Governo do Maranhão participa da solenidade de entrega do registro do território quilombola de Alcântara

A regularização fundiária da área é fruto do Acordo de Alcântara que foi assinado em 2024 reconhecendo direitos das comunidades quilombolas.

O governador Carlos Brandão acompanhou a entrega do registro imobiliário do título de domínio do Território Quilombola de Alcântara, nesta sexta-feira (19). A documentação foi entregue durante o encerramento do Encontro Nacional das Comissões de Soluções Fundiárias, que foi realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no Maranhão.

A solenidade ocorreu no auditório do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), em Alcântara, e contou com a presença de diversas autoridades. Em março deste ano, os títulos do território foram entregues pelo presidente Lula, durante a 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CNDRSS). O ato do CNJ consolida o registro definitivo do imóvel.

Durante a solenidade, o governador Carlos Brandão destacou a importância da medida, que garante direitos aos povos tradicionais e contribui para solucionar uma demanda histórica. “Tivemos uma ampla discussão e construímos uma grande parceria com o Governo Federal e o Poder Judiciário para assegurar que essas pessoas, que vivem aqui há mais de 40 anos, finalmente recebessem seus títulos. Estivemos com o presidente Lula aqui em 2024 e seguimos avançando nessa agenda. Somente em nosso governo já entregamos 44 títulos comunitários, beneficiando cerca de 3.600 famílias e regularizando mais de 36 mil hectares destinados às comunidades quilombolas”, afirmou Brandão.

O governador também ressaltou a importância de preservar as raízes, os costumes e a identidade das comunidades tradicionais. Alcântara concentra a maior população quilombola do Brasil, reunindo mais de 17 mil moradores distribuídos em cerca de 200 territórios remanescentes de quilombos.

“O Maranhão é um dos estados que mais tem quilombos no nosso país. Precisamos preservar essa história, precisamos preservar essas tradições para que essas pessoas possam viver nas suas comunidades em paz, com tranquilidade”, frisou.

O registro imobiliário do título de domínio foi entregue para a presidente da Associação do Território Quilombola de Alcântara (Atequila), Valdirene Ferreira Mendonça. O momento foi acompanhado pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Carlos Augusto Pires Brandão; pelo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Ricardo Tadeu Duailibe; e pelo juiz Fabio Francisco Esteves, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Durante a solenidade, houve ainda a entrega da matrícula da Casa do Divino, da certidão de matrícula imobiliária da Igreja Nossa Senhora do Carmo e da matrícula da Área Norte do Território Quilombola de Alcântara. Também foi assinado um Protocolo de Intenções para Ampliação e Qualificação do Sistema Transporte Aquaviário entre São Luís e Alcântara, trabalho que será desenvolvido pela Secretaria de Estado das Cidades (Secid).

Com participação do Governo do Maranhão, Ministério da Saúde autoriza construção de Maternidade Porte II, em Bacabal

Ainda no município, o governador Brandão fez a entrega de tablets e fardamentos para agentes comunitários de saúde e endemias, e veículos para motociclistas e motofrentista

Fonte: Secom
Fotos: Gilson Teixeira
19/06/2026

O município de Bacabal passará a contar com uma Unidade de Atenção Especializada em Saúde (Maternidade Porte II) que vai ampliar o atendimento para gestantes e recém-nascidos do município e região. A assinatura da ordem de serviços para o início das obras foi realizada nesta sexta-feira (20) por Jerzey Timóteo Ribeiro Santos, representando o Ministério da Saúde. O governador Carlos Brandão participou da solenidade, destacou as parcerias do Governo do Maranhão com o Governo Federal e realizou entregas no município.

A nova Unidade de Atenção Especializada em Saúde (Maternidade Porte II), que será construída em Bacabal, integra os investimentos do Novo Plano de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) – eixo Saúde, que destinou R$ 153 milhões para a implantação da unidade de saúde. Deste total, R$ 60 milhões serão investidos nas obras de construção das instalações e R$ 93 milhões serão para a aquisição dos equipamentos necessários para o atendimento médico-hospitalar.

Durante a solenidade de assinatura da ordem de serviço, o governador Carlos Brandão destacou as parcerias entre os governos estadual e federal que têm ampliado a oferta de serviços de saúde no estado.

“O Governo Federal é um grande parceiro do nosso governo. Em fevereiro, foi assinada a ordem de serviço para duas policlínicas, uma em Chapadinha e outra em Balsas, um investimento total de R$ 60 milhões para obras e equipamentos. E hoje estamos em Bacabal onde vai ser construída esta Unidade de Atenção Especializada, que vai beneficiar 80 municípios da região, atendendo um total de 2 milhões de pessoas, sobretudo as mulheres que vão poder ter seus filhos com atendimento de primeira qualidade”, assinalou Brandão.

O governador do Estado citou, ainda, a inauguração, em dezembro de 2025, do Hospital de Referência Estadual de Alta Complexidade da Região Tocantina (HRT), em Imperatriz. Com 153 leitos, sendo 33 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a unidade de saúde foi projetada para atender demandas de média e alta complexidade, ampliando a capacidade assistencial da região e reforçando a rede estadual, especialmente nas áreas cardiológica e cirúrgica, para pacientes adultos e pediátricos.

A unidade é fruto de mais uma parceria entre o Governo do Maranhão, que investiu R$ 191 milhões na construção do hospital, e o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, que investirá R$ 40 milhões mensais no custeio da unidade.

