cada filho de até 6 anos, para que a gente possa retirar essas famílias da extrema pobreza. O Maranhão é um estado rico, com um grande potencial”, frisou Brandão.

A condição de extrema pobreza, definida pelo Banco Mundial, é a situação de domicílios com rendimento mensal per capita de até R$ 209.

“Conseguimos, em 2023, retirar 1 milhão de pessoas da extrema pobreza. Em 2024, 500 mil pessoas. Agora, com esse programa Maranhão Livre da Fome, nós vamos retirar 430 mil pessoas da extrema pobreza. E é lógico, não é apenas um programa que a gente vai distribuir renda, a gente vai distribuir recursos para a compra de cesta básica”.

Custeio com imposto sobre artigos de luxo

À revista Exame, o governador explicou como será o custeio do programa Maranhão Livre da Fome. O programa utilizará fundo abastecido por impostos sobre a venda de itens considerados supérfluos, como armas, munições e ouro. Para o governador, é uma tributação que não afeta cerca de 1% da população do estado e vai ajudar a colocar comida na mesa de quem mais precisa.

“Então, a gente tinha que ter um fundo para custear essa despesa. E onde a gente criou esse fundo? A gente criou uma taxa de imposto para venda de armas e de munição, venda de avião, venda de helicóptero, mineradora de ouro, lojas de venda de quadriciclo, venda de quadriciclo, de helicóptero e lojas que vendem ouro. Enfim, supérfluo. Não atingem 1% da população, esses impostos que vão custear esse programa”.

Com mais de 50 eventos, Governo do Maranhão divulga calendário oficial de feiras e exposições agropecuárias de 2025

– Anunciado calendário de feiras e exposições agropecuárias de 2025 (Foto: Arquivo/Divulgação)

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima), divulgou, nesta segunda-feira (10), o Calendário de Eventos Agropecuários do Estado do Maranhão de 2025. Ao todo, são mais de 50 eventos, superando o calendário do ano passado, que totalizou 27 feiras e exposições. Para conferir o calendário oficial acesse: www.sagrima.ma.gov.br

Conforme a portaria nº 12, do Diário Oficial do Estado, a temporada deste ano vai iniciar em abril, com III Feira Agropecuária de Barra do Corda, que ocorrerá entre os dias 24 a 26. Já em maio, serão 8 eventos, entre eles o AgroBalsas, uma das maiores exposições do setor que ocorre no Maranhão. O evento será promovido no período 12 a 16 de maio, na Fazenda Sol Nascente, em Balsas/MA.

O secretário da Sagrima, Flávio Viana, comemorou o aumento no número de eventos. “Com toda certeza, isso reafirma o comprometimento do Governo do Maranhão com os eventos agropecuários. No ano passado, fomos assíduos em grande parte das feiras e exposições e fornecemos apoio a todas as 27 constantes no calendário. Neste ano, será um desafio, mas sob a liderança do nosso governador Carlos Brandão, iremos cumprir essa missão”, afirmou.

 

Como solicitar o fomento

Conforme a portaria nº 003, de 23 de janeiro de 2025, que determinou a abertura do período de inscrições dos eventos, apenas as feiras e as exposições inscritas no calendário poderão solicitar fomento do Governo do Estado.

Os eventos que constam no calendário divulgado e que tenham interesse em solicitar o fomento devem encaminhar à Sagrima ofício do projeto, assinado pelo representante legal, projeto básico e o projeto de trabalho.

Os demais documentos e todo passo a passo do processo podem ser conferidos acessando o site da Sagrima na aba feiras e exposições.

Brandão parabeniza o Dia da Mulher anunciando ampliação da rede de proteção às mulheres

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, o governador do Maranhão Carlos Brandão destacou um conjunto de iniciativas voltadas para a proteção, autonomia econômica e bem-estar das mulheres maranhenses, neste sábado (8).

As medidas reforçam o compromisso do governo estadual com a equidade de gênero e a garantia de oportunidades para todas.

“Mulher tem vez, tem voz e tem oportunidade! E a gente segue firme, trabalhando para garantir um estado cada vez mais justo a todas. Aqui no Maranhão, temos um compromisso sério com as mulheres. E não é só discurso, é ação de verdade”, anunciou o governador em vídeo postado em suas redes sociais.

Entre as principais ações está a ampliação da rede de proteção às mulheres com a entrega de mais cinco unidades da Casa da Mulher Maranhense. O estado também fortaleceu a Patrulha Maria da Penha, que agora conta com 22 equipes atuando em cerca de 70 municípios para garantir mais segurança às vítimas de violência doméstica.

No campo da autonomia financeira, o governo investe em programas como o Minha Renda e o Mais Renda, que oferecem capacitação, equipamentos e um auxílio de R$ 500,00 para mulheres empreendedoras.

O governo do Maranhão qualifica, entrega equipamentos e colabora para que essas mulheres tenham sua própria fonte de renda.

