Governo reforça ações de saúde, infraestrutura e esporte no município de São Bento

População aprovou a revitalização dos espaços públicos como a Areninha Esportiva, o Parque São Lourenço, além das ações da Carreta da Mulher.

Com o trabalho da gestão estadual pautado no municipalismo, a população de São Bento recebeu, nesse domingo (21), um grande pacote de ações direcionado à saúde, infraestrutura e esporte. O Governo do Estado inaugurou a Praça São Lourenço, realizou ações de saúde preventiva com a Carreta da Mulher Maranhense e entregou a reforma da Areninha Esportiva, além de fardamento e tablets para aprimorar o trabalho dos agentes comunitários de saúde.

A requalificação de espaços urbanos como a Praça São Lourenço é uma política pública que promove mais qualidade de vida para a população nos municípios, uma vez que este espaço representa a possibilidade de atividades físicas e de lazer, além de ações de convivência reforçando os laços comunitários. A solenidade de entrega do espaço para a população foi conduzida pelo governador Carlos Brandão.

“Estamos realizando diversas entregas e já estivemos aqui em outras oportunidades. Hoje entregamos uma Praça da Família, um espaço destinado à prática de atividades físicas, caminhadas e ao lazer, valorizando, acima de tudo, os moradores do bairro. Também inauguramos uma Areninha Esportiva para incentivar a prática esportiva e entregamos tablets aos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, garantindo mais agilidade e eficiência no trabalho realizado por esses profissionais. Além disso, estamos com a Carreta da Mulher oferecendo exames e consultas para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde”, destacou o governador durante a agenda no município.

Para o prefeito de São Bento, Dino Penha, as obras da gestão municipal são motivo de comemoração, uma vez que contribuem para melhorar cada vez mais a vida da população. “Todas essas entregas são muito importantes. É só festa na nossa cidade porque essa é uma grande parceria com o Governo do Estado. São coisas boas que estamos trazendo para São Bento e todas as vezes que os representantes do governo veem ao município trazem notícias boas”, comentou.

A população aprovou a revitalização dos espaços públicos. Segundo a recepcionista Audinéia Barros, a Praça São Lourenço é importante para a população em geral, especialmente como opção de lazer para as crianças.

“Nós estamos muito felizes com a entrega dessas obras. Essa parceria da Prefeitura com o Governo do Estado é muito boa. Pela primeira vez alguém olhou para o nosso bairro aqui em São Bento, que era esquecido e trouxe lazer para as crianças, para nós que trabalhamos o dia todo e que temos que tirar uma horinha para dar uma caminhada, passear. Só temos a agradecer”, frisou.

O Governo do Estado também fortaleceu as ações de saúde com o Programa Cuidar de Todos por meio do eixo Atenção Primária que possibilitou a entrega de kits de trabalho contendo fardamento e tablets para os agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate a endemias (ACE).

Foram beneficiados mais de 120 servidores municipais, que agora poderão registrar visitas domiciliares em tempo real, atualizar os cadastros das famílias acompanhadas e monitorar as condições de saúde da população atendida. A medida contribui para a integração das informações, amplia a eficiência dos serviços e garante mais agilidade na tomada de decisões pelas equipes da rede pública de saúde.

“Eu quero agradecer ao Governo do Estado e à Prefeitura Municipal de São Bento pela iniciativa de trazer esses tablets que serão de grande importância para nós e para a população. Porque assim o agente comunitário de saúde terá mais agilidade e eficiência no seu trabalho para com a comunidade”, relatou Euzilene Costa, que é agente comunitária de saúde e faz parte do sindicato da categoria.

Outra ação de grande importância para a saúde da população foi a atuação da Carreta da Mulher Maranhense. A iniciativa consiste em uma unidade móvel do Governo do Estado que percorre os municípios maranhenses oferecendo serviços gratuitos de saúde, prevenção e cidadania, com foco no atendimento às mulheres.

Durante a ação em São Bento, foram realizados exames de ultrassonografia, mamografia, preventivo (PCCU), testes rápidos, aferição de pressão arterial e glicemia. A população também teve acesso a consultas em especialidades médicas como ginecologista, dermatologista e clínico geral.

A lavradora Basília Maria aproveitou para colocar os exames e consultas em dia. “Eu já fiz hoje a mamografia, o preventivo e vou fazer a transvaginal mais logo. Agradeço muito por essa oportunidade dessa carreta ter vindo e os médicos nos atenderem, estávamos precisando muito. Com a vinda dessa carreta, podemos fazer de graça todos os exames que precisamos, isso já é bom demais”, contou.

A agenda institucional no município contou ainda com a reinauguração da Areninha Esportiva, espaço público de lazer e esporte que foi transformado em um minicomplexo com infraestrutura moderna para a prática de atividades físicas, inclusão social e convivência comunitária. O objetivo é tirar os jovens da ociosidade, promover a saúde e garantir direitos sociais aos moradores do município.

Governo do Maranhão reinaugura escola na Cidade Operária e inicia a revitalização de espaços públicos na região do Coroadinho

Agenda teve início pelo bairro do Coroadinho onde uma comitiva da gestão estadual e membros do legislativo municipal visitaram os espaços públicos que estão sendo reformados

Fonte: Secom
Fotos: Fernando dos Anjos e Gilson Teixeira
Texto: Agenor Barbosa

O Governo do Maranhão segue desenvolvendo uma gestão municipalista com ações em todas as regiões do estado. Na manhã do último sábado (20), foram realizadas ações que impactam no bem-estar e qualidade de vida da população da capital maranhense. A gestão estadual entregou a reforma completa do Centro de Ensino Santa Tereza, na Cidade Operária, e assinou as ordens de serviço para a reforma das Praças Mestre Felipe e Burro Brabo, no bairro Coroadinho.

A agenda teve início pelo bairro do Coroadinho onde o governador Carlos Brandão e uma comitiva da gestão estadual e membros do legislativo municipal visitaram os espaços públicos que estão sendo reformados. Ainda no Coroadinho, a comitiva também fez uma vistoria às obras da Praça da Alegria, realizadas pela gestão estadual.

“É preciso entender que as pessoas moram nos bairros e temos que cuidar da população. O nosso governo dialoga, conversa com as pessoas e escuta as representações políticas para ouvir as necessidades. Antes de começarmos uma reforma, sempre mandamos nossa equipe para conversar com as pessoas do bairro porque dentro do gabinete não é possível termos noção de como as pessoas querem aquele espaço. Então, nesses quatro anos temos andado pelos bairros e cada bairro tem a sua demanda”, destacou o governador Carlos Brandão.