Jerzey Timóteo Ribeiro Santos, secretário adjunto de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, representando o Ministério da Saúde, afirmou que a maternidade vai representar uma virada de chave da saúde e do cuidado obstétrico e neonatal do município.

“Eu não tenho dúvidas que daqui um ano e meio nós estaremos inaugurando esta maternidade aqui em Bacabal. Esta unidade vai oferecer serviços de tomografia, UTI para a mãe, neonatal e infantil, parto humanizado com um centro obstétrico de ponta. São 150 leitos para atender não só Bacabal, mas 82 municípios aqui da região, transformando a realidade, evitando os agravos e mortes maternas e neo-natais”, pontuou Jerzey Timóteo Ribeiro Santos.

Já o prefeito de Bacabal, Roberto Costa, ressaltou os benefícios que a nova unidade de saúde levará para o município. “Esta maternidade é um sonho, pois a falta de uma unidade de saúde como essa faz com que, principalmente as mulheres fiquem preocupadas em um dos momentos mais importantes da vida delas. Mas em breve a realidade será diferente, pois teremos um equipamento público de primeira linha para atender não apenas as mães da nossa cidade, mas de toda a região. Por isso, em nome da cidade de Bacabal, eu agradeço ao presidente Lula e ao governador Carlos Brandão por serem grandes parceiros do nosso município, pois esta maternidade representa o fim de uma luta de muitos anos”, afirmou.

Estratégia em saúde

A construção de maternidades pelo país é uma das estratégias do Ministério da Saúde para ampliar o acesso da população a serviços especializados. A unidade de Bacabal vai ampliar a capacidade de atendimento à mulher, à gestante, à puérpera e ao recém-nascido, fortalecendo a rede de atenção materno-infantil no município e região.

Com a construção da Maternidade de Bacabal, a oferta de serviços especializados em saúde da mulher e materno-infantil, disponibilizados por meio deste equipamento de saúde, alcançará usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), abrangendo, especialmente, a região de Saúde de Bacabal, Barra do Corda, Codó, Pedreiras, Presidente Dutra, Santa Inês e Zé Doca, contemplando 82 municípios e uma população estimada de 2.011.386 habitantes beneficiados.

A ampliação das maternidades através do Novo PAC contribui para fortalecer a capacidade de atendimento obstétrico e neonatal, melhorar a qualidade do cuidado desde o pré-natal até o pós-natal e para aumentar o acesso regionalizado à assistência, permitindo a detecção e manejo de complicações que hoje resultam em muitas mortes evitáveis.

Novo PAC Saúde no Maranhão

O Ministério da Saúde está investindo R$ 34,8 bilhões por meio do Novo PAC em obras, equipamentos e veículos para promover um salto de qualidade e expansão no SUS. Trata-se do maior programa de investimentos em infraestrutura da história do SUS.

No Maranhão foram selecionados 1.772 mil novos empreendimentos no Novo PAC, totalizando R$ 1.107.899.520,88 bilhão em investimentos. Somente em Bacabal, os investimentos somam R$ 171.636.590,57 milhões para renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), construção de unidades básicas de saúde (UBS), maternidade, entrega de kits de equipamentos para teleconsulta, combo de equipamentos para UBS entre outros.

Entrega de tablets

Ainda como parte das ações de saúde no município, o governador Carlos Brandão entregou 261 tablets e fardamentos para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e 45 para Agentes Comunitários de Endemias (ACE). Os equipamentos representam um avanço tecnológico para a Atenção Primária em Saúde (APS), ampliando a integração de dados, o monitoramento das ações e o planejamento das estratégias de saúde em todo o estado.

Já a entrega dos fardamentos também reforça a valorização dos agentes, fortalecendo a identidade das equipes e o reconhecimento do trabalho desenvolvido diariamente junto à população. Os novos uniformes representam melhores condições de atuação, reafirmando o respeito e o compromisso da gestão estadual com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) nos municípios.

Programa Avança Maranhão

A agenda do governador Carlos Brandão em Bacabal foi encerrada com a entrega de 2 motocicletas para mototaxistas e 1 motocicleta para motofrentista.

A ação integra o Programa Avança Maranhão, lançado pelo Governo do Estado com o objetivo de qualificar motociclistas, mototaxistas e motofretistas. As ações incluem o sorteio de motocicletas zero quilômetro a mototaxistas e motofretistas, além da entrega de capacetes de segurança, coletes de identificação profissional e mochilas de trabalho específicas para motofretistas, garantindo mais segurança, qualificação e melhores condições de trabalho para quem vive sobre duas rodas.

O programa também garante vagas gratuitas em cursos de qualificação e formação, além da entrega de equipamentos de segurança e kits profissionais.

Governo do Maranhão realiza maratona de entregas em Bacabeira e Matões do Norte

Com foco no municipalismo, comitiva governamental inaugurou obras fundamentais nas áreas de educação, esporte, tecnologia, saúde e segurança alimentar.

O Governo do Maranhão cumpriu uma intensa agenda de inaugurações e entregas nesta quinta-feira (18), para o fortalecimento de políticas públicas nos municípios de Bacabeira e Matões do Norte.

A comitiva estadual entregou uma série de equipamentos que impactam diretamente na qualidade de vida da população, como Estação Tech, Areninha Esportiva e Centro Educa Mais em Bacabeira, além de tablets para agentes de saúde e um Restaurante Popular em Matões do Norte.

