Agerp e MDA realizam missão de escuta para emissão do CAF em Barra do Corda e Alcântara, fortalecendo a agricultura familiar no Maranhão

Na última semana, uma série de encontros importantes marcou a atuação da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Os eventos tiveram como foco a emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), essencial para garantir que agricultores familiares tenham acesso às políticas públicas de apoio ao desenvolvimento rural.

Barra do Corda

Na tarde de quarta-feira (7), Sandro Montenegro, presidente da Agerp, reuniu-se com Francisco Santana, gestor da Regional de Barra do Corda, e representantes do MDA. O objetivo foi alinhar as ações voltadas à emissão do CAF no município de Barra do Corda.

Durante o encontro, Montenegro enfatizou a importância de garantir que todos os agricultores familiares tenham acesso ao CAF, o que possibilita seu benefício pelas políticas públicas e fortalece suas atividades no campo.

Este encontro reforçou o compromisso da Agerp e do MDA com o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar no Maranhão, promovendo maior inclusão e apoio aos produtores rurais.

Terra Indígena Rodeador

Na manhã de quinta-feira (8), Sandro Montenegro esteve novamente com representantes do MDA, desta vez na Terra Indígena Rodeador, Aldeia Mainumy, também em Barra do Corda. O objetivo foi alinhar ações específicas para a emissão do CAF nas comunidades locais.

A equipe visitou o Projeto Aldeia 100 Fome, uma horta comunitária que é um exemplo de sustentabilidade e apoio à segurança alimentar nas comunidades indígenas. A visita reforçou o papel da AGERP na promoção do desenvolvimento rural e na inclusão dos agricultores familiares indígenas no sistema de políticas públicas.

Alcântara

Na tarde de sexta-feira (9), as atividades da Missão de Escuta para Emissão do CAF foram concluídas no município de Alcântara. As equipes das Regionais São Luís e Pinheiro da Agerp, juntamente com os representantes do MDA, Suziane Machado e Luiz Humberto Silva, realizaram importantes diálogos com os agricultores familiares locais. Suas demandas foram ouvidas e dúvidas esclarecidas sobre o processo de emissão do CAF.

Luiz Humberto Silva destacou o comprometimento da Agerp em acompanhar de perto os agricultores, oferecendo suporte técnico e esclarecendo as etapas do processo. O encerramento em Alcântara marcou a conclusão de uma etapa crucial para a inclusão dos agricultores no sistema de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar.

A série de encontros e visitas desta semana representa um passo significativo no fortalecimento da parceria entre a Agerp e o MDA. A missão de escuta e a emissão do CAF refletem o empenho conjunto das instituições em garantir que todos os agricultores familiares do Maranhão tenham acesso às políticas públicas essenciais para o desenvolvimento rural, a melhoria da qualidade de vida e a sustentabilidade das comunidades agrícolas locais.

Comitiva agrícola da China chega ao Maranhão para extensa agenda de atividades

– Máquinas Chinesas no Assentamento Cristina Alves, em Itapecuru Mirim (Foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira (26), às 17h30, o Maranhão receberá uma comitiva agrícola da China para uma série de atividades no Estado. A delegação será recebida pelo governador em exercício, Felipe Camarão, e pelo secretário de Estado da Agricultura Familiar do Maranhão (SAF), Bira do Pindaré, o adjunto de Organização da Produção, Ricarte Almeida, além de outros secretários de Estado e representantes de instituições do segmento da agricultura familiar no Maranhão, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (Fetaema).

A comitiva chinesa será liderada pela coordenadora do Projeto de Testagem das Máquinas Chinesas, professora doutora Yang Minli. Também estarão presentes o diretor da Faculdade de Engenharia da Universidade Agrícola da China, professor doutor Zhenghe Song; o representante da Lovol, fabricante chinesa de máquinas agrícolas, sr. Xia Junchen, e mais dois membros da equipe da Associação Internacional para Cooperação Popular (IAPC). A visita tem como objetivo potencializar a produção de alimentos saudáveis pela agricultura familiar e fortalecer a cooperação internacional na área agrícola no Maranhão.