O momento foi celebrado pela população, que há muitos anos aguardava a reforma dos espaços públicos. Para o assistente administrativo Alisson Nascimento, que mora próximo da Praça do Burro Brabo, a requalificação do espaço público representa mais integração para a comunidade e opção de lazer com segurança, especialmente para as crianças. Depois de reformada, a praça contará com um campo de futebol com grama sintética, facilitando a manutenção do espaço para práticas de atividades esportivas.

“Antes, a situação da praça estava bem precária, pois com o passar do tempo as coisas vão se deteriorando, então, é bom ver essas melhorias. É um espaço onde poderemos colocar as nossas crianças para brincar, um espaço tranquilo e adequado para praticarem um esporte, além de poder receber várias ações da comunidade. A reforma dessas praças também é uma boa oportunidade para melhorar a convivência de todos os moradores do bairro, isso proporciona harmonia, bem-estar”, comentou.

Situação semelhante foi relatada pelos moradores que utilizam a Praça Mestre Felipe, na região da Vila Conceição. William Gomes, que mora no bairro do Coroadinho, afirma que não lembra a última vez que o espaço passou por uma ampla reforma, mas que os brinquedos já estavam quebrados e o local necessitava de uma limpeza mais efetiva.

“A Praça Mestre Felipe estava precisando dessa reforma, pois os brinquedos estavam quebrados, o local estava sujo, então precisava dessa manutenção para as crianças poderem voltar a brincar e se divertirem. Então é muito bom que seja feita essa reforma, teremos uma praça limpa e bonita para a população usufruir desse local”, contou.

O vereador Nato Júnior, que acompanhou a visita aos locais das obras, afirmou que o ato representa mais qualidade de vida para a população do Coroadinho e das regiões vizinhas.

“Hoje é um dia de festa porque a nossa comunidade esperou por muito tempo que um representante enxergasse essa necessidade que temos na Vila Conceição que é a Praça Mestre Felipe e no Residencial Tadeu Palácio que é a Praça do Burro Brabo. O governo está enxergando esses espaços comunitários dentro da nossa cidade com um olhar sensível e humilde. Essas duas obras são importantes e darão dignidade a todos que praticam suas atividades físicas aqui. Eu tenho certeza que depois que essas obras forem entregues a qualidade de vida dessas pessoas vai melhorar ainda mais”, frisou.

Após a agenda no Coroadinho, a comitiva da gestão estadual seguiu para a Cidade Operária onde foi entregue o Centro de Ensino Santa Tereza. O espaço foi completamente requalificado e agora apresenta melhores condições de ensino para os estudantes e de trabalho para os professores e demais servidores que trabalham na escola.

“Nosso auditório está todo reformado, as quadras, tivemos a construção de uma arena de vôlei de praia, além da reforma das salas de aula. A escola foi toda revitalizada e agora toda a comunidade do Santa Tereza tem a escola que merece. Agradecemos ao Governo do Estado por essa sensibilidade com a educação”, relatou a gestora-geral do Centro de Ensino Santa Tereza, Ana Regina Lima.

Para os estudantes, o momento é de celebração. A estudante Sofia Fernandes, que cursa o 3º ano do Ensino Médio e é presidente do Grêmio Estudantil, afirmou que é uma alegria receber a escola completamente nova. “Essa obra vai trazer muitos benefícios para os estudantes do Santa Tereza. Será um espaço muito melhor tanto para estudarmos quanto para a nossa convivência com os nossos momentos sociais”, disse.

Também estudante do 3º ano, Nicola Moraes lembrou que o cuidado com estrutura física do prédio garante segurança e motiva os estudantes. “Essa reforma foi muito importante para os estudantes em geral e vai melhorar a nossa aprendizagem porque é um incentivo para estudar mais. Com a nossa escola bem estruturada, melhora muito a nossa relação para vir e estudar, então só temos a agradecer”, comentou.

Já Hagata Sophie afirmou que a reforma foi necessária e que agora os estudantes poderão aproveitar ainda mais todos os ambientes. “Os alunos do Santa Tereza sempre foram muito participativos e criativos. Então, sempre gostamos desse ambiente escolar e com a reforma só potencializou, principalmente para os alunos que entraram neste ano. A reforma da biblioteca ficou muito boa, é um espaço que usamos muito e todos os alunos gostam porque temos uma grande quantidade de leitores na escola. Só temos a agradecer”, pontuou.

Com participação do Governo do Maranhão, Ministério da Saúde autoriza construção de Maternidade Porte II, em Bacabal

Ainda no município, o governador Brandão fez a entrega de tablets e fardamentos para agentes comunitários de saúde e endemias, e veículos para motociclistas e motofrentista

Fonte: Secom
Fotos: Gilson Teixeira
19/06/2026

O município de Bacabal passará a contar com uma Unidade de Atenção Especializada em Saúde (Maternidade Porte II) que vai ampliar o atendimento para gestantes e recém-nascidos do município e região. A assinatura da ordem de serviços para o início das obras foi realizada nesta sexta-feira (20) por Jerzey Timóteo Ribeiro Santos, representando o Ministério da Saúde. O governador Carlos Brandão participou da solenidade, destacou as parcerias do Governo do Maranhão com o Governo Federal e realizou entregas no município.

A nova Unidade de Atenção Especializada em Saúde (Maternidade Porte II), que será construída em Bacabal, integra os investimentos do Novo Plano de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) – eixo Saúde, que destinou R$ 153 milhões para a implantação da unidade de saúde. Deste total, R$ 60 milhões serão investidos nas obras de construção das instalações e R$ 93 milhões serão para a aquisição dos equipamentos necessários para o atendimento médico-hospitalar.

Durante a solenidade de assinatura da ordem de serviço, o governador Carlos Brandão destacou as parcerias entre os governos estadual e federal que têm ampliado a oferta de serviços de saúde no estado.

“O Governo Federal é um grande parceiro do nosso governo. Em fevereiro, foi assinada a ordem de serviço para duas policlínicas, uma em Chapadinha e outra em Balsas, um investimento total de R$ 60 milhões para obras e equipamentos. E hoje estamos em Bacabal onde vai ser construída esta Unidade de Atenção Especializada, que vai beneficiar 80 municípios da região, atendendo um total de 2 milhões de pessoas, sobretudo as mulheres que vão poder ter seus filhos com atendimento de primeira qualidade”, assinalou Brandão.

