BRANDÃO SOBRE MA-372: Todo o agronegócio do Maranhão passará por esta estrada

Uma estrada que representa mais desenvolvimento para o Maranhão, fortalece o agronegócio, melhora a logística no Corredor Arco Norte e tira povoados do isolamento.

Durante entrevista concedida a jornalistas que realizam a cobertura das ações do executivo estadual, o governador Carlos Brandão falou sobre a entrega da MA-372, antigo sonho da região que representa um grande investimento na área da infraestrutura. A obra amplia a capacidade logística de transporte de grãos e demais produtos exportados do Maranhão para outros paises através do porto do Itaqui.

A rodovia que liga Mirador a São Domingos do Azeitão possui 85 km de extensão e reduz o tempo de deslocamento em cerca de 9 horas até São Luís, trajeto das cargas de soja e milho produzidos no interior do estado.

Maranhão ocupa 4º lugar entre os estados brasileiros que mais avançaram em infraestrutura, aponta Centro de Liderança Pública (CLP)

Ranking de Competitividade dos Estados 2025, publicado pelo CLP, mostra a evolução do estado de 2023 a 2025.

O Maranhão se destacou entre os estados do Brasil que mais avançou no pilar de Infraestrutura do Ranking de Competitividade dos Estados 2025, publicado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), ocupando o 4ª lugar no ranking nacional e o 3º na Região Nordeste. Este resultado é reflexo das ações que vem sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado.

O resultado apresentado pelo CLP integra a edição mais recente do levantamento, que avalia o desempenho das 27 unidades da federação (UF) com base em indicadores estruturados de políticas públicas e eficiência administrativa.

O ranking leva em consideração o quanto cada UF evoluiu de 2023 a 2025 comparada a si mesma.

O pilar Infraestrutura do Ranking de Competitividade dos Estados considera variáveis como acessibilidade do serviço de telecomunicações, qualidade do serviço de telecomunicações, custo de combustíveis, custo de saneamento básico, disponibilidade de voos diretos, acesso à energia elétrica, custo da energia elétrica, qualidade da energia elétrica, qualidade das rodovias e backhaul de fibra óptica.

No ranking nacional o Maranhão ocupa a 4ª colocação, atrás de Sergipe (1º), Piauí (2º) e Minas Gerais (3º). Quando analisada apenas a Região Nordeste, o Maranhão passa para a 3ª colocação com Sergipe e Piauí mantendo as mesmas posições também a nível regional.

Qualidade das rodovias
Somente no que diz respeito à qualidade das rodovias, o Maranhão subiu dois lugares no Ranking de Competitividade dos Estados 2025 em comparação a 2024. Desde 2023, o Governo do Maranhão consolidou um conjunto de ações voltado à ampliação e reestruturação da infraestrutura do estado.

Entregas como Ponte sobre o Rio Preguiças, Nova Litorânea, Avenida Metropolitana, Estrada da Raposa, entre muitas outras, garantem desenvolvimento e mais qualidade de vida para milhões de maranhenses.

Todas estas obras possuem em comum o caráter estruturante para os municípios, especialmente no caso da pavimentação de vias urbanas e rodovias estaduais, criando novos caminhos para escoar a produção regional, como as Estradas do Abacaxi (São Domingos do Maranhão), do Jacaré (Penalva), MA-006 (trecho de Tasso Fragoso a Alto Parnaíba), MA-014 (trecho de Palmeirândia a São Bento).

Tais grandes obras de pavimentação são executadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) e incluíram uma ampla gama de serviços, indo desde o trabalho de drenagem até a sinalização das vias.

Segundo o secretário de Estado de Infraestrutura, Aparício Bandeira, o resultado da pesquisa do CLP reflete um trabalho consistente que vem sendo realizado desde o início da gestão do governador Carlos Brandão, com investimentos importantes em infraestrutura em todas as regiões do Maranhão.

“Nesse período, consolidamos uma série de obras estruturantes voltadas para melhorar a mobilidade, fortalecer a logística e impulsionar o desenvolvimento econômico do estado. Estamos atuando em diversas frentes, tanto na recuperação e manutenção de rodovias já existentes quanto na implantação de novos corredores viários importantes para o escoamento da produção e para a integração regional. Já são mais de 6 mil quilômetros de rodovias estaduais contemplados com obras e serviços. São obras planejadas com base em estudos técnicos e executadas de forma estruturada, pensando no presente e no futuro do Maranhão”, assinalou Aparício Bandeira.

MA-372

Dando continuidade a estas ações, no sábado (16), o Governo do Maranhão entregou as obras de recuperação da MA-372, que liga a MA-270, em Mirador, à BR-230, em São Domingos do Azeitão.

Trata-se da maior obra de pavimentação executada pela atual gestão do Governo do Maranhão. Com extensão de 85 km, a nova rodovia vai fortalecer a mobilidade, melhorar o escoamento da produção e a integração entre os municípios da região sul do estado.

Voos diretos
Ainda no que tange a transportes o pilar Infraestrutura, do Ranking de Competitividade dos Estados, considera ainda a existência de voos diretos. Quanto a isto, o Governo do Maranhão, em parceria com companhias aéreas e o Ministério do Turismo, também tem ampliado a malha de voos diretos partindo de São Luís, incluindo rotas inéditas.

