Governo do Maranhão beneficia mais de mil estudantes com entrega de tablets e inaugura Restaurante Popular em São Vicente Ferrer

Agenda contou ainda com entrega de tablets e fardamentos para agentes comunitários de saúde e de endemias, além de sistema simplificado de abastecimento de água.

O Governo do Maranhão segue com foco no municipalismo e cumpriu uma extensa agenda nessa terça-feira (9) no município de São Vicente Ferrer. As ações estruturantes beneficiam diretamente as áreas de segurança alimentar, educação, saúde, saneamento básico, esporte e segurança pública. A agenda na cidade teve início com um almoço durante a inauguração da unidade de número 227 do Restaurante Popular.

O governador Carlos Brandão fez questão de destacar a importância do Restaurante Popular para assegurar alimentação de qualidade, especialmente para as famílias que mais precisam. Com apenas R$ 2,50, o cidadão tem acesso às três principais refeições do dia: café da manhã por R$ 0,50 e almoço e jantar por R$ 1,00 cada. Com isso, o Maranhão possui a maior rede de segurança alimentar da América Latina.

“Hoje foi mais um dia de muitas entregas para o povo do Maranhão. Aqui, em São Vicente Férrer, entregamos mais um Restaurante Popular para garantir comida boa por um preço acessível para a população. Também garantimos sistema de abastecimento de água, tablets e fardamentos para os agentes de saúde e de endemias, a reforma da Delegacia de Polícia Civil e do Estádio Municipal Raimundo Silva e entregamos 4 quilômetros de pavimentação de vias urbanas. Os estudantes também foram contemplados com mais de mil tablets pelo Programa Tô Conectado. Viva o municipalismo”, celebrou o governador.


Avanço na Saúde

Brandão ainda entregou kits de trabalho para os agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes comunitários de endemias (ACE), profissionais que trabalham na linha de frente da saúde no município. Os trabalhadores receberam fardamento, bolsa de trabalho e tablets, que vão ajudar na coleta de dados.

A chegada dos dispositivos móveis representa um salto tecnológico para a gestão pública regional, otimizando a integração de dados em tempo real, o monitoramento das ações de campo e o planejamento estratégico de saúde em todo o estado.


Saneamento básico

Para combater a escassez e melhorar as condições de vida no município, a comitiva estadual entregou um Sistema Simplificado de Abastecimento de Água no Povoado São Jerônimo. A estrutura assegura que a água tratada chegue diretamente às residências para o uso nas atividades diárias da população.

Tô Conectado

Em uma grande solenidade em frente ao Centro de Ensino Dr. José Arouche, o governo consolidou mais uma etapa de modernização pedagógica com a entrega de 1.047 tablets para estudantes do Ensino Médio. A iniciativa faz parte do eixo Tô Conectado do macroprograma Educação de Verdade. O objetivo da ação é democratizar o acesso à tecnologia e conectar os alunos maranhenses a um universo global de conhecimento, indo muito além das barreiras físicas da sala de aula tradicional.

A secretária de Estado de Educação, Jandira Dias, disse que a entrega dos equipamentos é um avanço que vai trazer a tecnologia na palma da mão dos estudantes e permitir que eles alcancem cada vez voos mais longos. “É o Governo do Estado do Maranhão que investe na infraestrutura das nossas escolas com reformas e ampliações, qualificação profissional dos nossos profissionais de educação com valorização salarial e profissional dos professores. E o ‘Tô Conectado’ vem para potencializar as mentes brilhantes de todos os nossos alunos. É a escola conectada, é o aluno conectado, o professor conectado com todos os seus sonhos”, pontuou.


Infraestrutura, Segurança e Esporte

Fechando a maratona de entregas no município, o governador Carlos Brandão também descerrou a fita inaugural de duas importantes obras de reforma na cidade. O prédio da Delegacia de Polícia Civil foi completamente reestruturado para oferecer maior segurança à população e melhores condições de trabalho aos policiais. Outra obra entregue foi o Estádio Municipal Raimundo Silva. O palco do futebol local foi totalmente revitalizado para incentivar o esporte amador e o lazer comunitário.