As medidas fazem parte do modelo de gestão municipalista desenvolvido pelo Governo do Maranhão que garante apoio a todos os 217 municípios maranhenses contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico das cidades e, também, para a inclusão social das famílias que mais carentes.

Durante as entregas, o governador Carlos Brandão destacou a necessidade de cuidar das pessoas e ampliar o alcance das políticas públicas.

“É mais um dia de municipalismo. Fizemos várias inaugurações em Bacabeira e Matões do Norte. São obras importantes e que mudam a vida das pessoas, são várias obras que ouvimos os prefeitos e estamos entregando agora as demandas que foram solicitadas pelas representações dos municípios. Temos um governo que ouve as pessoas, que faz os projetos e que retira do papel para entregar e melhorar a vida das pessoas”, comentou Brandão.

No município de Bacabeira, a primeira inauguração foi de uma unidade da Estação Tech, espaço importante para capacitação, popularização da ciência e inovação.

O moderno centro de inclusão digital será coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e vai descentralizar o acesso à tecnologia e preparar os cidadãos para o mercado de trabalho e para o empreendedorismo.
A estrutura conta com laboratórios de informática, salas de robótica e impressoras 3D.

O secretário adjunto de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Secti, Saulo Lima, lembrou que a unidade garante um atendimento de alta qualidade para a população. “As Estações Tech possuem três ambientes com sala de computadores, sala de robótica, sala de coworking. Então, a população de Bacabeira vai poder ter inovação tecnológica, vai poder empreender, fazer cursos, capacitação. Essa é a entrega do governo para a sociedade, ou seja, a popularização da ciência”, destacou.

Outra importante inauguração para a população local foi a Areninha Esportiva no bairro Periz de Baixo.

O local foi projetado para democratizar o acesso ao esporte e combater a ociosidade entre jovens e crianças. O equipamento público dispõe de quadra poliesportiva com arquibancada e iluminação em LED; academia ao ar livre; passeio público e caramanchão.

Toda a estrutura conta com medidas de acessibilidade, incluindo banheiros adaptados para pessoas com deficiência (PCD).

Na área da educação, a gestão estadual entregou o Centro Educa Mais Monsenhor Luís Alves Madureira que foi totalmente renovado. A unidade de tempo integral agora conta com nove salas de aula, cozinha, biblioteca, auditório, quadra coberta, sala de recursos, além de laboratórios de informática, química, biologia, física, matemática e sala de robótica. A reforma também possibilitou a revisão completa de cobertura, forros, instalações elétricas, pintura geral e implantação de grades de proteção.

A prefeita de Bacabeira, Naiala Gonçalo, ressaltou a importância da parceria com o Governo do Maranhão. “Inauguramos três grandes instrumentos na área da educação e do esporte e eu não poderia deixar de agradecer ao governo que também já enviou pavimentação asfáltica e resolveu um problema histórico que tínhamos, que era a falta de ligação de dois grandes povoados. Então eu queria agradecer por essa sensibilidade e presença do governo no município. Isso mostra o compromisso com o serviço, com o trabalho prestado por todo o estado”, frisou.

Matões do Norte

Também na quinta-feira, a comitiva da gestão estadual seguiu para o município de Matões do Norte, com entregas voltadas para o combate à fome e a estruturação da atenção básica de saúde. O município recebeu a unidade de número 228 do Restaurante Popular. O equipamento público corresponde a maior rede de segurança alimentar da América Latina e oferecendo refeições completas e de alto valor nutritivo a preços subsidiados pelo Governo do Maranhão. As três refeições do dia custam apenas R$ 2,50, sendo R$ 0,50 o café da manhã e R$ 1,00 almoço ou jantar.

“O Governo do Estado tem levado dignidade à vida das pessoas por todo o Maranhão e em Matões do Norte não foi diferente. O município está sendo contemplado com várias obras e com vários equipamentos. São várias ações que vão melhorar a qualidade de vida das pessoas, como o Restaurante Popular de número 228 que está sendo entregue e que é de grande importância para a segurança alimentar de quem mais precisa. São muitas ações na infraestrutura, saúde, educação, só temos a agradecer”, comentou o prefeito de Matões do Norte, Solimar Alves, durante a entrega.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Lívio Corrêa, lembrou que cada vez mais a gestão estadual avança para contemplar todas as cidades do estado com unidades do Restaurante Popular. “Estamos aqui em Matões do Norte inaugurando o Restaurante Popular de número 228 e com isso faltam somente 16 municípios para alcançarmos os 217 municípios maranhenses. É isso que significa ter a maior rede de segurança alimentar da América Latina e o governo está fazendo essa história”, observou.

Com o Programa Cuidar de Todos, os agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate a endemias (ACE) do município receberam kit de trabalho com bolsa, camisa e colete, além de tablet para uso nas atividades em campo. O equipamento permite o registro em tempo real das visitas domiciliares, atualização de cadastros das famílias acompanhadas e monitoramento das condições de saúde da população.

Durante a solenidade de entrega dos kits de trabalho, a agente comunitária de saúde Clenilde Rodrigues da Silva, representou os servidores municipais e destacou a importância da entrega. “Esses equipamentos vão proporcionar que o nosso trabalho desenvolva bem melhor. A tecnologia hoje é fundamental e com esses equipamentos vamos, em tempo real, realizar as visitas e colocar as informações no sistema. É uma grande ajuda”, afirmou.

Governo participa da abertura da XXV ExpoSertão no município de São João dos Patos

Evento conta com o apoio da gestão estadual e impulsiona o desenvolvimento da região.