Entre os exemplos das novas rotas aéreas estão os voos diretos diários para o Rio de Janeiro, por meio de rota implantada pela Gol Linhas Aéreas desde abril.

Já a empresa aérea TAP Air Portugal anunciou o lançamento da rota Lisboa – São Luís, que passa a operar partir de outubro.

A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, afirmou que o crescimento do fluxo de voos para o Maranhão demonstra o avanço das ações de promoção turística em feiras de turismo nacionais e internacionais que o Governo do Estado realiza nos últimos anos.

“Estamos intensificando e fortalecendo as ações promocionais do destino Maranhão em eventos bastante estratégicos dentro do segmento do turismo no Brasil e no exterior. Essas ações promocionais têm atraído a confiança do mercado no potencial turístico do nosso estado e, consequentemente, têm contribuído para a ampliação da conectividade aérea e para o fortalecimento do estado como destino competitivo nos cenários nacional e internacional. Esse aumento representa mais visitantes chegando aos nossos polos turísticos, mais oportunidades para o setor produtivo e mais desenvolvimento econômico para os municípios maranhenses”, destacou Socorro Araújo.

Mais conectividade
O Maranhão também subiu quatro posições em relação a 2024 no backhaul de fibra óptica. Entre as iniciativas nesta área o Governo do Maranhão, em parceria com o Governo Federal (Ministérios das Comunicações e MCTI) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), está implementando a Infovia Maranhão.

O projeto vai expandir a rede de fibra óptica do estado, integrando 20 municípios ao backbone nacional, garantindo internet de alta velocidade para órgãos públicos, escolas e comunidades.

O Governo do Estado também lançou o Programa Maranhão Mais Conectado, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), voltado para a expansão da infraestrutura de telecomunicações, e a inclusão digital em todo o território maranhense.

Saneamento básico

Saldo positivo também no custo do saneamento básico, onde o estado avançou três posições. Em janeiro deste ano, o Governo do Maranhão autorizou o início das obras de implantação e ampliação do sistema de esgotamento sanitário de São Luís – etapa 1, referentes aos sistemas São Francisco e Vinhais. Com investimentos de mais de R$ 75 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2).

De acordo com a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), com as melhorias a cobertura de redes de coleta de esgoto deve subir de 55% para cerca de 70%. Com relação ao tratamento, a expectativa é que a cobertura alcance cerca de 80% até o fim das entregas.

O abastecimento de água também avança no Maranhão por meio da implantação de Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA).

Somente em 2025, 78 sistemas foram concluídos e 19 sistemas foram revitalizados, levando água potável a áreas urbanas e rurais e reduzindo a vulnerabilidade hídrica de comunidades inteiras.

Orleans Brandão prestigia AgroBalsas e destaca importância de investimentos no agronegócio e no empreendedorismo maranhense

POLITICA: O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, prestigiou, na sexta-feira (15), a 22ª edição do AgroBalsas, uma das maiores feiras de agronegócio do Norte e Nordeste do país, realizada no município de Balsas, no sul do estado. O evento reúne produtores rurais, investidores, pesquisadores e setor público para apresentação de novas tecnologias, exposição de implementos agrícolas, além da promoção de debates sobre inovação e sustentabilidade.

Ao lado do governador Carlos Brandão, Orleans percorreu os estandes da feira, visitou exposições de produtos e equipamentos voltadas ao setor agropecuário, além de dialogar com expositores, produtores e lideranças ligadas ao agronegócio da região.

Um dos espaços visitados por Orleans Brandão foi o Armazém do Empreendedor, uma iniciativa do Governo do Estado, que funciona como uma vitrine para promover e comercializar produtos genuinamente maranhenses, fortalecendo os pequenos negócios e incentivando o empreendedorismo. Durante a visita, ele destacou a importância da iniciativa para a valorização do trabalho dos maranhenses e para o fortalecimento da economia local.

“Uma das ações que mais admiro e faço questão de prestigiar é o Armazém do Empreendedor, criado pelo governador Carlos Brandão para incentivar nossos pequenos empreendedores, criando oportunidades para que eles possam mostrar e comercializar aquilo que produzem com tanto talento e dedicação. Levar esse espaço para as feiras e exposições é uma forma de valorizar a nossa gente e estimular a geração de renda. É um estande que eu gosto muito de visitar, conhecer, conversar com os expositores e, claro, experimentar os produtos feitos pelo nosso povo trabalhador, que merece cada vez mais esse incentivo e reconhecimento”, disse Orleans.

Durante a visita, ele também ressaltou a relevância de ampliar os investimentos no agronegócio como caminho para garantir mais desenvolvimento, geração de empregos e oportunidades para a população maranhense.

“Investir no agronegócio é investir no desenvolvimento do Maranhão. O AgroBalsas demonstra a força produtiva do nosso estado e o enorme potencial que temos para crescer ainda mais. Precisamos seguir incentivando a inovação, melhorando a infraestrutura e criando condições para que nossos produtores possam expandir sua produção”, destacou Orleans Brandão.

A participação de Orleans no AgroBalsas integrou sua agenda no sul do Maranhão, onde também realizou encontros com prefeitos, vereadores, lideranças políticas e representantes de diversos setores produtivos da região.

Governador Carlos Brandão visita stands de serviços e programas do Governo do Maranhão na Agrobalsas 2026

Gestão estadual apoia a feira e levou para o local espaços com os diversos serviços e programas voltados para os produtores rurais.