Com este robusto pacote de investimentos, a gestão estadual reforça o compromisso de descentralizar o desenvolvimento, levando cidadania e inovação para todas as regiões do Maranhão.

Brandão participa de abertura oficial do Arraial do Ipem

Evento é um dos mais destacados do São João do Maranhão, tanto em termos de espaço, quanto em quantidade de atrações e diversidade de atrativos.

Fonte: Secom

Principal vitrine do São João do Maranhão, o Arraial do Ipem já abriu suas portas. E neste domingo (7), o governador Carlos Brandão acompanha as apresentações de artistas locais, grupos folclóricos e de forró, além de participar da solenidade oficial de abertura, a partir das 19h.

O Arraial do Ipem fica localizado na Avenida A do bairro Calhau e segue até o dia 5 de julho, com três espaços para programação junina. O Ipem integra a programação junina realizada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma).

O Arraial do Ipem é o maior do São João do Maranhão, tanto em termos de espaço, quanto de quantidade de atrações e diversidade de atrativos.

Em todo o local há espaços instagramáveis, área para acessibilidade, pontos de ativações de parceiros, parque infantil, dentre outros espaços para diversão e entretenimento do público, que vai se encantar com a decoração do lugar e espaços instagramáveis para deixar aquele registro especial.

Este ano, a grande novidade do Arraial do Ipem é o espaço preparado para transmissão dos jogos da Copa do Mundo, o Espaço do Torcedor.

Programação deste domingo (7):

17h30 – Tambor de Crioula Toque dos Bandeirantes

18h – Dança Portuguesa A Arte e a Beleza de Portugal

19h – Cacuriá do Jhon

20h – Show Betto Pereira

21h – Bumba Meu Boi Novilho Branco

22h – Show Thais Moreno

23h – Bumba Meu Boi da Maioba

Barracão do Forró:

18h – Forró Bom Demais

20h – Forró Pesado

22h – Forró Zabumbaçuado

Serviço

O quê: Abertura do Arraial do Ipem.

Quando: Neste domingo (7) a partir das 19h.

Onde: Avenida A, bairro Calhau, São Luís (MA).

Governo vistoria obras de urbanização no município de Raposa

Vistoria compreendeu a reforma e reurbanização da Praça Chico Noca, da Praça da Família no Porto do Braga, da Praça do Viva e o trabalho de recuperação estrutural do Cais da Raposa.

Fonte: Secom

Fotos: Gilson Teixeira

Texto: Agenor Barbosa

Uma comitiva da gestão estadual, liderada pelo governador Carlos Brandão, esteve no município da Raposa na tarde da última sexta-feira (5). O grupo dialogou com o prefeito da cidade, Eudes Barros, e vistoriou obras em andamento no município, como a reforma e reurbanização da Praça Chico Noca, da Praça da Família no Porto do Braga, da Praça do Viva e o trabalho de recuperação estrutural do Cais da Raposa.

“Este é um dia para fortalecer o municipalismo. Estamos tirando do papel os compromissos que assumimos no Palácio dos Leões e visitamos obras que já estão em andamento, como a requalificação da Praça Chico Noca, que é uma praça tradicional da cidade. Visitamos a Praça da Família que está sendo construída no Porto do Braga para atender bem o turista e, também, visitamos a requalificação da Praça do Viva onde são feitos os grandes eventos”, destacou o governador Carlos Brandão.

As obras estão sendo realizadas pela Secretaria de Estado das Cidades (Secid) e contribuem para o bem-estar da população com a recuperação de espaços públicos que proporcionam atividades de lazer, esporte e convivência. Segundo o titular da Secid, Alberto Bastos, que também é secretário de Estado de Monitoramento de Ações Governamentais, as obras impactam na qualidade de vida da população e na economia da cidade.

“Mais do que a requalificação dos espaços públicos, estamos fomentando a inclusão socioprodutiva de rendeiras, que têm um espaço na Praça Chico Noca; estamos fomentando o esporte, pois teremos praças poliesportivas no Porto do Braga; e estamos fomentando o turismo com a reforma do Viva e do Cais da Raposa. É o Governo do Estado cada vez mais presente nos municípios”, ressaltou o secretário Alberto Bastos.