O governador do Estado citou, ainda, a inauguração, em dezembro de 2025, do Hospital de Referência Estadual de Alta Complexidade da Região Tocantina (HRT), em Imperatriz. Com 153 leitos, sendo 33 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a unidade de saúde foi projetada para atender demandas de média e alta complexidade, ampliando a capacidade assistencial da região e reforçando a rede estadual, especialmente nas áreas cardiológica e cirúrgica, para pacientes adultos e pediátricos.

A unidade é fruto de mais uma parceria entre o Governo do Maranhão, que investiu R$ 191 milhões na construção do hospital, e o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, que investirá R$ 40 milhões mensais no custeio da unidade.

Jerzey Timóteo Ribeiro Santos, secretário adjunto de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, representando o Ministério da Saúde, afirmou que a maternidade vai representar uma virada de chave da saúde e do cuidado obstétrico e neonatal do município.

“Eu não tenho dúvidas que daqui um ano e meio nós estaremos inaugurando esta maternidade aqui em Bacabal. Esta unidade vai oferecer serviços de tomografia, UTI para a mãe, neonatal e infantil, parto humanizado com um centro obstétrico de ponta. São 150 leitos para atender não só Bacabal, mas 82 municípios aqui da região, transformando a realidade, evitando os agravos e mortes maternas e neo-natais”, pontuou Jerzey Timóteo Ribeiro Santos.

Já o prefeito de Bacabal, Roberto Costa, ressaltou os benefícios que a nova unidade de saúde levará para o município. “Esta maternidade é um sonho, pois a falta de uma unidade de saúde como essa faz com que, principalmente as mulheres fiquem preocupadas em um dos momentos mais importantes da vida delas. Mas em breve a realidade será diferente, pois teremos um equipamento público de primeira linha para atender não apenas as mães da nossa cidade, mas de toda a região. Por isso, em nome da cidade de Bacabal, eu agradeço ao presidente Lula e ao governador Carlos Brandão por serem grandes parceiros do nosso município, pois esta maternidade representa o fim de uma luta de muitos anos”, afirmou.

Estratégia em saúde

A construção de maternidades pelo país é uma das estratégias do Ministério da Saúde para ampliar o acesso da população a serviços especializados. A unidade de Bacabal vai ampliar a capacidade de atendimento à mulher, à gestante, à puérpera e ao recém-nascido, fortalecendo a rede de atenção materno-infantil no município e região.

Com a construção da Maternidade de Bacabal, a oferta de serviços especializados em saúde da mulher e materno-infantil, disponibilizados por meio deste equipamento de saúde, alcançará usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), abrangendo, especialmente, a região de Saúde de Bacabal, Barra do Corda, Codó, Pedreiras, Presidente Dutra, Santa Inês e Zé Doca, contemplando 82 municípios e uma população estimada de 2.011.386 habitantes beneficiados.

A ampliação das maternidades através do Novo PAC contribui para fortalecer a capacidade de atendimento obstétrico e neonatal, melhorar a qualidade do cuidado desde o pré-natal até o pós-natal e para aumentar o acesso regionalizado à assistência, permitindo a detecção e manejo de complicações que hoje resultam em muitas mortes evitáveis.

Novo PAC Saúde no Maranhão

O Ministério da Saúde está investindo R$ 34,8 bilhões por meio do Novo PAC em obras, equipamentos e veículos para promover um salto de qualidade e expansão no SUS. Trata-se do maior programa de investimentos em infraestrutura da história do SUS.

No Maranhão foram selecionados 1.772 mil novos empreendimentos no Novo PAC, totalizando R$ 1.107.899.520,88 bilhão em investimentos. Somente em Bacabal, os investimentos somam R$ 171.636.590,57 milhões para renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), construção de unidades básicas de saúde (UBS), maternidade, entrega de kits de equipamentos para teleconsulta, combo de equipamentos para UBS entre outros.

Entrega de tablets

Ainda como parte das ações de saúde no município, o governador Carlos Brandão entregou 261 tablets e fardamentos para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e 45 para Agentes Comunitários de Endemias (ACE). Os equipamentos representam um avanço tecnológico para a Atenção Primária em Saúde (APS), ampliando a integração de dados, o monitoramento das ações e o planejamento das estratégias de saúde em todo o estado.

Já a entrega dos fardamentos também reforça a valorização dos agentes, fortalecendo a identidade das equipes e o reconhecimento do trabalho desenvolvido diariamente junto à população. Os novos uniformes representam melhores condições de atuação, reafirmando o respeito e o compromisso da gestão estadual com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) nos municípios.

Programa Avança Maranhão

A agenda do governador Carlos Brandão em Bacabal foi encerrada com a entrega de 2 motocicletas para mototaxistas e 1 motocicleta para motofrentista.

A ação integra o Programa Avança Maranhão, lançado pelo Governo do Estado com o objetivo de qualificar motociclistas, mototaxistas e motofretistas. As ações incluem o sorteio de motocicletas zero quilômetro a mototaxistas e motofretistas, além da entrega de capacetes de segurança, coletes de identificação profissional e mochilas de trabalho específicas para motofretistas, garantindo mais segurança, qualificação e melhores condições de trabalho para quem vive sobre duas rodas.

O programa também garante vagas gratuitas em cursos de qualificação e formação, além da entrega de equipamentos de segurança e kits profissionais.

Governo do Maranhão realiza maratona de entregas em Bacabeira e Matões do Norte

Com foco no municipalismo, comitiva governamental inaugurou obras fundamentais nas áreas de educação, esporte, tecnologia, saúde e segurança alimentar.

O Governo do Maranhão cumpriu uma intensa agenda de inaugurações e entregas nesta quinta-feira (18), para o fortalecimento de políticas públicas nos municípios de Bacabeira e Matões do Norte.

A comitiva estadual entregou uma série de equipamentos que impactam diretamente na qualidade de vida da população, como Estação Tech, Areninha Esportiva e Centro Educa Mais em Bacabeira, além de tablets para agentes de saúde e um Restaurante Popular em Matões do Norte.

As medidas fazem parte do modelo de gestão municipalista desenvolvido pelo Governo do Maranhão que garante apoio a todos os 217 municípios maranhenses contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico das cidades e, também, para a inclusão social das famílias que mais carentes.