O Governo do Maranhão participa da Agrobalsas 2026 por meio de diversas secretarias e órgãos estaduais que estão com pavilhões e stands apresentando serviços e programas voltados para os produtores rurais, exposições, comercialização de produtos agrícolas e outras oportunidades de negócios, além de atividades para o público em geral.

Na última sexta-feira (15), o governador Carlos Brandão visitou a Agrobalsas e os stands do governo estadual.

A 22ª Agrobalsas acontece na Fazenda Sol Nascente, em Balsas, na altura do KM-04 da BR-230, Região Sul do Maranhão. Este ano o tema da feira, que será encerrada neste sábado (16), é “Raízes que Transformam”.

A Agrobalsas é promovida pela Fundação do Corredor de Exportação Norte (FAPCEN), com o apoio do Governo do Maranhão.

A feira reúne produtores, especialistas e entusiastas do agronegócio para discutir as tendências, tecnologias e oportunidades do setor. A edição deste ano terá palestras, mesas de debate, exposição de maquinários e demonstrações de técnicas agrícolas entre outras atividades.

Durante sua visita aos espaços da feira o governador Carlos Brandão destacou a importância do evento para o desenvolvimento da economia no sul maranhense, afirmando que a Agrobalsas funciona como um centro de discussão, debate e troca de experiências entre os produtores rurais.

“A AgroBalsas é um evento de grande sucesso no agronegócio, tanto para pequenas quanto para grandes empresas. É uma plataforma para divulgação dos trabalhos dos produtores da região, além de oferecer qualificação profissional por meio de oficinas e palestras. A feira também promove a venda de marcas e terrenos agrícolas, impulsionando o aumento da produção e produtividade dos produtores. A cada edição, a Agrobalsas tem se tornado mais estruturada e eficiente e o Governo do Maranhão dá todo o apoio porque entende que à medida que a Agrobalsas cresce, o agronegócio do sul do estado também se fortalece”, pontuou Brandão.

O presidente da FAPCEN, Paulo Roberto Kreling, agradeceu o apoio do Governo do Maranhão à Agrobalsas. “O governador Brandão esteve na Serra do Penitente, a maior chapada do sul do Maranhão, com mais de 200 mil hectares de área cultivada, e viu o tamanho do trabalho que é desenvolvido na região pelos produtores rurais. Então, nós temos uma gratidão enorme por todo o investimento que o Governo do Maranhão faz na Agrobalsas, contribuindo para o crescimento dessa feira. Este é um governo que está comprometido com o agronegócio e sempre atende as reivindicações do setor produtivo”, afirmou.

Visita aos stands
Um dos espaços do Governo do Maranhão na Agrobalsas 2026 que foi visitado pelo governador Carlos Brandao foi o Pavilhão Agro, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima).

O espaço reune palestras, cursos, oficinas, rodas de conversa, capacitações, vitrines tecnológicas, atendimentos ao público e apresentações de programas institucionais.
Brandão também esteve no Armazém do Empreendedor do Maranhão, iniciativa do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria de Indústria e Comércio (SEINC), voltada à valorização do pequeno negócio.

Esta é a quarta participação do Armazém do Empreendedor na feira, reunindo mais de 60 expositores maranhenses. A estrutura deste ano incluiu uma Vila Food, apresentações das atrações culturais da região, e ainda capacitações em um auditório localizado dentro do espaço.

O governador também conferiu o atendimento prestado ao pequeno produtor rural por meio do stand da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF) que pomove a Feirinha da Agricultura Familiar, reunindo agricultores e agricultoras familiares com a comercialização de produtos locais, alimentos saudáveis, artesanato e derivados da produção rural.

O espaço aproxima produtores e consumidores, incentivando a geração de renda e o fortalecimento da economia local.

Também contam com stands na Agrobalsas 2026 a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED), a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão, (Agerp), a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), Secretariaria de Estado da Saúde (SES), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) entre outros órgãos da administração estadual.

Em São Luís, Governo do Maranhão entrega reforma da Praça Vila Isabel e Quadra Poliesportiva, no Anjo da Guarda

Ação garante espaços qualificados de lazer, convivência e prática esportiva para a população.

Ação garante espaços qualificados de lazer, convivência e prática esportiva para a população.

O Governo do Maranhão segue ampliando a disponibilidade dos espaços de lazer e prática esportiva em todo o estado e, nessa quinta-feira (14), foram entregues as obras de reforma da Praça Vila Isabel e Quadra Poliesportiva do Anjo da Guarda, em São Luís. A comunidade participou do momento ao lado do governador Carlos Brandão.

Com investimentos de R$ 1.007.651,39, a reforma dos equipamentos atende a uma demanda antiga dos moradores da região e garante espaços qualificados de lazer e convivência, além da prática esportiva, fortalecendo o esporte amador.

“Essa praça e esta quadra vão valorizar o bairro. As pessoas se sentem atendidas. Estou muito feliz que a gente tem feito várias praças para atender as comunidades na área do esporte, lazer e cultura. E já aproveito para anunciar que vamos ter um arraial aqui para a comunidade da Vila Isabel ver o bumba meu boi perto de casa”, pontuou Brandão.