Para o prefeito da Raposa, Eudes Barros, o caráter municipalista das ações da gestão estadual é fundamental para o desenvolvimento das cidades maranhenses. Além das obras que foram vistoriadas, ele lembrou que existem várias outras ações no município a partir da gestão estadual, inclusive a pavimentação de vias urbanas.

“Eu estou muito feliz com essa parceria da Prefeitura com o Governo do Estado e quem ganha é a cidade, é a população. O Estado tem esse olhar municipalista, esse olhar de cuidado com as pessoas e isso é muito importante para uma cidade como a Raposa. Então com essas obras vamos atender toda a nossa sociedade, o pescador, a rendeira, os jovens, os turistas. O que está acontecendo hoje é um momento muito importante e tenho certeza que mais coisas boas acontecerão”, relatou o prefeito.

Para a população, as obras são a realização de um sonho e representam desenvolvimento para a cidade. A empreendedora Elisabeth Reis lembrou que por ser uma cidade com forte apelo turístico, as obras devem fortalecer a economia.

“Estou muito feliz com essa obra do governo, principalmente com a reforma da praça que trará um grande benefício para nós que temos lojas e dependemos do movimento para as vendas. Então todas essas obras, como o cais, beneficiam os raposenses”, declarou.

O pescador Joacy Rocha de Sousa definiu a união de esforços para as obras na cidade como motivo de grande alegria. “A praia da Raposa é um ponto turístico do Maranhão e com o início da construção do cais aqui no Viva da Raposa trará benefícios para os moradores e para turistas que visitam o município. Então agradecemos ao governo por apoiar o desenvolvimento do nosso município junto com a prefeitura”, disse.

Antes das vistorias, o governador Carlos Brandão e o secretário estadual Alberto Bastos participaram de almoço com a presença do prefeito Eudes Barros e de vereadores do município onde foram detalhadas as obras em andamento. Também estiveram presentes nesse momento o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) e prefeito de Bacabal, Roberto Costa, e o deputado federal Pedro Lucas Fernandes.

Governo do Maranhão entrega Estrada Rota de Pericaua, unidade 226 do Restaurante Popular, Colégio Militar e outras obras em Cedral

Foram entregues ainda obras de pavimentação, uma praça, equipamento agrícola entre outros benefícios para a população.

Fonte: Secom

Texto: Jock Dean

Fotos: Dennis Mitchell

O Governo do Maranhão segue ampliando suas ações nos municípios maranhenses e, no último domingo (7), fez diversas entregas no município de Cedral. A agenda incluiu a inauguração da unidade 226 do Restaurante Popular, do Colégio Militar Tiradentes e da Estrada Rota de Pericaua. Ainda no município, foram entregues obras de pavimentação, uma praça, equipamento agrícola entre outros benefícios para a população.

Durante a solenidade, o governador Carlos Brandão compartilhou com a população de Cedral o sentimento de satisfação por estar atendendo a demandas esperadas há mais de 50 anos na região.

“A alegria é muito grande em dividir esse momento histórico com vocês e poder realizar esse sonho de mais de 50 anos. Essa região estava esquecida. Aqui tem a Praia do Barreirão, que é uma das praias mais bonitas do Maranhão, mas não tinha estrada. E hoje estamos inaugurando esta estrada tão sonhada, que vai gerar desenvolvimento,  emprego e renda por meio do turismo. Mas estamos aqui hoje trazendo diversos benefícios para o município como o Restaurante Popular, o Colégio Militar e outros investimentos que vão fortalecer Cedral assim como temos feito em todos os municípios do Maranhão”, assinalou Brandão.

O prefeito de Cedral, Danilo Moraes, lembrou que há um ano o governador Carlos Brandão esteve no município para dar início à obra inaugurada neste domingo (7). “Hoje é um dia de muita felicidade para mim. Deus é tão maravilhoso que estamos recebendo o governador de novo próximo ao aniversário da nossa cidade. E como ele é um homem que tem palavra e é pé-quente, no ano passado ele veio prometer, e hoje ele veio entregar a estrada da Sede até a Praia do Barreirão e trouxe junto muitas obras para a nossa cidade. Esta estrada vai fomentar o turismo, vai gerar emprego, vai gerar muita renda e valorizar a cultura”, pontuou.