Outra iniciativa inovadora é o “Mãos à Obra”, que garante prioridade a empresas que contratam mulheres nas obras de reparo dos prédios públicos estaduais, promovendo maior inserção feminina no setor da construção civil.

No enfrentamento à insegurança alimentar, o programa Maranhão Livre da Fome oferecerá um cartão para compra de alimentos, check-up completo para mulheres em situação de vulnerabilidade e profissionalização.

A Secretaria da Mulher também reforça sua atuação com a Caravana Maranhão Capacita Elas, que promove cursos de formação profissional, o Aluguel Social para mulheres em risco, e a Carreta da Mulher Maranhense, levando serviços de saúde e assistência para todo o estado.

As ações anunciadas reafirmam o compromisso do Maranhão com a promoção da igualdade e da justiça social.

Governo do Maranhão reinaugura a 87ª unidade do Viva/Procon e autoriza novas obras em Balsas

O Viva/Procon em Balsas funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 13h (Foto: Rodrigo Ribeiro)

O Sul do Maranhão ganhou mais serviços de cidadania na sexta-feira (14) com a reinauguração da 87ª unidade do Viva/Procon em Balsas. A unidade passou por uma ampla reforma e integra uma extensa agenda municipalista que será cumprida pelo governador Carlos Brandão no fim de semana.

A agenda iniciada na sexta-feira (14) segue ao longo do sábado (15) em Balsas e Tasso Fragoso, quando o governador Carlos Brandão visita as futuras instalações da Inpasa, participa da cerimônia de Abertura da Colheita de Soja, além de autorizar e inaugurar obras de pavimentação asfáltica.

“Hoje foi dia de entregar a reforma do Viva/Procon em Balsas. Já são 87 unidades em todo o estado, facilitando a emissão de documentos e outros serviços da cidadania. A unidade foi totalmente revitalizada a fim de oferecer mais conforto, qualidade e segurança à população”, assinalou o governador Carlos Brandão durante a solenidade em Balsas.

O prefeito de Balsas, Alan da Marissol, falou das ações anunciadas pelo Governo do Maranhão no município. “Eu estou muito feliz, pois menos de 60 dias após o início da nossa gestão o Governo do Maranhão já anunciou um pacote de obras na nossa cidade, beneficiando milhares de pessoas. São obras estruturantes, algumas aguardadas há muitos anos pela população. Além disso, está trazendo também restaurante popular, areninha esportiva e outras ações que vão melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou.

Ainda em Balsas, o governador autorizou as obras de urbanização nos bairros São Félix e Potosi, que vão receber drenagem e nova pavimentação. também será feito asfaltamento da Avenida Beira-Rio, no bairro Trizidela, além da pavimentação da estrada de acesso à Serra do Penitente, um importante corredor de produção de soja na região, o que vai facilitar o escoamento da produção e fortalecer a economia. O Governo do Maranhão fará, ainda, a entrega de um segundo Restaurante Popular para a cidade e de uma nova ambulância para a rede de saúde do município.

Viva/Procon

A unidade do Viva/Procon de Balsas passou por ampla reforma. As obras foram iniciadas no ano passado e incluíram novas instalações elétricas e hidrossanitárias, revisão no telhado, nova pintura, mobiliário, equipamentos eletrônicos, entre outros serviços. A unidade também é adaptada para atender pessoas com deficiência. Já foram feitos mais de 1.175 mil atendimentos desde a sua inauguração. O Viva/Procon em Balsas funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 13h, e oferece serviços de documentação e assistência ao consumidor, facilitando o acesso da população aos serviços públicos.

Com a unidade no município, os moradores podem contar com os serviços de emissão da 1ª e 2ª via do RG, antecedentes criminais, emissão de certidões e outras consultas no Balcão do Cidadão, CPF, CTPS digital, emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), além do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), e defesa e orientação ao consumidor com o Procon.

Segundo a diretora de Atendimento ao Cidadão do Viva/Procon, Caíssa Matos, a unidade vai acelerar a entrega de serviços de cidadania para o povo de Balsas. “A instalação do Viva/Procon no município faz parte de um plano de expansão que busca aproximar ainda mais os maranhenses dos serviços públicos, promovendo mais agilidade, conforto e cidadania à população, a inclusão e o bem-estar social, garantindo que os cidadãos possam exercer plenamente seus direitos”, disse.

Agenda no Sul do Maranhão

Para o sábado (15), a agenda municipalista do governador Carlos Brandão prevê a entrega 7km de pavimentação asfáltica na localidade conhecida como Ladeira do Pisa no Freio, em Tasso Fragoso, e a assinatura de ordem de serviço para implantação de 31km de asfalto na rodovia Transpenitente.

Brandão também participa da cerimônia de abertura da colheita da soja no Estado do Maranhão, Safra 2024/2025, na Fazenda Norton (MA-006), em Tasso Fragoso.