Foram executados serviços de nivelamento de terreno para preparo de pavimentação em bloquete sextavado, execução de área para parquinho, playgroud, academia ao ar livre, construção de quadra poliesportiva com pintura epóxi, paisagismo, iluminação, área para estacionamento. As obras ainda incluíram construção de vestiário, palco, ponto comercial, bancos e pergolado de madeira, além de pintura geral.

Para a população, a entrega dos equipamentos representa mais dignidade. “Nós recebemos de braços abertos esta praça. O povo não utilizava o local para nada porque não tinha estrutura. Os meninos que gostam de bola vão aproveitar muito. As crianças também não tinham lugar para se divertir. Esse benefício é muito grande para a comunidade. Agradecemos ao governador Carlos Brandão”, disse Luila Santos, costureira e coordenadora da zumba.

Governo do Maranhão anuncia pacote com novas obras e assina parcerias para revitalização do Centro Histórico de São Luís

Investimentos são fruto de parceria entre os governos do Maranhão, Federal e a iniciativa privada.

Patrimônio Mundial da Humanidade, o Centro Histórico de São Luís vai receber um amplo pacote de obras de revitalização de 22 imóveis para usos diversos. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (14) pelo Governo do Maranhão. O pacote de investimentos abrange o início de novas obras, a ampliação de serviços já em execução e a assinatura de parcerias estratégicas com a iniciativa privada. Durante a solenidade de lançamento, o governador Carlos Brandão destacou que os novos investimentos vão garantir a preservação do patrimônio arquitetônico, fortalecer a cultura, o turismo e a economia da capital.

A solenidade de lançamento foi realizada no Convento das Mercês, na Rua da Palma, bairro Desterro, no Centro Histórico de São Luís. Os novos investimentos ampliam as ações já executadas pelo Governo do Maranhão com o objetivo de preservar o maior conjunto arquitetônico de origem portuguesa da América Latina, reconhecido como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 1997.

O governador Carlos Brandão destacou que os 22 edifícios passarão por reestruturação, reforma e requalificação, visando oferecer novos espaços à população. Os investimentos são oriundos de recursos próprios, do Governo Federal, por meio do PAC Cidades Históricas, e de parceria com a iniciativa privada.

“Estamos executando obras significativas como a revitalização do Teatro Arthur Azevedo, um investimento de R$ 14 milhões. Também estamos trabalhando na revitalização do antigo Hotel Central e do Palácio do Comércio, investindo cerca de R$ 30 milhões, e na recuperação do antigo Hotel Vila Rica, com um investimento de aproximadamente R$ 20 milhões. Ao todo, são 22 imóveis contemplados a fim de revitalizar e dar vida a essa área. Este é nosso principal desafio. Os projetos que estamos lançando não são simples, mas são fundamentais para preservar este patrimônio”, assinalou Brandão.

Representando o Governo Federal, a ministra Rachel Oliveira, da Igualdade Racial, afirmou que esses investimentos representam desenvolvimento social, geração de empregos e renda, por meio do turismo, do fomento a rotas comerciais e, acima de tudo, valorização dos espaços de memória.

“Estamos aqui no Maranhão, um estado onde 70% da população é negra, lançando obras como o Museu do Bumba Meu Boi e de outros espaços que vão assegurar que essa população possa preservar sua história, memória e ancestralidade. A assinatura das ordens de serviço para estas obras representa um investimento em igualdade racial, preservação do patrimônio, memória e valorização da identidade dos homens e mulheres que constroem a sociedade maranhense. São eles os maiores beneficiários, que poderão sentir ainda mais orgulho de suas origens e do seu Centro Histórico”, enfatizou Rachel Oliveira.

Deyvesson Israel Alves Gusmão, presidente nacional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), informou que, desde 2023, o Governo Federal já destinou ao Maranhão mais de R$ 60 milhões para revitalização, restauração e devolução à sociedade do patrimônio cultural.

“Nossa expectativa é que essas intervenções resultem na restituição à sociedade do que há de mais valioso na política de patrimônio cultural: a reintegração dessas edificações como elementos constitutivos da identidade nacional e maranhense. Ao falar em identidade, referimo-nos a valores, sentido e significado, e, consequentemente, às pessoas. Falamos daqueles que habitam o Centro Histórico, que residem e trabalham neste espaço, sendo os maiores beneficiários dessas obras. O patrimônio é para as pessoas, e é nessa perspectiva que orientamos nossa política”, pontuou Deyvesson Israel Alves Gusmão.

Caminhada institucional e visita a obras

O governador Carlos Brandão e a comitiva, que incluiu a ministra Rachel Oliveira; Deyvesson Israel Alves Gusmão, presidente do Iphan; os secretários de Estado do Turismo, Socorro Araújo; de Cultura, Abimael Berredo; das Cidades, Alberto Bastos, Júnior Verde, superintendente do Iphan-MA, entre outros; realizaram uma caminhada institucional pelo Centro Histórico de São Luís.

O grupo visitou as obras de recuperação do Palácio do Comércio, na Praça Benedito Leite, onde será implantado o Centro Maranhense de Oportunidades em parceria com a Associação Comercial do Maranhão (ACM) e o Sistema S, sendo um espaço para a realização de capacitação profissional, impulsionando o desenvolvimento econômico da capital.