Com o apoio do Governo do Maranhão, está sendo realizada a XXV ExpoSertão, que celebra a maior edição da história da feira com uma programação totalmente gratuita para a população. O evento teve início na quinta-feira (11), no Parque de Exposições Antônio Reinaldo Porto, no município de Balsas, e segue até domingo (14). O governador Carlos Brandão esteve presente junto a uma comitiva da gestão estadual e reafirmou o apoio a ações e eventos que contribuem para o desenvolvimento do estado.

Com o slogan “A maior de todos os tempos”, o evento, que tem entrada 100% gratuita, visa movimentar o turismo, valorizar a cultura regional e impulsionar o agronegócio e a economia local. A feira desempenha um papel estratégico ao atrair milhares de visitantes de municípios vizinhos e estados fronteiriços, gerando alta ocupação na rede hoteleira, restaurantes e comércio da região.

Um dos momentos de destaque da noite de abertura foi a tradicional Cavalgada da ExpoSertão. Considerada uma das maiores da região, a cavalgada reuniu vaqueiros, criadores, cavaleiros e amazonas em um desfile que celebrou a cultura do campo e as raízes sertanejas.

Presente na abertura da feira, o governador Carlos Brandão destacou a importância do evento para o desenvolvimento econômico da região. “Esta feira é uma oportunidade para os expositores trazerem sua produção agropecuária, conhecerem novas tecnologias e a inovação que se tem feito no campo. A programação conta com palestras e oficinas para a troca de experiências, além das rodadas de negócios com a presença de investidores que movimentam a economia. E tem também os eventos culturais para que as pessoas possam vir com sua família se divertir. Por isso, a importância não apenas para o desenvolvimento de São João dos Patos, mas de toda a região”, assinalou.

O prefeito de São João dos Patos, Dr. Alexandre, afirmou que a ExpoSertão cresceu para se tornar uma feira de destaque estadual. “Hoje, a nossa ExpoSertão é uma grande oportunidade de se fazer negócio. E é também uma oportunidade de reunir as famílias. Então, nós temos que trazer esse estímulo para a nossa cidade, gerando progresso. E a feira vem aumentando mais sua fronteira e o apoio do Governo do Maranhão tem sido fundamental para este crescimento, pois tem nos apoiado cada vez mais a cada ano”, pontuou.

O evento conta com uma grande estrutura para a troca de experiências entre produtores e acesso a inovações para o campo, tanto na parte de conhecimento quanto tecnologias. A feira também gera oportunidade de negócios, aquecendo a economia e promovendo desenvolvimento.

Estandes do Governo do Maranhão

O Governo do Maranhão também está presente na feira com estandes de órgãos estaduais, como o da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp). O espaço disponibiliza orientações técnicas e contribui para a valorização da assistência técnica e da extensão rural, fortalecendo o trabalho desenvolvido junto aos agricultores familiares da região do Sertão Maranhense.

Já a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima) levou para a feira o Sistema Circular Suspenso para piscicultura, tecnologia que contribui para a melhoria do manejo e da produção aquícola, além de aquários com espécies nativas e exóticas e um viveiro de produção de mudas frutíferas. O espaço ainda conta com orientações técnicas sobre aquicultura.

Os visitantes também têm acesso aos serviços de emissão de dispensa de licença ambiental, além de informações sobre programas, projetos e serviços desenvolvidos pela secretaria em todo o Maranhão.

Durante sua visita à ExpoSertão, o governador Carlos Brandão vistoriou as atividades nos estandes da Agerp, Sagrima, além de ter conversado com produtores rurais e a população que foi conferir a programação da feira.

ExpoSertão

Além de impulsionar a economia local, a ExpoSertão se tornou uma oportunidade para visitantes conhecerem mais de perto as tradições sertanejas, a hospitalidade do povo patoense e a força do agronegócio que movimenta o interior do Maranhão.

A feira mantém sua vocação de fomentar negócios e fortalecer o setor agropecuário, reunindo produtores rurais, criadores, empresários e instituições ligadas ao campo. A expectativa é de que o evento gere oportunidades comerciais, movimente hotéis, restaurantes e o comércio local, além de atrair visitantes de várias cidades do Maranhão e estados vizinhos.

A programação também inclui quatro dias de shows gratuitos, com apresentações de artistas conhecidos do público nordestino e nacional. Entre os nomes confirmados estão Wanderley Andrade, Cleiton e Camargo, Odair José, Tom Cleber, além de diversas atrações regionais e locais.

São João dos Patos é conhecida como a capital maranhense dos bordados pela tradição de trabalhos manuais de bordados e crochês e fica a cerca de 587 quilômetros de São Luís e a 274 quilômetros de Teresina (PI).

Governo do Maranhão entrega Estrada Rota de Pericaua, unidade 226 do Restaurante Popular, Colégio Militar e outras obras em Cedral

Foram entregues ainda obras de pavimentação, uma praça, equipamento agrícola entre outros benefícios para a população.

Fonte: Secom

Texto: Jock Dean

Fotos: Dennis Mitchell

O Governo do Maranhão segue ampliando suas ações nos municípios maranhenses e, no último domingo (7), fez diversas entregas no município de Cedral. A agenda incluiu a inauguração da unidade 226 do Restaurante Popular, do Colégio Militar Tiradentes e da Estrada Rota de Pericaua. Ainda no município, foram entregues obras de pavimentação, uma praça, equipamento agrícola entre outros benefícios para a população.