No município, o Governo do Maranhão implantou a Estrada Rota de Pericaua. Com 6,3 quilômetros de asfalto ela liga a sede do município, na rodovia estadual da MA – 304, até a Praia do Barreirão. A obra vai garantir mais mobilidade, segurança viária, encurtar e tornar mais acessível o trajeto à orla de Cedral.

O pescador Francisco de Assis aprovou a nova estrada. “Antigamente, era a maior dificuldade para gente trafegar, fosse à pés, fosse de carro, moto ou bicicleta. Hoje é um dia de gratificação ao governo por esse trabalho bem executado. A gente agora tem uma estrada de verdade”, comemorou.

Quem também gostou da Estrada Rota de Pericaua foi o autônomo José Fonseca. “Há muito tempo que eu moro aqui e foi sempre péssimo mesmo. E agora melhorou muito com essa chegada desse asfalto. O Brandão melhorou muito aqui para nós. E agora nós estamos numa estrada que está uma beleza, uma maravilha”, contou.

Restaurante Popular e Colégio Militar

O Restaurante Popular de Cedral marca a unidade 226 desta que é a maior rede de segurança alimentar da América Latina. O equipamento garante comida de qualidade, preparada com orientação de nutricionistas, ao preço de R$ 1,00 para almoço ou jantar, e café da manhã por apenas R$ 0,50, totalizando um gasto de apenas R$ 2,50 pelas três refeições do dia.

“Muito feliz hoje por essa inauguração do Restaurante Popular. É um local que beneficia toda a população com comida de qualidade com preço justo. E só tenho a agradecer ao governador Carlos Brandão por essa grande obra”, disse o administrador Arianderson Rodrigues.

Também em Cedral foi implantada mais uma unidade do Colégio Militar Tiradentes, vinculado à Polícia Militar do Maranhão (PMMA). A unidade passou por serviços de revitalização, recuperação e adequação estrutural, arquitetônica e de infraestrutura da unidade escolar. O objetivo é proporcionar melhores condições de uso, funcionalidade, segurança e conforto à comunidade escolar.

Tatiana Câmara, mãe de dois alunos matriculados no Colágio Militar Tiradentes, ficou feliz com a nova escola. “Meus filhos estudam na escola militar porque é um novo padrão e outro tipo de ensino. É muito importante, a gente só tem a agradecer ao governador Carlos Brandão que nos deu essa escola”, disse.

Mais investimentos

Como parte do pacote de obras de urbanismo que vem sendo executadas em todos os municípios maranhenses, foi inaugurada a Praça Governador Newton Bello, no Centro de Cedral, garantindo espaço qualificado de convivência, lazer e atividade física.

“Essa praça ficou linda! Ficou bom de fazer zumba, praticar atividade física, já que agora ela tem academia e ficou tudo lindo”, comentou a funcionária pública Creuzenice Oliveira.

A agenda do governador Carlos Brandão também incluiu a entrega de obras de pavimentação. No Povoado Santaninha, foram entregues 3 quilômetros de bloquetes.

Brandão fez ainda as entregas de um equipamento agrícola no âmbito do Programa Maranhão Sustentável e um veículo para Câmara Municipal pelo Programa Coopera Maranhão.

Governo entrega mais de 1.000 tablets para estudantes e inaugura unidade 227 do Restaurante Popular, em São Vicente Ferrer

Agenda do governador Carlos Brandão no município inclui a entrega de equipamentos e fardamentos para agentes comunitários de Saúde e de Endemias, além de diversas obras

O Governo do Maranhão segue ampliando suas ações nos municípios maranhenses e, na próxima terça-feira (9), realiza diversas entregas no município de São Vicente Ferrer. A partir das 12h30, o governador Carlos Brandão cumpre uma extensa agenda de inauguração da unidade 227 do Restaurante Popular, entrega de tablets e fardamentos para agentes comunitários de Saúde e de Endemias, de sistema simplificado de abastecimento d’água, tablets para alunos do ensino médio por meio do Programa Tô Conectado entre outras inaugurações.