Durante as entregas, o governador Carlos Brandão destacou a necessidade de cuidar das pessoas e ampliar o alcance das políticas públicas.

“É mais um dia de municipalismo. Fizemos várias inaugurações em Bacabeira e Matões do Norte. São obras importantes e que mudam a vida das pessoas, são várias obras que ouvimos os prefeitos e estamos entregando agora as demandas que foram solicitadas pelas representações dos municípios. Temos um governo que ouve as pessoas, que faz os projetos e que retira do papel para entregar e melhorar a vida das pessoas”, comentou Brandão.

No município de Bacabeira, a primeira inauguração foi de uma unidade da Estação Tech, espaço importante para capacitação, popularização da ciência e inovação.

O moderno centro de inclusão digital será coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e vai descentralizar o acesso à tecnologia e preparar os cidadãos para o mercado de trabalho e para o empreendedorismo.
A estrutura conta com laboratórios de informática, salas de robótica e impressoras 3D.

O secretário adjunto de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Secti, Saulo Lima, lembrou que a unidade garante um atendimento de alta qualidade para a população. “As Estações Tech possuem três ambientes com sala de computadores, sala de robótica, sala de coworking. Então, a população de Bacabeira vai poder ter inovação tecnológica, vai poder empreender, fazer cursos, capacitação. Essa é a entrega do governo para a sociedade, ou seja, a popularização da ciência”, destacou.

Outra importante inauguração para a população local foi a Areninha Esportiva no bairro Periz de Baixo.

O local foi projetado para democratizar o acesso ao esporte e combater a ociosidade entre jovens e crianças. O equipamento público dispõe de quadra poliesportiva com arquibancada e iluminação em LED; academia ao ar livre; passeio público e caramanchão.

Toda a estrutura conta com medidas de acessibilidade, incluindo banheiros adaptados para pessoas com deficiência (PCD).

Na área da educação, a gestão estadual entregou o Centro Educa Mais Monsenhor Luís Alves Madureira que foi totalmente renovado. A unidade de tempo integral agora conta com nove salas de aula, cozinha, biblioteca, auditório, quadra coberta, sala de recursos, além de laboratórios de informática, química, biologia, física, matemática e sala de robótica. A reforma também possibilitou a revisão completa de cobertura, forros, instalações elétricas, pintura geral e implantação de grades de proteção.

A prefeita de Bacabeira, Naiala Gonçalo, ressaltou a importância da parceria com o Governo do Maranhão. “Inauguramos três grandes instrumentos na área da educação e do esporte e eu não poderia deixar de agradecer ao governo que também já enviou pavimentação asfáltica e resolveu um problema histórico que tínhamos, que era a falta de ligação de dois grandes povoados. Então eu queria agradecer por essa sensibilidade e presença do governo no município. Isso mostra o compromisso com o serviço, com o trabalho prestado por todo o estado”, frisou.

Matões do Norte

Também na quinta-feira, a comitiva da gestão estadual seguiu para o município de Matões do Norte, com entregas voltadas para o combate à fome e a estruturação da atenção básica de saúde. O município recebeu a unidade de número 228 do Restaurante Popular. O equipamento público corresponde a maior rede de segurança alimentar da América Latina e oferecendo refeições completas e de alto valor nutritivo a preços subsidiados pelo Governo do Maranhão. As três refeições do dia custam apenas R$ 2,50, sendo R$ 0,50 o café da manhã e R$ 1,00 almoço ou jantar.

“O Governo do Estado tem levado dignidade à vida das pessoas por todo o Maranhão e em Matões do Norte não foi diferente. O município está sendo contemplado com várias obras e com vários equipamentos. São várias ações que vão melhorar a qualidade de vida das pessoas, como o Restaurante Popular de número 228 que está sendo entregue e que é de grande importância para a segurança alimentar de quem mais precisa. São muitas ações na infraestrutura, saúde, educação, só temos a agradecer”, comentou o prefeito de Matões do Norte, Solimar Alves, durante a entrega.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Lívio Corrêa, lembrou que cada vez mais a gestão estadual avança para contemplar todas as cidades do estado com unidades do Restaurante Popular. “Estamos aqui em Matões do Norte inaugurando o Restaurante Popular de número 228 e com isso faltam somente 16 municípios para alcançarmos os 217 municípios maranhenses. É isso que significa ter a maior rede de segurança alimentar da América Latina e o governo está fazendo essa história”, observou.

Com o Programa Cuidar de Todos, os agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate a endemias (ACE) do município receberam kit de trabalho com bolsa, camisa e colete, além de tablet para uso nas atividades em campo. O equipamento permite o registro em tempo real das visitas domiciliares, atualização de cadastros das famílias acompanhadas e monitoramento das condições de saúde da população.

Durante a solenidade de entrega dos kits de trabalho, a agente comunitária de saúde Clenilde Rodrigues da Silva, representou os servidores municipais e destacou a importância da entrega. “Esses equipamentos vão proporcionar que o nosso trabalho desenvolva bem melhor. A tecnologia hoje é fundamental e com esses equipamentos vamos, em tempo real, realizar as visitas e colocar as informações no sistema. É uma grande ajuda”, afirmou.

Porto do Itaqui registra recorde histórico de soja e granéis sólidos em maio

Maior volume mensal de granéis sólidos e novo recorde de soja reforçam protagonismo do porto no Arco Norte.

O Porto do Itaqui alcançou, em maio de 2026, um novo marco em sua trajetória logística ao registrar recordes na movimentação de granéis sólidos e de soja. Os resultados reforçam o papel estratégico do complexo portuário maranhense para o escoamento da produção agrícola brasileira e consolidam sua posição como um dos principais corredores logísticos do Arco Norte.

Somente no mês de maio foram movimentadas 2,76 milhões de toneladas de granéis sólidos, o maior volume já registrado pelo Porto do Itaqui em um único mês. Desse total, a soja respondeu por 2,18 milhões de toneladas, estabelecendo um novo recorde para a commodity e superando a marca anterior de 2,15 milhões de toneladas.

A movimentação reflete a crescente importância do porto para o escoamento da produção do Matopiba e do Centro-Oeste brasileiro. Em maio, os granéis sólidos representaram cerca de 71% de toda a carga movimentada, seguidos pelos granéis líquidos (24%) e pela carga geral (4,3%). No acumulado de 2026, o Porto do Itaqui já soma 13,37 milhões de toneladas movimentadas.