Durante a solenidade, o governador Carlos Brandão compartilhou com a população de Cedral o sentimento de satisfação por estar atendendo a demandas esperadas há mais de 50 anos na região.

“A alegria é muito grande em dividir esse momento histórico com vocês e poder realizar esse sonho de mais de 50 anos. Essa região estava esquecida. Aqui tem a Praia do Barreirão, que é uma das praias mais bonitas do Maranhão, mas não tinha estrada. E hoje estamos inaugurando esta estrada tão sonhada, que vai gerar desenvolvimento,  emprego e renda por meio do turismo. Mas estamos aqui hoje trazendo diversos benefícios para o município como o Restaurante Popular, o Colégio Militar e outros investimentos que vão fortalecer Cedral assim como temos feito em todos os municípios do Maranhão”, assinalou Brandão.

O prefeito de Cedral, Danilo Moraes, lembrou que há um ano o governador Carlos Brandão esteve no município para dar início à obra inaugurada neste domingo (7). “Hoje é um dia de muita felicidade para mim. Deus é tão maravilhoso que estamos recebendo o governador de novo próximo ao aniversário da nossa cidade. E como ele é um homem que tem palavra e é pé-quente, no ano passado ele veio prometer, e hoje ele veio entregar a estrada da Sede até a Praia do Barreirão e trouxe junto muitas obras para a nossa cidade. Esta estrada vai fomentar o turismo, vai gerar emprego, vai gerar muita renda e valorizar a cultura”, pontuou.

No município, o Governo do Maranhão implantou a Estrada Rota de Pericaua. Com 6,3 quilômetros de asfalto ela liga a sede do município, na rodovia estadual da MA – 304, até a Praia do Barreirão. A obra vai garantir mais mobilidade, segurança viária, encurtar e tornar mais acessível o trajeto à orla de Cedral.

O pescador Francisco de Assis aprovou a nova estrada. “Antigamente, era a maior dificuldade para gente trafegar, fosse à pés, fosse de carro, moto ou bicicleta. Hoje é um dia de gratificação ao governo por esse trabalho bem executado. A gente agora tem uma estrada de verdade”, comemorou.

Quem também gostou da Estrada Rota de Pericaua foi o autônomo José Fonseca. “Há muito tempo que eu moro aqui e foi sempre péssimo mesmo. E agora melhorou muito com essa chegada desse asfalto. O Brandão melhorou muito aqui para nós. E agora nós estamos numa estrada que está uma beleza, uma maravilha”, contou.

Restaurante Popular e Colégio Militar

O Restaurante Popular de Cedral marca a unidade 226 desta que é a maior rede de segurança alimentar da América Latina. O equipamento garante comida de qualidade, preparada com orientação de nutricionistas, ao preço de R$ 1,00 para almoço ou jantar, e café da manhã por apenas R$ 0,50, totalizando um gasto de apenas R$ 2,50 pelas três refeições do dia.

“Muito feliz hoje por essa inauguração do Restaurante Popular. É um local que beneficia toda a população com comida de qualidade com preço justo. E só tenho a agradecer ao governador Carlos Brandão por essa grande obra”, disse o administrador Arianderson Rodrigues.

Também em Cedral foi implantada mais uma unidade do Colégio Militar Tiradentes, vinculado à Polícia Militar do Maranhão (PMMA). A unidade passou por serviços de revitalização, recuperação e adequação estrutural, arquitetônica e de infraestrutura da unidade escolar. O objetivo é proporcionar melhores condições de uso, funcionalidade, segurança e conforto à comunidade escolar.

Tatiana Câmara, mãe de dois alunos matriculados no Colágio Militar Tiradentes, ficou feliz com a nova escola. “Meus filhos estudam na escola militar porque é um novo padrão e outro tipo de ensino. É muito importante, a gente só tem a agradecer ao governador Carlos Brandão que nos deu essa escola”, disse.

Mais investimentos

Como parte do pacote de obras de urbanismo que vem sendo executadas em todos os municípios maranhenses, foi inaugurada a Praça Governador Newton Bello, no Centro de Cedral, garantindo espaço qualificado de convivência, lazer e atividade física.

“Essa praça ficou linda! Ficou bom de fazer zumba, praticar atividade física, já que agora ela tem academia e ficou tudo lindo”, comentou a funcionária pública Creuzenice Oliveira.

A agenda do governador Carlos Brandão também incluiu a entrega de obras de pavimentação. No Povoado Santaninha, foram entregues 3 quilômetros de bloquetes.

Brandão fez ainda as entregas de um equipamento agrícola no âmbito do Programa Maranhão Sustentável e um veículo para Câmara Municipal pelo Programa Coopera Maranhão.

Governador participa do encerramento da 2ª edição da Feira Agropecuária em São Mateus

Evento conta com o apoio da gestão estadual e reúne produtores, empreendedores, estudantes, pesquisadores e famílias para troca de experiências e conexões que fazem o campo crescer.

Fonte: Secom

05/06/2026

O Governo do Maranhão estará presente no encerramento da 2ª edição da Feira Agropecuária em São Mateus, a AgroSamas. O evento é considerado um dos mais importantes da região e conta com palestras, seminários, talk shows, feira de animais, feira da agricultura familiar e atrações culturais. O governador Carlos Brandão prestigiará o evento na tarde deste sábado (6), a partir das 15h30, e fará uma visita aos estandes.