A visita terá início em São Luís, onde acontecem reuniões com representantes do Governo do Estado. No sábado (27), as atividades se concentrarão no Acampamento Cristina Alves, localizado no município de Itapecuru Mirim – MA. Desde 30 de abril deste ano, o local está sendo palco da testagem de duas colheitadeiras chinesas, focadas na colheita de arroz. As duas máquinas colheitadeiras chegaram ao Maranhão após a assinatura de um Memorando de Entendimento entre o Consórcio Nordeste, a Universidade Agrícola da China, a Associação de Fabricantes de Máquinas Agrícolas da China e a Associação Internacional para Cooperação Popular.

Durante a visita, a comitiva participará das celebrações de 17 anos da Reforma Agrária Popular no Assentamento Cristina Alves e dos 40 anos do MST.

SERVIÇO

O quê: Visita de comitiva agrícola da China ao Maranhão.
Quando: Nesta sexta-feira (26), às 17h30.
Onde: Sala de reunião do Palácio dos Leões.

Governo participa da abertura oficial da Expoimp e vistoria futuras instalações do Parque Ambiental de Imperatriz

– Governador percorreu os estandes da Expoimp e conversou com produtores rurais (Foto: Brunno Carvalho)

Uma comitiva do Governo do Maranhão realizou uma extensa agenda em Imperatriz durante o domingo (7). Sob a liderança do governador Carlos Brandão, foi realizada uma visita ao local onde será construído o Parque Ambiental de Imperatriz, no bairro Santa Inês; houve também o diálogo com empresários locais; além da participação do governador na abertura oficial da 54ª edição da Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp), no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva.

Durante a Expoimp, o governador destacou o momento especial para o Maranhão com a conquista do status de zona livre da febre aftosa sem vacinação, o que permite ao estado a comercialização da carne bovina com outros estados brasileiros e também a exportação para outros países.

“O Maranhão está de portas abertas para o Brasil, para os outros estados, e também para o mundo, podendo comercializar a sua carne com preço melhor e, naturalmente, os produtores vão expandir as fazendas, melhorar tecnicamente, ou seja, é um momento de oportunidade para que os produtores possam melhorar toda a estrutura da pecuária”, assinalou o governador Carlos Brandão.

Ele ressaltou o compromisso da gestão estadual com o desenvolvimento do estado e a importância de apoiar eventos como a Expoimp para alavancar o setor agropecuário.

“Temos dado esse apoio em todo município que tem exposição agropecuária. Temos fomentado, financiado e ajudado para acontecer. Vamos lançar novos parques de exposição em mais quatro cidades porque existe uma pecuária forte no nosso estado, mas é preciso ter um ponto de comercialização que é a exposição agropecuária”, informou.

Outro marco na abertura oficial da Expoimp foi a presença do ministro de Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro. Foi a primeira vez que um ministro da Mapa participou do evento, o que fortalece o setor agropecuário maranhense. O ministro também ressaltou a conquista do status de zona livre da febre aftosa, que possibilita ao Brasil expandir os destinos de exportação da produção agropecuária.

“O Brasil vive a expansão da sua produção para um mercado com cada vez mais compradores dos produtos brasileiros com uma régua sanitária muito elevada, conseguindo vencer desafios que antes pareciam impossíveis como o de livre da febre aftosa sem vacinação. Tudo isso dá ao Brasil o status de poder vender para os países mais exigentes do mundo como, por exemplo, o Japão e a Coréia do Sul, que ainda não compram carne brasileira”, destacou.

O ministro Carlos Fávaro também lembrou das ações desenvolvidas pelo Governo Federal em benefício do setor. Como exemplo, ele citou o Plano Safra 2024/2025, que oferece linhas de crédito, incentivos e outras políticas agrícolas.

“Foram 40% a mais de recursos, num momento que todos sabem que o custo de produção baixou algo em torno de 23%, portanto teremos um plano 63% mais efetivo. Além disso, é a primeira vez que a linha de crédito tem um fundo garantidor de R$ 10 mil para os pequenos produtores fazerem o georreferenciamento e toda a documentação necessária para acessar mais crédito e vir para a normalidade”, observou.

Carlos Fávaro ressaltou que a região Nordeste foi uma das mais beneficiadas pelo Programa para Financiamento a Sistemas de Produção Agropecuária Sustentáveis, o RenovAgro. O programa oferece uma linha de crédito com juros de 7% ao ano, dois anos de carência e um período de dez anos para pagamento. O foco é que o produtor invista em um modelo de negócios mais produtivo e sustentável.

O ministro do Esporte, André Fufuca, também participou da abertura oficial da Expoimp e destacou o trabalho conjunto dos governos federal e estadual para o desenvolvimento do país.