Também ocorreu visita ao casarão localizado na Rua Portugal, nº 303, onde funcionará o Museu do Bumba Meu Boi, local para a salvaguarda desta manifestação folclórica que, desde 2019, é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Novos investimentos

Após as vistorias, foram assinadas as parcerias e feitos os anúncios de novos investimentos. O novo pacote de revitalização incluiu o lançamento das obras de implantação do novo Centro de Artes Cênicas do Maranhão (CACEM), em imóvel na Rua do Giz, nº 93, instituição técnica referência na formação de atores e produção teatral em São Luís; e de implantação do Parque Tecnológico Renato Archer, na Rua da Estrela, que irá proporcionar um ambiente inovador e moderno, promovendo a integração de empresas, universidades e centros de pesquisa para produção de produtos e serviços com base científica.

Também serão executadas a reforma e restauração do prédio da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB); do Complexo Odylo Costa Filho; e da Igreja de São João.

Brandão também anunciou a ampliação do conjunto de obras cujas licitações já estão em andamento pela Secretaria de Estado das Cidades (Secid), que incluem a reforma do Solar da Baronesa, na Rua de Santo Antônio, para a implantação do projeto Formando e Cozinhando, que promove qualificação para profissionais da cozinha sem formação técnica; e a reforma da nova sede do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), na Praça Antônio Lobo, que atua na preservação da memória e da cultura do estado.

Alberto Bastos, titular da Secid, afirmou que se trata de um conjunto de obras que visa não apenas restaurar o patrimônio histórico, mas também dinamizá-lo. “Um exemplo é o Centro Maranhense de Oportunidades, onde dois mil alunos terão a oportunidade de frequentar o Centro Histórico para cursos de formação profissional e tecnológica. Preocupados com o futuro dessas crianças, nesse mesmo espaço, ofereceremos oportunidades de capacitação para mulheres, com um local para que seus filhos sejam cuidados durante as atividades, e também um espaço para comercialização de seus produtos”, informou.

Entre essas obras também estão a restauração da Igreja de Nossa Senhora de Santana, da fachada e acessibilidade da Igreja Nossa Senhora do Carmo e a implantação do Museu do Percurso de Alcântara, na Rua da Amargura, na cidade de Alcântara.

Ainda serão feitos anúncios da ampliação do conjunto de obras cujas licitações já estão em andamento, como a reforma da Igreja de Nossa Senhora de Santana; a implantação do Museu do Percurso de Alcântara, em imóvel na Rua da Amargura; e a reforma do Solar da Baronesa para a implantação do projeto Formando e Cozinhando, na Rua de Santo Antônio.

Parcerias estratégicas com a iniciativa privada

Foram assinadas parcerias estratégicas com a iniciativa privada para a recuperação de casarões históricos. Entre eles estão o casarão da Rua da Palma, nº 247, em cessão de uso pela iniciativa privada; o casarão da Rua Rio Branco, nº 279, em cessão de uso para a Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA); e o casarão da Rua Portugal, nº 243, em cessão de uso para um restaurante.

O governador Carlos Brandão detalhou, ainda, obras já em andamento no Centro Histórico, como as reformas do imóvel onde funcionará a nova sede do Centro de Referência Estadual de Economia Solidária do Maranhão (CRESOL), na Rua Portugal, um espaço para trabalhadores da agricultura familiar, artesanato e economia criativa; a reforma do Teatro Arthur Azevedo, da Igreja da Sé e do Hotel Vila Rica, onde funcionará um novo centro administrativo do Governo do Estado.

Encerrando a extensa agenda de anúncios para o Centro Histórico de São Luís, Brandão falou sobre a parceria entre o Governo do Maranhão e o grupo português Vila Galé, que está investindo R$ 150 milhões na instalação de uma nova unidade no Brasil. Para isso, o governo estadual e o grupo assinaram termo de cessão de uso de três prédios históricos no Centro Histórico: a antiga Casa do Maranhão, o prédio da antiga DPE-MA e um casarão localizado na Rua Portugal.

O empreendimento marca a chegada da rede hoteleira ao Maranhão e representa um importante investimento para o fortalecimento do turismo no estado. Somente durante a fase de construção, o empreendimento está gerando cerca de 300 empregos diretos, contribuindo para a geração de renda e oportunidades de trabalho no estado.

Líderes da Região do Munim manifestam gratidão a Orleans Brandão

POLITICA: Os prefeitos Roberta Barreto (Axixá), Wallace Azevedo (Icatu), Pedro Paulo (Presidente Juscelino), vice-prefeitos, vereadores e outras lideranças da Região do Munim expressaram o agradecimento da população por todos os investimentos feitos pelo atual governo estadual ao receberem o pré-candidato a governador do Maranhão, Orleans Brandão, nesta quinta-feira (14) em Axixá. Com muito entusiasmo, eles afirmaram que desejam a continuidade do modelo de gestão que fortaleceu o municipalismo para melhorar a vida das pessoas.

“Ando de cabeça erguida, na Região do Munim e por todo o Maranhão, porque sei que fizemos muito nos últimos anos, entendendo as necessidades da população e levando soluções aos 217 municípios. Mas sei que podemos fazer muito mais para seguir avançando. Foi por isso que aceitei o maior desafio da minha vida, que é ser pré-candidato a governador do Maranhão. E a todo esse apoio, esse carinho que tenho recebido por todo o estado, vou retribuir me dedicando a buscar melhorias para todos os maranhenses”, afirmou Orleans Brandão, no encontro em Axixá.