Com o lema ‘A força do arroz que alimenta o Maranhão’, o evento conta com o apoio da gestão estadual e reúne produtores, empreendedores, estudantes, pesquisadores e famílias para troca de experiências e conexões que fazem o campo crescer. O cultivo do arroz é uma das principais culturas da economia da região e possui grande impacto para o agropecuária no município de São Mateus.

Serviço

O quê: Governador participa do encerramento da segunda edição da Feira Agropecuária em São Mateus.

Quando: Sábado (6), às 15h30.

Onde: Espaço AgroSamas, às margens da BR-135, no município de São Mateus.

Quatro municípios receberam audiências do Orçamento Participativo no inicio deste mês

O Orçamento Participativo (OP 2026) chegou na última terça-feira às cidades de São Mateus, Itapecuru-Mirim, Rosário e Anapurus.

O Orçamento Participativo (OP 2026) segue pelo Maranhão, nesta semana, com audiências a serem realizadas em São Mateus (Eixos Rodoferroviários), Itapecuru-Mirim (Baixo Itapecuru), Rosário (Baixo Munim) e Anapurus (Alto Munim).

A população apresentará demandas, dialogará com o Governo do Maranhão e ajudará a definir as prioridades de investimentos para cada território. Serão indicadas quatro propostas como prioridade em cada localidade para irem à votação na Plataforma Participa MA (https://participa.ma.gov.br/), em que a mais votada de cada região integrará o orçamento público estadual para 2027.

As audiências públicas passarão pelas 32 regiões de planejamento do Maranhão, permitindo que os participantes escolham quatro propostas prioritárias de ações, obras, serviços e políticas públicas que irão integrar o Plano Plurianual 2024-2027.

Realizado anualmente pelo Governo do Maranhão, o Orçamento Participativo (OP) é coordenado em conjunto pelas secretarias de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan) e de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop).

A iniciativa é um importante instrumento de participação social, por meio do qual a população pode apresentar, discutir e definir propostas que contribuirão para o planejamento das ações governamentais, assegurando que as necessidades da sociedade sejam consideradas nos investimentos estaduais.

As audiências também servirão para a eleição dos integrantes do Conselho Estadual do Orçamento Participativo. Cada região elegerá um representante, totalizando 32 conselheiros ao término das rotas. O conselho terá caráter consultivo e atuará no acompanhamento, fiscalização e fortalecimento das políticas públicas construídas em diálogo com a sociedade, promovendo mais transparência, controle social, monitoramento e continuidade das ações escolhidas pela população.

As inscrições para as organizações da sociedade civil sediadas no Maranhão que desejam participar do processo eleitoral nas demais regiões seguem abertas. Podem concorrer instituições com, no mínimo, um ano de atuação e que desenvolvam ações voltadas à promoção dos direitos coletivos.

Cada entidade poderá credenciar um representante por audiência, conforme a região em que desejar disputar a vaga. O edital completo está disponível no site da Sedihpop: https://sedihpop.ma.gov.br/uploads/sedihpop/docs/Edital.pdf

Confira o calendário das audiências públicas da terceira semana:

2 de Junho

São Mateus – Região Eixos Rodoferroviários

Itapecuru-Mirim – Região Baixo Itapecuru

Rosário – Região Baixo Munim

Anapurus – Região Alto Munim

 

Famílias maranhenses saem do Bolsa Família com aumento da renda e políticas públicas do Estado

Dados do Ministério do Desenvolvimento Social mostram que mais de 190 mil famílias maranhenses deixaram o programa nos últimos três anos.

O aumento de renda das famílias maranhenses é um dos fatores que contribuíram para que mais de 190 mil famílias saíssem do Bolsa Família entre março de 2023 e maio de 2026. Os dados foram informados nesta semana pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e revelam que cada vez mais famílias estão superando a pobreza e deixando o programa social. Entre os motivos estão a renda acima do limite da Regra de Proteção do programa e o encerramento do prazo limite do benefício.

Somente em maio deste ano, mais de 8,3 mil famílias maranhenses deixaram o Bolsa Família. São Luís foi o município com maior número de desligamentos no período, com 976 famílias, seguido por Timon (308), Imperatriz (245), São José de Ribamar (217), Codó (178), Paço do Lumiar (174), Pinheiro (143), Balsas (125), Caxias (117), Esperantinópolis (116), entre muitas outras.

O impulso para o aumento de renda e superação da pobreza no Maranhão conta também com ações do Governo do Estado. O secretário adjunto de Estado de Desenvolvimento Social, Luiz Borralho, lembrou que a gestão estadual desenvolve um conjunto de ações para garantir a autonomia das famílias mais carentes. O amplo trabalho envolve vários órgãos, especialmente a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes).

“Não é simplesmente um trabalho de transferência de renda. Temos também os programas de inclusão socioprodutiva que acontecem pela Sedes, como o ‘Formando e Cozinhando’, ‘Padaria Artesanal’, ‘Mais Renda’, ‘Minha Renda’, que auxiliam nessa jornada. Paralelo a isso, temos um conjunto de ações que vão fazer com que essas formações garantam a autonomia dessas famílias”, frisou.

Outra importante iniciativa destacada pelo secretário-adjunto Luiz Borralho foi o lançamento do Programa Maranhão Livre da Fome, no início do ano passado. A iniciativa complementa a renda de famílias maranhenses que mesmo recebendo o Bolsa Família continuavam abaixo da linha da pobreza. Além disso, o programa estadual capacita essas famílias a partir de parceria com o Senai, com foco prioritária nas mulheres que são responsáveis pelo sustento da família.