Para a presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Oquerlina Costa, os resultados são fruto de um trabalho contínuo de planejamento, investimentos e aprimoramento operacional. “Esse resultado é reflexo do empenho diário das nossas equipes e de uma gestão comprometida com a melhoria contínua dos serviços prestados pelo Porto do Itaqui. Temos investido em infraestrutura, inovação, eficiência operacional e integração logística para atender ao crescimento da demanda com cada vez mais qualidade e competitividade. Os recordes que estamos alcançando mostram que estamos no caminho certo e nos motivam a seguir avançando para que novas marcas sejam conquistadas nos próximos meses”, destacou.

Porto do Itaqui como segundo maior corredor de soja do Brasil

O crescimento da movimentação acompanha uma transformação logística que vem sendo consolidada ao longo dos últimos anos. De acordo com o Anuário Agrologístico da Conab, o Arco Norte se tornou a principal fronteira logística para o escoamento da produção agrícola nacional, tendo o Porto do Itaqui como um de seus principais protagonistas.

Os números evidenciam esse avanço. A movimentação de grãos pelo Porto do Itaqui passou de 11,55 milhões de toneladas em 2021 para 20,14 milhões de toneladas em 2025, um crescimento de aproximadamente 74% no período. O desempenho é resultado de investimentos contínuos em infraestrutura, eficiência operacional e integração entre os diferentes modais logísticos.

Segundo o gerente de Logística da Emap, Gervásio Reis, os recordes refletem a capacidade operacional do porto e a eficiência da cadeia logística que atende a região. “Os resultados demonstram a maturidade logística alcançada pelo Porto do Itaqui. Temos trabalhado de forma integrada com operadores, terminais, ferrovias e demais parceiros para garantir maior fluidez nas operações e reduzir gargalos ao longo da cadeia. Esse desempenho evidencia a capacidade do porto de absorver o crescimento da produção agrícola brasileira mantendo elevados padrões de eficiência operacional”, afirmou.

Berço 98 ampliará capacidade operacional do Porto do Itaqui

Os investimentos em expansão da infraestrutura portuária também contribuem para sustentar o crescimento registrado nos últimos anos. Entre os principais projetos em andamento está a construção do Berço 98, uma das maiores obras atualmente executadas pela Emap.

Com aproximadamente 84% dos serviços concluídos, o novo berço de atracação ampliará significativamente a capacidade operacional do Porto do Itaqui, permitindo maior agilidade nas operações e a recepção simultânea de novas embarcações. A expectativa é que, quando entrar em plena operação, o Berço 98 possibilite um incremento de até 8 milhões de toneladas por ano na movimentação de cargas do porto, fortalecendo ainda mais a competitividade do Maranhão no cenário logístico nacional e internacional.

O avanço da obra faz parte da estratégia da Emap de preparar o Porto do Itaqui para acompanhar o crescimento da produção agrícola brasileira e consolidar sua posição como uma das principais portas de saída das exportações do país. Com resultados históricos e novos investimentos em andamento, o Porto do Itaqui segue ampliando sua capacidade operacional, fortalecendo o Arco Norte e contribuindo para o desenvolvimento econômico do Maranhão e do Brasil.

Governo do Estado participa das comemorações pelos 91 anos de Cajapió com pacote de obras e ações na área da educação e infraestrutura

Foram entregues cerca de 500 tablets para estudantes da rede de ensino estadual no município pelo Eixo Tô Conectado do Programa Educação de Verdade, dentre outras ações.

O município de Cajapió completa 91 anos na próxima sexta-feira (19), mas ao longo de todo o mês a gestão municipal tem realizado ações em comemoração à data. Segunda-feira (15), o Governo do Maranhão participou das festividades com um amplo pacote de ações para a cidade, especialmente nas áreas de educação e infraestrutura.

Foram cerca de 500 tablets para estudantes da rede estadual de ensino pelo Eixo Tô Conectado do Programa Educação de Verdade, kits de trabalho contendo fardamento e tablets para agentes de saúde, entrega de uma retroescavadeira pelo Programa Maranhão Sustentável. Ainda foram assinadas ordens de serviço para implantação de uma Estação Tech, reforma do Mercado Municipal e Praça Duque de Caxias, além de construção de Areninha para a prática esportiva, ponte no bairro Inglaterra e pavimentação de vias.

Na ocasião, a secretária de Estado da Educação Jandira Dias representou o governador Carlos Brandão e destacou o compromisso da gestão estadual com o municipalismo, ampliando as políticas públicas em todas as regiões do estado e promovendo desenvolvimento e bem-estar social para a população maranhense.

“Estou muito feliz de estar aqui, representando o governador Carlos Brandão, no aniversário de 91 anos de Cajapió. Assinamos ordem de serviço de vários investimentos que vão desde Areninha, reforma do Mercado Municipal, pavimentações, dentre outras. Também tivemos a entrega de uma retroescavadeira para o município e a entrega de quase 500 tablets para os estudantes. Entregamos, ainda, tablets para os agentes de saúde. O governo tem investido muito em cada um dos municípios”, frisou Jandira Dias.

Os tablets entregues para os estudantes da rede estadual de ensino fazem parte do Tô Conectado, que é o maior programa de inclusão digital do país com foco em democratizar o acesso à educação digital. Os aparelhos contam com chip de internet para conectividade móvel e acesso a plataformas de ensino, como o Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação, o Avamec, entre outros.

Já os agentes comunitários de saúde (ACS) e os agentes de combate a endemias (ACE) receberam kits de trabalho pelo Programa Cuidar de Todos para reforçar a Atenção Primária nos municípios. Em Cajapió, foram entregues cerca de 40 kits, contendo, além do tablet, fardamento e bolsa. O equipamento amplia a integração de dados, o monitoramento das ações e o planejamento das estratégias de saúde em todo o estado.

Com o Programa Maranhão Sustentável, foi entregue a retroescavadeira que vai ajudar no desenvolvimento rural, especialmente no fortalecimento da agricultura familiar. A iniciativa estadual é voltada para a doação de equipamentos agrícolas, além da valorização de povos tradicionais e originários.

Para o prefeito de Cajapió, Rômulo Marques, as várias ações, incluindo a assinatura das ordens de serviço, são uma demonstração da importância de uma gestão municipalista, que auxilia o desenvolvimento dos municípios e impacta diretamente na qualidade de vida oferecida para a população.