Citando obras estaduais já entregues em Axixá – como a Estação Tech, o Viva Procon e o mercado totalmente revitalizado – e o Restaurante Popular que em breve será inaugurado na cidade, a prefeita Roberta Barreto declarou com muita firmeza que as lideranças políticas da Região do Munim estão unidas e determinadas a defender a continuidade de um governo que tem muito trabalho na região. “Lideranças de Axixá, Icatu, Presidente Juscelino, Morros, Cachoeira Grande, Rosário, todos somos Orleans Brandão, porque ele nos escuta, avalia as necessidades e busca as soluções. Ele tem muito trabalho para apresentar, e temos certeza que fará um grande governo”, enfatizou ela.

O prefeito Wallace Azevedo afirmou que a Região do Munim saberá reconhecer os avanços conquistados graças ao trabalho articulado por Orleans Brandão quando ele esteve à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas. E o prefeito Pedro Paulo assegurou que a população de Presidente Juscelino é muita agradecida ao governo das obras impossíveis e quer que esse trabalho em parceria com os municípios tenha continuidade: “O povo dizia que a nossa zona rural nunca viria asfalto, e o asfalto chegou neste governo. Por isso, vamos mostrar que o Maranhão merece seguir no rumo certo”.

Agricultura familiar maranhense ganha destaque na Agrobalsas com participação da SAF

Durante a programação, a SAF promove a Feirinha da Agricultura Familiar, reunindo agricultores e agricultoras familiares com a comercialização de produtos locais, alimentos saudáveis, artesanato e derivados da produção rural.

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) participa, entre os dias 11 e 16 de maio, da feira agropecuária Agrobalsas, fortalecendo o diálogo sobre desenvolvimento rural, sustentabilidade e valorização da produção da agricultura familiar maranhense.

Durante a programação, a SAF promove a Feirinha da Agricultura Familiar, das 17h às 22h, reunindo agricultores e agricultoras familiares com a comercialização de produtos locais, alimentos saudáveis, artesanato e derivados da produção rural. O espaço busca aproximar produtores e consumidores, incentivando a geração de renda e o fortalecimento da economia local.

Além da comercialização, a SAF também realiza atividades voltadas à capacitação técnica de agricultores, estudantes e participantes da feira. No dia 13 de maio, às 17h, será realizada a palestra “Manejo da adubação química e orgânica na agricultura familiar”, abordando práticas produtivas que contribuem para o aumento da produtividade com sustentabilidade no campo.

Já no dia 14 de maio, às 10h, terá a palestra sobre o Selo Gosto do Maranhão e, às 16h, acontece a oficina “Coleta e amostragem de solo”, atividade prática que irá orientar os participantes sobre técnicas adequadas para análise do solo, fundamental para o planejamento da produção agrícola e melhoria da fertilidade das áreas cultivadas.

A participação da SAF na Agrobalsas reforça o compromisso do Governo do Maranhão com o fortalecimento da agricultura familiar, promovendo acesso à informação, assistência técnica, comercialização e incentivo às práticas sustentáveis no meio rural.

Realizada anualmente em Balsas, a Agrobalsas é um dos maiores eventos do agronegócio do Maranhão e reúne produtores, instituições, empresas e organizações ligadas ao desenvolvimento do setor agrícola no estado.

Governo do Maranhão participa da Agrobalsas 2026 com ampla programação de serviços

Diversas secretarias e órgãos estaduais estarão com pavilhões e stands como os espaços Pavilhão Agro e o Armazém do Empreendedor.

O Governo do Maranhão participará intensamente da maior feira de agronegócios do estado, a Agrobalsas 2026, que começa nesta segunda-feira (11) e segue até sábado (16). Diversas secretarias e órgãos estaduais estarão presentes com pavilhões e estandes, como o Pavilhão Agro e o Armazém do Empreendedor, nos quais serão apresentados serviços e programas voltados aos produtores rurais, exposições, comercialização de produtos agrícolas e oportunidades de negócios para o setor, além de atividades para o público em geral.

A 22ª edição da Agrobalsas acontece na Fazenda Sol Nascente, em Balsas, na altura do km 4 da BR-230, na região sul do Estado. Neste ano, o tema da feira é “Raízes que transformam”. O evento é promovido pela Fundação do Corredor de Exportação Norte (Fapcen), com apoio do Governo do Maranhão.

A Agrobalsas reúne produtores, especialistas e entusiastas do agronegócio para discutir tendências, tecnologias e oportunidades do setor. A programação inclui palestras, mesas de debate, exposição de maquinários e demonstrações de técnicas agrícolas, entre outras atividades.

Pavilhão Agro

Um dos espaços do Governo do Maranhão na Agrobalsas 2026 será o Pavilhão Agro, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima). Durante os seis dias de evento, o espaço contará com palestras, cursos, oficinas, rodas de conversa, capacitações, vitrines tecnológicas, atendimentos ao público e apresentações de programas institucionais.

“O Agrobalsas é uma vitrine estratégica para apresentarmos as ações que o Governo do Maranhão vem desenvolvendo para fortalecer o agro maranhense com inovação, sustentabilidade e inclusão produtiva. Nossa expectativa é promover troca de conhecimento, ampliar o diálogo com produtores, estudantes e técnicos, além de aproximar a população das políticas públicas e tecnologias que estão impulsionando o desenvolvimento do setor no estado”, destacou Jucielly Oliveira, secretária da Sagrima.