“O combate à vulnerabilidade, nunca foi enfrentado no estado do Maranhão da forma como o governo vem fazendo hoje, sobre o olhar de três eixos prioritários: a transferência de renda conduzida pela bolsa complementar que o Maranhão Livre da Fome faz com 74 mil famílias [ativas no programa]; o eixo de saúde; e o eixo da inclusão socioprodutiva. Estamos garantindo a oportunidade de formação para a entrada no mercado de trabalho, seja pela porta do emprego ou pelo empreendedorismo”, comentou.

Esse grande avanço com o Maranhão Livre da Fome conta com a colaboração de várias pastas. Capitaneado pela Sedes, o programa teve seu desenvolvimento articulado pela Secretaria de Estado de Monitoramento de Ações Governamentais (Semag). O titular da Semag, Alberto Bastos, informou que as conquistas atuais são fruto de vários investimentos cujo objetivo é dar condições para que os mais vulneráveis consigam prover o sustento da família com dignidade e superando a ajuda estatal.

“Já temos outros números positivos, como por exemplo, 2,7 milhões de pessoas que estão ocupadas, a maior marca da série histórica. Temos a renda nominal das famílias que aumentou de R$ 800 para R$ 1.200, um aumento superior a 50%. O número de empresas que aumentou de 50 mil para 65 mil. Então, é perceptível que há um movimento da melhoria da economia do nosso estado. Isso se deve aos muitos programas de governo, incluindo o Maranhão Livre da Fome, que promove capacitação em massa, principalmente para a população de baixa renda”, observou.

Oportunidade de emprego é fator de mudança

Um dos dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome sobre a saída de famílias do Bolsa Família foi um cruzamento de informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) com o Cadastro Único. Os números revelam que 80% das vagas de emprego com carteira assinada geradas no primeiro trimestre deste ano foram ocupadas por inscritos no CadÚnico.

Nesse sentido, o subsecretário de Estado do Trabalho e Economia Solidária do Maranhão, Ricardo Gonçalves, lembrou que a gestão estadual tem expandido as ações das agências do Sistema Nacional de Emprego (SINE). Atualmente, o Maranhão conta com agências do SINE em 19 municípios e no ano passado a Região Metropolitana de São Luís ganhou a Casa do Trabalhador, que reúne um grande grupo de serviços direcionados ao trabalhador maranhense, especialmente para a geração de empregos.

“Na sexta-feira, fizemos um mutirão para a intermediação de mão de obra com o ‘Se Joga Trabalhador’, em que colocamos 22 empresas no SINE, em São Luís, na Cohab, e intermediamos 300 vagas de serviço, de emprego formal, com empresas como a Fribal, Mateus, Frigol, Assaí, dentre outras. Então, nós temos chamado as empresas para que venham para dentro do SINE para essa intermediação de mão de obra”, relatou.

O subsecretário Ricardo Gonçalves ressaltou ainda que nos últimos anos houve uma implementação no processo de capacitação das pessoas que buscam trabalho no Maranhão. A gestão estadual passou a dialogar com a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e a investir na qualificação direcionada a demandas-chave do mercado de trabalho local.

“Passamos a ofertar capacitação profissional em TI, na área de informática; cursos na área de empreendedorismo, como culinária regional, passamos a ofertar, num setor muito vulnerável de São Luís, capacitação para catadores de resíduos sólidos, com oficina de fabricação de vassouras PET. Só no ano passado, doamos 40 fábricas de vassoura para 37 cooperativas que hoje fabricam e vendem estas vassouras. Como exemplo, temos as fábricas em Itapecuru-Mirim e Miranda”, pontuou.

O representante da Estado do Trabalho e Economia Solidária também destacou outras ações da gestão estadual e que incluem várias pastas como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Procaf), que é coordenado no Maranhão pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar. No ano passado, teve um investimento de mais de R$ 8 milhões do Governo do Estado impactando positivamente a vida de milhares de famílias que são beneficiadas com o programa.

Exemplo para toda a vida

Mais do que números, os investimentos em ações e programas de base social estão mudando para melhor a vida de milhões de pessoas. Vera Lúcia Santos Gomes é uma das maranhenses a deixar de receber o Bolsa Família por conta do aumento da renda familiar. Com as ações sociais, ela conseguiu emprego na área de serviços gerais e hoje consegue sustentar a família.

“O programa Bolsa Família acolhe muitas famílias. Eu já fui beneficiária e foi uma ajuda muito grande enquanto recebia. Na minha casa moram quatro pessoas. Eu estava desempregada, fazia faxina, lavava roupa para os outros, então foi muito útil na minha vida. As famílias são muito carentes. Hoje eu trabalho e recebo um salário-mínimo. Eu acredito que é uma ajuda muito boa e vejo que hoje os governos ajudam muito as famílias carentes”, relatou.

Outro exemplo de superação do programa de transferência de renda é Jeremias Ferreira, que deixou o Bolsa Família em maio. Desempregado por vários anos, o programa federal era a principal fonte de renda para prover o sustento da família, mas com a melhora na economia maranhense e abertura de mais vagas de trabalho, ele conseguiu ser empregado como vigilante por uma empresa de segurança privada.

“O Bolsa Família me ajudou muito, por muito tempo. Eu também fazia uns bicos por fora, mas a minha renda certa era o Bolsa Família. Eu estava à procura de um emprego para melhorar mais a minha renda, o conforto da minha família. Então surgiu a vaga de emprego e com essa oportunidade eu deixei o programa. Mas me ajudou muito o Bolsa Família”, comentou.