A agenda municipalista do governador Carlos Brandão vai começar às 12h30 com almoço que marca a inauguração do Restaurante Popular de São Vicente Ferrer. Esta é a unidade 227 desta que é a maior rede de segurança alimentar da América Latina.

O equipamento garante comida de qualidade, preparada com orientação de nutricionistas, ao preço de R$ 1,00 para almoço ou jantar, e café da manhã por apenas R$ 0,50, totalizando um gasto de apenas R$ 2,50 pelas três refeições do dia.

Após o almoço no Restaurante Popular, o governador Carlos Brandão faz a entrega de 66 tablets e fardamentos para Agente Comunitários de Saúde (ACS) e 5 tabletes e fardamentos para Agente Comunitários de Endemias (ACE).

Os equipamentos representam um avanço tecnológico para a Atenção Primária em Saúde (APS), ampliando a integração de dados, o monitoramento das ações e o planejamento das estratégias de saúde em todo o estado.

A agenda segue com a entrega de um Sistema Simplificado de Abastecimento d’Água, no Povoado São Jerônimo, garantindo água de qualidade na casa da população para uso nas atividades diárias.

Ainda em São Vicente Ferrer acontece a entrega de 1.047 tablets para os alunos do ensino médio por meio do Eixo Tô Conectado do Programa Educação de Verdade. A ação é um compromisso do Governo do Estado para modernizar a aprendizagem, democratizar o acesso à tecnologia e fortalecer a qualidade do ensino em toda a rede. Mais do que modernizar a sala de aula, o programa conecta os estudantes a um universo de conhecimento. A entrega ocorre em frente ao Centro de Ensino Dr. José Arouche.

Seguindo com a agenda no município, Brandão entrega outro Sistema Simplificado de Abastecimento d’Água e as reformas da Delegacia de Polícia Civil e do Estádio Municipal Raimundo Silva.

Serviço

O quê: Entrega mais de 1.000 tablets para estudantes e inauguração da unidade 227 do Restaurante Popular e outras obras em São Vicente Ferrer;

Quando: Terça-feira (9), a partir das 12h30;

Onde: São Vicente Ferrer.

Governo assina ordem de serviço para início das obras de reforma da Praça do Viva da Cidade Operária

Serviços incluem a recuperação de pavimentação, pintura geral, paisagismo, troca de equipamentos de academia e brinquedos, revisão elétrica, entre outros

Fonte: Secom

05/06/2026

O Governo do Maranhão autorizou na manhã deste sábado (6), as obras para a reforma da Praça do Viva da Cidade Operária. A ordem de serviço foi assinada pelo governador Carlos Brandão e os trabalhos serão executados pela Secretaria de Estado do Governo (Segov). A medida faz parte das ações para a revitalização de espaços públicos, proporcionando mais opções de lazer e qualidade de vida para a população.

Entre os serviços que serão realizados, estão: a recuperação de pavimentação, pintura geral, paisagismo, troca de equipamentos de academia e brinquedos, revisão elétrica, entre outros. Após a conclusão dos trabalhos, o espaço estará completamente revitalizado sendo uma referência na região para a prática de atividades esportivas e de lazer.

Governador participa do encerramento da 2ª edição da Feira Agropecuária em São Mateus

Evento conta com o apoio da gestão estadual e reúne produtores, empreendedores, estudantes, pesquisadores e famílias para troca de experiências e conexões que fazem o campo crescer.

Fonte: Secom

05/06/2026

O Governo do Maranhão estará presente no encerramento da 2ª edição da Feira Agropecuária em São Mateus, a AgroSamas. O evento é considerado um dos mais importantes da região e conta com palestras, seminários, talk shows, feira de animais, feira da agricultura familiar e atrações culturais. O governador Carlos Brandão prestigiará o evento na tarde deste sábado (6), a partir das 15h30, e fará uma visita aos estandes.

Com o lema ‘A força do arroz que alimenta o Maranhão’, o evento conta com o apoio da gestão estadual e reúne produtores, empreendedores, estudantes, pesquisadores e famílias para troca de experiências e conexões que fazem o campo crescer. O cultivo do arroz é uma das principais culturas da economia da região e possui grande impacto para o agropecuária no município de São Mateus.