“São vários benefícios que hoje Cajapió está recebendo nesse aniversário de 91 anos da cidade. Mais uma vez, o governo estadual está olhando para a nossa cidade e trazendo obras, serviços e também tablets, que vão beneficiar os alunos da rede estadual aqui na nossa cidade. Eu agradeço muito por toda essa força do Estado com tantas obras e serviços”, comentou Rômulo Marques.

Em São João dos Patos, Orleans Brandão destaca geração de empregos, investimentos em infraestrutura educacional e fortalecimento do turismo religioso

POLITICA: O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, cumpriu na quinta-feira (11) uma extensa agenda em São João dos Patos, no sertão maranhense, marcada por visitas a empreendimentos, obras públicas, equipamentos educacionais e encontros com lideranças políticas e comunitárias da região.

A programação teve início com uma visita ao empresário Tangará, referência no setor de produção e comercialização de frangos no sul do Maranhão. Durante o encontro, Orleans conheceu a estrutura da empresa, que gera empregos diretos, e destacou a importância do empreendedorismo para o desenvolvimento econômico do estado.

“Quero te parabenizar, pela tua força de vontade, pelo teu compromisso de estar gerando emprego e renda para o nosso Maranhão. Conte comigo, sempre que eu puder ajudarei a trazer riqueza e investimento para nossa população do Sertão e de São João dos Patos”, afirmou.

Turismo religioso
Ainda pela manhã, Orleans visitou o Santuário de São Francisco de Assis. Acompanhado do prefeito Alexandre Magno Pereira Gomes, ele conferiu a escadaria construída recentemente para facilitar o acesso de visitantes e romeiros ao santuário.

“Ano passado a gente veio entregar essa obra. E eu fiz uma promessa, ainda como secretário de Assuntos Municipalistas. A escadaria que ia servir não só para a população de São João dos Patos, mas para todo o turismo religioso, para toda a região do sertão e para todo o Maranhão.”, destacou.

“A escadaria é um sonho da população, um sonho dos devotos de São Francisco e de São João dos Patos e da região. Quando ela fica toda iluminada, enaltece ainda mais o nosso santuário”, afirmou o prefeito Alexandre Magno.

O vereador de Colinas Walterly Munis destacou o potencial do pré-candidato para conduzir o estado. “Orleans é um sertanejo. Eu tenho certeza que ele, quando chegar a ser governador do Estado do Maranhão, vai fazer mais. Vai investir em estradas, educação e saúde”, afirmou.

A agenda seguiu com uma visita às obras de reforma e ampliação da U.E. Pe. Santiago S. Prieto, realizadas pelo Governo do Estado em parceria com o município. “A educação evoluiu bastante com o apoio do Orleans enquanto secretário e quando o Brandão assumiu o Governo do Estado, com o programa Alimentação de Verdade, os tablets para todos os nossos estudantes da rede estadual”, afirmou a professora Geralda Costa.

Na sequência, Orleans visitou as obras de revitalização da Praça Asa Delta, espaço tradicional de convivência e lazer da população de São João dos Patos. A intervenção é resultado de uma parceria iniciada durante sua atuação à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas, e a Prefeitura de São João dos Patos.

“Lembro muito dessa praça. Frequentei com muitos amigos daqui e de Colinas. Ver a praça sendo reformada pela parceria que fizemos enquanto estava na Secretaria traz boas memórias de poder fazer mais por São João dos Patos e pelo Maranhão”, afirmou.

Orleans também realizou visitas a lideranças políticas e comunitárias da região. Em um dos encontros, esteve reunido com o empresário Márcio Kizoeira e com o vereador Evangelista Brasil. Em seguida, participou de outra reunião com a vereadora Marianna Lyra e o ex-prefeito de São João dos Patos, Celso Antônio.
Os encontros serviram para discutir demandas do município, projetos em andamento e perspectivas para o desenvolvimento da região. “Eu me coloco à disposição. Tenho amigos e bastante carinho pelo Sertão. Essa é minha origem. Sou apaixonado e vou trabalhar para trazer mais investimento para cá”, declarou.

ExpoSertão
A agenda foi encerrada com a participação de Orleans Brandão na tradicional Cavalgada da XXV ExpoSertão, um dos momentos mais aguardados da programação cultural de São João dos Patos.
Reunindo cavaleiros, amazonas, produtores rurais, lideranças políticas e moradores da região, a cavalgada percorreu ruas da cidade celebrando a cultura sertaneja e as tradições que fazem parte da identidade do município.

Com apoio do Governo do Estado, Balsas realiza tradicional Festa do Vaqueiro

Manifestação teve início com uma cavalgada do largo da Igreja Catedral do Sagrado Coração de Jesus pelas ruas da cidade até o Parque de Exposições.

O Governo do Maranhão esteve presente, na manhã desta sexta-feira (12), na tradicional cavalgada que marca as comemorações da Festa do Vaqueiro no município de Balsas.

O governador Carlos Brandão participou da solenidade que teve início no largo da Igreja Catedral do Sagrado Coração de Jesus e seguiu até o Parque de Exposições, onde a festa foi realizada.

Celebrada todos os anos no dia 12 de junho, a Festa do Vaqueiro começa com uma grande missa campal e, em seguida, uma cavalgada pelas ruas da cidade.

O evento reúne milhares de pessoas do município e de regiões vizinhas, sendo uma referência de manifestação de fé e cultura.

Além do evento, a gestão estadual realizou a pavimentação do Parque de Exposições para garantir segurança e conforto para moradores e visitantes que prestigiaram o evento.

“Todo o pátio foi asfaltado para receber essa multidão, não apenas de Balsas, mas de toda a região. Essa parceria do Governo do Estado com a Prefeitura é para trazer boas ações e alegria para o povo de Balsas e de toda a região”, declarou Brandão.

O prefeito de Balsas, Alan da Marissol, agradeceu a parceria e destacou a importância de preservar a cultura e tradição da cidade. “Esse momento já é tradição, faz parte da história de Balsas e aqui vemos os vaqueiros que são os principais homenageados. Essa festa só foi possível graças à parceria com o Governo do Estado, com os deputados estaduais e todas as pessoas que têm ajudado Balsas a se desenvolver cada vez mais. A vaquejada faz parte da tradição e da história da cidade”, assinalou.