Governo do Maranhão entrega Restaurante Popular, Colégio Militar, obras de pavimentação e urbanismo em Cedral

Governador Carlos Brandão cumpre agenda municipalista na cidade a partir das 9h do domingo (7)

O Governo do Maranhão segue ampliando suas ações nos municípios maranhenses e, no domingo (7), realiza diversas entregas no município de Cedral. A partir das 9h, o governador Carlos Brandão cumpre uma extensa agenda de inauguração da unidade 226 do Restaurante Popular e um novo Colégio Militar Tiradentes. Ainda no município, serão entregues obras de pavimentação, uma praça, equipamento agrícola entre outros benefícios para a população.

O Restaurante Popular de Cedral marca a unidade 226 desta que é a maior rede de segurança alimentar da América Latina. O equipamento garante comida de qualidade, preparada com orientação de nutricionistas, ao preço de R$ 1,00 para almoço ou jantar, e café da manhã por apenas R$ 0,50, totalizando um gasto de apenas R$ 2,50 pelas três refeições do dia.

Também em Cedral será implantada mais uma unidade do Colégio Militar Tiradentes, vinculado à Polícia Militar do Maranhão (PMMA). A unidade passou por serviços de revitalização, recuperação e adequação estrutural, arquitetônica e de infraestrutura da unidade escolar. O objetivo é proporcionar melhores condições de uso, funcionalidade, segurança e conforto à comunidade escolar.

A agenda do governador Carlos Brandão também inclui a entrega de obras de pavimentação. No Povoado Santaninha, serão entregues 3 quilômetros de bloquetes, além de 6,3 quilômetros de asfalto do trecho que liga a sede do município, na rodovia estadual da MA – 304, até a Praia do Barreirão. As duas obras garantem mais mobilidade urbana e segurança viária.

Como parte do pacote de obras de urbanismo que vem sendo executadas em todos os municípios maranhenses, será inaugurada a Praça Governador Newton Bello, no Centro de Cedral, garantindo espaço qualificado de convivência, lazer e atividade física.

Brandão fará ainda as entregas de um equipamento agrícola no âmbito do Programa Maranhão Sustentável e um veículo para Câmara Municipal pelo Programa Coopera Maranhão.

Serviço:

O quê: Entregas de obras em Cedral;

Quando: Domingo (7), a partir das 9h;

Onde: Cedral.

Avanço por todo o Maranhão: Segov entrega 14 obras importantes em dez municípios maranhenses

Entre os dias 27 e 29 de maio, cinco cidades receberam novas unidades do Restaurante Popular – foram elas: Maracaçumé, Maranhãozinho, Governador Nunes Freire, Capinzal do Norte e Guimarães.

Cinco Restaurantes Populares, duas Estações Tech, cinco unidades de ensino e mais três obras nos eixos de assistência social e garantia de direitos, além da assinatura de ordem de serviço. Assim foram os últimos dias de entregas realizadas pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Governo (Segov), em diversas regiões do território maranhense.

Entre os dias 27 e 29 de maio, as cidades de Maracaçumé, Maranhãozinho, Governador Nunes Freire, Capinzal do Norte e Guimarães receberam novas unidades do Restaurante Popular. Assim, o Governo do Estado atingiu a marca de 225 equipamentos inaugurados no Maranhão, reforçando o direito da população maranhense no acesso à alimentação de qualidade, com refeições de alto padrão nutricional e a preços acessíveis.

Em Capinzal do Norte, além do restaurante, a Segov reforçou a ampliação na garantia de direitos, com a entrega de uma unidade do VIVA/Procon, que funcionará na Avenida Lindolfo, s/n, no bairro Vista Alegre, e realizou a entrega de um veículo para a Câmara Municipal, no âmbito do Programa Coopera Maranhão, gerido pela secretaria.

Na área da educação, foram cinco unidades de ensino e aprendizagem entregues: o Centro de Ensino Major Érico Gomes Braga Rodrigues em Nina Rodrigues; o Colégio Militar 2 de Julho LXVII em tempo integral do Ensino Médio, no Centro Educa Mais Ayrton Senna, em Itapecuru-Mirim; o Colégio Militar 2 de Julho U.I Acadêmico José Sarney em Santa Luzia; o Centro de Ensino Leocádia Alves dos Santos Lima em Rosário; e o Centro Educa Mais Zuleica Santos em Buriti Bravo.

Além delas, Nina Rodrigues também contou com a reforma do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); Rosário e Buriti Bravo receberam unidades da Estação Tech; e em Itapecuru-Mirim foi assinada uma Ordem de Serviço para ampliação do Colégio Militar 2 de Julho LXVII, no Centro Educa Mais Ayrton Senna, com requalificação da quadra poliesportiva.

Para o secretário de Governo, Márcio Machado, as inaugurações e entregas fazem parte da gestão municipalista do Governo do Maranhão, levando dignidade para a população maranhense em diversas regiões.

“Trabalhar em prol do desenvolvimento de todo o estado. Essa foi a missão dada pelo governador Carlos Brandão, que temos conseguido cumprir a cada nova semana, entregando equipamentos públicos diversos em várias regiões do Maranhão, sempre com o foco em mudar a vida das pessoas, com serviços, espaços e oportunidades de qualidade”, ressaltou o secretário.