Serviço

O quê: Governador participa do encerramento da segunda edição da Feira Agropecuária em São Mateus.

Quando: Sábado (6), às 15h30.

Onde: Espaço AgroSamas, às margens da BR-135, no município de São Mateus.

Governo inaugura as praças Aymar Mesquita e Benedito dos Santos Raposo, na Lagoa da Jansen, em São Luís

A primeira-dama Larissa Brandão, acompanhada do secretário da Segov, Márcio Machado, participarão do ato de entrega.

Fonte: Segov

05/06/2026

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Governo (Segov), segue ampliando suas ações por toda a Lagoa da Jansen, em São Luís. Neste domingo (7), a partir das 16h30, serão entregues dois espaços importantes no local: as praças Aymar Mesquita e Benedito dos Santos Raposo. A primeira-dama Larissa Brandão, acompanhada do secretário da Segov, Márcio Machado, participarão do ato de entrega.

“A Segov abraçou a ideia destas praças, que potencializam ainda mais o lazer e o turismo na região da Lagoa da Jansen. E espaços como a Praça Aymar Mesquita, que irá atender crianças neurodivergentes, atípicas e com deficiência, garantem ainda mais diversão e acolhimento para todas os pequenos. Mais uma importante iniciativa do Governo do Maranhão e do governador Carlos Brandão entregue ao público de São Luís”, destacou o secretário Márcio Machado.

Praça Aymar Mesquita

A Praça Aymar Mesquita foi concebida como um local inclusivo, acessível e acolhedor, destinada ao uso de crianças com diferentes condições físicas, sensoriais e cognitivas, voltado à promoção do lazer, da convivência e do desenvolvimento infantil em condições de igualdade e segurança.

Projetado para promover o brincar compartilhado, integrado e sem segregação, o espaço contará com brinquedos acessíveis e inclusivos, aptos ao uso por crianças com diferentes níveis de mobilidade e interação, incluindo usuários em cadeira de rodas, autistas e neurodivergentes.

Além disso, terá bancos com cobertura em pergolado dentro da área de brinquedos, destinados aos pais e acompanhantes, assim como quiosques para consumo de alimentação, integrando lazer, convivência, suporte familiar e desenvolvimento infantil em um único espaço.

Praça Benedito dos Santos Raposo

A Praça Benedito dos Santos Raposo é voltada ao lazer e à convivência comunitária, com prática de atividades físicas e valorização da paisagem urbana.

No espaço, o público terá acesso a iluminação eficiente, infraestrutura acessível e equipamentos recreativos e esportivos, como uma academia ao ar livre, que visa incentivar hábitos saudáveis e promover a prática de atividades físicas pela população, e um espaço recreativo voltado ao público infantil.

Serviço:

O quê: inauguração das praças Aymar Mesquita e Benedito dos Santos Raposo;

Quando: Domingo (7), a partir das 16h30;

Onde: na Lagoa da Jansen, em São Luís.

Governo do Maranhão lança Operação Mulher Segura 2026 e entrega 22 viaturas para fortalecimento da rede de proteção às mulheres

Serão entregues 22 viaturas destinadas às Delegacias Especiais da Mulher e às Patrulhas Maria da Penha para fortalecimento da rede de enfrentamento à violência contra a mulher no Maranhão

Fonte: Secom

05/06/2026

O governador Carlos Brandão e a secretária de Estado da Segurança Pública, coronel Augusta Andrade, lançam, na próxima segunda-feira (8), a Operação Mulher Segura 2026 e realizam a entrega de 22 novas viaturas destinadas ao fortalecimento das ações de enfrentamento à violência contra a mulher no Maranhão.

Os veículos serão distribuídos entre Delegacias Especiais da Mulher (DEMs) e Patrulhas Maria da Penha (PMPs), ampliando a capacidade de atendimento, proteção e acompanhamento de mulheres em situação de violência em diversas regiões do estado.

A entrega reforça a estrutura da rede estadual de proteção às mulheres. Atualmente, as 22 regionais da Polícia Civil do Maranhão contam com Delegacias Especiais da Mulher.