Entre os destaques da programação técnica estão o curso de piscicultura voltado para indígenas, palestra sobre Serviço de Inspeção Municipal em consórcios públicos e oficina de produção de mudas frutíferas, que integram a programação da terça-feira (12).

Na quarta-feira (13), será realizada uma palestra sobre a Rota do Peixe Sul Maranhense. Já na quinta-feira (14), a programação inclui palestra sobre o potencial do camarão marinho no sul do Maranhão, além de debates sobre proteína animal no MATOPIBA, Plano ABC+ e o Centro Estadual de Monitoramento Agrometeorológico do Maranhão (CEMAM), que contará com uma réplica no estande da Sagrima. O CEMAM foi inaugurado recentemente em São Luís.

Agricultura familiar

O pequeno produtor rural também receberá atenção especial do Governo do Maranhão por meio do estande da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF). Durante a programação, a SAF promoverá a Feirinha da Agricultura Familiar, das 17h às 22h, reunindo agricultores familiares para a comercialização de produtos locais, alimentos saudáveis, artesanato e derivados da produção rural. A iniciativa incentiva a geração de renda e o fortalecimento da economia local.

Além da comercialização, a secretaria realizará atividades voltadas à capacitação técnica de agricultores, estudantes e participantes da feira. No dia 13 de maio, às 17h, será realizada a palestra “Manejo da adubação química e orgânica na agricultura familiar”, abordando práticas produtivas que contribuem para o aumento da produtividade com sustentabilidade no campo.

Já no dia 14 de maio, às 16h, acontece a oficina “Coleta e amostragem de solo”, atividade prática que irá orientar os participantes sobre técnicas adequadas para análise, fundamental para o planejamento da produção agrícola e melhoria da fertilidade das áreas cultivadas.

Defesa agropecuária

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) também participará da Agrobalsas 2026 com mesas-redondas, palestras, minicursos e a apresentação do projeto “Fazendo Educação”, encenado por meio de teatro de fantoches.

“A Aged está presente no dia a dia da sociedade quando fiscaliza e inspeciona, promovendo a proteção das lavouras e dos rebanhos para garantir a qualidade do alimento que chega à mesa do consumidor. Durante a Agrobalsas, teremos a oportunidade de mostrar nossas ações e promover a educação sanitária”, afirmou o presidente da Aged, Wellington Reis.

Armazém do Empreendedor

Após encerrar 2025 com faturamento recorde de R$ 7,3 milhões, o Armazém do Empreendedor do Maranhão, iniciativa coordenada pela Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc), se prepara para sua quarta participação na Agrobalsas.

O evento, que é referência em inovação e tecnologia no campo, servirá de palco para mais de 60 expositores maranhenses. A estrutura deste ano inclui uma Vila Food, que repetirá o sucesso que foram as apresentações das atrações culturais da região no ano passado, e ainda capacitações em um auditório localizado dentro do Armazém do Empreendedor.

O secretário de Indústria e Comércio, Júnior Marreca, destaca o sucesso do projeto. “O Armazém é a estrela dos grandes eventos do estado. A cada ano, buscamos ampliar não apenas o espaço, mas as oportunidades que os empreendedores têm durante os eventos. Por isso, nos preocupamos desde a estrutura até a oferta de cursos, capacitações e rodadas de negócios ao longo dos eventos, para que a participação do empresário seja produtiva ao máximo”, comentou.

Tecnologia e Inovação

O desenvolvimento científico e tecnológico do setor também está entre as metas do Governo do Maranhão. Por isso, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) promoverá a exposição de projetos temáticos ligados à área de inovação, competitividade e desenvolvimento socioeconômico do Maranhão.

Já a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) fará o lançamento da edição nº 59 da Revista Inovação, no primeiro dia da feira. A publicação traz na capa a pesquisa coordenada pela cientista Solange França, que investiga alternativas sustentáveis para o controle da lagarta-do-cartucho na produção de milho, em Balsas.

Durante todos os dias do evento, o estande da Fapema será um espaço de interação entre pesquisadores, estudantes, empresários e produtores rurais. A equipe da Fundação estará à disposição dos visitantes explicando sobre os editais de fomento, além de exposição de pesquisas apoiadas pela Fundação e o Espaço Literário, com exposição e sorteio de livros.

Outras ações

Técnicos do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) marcarão presença diária na Agrobalsas tirando dúvidas do público sobre regularização fundiária e urbana, além de capacitações.

Outro órgão do governo voltado especificamente para as atividades agropecuárias presente na Agrobalsas será a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão, (Agerp), que fará o acompanhamento dos agricultores familiares maranhenses durante todos os dias da feira agropecuária. O órgão também realizará palestras, oficinas, exposições e comercialização de produtos da agricultura familiar.

A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) terá pavilhão próprio onde apresentará as potencialidades do Porto do Itaqui, além de oferecer ao público um tour pelo Porto do Itaqui por meio de óculos de realidade virtual.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) fará atendimento com orientação sobre solicitações de outorgas, consultas de processos, dicas de como evitar multas ambientais, consulta de Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Dispensa de Licenciamento Ambiental (DLA) e atendimento sobre Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir), na Agrobalsas. Além da programação do stand, a Sema fará capacitações abertas ao público em geral.