Depois da cavalgada, foi iniciada a programação cultural no Parque de Exposições com atrações nacionais como Xand Avião e Willy Vaqueiro, além de artistas locais como o cantor Ronny Santos, Marquinhos Motta, DJ Felipe Augusto e Forró do Pegador.

Governo participa da abertura da XXV ExpoSertão no município de São João dos Patos

Evento conta com o apoio da gestão estadual e impulsiona o desenvolvimento da região.

Com o apoio do Governo do Maranhão, está sendo realizada a XXV ExpoSertão, que celebra a maior edição da história da feira com uma programação totalmente gratuita para a população. O evento teve início na quinta-feira (11), no Parque de Exposições Antônio Reinaldo Porto, no município de Balsas, e segue até domingo (14). O governador Carlos Brandão esteve presente junto a uma comitiva da gestão estadual e reafirmou o apoio a ações e eventos que contribuem para o desenvolvimento do estado.

Com o slogan “A maior de todos os tempos”, o evento, que tem entrada 100% gratuita, visa movimentar o turismo, valorizar a cultura regional e impulsionar o agronegócio e a economia local. A feira desempenha um papel estratégico ao atrair milhares de visitantes de municípios vizinhos e estados fronteiriços, gerando alta ocupação na rede hoteleira, restaurantes e comércio da região.

Um dos momentos de destaque da noite de abertura foi a tradicional Cavalgada da ExpoSertão. Considerada uma das maiores da região, a cavalgada reuniu vaqueiros, criadores, cavaleiros e amazonas em um desfile que celebrou a cultura do campo e as raízes sertanejas.

Presente na abertura da feira, o governador Carlos Brandão destacou a importância do evento para o desenvolvimento econômico da região. “Esta feira é uma oportunidade para os expositores trazerem sua produção agropecuária, conhecerem novas tecnologias e a inovação que se tem feito no campo. A programação conta com palestras e oficinas para a troca de experiências, além das rodadas de negócios com a presença de investidores que movimentam a economia. E tem também os eventos culturais para que as pessoas possam vir com sua família se divertir. Por isso, a importância não apenas para o desenvolvimento de São João dos Patos, mas de toda a região”, assinalou.

O prefeito de São João dos Patos, Dr. Alexandre, afirmou que a ExpoSertão cresceu para se tornar uma feira de destaque estadual. “Hoje, a nossa ExpoSertão é uma grande oportunidade de se fazer negócio. E é também uma oportunidade de reunir as famílias. Então, nós temos que trazer esse estímulo para a nossa cidade, gerando progresso. E a feira vem aumentando mais sua fronteira e o apoio do Governo do Maranhão tem sido fundamental para este crescimento, pois tem nos apoiado cada vez mais a cada ano”, pontuou.

O evento conta com uma grande estrutura para a troca de experiências entre produtores e acesso a inovações para o campo, tanto na parte de conhecimento quanto tecnologias. A feira também gera oportunidade de negócios, aquecendo a economia e promovendo desenvolvimento.

Estandes do Governo do Maranhão

O Governo do Maranhão também está presente na feira com estandes de órgãos estaduais, como o da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp). O espaço disponibiliza orientações técnicas e contribui para a valorização da assistência técnica e da extensão rural, fortalecendo o trabalho desenvolvido junto aos agricultores familiares da região do Sertão Maranhense.

Já a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima) levou para a feira o Sistema Circular Suspenso para piscicultura, tecnologia que contribui para a melhoria do manejo e da produção aquícola, além de aquários com espécies nativas e exóticas e um viveiro de produção de mudas frutíferas. O espaço ainda conta com orientações técnicas sobre aquicultura.

Os visitantes também têm acesso aos serviços de emissão de dispensa de licença ambiental, além de informações sobre programas, projetos e serviços desenvolvidos pela secretaria em todo o Maranhão.

Durante sua visita à ExpoSertão, o governador Carlos Brandão vistoriou as atividades nos estandes da Agerp, Sagrima, além de ter conversado com produtores rurais e a população que foi conferir a programação da feira.

ExpoSertão

Além de impulsionar a economia local, a ExpoSertão se tornou uma oportunidade para visitantes conhecerem mais de perto as tradições sertanejas, a hospitalidade do povo patoense e a força do agronegócio que movimenta o interior do Maranhão.

A feira mantém sua vocação de fomentar negócios e fortalecer o setor agropecuário, reunindo produtores rurais, criadores, empresários e instituições ligadas ao campo. A expectativa é de que o evento gere oportunidades comerciais, movimente hotéis, restaurantes e o comércio local, além de atrair visitantes de várias cidades do Maranhão e estados vizinhos.

A programação também inclui quatro dias de shows gratuitos, com apresentações de artistas conhecidos do público nordestino e nacional. Entre os nomes confirmados estão Wanderley Andrade, Cleiton e Camargo, Odair José, Tom Cleber, além de diversas atrações regionais e locais.

São João dos Patos é conhecida como a capital maranhense dos bordados pela tradição de trabalhos manuais de bordados e crochês e fica a cerca de 587 quilômetros de São Luís e a 274 quilômetros de Teresina (PI).

Em Açailândia, Governo do Maranhão entrega mais de 10 mil tablets para estudantes do ensino médio, quadra poliesportiva, equipamentos para agentes de saúde e Estação Tech

As agendas ocorreram na quarta-feira (10) e na quinta-feira (11) e reforçam o modelo municipalista de trabalho da gestão estadual promovendo o desenvolvimento das cidades maranhenses.

O Governo do Maranhão cumpriu extensa agenda no município de Açailândia. Durante dois dias, o governador Carlos Brandão esteve no município realizando entregas nas áreas da educação, saúde, esporte, cultura, inclusão digital e cidadania. Foram entregues mais de 10 mil tablets para estudantes do ensino médio, quadra poliesportiva, equipamentos para agentes comunitários e de endemias e uma Estação Tech.

As agendas ocorreram na quarta-feira (10) e na quinta-feira (11). O governador Carlos Brandão fez um balanço dos dois dias de entregas e dos diversos investimentos que o Governo do Maranhão tem feito no município.