“A Região Tocantina cresceu pelo suor e pela luta do seu povo. A presença, pela primeira vez na história, de um ministro da Agricultura na Expoimp é algo que engradece o evento e faz termos a certeza que a união de forças do Governo do Estado, com o governador Carlos Brandão, e do Ministério da Agricultura, com o presidente Lula, é o caminho para o desenvolvimento do setor agropecuário no país”, comentou.

A presença de autoridades do Governo do Estado e do Governo Federal somando forças para o desenvolvimento do setor agropecuário maranhense foi elogiada pelo presidente do Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural), Glen Maia.

“O Governo do Estado nunca nos deixou na mão, ainda mais com o governador Carlos Brandão, que contribuiu demais com o nosso trabalho. Só temos a agradecer pois é um sinal que Imperatriz está sendo bem vista e o Sindicato Rural de Imperatriz tem recebido apoio, e com apoio poderemos levar para o campo tecnologias que contemplem o pequeno, médio e grande produtor”, afirmou.

A Expoimp é promovida todos os anos pelo Sinrural e está consolidada como o maior evento de exposição do estado reunindo empresários, produtores, agricultores, pesquisadores, consultores técnicos, estudantes e a comunidade em geral. O evento teve início no sábado (6) e segue com uma extensão programação no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva até o próximo domingo (14).

Parque Ambiental

Além da Expoimp, a agenda institucional do Governo do Estado em Imperatriz começou com a visita ao local onde será construído o Parque Ambiental no bairro Santa Inês. Considerada uma obra de grande relevância para o meio ambiente, o Parque Ambiental de Imperatriz promoverá impactos positivos na preservação de ecossistemas e possibilitará à população prática esportiva, lazer e desenvolvimento de atividades de educação ambiental. Após a visita ao local do parque, a comitiva estadual se reuniu com empresários da região para tratar do Distrito Industrial de Imperatriz.

Sagrima, Saf e Agerp unem esforços para dar início às ações do programa +Genética no Sertão

– Sagrima, Saf e Agerp unem-se em prol do programa +Genética no Sertão (Foto: Divulgação)

Em reunião estratégica realizada nesta semana, a Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Sagrima), em conjunto com a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (Saf) e a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), iniciou as discussões para implementação do programa +Genética no Sertão, que visa promover o melhoramento genético de ovinos e caprinos no Maranhão.

O programa é desenvolvido pela Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais do Brasil (Conafer), que, na semana passada, assinou termo de cooperação técnica com a Sagrima para execução do programa no estado. Conforme o acordo assinado, a Conafer vai garantir 1.200 prenhezes de cabras e ovelhas, por meio de inseminação artificial, até a vigência do termo.

Durante a reunião entre os órgãos do Estado, foram discutidos os detalhes iniciais para a implementação do programa, que irá beneficiar diretamente os pequenos produtores rurais. A parceria prevê a seleção e indicação das localidades elegíveis para participar do programa, por meio da Saf; além do acompanhamento e da orientação dos produtores para alcance de metas, por meio da assistência técnica ofertada pela Agerp.

Para o superintendente de Planejamento de Políticas de Desenvolvimento Rural da Sagrima, Leonilson Araújo, a união entre os órgãos é determinante para o sucesso do programa. “A união de esforços é primordial para fortalecer a produtividade da pecuária maranhense, especialmente nas regiões mais remotas e carentes. Com o apoio da Saf e da Agerp, estamos garantindo também mais renda e qualidade de vida para os pequenos produtores”, afirmou.

O programa +Genética no Sertão será desenvolvido em municípios que já apresentam aptidão para a caprinocultura e ovinocultura. As doses para inseminação dos rebanhos, bem como a logística de transporte até os municípios são de responsabilidade da Conafer. Além do aumento da produtividade animal, o programa também visa elevar a qualidade dos produtos de origem animal e reduzir a vulnerabilidade socioeconômica.

Ainda de acordo com o superintendente do Planejamento de Políticas de Desenvolvimento Rural, a reunião foi uma oportunidade para apresentar os entraves para execução do programa e encontrar caminhos conjuntos para solucioná-los. O  próximo passo é estruturar como os órgãos irão desenvolver e executar suas atribuições para garantir a efetividade do programa.