No stand da Secretariaria de Estado da Saúde (SES), a população poderá ser vacinada contra Influenza e Covid-19.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) marca presença na Agrobalsas com a participação dos programas Mais Renda e Minha Renda. Os beneficiários estarão presentes na praça de alimentação durante a feira, fornecendo alimentação para os participantes do evento, fomentado a geração de renda aos microempreendedores do programa.

A programação completa pode ser confira nos canais oficiais do Governo do Maranhão nas redes sociais.

Governo do Estado inaugura obras nas áreas de educação, infraestrutura e segurança em Barra do Corda

Comitiva do Governo do Maranhão, liderada pelo governador Carlos Brandão, entregou um grande pacote de obras para o município de Barra do Corda nesta sexta-feira (8).

O Governo do Maranhão entregou um grande pacote de obras para o município de Barra do Corda nesta sexta-feira (8). As inaugurações contemplaram obras nas áreas da educação, infraestrutura e segurança. O conjunto de ações na área da educação promove uma verdadeira revolução no ensino dos estudantes. O Centro de Ensino Arlindo Ferreira de Lucena, o Ginásio Poliesportivo Doca Barbalho e a Escola José Nogueira Arruda foram completamente reformados.

Durante a agenda, os estudantes ainda foram contemplados com o ‘Tô Conectado’, eixo do Programa Educação de Verdade, que prevê a entrega de tablets para estudantes da rede estadual e chromebooks para professores. O programa tem garantido uma revolução na educação com mais recursos para professores e alunos poderem avançar ainda mais nos estudos dentro e fora da sala de aula.

“Só aqui em Barra do Corda estamos entregando 2.500 tablets e em toda a regional serão mais 7.500. A notícia boa é que, quando cada um dos estudantes sair do terceiro ano, levará esse tablet para casa. O melhor caminho para garantir o futuro de cada um dos estudantes nesse auditório é a educação. Por isso, estamos deixando as escolas novinhas, dando uniforme. São dois uniformes para cada aluno. O nosso compromisso com a educação é para mudar a realidade”, declarou o governador Carlos Brandão.

Durante a entrega dos equipamentos, o governador lembrou que este é apenas um dos eixos do Programa Educação de Verdade, que também garante o transporte até a escola, de modo a evitar a evasão escolar, assim como refeição para os estudantes na escola, em substituição ao lanche. Com o eixo ‘Tô Conectado’, além de tablets para os estudantes, os professores recebem chromebooks e as escolas acesso à internet.

O subsecretário de Estado da Educação, José Antônio Heluy, também esteve presente durante a entrega dos equipamentos e destacou a importância da ação. Ele lembrou que a gestão estadual tem desenvolvido um amplo trabalho de reforma das escolas para garantir um ambiente favorável para o ensino-aprendizagem.

“Estamos concluindo mais uma etapa desse programa brilhante construído por muitas mãos com a entrega de 2.500 tablets para a juventude de Barra do Corda e mais de 7 mil para toda a região. É um momento de grandiosidade. O governo tem trabalhado firme para restaurar, renovar e modernizar todas as 1.072 escolas do nosso estado. Entregamos hoje a escola Arlindo Ferreira de Lucena completamente climatizada, com quadra de esporte coberta, refeitório, auditório, tudo perfeito para os nossos alunos”, observou.

Para o prefeito de Barra do Corda, Rigo Teles, a ação na área da educação representa um cuidado com o futuro do município, uma vez que os tablets serão ferramentas importantes para que os estudantes se preparem para o vestibular e também ficarão com os alunos após a conclusão do Ensino Médio, garantindo que continuem avançando na busca por conhecimento.

“Nós sabemos que todo investimento na educação traz retorno para que as nossas crianças da rede municipal possam chegar ao Ensino Médio e do Ensino Médio cursar o Ensino Superior. Com o Governo do Estado entregando esse tablets, estamos conectando os estudantes com o mundo da internet para que possam pesquisar mais ainda e continuarem estudando mesmo depois do Ensino Médio”, frisou.

Os tablets entregues possuem biblioteca e acesso a vários aplicativos educativos. Para a estudante Ana Adélia, de 16 anos, o equipamento representa mais oportunidade. “Estou muito feliz pois essa entrega é muito importante para os alunos da escola pública. Existem alunos que deixam de estudar por não terem o material necessário e agora com os tablets poderemos estudar mais e teremos mais chances de aprovação nas faculdades”, disse.

O estudante Lucas de Jesus, de 17 anos, explicou que já se prepara para o vestibular e que agora terá um reforço. “Receber esse tablet é muito importante pois vai ajudar em muitas coisas. É uma ferramenta para os meus estudos, inclusive também ajudará na faculdade. Então essa é uma política pública muito importante”, comentou.

Mais benefícios para a população

Durante a agenda institucional em Barra do Corda, a gestão estadual também inaugurou obras na área da infraestrutura. Foi entregue oficialmente a Avenida Pedro Amorim e a Avenida Eliezer Moreira que foram completamente recapeadas, assim como a Praça Doca Barbalho e o Sistema Simplificado de Abastecimento de Água para o bairro Cohab.

Na área da segurança pública, a gestão estadual concluiu a reforma da 15ª Delegacia Regional de Barra do Corda, garantindo melhores condições de trabalho para os servidores público e atendimento digno para a população.