“Esta é a maior entrega de tablets do Brasil: 250 mil tablets e 30 mil chromebooks. Não tenho dúvida que os alunos de Açailândia vão se aprimorar ainda mais. Os resultados estão aí: 74% dos alunos que ingressam nas universidades públicas do Maranhão são oriundos das nossas escolas estaduais. Nossa agenda em Açailândia também inclui os tablets para os agentes comunitários de saúde e de endemias, uma quadra poliesportiva toda reformada, inauguração da Estação Tech para atender os jovens e ajudá-los a ingressar no mercado de trabalho. São muitos os investimentos que temos feito nos municípios e em Açailândia não é diferente”, pontuou Brandão.

Dr. Benjamim de Oliveira, prefeito de Açailândia, ressaltou como a parceria que o Governo do Maranhão tem mantido com o município tem transformado a realidade da população.

“Esse é um momento ímpar para a nossa saúde com todos os agentes tendo uma ferramenta para fazer um trabalho de uma forma mais rápida e poder trocar experiências com outras cidades e outros estados, isso é conexão. Nossa parceria com o Governo do Estado contempla todas as áreas. Temos aqui, no nosso município, um exemplo de como a educação é prioridade do Governo do Maranhão, pois o que realmente muda a vida das pessoas, desses jovens, é a educação. Esta é uma oportunidade única de ficarem conectados com o mundo. Então, eu vejo que isso é um grande avanço e só temos a agradecer ao nosso governador Carlos Brandão”, afirmou.


 
Entregas em Açailândia

Nesta quinta-feira (11), o governador Carlos Brandão fez a entrega de kits com tablets e fardamentos para agentes Comunitários de Saúde (ACS) e para agentes de Combate às Endemias (ACE), reforçando a estrutura de trabalho desses profissionais nas ruas. Além dos dispositivos, os trabalhadores receberam fardamento e bolsa de trabalho que vão ajudar na coleta de dados.

A chegada dos dispositivos móveis representa um salto tecnológico para a gestão pública regional, otimizando a integração de dados em tempo real, o monitoramento das ações de campo e o planejamento estratégico de saúde em todo o estado.

Após a entrega dos kits para os ACS e ACE, o governador inaugurou a reforma da quadra poliesportiva da Rua Marly Sarney, no Centro. O espaço foi totalmente revitalizado para garantir a estrutura adequada para a prática de atividade física e o lazer comunitário.

Brandão também fez a entrega de certificados da Lei de Incentivo à Cultura para as quadrilhas juninas Matutos do Rei e Flor de Mandacaru. Esse reconhecimento representa a valorização de quem faz cultura no estado e o papel fundamental desses agentes na manutenção da cultura e identidade locais.

Talisson Santos, marcador da Quadrilha Junina Flor de Mandacuru, afirmou que o certificado é o reconhecimento do trabalho realizado pelo grupo. “É muito importante para a gente, pois dá muito trabalho construir espetáculos durante um ano todo. A gente passa 8, 9 meses pra construir esse espetáculo que apresentamos no São João. Então, o governador Carlos Brandão nos receber, entregar esse certificado de mérito, é muito importante para gente, pois valoriza o nosso trabalho e vai abrir muitas portas e novas oportunidades”, comemorou.
 
Inclusão digital e cidadania

Ainda nesta quinta-feira (11), Brandão e comitiva inauguraram uma Estação Tech, espaço que vai possibilitar o acesso à capacitação tecnológica e à inclusão digital para jovens e adultos no município.

Também foram entregues quatro motocicletas do Programa Avança Maranhão destinadas ao fortalecimento dos serviços públicos no município. O programa é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran) para promover segurança no trânsito através de capacitação profissional e sorteio de motocicletas.

O governador encerrou a agenda com a participação na entrega da obra municipal de pavimentação e urbanização da Avenida Marginal da BR-222, conhecida como Avenida Santa Luzia.
 
Tô Conectado

Já na quarta-feira (10), o governador Carlos Brandão iniciou a entrega de mais de 10 mil tablets para estudantes da rede pública estadual da Unidade Regional de Educação (URE) de Açailândia. Os equipamentos adquiridos por meio do Programa Educação de Verdade, no eixo Tô Conectado, foram entregues no IEMA Pleno, na Rua Raimundo Pimentel Filho.

A secretária de Estado de Educação, Jandira Dias, disse que a entrega dos equipamentos é um avanço que vai trazer a tecnologia na palma da mão dos estudantes e permitir que eles alcancem cada vez voos mais longos.

“Esta é a penúltima Unidade Regional que falta a gente conectar para alcançarmos todos os alunos da rede estadual. Assim vamos fortalecer ainda mais a educação e a tecnologia, porque o estudante da educação pública do Maranhão tem a tecnologia na palma da mão. Só falta mais uma Unidade Regional e o Estado do Maranhão poderá dizer que 100% do estado está conectado”, pontuou Jandira Dias.

Ao todo, são 10.158 mil tablets para a URE, que contempla 15 escolas estaduais nos municípios de Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Cidelândia, Itinga do Maranhão, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca e Vila Nova dos Martírios.

Cada tablet entregue aos estudantes vem equipado com um chip que oferece 20 GB de internet mensais, permitindo o uso de plataformas educacionais, livros digitais e uma ampla gama de recursos pedagógicos que apoiarão o aprendizado dentro e fora da sala de aula.

Para os estudantes, receber o equipamento representa melhores oportunidades de preparação para o ENEM e melhores condições de estudo. “Eu acredito que o tablet vai servir como uma ferramenta muito importante para ampliar nosso conhecimento e estudo. Eu queria agradecer ao governador Brandão por nos dar essa oportunidade de ter uma ferramenta tão importante para a gente”, disse Ana Letícia Araújo, estudante do município de Buriticupu.

Ana Luísa Queiroz, estudante do município de Cidelândia, ficou feliz ao receber o equipamento. “Eu quero dizer que não só eu estou feliz, mas todos os alunos estão felizes de receber os tablets para auxiliar nos estudos. Nem todos os alunos têm condições de ter um tablet, então nós todos ficamos muitos agradecidos por essa iniciativa do Governo do Maranhão”, comentou.

O Tô Conectado é um dos eixos do macroprograma Educação de Verdade e visa garantir que estudantes da rede pública estadual tenham acesso a dispositivos tecnológicos e conectividade, ampliando oportunidades de estudo, pesquisa e interação com plataformas digitais que potencializam o ensino e a aprendizagem.

Com o Tô Conectado, o governo busca levar conectividade e cidadania digital a todos os 217 municípios maranhenses com a entrega de tablets para cerca de 250 mil alunos da rede pública estadual de ensino, além de chromebooks para os professores.