Além do superintendente, participaram da reunião o superintendente de Apoio ao Desenvolvimento Agropecuário da Sagrima, João Batista Fernandes; o assessor, Brandão Neto; o coordenador de Desenvolvimento Rural Sustentável da Agerp, Arthur Soares; e médico veterinário da Saf, Antonio José.

Maranhão sediará 22ª Reunião do Fórum Nordeste da Agricultura Familiar Eugênio Peixoto

Foto: Divulgação

Nos dias 13 e 14 de junho de 2024, o Maranhão será o anfitrião da 22ª Reunião do Fórum Nordeste da Agricultura Familiar Eugênio Peixoto. O evento, que abordará o tema “Assistência Técnica e Extensão Rural”, acontecerá no Espaço Navigare, localizado no Cohafuma, em São Luís.

O Fórum Nordeste da Agricultura Familiar Eugênio Peixoto é um espaço crucial de reflexão e articulação política e técnica da agricultura familiar na região. A missão é promover o desenvolvimento sustentável dos territórios rurais do Nordeste, valorizando os produtos da agricultura familiar e ampliando a qualidade de vida da população.

A expectativa é que o evento reúna mais de 200 participantes, incluindo gestores estaduais responsáveis pela execução de políticas públicas para a agricultura familiar no Nordeste, representantes de movimentos sociais, organizações representativas e agências internacionais. Estão confirmadas as presenças de delegações dos estados do Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Bahia, Alagoas, Sergipe, entre outros.

A organização do evento está a cargo do Consórcio Nordeste, em colaboração com a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar do Maranhão – SAF. A abertura oficial, marcada para as 18h do dia 13 de junho, contará com a presença do governador do Maranhão, Carlos Brandão, do secretário da SAF, Bira do Pindaré, do subsecretário do Consórcio Nordeste, Diego Pessoa, e da vice-coordenadora da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste, Rejane Tavares.

A programação do dia 13 de junho inclui painéis sobre a proposta do Sistema Único de ATER – SUATER, exposições de experiências em ATER, debates sobre o PAS Nordeste: Produção e Consumo de Alimentos Saudáveis nos Territórios de Identidade da Região Nordeste do Brasil – Rede Territorial de ATER, e discussões em Grupos Temáticos sobre o papel dos diversos segmentos na construção e operacionalização do Sistema de ATER, além de um ato oficial com a participação de autoridades e lideranças dos movimentos sociais.

No dia 14 de junho, haverá uma Plenária para a apresentação e debate da síntese das propostas dos Grupos Temáticos e o ato de encerramento com a leitura da Carta de São Luís, que trará os indicativos do Fórum Eugênio Peixoto para a construção do SUATER.

“Receber a 22ª Reunião do Fórum Nordeste da Agricultura Familiar Eugênio Peixoto é uma honra para o Maranhão. Este evento é fundamental para fortalecer a agricultura familiar no Nordeste, proporcionando um espaço de diálogo e construção conjunta de políticas públicas que beneficiem nossos agricultores. As discussões e propostas que surgirem aqui terão um impacto duradouro na qualidade de vida das comunidades rurais e na sustentabilidade de nossas práticas agrícolas”, declarou o secretário da SAF, Bira do Pindaré.

O evento será transmitido pelo canal oficial da SAF no YouTube. O ato oficial de abertura, com a presença das autoridades, será transmitido ao vivo pelo YouTube e pelo Instagram da SAF, @sistemasafma.

Fórum Nordeste da Agricultura Familiar Eugênio Peixoto

O Fórum possui coordenação compartilhada e rotativa entre os secretários de Estado e é composto por uma Plenária dos Secretários de Estado, uma Coordenação rotativa e uma Secretaria Técnica-Executiva. Suas principais ações incluem o Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste (PAS/NE), o Sistema Regional de Informações da Agricultura Familiar do Nordeste (SIRAF/NE) e a Câmara Temática da Agricultura Familiar (CTAF).

Os temas prioritariamente defendidos e discutidos são:- Assistência Técnica e Extensão Rural- Acesso à terra e regularização fundiária- Recursos hídricos, secas e agricultura familiar- Inclusão Produtiva e Cidadã- Financiamento à produção

Quem foi Eugênio Peixoto?

Eugênio Peixoto foi uma figura reconhecida pelo compromisso com a agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável. Sua trajetória incluiu atuação na CONTAG e no Governo Federal, além de contribuições para diversos fóruns e projetos relacionados ao desenvolvimento rural.