O estado possui ainda 15 Núcleos Especializados de Atendimento à Mulher, instalados em parceria com as prefeituras em municípios que ainda não dispõem de delegacias especializadas.

A rede conta também com 25 Patrulhas Maria da Penha que, realizam o monitoramento de medidas protetivas, acompanhamento de vítimas, fiscalização do cumprimento de decisões judiciais e ações preventivas para evitar a reincidência da violência.

A ampliação da estrutura ocorre em um contexto de redução dos indicadores de feminicídio no estado. Entre janeiro e maio de 2026, o Maranhão registrou 16 vítimas de feminicídio, contra 24 no mesmo período de 2025, uma redução de 33,3%. Apenas no mês de maio, a redução foi de 44,4%, com cinco casos registrados em 2026, ante nove no mesmo mês do ano anterior. No mesmo período, as forças de segurança prenderam 16 acusados de feminicídio.

A Operação Mulher Segura será executada entre os meses de junho e dezembro, com ações integradas de prevenção, fiscalização de medidas protetivas, cumprimento de mandados de prisão e fortalecimento da rede de proteção e enfrentamento à violência contra a mulher.

Serviço

O quê: Governo lança Operação Mulher Segura 2026

Quando: Segunda-feira (8), a partir das 15h.

Onde: Palácio dos Leões, Praça Pedro II, Centro Histórico de São Luís (MA).

Quatro municípios receberam audiências do Orçamento Participativo no inicio deste mês

O Orçamento Participativo (OP 2026) chegou na última terça-feira às cidades de São Mateus, Itapecuru-Mirim, Rosário e Anapurus.

O Orçamento Participativo (OP 2026) segue pelo Maranhão, nesta semana, com audiências a serem realizadas em São Mateus (Eixos Rodoferroviários), Itapecuru-Mirim (Baixo Itapecuru), Rosário (Baixo Munim) e Anapurus (Alto Munim).

A população apresentará demandas, dialogará com o Governo do Maranhão e ajudará a definir as prioridades de investimentos para cada território. Serão indicadas quatro propostas como prioridade em cada localidade para irem à votação na Plataforma Participa MA (https://participa.ma.gov.br/), em que a mais votada de cada região integrará o orçamento público estadual para 2027.

As audiências públicas passarão pelas 32 regiões de planejamento do Maranhão, permitindo que os participantes escolham quatro propostas prioritárias de ações, obras, serviços e políticas públicas que irão integrar o Plano Plurianual 2024-2027.

Realizado anualmente pelo Governo do Maranhão, o Orçamento Participativo (OP) é coordenado em conjunto pelas secretarias de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan) e de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop).

A iniciativa é um importante instrumento de participação social, por meio do qual a população pode apresentar, discutir e definir propostas que contribuirão para o planejamento das ações governamentais, assegurando que as necessidades da sociedade sejam consideradas nos investimentos estaduais.

As audiências também servirão para a eleição dos integrantes do Conselho Estadual do Orçamento Participativo. Cada região elegerá um representante, totalizando 32 conselheiros ao término das rotas. O conselho terá caráter consultivo e atuará no acompanhamento, fiscalização e fortalecimento das políticas públicas construídas em diálogo com a sociedade, promovendo mais transparência, controle social, monitoramento e continuidade das ações escolhidas pela população.

As inscrições para as organizações da sociedade civil sediadas no Maranhão que desejam participar do processo eleitoral nas demais regiões seguem abertas. Podem concorrer instituições com, no mínimo, um ano de atuação e que desenvolvam ações voltadas à promoção dos direitos coletivos.

Cada entidade poderá credenciar um representante por audiência, conforme a região em que desejar disputar a vaga. O edital completo está disponível no site da Sedihpop: https://sedihpop.ma.gov.br/uploads/sedihpop/docs/Edital.pdf

Confira o calendário das audiências públicas da terceira semana:

2 de Junho

São Mateus – Região Eixos Rodoferroviários

Itapecuru-Mirim – Região Baixo Itapecuru

Rosário – Região Baixo Munim

Anapurus – Região Alto Munim